Monografia - Máquina de Comitê para Previsão do Preço Médio Diário das Ações da BOVESPA

Page 57

4 Projeto Este capítulo apresenta a metodologia utilizada para responder a hipótese H0. Na seção 4.2.1 é realizado uma análise dos dados utilizados. A seção 4.2.2 apresenta como foi definida a normalização dos dados. A seção 4.2.3 mostra como os modelos de previsão utilizados foram construídos. As métricas para combinação dos modelos através das máquinas de comitê são descritas na seção 4.2.4. Em seguida a forma como os resultados são gerados é descrita na seção 4.2.5. Na seção 4.2.6 é apresentado como os experimentos foram realizados e na seção 4.2.7 o teste estatístico usado para verificar a hipótese H0 é apresentado.

4.1 Projeto A fim de encontrar melhores resultados na busca por previsões do preço médio diário das ações torna-se importante descobrir se a utilização das máquinas de comitê para a combinação de modelos de previsores trará resultados melhores ou no mínimo tão bons quanto o melhor resultado descoberto isoladamente. Sendo assim, a hipótese H0 foi definida de forma que “as máquinas de comitê garantem erros menores ou iguais aos menores erros de previsores isolados do preço médio diário das ações”, enquanto a hipótese H1 ficou definida como “as máquinas de comitê não garantem erros menores ou iguais aos menores erros de previsores isolados do preço médio diário das ações”. A seção 4.2, a seguir, descreve todo processo necessário para alcançar a hipótese H0. O processo inclui a organização, obtenção e o tratamento dos dados, a construção dos modelos de previsão, a definição de métricas de combinação de resultados para as máquinas de comitê, a escolha dos tipos de resultados gerados, a execução dos algoritmos e os testes de hipótese aplicados.

57


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.