Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade

Page 1

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade • 2018 - 2019

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade

A New Time, Development and Modernity Documentary

2018 - 2019 2ª edição








Panorama noturno de BrasĂ­lia (DF)


Foto: Ricardo Penna/Fotos Públicas

Expediente Documental um novo tempo, desenvolvimento e Modernidade 2018 | 2019 – 2ª edição

Todos os direitos reservados produção

Target Brasil Editora | 55-21-2236-2050 edição e reportagem

Cláudia Freitas revisão

Fabrícia Mesquita Direção de Arte | Projeto Gráfico | Diagramação

Jaqueline Gomes Impressão

Gráfica Stamppa fotos capa | 4ª capa | Folha de rosto Iniciando pela 4ª capa, no sentido horário, começando da parte superior à esquerda: Pixabay Photos - Laboratório de pesquisa Pixabay Photos - Cultivo de sementes e mudas Manu Dias / GOVBA / Fotos Públicas - Placas solares na Bahia Governo do Estado do Paraná - Fábrica de produtos alimentícios Ken Chu / Fotos Públicas - Campos de flores - Holambra/SP Edson Lopes Junior / A2 Fotografia / Fotos Públicas - Estação ferroviária/SP Nelson Perez / Agência Petrobras - Plataforma P-52 Raul Golinelli / João Ramos / Ascom SDE / Fotos Públicas - Parque Eólico em Salvador Governo do Estado do Paraná - Linha de montagem automobilística Pixabay Photos - Colheita no campo Governo do Estado de Pernambuco - Porto de Suape

A produção jornalística (apuração e redação) se deu no período entre 2 de julho e 24 de agosto de 2018.


Foto: Fernando Maia/Riotur

RĂŠveillon na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro


Índice 11

Apresentação

O Projeto Nacional

15

no rumo do desenvolvimento Sustentável

15

Crescimento do PIB e destaque no ranking da produção petrolífera são fatores

que ajudaram a colocar o País em posição privilegiada no cenário mundial

25 Indústria do Petróleo: potência que gera empregos e energiza o país 25

Brasil assume nona posição no ranking global dos maiores produtores de petróleo

35

agronegócio: o herói do novo brasil

35

Os bons frutos do campo impulsionaram o PIB; o desenvolvimento

do Brasil no último ano se deve a excelência do setor

41

Com olhar no futuro, acadêmicos e empreendedores avançam

juntos em direção à revolução tecnológica

41

A transformação digital abre um horizonte de oportunidades

para os ecossistemas da pesquisa e empresarial no Brasil

47

novos negócios

47

Modelos modernos dinamizam acordos comerciais e Brasil

alcança segundo destino para investimento no mundo

55

Cruzando as fronteiras

55

Superávit da balança comercial brasileira incentiva empresas

a buscar novos mercados no exterior

60

conheça o brasil, seja bem vindo!

111

Conheça a República Federativa do Brasil

62 Estados e municípios brasileiros avançam em ranking de desenvolvimento 65 Rio de Janeiro: cidade dos grandes eventos 86 Embarque imediato para os estados brasileiros


No sentido horário, começando da parte superior à esquerda: ACRE: Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas - Psicultura; Rondônia: Foto: Esio Mendes/Divulgação Governo do Estado de Rondônia - 7º Rural Show; SERGIPE: Foto: Márcio Dantas/Divulgação Governo do Estado de Sergipe - Cânion do Xingó; Pará: Foto: Cristino Martins/Agência Pará-Fotos Públicas - Belém; GOIÁS: Foto: Silvio Quirino/GCOM-GO - Goiânia; AMAPÁ: Foto: Embratur/Fotos Públicas - Museu Sacaca no Macapá; Piauí: Foto: Embratur/Fotos Públicas - Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França em Teresina; Bahia: Foto: Cláudia Freitas - Salvador; CEARÁ: Foto: Evelson de Freitas - Povoado de Icaraí de Amontada; Alagoas: Tend Criativa/Sedetur - gastronomia da cidade histórica de Marechal Deodoro; Rio Grande do Sul: Foto: Jefferson Bernardes/Fotos Públicas - Feira de livros em Porto Alegre; Santa Catarina: Foto: Embratur/Fotos Públicas - vista aérea da praia em Florianópolis; Paraná: Foto: Embratur/Fotos Públicas - Parque Tanguá em Curitiba.


No sentido horário, começando da parte superior à esquerda: Espírito Santo: Foto: SETUR/Fotos Públicas - Celebração Corpus Christi em Castelo; Roraima: Foto: Embratur/Fotos Públicas - Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo em Boa Vista; Amazonas: Foto: Embratur/ Fotos Públicas - Teatro Amazonas em Manaus; Pernambuco: Foto: Divulgação Governo do Estado de Pernambuco - Porto de Suape; MATO GROSSO: Foto: Lucas Ninno/GCOM-MT - Encontro dos Povos Indígenas; Tocantins: Foto: PAC/Fotos Públicas - Ferrovia Norte-Sul; São Paulo: Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas - Museu de Arte de São Paulo (MASP); RIO DE JANEIRO: Foto: Alexandre Macieira/Fotos Públicas - Rio de Janeiro; MaRANHÃO: Foto: Embratur/Fotos Públicas - Interior da Igreja Nossa Senhora da Vitória em São Luís; Paraíba: Foto: Cácio Murilo/ Divulgação Governo do Estado da Paraíba - Praia de Tambaú em João Pessoa; Rio Grande do Norte: Foto: Divulgação Governo do Estado do Rio Grande do Norte - Rendeira; MATO GROSSO DO SUL: Foto: Alaor Filho/Fotos Públicas - Pantanal; : Minas Gerais: Foto: Cadu Gomes/Fotos Públicas - Instituto Inhotim em Brumadinho.

o ss gre lic to Fo

to Fo Br

as

a: íli

úb sP B

es/ org dré n :A

a

on s: C

al ion c Na


Foto: Arnaldo Alves/ANPR/Fotos Públicas

O porto de Paranaguá (PR) anunciou em abril que bateu recorde mensal histórico nos embarques de soja. 10

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Apresentação

O Projeto Nacional

O

desenvolvimento econômico é o processo de passar de um conjunto de ativos baseados em produtos primários, explorados por mão de obra não qualificada, para um conjunto de ativos baseados em conhecimento,

explorados por mão de obra qualificada, conforme a pesquisadora Alice Amsden. Historicamente, o Brasil valeu-se de políticas nacionais de fortalecimento industrial mediante a repartição de tarefas entre as corporações multinacionais, as empresas estatais (destacando-se a Petrobras) contando com uma burocracia engajada e os empreendimentos privados nacionais. Os últimos, aliás, encarregados de produzir os bens intermediários e as matérias primas semiprocessadas. Redinamizar esse tripé de forma coordenada é um dos caminhos possíveis para superar no quadro de desaceleração atual. A presente conjuntura revela lucros financeiros superando, com folga, os resultados operacionais. Isso acarreta uma contradição quase insuperável entre ganhos patrimoniais de curto prazo, e as decisões do investimento produtivo gerador de emprego e renda. Superar essa dicotomia é o desafio maior da oitava economia do planeta - repleta de ativos ambientais de alto valor e uma força de trabalho com nível de escolarização crescente. Na seara internacional, o cenário de guerra comercial envolvendo os EUA, China, Rússia e União Européia é outro grande desafio. Nas últimas décadas, as empresas internacionais deslocaram sua produção manufatureira para regiões com baixos salários, câmbio desvalorizado, flexibilização das relações salariais e alta produtividade do trabalho. Nesse período, o Brasil no intuito de conter a inflação praticou juros reais altos e câmbio pouco competitivo. A nova realidade caracterizada por estagnação do volume de comércio internacional obriga os países emergentes, e o nosso país em particular, a uma redefinição da estratégia de inserção na divisão internacional do trabalho.

Ranulfo Vidigal Economista, especialista em Economia Fluminense e Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo IE/UFRJ

Apresentação

11


Foto: Manu Dias/GOVBA/Fotos Públicas

Parque eólico na Bahia: estado é o segundo colocado em capacidade de geração eólica no Brasil, com 3,7 gigawatts e grande potencial para liderar o setor nos próximos anos.


Foto: Tecpar/Fotos Públicas

Energia fotovoltaica produzida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), estima que até 2030 cerca de 10% da energia gerada no Brasil será solar.


Foto: APPA/Fotos Públicas

Foto: Pedro Crusio/ANPR/Fotos Públicas

Exportações de suco de laranja subiram 23% em julho de 2018, com remessa de 201,9 mil toneladas.

Porto de Paranaguá bate recorde em 2018 com safra de soja, que atingiu em abril 2,2 milhões de toneladas. O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo; o Paraná (foto) é o terceiro estado que mais produz, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou em agosto o Leilão de Geração que movimentou R$ 23,6 bilhões em contratos, ao montante de 168.033.684/MWh de energia. Com deságio de 46,89% em relação aos preços-tetos estabelecidos, alcançou uma economia de R$ 20,9 bilhões para os consumidores.

Fo to

: Lu

ís B

dia

lan

co /A

2IM

G/

sP úb

lica

s vo No

s

Foto: Marcos Santos/USP/Fotos Públicas

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

a ram g o pr

Foto: Diogo Moreira/A2 Fotografia/Fotos Públicas

Foto: Pedro Crusio/ANPR/Fotos Públicas

Foto: Alexandre Carvalho/Fotos Públicas

As inaugurações e modernizações promovidas pela CPTM e pelo Metrô de São Paulo melhoraram a mobilidade dos quase 8 milhões de usuários do sistema metroferroviário da Região Metropolitana da capital.

14

e

sd

Fo to

ra mo

O transporte rodoviário tem papel importante na economia brasileira, pois a maioria dos deslocamentos de cargas acontece por estradas. A administração pública está trabalhando para promover a concessão de rodovias em 2018, como caminho para melhorar a qualidade das vias e duplicá-las.


No rumo do Desenvolvimento Sustentável Crescimento do PIB e destaque no ranking da produção petrolífera são fatores que ajudaram a colocar o País em posição privilegiada no cenário mundial

B

oas expectativas e otimismo elevado foram os pre-

cidas pela bandeira tarifária verde, enquanto a Extração

ceitos que ergueram o mercado econômico nos

Mineral teve alta de 0,6%.

primeiros meses de 2018. Com evidentes sinais de

Os dados positivos revigoraram a confiança do merca-

recuperação e um ambiente financeiro “com tudo azul”,

do de investimento financeiro, atraindo para o País novas

novos investidores brasileiros e estrangeiros sentiram se-

companhias. Consequentemente, o ambiente de negó-

gurança em investir nos principais setores da economia.

cios foi dinamizado, oferecendo maior estabilidade eco-

O cenário de equilíbrio foi estimulado por medidas go-

nômica. Um bom exemplo desta conjuntura é a empresa

vernamentais importantes, como o estabelecimento do

Neoenergia, controlada pelo grupo espanhol Iberdrola.

teto para gastos públicos.

A marca implementou as suas aplicações no Brasil, com

A convicção de crescimento econômico foi acentu-

projeções de investimentos na ordem de R$ 20 bilhões,

ada pelo resultado do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre de 2018. O estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), neste período, apontou para um avanço de 0,4% do PIB, frente ao quarto trimestre de 2017, na série com ajuste sazonal, totalizando R$ 1,6 trilhão, em valores corren-

que devem ser aplicados até 2022. O estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou para um avanço de 0,4% do PIB, frente ao quarto trimestre de 2017.

A Neoenergia atua no setor elétrico – geração, transmissão, distribuição e comercialização. Com representação em 16 estados brasileiros, a companhia fechou o primeiro semestre de 2018 com lucro de R$ 671 milhões, representando 144% a mais em relação ao ano anterior, e para o EBITDA, que

tes. Em relação ao primeiro trimestre do ano anterior,

alcançou R$ 2 bilhões (43% de alta em relação a 2017).

a elevação foi de 1,2%.

A Receita Operacional Líquida saltou de R$ 8 bilhões (1º

Na análise do IBGE, os números foram reflexos do maior consumo das famílias (2,8%) e da alta na taxa de

semestre de 2017) para R$ 11,9 bilhões. Os investimentos este ano somaram R$ 1,5 bilhão.

investimento (3,22%), que pulou de 15,5% para 16% do

Através das suas quatro distribuidoras - Coelba/BA,

PIB, comparada a igual período de 2017. A Indústria se

Celpe/PE, Cosern/RN, Elektro/SP e MS -, a Neoenergia

destacou com progresso de 1,6%, seguida por Serviços

atende a 13,6 milhões de unidades consumidoras, levan-

(1,5%) e Agropecuária (1,4%). Eletricidade e gás, água, es-

do energia elétrica a 34 milhões de pessoas, o que repre-

goto e limpeza urbana tiveram elevação de 2,1%, favore-

senta quase 20% da população brasileira. No rumo do Desenvolvimento Sustentável

15


Foto: Pixabay Photos

16

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

Agronegócio: comercialização da safra de café 2018/19 do Brasil alcançou 31% em julho, registrando avanço em relação ao mesmo período de 2017.


A fórmula do crescimento Inflação em queda, câmbio estabilizado e juros no seu menor patamar; a união dos fatores que restaurou a confiança na economia brasileira

A

força da recuperação econômica teve o seu pilar no campo. O exemplar desempenho do agronegócio brasileiro em 2017 provocou a maior derrubada da inflação nos últimos 18 anos no País. O índice despencou de 6,29% (2017) para 2,95% (2018), um recuo de 53,1%. Como o setor responde

por metade das exportações, o saldo positivo repercutiu na balança comercial, promovendo elevação de 40,5% (2017), comparada ao ano anterior, atingindo recorde histórico e aumentando a presença do Brasil no comércio internacional. Os frutos do agronegócio também repercutiram no preço da cesta básica, que registrou queda em 16 estados nacionais. O avanço do mercado econômico teve melhor resultado com as medidas de recuperação adotadas pelo governo. Dentre elas, a decretação de um teto para os gastos públicos, a criação de novas regras de governança voltadas para as estatais e a reestruturação das operações de crédito no Brasil. Com o plano em funcionamento, os juros entraram em queda histórica, passando de 13% (2017) para 7% (2018), representando uma diminuição de 46,1%. Contribuindo com o cenário de expansão, o calendário de pagamento ao trabalhador do Fundo PIS -Pasep ampliou o benefício para pessoas com menos de 70 anos, que antes não tinham direito ao abono salarial. Em junho deste ano, o cidadão, independentemente da idade, que teve a carteira assinada na iniciativa privada ou no funcionalismo público, entre os anos de 1971 e 1988, passou a ter autorização para realizar o saque da renda. A previsão é que 28,7 milhões de trabalhadores tenham direito a R$ 39,3 bilhões. O novo padrão aumentou o poder de compra do trabalhador e, consequentemente, injetou na eco-

nomia cerca de R$ 44 bilhões. Somada a esta contabilidade, o IPCA (Índice Nacional do Consumidor Amplo) atingiu o indicador de 0,32%, em fevereiro. O resultado final contou com a elevação da renda e diminuição do endividamento das famílias, que por sua vez refletiu nos setores da economia. Além destes ganhos, no segmento de investimentos os depósitos em caderneta de poupança superaram os saques em R$ 2,4 bilhões. As áreas prioritárias da economia receberam injeção de mais de R$ 204 bilhões, provenientes de programas anticorrupção da Receita Federal. No âmbito das estatais, o lucro foi de 46% a mais no primeiro semestre deste ano, comparado a igual período de 2017 – a R$ 151 bilhões. A valorização da Petrobras no mercado atingiu U$ 312 bilhões. A produção industrial também registrou crescimento de 5,7% (2017), com os seus melhores indicadores desde 2013, além da maior arrecadação federal em três anos. Com os números, a confiança do consumidor subiu mais de sete pontos em um ano. No rumo do Desenvolvimento Sustentável

17


Maior geração de renda Impulsionada, a economia brasileira abriu novos pos-

(+64.237); indústria de transformação (+24.108); cons-

tos de trabalho. Em maio, a pesquisa do Cadastro Geral

trução civil (+14.394); comércio (+9.287); agricultura

de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Mi-

(+1.591); administração pública (+980); extrativa mineral

nistério do Trabalho, acusou a geração de 380 mil vagas

(+720) e serviços industriais de utilidade pública (+581).

formais, no período de um ano. O resultado, obtido da

Os programas econômicos previstos pelo governo e

diferença entre contratações e demissões, é o melhor al-

que estão sendo implantados no decorrer de 2018, têm

cançado desde 2013.

como objetivo a redução do custo Brasil, especialmente

O estudo revelou os setores que responderam mais

nos segmentos prioritários, buscando as melhores solu-

rapidamente aos estímulos do mercado financeiro, pelo

ções para aeroportos, portos, rodovias e ferrovias, catego-

ponto de vista do volume de contratações: serviços

rias que dinamizam a economia nacional e geram renda.

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília/Fotos Públicas

IBGE: indústria de transformação cresceu 4,0% no primeiro trimestre de 2018 em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, puxando uma elevação de 1,6% do PIB industrial no período. 18

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Foto: Ivand Bueno/APPA/Fotos Públicas

Desenvolvimento Sustentável Investimento em infraestrutura assegura a base do crescimento econômico e social

A

infraestrutura de um país influi de forma direta na qualidade de vida da população e no percentual de crescimento. Investir neste setor significa integrar as regiões nacionais, incentivar a boa competitividade, movimentar a eco-

nomia e, consequentemente, elevar a arrecadação de impostos. Rodovias, ferrovias, portos e aeroportos funcionando eficientemente são sinônimos de produtividade. O Programa Agora é Avançar, do governo federal, segue por este viés de desenvolvimento, com investimentos na ordem de R$ 130 bilhões, que estão sendo injetados no setor de infraestrutura em 2018, tendo como fonte o Orçamento Geral da União (OGU), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e as empresas estatais. Com 7.439 obras prioritárias, o projeto obedece a três eixos: o Avançar, cujo orçamento público é superior a R$ 42 bilhões destinados a seis mil empreendimentos; o Avançar Cidades, que visa atender 1.100 ações com o investimento de R$ 30 bilhões; e o Avançar Energia, com aporte de mais de R$ 58 bilhões, para 97 programas da área de energia. Os escopos das atividades miram nos setores prioritários da administração pública: saúde, educação, transporte, saneamento, esporte, cultura, defesa, comunicações, energia e habitação. Em março deste ano, 24% do total de obras previstas já estavam concluídas. As estimativas do Avançar Social incluem 800 mil novas contratações habitacio-

nais, como parte do programa Minha Casa, Minha Vida. Deste total, 150 mil unidades serão destinadas aos proprietários com renda até R$ 1,8 mil, enquanto outras 650 mil vão atender quem tem renda de até R$ 4 mil. No âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) - criado para integrar os estados por meio de iniciativas da União junto ao setor privado - já foi movimentado cerca de R$ 150 bilhões, através de 189 programas qualificados. A previsão global de investimento é de R$ 238 bilhões e dentre as intervenções estão: o Ferroanel de São Paulo; 10 linhas de transmissão de energia; a 5ª rodada de partilha do pré-sal; a Ferrovia de Integração Centro-Oeste; e a BR 153/282/470, em Santa Catarina. Uma das propostas mais relevantes é o Plano Nacional de Logística, que visa Porto de Paranaguá (PR) tem movimentação total de janeiro a maio em 21,93 milhões de toneladas, representando 9% a mais do que foi registrado em igual período de 2017.

atuar na matriz dos modais, criando uma malha integrada das rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. No rumo do Desenvolvimento Sustentável

19


Avanço em setores essenciais Saneamento O saneamento no País vem recebendo incentivos de, aproximadamente, R$ 5 bilhões. Entres eles estão as obras prioritárias dos planos de integração do rio São Francisco e recuperação de nascentes.

Fundos Constitucionais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ainda no campo educacional, a construção de novas instituições educacionais nos estados nacionais integra as metas do plano de crescimento sustentável do País.

Educação

A União já investiu, desde o ano passado, R$ 3,8 bilhões

Na Educação, o destaque são as 310 mil vagas oferecidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa passou por reformulação este ano e agora

nestas obras. Meio Ambiente

apresenta três opções de linhas de crédito, conforme a

O Sistema Integrado de Alerta de Desmatamento (SI-

renda familiar do estudante. Os candidatos de famílias

PAMSar) foi lançado em fevereiro de 2018, pelo Centro

com renda até três salários mínimos per capita, o Fies

Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Ama-

pode ser contratado a juro zero. Já os jovens de famílias

zônia. Com ele, é possível detectar o desmatamento em

com renda até cinco salários mínimos, há duas modali-

pontos da floresta que os sensores ópticos não registra-

dades de financiamentos, com recursos provindos dos

vam em determinadas épocas do ano.

Foto: Marcelo Horn/GERJ/Fotos Públicas

Em 2018, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ofereceu 310 mil vagas.


Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT/Fotos Públicas

Em Mato Grosso, a elevação na manufatura da cana-de-açúcar se deve ao aumento de produtividade para 73 kg/ha e à ampliação de área plantada em 2,3%, para 232 mil hectares.

O aparato tecnológico funciona via satélite, desta for-

Recursos renováveis

ma, captura imagens da Amazônia Legal e das bacias pe-

O progresso pautado na previsibilidade, na sustenta-

trolíferas brasileiras. O guardião custou para o governo

bilidade ambiental, econômica e social. Os preceitos nor-

R$ 64 milhões, que tiveram como fonte o Fundo Amazô-

tearam a criação do RenovaBio, projeto direcionado para

nia e a própria União. Iniciado em 2015, as fases de im-

a produção de biocombustíveis no Brasil, tendo em vista

plantação seguem até 2019.

o compromisso assumido pelo País no Acordo de Paris,

Somente na etapa de teste, o sistema gerou 20 mil alertas sobre desmatamento na Amazônia Legal, entre

com a redução em 10% da emissão de gases que causam o efeito estufa na matriz de combustíveis, até 2028.

2016 e o início deste ano. O estado que mais ganhou

Em operação, o RenovaBio vai eliminar 600 milhões

com a tecnologia foi o Amapá, que antes tinha o seu

de toneladas de carbono emitidos na atmosfera nos pró-

monitoramento prejudicado pela presença constante de

ximos 10 anos. O valor é equivalente a dois anos de emis-

densas nuvens. As áreas prioritárias de atendimento se-

sões da matriz de combustíveis do País. O programa se

rão definidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

resume a um conjunto de políticas pautadas em quatro

e Recursos Renováveis (IBAMA).

eixos estratégicos: o debate do papel dos biocombustí-

Uma parceria do Brasil com agências espaciais inter-

veis na matriz energética; o desenvolvimento baseado

nacionais já foi prevista no projeto de implantação, como

nas sustentabilidades ambiental, econômica e financeira;

alternativa para reduzir os custos de manutenção do sis-

regras de comercialização; e atenção aos novos biocom-

tema e melhorar o seu desempenho operacional.

bustíveis. O investimento previsto é de R$ 1,3 trilhão.

No rumo do Desenvolvimento Sustentável

21




O navio-plataforma P-74 atua no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. O projeto vem incorporando todas as melhorias e experiências da estatal.

Foto: André Ribeiro/Plataforma p-74/Agência Petrobras


Indústria do Petróleo: potência que gera empregos e energiza o país Brasil assume nona posição no ranking global dos maiores produtores de petróleo

A

Indústria foi um dos setores da economia que mais

julho concedeu à Petrobras o título de terceira empresa

avançou em 2018. O crescimento do PIB acelerou

mais inovadora do País. Dentre as 150 companhias parti-

o ambiente de negócios, abrindo portas para no-

cipantes, a estatal conquistou ainda o primeiro lugar na categoria Petróleo & Gás, pelo reconhecimento do pro-

vos contratos e a entrada de tecnologias inovadoras. O setor de Petróleo e Gás foi impulsionado, alcançando em junho uma produção total de 3,3 milhões boed (bar-

grama de desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o segmento offshore.

ril/dia), contando com as suas atividades e de parceiros. O

A Petrobras responde, atualmente, por 98% do refino

resultado elevou o País uma posição no ranking dos maio-

no Brasil, liderando o setor de Óleo e Gás, com as ativi-

res produtores mundiais de petróleo, saltando do décimo

dades de exploração e produção, refino, comercialização,

para o nono lugar, segundo a classificação divulgada pela

transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás

Agência Internacional de Energia (EIA, na sigla em inglês).

natural e gasquímica, além da geração de energia elétrica e produção e comercialização de biocombus-

O diretor de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisas

O setor de Petróleo e

tíveis. A sua marca também chegou a outros

Energéticas (EPE), José Mauro Ferreira Coelho,

Gás foi impulsionado,

países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados

aposta na continuidade da expansão nos pró-

alcançando uma produção

Unidos, México, Nigéria, Paraguai e Uruguai.

ximos anos, estimando uma produção de 5,2

total de 3,3 milhões boed

milhões de barris/dia, até 2026. A Petrobras

(barril/dia). O resultado

Desenvolvimento (P&D) em Desenvolvi-

pretende instalar mais 13 plataformas na re-

elevou o País uma posição

mento da Produção, Gustavo Castro, a em-

gião do pré-sal brasileiro até 2022, investindo

no ranking dos maiores

presa investe, em média, R$ 2 bilhões, valo-

R$ 35 bilhões para dinamizar a produção. Nos

produtores mundiais

10 anos de produção de pré-sal, o governo

de petróleo.

federal arrecadou R$ 40 bilhões em royalties

Segundo o gerente geral de Pesquisa &

res referentes ao seu setor. “Sempre investimos em pesquisa e desenvolvimento. Somos uma das precursoras no

e participações em campos produtores. Até 2023, a pers-

trabalho em parceria com a maioria das universidades

pectiva da empresa é gerar mais R$ 130 bilhões em parti-

do Brasil, buscando superar limites. O ambiente onde en-

cipações governamentais.

contramos petróleo, a profundidades cada vez maiores,

A estatal comemorou este ano a conquista de uma

exige isso. Os avanços tecnológicos obtidos são fruto do

das mais respeitadas condecorações do mercado econô-

trabalho do nosso corpo técnico, em conjunto com a aca-

mico brasileiro, o Prêmio Valor Inovação Brasil, que em

demia e os fornecedores”, frisa Castro. Indústria do Petróleo

25


Foto: Geraldo Falcão/Agência Petrobrás

Planta de gás natural em San Alberto na Bolívia

Um estudo divulgado pela Evaluate Energy destaca a

Quando estávamos estudando compressão submarina,

Petrobras como uma das companhias que mais aplica em

surgiu a ideia de fazer a separação no fundo do mar, onde

inovação no mercado global de Petróleo, levando em

o CO2 se comporta como líquido. É feita uma separação

conta a receita da estatal. O Plano de Negócios e Gestão

líquido-líquido e o CO2 é reinjetado no reservatório. Di-

da Petrobras (2018/2022) prevê a transformação digital e

minuímos a quantidade de gás que a planta da unidade

a transição para a economia de baixo carbono. As medi-

de produção processa e, com isso, conseguimos produzir

das estratégicas têm foco na inovação tecnológica, com

mais óleo por mais tempo”, exemplifica o gerente execu-

a implantação de start-ups de última geração. Outro ob-

tivo do Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez

jetivo é intensificar a presença em energias renováveis,

de Mello (Cenpes), Orlando Ribeiro.

por meio de pesquisa e desenvolvimento em biocombustíveis, energia solar e eólica.

A instalação dos modernos sistemas big data analytics, machine learning e inteligência artificial é outra meta

“Tem um projeto interessante que estamos desenvol-

da empresa. De acordo com Ribeiro, há 28 projetos que

vendo para remover CO2 (gás carbônico), chamado Hi-

já utilizam as tecnologias. Um deles é o PWDA (Pressure

SEP. É um projeto bastante inovador, uma patente nossa.

While Drilling Analysis), uma plataforma de visualização

26

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


de dados em tempo real que foi desenvolvida para su-

O bloco assinou o pacto para investir US$ 1 bilhão em 10 anos, em ferramentas voltadas às tecnologias que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A estimativa de aplicação da Petrobras está na margem de US$ 100 milhões. SP GANHA NOTORIEDADE NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA No processo de retomada da indústria de petróleo, o estado de São Paulo vem assumindo posição de destaque. Isso porque grande parte dos campos do pré-sal estão localizados em águas paulistas da Bacia de Santos. O estado já ocupa o segundo lugar na lista dos maiores produtores nacionais de produto. No ano passado, o segmento contabilizou 2,73 milhões de barris/dia produzidos e São Paulo foi responsável por 14% desta soma.

Foto: Divulgação Transpetro/Agência Petrobrás

portar os trabalhos de perfuração de poços. A soma de patentes ativas que a Petrobras tem no mercado global é outro diferencial. No Brasil, a marca é líder neste segmento, desde o ano de 2003. Até o final de 2017, a companhia contabilizou 966 patentes ativas no País e 1712 no exterior. A vantagem do investimento está nas parcerias estratégicas que são firmadas através dele, especialmente no desenvolvimento de novas tecnologias, entre elas as usadas nas atividades do pré-sal. Cerca de 800 Termos de Cooperação Tecnológica e mais de 120 instituições nacionais, entre universidades e institutos de pesquisa, atuam em esquema de cooperação com a Petrobras, atualmente. Os projetos em andamento estão direcionados para a caracterização geológica de reservatórios, engenharia de poços, aumento do fator de recuperação e gerenciamento do CO2. No setor ambiental, a estatal assumiu compromisso com as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris e ade-

riu à Iniciativa Climática de Petróleo e Gás (OGCI), formada pelas principais companhias de petróleo do mundo.

O navio Castro Alves é o primeiro da série de cinco da Aframax, encomendados pela companhia ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS) para integrar a frota da Transpetro. Construído no Brasil para transporte de petróleo, ele tem capacidade para 114 mil toneladas de porte bruto (TPB). Indústria do Petróleo

27


Foto: Steferson Faria /Agência Petrobras

FPSO Cidade de Saquarema atua no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.

O vice-presidente de Supply Chain da estatal petrolífera

AUMENTO DAS VENDAS DINAMIZA SETOR ELÉTRICO

norueguesa Statoil, Mauro Andrade, acredita que a base

Um estudo recente da Associação Brasileira da In-

industrial sólida de São Paulo oferece benefícios ao setor,

dústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) revela que 83% dos

assim como os suportes marítimo e aéreo. Os resultados

seus associados estimam um aumento das vendas e en-

para o estado devem acontecer nestas esferas de negócios.

comendas no decorrer de 2018. O comportamento do

“A Statoil, por exemplo, é operadora do campo de Car-

grupo reflete o otimismo coletivo que tomou conta das

cará, localizado na Bacia de Santos, em águas paulistas.

empresas do setor, que vem registrando crescimento fi-

Nesse momento, estamos perfurando o primeiro poço

nanceiro e aumentando os seus investimentos.

exploratório, desse que é o segundo maior ativo em pro-

Em julho, o Comitê de Monitoramento do Setor Elé-

dução da companhia. O campo tem reservas de aproxima-

trico (CMSE) se reuniu para analisar as condições de su-

damente 2 bilhões de barris recuperáveis. De acordo com

primento eletroenergético no País, informando os novos

nosso cronograma, o início da produção está previsto para

números do segmento. A expansão do sistema em 2018

2023/2024, o que significa um curto prazo no setor de pe-

totalizou, de janeiro a julho, 2.948,9 MW de capacidade

tróleo, e obrigatoriamente fará com que a Statoil acesse o

instalada de geração; 2.758 km de linhas de transmissão

mercado fornecedor, possibilitando, inclusive, aumentar o

e 9.546 MVA de transformação na Rede Básica.

percentual de conteúdo local no ativo”, ressalta Andrade,

Os resultados do Plano da Operação Energética

durante a edição 2018 da Rio Oil & Gas, na capital paulista.

(2018/2022), que avalia as condições de atendimento

28

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


ao mercado de energia elétrica para os próximos cin-

apoiar a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)

co anos, também apresentaram um balanço estrutural

no lançamento de uma cartilha cujo conteúdo oferece

equilibrado e garantia de atendimento em todo o País.

um passo a passo para constituir cooperativas de gera-

Ainda no encontro, a Agência Nacional de Energia Elé-

ção compartilhada de energia.

trica (ANEEL), afirmou que o Leilão de Transmissão reali-

Desta forma, o governo pretende aprimorar as condi-

zado em junho, onde foram licitados 2.562 km de linhas

ções para a integração sistemática de energias renová-

de transmissão e 12.226 MVA de capacidade de trans-

veis e eficiência energética de rede nacional, além de ter

formação, está com investimento previsto de cerca de

como uma de suas vertentes a disseminação de modelos

R$ 6 bilhões.

de negócios com alto potencial de escalabilidade.

O leilão, que atraiu uma média de R$ 21,4 bilhões em

A cartilha chegará ao mercado em formato impresso e

investimentos, contratou 100% dos 20 lotes licitados, com

digital. O leitor terá disponíveis informações como: o con-

deságio médio de 55,26%, o que representa economia de

ceito de cooperativa de geração distribuída, como montar

energia elétrica de R$ 14 bilhões, aproximadamente.

a estrutura e formalizá-la, os cuidados na preparação dos

CONECTIVIDADE EM PROL DA GERAÇÃO COMPARTILHADA DE ENERGIA

estudos de viabilidade e diferentes modelos de negócios. O material foi desenvolvido em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por

O Brasil vem intensificando as suas ações voltadas ao

meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusam-

combate às mudanças climáticas, no contexto dos com-

menarbeit (GIZ) e da Deutscher Genossenschafts- und Raif-

promissos assumidos no Acordo de Paris. Recentemente,

feisenverband (DGVR). O Guia é uma das peças do proje-

o governo federal firmou parceria com a Agência Nacio-

to “Sistemas de Energia do Futuro”, como parte do acordo

nal de Energia Elétrica (ANEEL) e o Instituto Ideal, para

de cooperação Brasil-Alemanha.

Foto: Pixabay Photos


Energia Somos feitos de

Principalmente daquela que vem das pessoas.

A CPFL é considerada uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, com negócios em distribuição, geração, comercialização de energia elétrica e serviços. São mais de 9 milhões de clientes atendidos diariamente em mais de 679 municípios. Nesses mais de 100 anos de história no setor elétrico, a CPFL conseguiu, ao longo do tempo, liderar o segmento de energias renováveis no Brasil, e está investindo cada dia mais em redes inteligentes, mobilidade urbana elétrica e tecnologias de gestão de cidades, iniciativas que visam ao uso consciente e eficiente da energia elétrica e que acreditamos serem vitais para o futuro da humanidade. Saiba mais sobre a CPFL e suas iniciativas em www.cpfl.com.br

w w w.cpfl.com.br 30

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Indústria do Petróleo

31


M

Hypera Pharma is Brazil’s largest pharma-

aior farmacêutica do Brasil, em termos de receita líquida, a Hypera Pharma oferece produtos de qualidade e segurança, investindo continuamente em inovação para que as pessoas vivam mais e melhor. A empresa se organiza em três grandes unidades de negócios:

ceutical company and it offers high quality and safe products, continuously investing in innovation and growing in a sustainable way, so that people may live longer and better. Hypera Pharma is organized into three major business units:

Produtos de Prescrição

Branded Prescription

Atua no segmento de Primary Care com a marca Mantecorp Farmasa. Detém nesse mercado um portfólio altamente reconhecido pela comunidade médica, com a qual mantém mais de 260 mil contatos por mês. Em dermocosméticos, atua como Mantecorp Skincare, com produtos recomendados por dermatologistas e desenvolvidos espe-

Present in the main therapeutic classes in the country, it operates in the Primary Care segment under the umbrella brand Mantecorp Farmasa. It has in this market a portfolio highly recognized by the medical community, with which it maintains more than 260 thousand contacts per month. In dermocosmetics, it acts as Mantecorp Skincare, with products recommended by dermatologists and developed especially for the characteristics of the Brazilian population.

cialmente para a população brasileira. Consumer Health É líder no mercado de medicamentos isentos de prescrição, com marcas ícones reconhecidas pelos brasileiros, incluindo Apracur, Benegrip, Coristina d, Engov, Epocler, Estomazil, dentre outras. Também atua em segmentos nutricionais e suplementos vitamínicos, com Tamarine, Biotônico Fontoura e Zero-Cal. Similares e Genéricos Com Neo Química, é líder nos mercados de Similares e Genéricos em que está presente. Chega a mais de 80% dos lares no Brasil, cumprindo a missão de promover acesso à saúde com produtos de qualidade para a população. Com visão de inovação, a Hypera Pharma criou o Hynova, um dos mais modernos centros de pesquisa farmacêutica do Brasil, que abriga profissionais altamente qualificados para o desenvolvimento de medicamentos, nutricionais, suplementos vitamínicos e dermocosméticos. A fortaleza da companhia está apoiada em uma operação de larga escala e baixo custo, centralizada no maior complexo operacional farmacêutico da América Latina, localizado em Anápolis, em Goiás.

Consumer Health Market leader in non-prescription drugs, with iconic brands recognized by Brazilians for decades, including Apracur, Benegrip, Coristina d, Engov, Epocler, Estomazil, among others. The unit also operates in nutritionals and vitamin supplements, such as Tamarine, Biotônico Fontoura and Zero-Cal.

Branded Generics With the Neo Química brand, the Brazilian family’s medicine, the company has leadership in the Branded Generics and Generics markets in which it is present. Neo Química reaches more than 80% of households in Brazil, fulfilling its mission of promoting access to health with quality products for the population. With future vision and innovation, Hypera Pharma has created Hynova, one of the largest and most modern pharmaceutical research centers in Brazil, which houses a team of highly qualified master-degree and Ph.D. professionals for the development of pharmaceuticals, dermocosmetics and health products, using state-of-the-art technology to be a pioneer in Brazil. The strength of the company in the pharmaceutical market is supported by a large-scale, low-cost operation, centralized in the largest pharmaceutical operating complex in Latin America, located in Anápolis, Goiás.


Indústria do Petróleo

33


Foto: Pixabay Photos

As exportações do agronegócio atingiram US$ 6,16 bilhões em janeiro de 2018, registrando alta de 4,9% em comparação ao mesmo período em 2017. 34

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Agronegócio: o herói do novo Brasil Os bons frutos do campo impulsionaram o PIB; o desenvolvimento do Brasil no último ano se deve a excelência do setor

O

s ventos que sopraram do campo

nizaram as linhas de manufatura e promove-

trouxeram para o Brasil boa parte

ram maior profissionalização. Milhões de reais

do PIB (Produto Interno Bruto), em

foram aplicados em pesquisas, conduzindo o

2017. O agronegócio cresceu 13% no último

País à frente de potências no ramo, como os

ano, refletindo positivamente nos demais se-

Estados Unidos e a China.

tores da economia. Neste ciclo, a inflação che-

O balanço estimado para o período

gou ao seu menor índice em 20 anos e o mer-

2018/2019 é de uma safra de R$ 31 bilhões, ci-

cado formal de trabalho ganhou

fra maior que a alcançada no ano

37 mil novas vagas. O segmento é

Livre da febre aftosa

passado. Um dos fatores que deve

o que mais emprega no País, por

Em maio, a Organização

contribuir para a elevação é a ofer-

isso, as estatísticas foram as me-

Mundial de Saúde Animal

ta do Banco do Brasil aos produ-

(OIE) declarou o Brasil como,

tores rurais, na ordem de R$ 12,5

oficialmente, um País livre da

bilhões, destinada ao custeio da

lhores desde 2011. A safra de grãos bateu recorde em 2017, tendo como protagonistas as produções de milho (55,2%) e soja (19,4%). De acordo com as projeções, este ano os resultados devem ser ainda mais otimistas. O

febre aftosa com vacinação. O título foi comemorado com o lançamento do selo “Brasil Livre de Aftosa”, pelos Correios.

safra/2018. O percentual antecipado é maior 16% do disponibilizado pelo governo em 2017. A soma pode ser usada para financiar insumos e serviços agro-

Brasil é o terceiro maior produtor de milho do

pecuários com taxas de 7,5% a 8,5% ao ano. A

mundo e está em primeiro lugar na fabricação

medida evita que os produtores tenham que

de café Arábia.

desembolsar mais em função das elevações em

O avanço no setor neste recente período

época de demanda. Possibilita ainda a oportu-

abriu portas para os investimentos, que em-

nidade de negócios com fornecedores nos mo-

pregaram novas tecnologias e, assim, moder-

mentos mais adequados, financeiramente.

Agronegócio: o herói do novo Brasil

35


Foto: Pixabay Photos

Agricultura familiar ajuda no controle da inflação Fonte de empregos, a agricultura familiar está em pleno desenvolvimento no País. O Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019 tem sido um fator preponderante na recuperação da economia. A oferta estimada para o próximo ano é de R$ 31 bilhões em crédito rural para os trabalhadores do campo. O valor é R$ 1 bilhão maior que o aplicado em 2018. Além do aporte maior e redução de juros, o Plano Safra apresenta outras medidas voltadas à agricultura familiar, num total de 10 ações concretas que visam auxiliar o pequeno agricultor em seus negócios: 1. Uso de no mínimo 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para compra de alimentos da agricultura familiar; 2. R$ 31 bilhões em crédito rural subsidiado; 3. Acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para que estabelecimentos tenham gôndolas e áreas separadas para alimentos do setor; 4. Acordo com o Ministério do Turismo para incentivo do turismo rural por meio de qualificação e assistência técnica; 5. Promoção de desenvolvimento rural sustentável, com apoio do Ministério Foto: Freeimages

do Meio Ambiente, para incluir povos tradicionais; 6. Inclusão e incentivo de produtos de pescadores artesanais e agricultores no programa de alimentação escolar; 7. Redução dos juros; 8. Aumento do limite de renda para ter acesso a crédito; 9. Financiamento para motocicletas no âmbito da agricultura familiar; 10. Assistência técnica para garantir a sucessão rural.

Novos conselhos O governo brasileiro criou os conselhos federal e regional dos técnicos industriais e agrícolas. A medida vem sendo pleiteada há mais de 30 anos pela categoria, composta por mais de 300 mil técnicos. Os órgãos têm o papel de orientar, disciplinar e fiscalizar a atuação da classe. Para o presidente da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata), Mário Limberger, a lei dará mais liberdade profissional. Foto: Pixabay Photos


Foto: Pedro Moraes/GOVBA/Fotos Públicas Foto: Agrobahia/Ascom/SDR/Fotos Públicas

Safra 2018/2019: governo federal ampliou crédito e reduziu juros para a agricultura familiar.

Agronegócio: o herói do novo Brasil

37


O futuro

ĂŠ a gente que faz

38

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


A inovação que você vê passa por aqui. Veja mais projetos apoiados pela Finep em www.finep.gov.br

O Exoesqueleto tem apoio da Finep. Agronegócio: o herói do novo Brasil

39


Foto: Pixabay Photos

40

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Com olhar no futuro, acadêmicos e empreendedores avançam juntos em direção à revolução tecnológica A transformação digital abre um horizonte de oportunidades para os ecossistemas da pesquisa e empresarial no Brasil

A

s leis de um país alinhadas aos avanços tecno-

importação de bens e insumos de pesquisa; flexibiliza o

lógicos mundiais proporcionam um ambiente

remanejo de recursos orçamentários e incentiva a enco-

favorável ao crescimento econômico e desenvol-

menda tecnológica.

vimento global. O processo de inovação passa por em-

O conjunto de ações estimula outro ponto de conflu-

preendimentos modernos e, consequentemente, com-

ência do avanço tecnológico no País. As medidas legais

petitivos, capazes de promover impactos em todos os

devem, de forma espontânea, oportunizar a união entre

setores da economia.

comunidade acadêmica e setor produtivo, dois polos

Partindo desta premissa, o Brasil vem buscando caminhos de desburocratizar as atividades de pesquisa e de

fundamentais para o desenvolvimento das novas engenharias tecnológicas no mercado nacional.

integrar as instituições científicas e tecnológicas, o que vem acarretando no maior nível de segurança e de facili-

A economia do futuro será digital

tadores para os negócios. Assim, os investidores são esti-

O potencial das tecnologias digitais direcionado para

mulados a lançar um capital mais robusto em tecnologia.

empreendimentos que visam aumentar produtividade,

Neste sentido, o Marco Legal da Ciência, Tecnologia

competitividade e os níveis de renda e emprego no Bra-

e Inovação, sancionado pela União, é o instrumento que

sil. A proposta está contida na Estratégia para a Transfor-

melhor incrementa o avanço tecnológico brasileiro, atra-

mação Digital (E-Digital), documento que engloba 100

vés de ações que beneficiam as transações, fomentando

tópicos que definem ações e diretrizes de impacto para

a parceria entre os entes público e privado, e também en-

quase todos os setores da economia brasileira.

tre entidades científicas e o ramo empresarial.

O programa tem como ponto de apoio a Internet

A regulamentação simplifica os convênios para a

das Coisas, na inclusão de novos aparatos tecnológicos

pesquisa pública; facilita a internacionalização de insti-

e da comunicação. Dentre as medidas estão: a criação

tuições científicas e tecnológicas, criando uma via de in-

de instrumentos para aumentar a produção agropecu-

teiração entre elas; promove ecossistemas de inovação;

ária, reduzindo as perdas no campo e na logística de

gera instrumentos financeiros de apoio à inovação; in-

transporte e distribuição; a inserção na área da saúde

crementa o compartilhamento de recursos entre entida-

de novos terminais móveis com acesso a bases de da-

des privadas e públicas; simplifica os procedimentos de

dos médicos e viabilização de prontuários eletrônicos,

Com o olhar no futuro

41


com monitoração e diagnóstico remoto; a entrega às ins-

desenvolvimento da economia mundial. Neste contexto,

tituições de ensino público de computadores com aces-

a economia digital global deve representar um montan-

so a conteúdos digitais, visando implementar o ensino

te de US$ 23 trilhões, em 2025.

à distância, o treinamento de professores e capacitação

O principal desafio da E-Digital está na mutação das

profissional; o combate às alterações climáticas através

logísticas das atividades econômicas para um modelo

de redes de sensores combinadas com

baseado na captação de dados, apoia-

terminais de acesso à Internet, que pos-

Serviços em base única de dados

do na tecnologia de precisão. As infor-

sibilitam ação rápida na prevenção e

O Documento Nacional de

mações adquiridas através da rede digi-

mitigação de desastres naturais. O desenvolvimento sustentável por meio da tecnologia de ponta é um tema constante nas agendas dos principais organismos econômicos globais, como o Fórum Econômico Mundial, o G20 e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos mundiais, o Brasil ocupa a 80ª posição no Índice de Competitividade Global (GCI, na sigla em inglês). Um estudo da Accenture Consultoria aponta que no Brasil a economia

Identificação (DNI) é um recurso digital que vai englobar as identificações do cidadão em uma única base de dados biométricos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta funcionará por meio de um aplicativo para celulares. O DNI, que terá custo de R$ 0,10/habitante, é uma solução tecnológica que possibilita integrar serviços, descomplicando a vida do brasileiro.

tal servem como instrumento de troca e estudos, na busca de soluções inovadoras em todos os setores e a eficiência do sistema aumenta com a maior participação online. A E-Digital também adota indicadores e métricas de comparabilidade internacional, como forma de intensificar a competitividade global do Brasil na transformação digital. O conteúdo do documento frisa uma projeção do Parlamento Europeu acerca da Internet das Coisas, considerando que até 2020, 30 bilhões de dispositivos

digital representava 22,55% do PIB brasileiro, em 2016.

estarão conectados no mundo. O impacto deste ambien-

A E-Digital destaca em seu conteúdo que a otimização

te na economia global é de, aproximadamente, R$ 36,5

da estratégia digital pode elevar este percentual a 5,7%,

trilhões, até 2015. No Brasil, a implantação do modelo de-

até 2021, o equivalente a US$ 115 bilhões ao PIB. Já outra

pende da aprovação do Plano Nacional de Internet das Coi-

pesquisa destaca que, nos próximos anos, a economia di-

sas e da inserção de dispositivos nos campos da indústria,

gital global deve crescer a um ritmo 2,5 vezes superior ao

saúde, agropecuária e cidades inteligentes. As políticas Foto: Pixabay Photos


Foto: Carlos Magno/GERJ/Fotos Públicas

de incentivo as empresas para adoção destes recursos já é uma realidade no País, que caminha com maior velocidade em direção à conectividade global no universo da transformação digital. Reator Nuclear: Defesa emerge tecnologia brasileira No campo da Defesa, a Marinha do Brasil está empenhada no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que vai incorporar à Força Naval quatro Submarinos Convencionais e um com propulsão nuclear. Os

Maquete do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

navios estão sendo construídos no Brasil, com transferência de tecnologia. A engenharia usada na montagem

O Sirius é um projeto nacional, com cerca de 85% de

do Reator Nuclear das embarcações também será desen-

seus componentes desenvolvidos no País. As interven-

volvida no País.

ções tiveram início em 2013, numa área de 150.000 m²

O PROSUB surgiu a partir de um acordo de transferência de tecnologia entre Brasil e França, há 10 anos. No cenário

dentro do Polo II de Alta Tecnologia de Campinas. A previsão de pleno funcionamento é para até 2020.

mundial, somente os Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França e China possuem tecnologia para construir e ope-

“Internet para Todos”

rar submarinos com propulsão nuclear. A Base Industrial

os municípios brasileiros

de Defesa ganha com o programa investimentos tecnológicos de ponta, que por extensão, vão favorecer segmentos estratégicos do desenvolvimento, como universidades e indústrias ligadas ao setor, inclusive com a abertura de empregos diretos e indiretos e geração de renda. Sirius: a mais complexa infraestrutura científica do Brasil

Com o objetivo de promover o conhecimento, o compartilhamento de informações e melhorar a comunicação em território nacional, o projeto “Internet para Todos” está chegando aos municípios brasileiros com internet em banda larga. O programa prioriza a democratização ao acesso à rede, buscando a inclusão social. O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) vai fornecer a banda larga para o pro-

As obras do Projeto Sirius estão na reta final. O acele-

grama. Em órbita desde maio de 2017, o recurso tecno-

rador de partículas foi planejado para ser uma das mais

lógico recebeu do governo federal um investimento na

eficientes fontes de luz síncroton no mundo, utilizada

ordem de R$ 3 bilhões. O satélite possui uma banda Ka,

nos estudos da estrutura molecular de diferentes mate-

que será usada para ampliar o acesso à internet através

riais, auxiliando as pesquisas dos campos da nanotecno-

de convênios firmados com as prefeituras e os ministé-

logia, biotecnologia e física. Para erguer o prédio, montar

rios da Saúde e da Educação. Hospitais, escolas e outros

o equipamento com as 13 linhas de luz previstas, o go-

departamentos públicos prioritários terão acesso gratui-

verno destinou R$ 1,8 bilhão.

to. Já a população terá o serviço a preços reduzidos. Com o olhar no futuro

43


44

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Novos Negรณcios

45


O navio-plataforma P-74, que chegou ao campo de Búzios no pré-sal da Bacia de Santos no primeiro semestre de 2018, é a primeira de uma série de sete plataformas programadas para entrar em operação no Brasil este ano, destinadas ao crescimento da curva de produção da companhia no horizonte do Plano de Negócios e Gestão 2018/2022.

Foto: Alaor Filho/Mirá Imagem/Plataforma P-74/Agência Petrobrás

46

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Novos negócios Modelos modernos dinamizam acordos comerciais e Brasil alcança segundo destino para investimento no mundo

O

Brasil de hoje apresenta um arcabouço canalizado para o desenvolvimento e modernidade, refletindo a realidade do mercado nacional, o que dá ao investidor segurança e um leque de possibilidades de expansão. O modelo de concessões e privatizações de portos, aeroportos, rodovias,

ferrovias e linhas de transmissão, o fortalecimento das agências reguladoras e as regras para o setor de petróleo e gás são bons exemplos das ações que conduziram o País para o segundo destino para investimento no mundo.

Foto: Divulgação PAC

Foto: Diogo Moreira/A2 Fotografia/Fotos Públicas

Foto: APPA/ANPR/Porto de Paranaguá/Fotos Públicas

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Aeroporto JK/Fotos Públicas

Novos Negócios

47


Gigantes do pré-sal dão novo gás aos negócios brasileiros Um fator que contribuiu para o crescimento do Brasil no período de um ano foi o valor de mercado da Petrobras, superior a U$ 312 bilhões. As empresas vencedoras da 2ª e 3ª rodadas de licitação do pré-sal firmaram contratos de concessão para explorar óleo e gás natural nessas áreas. Os consórcios são formados por gigantes do mercado, como a Shell e a Petrobras, que pagaram R$ 6,15 bilhões para operarem os blocos. De imediato, foram investidos R$ 760 milhões. Há expectativa de, ao longo dos próximos 30 anos, o valor global chegar a R$ 260 bilhões. Um fato que ajudou neste processo foi a aprovação do novo regime de exploração de petróleo no pré-sal, permitindo a Petrobras escolher os melhores campos de atuação.

Novo ciclo de crescimento sustentável no Brasil Um acordo de cooperação assinado entre o grupo industrial alemão Siemens e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) vai injetar no mercado nacional de produção de automóveis a cifra de U$ 1 bilhão nos próximos cinco anos. O contrato ainda prevê projetos de eletrificação e automatização de infraestruturas públicas de energia, transporte e saúde, dentre outros investimentos na indústria e no ensino superior. Por outro lado, a multinacional acredita que o negócio renda a longo prazo, mais U$ 50 bilhões em investimentos, com a abertura de, aproximadamente, 1,2 milhão de postos de trabalho. Nos últimos 15 anos, a alemã já aplicou U$ 1 bilhão no Brasil, mantendo seis mil trabalhadores empregados.

Indústria Nacional com previsibilidade garantida nos negócios. Rota 2030 traz incentivos à produção nacional de veículos O programa Rota 2030 foi criado por meio de Medida Provisória (MP) e está pautado em normas e estímulos à cadeia automotiva, previstas para um período de 15 anos. A meta é oferecer previsibilidade aos investimentos do ramo, aumentando o nível de segurança dos negócios e, assim, incentivando a competitividade da indústria nacional de automóveis. A implantação da nova política industrial seguirá uma regra de transição de três anos, com foco na adaptação tributária e em padrões dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento sustentável voltado para o ramo. O programa prevê ainda a concessão de créditos de até R$ 1,5 bilhão para estudos científicos e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para autos híbridos e elétricos, que são menos poluentes, além de estabelecer metas obrigatórias para eficiência energética dos veículos.

48

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Foto: Marcelo Camargo/ABR/Fotos Públicas

Foto: Luiz Costa/SMCS/Carros Elétricos/Fotos Públicas

Foto: Comunicação Volkswagem do Brasil/ Produção em Taubaté/Fotos Públicas

Varejo: confiança dá novo ritmo aos negócios

Foto: Mateus Pereira/GOVBA/Fotos Públicas

A retomada da confiança do setor produtivo imprimiu novo ritmo aos negócios do ramo varejista. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) divulgou que, em 2018, o mercado sofreu uma revitalização, especialmente com a Modernização Trabalhista, que favoreceu as contratações e está apresentando reflexos positivos para o empresariado do setor. Foto: Tony Winston/Agência Brasília/Fotos Públicas

Foto: Arnaldo Alves/ANPR/Indústria de Transformação/Fotos Públicas

Novos Negócios

49


CIMENTO PORTLAND: qualidade de vida e sustentabilidade que as cidades merecem

O

cimento Portland é integrante fundamental da cadeia produtiva da indústria da construção, imprescindível para todos os tipos de obras que atendem o bem-estar da população e as exigências da vida moderna. Portanto, onde tem gente e construção civil, tem cimento Portland, o mais importante material de construção, que ajuda a criar e manter a qualidade de vida que as cidades e sua gente necessitam. Porém, para produzir e melhor aplicar o cimento Portland é necessário conhecimento e tecnologias que garantam um produto de qualidade, aplicado em obras duráveis, igualmente de qualidade. A indústria brasileira do cimento fornece um produto de alta qualidade, em linha com os demais exigentes requisitos, que fazem dela uma referência internacional. Conciliar o dinamismo da atividade com a proteção ambiental sempre foi prioridade para o setor, desde a extração da matéria-prima, com medidas para mitigar o impacto ambiental, até o final do processo produtivo, com a redução das emissões. Um produto dessa relevância exigia entidades técnico-institucionais que o representassem e impulsionassem, com conhecimento e competência, sua produção e emprego.

Foi neste contexto que surgiu em 1936 a ABCP Associação Brasileira de Cimento Portland, centro tecnológico com pesquisas, inovação, serviços e atividades à disposição de toda a cadeia produtiva da construção civil. Além de sua sede com laboratórios de excelência em São Paulo, a ABCP está presente em nove capitais brasileiras, interagindo com prefeituras, universidades, empresas e demais entidades locais para promover o desenvolvimento tecnológico de qualidade. Em 1953 foi fundado o SNIC - Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, com papel de destaque na representação político-institucional do setor, interagindo no âmbito da indústria, comércio e serviços, por meio de órgãos públicos e privados, nacionais e estrangeiros. Desde então, o SNIC vem contribuindo para que os valores gerados pela atividade cimenteira sejam compartilhados com milhões de pessoas e favoreçam o crescimento econômico e social do país. As entidades representativas da indústria brasileira do cimento disponibilizam informações estatísticas e estratégicas de relevância, executam o ensaio que você precisa, orientam sobre a tecnologia construtiva que você deseja e promovem os eventos – seminários, congressos, feiras, cursos e treinamentos – de atualização e capacitação que você procura.

Faça um teste. ABCP e SNIC: perfeita associação entre a teoria e a prática, à sua inteira disposição.

50

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


www.abcp.org.br

www.snic.org.br Agronegรณcio: o herรณi do novo Brasil

51


ABDI

A AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA DO SETOR PRODUTIVO

Acesse a página da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e saiba mais sobre os projetos.

WWW.ABDI.COM.BR abdi.com.br

52

abdigov

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Cruzando as fronteiras

53


Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Fotos Públicas

Foto: Freeimages


Cruzando as fronteiras Superávit da balança comercial brasileira incentiva empresas a buscar novos mercados no exterior s conflitos internacionais que impactaram o mer-

O

A área de Tecnologia e Inovação também está entre

cado financeiro e as relações comerciais, como a

as mais promissoras, responsável por R$ 7 bilhões em ex-

crise nuclear entre os Estados Unidos e o Irã e a

portação, em 2017, contra R$ 0,9 bilhão em 2011. Com

grave situação econômica e cambial da Argentina, não afe-

este notório avanço, o Brasil vem se consolidando como

taram tanto a balança comercial brasileira. De janeiro até

um dos principais fornecedores em TI.

agosto deste ano, as exportações somavam US$ 138,874

Cada vez mais, as marcas que estão representando o

bilhões, contra US$ 104,476 bilhões de importações, re-

Brasil no cenário mundial, vêm adquirindo know how na

presentando um saldo positivo de US$ 34,398 bilhões.

identificação das tendências do setor globalizado e su-

O avanço na balança em consequência das exporta-

perando um processo complexo que engloba condições

ções tem como elemento desencadeador a forte eleva-

de competitividade com grandes potências, acordos co-

ção das cotações de petróleo no primeiro semestre, so-

merciais, protocolos, produtos financeiros, câmbio, segu-

mado às vendas de plataformas petrolíferas.

ro e logística comercial.

O Brasil deve manter este ano o ranking dos produtos mais exportados, com a soja no topo da lista, pelo quarto

Acordo de livre comércio: Brasil avança em

ano consecutivo. Na sequência vem o petróleo e o minério

negociações com parceiros do Mercosul

de ferro, nos segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O “namoro” entre Mercosul e Aliança do Pacífico tem

Do período entre janeiro e julho de 2018, foram embarca-

tudo para trazer grandes conquistas para os mercados

das 54 milhões de toneladas de soja em grão, significando

comerciais das nações que formam os blocos. Com ele,

76% das 71 milhões de toneladas previstas para o ano.

o chamado acordo de livre comércio consegue avançar,

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e

com negociações que transitam pelos campos de servi-

Investimentos (Apex) destaca outro segmento que vem

ços, medidas sanitárias e fitossanitárias, facilitação de co-

dando notoriedade ao País no exterior. O ramo de ser-

mércio e solução de controvérsias.

viços vem exportando em grande quantidade games,

O acordo comercial entre os países dos blocos se in-

arquitetura, cultura e conteúdo audiovisual. Os dados

tensificou no ano de 2014, com a adoção de medidas de

otimistas do setor motivaram o BNDES (Banco Nacional

facilitação das trocas entre as nações. Foram removidas

de Desenvolvimento Econômico e Social) a desenvolver

barreiras tarifárias e regulatórias ao comércio entre os in-

um projeto de financiamento para pequenas e médias

tegrantes dos blocos. Outros passos importantes foram

empresas exportadoras do ramo, com o objetivo de ala-

a facilitação de cooperação aduaneira e a interação de

vancar os negócios além-fronteiras.

empresas de pequeno e médio porte. Cruzando as fronteiras

55


Foto: Antônio Costa/ANPR/Fotos Públicas

Colheita de soja no Mato Grosso

Durante a primeira cúpula dos dois blocos, em julho deste ano, no México, o Brasil esteve reunido com os seus

US$ 31 bilhões. Em 2017, o intercâmbio comercial bilateral alcançou US$ 8,5 bilhões.

dois maiores parceiros em potencial: o anfitrião do even-

A expansão das relações comerciais entre México e Bra-

to e o Chile. Além destes, fazem parte da Aliança o Peru e

sil também caminham a passos acelerados. As negocia-

a Colômbia. A negociação de um acordo de livre comér-

ções devem versar basicamente no arroz e feijão dos dois

cio entre Brasil e Chile teve início em abril deste ano, com

países. O México quer exportar feijão para o Brasil que,

a primeira rodada de negociações em junho.

por sua vez, pretende desembarcar o seu arroz em terras

De acordo com estudos do Itamaraty, o Chile é o se-

mexicanas. Outro produto que deve ter a sua exportação

gundo principal parceiro comercial do Brasil na Améri-

intensificada com o México é o frango brasileiro. Enquanto

ca do Sul. Já o Brasil está na condição de maior parceiro

a negociação caminha no agronegócio, os dois países já

comercial do Chile na região e o principal destino dos

assinaram o chamado Acordo sobre Cooperação e Assis-

investimentos chilenos no exterior, com estoque de

tência Administrativa Mútua em Assuntos Aduaneiros.

56

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Foto: AT-Olhares do Brasil/Fotos Públicas Foto: Campus Party 2018/Fotos Públicas

Arquitetura de vanguarda, em São Paulo

Campus Party: o maior evento tecnólogico realizado no Brasil anualmente Cruzando as fronteiras

57


CIMENTO APODI

Uma das mais modernas e sustentáveis indústrias de cimento do Brasil.

58

Co m uma c a pa c i da de pa ra produzir m ais de dois

a companhia produz com alto rigor de qualidade, uma

m i lhõe s de t one la da s de c i mento ao ano, a Cimento

ampla linha de produtos e serviços, o que permite a

A pod i possui duas unidades produtivas, construídas

empresa atender as diferentes necessidades do mercado

co m os mais avançados equipamentos disponíveis

da construção civil, com eficiência e responsabilidade

no mercado. Através de um DNA inovador e tecnológico

socioambiental.

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


c i me nt o apod i . co m. b r | 0800 7 05 7 57 5

Gro up C o mp any IndĂşstria do PetrĂłleo

59


No sentido horário, começando da parte superior à esquerda: ACRE: Foto: Arison Jardim/Secom Acre/Fotos Públicas - Extrativismo de borracha; ALAGOAS: Foto: Itawi Albuquerque/Divulgação Governo do Estado de Alagoas - Artesã Mestre D.Irineia; AMAPÁ: Foto: Márcia do Carmo/Agência Amapá/Fotos Públicas/Orquestra quilombola; AMAZONAS: Foto: Embratur/Fotos Públicas - Teatro Amazonas; BAHIA: Foto: Raul Golinelli/Fotos Públicas - Capoeristas em Salvador; CEARÁ: Foto: Evelson de Freitas/Fotos Públicas - Artesã; ESPÍRITO SANTO: Foto: Elisabeth Nader/Prefeitura de Vitória/Fotos Públicas - Catadores de material reciclável; BRASÍLIA: Foto: André Borges/Agência Brasília/Fotos Públicas; GOIÁS: Foto: Luís Manoel/Vasconcelos/Goiás Tur - Caldas Novas; MARANHÃO: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas - São Luiz; MATO GROSSO: Foto: José Medeiros/Secom-MT - Cuiabá; MATO GROSSO DO SUL: Foto: Alaor Filho/Fotos Públicas - Pantanal; MINAS GERAIS: Foto: Embratur/Fotos Públicas - Praça da Liberdade em Belo Horizonte; PARÁ: Foto: Marcelo Pereira/Fotos Públicas - Belém.

Conheça o Brasil,


No sentido horário, começando da parte superior à esquerda: PARAíBA: Foto: Walter Rafael/Secom-PB/Fotos Públicas - Salão de Artesanato; PARANÁ: Foto: SEMA/Agência Paraná/Fotos Públicas - Parque Vilha Velha em Ponta Grossa; PERNAMBUCO: Foto: Divulgação Governo do Estado de Pernambuco - Porto de Galinhas; PIAUÍ: Foto: Embratur/Fotos Públicas - Teresina; RIO DE JANEIRO: Foto: Shana Reis/Fotos Públicas - Estádio do Maracanã; RIO GRANDE DO NORTE: Foto: Divulgação Governo do Estado do Rio Grande do Norte - Praia da Pipa; RIO GRANDE DO SUL: Foto: Jefferson Bernardes/Fotos Públicas - Porto Alegre; RONDÔNIA: Foto: Mayke Toscano/GEMT/Fotos Públicas - Jogos Nacionais Indígenas; RORAIMA: Foto: Embratur/Fotos Públicas - Rio Branco em Boa Vista; SANTA CATARINA: Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online/Fotos Públicas - Geada em São Joaquim; SÃO PAULO: Foto: Embratur-SP/Fotos Públicas - Auditório do Ibirapuera; SERGIPE: Foto: Márcio Dantas/Divulgação Governo do Estado de Sergipe - Cânion do Xingó; TOCANTINS: Foto: Embratur/Fotos Públicas - Palmas.

seja bem vindo!


Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas/Av.Paulista

Estados e municípios brasileiros avançam em ranking de desenvolvimento Estudos mostram as regiões que mais cresceram, com base no PIB, nos últimos anos.

U

m estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Es-

tados do PIB (Produto Interno Bruto). Os dados são de 2015,

tatística (IBGE), divulgado no primeiro semestre de

período que foi realizado o último levantamento com este

2018, classifica os estados brasileiros em uma escala

objetivo. Conheça os estados mais avançados do País na ta-

crescente de desenvolvimento, usando como base os resul-

1º 2º 3º 4º 5º

São Paulo | 1.939.890.056 Rio de Janeiro | 659.136.904 Minas Gerais | 519.326.359 Rio Grande do Sul | 381.985.143 Paraná | 376.959.749

bela a seguir.

6º 7º 8º 9º 10º

Santa Catarina | 249.072.797 Bahia | 245.024.862 Distrito Federal | 215.613.025 Goiás | 173.631.663 Pernambuco | 156.955.363


Cidades: emprego e renda, saúde e educação lideram serviços em alta nos municípios

A

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Ja-

importantes multinacionais, especialmente do ramo de

neiro (Firjan) divulgou em junho deste ano o Índice

logística, em Olímpia a principal atividade é o turismo.

Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM/2018),

Ainda em São Paulo, o município de Estrela do Norte

que monitora os parâmetros sociais em 5.471 municípios,

aparece em terceiro lugar, com 0,8810, tendo como mola

onde vivem 99,5% da população brasileira. Com base em

propulsora do seu crescimento a construção civil. Por si-

dados de 2016, a pesquisa detectou expansão em três ver-

nal, esta foi a cidade que mais se desenvolveu, proporcio-

tentes: emprego e renda, educação e saúde.

nalmente, saltando do 526º lugar em 2015 para terceiro,

Dos municípios estudados, o de Louveira (SP) foi classificado como o mais desenvolvido, com 0,9006 ponto,

em 2016. Entre as capitais, Florianópolis foi considerada a mais avançada.

contra 0,8820 de Olímpia (SP), que ocupa a segunda

O estudo dos municípios é pautado por uma tabela de

posição no ranking. As duas cidades paulistas recebe-

avaliação que vai de 0 a 1, sendo este último o de maior

ram investimentos de fora, em escala produtiva indire-

valor em desenvolvimento. Veja o resultado da pesquisa

ta. Enquanto que em Louveira se encontram as sedes de

na ilustração abaixo.

1º 2º 3º 4º 5º

Louveira (SP) | 0,9006 Olímpia (SP) | 0,8820 Estrela do Norte (SP) | 0,8810 Vale Real (RS) | 0,8807 Apucarana (PR) | 0,8806

6º 7º 8º 9º 10º

Lajeado (RS) | 0,8789 Toledo (PR) | 0,8786 Concórdia (SC) | 0,8781 Itatiba (SP) | 0,8779 Itupeva (SP) | 0,8779


RĂŠveillon na Praia de Copacabana: um dos eventos mais famosos do mundo. 64

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

Foto: Gabriel Monteiro /Riotur


Rio de Janeiro: cidade dos grandes eventos Reconhecida mundialmente pela sua vocação turística, a cidade progride investindo no calendário cultural e em novas tecnologias

E

xiste mistura mais atraente que um povo hospitaleiro em um lugar onde a natureza é exuberantemente bela? Assim é a Cidade Maravilhosa, título que é referência do Rio de Janeiro no mundo. O cenário carioca fez grande sucesso

na maior temporada turística da história da cidade, patrocinada pela realização dos grandes eventos nos quatro últimos anos, entre eles a Copa do Mundo 2014, os Jogos Olímpicos 2016 e o Rock in Rio 2017. Depois do apogeu, vem o desafio de manter estável o ritmo de crescimento nos principais setores da economia. Uma das áreas que promoveu maior impacto no processo de expansão municipal e estadual foi a Construção Civil, que contribuiu em grande escala para a abertura de postos de emprego e geração de renda.

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

65


“Rio de Janeiro a Janeiro” O trocadilho dá nome ao calendário cultural/2018 da cidade que ostenta os maiores espetáculos do planeta

A

iniciativa, anunciada em 2017, durante a realização do Rock in Rio, tem o propósito de alavancar o turismo e, consequentemente, aumentar a arrecadação tributária. Em torno da programação anual estão os governos federal, estadual e municipal. De acordo com os dados do Ministério da Cultura, as atividades turísticas e a economia criati-

va representam 7,9% das finanças cariocas, respondendo por centenas de milhares de empregos. A cidade ostenta os dois maiores espetáculos do mundo: o carnaval e o Réveillon de Copacabana.

Carnaval carioca O Projeto Carnaval Rio 2018, garantiu um investimen-

somadas apenas as parcelas da Prefeitura do Rio e da Rio-

to privado total de R$ 35 milhões, oferecidos pela Uber

tur. A Liesa, que reúne as 13 agremiações do Grupo Espe-

e Dream Factory. Reduzido o investimento da Prefeitu-

cial, recebeu R$ 27,5 milhões no total, incluindo ainda R$

ra do Rio, destinado prioritariamente para pastas como

8 milhões oferecidos pelo Ministério da Cultura, sendo

Saúde e Educação, o papel da Riotur nessa captação de

R$ 7 milhões via patrocínio de marketing da Caixa Econô-

patrocínios corrobora a intenção de tornar esses eventos

mica e R$ 1 milhão via Lei Rouanet, após a apresentação

autofinanciáveis, minimizando o impacto no orçamento

de trabalhos que atendam ao escopo da lei. A cidade e o País passam por uma crise e todas as pas-

público e atraindo capital particular para a realização do

tas sofreram um corte de 50%, exceto a Saú-

maior evento do Rio de Janeiro.

Carnaval

de e a Educação. Mesmo assim, a prefeitura

do Carnaval de Rua, desfiles dos Grupos de

• 1,5 milhão de turistas e uma

buscou junto à iniciativa privada o investi-

Acesso na Avenida Intendente Magalhães,

receita de R$ 3,5 bilhões

mento para o aumento da verba para um

Blocos de Embalo e Enredo, Palcos e Bailes

• 7 milhões de foliões

Carnaval ainda melhor. A gestão municipal

Populares. O investimento foi destinado às

• 474 blocos, 600 desfiles

realizou três chamamentos públicos e, em

Este valor cobre os custos operacionais

melhorias estruturais e de ordenamento,

um deles, a Uber, empresa de mobilidade,

incluindo segurança, fiscalização, operação de trânsito,

ofereceu R$ 10 milhões de investimento via Lei Rouanet

comunicação visual, postos médicos e banheiros quími-

para aplicar no Projeto Carnaval. A Riotur destinou R$ 6,5

cos; além de cinco centros de videomonitoramento, ins-

milhões para as Escolas de Samba do Grupo Especial e R$

talados nas áreas de maior circulação.

3,5 milhões para estrutura da Intendente Magalhães, des-

Parte do valor arrecadado junto à iniciativa privada

files e Escolas Mirins. Além dos R$ 13 milhões aportados

também compôs a subvenção dada às escolas do Grupo

pela prefeitura, foram destinados R$ 10,5 milhões para as

Especial, totalizando um investimento de R$ 19,5 milhões,

escolas de acesso que desfilam na Intendente Magalhães.

66

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Foto: Fernando Grilli/Riotur

A Liesa, que reúne as 13 agremiações do Grupo Especial do RJ, recebeu investimento de R$ 35,5 milhões destinados ao Carnaval 2018, tendo como fonte a iniciativa privada e o Mistério da Cultura. Conheça o Brasil, seja bem vindo!

67


Foto: Cezar Loureiro/Riotur

Apoteose: GrĂŞmio Recreativo Escola de Samba Portela. 68

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Réveillon

Um novo tempo: equipamentos ganham novas funções

O Réveillon estendido proporcionou o Encontro do Samba, no dia 6 de janeiro de 2018, que reuniu mais de

O legado esportivo dos Jogos Olímpicos 2016 está

mil integrantes das baterias das 13 escolas de samba do

sendo potencializado pelo governo municipal. No pri-

Grupo Especial carioca, interpretando sambas-enredo

meiro semestre deste ano, a Prefeitura do Rio reformulou

clássicos ao lado da Orquestra Petrobrás Sinfônica, Alcio-

e entregou para a sociedade dois importantes equipa-

ne e Martinho da Vila, entre outros nomes consagrados

mentos usados no evento mundial: o Parque Radical de

da Música Popular Brasileira. O evento atraiu mais de 400

Deodoro, na Região Metropolitana, e a Arena Carioca 3

mil pessoas à Praia de Copacabana e marcou o início do

do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Carnaval Rio 2018.

O investimento foi possível por meio do esforço conjunto entre o Serviço Social do Comércio (SESC), o Serviço

2018 – Uma maratona de eventos

Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a prefeitura, que assinaram em termo de compromisso anual ob-

No primeiro semestre de 2018, mais de 80 eventos fo-

jetivando incrementar os espaços com novos aparelhos

ram concretizados na cidade. Em junho, um dos maiores projetos de mobilidade urbana do mundo, o Velo-City, agitou a capital fluminense. Com a proposta de estimular o uso da bicicleta no cotidiano, a conferência, organizada pela Federação Europeia de Ciclismo (European Cycling Federation, na sigla em inglês) em parceria com a Prefeitura do Rio, contou com uma extensa programação, incluindo as presenças de autoridades internacionais inte-

de recreação, cultura, educação e esportes.

Réveillon

A expectativa da gestão municipal é atin-

• 910 mil turistas e uma

gir um número maior de beneficiados com

receita de R$ 3 bilhões

esta parceria, oferecendo serviços gratuitos

• 2,7 milhões de pessoas

e coordenados por profissionais qualifica-

na praia de Copacabana

dos, dentre eles: natação, capoeira, hidrogi-

• 17 minutos de fogos

nástica, cursos de inglês e espanhol, cursos

• Hotelaria com 98% de

socioprofissionalizantes, oficinas de artes, bi-

ocupação, segundo a

blioteca, tênis de mesa, vôlei, futsal, ginástica

ABIH-RJ

artística, luta olímpica e basquete, além de

ressadas no tema e voltadas para o setor da sustentabilidade. Os assuntos discutidos nas mesas de debates por técnicos, gestores e empresários representantes de diversas nações, tiveram como foco a renovação da infraestrutura para bicicleta, negócios, logística, segurança, lazer, saúde, cultura e inclusão, como parte do sistema de mobilidade urbana e instrumentos para endossar a formulação de novas políticas de ciclismo nos grandes centros urbanos.

ações voltadas para os campos da assistência social e consultas odontológicas. O público prioritário são alunos da rede pública de ensino e moradores da região. A previsão é de nove mil atendimentos por mês, em cada equipamento. Central do Brasil: cartão postal revitalizado

A Velo-city acontece desde 1980 e já passou pela Europa,

No conjunto de ações de fomento ao turismo no Rio,

Austrália, Ásia e América do Norte. As próximas edições

visando concomitantemente beneficiar a população, está

serão em Dublin, em 2019 e Cidade do México, em 2020.

a reforma do cartão postal emblemático do “coração” da

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

69


Fotos: Prefeitura do Rio de Janeiro – Parque Radical de Deodoro e Arena Carioca 3 do Parque Olímpico


cidade. A Central do Brasil, estação mais famosa do País, vai

e Leme, na Zona Sul – principais rotas dos visitantes –

se transformar num terminal multimodal de alto padrão.

receberam o programa municipal Rio + Seguro, que une

O convênio que define as diretrizes da obra de revita-

as ações ostensivas de segurança ao trabalho integrado

lização foi assinado entre a Prefeitura do Rio e o Governo

dos órgãos municipais para ampliar a qualidade de vida

do Estado, com a participação da Câmara Metropolita-

da população.

na. Nele, há um acordo de cooperação técnica firmado

Policiais militares contratados em seu horário de

entre a Secretaria de Estado de Transportes e a Agência

folga para o programa e guardas municipais são mo-

Francesa de Desenvolvimento (AFD), banco de fomento

nitorados por uma central através do uso de GPS e as

a políticas públicas.

câmeras da Prefeitura ajudam no patrulhamento. As es-

A Central do Brasil será integrada a espaços existen-

calas de serviços são distribuídas em dois turnos, com

tes no seu entorno e que possuem grande valor his-

funcionamento 24 horas. De forma integrada, uma for-

tórico, como o Palácio Duque de Caxias e o Campo de

ça tarefa do município realiza ações de ordenamento e

Santana. O projeto prevê a construção de um shopping,

organização do espaço urbano visando à conservação

para dinamizar ainda mais a economia no Centro. A

de logradouros e à fiscalização do comércio ambulante

previsão de apresentação do projeto é para dezembro

e estabelecido.

deste ano.

Nos seis meses de funcionamento, o Rio+Seguro re-

Atualmente, o terminal concentra todos os modais

duziu índices de criminalidade em 40% e registrou as

disponíveis na cidade, menos as barcas, que tem seu elo

seguintes marcas: 200 detidos, 266 adolescentes apre-

através do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Por ele, pas-

endidos, 2.537 ocorrências com foco nas posturas, 1.389

sam cerca de 600 mil passageiros, todos os dias.

podas de árvore, 13 toneladas de lixo recolhidas, 638

Com as intervenções, o acesso à estação será facili-

pessoas acolhidas em abrigos municipais, 557 recapea-

tado, beneficiando, principalmente, a população que se

mentos de vias, 809 serviços de manutenção e ilumina-

desloca dos bairros tendo o Centro como destino. Será

ção pública, 989 remoções de veículos; 1.080 ambulan-

implantado um sistema moderno de sinalização e de co-

tes fiscalizados, 543 inspeções e 1.171 vistorias sanitárias

municação visual, que vai orientar os passageiros.

em estabelecimentos comerciais.

Um estudo desenvolvido para nortear o projeto traça o perfil do usuário da Central. Segundo os dados, 66% dos passageiros circulam mais de quatro dias na semana; 68% usam o comércio da estação; mais de 90% da utilização pelos usuários é por motivo de trabalho; 17% dos passageiros usam o trem diariamente. Rio + Seguro e com mais visitantes

Outras regiões do município já estão sendo mapeadas para a implantação do programa, que tem coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). As estratégias operacionais do Rio + Seguro seguem o padrão de projetos de apoio à segurança ligados ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), do Governo do Estado, aliado à prestação de serviços dos órgãos municipais, entre eles, Comlurb, RioLuz, Vigilân-

Com o turismo em alta, a Prefeitura do Rio vem inves-

cia Sanitária, além das Secretarias de Fazenda, Assistên-

tindo mais neste setor e nos serviços relacionados a ele.

cia Social e de Direitos Humanos, de Conservação e Meio

No primeiro semestre de 2018, os bairros de Copacabana

Ambiente e de Ordem Pública.

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

71


72

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

No sentido horário, começando da parte superior à esquerda: 1. SESC – Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ); 2. Niterói (RJ); 3. Praia da Macumba – Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ); 4. Viaduto de Nilópolis; 5. Praia do Pontal – Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ); 6. Niterói (RJ); 7. Viaduto de Resende (RJ). Todas as fotos: Divulgação CMSA.


Construtura Metropolitana e o legado na construção civil Avanço em infraestrutura urbana nos bairros e nas comunidades e manutenção da tradição em infraestrutura de transporte

E

ntre os legados de maior relevância para a cidade,

raram a nova infraestrutura de urbanização, com esgota-

estão as obras em comunidades e bairros cariocas

mento sanitário, drenagem pluvial, iluminação pública,

carentes de urbanização. Foram realizados inúme-

abertura de vias de pedestres e recuperação de becos e

ros projetos com o escopo na melhoria da qualidade de

escadarias. O remodelamento estrutural feito pela Me-

vida e requalificação urbana destas regiões.

tropolitana solucionou um dos problemas que mais afli-

A Prefeitura do Rio vem dando continuidade aos

gia os moradores: o abastecimento de água.

programas de urbanismo, que trazem na esteira o for-

O reservatório e as linhas de adução que forneciam

talecimento da economia regional. Um dos grupos que

água para a comunidade, de forma informal, estavam

mais tem contribuído com o progresso neste setor é

em péssimo estado de conservação, oferecendo, inclusive, riscos à saúde. O projeto da Construto-

a Construtora Metropolitana, por meio de empreendimentos como o Bairro Maravilha

O tecido urbano foi

ra Metropolitana modernizou o sistema de

Oeste - conjunto de intervenções na Zona

revitalizado com as

abastecimento nas duas comunidades, com

Oeste do Rio - e a revitalização do Complexo

novas vias, calçadas,

reformas arquitetônicas e eletromecânicas

da Penha, na Zona Norte.

ciclovia, abrigo para

das tubulações, bombas e acessórios. A nova

A comunidade Bosque dos Palmares, no

mototaxis, iluminação,

rede automatizada, dentro das especifica-

bairro da Paciência, na Zona Oeste, foi revi-

arborização e mobília.

ções de segurança da Companhia Estadual

talizada por meio de uma parceria entre a

de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CE-

Construtora Metropolitana e a Secretaria Municipal de

DAE), passou a beneficiar 1.975 domicílios das locali-

Obras, entregando aos moradores novas redes de água

dades. Foi implantado ainda um sistema de combate a

potável, de esgoto, de águas pluviais e infraestrutura

incêndio em pontos estratégicos.

urbana digna, com asfaltamento das vias e implantação

O tecido urbano foi revitalizado com as novas vias,

de meio-fio e calçadas. A pavimentação valorizou os

calçadas, ciclovia, abrigo para mototaxis, iluminação, ar-

imóveis e garantiu melhor mobilidade.

borização e mobília. Outra carência da comunidade que

As residências foram cadastradas e seus proprietários

ficou no passado foi a escassez de espaços de lazer. O

inscritos na Prefeitura, antes mesmo dos serviços públi-

projeto incluiu aparelhagens para prática de esportes,

cos serem ligados, em uma ação de resgate da cidadania.

áreas para a terceira idade e apresentações culturais,

O custo com as obras, em R$ 16 milhões, contou com o

além de local para recreação infantil. O investimento

financiamento do Tesouro Municipal.

global foi de R$ 28 milhões, tendo como fonte um con-

No Complexo da Penha, na Zona Norte, a população das localidades Vila Cruzeiro e Vila Cascatinha comemo-

vênio entre o Município e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Conheça o Brasil, seja bem vindo!

73


Fotos: Divulgação CMSA

As obras da Construtora Metropolitana que transformaram a comunidade da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha...

Fotos: Divulgação CMSA

... e também da comunidade Bosque dos Palmares, em Paciência, ambas no Rio de Janeiro.

74

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Incentivo no turismo entre estados No extremo sul do estado do Rio de Janeiro, a acon-

de 9,4 km dos 49 km da via de acesso entre os estados.

chegante cidade de Paraty é um dos destinos mais procu-

A reforma estrutural na RJ-165 incluiu drenagem, calça-

rados pelos turistas, especialmente pela sua famosa Feira

mento de paralelepípedo e contenção de encostas, exe-

Literária. O elo que liga Paraty ao estado de São Paulo é a

cutados em horários específicos para não prejudicar a

RJ-165, que se estende até a cidade de Cunha, no Vale do

fauna da região.

Paraíba paulista. O trecho rodoviário atravessa o Parque

A melhoria nas condições da estrada intensificou as

Nacional Serra da Bocaina, sendo com isso, agraciado

atividades turísticas nos dois polos, diminuindo o tempo

com um espetáculo exuberante de beleza natural.

de viagem em cerca de uma hora, dando maior segurança e valorizando ainda mais a paisagem bucólica. O in-

Secretaria Municipal de Obras e o Departamento de Es-

vestimento global do empreendimento do Governo do

tradas de Rodagem (DER/RJ), promoveu a recuperação

Estado do Rio de Janeiro foi de R$ 105 milhões.

Fotos: Divulgação CMSA

A ação conjunta entre a Construtora Metropolitana, a

Contenção de encostas na RJ-165, em Paraty (RJ)

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

75


Em 2017, a Construtora Metropolitana investiu R$ 50

de integrar sustentabilidade e inovação aos empreendi-

milhões em projetos executados no País. Deste total, R$

mentos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro e escritó-

20 milhões ficaram no Estado do Rio de Janeiro e a outra

rios em São Paulo, Brasília, Salvador e Recife, a compa-

parte da cifra foi aplicada em obras estruturais em esta-

nhia está em processo de internacionalização, que deve

dos nacionais. A marca da companhia ganhou projeção

acontecer por meio de parcerias estratégicas estabeleci-

com as grandes intervenções realizadas em torno dos

das na América do Sul. Enquanto isso, os contratos em

eventos mundiais no Rio, somado ao peso da sua tradi-

outros estados do Brasil seguem a todo vapor, a exemplo

ção, com atuação no ramo desde 1945.

do Mato Grosso, Pernambuco e São Paulo.

“Apesar das adversidades vividas tanto no âmbito

A assinatura da construtora consta em concessões de

Estadual como Nacional, a Metropolitana manteve seu

geração de energia elétrica e rodoviária. Foi a marca que

crescimento projetado e identificou novos negócios,

projetou, construiu e operou a Hidrelétrica de Espora e a

hoje em fase de implantação para manter nossa meta

Termelétrica Parnamirim, localizadas em Goiás e no Rio

de crescimento sustentável”, frisa o Diretor Presidente

Grande do Norte, respectivamente. Participou, também,

José David Pons.

do Consórcio vencedor da concessão da BR 040, no tre-

Nestes 73 anos de estrada, a marca já assinou gran-

cho Rio de Janeiro/ Juiz de Fora (MG). Para acompanhar os

des projetos de infraestrutura e é reconhecida pelo seu

novos modelos de negócios, a empresa adaptou os seus

know-how em alta complexidade técnica e capacidade

contratos para as demandas de acordos público-privados.

76

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

Foto: Divulgação CMSA

BR 130/364, em Cuiabá (MT): antes das obras da Construtora Metropolitana.

Foto: Divulgação CMSA

Além fronteiras: Metropolitana leva marca do Rio a outros estados e se prepara para internacionalizar


Com o upgrade interno, logo assinou contrato com a

Grosso, a cargo do Departamento Nacional de Infraestru-

Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA),

tura de Transportes (DNIT) para o Ministério dos Trans-

para execução do projeto de esgotamento sanitário nos

portes. Além da importância, a obra aplica inovações de

bairros de Boa Viagem e Setúbal, na cidade de Recife (PE).

engenharia, como o uso de asfalto borracha, abrangendo

O empreendimento abarcou a construção de rede cole-

um total de 120 Km, com orçamento de R$ 320 milhões e

tora sob uma linha férrea, ramais de calçadas dentro de

término previsto para 2020.

comunidades e avaliação das redes e ramais coletores já

A Construtora Metropolitana, quando completou 70

em funcionamento. Ou seja, as competências de maior

anos de existência, implementou e divulgou a sua “Missão,

complexidade.

Visão, Crenças e Valores”, apoiados em nove pilares, com

Em Campinas (SP), a Construtora Metropolitana está

destaque, em primeiro lugar, a ética e credibilidade. Alinha-

presente na implantação do maior projeto de infraestru-

da aos compromissos de transparência e atuação responsá-

tura de mobilidade urbana do município: os corredores

vel, desenvolveu e implantou seu próprio Código de Ética.

do BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês), moderno

Evidenciando seu espírito de vanguarda, a Construto-

sistema de transporte coletivo de passageiros. As vias de

ra Metropolitana é signatária da Carta de Compromisso

acesso vão atender a, aproximadamente, 425 mil pesso-

do Pacto Global das Nações Unidas. Trata-se da maior ini-

as. O recurso destinado ao projeto é de R$ 104 milhões,

ciativa de cidadania corporativa do mundo, presente em

onde o investimento total projetado é de R$ 445 milhões,

mais de 160 países. “É o compromisso da Metropolitana

com previsão para conclusão em 2020.

com os princípios do Pacto Global: Direitos Humanos,

A Construtora Metropolitana participa ainda da recu-

Foto: Divulgação CMSA

peração e duplicação da BR 130/364, no Estado do Mato

Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção”, destaca o Diretor Presidente José David Pons.

BR 130/364, em Cuiabá (MT): trecho recuperado e duplicado pela Construtora Metropolitana. Conheça o Brasil, seja bem vindo!

77


Investimento em espaços prioritários: políticas voltadas para as mulheres ganham notoriedade Casa da Mulher Carioca: acolhimento e proteção Nos dias atuais, as mulheres ainda sofrem preconceitos

fortalecimento da cidadania e autoestima das abrigadas.

em todos os níveis. Estudos feitos pela Secretaria de

Neste “cantinho”, ela fica, em média, pelo prazo de quatro

Políticas para as Mulheres da Presidência da Repúbli-

meses, conforme regra prevista no Pacto Nacional de En-

ca, com dados dos atendimentos da Central de Aten-

frentamento à Violência contra a Mulher.

dimento à Mulher (Ligue 180), mostram que as vítimas

Lá, igualmente, são prestadas todas as orientações para

costumam sofrer agressões semanalmente e, em alguns

que ela tenha condições de dar um passo adiante e decidir

casos, todos os dias.

a sua vida. No período de permanência, a mulher recebe

O acolhimento da mulher vítima de violência é fundamental, especialmente quando se trata de agressão doméstica.

apoio psicológico, de assistentes sociais e ainda acompanhamento jurídico para ajudar na solução do conflito. Um dos objetivos da Subsecretaria de Políticas para a

A Casa Cora Coralina acolhe as mulheres vítimas de

Mulher/SMASDH, que responde pelo órgão, é conscien-

violência em caso de risco de morte. Ela é recebida na

tizar a vítima de violência sobre a importância de denun-

unidade junto com seus filhos menores.

ciar, além da assistência de caráter protetivo.

Durante o período de acolhimento da mulher vítima

Muitos casos desta natureza no Brasil e no mundo vi-

de violência, a equipe da Casa trabalhará o resgate e o

ram “feminicídios” (crime de ódio em função do gênero).

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro – Maternidade Municipal Maria Amélia

Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda: unidade da rede municipal tem se consolidado como referência na atenção humanizada ao parto.


Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro – Maternidade Municipal Maria Amélia

Saúde: hospital especializado Um dos hospitais mais modernos no atendimento à população carioca é especializado na saúde da mulher.

cerca de 700 mil mulheres que residem na região e de outras áreas do município.

O Hospital da Mulher Mariska Ribeiro (HMMR), no bairro de Bangu, na Zona Oeste do Rio, passou por reestruturação para alcançar um padrão de medicina voltado para o público feminino, sendo considerado um centro de excelência. A unidade opera fazendo uso de tecnologia de ponta, cuja capacidade é direcionada à medicina da mulher. Os setores de ginecologia e obstetrícia atendem a maior demanda de procura, impactando positivamente os sistemas público e privado da cidade. Por mês, são registrados mais de quatro mil agendamentos para atendimento ambulatorial, além dos servi-

Cuidado desde o nascimento As novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece padrões de atendimento globais para mulheres grávidas, foram divulgadas em fevereiro deste ano e reforçam as recomendações que já vêm sendo dadas pelo organismo nos últimos anos. As advertências visam à redução das intervenções médicas desnecessárias no trabalho de parto. A pretensão da OMS é diminuir os números de cesarianas em todo o mundo.

ços de cirurgias de urgência, partos e consultas, exames

No Brasil, o volume de cesarianas realizadas no ano

de imagem e laboratoriais. O hospital também é procu-

coloca o País na segunda posição do ranking global, só

rado por ser referência em saúde reprodutiva, atuando

perdendo para a República Dominicana. Nos hospitais

ainda na prevenção e cuidados específicos para as mu-

públicos, o percentual deste tipo de parto chega a 55%,

lheres e gestantes.

enquanto que na rede privada a contabilidade sobe

Com capacidade para 660 internações/mês, em 80 leitos de obstetrícia e 15 de UTI neonatal, a unidade atende

para 80%. Na Europa este percentual é de 25% e nos Estados Unidos, 32%. Conheça o Brasil, seja bem vindo!

79


No Rio de Janeiro, o Hospital Maternidade Maria Amé-

ao Recém-Nascido de Risco (NAIRR) funciona com profis-

lia Buarque de Hollanda, da rede municipal, tem se con-

sionais especializados em desenvolvimento infantil: pe-

solidado como referência na atenção humanizada ao

diatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.

parto. Com apenas seis anos de existência, a unidade já

A maternidade também acolhe mulheres vítimas de

realizou cerca de 30 mil partos e, deste total, somente

violência e em situação de abortamentos previstos na

28% de cesarianas. Relacionado às recomendações da

legislação. Além destes serviços, oferece planejamento

OMS, o resultado é mais satisfatório que a média nacio-

reprodutivo, inserção de DIU e apoio ao aleitamento ma-

nal (55,5%), segundo dados do Ministério da Saúde. Dos

terno durante a internação e após a alta hospitalar.

5.939 partos realizados no local em 2017, 72% não demandaram intervenção cirúrgica.

Tratamento holístico

Por mês, a maternidade municipal efetua uma média de 495 partos e 590 internações obstétricas. A unidade também é reconhecida pelo atendimento pré-natal de alto risco, fazendo o acompanhamento de gestantes que apresentam alguma doença ou anomalia fetal. Em 2017, este setor registrou 5.487 consultas. Desde que começou a funcionar, o hospital maternidade já realizou 110 mil atendimentos de emergência obstétrica.

com profissionais multidisciplinares Como parte da metodologia aplicada no Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda na assistência ao trabalho de parto, os profissionais adotam métodos não farmacológicos para alívio da dor, tais como massagens, banhos quentes, música e aromaterapia. Para a eficiência dos procedimentos, a unidade foi

A equipe da maternidade Maria Amélia é formada por

equipada com seis salas de parto que têm na sua estrutu-

526 funcionários para atender os 111 leitos distribuídos

ra chuveiro com água quente, bolas suíças próprias para

em enfermarias, Unidade neonatal, Unidade de Terapia

o relaxamento da gestante, e cadeiras específicas para

Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidado Intermediário

parto humanizado. Quando entra em trabalho de parto,

Neonatal Convencional e Unidade de Cuidado Interme-

a mulher é acomodada neste espaço que foi preparado

diário Neonatal Canguru. O Núcleo de Atenção Integral

para oferecer uma ambiência adequada.

“Cegonha Carioca” assegura o pré-natal Por meio deste programa da Prefeitura do Rio, a gestante é assistida desde o pré-natal, passando por, no mínimo, sete consultas. Próximo ao parto, ela visita o Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda para sentir-se mais segura.

Fotos: Prefeitura do Rio de Janeiro – Maternidade Municipal Maria Amélia

80

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Município como promotor do desenvolvimento Tecnologia e inovação: case de sucesso

A

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro – CGCS

Revista Diretor Funerário - publicação do Centro de Tecnologia em Administração Funerária do Setor Funerário Nacional -, na sua edição de ju-

lho/2018, dedicou duas páginas para situar o Rio de Janeiro em “case de sucesso”. O reconhecimento veio em função da implantação do Portal de Reservas da Prefeitura do Rio - desenvolvido pela GoldSystem - através da Coordenadoria Geral de Controle de Cemitérios e Serviços Funerários da Prefeitura do Rio (CGCS). A ferramenta inovadora no mercado nacional permitiu reorganizar a demanda de sepultamento no município, conferindo maior agilidade, confiabilidade, transparência e gestão das reservas dos cemitérios públicos

Daniela Guedes – Coordenadora Geral da CGCS

do Município do Rio de Janeiro. Este era um dos maiores desafios da nova coordenadora da pasta, que em 2017,

um atendimento de excelência e dando transparência

como assessora de gestão estratégica, conduziu o pro-

para as famílias a respeito da disponibilidade diária de

jeto de implantação com a sua equipe, e agora na sua

vagas dos 13 cemitérios públicos.

governança como Coordenadora Geral, colhe os frutos

A implantação do Portal se deu no prazo de oito meses

bem-sucedidos. O Rio tem, atualmente, um volume de

e, neste período, foi criada a Comissão Simples do Portal,

sepultamentos na média de quatro mil a cinco mil/mês,

formada por membros da CGCS e de representantes dos

incluindo nesta estatística os cemitérios particulares, se-

setores Cemiterial e Funerário no processo. A publicação

gundo os dados da CGCS.

destaca que o projeto piloto priorizou os campos santos

O novo sistema conseguiu formar uma fila de aten-

públicos. A Coordenadora Geral da CGCS, Daniela Gue-

dimento, de modo a agilizar o primeiro contato com as

des, ressalta que antes da solução entrar em operação,

famílias. Com isso, os processos passaram a ser dinamiza-

não havia confiabilidade nas reservas cemiteriais. “Era

dos e os serviços realizados no prazo máximo de 24 ho-

muito difícil fiscalizar, pois tudo era feito no balcão, à mão,

ras, como determina o Decreto Cemiterial, a partir do pri-

sem rastreabilidade das informações”, frisa a gestora.

meiro contato da família com a funerária permissionária

“Com o Portal, o consumidor passa a ter acesso ao de-

do MRJ, que é a porta de entrada da prestação do serviço.

monstrativo de vagas na tela do seu computador, com o

Esta era uma das maiores deficiências do setor na cida-

quantitativo em cada unidade pública da cidade, em tem-

de, a dificuldade em realizar as reservas cemiteriais com

po real. Ainda temos novas melhorias a serem implemen-

a celeridade necessária, de forma humana, prestando

tadas para 2018 e estamos confiantes e entusiasmados Conheça o Brasil, seja bem vindo!

81


Foto: Divulgação Crematório e Cemitério da Penitência (RJ)

Junção de serviços automatizados e sustentáveis do Crematório e Cemitério da Penitência colocam o Rio de Janeiro na liderança do ranking de modernidade da América Latina.

com o que ainda pode ser extraído e formatado para

obras, e com entregas em tempo muito mais ágil do que

a melhoria contínua dos nossos processos, através da in-

as construções normais de alvenaria, reduzindo o im-

clusão agora em uma 2ª fase, dos cemitérios particula-

pacto ambiental. O preparado de resina sustentável dos

res”, adianta Guedes.

compartimentos, de polímero flexível, elimina o risco de

A coordenadora geral está se referindo à instauração,

vazamento de gás, possui sistema de monitoramento de

ainda este ano, de um sistema revolucionário de técni-

gases e resíduos como o necrochorume, via satélite, e

cas de sepultamento, que poucas empresas no âmbito

tem durabilidade de 50 anos, aproximadamente.

público e privado conhecem no País. O chamado Eco No-Leak utiliza materiais de fontes renováveis na rotina operacional, como, por exemplo, as gavetas instaladas

Projetos em desenvolvimento na Coordenadoria

nos cemitérios verticais, construídas com garrafas pet,

A Coordenadora Geral tem como meta no seu Plane-

numa proporção de 167 para cada unidade. São jazigos

jamento Estratégico de 2017-2018 “Transformar o MRJ em

considerados autossustentáveis, em formato modular, o

um dos 3 serviços Cemiteriais e Funerários de referência, res-

que garante um processo de execução de projeto limpo,

peitados , inovadores e de maior qualidade no Brasil”. Para

sem geração de resíduos, eliminando os canteiros de

alcançar este objetivo desafiador, foram estabelecidas

82

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


28 ações estratégicas que estão sendo conduzidas des-

serviço público voltado para o cidadão, com os adjetivos

de 2017, com diretrizes em todos os segmentos. Um dos

da honestidade, transparência e dignidade, oferecendo

destaques foi a adequação publicada no Diário Oficial do

conforto e excelência.

Município, no mês de Agosto/2018, acerca da Tarifa de Exumação, que sofreu uma redução de 73% para a popu-

Pioneirismo na América Latina

lação, cumprindo uma promessa de campanha do pre-

em sistema operacional integrado

feito Marcelo Crivella, representando o alinhamento com

Na América Latina, apenas um cemitério particular

sua visão de governo.

do Rio de Janeiro possui a solução Eco No-Leak funcio-

Outro destaque é a implantação da Central de Óbi-

nando de forma integrada. O Crematório e Cemitério da

tos no MRJ, agregando todos os serviços funerários em

Penitência inaugurou este ano um complexo que agre-

centrais únicas, onde a família receberá um serviço de

ga todas as funções da tecnologia de ponta e, com isso,

qualidade prestado por todos os órgãos que hoje estão

está levando o nome da cidade para outros países, como

espalhados na cidade, em um único local. Estas centrais

referência de excelência e modernidade. Neste caso, as

irão coibir a prática clandestina de funerárias dentro e

gavetas sustentáveis do Cemitério Vertical, que integra o

fora do MRJ, dentre outras práticas ilegais. Será utilizado

complexo, são equipadas com o sistema Eco No-Leak e

o conhecimento prático que solucionou e moralizou o

conectadas a um software conhecido como MCC (Modo

sistema funerário em Porto Alegre.

de Controle e Comando), que possui 36 sensores duplos

A Coordenadora Geral atribui o êxito de suas ações no

e monitorados 24 horas por uma central de telemetria.

direcionamento de um trabalho sério, técnico, baseado

O processo de depuração no interior da gaveta é feito

em resultados e de forma bem planejada e consisten-

por um reator químico e qualquer ocorrência, o sistema

te. Sua equipe é peça fundamental dessa engrenagem,

emite comunicados via SMS, E-mail e APP Telegram. A tec-

porque de uma forma conjunta entenderam e compre-

nologia foi um dos cases lançados em 2017 no Congresso

enderam a sua visão para o crescimento do mercado

de São Francisco (EUA), apresentado para a comunidade

Cemiterial e Funerário no MRJ, como integrantes de um

internacional. Fruto de estudos de 10 anos, a inovação é

avanço grandioso, que vem transformando a realidade

única no mundo e, ainda este ano, deve levar o nome do

das pessoas e garantindo o cumprimento do papel do

Brasil para os Estados Unidos, México e Panamá.

Foto: Divulgação Crematório e Cemitério da Penitência (RJ)

Foto: Divulgação Crematório e Cemitério da Penitência (RJ)

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

83


Pílulas do progresso carioca EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

EMPREENDEDORISMO A Fomenta Rio - Agência de Fomento do Município do

Criado pela Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb,

Rio de Janeiro S/A - foi criada pelo Executivo municipal,

em julho de 2002, o Galpão de Artes Urbanas Helio Pelle-

em parceria com a Câmara Empresarial Rio, com a propos-

grino tem como objetivo dar um novo olhar sobre o lixo

ta de promover ações que sirvam de via para o desenvol-

e transmitir a importância da preservação ambiental e da

vimento econômico, social e sustentável da cidade. As es-

reciclagem de materiais. Situado embaixo do viaduto da

tratégias miram nos investimentos privados, na geração

Estrada Lagoa-Barra, na Gávea, o espaço tornou-se um

de empregos e na melhoria do ambiente de negócios.

ponto de oficinas de artes, projetos e exposições.

O programa vai estimular a expansão das micro e pe-

As parcerias com artistas plásticos vêm garantindo

quenas empresas e de empreendimentos de economia

excelentes resultados no Galpão. O objetivo das oficinas,

solidária, estabelecendo vínculos comerciais com insti-

com trabalho voluntário dos artistas, é aliar a arte à pre-

tuições financeiras que possam oferecer microcrédito

ocupação com o meio ambiente e sustentabilidade, com

as categorias.

foco na redução de lixo na cidade e a geração de renda. Foto: Acervo Alfredo Borret

MOBILIDADE No campo da mobilidaFoto: Prefeitura do Rio de Janeiro

de urbana, o governo municipal anunciou uma nova frota de ônibus equipados com ar condicionado, sistema WI-FI e entrada USB em cada poltrona para carregadores de celular. Os veículos devem chegar às ruas da cidade ainda este ano. EDUCAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO A Nave do Conhecimento oferece aos jovens cariocas um leque de informações que podem ajudá-lo a ingressar no mercado de trabalho. São passados ensinamentos sobre o uso das ferramentas digitais e do processo

“As Oficinas Ecotampas são uma incrível experiência, onde posso compartilhar e aprender com o público, sobre como respeitar o meio ambiente. O Galpão

de modernização dos setores da economia. Além de uma

das Artes foi, e ainda é, meu espaço preferido para

série de atividades ligadas à temática, em ambiente so-

trabalhar a Educação Ambiental”. Alfredo Borret

fisticado e aconchegante para receber os interessados. 84

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Fofos e valiosos: cães da Guarda Municipal atuam como terapeutas A Cinoterapia é uma prática que emprega o animal como terapeuta em tratamentos para idosos e crianças

Com os resultados positivos, a terapia foi ampliada para adolescentes e adultos.

especiais. Este ano, a Guarda Municipal do Rio ampliou o

Os profissionais envolvidos no programa do Grupa-

projeto para o Abrigo Cristo Redentor, administrado pela

mento de Cães da GM, explicam que o contato com os

Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Hu-

cães promove uma melhora significativa na qualidade de

manos. A entidade atende 220 idosos residentes.

vida dos pacientes. As crianças com síndrome de Down,

A metodologia voltou ao município em março de

autismo, microcefalia e paralisia cerebral que participa-

2017, após ficar suspensa por um período de seis anos.

ram das sessões, apresentaram avanços na cognição,

A primeira entidade beneficiada foi a APAE-Tijuca, no

socialização, concentração e mobilidade, além de terem

bairro da Tijuca, na Zona Norte. Lá, o programa aten-

desenvolvido os sentimentos de afetividade e diminuído

deu, inicialmente, a crianças especiais de 2 a 14 anos.

a agressividade.

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro – Abrigo Cristo Redentor

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

85


Embarque imediato para os estados brasileiros Acre

Alagoas

O estado tem cerca de 700 mil habitantes, sendo 15 mil

De uma das jangadas de velas coloridas que levam os

indígenas que vivem em 32 reservas, preservando as suas

visitantes às piscinas naturais da praia da Pajuçara, em

tradições. O modo de vida dos acreanos está impregnado

Maceió, os lindos coqueiros são avistados. Eles fazem

pela herança cultural dos índios, presente no artesanato

parte da paisagem de todo o litoral de Alagoas. As pis-

e na culinária. A população regional tem forte integração

cinas são formadas durante a maré baixa, entre bancos

com a floresta e seus mitos. Neste contexto, tem destaque

de areia e arrecifes próximos à costa, e são tão rasas que

os Caminhos de Chico Mendes, líder sindicalista conheci-

permitem a observação dos peixes a olho nu. A travessia

do mundialmente por sua luta em defesa do uso sustentá-

de jangada dura cerca de 15 minutos.

vel dos recursos naturais da Amazônia. Tem também o Par-

O estado é repleto de lindas praias azuis e esverdeadas

que Nacional da Serra do Divisor, unidade de conservação

de águas mornas e aconchegantes, entre elas as praias do

que contém uma das maiores biodiversidades do mundo.

Francês, de Maragogi, do Gunga e de Paripueira. Um dos

O Acre faz fronteira com a Bolívia e o Peru e é um es-

mais importantes atrativos é o Rio São Francisco, o Velho

tado que ainda mantém, aproximadamente, 90% de sua

Chico, essencial para a economia das localidades que

cobertura florestal natural. A economia é baseada no

atravessa. A culinária típica de Alagoas é à base de frutos

extrativismo vegetal, principalmente na exploração da

do mar e uma das mais tradicionais iguarias alagoanas é o

borracha, atividade responsável pelo povoamento local.

sururu, um tipo de molusco preparado com leite de coco.

É grande produtor de castanha, açaí e óleo de copaíba, e seu principal produto de exportação é a madeira. http://www.ac.gov.br/wps/portal/acre/Acre/estado-acre/turismo

Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas - Psicultura

86

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

www.cultura.al.gov.br/

Foto: Jonathan Lins/Divulgação Governo do Estado do Alagoas - Povoado de Massagueira


Amapá O Amapá tem uma ligação forte com as ricas tradições culturais da Floresta Amazônica e mescla heranças indígenas, africanas e portuguesas. Com menos de 1% de sua área desmatada, o estado oferece atrativos como a viagem à Serra do Navio pela estrada de ferro, na qual é possível apreciar a vegetação e a fauna amazônicas. A capital do estado, Macapá, é a única da região Norte banhada pelo gigantesco Rio Amazonas. Ali pode ser observado, em março e em setembro, o equinócio, fenômeno em que os dois hemisférios terrestres ficam iluminados pelo sol, fazendo com que o dia e a noite tenham igualmente 12 horas de duração. Outro acontecimento natural que pode ser visto no Amapá é a pororoca, quando as águas do oceano se encontram com as águas dos rios e formam ondas de até 5 m de altura. Nos locais onde o fenômeno ocorre, como o canal do inferno da Ilha de Maracá, vários aventureiros costumam surfar.

http://www.ap.gov.br

Foto: Divulgação do Governo do Estado do Amapá - Macapá

Amazonas Encantos naturais, com culinária exótica e diversificada. Assim é o Estado do Amazonas, em pleno coração da Floresta Amazônica, a maior tropical do mundo. Este é o maior estado brasileiro, com 98% de sua área florestal intacta. Possui requintados hotéis de selva bem perto da capital Manaus, onde o turista pode apreciar a fauna e a flora locais. Conhecida como a Paris dos Trópicos, Manaus é a principal metrópole do estado e tem como atrações o Teatro Amazonas, com a sua cúpula colorida de cerâmica esmaltada; balneários como a Ponta Negra e a Praia da Lua. O famoso Encontro das Águas, fenômeno resultante da confluência entre as águas do Rio Negro (pretas) e do Rio Solimões (barrentas), também é um dos principais atrativos da cidade. A 100 km de Manaus, perto do município de Novo Airão, fica um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo: Anavilhanas, onde 400 ilhas formam uma das mais belas paisagens naturais amazônicas. Em Parintins, a 325 km da capital, acontece todo ano, no mês de junho, o tradicional Festival do Boi Bumbá. www.amazonas.am.gov.br

Foto: Juca Varella/Fotos Públicas - Rio Negro

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

87


Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

São Paulo: Região Metropolitana 88

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Foto: Embratur/Fotos Públicas

Minas Gerais: Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte

Espírito Santo: Palácio Anchieta, em Vitória

Foto: Setur/Secom-Thiago/Fotos Públicas

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

89


Bahia

Ceará

As belezas naturais estão espalhadas por todos os lu-

Conhecido por seu carisma e espontaneidade, o

gares do seu litoral de mais de 1000 km. As Costas do

povo do Ceará costuma receber seus visitantes de bra-

Descobrimento, das Baleias e dos Coqueiros são alguns

ços abertos e com muita alegria. Em Fortaleza, a capital,

de seus encantos. Praias como Itacaré, Costa do Sauípe,

os dias são paradisíacos e as noites agitadas, garantindo

Morro de São Paulo e Trancoso, com resorts e pousadas

diversão em todos os dias da semana. Na Praia do Futu-

de charme, são verdadeiros paraísos. A Chapada Dia-

ro, há barraquinhas em toda a orla, cada uma com um

mantina, um dos principais destinos de ecoturismo do

estilo musical e decoração própria. Os quiosques ofe-

Brasil, é um local perfeito para a prática de exploração de

recem água de coco, frutos do mar e batidas de frutas

cavernas, caminhadas e trekking.

diversificadas.

O estado preserva um rico patrimônio cultural em

O litoral oeste do estado é repleto de praias deslum-

suas igrejas, museus e casarões antigos. Em Salvador, não

brantes, como Cumbuco e Jericoacoara. Cercada por du-

faltam atrações famosas, como o Farol da Barra e o Pelou-

nas e lagoas, a famosa Jeri atrai gente do mundo todo

rinho, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Histó-

para suas pousadas de charme. Na costa leste, as praias

rico. A capital ferve durante o Carnaval, quando milhões

mais famosas são Canoa Quebrada e suas enormes falé-

de pessoas dançam atrás dos trios elétricos. A culinária

sias, e Morro Branco, com areias coloridas que servem de

baiana é baseada nas tradições dos antepassados, no ta-

matéria-prima para o artesanato local.

buleiro das baianas tem o acarajé, o vatapá e vários outros pratos temperados pelo delicioso azeite de dendê.

www.bahia.com.br

Foto: Cláudia Freitas - Salvador

90

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

www.ceara.gov.br/turismo

Foto: Evelson de Freitas/Fotos Públicas - Pôr do sol no Ceará


Distrito Federal

Espírito Santo

O Distrito Federal foi criado para abrigar a nova capi-

Os turistas podem desfrutar de praias lindas, como

tal do Brasil. Inaugurada em 1960 pelo então presiden-

Guarapari e Aracruz, subir montanhas com clima ameno

te Juscelino Kubitschek, Brasília foi projetada por Lucio

e trilhas inesquecíveis, em municípios como Domingos

Costa e Oscar Niemeyer, sendo hoje Patrimônio Cultural

Martins, e comer o prato mais famoso do estado: a mo-

da Humanidade. Sua arquitetura moderna e o contraste

queca capixaba, conhecida internacionalmente.

harmônico entre o verde e o concreto fazem da capital

A baía de Vitória abriga 34 ilhas e forma uma bela pai-

federal uma cidade única. Brasília tem a maior área tom-

sagem em torno da capital. A cidade conta com um dos

bada do mundo – 112,5 km quadrados. Abriga constru-

mais importantes portos do país: o de Vitória. Ele e vários

ções e lugares famosos como a Catedral Metropolitana

outros formam o maior complexo portuário da América

de Brasília, a Torre de TV, o Parque da Cidade Dona Sarah

do Sul. A principal praia da cidade é a de Camburi, ideal

Kubitschek e o Lago Paranoá.

para a prática de esportes náuticos.

O Cerrado, vegetação predominante, é cortado por rios e cachoeiras maravilhosas. No entorno de Brasília há inúmeros hotéis-fazenda para o hóspede relaxar, andar a cavalo, tomar banho de rio e apreciar a gastronomia típica da região, composta por iguarias do Brasil. Um dos espetáculos mais lindos do Distrito Federal é o pôr do sol.

http://www.df.gov.br/

Foto: Marcello Casal Junior/Agência Brasil/Fotos Públicas - Brasília

https://setur.es.gov.br

Foto: Jefferson Pancieri/Fotos Públicas - Moqueca Capixaba

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

91


Foto: GEPR/Fotos Públicas

Paraná: Carregamento de soja no Porto Paranaguá

Rio Grande do Sul: Rio Guaíba, em Porto Alegre

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

Foto: Embratur/Fotos Públicas

92


Foto: Embratur/Fotos Públicas

Santa Catarina: Ponte Luz, em Florianópolis BrasilHercílio Conheça embarcaono Brasil, Turismo seja Sustentável bem vindo! 93


Goiás

Maranhão

O estado destaca-se pelo crescimento econômico,

A mistura das raças indígenas, negras e brancas está

principalmente da pecuária e agropecuária. A culinária

presente na culinária, no artesanato e em quase todos

goiana é uma referência no Brasil, com iguarias como o

os aspectos da cultura popular do Maranhão. Bumba-

delicioso empadão goiano e a pamonha, além do pequi,

meu-boi, Tambor de Crioula e Caroço, Festa do Divino

da guariroba e do sorvete de milho. Cidades goianas

Espírito Santo e outras manifestações culturais fazem do

como Caldas Novas, com suas águas quentes, e Pirenó-

Maranhão um estado turisticamente rico. Com a maior

polis, repleta de construções históricas e cachoeiras, en-

diversidade de ecossistemas de todo o Brasil, é dividido

tre elas a do Abade e do Lázaro, atraem turistas de todo

em cinco polos turísticos, cada um com seus atrativos

o mundo.

específicos.

O ecoturismo é praticado em locais como o Parque

São Luís, a capital, recebe inúmeras festas populares

Nacional das Emas, habitat de onças pintadas, lobos-

que garantem um passeio divertido e instrutivo. Delta

guará e tamanduás-bandeira, e em Alto Paraíso, porta de

das Américas, paraíso ecológico repleto de rios e iga-

entrada para cachoeiras deslumbrantes, como Alméce-

rapés. A Chapada das Mesas é perfeita para os adeptos

gas e o Vale da Lua, e para o Parque Nacional da Chapada

de esportes radicais, com suas gigantescas esculturas

dos Veadeiros, declarado pela Unesco como Patrimônio

naturais e os Lençóis Maranhenses, o único deserto do

Natural da Humanidade. A cultura goiana é rica por fes-

mundo entremeado por lagoas de águas cristalinas. Tem

tas como a do Divino Espírito Santo e das Cavalhadas,

ainda a Floresta dos Guarás, onde exuberantes mangue-

pela literatura de Cora Coralina, pelos festivais de cinema

zais abrigam uma enorme diversidade de répteis, peixes

e arte, e pela famosa música sertaneja.

e outros animais.

www.goiasturismo.go.gov.br

Foto: Tarcísio Araruna/Goiás Tur - Biodiversidade de Caldas Novas

94

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

http://www.ma.gov.br/

Foto: Embratur/Fotos Públicas - Centro Histórico de São Luís


Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso tem uma identidade cultural baseada

Conhecido por sua biodiversidade, o Mato Grosso do

na integração entre índios sul-americanos, afro e euro-

Sul tem no turismo ecológico uma importante fonte de

descendentes e migrantes oriundos de vários locais do

renda, especialmente na região do Pantanal. Patrimônio

Brasil. Na capital Cuiabá e em outras cidades centenárias,

da Humanidade, o Pantanal é uma planície que alaga pe-

como Cáceres, Poconé e Diamantino, o patrimônio ar-

riodicamente, uma das mais diversificadas reservas natu-

quitetônico traz parte da história do estado em espaços

rais do planeta. A principal cidade pantaneira é Corum-

como centros culturais e museus. A alternância entre pe-

bá, que tem como principal fonte econômica o turismo

ríodos secos e úmidos faz com que a paisagem panta-

de pesca esportiva e o ecoturismo.

neira nunca seja a mesma e torna a região um dos mais belos espetáculos da Terra.

A Serra da Bodoquena, onde fica o município de Bonito, desenvolveu-se a partir de intensa sedimentação e

O Rio Araguaia atrai gente interessada em observar a

transformou-se numa rocha calcárea que se estende por

fauna e se divertir com a pesca esportiva. Além de ani-

220 km, desde o município de Miranda até Porto Murti-

mais exóticos, aldeias indígenas, grutas e cachoeiras, um

nho. A capital do estado, Campo Grande, marcada pela

dos atrativos que podem ser apreciados na região é a

diversidade de costumes e pela gastronomia, reflete tra-

Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, na divisa

ços culturais deixados pelos índios, migrantes de outros

entre Mato Grosso e Tocantins. A 64 km da capital, fica o

estados e por diversas raças, como a europeia, a sírio-li-

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, unidade de

banesa, a japonesa, a paraguaia e a boliviana.

conservação de grande variação paisagística, com cenários que vão desde o campo limpo até o cerradão.

www.turismo.gov.br/últimas-notícias/6480

Foto: Mayke Toscano/Fotos Públicas - São Féliz do Araguaia

http://www.ms.gov.br/

Foto: Alaor Filho/Fotos Públicas - Biodiversidade do Pantanal

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

95


Foto: Divulgação Governo do Estado de Pernambuco

Pernambuco: bloco carnavalesco “O Galo da Madrugada”, em Recife 96

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Ceará: Parque eólico de Icaraí de Amontoada

Foto: Evelson de Freitas/Fotos Públicas

Foto: Cláudia Freitas

Bahia: travessa histórica em Salvador Conheça o Brasil, seja bem vindo!

97


Minas Gerais

Pará

Uma parte da História do Brasil está nas cidades bu-

Cenário marcado pela leveza de danças típicas, como

cólicas de Minas Gerais e nas igrejas típicas do Barroco

o carimbó, e a sensualidade de personagens de lendas

nacional, muitas delas obras do grande artista mineiro

amazônicas, como o boto e o uirapuru. A capital Belém

Aleijadinho. O estado abriga um importante acervo ar-

tem infraestrutura turística adequada para que os visi-

quitetônico e artístico do período colonial brasileiro, pre-

tantes conheçam o núcleo urbano e os arredores: Santa-

servado em localidades mundialmente famosas, como

rém, berço da grande nação indígena dos Tapajós, e a vila

Ouro Preto, Diamantina e São João Del Rei, integrantes

Alter do Chão, com praias fluviais de águas transparentes

do complexo da Estrada Real. Percorrer a Estrada Real é

e areias branquinhas. A gastronomia é influenciada pela

viver a cultura de Minas Gerais. No percurso de 1630 km,

cultura indígena, no preparo dos pratos e nos seus no-

mais de 115 municípios podem ser conhecidos a pé, de

mes: maniçoba, tacacá e o famoso pato no tucupi. Caldo

bicicleta, a cavalo ou de carro, e reúnem um patrimônio

amarelo extraído da mandioca, o tucupi é uma das prin-

cercado de natureza, cultura e arte.

cipais bases da culinária local.

O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos

O artesanato paraense é conhecido pelas peças ins-

principais atrativos, com suas exuberantes cachoeiras e

piradas nos povos indígenas, com o uso de sementes e

flora e fauna diversificadas. A capital Belo Horizonte foi a

de outras matérias-primas encontradas na natureza. A

primeira cidade brasileira a nascer planejada, no final do

Floresta Nacional do Tapajós, unidade de conservação

século 19. Foi lá que o arquiteto modernista Oscar Nie-

com cerca de 600 mil hectares, é o grande atrativo, com

meyer implementou o Museu de Arte da Pampulha, uma

fauna variada e árvores frondosas centenárias, como a

das suas primeiras criações.

castanheira e a andiroba. A maior ilha fluviomarinha do mundo – Ilha de Marajó – fica no Pará.

www.turismo.mg.gov.br

Foto: Thainá Rossatti/Imprensa MG/Fotos Públicas - Gruta de Maquiné em Montes Claros

98

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

http://www.pa.gov.br/

Foto: Embratur/Fotos Públicas - Forte do Presépio em Belém


Paraíba

Paraná

Com 138 km de extensão, o litoral da Paraíba é uma

O principal cartão postal é o famoso complexo das Ca-

sucessão de cenários de cinema. Paraísos como Cabo

taratas do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai e a Argen-

Branco, Coqueirinho e Tambaba são algumas das mais

tina. Eleitas uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza em

de 50 praias do estado, todas banhadas por águas mor-

concurso organizado pela fundação suíça New7Wonders,

nas e esverdeadas, numa mistura gostosa de natureza e

as centenas de quedas d’água ficam no Parque Nacional

tranquilidade. A culinária pode ser muito bem aprecia-

do Iguaçu, declarado Patrimônio Natural da Humanida-

da nas barracas de praia, que preparam pratos à base de

de pela Unesco. Marcada pela influência de imigrantes

camarão e petiscos como caldinhos de caranguejo com

portugueses, italianos e alemães, Curitiba, a capital, é

leite de coco e agulhinhas fritas (peixes pequenos típicos

exemplo mundial em soluções de urbanismo e aprovei-

do Nordeste brasileiro).

tamento consciente de recursos naturais.

João Pessoa, capital do estado, dispõe de uma boa in-

A cidade mantém cerca de 51 m² de área verde por ha-

fraestrutura turística e de uma rica cultura popular, e tem

bitante, característica que pode ser apreciada em parques

como marca registrada a hospitalidade. A cidade de Cam-

como o Tanguá e o Barigui, e em locais como a Ópera de

pina Grande concentra grande parte das atividades cultu-

Arame, estrutura tubular que é símbolo da cidade. A Ilha

rais. Localizado no interior, o município é palco do maior

do Mel, um dos trechos mais bonitos do litoral do Paraná,

São João do mundo, evento que durante um mês atrai tu-

oferece opções de praia, ecoturismo e aventura. Na ilha

ristas. São 30 dias de forró, apresentações de quadrilhas,

não entram carros, mas apesar da rusticidade típica, o lo-

exposições de artesanato local e barraquinhas repletas de

cal tem boa infraestrutura turística, com destaque para as

comidas como pamonha, milho cozido e canjica.

pousadas de charme.

www.destinoparaiba.pb.gov.br

Foto: Cacio Murilo/Divulgação Governo Estado da Paraíba - João Pessoa

www.turismo.pr.gov.br

Foto: Embratur/Fotos Públicas - Catedral Nossa Senhora da Luz em Curitiba

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

99


Goiás: panorama da capital, Goiânia

Foto: Silvio Quirino/GCOM-GO

Foto: GCOM-MT

Mato Grosso: Memorial Rondon 100

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Brasília: Palácio da Alvorada

Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

101


Pernambuco

Piauí

Planaltos, serras, sertão e praias com recifes imensos

O estado do Piauí abriga um dos mais lindos trechos

e piscinas naturais. Os lugares mais procurados são Por-

de praia do Brasil: o famoso Delta do Rio Parnaíba, for-

to de Galinhas, Carneiros, Cabo de Santo Agostinho e

mado por mais de 70 ilhas que se desenham entre rios,

o arquipélago de Fernando de Noronha, tombado pela

riachos, igarapés, dunas e lagoas. No Piauí, está a maior

Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Entre

quantidade de sítios arqueológicos do Brasil, na Serra da

as principais atrações de Noronha estão os golfinhos sal-

Capivara, cujo Parque Nacional é patrimônio da huma-

tadores, que podem ser vistos em vários pontos das ilhas.

nidade e impressiona por seus atributos naturais e cul-

Em Recife, a capital, e Olinda, separadas apenas por

turais. Além de visitar o Delta, uma experiência impres-

uma ponte, um dos atrativos principais é o Carnaval, que

sionante é o pôr do sol na Pedra do Sal. Outras opções

atrai foliões de todo o mundo. O Galo da Madrugada, em

é conhecer o terminal turístico de Porto das Barcas e a

Recife, é reconhecido pelo Guinness Book como o maior

Lagoa do Portinho.

bloco carnavalesco do mundo e reúne, anualmente, mais

A população piauiense reflete a mistura das raças ne-

de dois milhões de pessoas. Caruaru é a cidade conheci-

gras, brancas e indígenas e sua economia está baseada

da como a Princesinha do Agreste, hospedando a mais

na atividade agropecuária. A miscigenação transparece

famosa feira ao ar livre do Brasil, considerada Patrimônio

nas casas de taipa cobertas com palha de buriti, nas jan-

Cultural Nacional, que encanta pelo seu rico e diversifica-

gadas do litoral e na figura dos tiradores de palha de car-

do artesanato, suas manifestações folclóricas e produtos

naúba e dos vaqueiros. As danças folclóricas são muito

gastronômicos.

espontâneas e simples, mas sempre surpreendentes.

www.pe.gov.br/conheca/turismo/

Foto: Thiago Bunzen/PMO/Fotos Públicas - Carnaval em Olinda

102

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

www.pi.gov.br/materiais/conheca-o-piaui/

Foto: Paulo Barros/Governo do Estado do Piauí/Fotos Públicas - Cachoeira do Urubu


Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

A Cidade Maravilhosa é famosa pelas belas praias, en-

Situado na “esquina” do Brasil, tem mais de 400 km de

tre elas Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. O Carna-

um litoral repleto de dunas e falésias. O clima tropical fa-

val é mundialmente conhecido. Além do Cristo Redentor

vorece a economia e o torna um grande exportador de

e do Pão de Açúcar, a cidade permite inúmeros progra-

frutas e de camarão. Rica em frutos do mar, carne de sol,

mas, como os passeios pelo Jardim Botânico e no bondi-

feijão verde e macaxeira (mandioca), a gastronomia tam-

nho de Santa Teresa, as visitas à Catedral Metropolitana e

bém é um ponto forte do estado. A 30 km de Natal, a ca-

ao Museu de Arte Moderna e a possibilidade de voar pela

pital, está uma das mais famosas praias: Genipabu. Ali é

cidade partindo da rampa da Pedra Bonita.

possível relaxar, passear de buggy pelas extensas dunas,

O litoral é um dos mais belos do Brasil, com ilhas es-

praticar esportes radicais e passear de camelo.

palhadas por toda a costa. Só em Angra dos Reis são 365

A praia da Pipa, em Tibau do Sul, é um dos destinos

delas. Na Região dos Lagos, Búzios e Arraial do Cabo têm

preferidos dos turistas. Moradia de golfinhos e tartarugas

praias de areias branquinhas e águas transparentes. Na

marinhas, Pipa tem águas claras e mornas, e é cercada

serra, os parques de Itatiaia e o da Serra dos Órgãos são

por enormes falésias cobertas pela Mata Atlântica. Ou-

excelentes para a prática de caminhada e rapel. O esta-

tros destinos bastante procurados são a praia de Maraca-

do tem um pouco de sua história apresentada em locais

jaú, com seus parrachos (barreiras de corais) que favore-

como o Museu Imperial, em Petrópolis, que reúne um

cem o mergulho, e a cidade de Mossoró.

rico acervo de peças que remetem à monarquia. Em Paraty, casarões e igrejas revelam um estilo da época colonial, uma imagem do Brasil de antigamente.

http://www.cidadesmaravilhosas.rj.gov.br

Foto: Alexandre Macieira/Fotos Públicas - Sambódromo com o Cristo Redentor ao fundo

http://www.rn.gov.br/index.asp

Foto: Divulgação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte - Buggy nas Dunas de Genipabu

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

103


Foto: Embratur/Fotos Públicas

Pará: Mercado de São Brás, em Belém 104

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Fotos Públicas Foto: Embratur/Fotos Públicas

Tocantins: Jogos Indígenas

Amazonas: Ponte sobre o Rio Negro Conheça o Brasil, seja bem vindo!

105


Rio Grande do Sul

Rondônia

No inverno, em áreas serranas, a neve pode cair, co-

Com hotéis de selva e culinária exótica à base de pes-

brindo de branco os telhados e campos. No verão, o sol

cados, o estado preserva as influências históricas e se

brilha com vontade, elevando as temperaturas e levando

destaca por sua linda paisagem fluvial. O Vale do Guaporé

os gaúchos e visitantes para praias como a da Guarita,

é um dos principais atrativos de Rondônia e abriga uma

em Torres. Porto Alegre, a capital, com seus parques bem

enorme variedade de ambientes ainda pouco impac-

cuidados, é uma das cidades mais verdes do Brasil. No

tados pela ação humana. Por ser um local de transição

interior, o destaque fica por conta dos refúgios na Serra

climática entre dois ecossistemas (Amazônia e Pantanal),

Gaúcha, bastante procurados na temporada de inverno.

apresenta grande diversidade de fauna e flora. Tem ainda

Gramado e Canela, com suas pousadas de charme,

opções como a prática de canoagem no Rio Machado, de

casas de fondue e boas vinícolas, são um convite para

rapel e trekkings pela Floresta Amazônica.

uma viagem de lua de mel e, não à toa, fazem parte da Rota Romântica. Parques nacionais, como o de Aparados da Serra, são excelentes para a prática de caminhadas, trekking e rafting. Há também destinos históricos que contam parte importante da História do Brasil, como as ruínas de São Miguel das Missões.

www.turismo.rs.gov.br/inicial

Foto: Maria Ana Krack/PMPA/Fotos Públicas - Orla do Guaíba (Moacyr Scliar)

106

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

www.rondonia.ro.gov.br/setur/

Foto: Secom AM/Fotos Públicas - Boto Vermelho no Rio Madeira, divisa entre Rondônia e Amazonas


Roraima

Santa Catarina

Savanas entrecortadas por cachoeiras e regiões mon-

Belas ilhas, praias e serras. O contraste entre o azul do

tanhosas fazem das paisagens deste estado uma expe-

mar e o verde das montanhas forma paisagens impres-

riência inesquecível. Com uma das maiores populações

sionantes. A capital Florianópolis tem mais de 100 praias,

indígenas do País, oferece um patrimônio histórico-cul-

entre elas a Praia Mole, reduto da juventude catarinense,

tural riquíssimo em costumes, mitos, músicas, danças,

a famosa Joaquina, paraíso dos surfistas, e Jurerê Inter-

lendas e crenças. Esta influência pode ser percebida no

nacional, que tem uma das noites mais animadas do País.

artesanato, em objetos como esculturas de cerâmica,

O verão atrai gente de diversos países em busca de cam-

acessórios com diversos tipos de sementes e obras em

peonatos de mergulho e surfe por todo o litoral. Praias

madeira, bambu, palha e fibra.

como Garopaba, Imbituba e Balneário Camboriú ficam

A culinária local é marcada pela herança cultural dos

lotadas de dezembro a março.

índios, e tem iguarias como o tacacá (sopa típica da Ama-

No inverno, Santa Catarina surpreende com român-

zônia com temperos variados, camarão e jambu) e a pa-

ticos passeios na Serra, regados a vinhos produzidos na

çoca (farofa feita com farinha, carne seca e cebola). Ins-

região. Blumenau, ao norte da capital, é o lugar ideal para

crições rupestres mostram que o local já era habitado há

agitos noturnos e sedia o Oktoberfest, festa tipicamente

milhares de anos, e podem ser encontradas em lugares

alemã realizada no mês de outubro. A economia é base-

como a Pedra Pintada, a 140 km da capital do estado. Um

ada na agroindústria e o estado é o maior exportador de

importante cartão postal da região é o Monte Roraima,

carne suína e de frango do Brasil.

um imenso platô em forma de mesa e um dos lugares mais altos e antigos da Terra.

www.turismo.rr.gov.br/site/

Foto: Embratur/Fotos Públicas - Boa Vista

turismo.sc.gov.br

Foto: Embratur/Fotos Públicas - Vista noturna de Florianópolis

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

107


São Paulo

Sergipe

São Paulo tem a maior e mais diversificada população

A capital do estado, Aracaju, é conhecida por suas be-

do Brasil: dos mais de 40 milhões de habitantes, cerca de

las praias, passeios de catamarã e festas populares, como

3 milhões são imigrantes de 70 diferentes nacionalidades.

o Pré-Caju (festa pré-carnavalesca), que acontece 15 dias

A vocação é para os negócios, mas a cidade é repleta de

antes do Carnaval. As festas juninas também não faltam

atrativos culturais: Museu de Arte de São Paulo (Masp),

no calendário sergipano, com muito forró e comidas tí-

Pinacoteca do Estado, Memorial da América Latina. Ou-

picas, como canjica e cuscuz. O São João é comemorado

tros pontos turísticos são os parques como o do Ibirapue-

nas cidades do interior, com os fogos de artifício, grupos

ra, feiras nos bairros e vida noturna intensa. Consagrada

de xaxado (ritmo característico do Nordeste) e bandas de

como a capital latino-americana da boa mesa, tem res-

pífanos (flautas de timbre estridente), não termina sem a

taurantes internacionais de alto padrão e refinadas op-

quadrilha e o espetáculo dos balões coloridos.

ções regionais assinadas por chefs brasileiros de renome.

Um dos mais belos atrativos do estado é o Cânion de

Sampa é famosa por sediar uma das maiores paradas

Xingó, com rochas que alcançam mais de 50 metros de

gays do mundo. O estado tem cerca de 620 km de praias

altura e que oferecem um espetáculo natural inesque-

lindas, como as do Guarujá e de Ubatuba. Em Ilhabela,

cível. O cânion navegável impressiona os visitantes, que

conhecida como a Capital da Vela, dezenas de praias e

podem fazer o passeio pelo Rio São Francisco em cata-

cerca de 400 cachoeiras fazem a alegria dos mergulhado-

marãs ou escunas. A sua economia é baseada na explora-

res. Oferece turismo rural e ecológico em locais como o

ção de recursos minerais e na atividade agrícola, no culti-

Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Nacional da

vo de cana-de-açúcar, mandioca, coco e laranja.

Serra da Bocaina.

www.cidadedesaopaulo.com

Foto: Embratur/USP/Fotos Públicas - Praça dos Correios

108

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

www.agencia.se.gov.br/sergipe/turismo-viver-sergipe

Foto: Marcelle Cristinne/Governo do Estado de Sergipe - Passeio pelo Cânion do Xingó


Tocantins Criado em 1989, Tocantins chama atenção por suas

maior ilha fluvial do mundo. Submersa durante grande

belezas naturais como rios, chapadas e serras. A popula-

parte do ano, ela tem uma rica biodiversidade graças ao

ção indígena se divide em sete etnias, totalizando mais

encontro entre a Floresta Amazônica e o Cerrado. Para

de 10 mil índios. O estado tem uma cultura antiga e pre-

quem gosta de ecoturismo, o Jalapão é o passeio ideal,

serva essa tradição nas danças folclóricas e nas festas re-

com suas árvores de galhos retorcidos e rios de águas

ligiosas. A capital do estado, Palmas, foi planejada e tem

cristalinas, numa paisagem formada por dunas, chapa-

excelente qualidade de vida. O lago da cidade, com 180

dões, cachoeiras e trilhas. O local é muito procurado por

km de extensão, tem excelente potencial para a pesca

quem curte aventura e oferece opções para a prática de

esportiva. É no Tocantins que fica a Ilha do Bananal, a

rapel, escalada, surfe de areia, trekking e canoagem.

turismo.to.gov.br

Foto: Embratur/Fotos Públicas - Cachoeira em Palmas

Conheça o Brasil, seja bem vindo!

109


PalĂĄcio do Planalto 110

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

Conheça a República Federativa do Brasil A República Federativa do Brasil Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, 3º andar. Brasília/DF. CEP: 70.150-900 Telefones: 55 (61) 3411-1200 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www2.planalto.gov.br

Casa Civil Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, 4º andar. Brasília/DF. CEP 70.150-900 Telefones: 55 (61) 3411-1573 / 3411-1935 e-mail: casacivil@presidencia.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.casacivil.gov.br

Ministério da Justiça Esplanada dos Ministérios, Palácio da Justiça, Bloco T, Edifício Sede. Brasília/DF. CEP: 70.064-900 Telefone: 55 (61) 2025-3000 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.justica.gov.br

Ministério Extraordinário da Segurança Pública Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede, 2º Andar, Sala 228. Brasília/DF. CEP: 70.064-900 Telefones: (61) 2025-7513 / 2025-7514 e-mail: gab.mesp@mj.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8 horas às 18 horas.

Ministério da Defesa Esplanada do Ministérios, Bloco Q, Ed. Sede, 6º Andar, Brasília/DF. CEP: 70.049-900 Telefones: (61) 3312-8525 / 3312-8520 e-mail: ministro@defesa.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.defesa.gov.br

Ministério das Relações Exteriores Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Palácio Itamaraty, Brasília/DF. CEP 70.170-900 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.itamaraty.gov.br A República Federativa do Brasil

111


Ministério da Fazenda

Ministério do Trabalho

Esplanada dos Ministérios, Bloco P, 5º andar, Gabinete Brasília/DF. CEP: 70.048-900 Telefones: (61) 3412-2515 / 3412-2516 e-mail: gabinete.ministro@fazenda.gov.br/ Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.fazenda.gov.br

Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo, Ala A, Sala TA17. Brasília/DF. CEP: 70.056-900 Telefones: 55 (61) 2031-6275 / 2031-6797 e-mail: ouvidoriageral@mte.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.trabalho.gov.br

Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil Esplanada dos Ministérios, Bloco R, sala 106, Sobreloja Zona Cívico-Administrativa. Brasília/DF. CEP: 70.044-902 Telefone: 55 (61) 2029-7609 e-mail: corregedoria@transportes.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.transportes.gov.br

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Esplanada dos Ministérios, Edifício Sede, Bloco D, 2º. andar, sala 202. Brasília/DF. CEP: 70.043-900 Telefone: 55 (61) 3218-2089 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.agricultura.gov.br

Ministério do Desenvolvimento Social Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 4° andar, sala 425. Brasília/DF. CEP: 70.054-906 Telefones: 55 (61) 2030-1653 / 2030-1586 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.mds.gov.br

Ministério da Saúde Esplanada dos Ministérios, Bloco G. Brasília/DF. CEP: 70.058-900 Telefone: 55 (61) 3315-2712 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.saude.gov.br

Ministério da Educação

Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Esplanada dos Ministérios, Bl. L, 8º andar, Gabinete, Brasília/DF. CEP: 70.047-900 Telefones: 55 (61) 2022-7828 / 2022-7822 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.portal.mec.gov.br

Esplanada dos Ministérios, Bloco J, Zona Cívico-Administrativa, Brasília/DF. CEP: 70.053-900 Telefone: 55 (61) 2027-7000 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.mdic.gov.br

Ministério da Cultura Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar, Brasília/DF. CEP: 70.068-900 Telefone: 55 (61) 2024-2033 e-mail: gm@cultura.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.cultura.gov.br/

112

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

Ministério de Minas e Energia Esplanada dos Ministérios, Bloco U. Brasília/DF. CEP: 70.065-900 Telefone: 55 (61) 2032-5555 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.mme.gov.br


Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Esplanada dos Ministérios, Bloco K, Brasília/DF. CEP: 70.040-906 Telefone: 55 (61) 2020-4205 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.planejamento.gov.br

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Esplanada dos Ministérios, Bloco E, sala T-77, Brasília/DF. CEP: 70.067-900 Telefone: 55 (61) 2033-8522 e-mail: ouvidoria@mctic.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.mcti.gov.br

Ministério do Meio Ambiente Esplanada dos Ministérios, Bloco B, sala 953, Brasília/DF. CEP: 70.068-900 Telefones: 55 (61) 2104-6142 / 2104-6166 e-mail: ea@mec.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.mma.gov.br

Ministério do Esporte SHCS 04, Centro Empresarial Capital Financial Center, 83 Brasília/DF. CEP: 70297-400 Telefone: 55 (61) 3217-1800 e-mail: gabmin@esporte.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.esporte.gov.br

Ministério do Turismo Esplanada dos Ministérios, Bloco U, 3º andar, Brasília/DF. CEP: 70.065-900 Telefones: 55 (61) 2023-7005 / (61) 2023-7339 e-mails: gabinete-mtur@turismo.gov.br agenda@turismo.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.turismo.gov.br

Ministério da Integração Nacional Esplanada dos Ministérios, Bloco E, S/N - Zona Cívico -Administrativa, sala 800. Brasília/DF. CEP: 70.067-901 Telefone: 55 (61) 2034-5815 e-mail: gabinete@integracao.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.integracao.gov.br

Ministério das Cidades SAUS (Setor de Autarquias Sul), Quadra 1, Lotes 1/6, Bloco H, Ed. Telemundi II, 14º Andar, Anexo IV, Gabinete 441. Brasília/DF. CEP: 70.070-010 Telefones: 55 (61) 2108-1621 / (61) 2108-1625 e-mail: gabinete@cidades.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.cidades.gov.br

Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União SAS, Quadra 01, Bloco A, Edifício Darcy Ribeiro, 9° andar, Brasília/DF. CEP: 70.070-905 Telefones: 55 (61) 2020-7241 / (61) 2020-7242 e-mail: cgugabin@cgu.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.cgu.gov.br

Ministério dos Direitos Humanos Esplanada dos Ministérios, Bloco A, sala 529, Brasília/DF. CEP: 70.047-900 Telefones: 55 2024-3056 / (61) 2024-3057 e-mail: agenda.gab@mdh.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.mdh.gov.br

Secretaria-Geral da Presidência da República Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, 4º andar, Brasília/DF. CEP: 70.150-900 e-mail: sgov.gabinete@presidencia.gov.br Telefones: 55 (61) 3411-1042 / 3411-1038 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.sg.gov.br A República Federativa do Brasil

113


Secretaria de Governo da Presidência da República

Capital Federal para o centro do País, promovida no Governo do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, 4º andar, Brasília/DF. CEP: 70.150-900 Telefones: 55 (61) 3411-1042 / (61) 3411-1038 e-mail: sgov.gabinete@presidencia.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.segov.gov.br

A construção do prédio começou em 10 de julho de 1958 e, até a conclusão, a sede do Poder Executivo Federal funcionou no Palácio do Catetinho; um sobrado em madeira, inaugurado em 31 de outubro de 1956, nos arredores de Brasília.

Gabinete de Segurança Institucional Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes 4º andar, sala 406, Brasília/DF. CEP: 70.150-900 Telefones: 55 (61) 3411-1117 / (61) 3411-1687 e-mail: asscomgsi@presidencia.gov.br Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.gsi.gov.br

O projeto do Palácio do Planalto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, impressiona pela pureza de suas linhas com predomínio dos traços horizontais e efeito plástico requintado. O prédio encanta pela beleza das colunas, assim definidas nas palavras do seu arquiteto: “Leves como penas pousando no chão”.

Advocacia-Geral da União

PALÁCIO DO JABURU

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 06, Lote 800, Brasília/DF. CEP: 70.610-460 Telefone: 0800 645 14153 Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h00 às 18h00 www.agu.gov.br

Inaugurada 17 anos depois da criação de Brasília. Ao lado da lagoa que lhe deu o nome e às margens do Lago Paranoá, o Palácio do Jaburu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para ser a residência oficial do vice-presidente da República, dentro da concepção urbanística proposta por Lúcio Costa para Brasília.

Banco Central do Brasil SBS, Quadra 3, Bloco B, Edifício Sede, Segundo Subsolo, Brasília-DF. CEP: 70.074-900 Horário de funcionamento: dias úteis, das 10h às 16h Telefone: 145 www.bcb.gov.br

Residências oficiais PALÁCIO DO PLANALTO Está situado na Praça dos Três Poderes em Brasília e foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital. A inauguração do Palácio do Planalto, em 21 de abril de 1960, foi o centro das comemorações da inauguração de Brasília e marca a história brasileira por simbolizar a transferência da 114

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

A principal característica do Palácio e o que o diferencia, fundamentalmente, de outros, como o Alvorada, é o fato de ser uma construção exclusivamente destinada a moradia. Os seus 4.283 metros quadrados privilegiam mais a área externa, com generosas varandas, do que as áreas comuns, como os salões, cujas dimensões se aproximam das de outras residências e não dos palácios tradicionais. O Palácio do Jaburu fica localizado ao longo da Via Presidencial, entre os Palácios do Planalto e Alvorada, e está no nível topográfico do Lago Paranoá, ocupando terreno de 190 mil metros quadrados. Em seu jardim, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, foram cuidadosamente mantidas várias espécies de árvores típicas do cerrado original, que hoje se misturam às fruteiras e às plantas ornamentais trazidas de outras regiões do País.


Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas Foto: site Palácio do Planalto

Palácio do Planalto

Palácio do Jaburu A República Federativa do Brasil

115


Foto: site Palácio do Planalto

Palácio da Alvorada

Foto: site Palácio do Planalto

Granja do Torto 116

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II


PALÁCIO DA ALVORADA

GRANJA DO TORTO

Primeiro prédio de alvenaria de Brasília. O Palácio da Al-

A Granja do Torto é uma das residências oficiais da Presidência da República. É uma propriedade com características de casa de campo e por isto, situa-se nos arredores do Plano Piloto. Seu nome está relacionado à sua localização, na Fazenda do Riacho Torto, em Brasília.

vorada, projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro e o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte e abriga a residência oficial do Presidente da República. Em 30 de junho de 1958, com sua inauguração, passou a ser a residência do então Presidente Juscelino Kubitschek . O Palácio tem configuração horizontal arrematada por uma capela que remete às antigas casas de fazenda do Brasil colonial. O formato diferenciado das colunas externas lembram as redes estendidas em varandas, como as que contornavam os casarões coloniais. O desenho das

Seu primeiro morador foi Iris Meinberg, um dos diretores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), empresa pública responsável por planejar e construir a Capital Federal. Na Granja do Torto, além da casa, foi construída uma granja para fornecimento de ovos e frangos. Quando ocupou a Presidência da República, de 1979 a 1985, o general João Figueiredo residiu na Granja onde criava cavalos.

brasão do Distrito Federal.

queira, heliponto e uma área de mata nativa.

Foto: site Palácio do Planalto

colunas deu origem ao símbolo e emblema presentes no

São 37 hectares que incluem lago e córrego artificiais, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churras-

Panorama visual do Palácio do Jaburu A República Federativa do Brasil

117


Ritos e Cerimônias Hasteamento e Arriação da Bandeira

Visitas de Chefes de Estado

Diariamente, as atividades do cerimonial militar incluem, às 8 horas, o hasteamento e, às 18 horas, a arriação solene da Bandeira Nacional, com os guardas usando trajes históricos. Às sextas-feiras, as cerimônias contam, além da tropa prevista para a arriação diária, com a Banda de Música e Dragões ou Granadeiros para mobiliar a rampa. Nesse dia, a arriação da Bandeira Nacional ocorre às 17 horas.

Solenidades de maior brilho, promovidas durante a recepção de Chefe de Estado ou de Governo estrangeiro ao Palácio do Planalto. O formato da recepção é definido pelo Cerimonial de Estado do Ministério das Relações Exteriores.

Entrega de Cartas Credenciais Quando embaixadores recém-nomeados comparecem ao Palácio, em oportunidades propostas pelo Itamaraty.

Passagem da Guarda Cerimônia de passagem da responsabilidade pela Guarda da Presidência da República, realizada semestralmente pelo Batalhão da Guarda Presidencial e pelos Dragões da Independência, com a presença do Presidente da República.

TROPAS EM DESTAQUE Dragões da Independência A criação de Brasília, do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, os “Dragões da Independência” e do atual Comando Militar do Planalto, entrelaçam-se num contexto histórico nacional.

Escolta de Batedores Constituída por integrantes das três Forças. Motociclistas da Marinha, Exército e Aeronáutica acompanham o deslocamento do Presidente em eventos pelo Brasil.

118

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade – vol II

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Cerimônia de Troca da Guarda do Palácio do Planalto, realizada semestralmente pelo Batalhão da Guarda Presidencial e pelos Dragões da Independência


Foto: Gustavo Rocha

Dragões da Independência

Batalhão da Guarda Presidencial Em 12 de outubro de 1822, Dom Pedro I, então imperador do Brasil, escolheu, pessoalmente, os homens que iriam constituir o Batalhão do Imperador, origem do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), criado, formalmente, em 18 de janeiro de 1823. Assim, o BGP é considerado a primeira Unidade genuinamente brasileira.

Bateria Histórica Caiena O 32º Grupo de Artilharia de Campanha é também conhecido como os Artilheiros da Bateria Histórica Caiena. A origem ao nome remonta a 14 de janeiro de 1809, quando tropas brasileiras ocuparam Caiena (capital da Guiana Francesa) a mando de D. João, príncipe-regente de Portugal que havia declarado guerra à França. Naquele dia, a Companhia de Artilharia que participou da ocupação da Guiana Francesa realizou uma salva de 21 tiros para co-

memorar o feito. Em 31 de julho de 1809, esse grupo militar se transforma no Corpo de Artilharia da Corte e passa a usar – até hoje – na manga direita de seus uniformes a palavra Caiena, para lembrar a histórica operação militar.

ACERVO: Biblioteca da Presidência Disponibiliza, com exclusividade, todo o conteúdo produzido pelos ex-presidentes da República durante o mandato presidencial, além de fornecer informações bibliográficas, publicações oficiais e legislação. Reúne um acervo de 42 mil itens, três mil discursos de presidentes e 5,4 mil normas inferiores indexadas. A Biblioteca é especializada em Ciências Sociais, com ênfase em Direito, mas possui obras de outras áreas de conhecimento, como Economia e Administração. A República Federativa do Brasil

119






Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade • 2018 - 2019

Documental Um Novo Tempo, Desenvolvimento e Modernidade

A New Time, Development and Modernity Documentary

2018 - 2019 2ª edição


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.