Portuguc3aas em 2c2ba ano

Page 89

1 transitivo direto: determinar o peso de. Ex.: O garimpeiro pesou oito quilos de ouro. 2 transitivo direto: estimar com as mãos o peso de; sopesar. Ex.: Pesou o embrulho e calculou que tivesse um quilo. 3 transitivo indireto e intransitivo: ter determinado peso. Ex.: A garota pesava 60 quilos. 4 intransitivo: ter peso excessivo. Ex.: A caixa não pesava, era fácil carregá-la. 5 transitivo direto: examinar atentamente; considerar, ponderar. Ex.: Pesar prós e contras. 6 transitivo direto: calcular por antecipação. Ex.: Pesamos todos os passos que vamos dar. 7 transitivo indireto e intransitivo: causar sentimento de opressão; abater, oprimir. Ex.: As lembranças amargas pesavam-lhe no espírito. 8 transitivo indireto: influir de maneira decisiva; influenciar. Ex.: Os conselhos do pai pesaram em sua decisão final. 9 transitivo indireto: provocar sentimento de tristeza, ressentimento, remorso. Dicionário Houaiss da língua portuguesa (edição eletrônica). Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Não há uma única resposta certa, depende mais das explicações do aluno.

Conheça melhor o autor da obra: Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em 1888, em Lisboa, ali morrendo em 1935. Passou nove anos da infância na África do Sul, onde o padrasto era cônsul de Portugal. Pessoa, que perdeu o pai aos 5 anos, tornou-se um rapaz muito estudioso, tímido e cheio de imaginação. Algumas de suas mais importantes obras foram atribuídas por ele a seus três principais heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Seus muitos outros alter egos incluem tradutores, escritores de contos, poetas ingleses, um poeta francês, um crítico literário inglês, um astrólogo, um filósofo e uma mulher: a apaixonada corcunda Maria José.

88

Note que o eu lírico se dá conta da brevidade da vida e, diante disso, tudo o mais perde importância e lhe sobrevém certa mágoa que parece paralisá-lo, embora, como afirme, “inda que mágoa, é vida”. Apresente para seus alunos a música Paciência, de Lenine, encontrada no CD Na Pressão (BMG, 1999) ou a música Como uma onda, de Lulu Santos e Nelson Motta, encontrada no CD E-collection: Lulu Santos (WEA, 2000). Outra possibilidade é o soneto Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, de Gregório de Matos. Peça que seus alunos comentem o tema da letra da música ou do soneto. Transforme esse momento em uma ocasião para que eles expressem o que pensam do tempo presente e do futuro. Os alunos devem ler em voz alta os textos que trouxerem. Verifique a postura, o tom de voz e a articulação das palavras durante a leitura. Essa atividade dará condições para que você avalie a competência leitora de seus alunos e forneça, ao longo da série, orientações para que a leitura oral formal possa desenvolver-se progressivamente. 3. O poema a seguir foi escrito no Brasil, mas em uma época muito diferente daquela em que escreveu Fernando Pessoa. O poeta Gregório de Matos, no entanto, manteve-se atento ao mesmo tema: tempus fugit. Durante a leitura, procure comparar as diferentes abordagens do tema.

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria. Porém, se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, por que não dura?


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.