Edição - 760

Page 1


Opinião PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

19 DE NOVEMBRO DE 2017

PUBLICAÇÃO ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA. Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 Cesário Lange - SP - TELEFAX (15) 3246-1132 Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP Redação JORNALISTA Diléa Maria da Silva Miranda REG. MTB - 83.281/SP dilea@jornalalianca.com.br

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES Gilberto Radicce, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho e Tiago Miranda. Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Editorial Quanto custa um milagre?

Uma garotinha esperta, de apenas 6 anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo. Tudo que ela sabia era que o menino estava muito doente e que estavam completamente sem dinheiro. Iriam se mudar para um apartamento num subúrbio, no próximo mês, porque seu pai não tinha recursos para pagar as contas do médico e o aluguel do apartamento. Somente uma intervenção cirúrgica muito cara poderia salvar o garoto, e não havia ninguém que pudesse emprestar-lhes dinheiro. A menina ouviu seu pai dizer a sua mãe chorosa, com um sussurro desesperado: Somente um milagre poderá salvá-lo. Ela foi ao seu quarto e puxou o vidro de gelatina de seu esconderijo, no armário. Despejou todo o dinheiro que tinha no chão e contou-o cuidadosamente, três vezes. O total tinha que estar exato. Não havia margem de erro. Colocou as moedas de volta no vidro com cuidado e fechou a tampa. Saiu devagarzinho pela porta dos fundos e andou 5 quarteirões até chegar à farmácia. Esperou pacientemente que o farmacêutico a visse e lhe desse atenção, mas ele estava muito ocupado no momento. Ela, então, esfregou os pés no chão para fazer barulho, e nada! Limpou a garganta com o som mais alto que pôde, mas nem assim foi notada. Por fim, pegou uma moeda e bateu no vidro da porta. Finalmente foi atendida! O que você quer? Perguntou o farmacêutico com voz aborrecida. Estou conversando com meu irmão que chegou de Chicago e que não vejo há séculos, disse ele sem esperar resposta. Bem, eu quero lhe falar sobre meu irmão. Respondeu a menina no mesmo tom aborrecido. Ele está realmente doente... E eu quero comprar um milagre. Como? Balbuciou o farmacêutico admirado. Ele se chama Andrew e está com alguma coisa muito ruim crescendo dentro de sua cabeça e papai disse que só um milagre poderá salvá-lo. E é por isso que eu estou aqui. Então, quanto custa um milagre?

Não vendemos milagres aqui, garotinha. Desculpe, mas não posso ajudá-la. Respondeu o farmacêutico, com um tom mais suave. Escute, eu tenho o dinheiro para pagar. Se não for suficiente, conseguirei o resto. Por favor, diga-me quanto custa. Insistiu a pequena. O irmão do farmacêutico era um homem gentil. Deu um passo à frente e perguntou à garota: Que tipo de milagre seu irmão precisa? Não sei. Respondeu ela, levantando os olhos para ele. Só sei que ele está muito mal e mamãe diz que precisa ser operado. Como papai não pode pagar, quero usar meu dinheiro. Quanto você tem? Perguntou o homem de Chicago. Um dólar e onze centavos. Respondeu a menina num sussurro. É tudo que tenho, mas posso conseguir mais se for preciso. Puxa, que coincidência, sorriu o homem. Um dólar e onze centavos! Exatamente o preço de um milagre para irmãozinhos. O homem pegou o dinheiro com uma mão e, dando a outra mão à menina, disse: Leve-me até sua casa. Quero ver seu irmão e conhecer seus pais. Quero ver se tenho o tipo de milagre que você precisa. Aquele senhor gentil era um cirurgião, especializado em neurocirurgia. A operação foi feita com sucesso e sem custo algum. Alguns meses depois, Andrew estava em casa novamente, recuperado. A mãe e pai comentavam alegremente sobre a sequência de acontecimentos ocorridos. A cirurgia, murmurou a mãe, foi um milagre real. Gostaria de saber quanto deve ter custado. A menina sorriu. Ela sabia exatamente quanto custa um milagre... Um dólar e onze centavos... Mais a fé de uma garotinha... Não há situação, por pior que seja, que resista ao milagre do amor. Quando o amor entra em ação, tudo vence e tudo acalma. Onde o amor se apresenta, foge a dor, se afasta o sofrimento e o egoísmo bate em retirada.

SINDITAC/TATUÍ – Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Tatuí e Região. EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS E PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DO EXERCÍCIO 2016/2017. No uso de suas prerrogativas estatutárias, o presidente em exercício da entidade em timbre, CONVOCA os associados em condição de voto, para a Assembleia Geral Ordinária que acontecerá no dia 30 de Novembro de 2017 às 8:00hs. em primeira convocação com o quórum regulamentar e 8:30 hs. já em segunda chamada, com qualquer número de presentes. O local para realização do evento será na sede sita a Trv. Dr. Astor Azevedo, 22, centro – CEP 18270-520 - em Tatuí/SP. A ordem do dia será: 1º) Leitura, discussão e aprovação da Ata anterior; 2º) Prestação de Contas do exercício de 2016; 3º) Previsão Orçamentária para o exercício de 2017 4º) Sobre o pagamento das despesas que não estão sendo suportadas pelas receitas do Sinditac; 5º) Outros assuntos de interesse geral. Em Tatuí, 17 de Novembro de 2017. Luiz Monzart Simão - Presidente

Rapidinhas Perigo no céu

Mesmo com muitos avisos sobre o perigo, ainda existem muitas crianças e adolescentes empinando pipa até com cerol, perto de redes de energia elétrica e no meio da rua. Com a linha cortante, cortes graves e até fatais podem acontecer com quem brinca e com condutores de motos e bicicletas, além disso, tem o risco de choques elétricos e atropelamentos. Não dá para saber quem ignora mais esses perigos. Se são os que brincam ou os pais que deixam seus filhos nessa situação de risco. As férias estão chegando. É preciso ficar atento.

No vizinho

O sistema de coleta de lixo é feito regularmente, porém alguns moradores ainda não se deram conta de que há dias certos para colocar o lixo na rua. Alguns colocam muito tempo antes do caminhão fazer a coleta e pior os deixam no chão para que os cachorros revirem e para que pessoas convivam com o mau cheiro. O mais “engraçado” é que muitas vezes o lixo não é deixado na frente da casa de quem jogou, mas em esquinas e lotes vazios. Isso quando não joga em frente a casa do vizinho.

Risco de vida

Infelizmente em nossa cidade até as mães que deveriam servir de exemplo de responsabilidade acabam fazendo suas atrapalhadas. Muitas se arriscam pelo meio na rua, com crianças de colo, ou então andam ao lado da calçada empurrando carrinhos com bebês correndo o risco de serem surpreendidas por algum veículo, ao invés de proteger seus filhos e sua própria integridade caminhando pelas calçadas. As calçadas da cidade não estão em boas condições, mas neste caso ainda é melhor preferi-las...

Pula brejo

Devido ao desnivelamento que há em diversos pontos da cidade, sobretudo nos cruzamentos, a água da chuva, ou a que é jogada na rua pelos moradores, acaba ficando empoçada. O fato representa um certo transtorno aos moradores, sobretudo aos pedestres, já que o problema impede a visualização das faixas de pedestres pintadas no chão. Pior ainda acontece em dias de chuva, pois em certas ruas a passagem fica totalmente impedida. Qual é o pedestre que ainda não passou por essa situação?

Sem caçamba

No bairro da Cruz Preta não existe mais caçamba de lixo. Porém, parece que algumas pessoas ainda não perceberam isso. O local onde ficava a antiga caçamba está lotado de lixo esparramado pelo chão. A situação se estende por todos os arredores. Em meio ao canavial da estrada que serve de desvio para os caminhões e dá acesso a estrada sentido Porangaba, tem de tudo, televisão velha, pneus, restos de construção e todo tipo de entulho. O pior é que é a própria população quem faz isso.

Segunda fase

A Caixa Econômica Federal iniciou na sexta-feira (17) o pagamento das cotas do PIS para aposentados, conforme a Medida Provisória 797/2017. Tem direito às cotas do PIS o trabalhador cadastrado no Fundo PIS/PASEP entre 1971 até 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação. Agora, mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos tem direito ao saque de cotas do PIS. Os aposentados também seguirão o calendário escalonado de pagamentos.

Da redação

Sem solução

Entra ano, sai ano, mudam as administrações da cidade, mas os problemas continuam os mesmos. Toda vez que chove a Rua do Comércio fica um caos, pois, é tomada por fortes enxurradas que impedem a passagem de pedestres que além de ter que andar com água pelas canelas, ainda tem que suportar os motoristas mal educados que passam pelas poças jogando água na sua direção. Sempre tocamos nesse assunto mais até agora ninguém tomou uma atitude para resolver e ainda faltam bocas de lobo.

Só aumenta

Mais uma vez o assunto dos cachorros abandonados em Cesário Lange, vem à tona. Os moradores da cidade continuam reclamando, do grande número de animais que circulam pelas ruas. Tem para escolher, de todos os tamanhos, cores e raças. Alguns mansos, outros mais bravos e assim vai. Parece que eles não param de se multiplicar e continuam dando trabalho. Porém, de quem é culpa? Dos animais que não é. Afinal, eles não foram para as ruas sozinhos, alguém soltou...

Virou abrigo

Muitas pessoas que vivem sem dinheiro nas ruas e dependem da ajuda de voluntários e entidades para viver estão passando por grandes necessidades em nossa cidade. O problema se espalha até mesmo em pontos marcados pela história. Em Cesário Lange a Praça da Matriz, a Capela Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Santa Cruz e outros pontos, que deveriam até ser turísticos viraram abrigos aos moradores de rua que estão cada vez mais frequentes na cidade, um problema social que não para de crescer.

Mal exemplo

Desrespeito, abuso e imprudência são irregularidades cometidas por motoristas e flagradas diariamente pelas ruas de Cesário Lange. Conversões em locais proibidos, motoristas estacionando de forma irregular, carros parados em cima de calçadas e motoristas falando ao celular enquanto dirigem são algumas cenas fáceis de ser flagradas em nossa cidade. Sem falar no excesso de velocidade, que é um dos campeões entre as infrações mais cometidas pelos motoristas.

Está fedendo

Moradores do Jardim Alvorada continuam passando por transtornos devido ao mau cheiro exalado por um bueiro próximo a Praça da Bíblia. Diversas vezes publicamos a falta de empenho para resolver o problema que já dura anos. Os moradores já reclamaram diversas vezes a SABESP, que já tentou sem sucesso eliminar o problema. Em dias mais frescos é quase imperceptível, mas nessa época de verão o mau cheiro volta, e os moradores são obrigados a conviver com aquele odor.

Lei para todos

Talvez muitos não saibam, ou apenas ignoram os fatos, mas um ciclista, seja ele profissional, aquele que faz entregas ou apenas pedala de vez em quando, jamais deve pedalar na contramão. A bicicleta é considerada um veículo, portanto, deve-se respeitar as leis de trânsito pedalando na mão correta junto com os motoqueiros, carros, ônibus e caminhões. Um motorista nunca está esperando que alguém venha pela contramão, e o risco de um atropelamento ou um acidente ainda mais grave, é enorme.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 19 DE NOVEMBRO DE 2017

Saúde

Enfermeira aposentada recebe homenagem da Santa Casa de Cesário Lange (SP)

Posto de enfermagem é nomeado de “Jeorgina Aparecida de Barros”

M

uita emoção marcou à tarde de sábado (04) na Beneficência Hospitalar de Cesário Lange (SP), quando foi nomeado o Posto de enfermagem “Jeorgina Aparecida de Barros” em ho-

Cursos

menagem à enfermeira, agora aposentada. Funcionários do hospital, familiares, membros da diretoria e a comunidade estiveram presentes na cerimônia. Além da nomeação do posto de enfermagem, Jeogina recebeu

flores, uma placa de honra e outras homenagens. Jeorgina foi uma das primeiras funcionárias do hospital e conta com mais de 40 anos na profissão. Os bons serviços prestados e a dedicação da profissional

Da redação renderam uma homenagem em vida. A nomeação da sala surgiu a partir do pedido da diretoria, pois era o local de trabalho da enfermeira que tanto se dedicou em prol dos doentes. Durante o evento, Jeorgina agradeceu a todos pela surpresa e relembrou alguns momentos que passou durante os anos em que exerceu a sua profissão na Santa Casa de Cesário Lange. “Expresso meus agradecimentos a todos. Primeiro a Deus, nosso Pai, que guia nossos caminhos. Segundo, a população cesariolangense que com tanta confiança confiaram seus doentes aos meus cuidados e em terceiro as equipes de saúde e todos os profissionais que se dedicaram aqui por algum tempo, e também os que vivem na pátria celestial, como Maria Helena, Lourdes Bueno e Natalina de Gois, mulheres guerreiras que enfrentaram comigo as dificuldades desde o início. Deus me deu a graça de ver a Santa Casa nascer, crescer e funcionar, onde trabalhei por 43 anos nesta obra de caridade...” agradeceu.

Produtores rurais participam de curso de Olericultura Orgânica

Aulas abordam técnicas desde do preparo do solo até a comercialização

V

inte produtores rurais do município de Cesário Lange participaram na terça-feira (31), do encerramento do programa de olericultura orgânica que teve início em março desde ano. O treinamento foi promovido pelo instrutor Paulo Ricardo Bassul, no sítio Silveira, Bairro do Turvo. Durante as aulas foram repassadas noções de

escolha do local, coleta, amostra e preparo do solo, produção de mudas, preparação de sementeiras, plantio de sementes e mudas e transplantio. Os participantes iniciaram uma horta orgânica e colocaram em prática as técnicas aprendidas desde o preparo do solo até a comercialização dos produtos Além disso, foram trabalhadas questões de segurança e

saúde no trabalho voltado para a prevenção de acidentes e os cuidados com o meio ambiente. Olericultura é o termo utilizado para designar o cultivo de plantas com consistência herbácea, geralmente com ciclo curto e tratos culturais intensivos. São as conhecidas hortaliças produzidas em hortas. Para instalar uma horta, geralmente, não há a neces-

Da redação sidade de uma área grande, dependendo da finalidade da produção. O fundamental é observar as condições climáticas, insolação, o tipo de solo, a topografia, vento, água e até o acesso ao local. Para garantir uma produção de hortaliças de qualidade o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (SENAR/SP) desenvolve o curso de olericultura básica.

Extrato de Contratos realizados com a Câmara Municipal de Cesário Lange. Contrato nº 03/2017 – Licitação Convite nº 01/2017 – Proc. Adm. nº 07/2017 Contratante: Câmara Municipal de Cesário Lange Contratada: ACC Eletricidade Eireli ME. Objeto: Contratação de profissional técnico qualificado na área de engenharia, inscrito no CREA e habilitado para elaboração de laudos, projetos técnicos, executivos e demais documentos pertinentes e necessários para expedição de alvará de vistoria do corpo de bombeiros – AVCB da Câmara Municipal de Cesário Lange. Inicio: 18 de Outubro de 2017 Prazo: 18 de Dezembro de 2017 Valor: O valor total do contrato é R$ 18.800,00 (Dezoito mil e oitocentos reais). Contrato nº 04/2017 – Contratação Direta Contratante: Câmara Municipal de Cesário Lange Contratada: AKi Tecnologia Objeto: Configuração na rede interna do servidor local, configuração de rotas e criação de scripts para a disponibilização do IP Público, para que o portal da transparência seja disponibilizado com acesso no site da Câmara. Inicio: 25 de Outubro de 2017 Prazo: 09 de Novembro de 2017 Valor: O valor dos serviços ora contratado é de R$ 2.000 (dois mil reais). Contrato nº 05/2017 – Licitação Convite nº 02/2017 – Proc. Adm. nº 09/2017 Contratante: Câmara Municipal de Cesário Lange Contratada: Empresa Aliança Artes Gráficas Objeto: Contrato referente a prestação de serviços para publicação dos Atos Oficiais da Edilidade. Inicio: 10 de Novembro de 2017 Prazo: 10 de Novembro de 2018, podendo ser prorrogado. Valor: O valor da publicação por centímetro de coluna é de R$ 2,89 (Dois reais e oitenta e nove centavos). Estima-se para efeito de publicação para esta Casa de Leis 400 (quatrocentos) centímetro por coluna/mês, totalizando o valor mensal da contratação em aproximadamente R$ 1.156,00 e por um período de até 12 (doze) meses o valor aproximado de R$ 13.872,00. Cesário Lange, 17 de Novembro de 2017 – Marcos Vinícius de Camargo Moura - Presidente NOTIFICAÇÃO N° 1.023/2017 CONTRIBUINTE: JOSÉ MACIEL L. DE ARRUDA ENDEREÇO: Rua Victório Poles, nº 65 – Residencial Monte Alegre - Cesário Lange - SP PROCESSO: 4158/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de Gestão tributária e políticas fiscais da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para tomar da ciência da notificação 1.003/2017, sob pena de andamento ao processo com as devidas providências cabíveis. Cesário Lange, 13 de novembro de 2017 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA COORDENADORIA DE UNIDADES PRISIONAIS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO PENITENCIARIA DE CAPELA DO ALTO CENTRO ADMINISTRATIVO AVISO DE ABERTURA DE CHAMADA PÚBLICA CHAMADA PÚBLICA 004/2017 – PROCESSO 212/2017 - PCA Encontra-se aberta na Penitenciaria de Capela do Alto, a Chamada Pública 004/2017, objetivando a compra de Gêneros Alimentícios Hortifrutigranjeiros, através do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) por Inexigibilidade de Licitação, com entrega parcelada, para consumo nesta Unidade Prisional, no período de 01 de janeiro a 31 de marçode 2018. A realização da Chamada Pública será no dia 04 dedezembro de 2017, com início previsto às 10hs00min. As propostas serão recebidas de 20 de novembro a 01 de dezembro de 2017, até as 16hs. O Edital e seus anexos estarão disponíveis aos interessados através das páginas eletrônicas: www.sap.sp.gov.br, www. itesp.sp.gov.br e www.cati.sp.gov.br/ppais ou poderá ser retirado na Diretoria do Centro Administrativo da Penitenciária de Capela do Alto, situado à Rodovia Raposo Tavares, Km 134,1, Bairro Capanema, Capela do Alto-SP.


JORNAL ALIANÇA

04 Região DOMINGO, 19 DE NOVEMBRO DE 2017

Pereiras

Pereiras

Prefeitura realiza reparos na Estação de Tratamento de Água (ETA)

Prefeitura realiza Medidor de vazão de água foi operação tapa instalado para evitar transtornos buracos N

A

prefeitura de Pereiras iniciou na segundafeira (13), mais uma operação tapa-buracos. A obra será dividida em várias partes. Em alguns trechos será realizada com recursos próprios da prefeitura e parceria da Câmara Municipal, através de devolução de recursos. Em outros será realizada em parceria com a iniciativa privada e em outros através de recursos de emendas parlamentares. Da ponte da Escola Toledo até o Adão da Água será feita com recursos próprios, pula uma determinada metragem que será feita posteriormente com recursos de emenda parlamentar e volta novamente a ser realizada com recursos da prefeitura até o cruzeiro de entrada da cidade. Na Rua Dr Luiz Vergueiro

Da redação a operação tapa-buracos será feita com recursos próprios da prefeitura em parceria com a Câmara Municipal até o cruzeiro da Codepe. Do cruzeiro da Codepe até a entrada do Rosáves será feita com verba de emenda parlamentar. O trecho das imediações do Rosáves será feito em parceria com o próprio frigorífico. Do frigorífico até o final da Avenida Argemiro da Silva Marques será feito com recursos da Prefeitura Municipal, na sequência dos trabalhos. A Rua Agenor Pereira (próximo ao cemitério) a operação tapa-buracos será realizada pela prefeitura e o restante com recursos de emenda parlamentar. Os bairros e demais ruas da cidade que necessitam de reparos serão objeto de trabalhos seguintes.

a última semana, a prefeitura de Pereiras (SP) realizou reparos na Estação de tratamento de água (ETA) da antiga SAMASPE. De acordo com o vice-prefeito Osmar Júnior, foi trocado a tubulação, colocando um cano de maior vazão, para buscar melhorar o abastecimento, e também a colocação de um dispositivo medidor de vazão

de água, que monitora online quanto está passando de água na tubulação e também a sua capacidade, tudo isso para diminuir o risco de problemas. Já no bairro Morada do Sol, a SAMASPE junto com a SABESP, trocou um registro de ligação que estava quebrado, ele é um registro de sistema gaveta, onde muitas das vezes por estar quebrado, poderia estar fechando,

e com isso comprometendo o abastecimento da rede de ligação de água. Todo esse procedimento esta sendo realizado para melhorar a capacidade de abastecimento de água, e achar os problemas e ir solucionando, para o mínimo possível de transtornos. Lembramos que, com esse reparo, paralisou por 30 minutos aproximadamente o abasteci-

Da redação mento, por conta da tubulação trocada ser ligada diretamente na Estação de tratamento de água, com isso se em algum lugar faltar água ou baixar a pressão da água, é em decorrência dessa situação. A normalidade ocorrerá de maneira rápida, pelas informações passadas, e o sistema de abastecimento de água estará ligado 24 horas por dia.

Quadra

Atriz da Cia 4 Cantos é premiada em Festival

N

o último Sábado (11) ocorreu a premiação do Festival de Teatro de Itapetininga, onde a cidade de Quadra foi muito bem representada pela CIA TEATRAL 04 CANTOS com o espetáculo “Explicações de Isabel” sob a direção da professora Vânia Antunes. Idealizado pelo Grupo Tapanaraca, o evento visa estar proporcionando a troca, a integra-

Da redação ção e fomento ás Artes Cênicas. E tivemos a feliz premiação para nossa ATRIZ LUIZA MASCARENHAS que recebeu o prêmio de Atriz Revelação do Festival. Mais uma vez a cultura quadrense sendo bem representada e dando orgulho a nossa cidade. Sempre podendo contar com o incentivo da Gestão sob a tutela do Prefeito Sr. Luiz Carlos Américo e Diretoria.

Quadra

2ª Edição do Projeto Música na Praça reuniu centenas de pessoas no centro

3ª Edição do projeto está marcado para o próximo sábado (25)

N

o último sábado (11) mais uma edição do projeto música na praça ocorreu na cidade de Quadra, dessa vez com o melhor do sertanejo com o Alessandro Nascimento. Idealizado pelo diretor Bene-

mari Sulivam, o evento vem além de proporcionar boa música aos munícipes, trazer “vida” a praça central, movimentado-a com famílias, amigos e transeuntes, sendo um momento de inteiração, confraternização e lazer. Dentro da atual administra-

ção sob a tutela do prefeito Luiz Carlos Américo, vimos a preocupação em estar próximo além dos anseios da população, estar buscando formas de comungar de bons momentos de diversão, cultura e lazer a todos. A próxima edição do projeto

Da redação Música na Praça já está marcada para o próximo sábado (25) com apoio da Secretaria do Estado de Cultura, através da ATM, e da Deputada Estadual Rita Passos. Neste terceira edição do projeto, Quadra vai receber a banda de rockforró “Cabra da Peste”.


JORNAL ALIANÇA

Região 05 DOMINGO, 19 DE NOVEMBRO DE 2017

Porangaba

Município realiza 3ª Edição do concurso Miss e Mister Terceira Idade

Porangaba

Competição contou com dezessete Ministério Público candidatos concorrendo ao título investiga suspeita de favorecimento A 3ª edição do Miss e Mister Terceira Idade foi realizada no dia 04 de novembro no Centro de Lazer, através do Fundo Social de Solidariedade do Município e reuniu centenas de pessoas, dentre elas a turma da melhor idade, seus amigos e familiares, que fizeram questão de prestigiar o belíssimo evento. Os partici-

pantes esbanjaram autoestima com muita elegância e charme, trajados com vestidos longos, ternos e adereços de gala. Participaram da disputa 17 candidatos, a competição premiou na categoria feminina a candidata de 2ª princesa Teresinha de Oliveira Paula, 1ª princesa Lucia Cleusa Maschietto Ruza e a Miss Melhor Idade

ficou com Maria Tereza Mendes. Já no masculino o mister simpatia ficou para Waldemar Salgado e o Mister Melhor Idade para o Edgard Marcos Costa. “O concurso visa valorizar a beleza da terceira idade e promover o fortalecimento de vínculos com a sociedade. A presença da família é fundamental no apoio e carinho dos

Da redação nossos idosos”, afirmou a primeira dama Rita Cassia. “A troca de experiências que esse concurso proporcionou, promove uma importante melhora na qualidade de vida do grupo da Melhor Idade, parabéns aos participantes e vencedores da edição de 2017”, comentou o Prefeito Luiz do Deraldo.

O

concurso público de Porangaba está sob investigação do Ministério Público. A apuração referese há uma suspeita de fraude no concurso público destinado ao preenchimento de diversos cargos públicos. Segundo a promotoria, uma denúncia anônima levou ao conhecimento do MP, o fato de que a prefeitura de Porangaba mantém, ilegalmente, em seus quadros, uma advogada, na qualidade de procuradora jurídica comissionada do município, bem como o fato de que há concurso em desenvolvimento com oferta de diversos cargos, inclusive, o de procurador jurídico efetivo, sendo possível a existência de irregularidades, pois a atual procuradora estaria inscrita no concurso, havendo assim, suspeita de favorecimento. O Ministério Público ressalta que tal atitude configura em conflito de interesse e que existe a possibilidade do concurso público ter sido formatado para beneficiar algum concorrente - situações semelhantes ocorreram na cidade de Bofete e Guareí. Numa tentativa de não prejudicar a realização do concurso e todos os cidadãos inscritos, o Ministério Público sugeriu ao prefeito Luiz Carlos Vieira Sobri-

Da redação nho - Luiz do Deraldo - para que a advogada desistisse de concorrer ao cargo de procurador jurídico, diante das dúvidas quanto à lisura do certame, porém, o chefe do Executivo informou que não existe nenhuma irregularidade no concurso público em vigor. Disse ainda que a advogada concorre em igualdade de condições com os demais candidatos ao cargo de procurador jurídico e que por isso ela vai manter a inscrição dela. Devido a isso, o MP concluiu que esta situação é passível de investigação e abriu o inquérito. “O fato de atual procuradora jurídica comissionada do município inscrever-se para participar como candidato ao cargo de procurador jurídico efetivo trás sem dúvidas quanto à isenção na preparação das provas deste concurso”, diz a promotoria. Além de comunicar ao prefeito abertura de investigação do Ministério Público de Porangaba também recomendou que a empresa Directa Desenvolvimento Institucional de Carreiras, juntamente com a prefeitura, suspendessem imediatamente a realização do concurso. Por se tratar de uma recomendação e não uma determinação, a prefeitura optou pela realização do concurso.

Processo: PIIG161/2017 Interessado: Penitenciária II de Guareí Assunto: Aquisição de Gêneros Alimentícios Hortifrutigranjeiros, visando o consumo dos sentenciados que cumprem pena nesta Unidade, para o período de 01/01/2018 a 31/03/2018, através de Chamada Pública, para atendimento do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social - PPAIS. Encontra-se aberta na Penitenciária II de Guareí, Chamada Pública nº 004/2017, objetivando o credenciamento de agricultores familiares, para a compra de Gêneros Alimentícios Hortifrutigranjeiros, para o período de 01/01/2018 a 31/03/2018 – através do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social – PPAIS, a sessão pública será no dia 05/12/2017, às 09h00min. A documentação completa, composta pela habilitação jurídica e pela proposta de venda deverão ser entregues na entidade credenciadora, situada na Estrada Vicinal Domiciano de Souza, km 11 – Bairro Capela Velha, no município de Guareí/SP, será recebida até o dia 05/12/2017, às 09h00min, em envelope fechado endereçado à Comissão de Avaliação e Credenciamento – CHAMADA PÚBLICA nº 004/2017. Será permitida a remessa da documentação via correios que somente será considerada e analisada se recebida na entidade credenciadora no período acima mencionado, respeitando o encerramento às 09h00min. O Edital e seus anexos estão disponíveis aos interessados, da internet, nos sites do PPAIS (www.cati.sp.gov.br/ppais) e ITESP - www.itesp.sp.gov.br. O edital também se encontra disponível no endereço eletrônico www.e-negociospublicos.com.br e poderá ser retirado no Núcleo de Finanças e Suprimentos da Penitenciária II de Guareí, no endereço acima mencionado, no período de 20/11/2017 a 05/12/2017, das 09h00min às 12h00min e das 13h00min às 16h00min.


Negócios & Oportunidades PÁG. 06 JORNAL ALIANÇA

Quem lê compra, quem anuncia vende!

Classificados

DOMINGO

19 DE NOVEMBRO DE 2017 publicidade@jornalalianca.com.br

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-07, Fls. 160f, termo nº 3.984. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem se CASAR; JOSÉ WARDELEY GOMES DE MOURA, de estado civil solteiro, residente e domiciliado na rua Luiz de Moura, 325 - Vila Nova, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e IZABELLA DA SILVA SANTOS, de estado civil solteira, residente e domiciliada na rua Luiz de Moura, 325 - Vila Nova, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. JOSÉ WARDELEY GOMES DE MOURA, embalador a mão, com vinte anos de idade de nacionalidade brasileira, natural de ANADIA, Estado de Alagoas, nascido no dia seis de janeiro de mil novecentos e noventa e sete (06/01/1997), filho de Claudevan Domingos de Moura e de Maria José de Oliveira Gomes, residentes ele em Cesário Lange SP e ela em Santa Juliana MG. IZABELLA DA SILVA SANTOS, profissão não remunerada, com vinte e um anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de PILAR, Estado de Alagoas, nascida no dia vinte e quatro de maio de mil novecentos e noventa e seis (24/05/1996), filha de Jovino Rogério dos Santos e de Maria José da Silva Santos, residentes em Boca da Mata AL. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 13 de Novembro de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente. Livro D-07, Fls. 160v, termo nº 3.985. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo.a Faço saber que pretendem converter a união estável em casamento em conformidade com o artigo 8º da Lei Federal nº 9.278/96; LUCAS AUGUSTO DE ALMEIDA, de estado civil solteiro, residente e domiciliado na rua Vitória, 20 - Dom Lázaro, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e FRANCIANE ROBERTA CATTO NUNES, de estado civil solteira, residente e domiciliada na rua Vitória, 20 - Dom Lázaro, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. LUCAS AUGUSTO DE ALMEIDA, Outras, com vinte anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de TATUÍ, Estado de São Paulo, nascido no dia vinte e um de outubro de mil novecentos e noventa e sete (21/10/1997), filho de Gentil Tavares de Almeida, falecido em 07/01/2015 e de Lucia de Fátima Miranda Almeida, residente na rua Floriano Peixoto, 220 - Vila Nova nesta cidade. FRANCIANE ROBERTA CATTO NUNES, profissão não remunerada, com dezenove anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de TIETÊ, Estado de São Paulo, nascida no dia treze de janeiro de mil novecentos e noventa e oito (13/01/1998), filha de Antonio Marcos Pereira Nunes e de Adriana Aparecida Catto Nunes, residentes na rua Vitória, 20 - Dom Lázaro, nesta cidade. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 13 de Novembro de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente. Livro D-07, Fls. 161f, termo nº 3.986. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem se casar; DANILO FERREIRA AGUIAR, de estado civil solteiro, residente e domiciliada na chácara Aguiar, 0 - Campininha, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e DANIELA DE FÁTIMA TELES, de estado civil solteira, residente e domiciliada na chácara Aguiar, 0 - Campininha, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. DANILO FERREIRA AGUIAR, Outras, com vinte e nove anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, nascido no dia nove de dezembro de mil novecentos e oitenta e sete (09/12/1987), filho de Angelo Santos Aguiar e de Maria Acide Ferreira da Silva, residentes em Cesário Lange SP. DANIELA DE FÁTIMA TELES, profissão não remunerada, com vinte e sete anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, nascida no dia vinte e cinco de janeiro de mil novecentos e noventa (25/01/1990), filha de Odamir Donizete Teles e de Iolanda Duarte Teles, residentes em Cesário Lange SP. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 16 de Novembro de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente. Livro D-07, Fls. 161v, termo nº 3.987. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem converter a união estável em casamento em conformidade com o artigo 8º da Lei Federal n°9.278/96; MARCOS RIBEIRO DA SILVA, de estado civil solteiro, residente e domiciliada na Rodovia Castelo Branco, 146 - Aleluia, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e INGRID BAPTISTA DA SILVA, de estado civil divorciada, residente e domiciliada no Rodovia Castelo Branco, 146 - Aleluia, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. MARCOS RIBEIRO DA SILVA, motorista de caminhão rotas regionais e internacionais), com vinte e dois anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de REGISTRO, Estado de São Paulo, nascido no dia doze de março de mil novecentos e noventa e cinco (12/03/1995), filho de Mauro Aparecido da Silva e de Creusa Maria Ribeiro, residentes na rua Joaquim Ribeiro da Silva, 500 - Centro, nesta cidade. INGRID BAPTISTA DA SILVA, Outras, com vinte e seis anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de OSASCO, Estado de São Paulo, nascida no dia onze de fevereiro de mil novecentos e noventa e um (11/02/1991), filha de Silas Baptista da Silva e de Vaneide Rodrigues da Silva, residentes ele em Osasco SP e ela em Cesário Lange SP. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 16 de Novembro de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente.

GUIA DE EMPRESAS E SERVIÇOS CINEMA CINE SANTA HELENA - Praça da Bandeira, 14 - Centro - Tatuí SP (15) 3305-1008. CINE SÃO JOSÉ - Rua Nove de Julho, 671 - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3246-3301. CONVÊNIO CLUBE DO ASSINANTE - JORNAL ALIANÇA - Rua Pedro Miranda Campos, 882 A - Centro - Cesário Lange (SP). Telefone: (15) 32463700. PLENO GRUPO MORENO e CENTRO EMPRESARIAL LUCEMI Em Tatuí, (15)3251-3487 e (15) 3259-1994. COMUNICAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA STUDIO FM - Rua José Vieira de Miranda, 900 - Centro - Cesário Lange -SP - (15) 3246-3078. GRUPO ALIANÇA DE COMUNICAÇÃO – Jornal Aliança e JATV Rua Pedro Miranda Campos, 882 A – Centro – Cesário Lange –SP – (15) 3246-3700. GRAFICELL - Rua Pedro Miranda Campos, 891 - Centro - Cesário Lange (15) 3246-1132. CONSTRUÇÃO ELÉTRICA GALVÃO - Rua do Co-

mércio, 718 - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3246-3111. Clínica ODONTOLÓGICA ODONTOLANGE - Rua Nove de Julho, 711 - Centro - Cesário Lange -SP - (15) 3246-6355 ou (15) 99750-9611. MODA LUA BELA - MODA, ACESSÓRIOS E CALÇADOS - Rua 4 de Julho, 183 - Centro - Porangaba - SP (15) 99794-4178. FUNERÁRIA GRUPO MORENO - Rua José Vieira de Miranda - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3251-1345 e (15) 3259-4069 SAÚDE DROGARIA SANTA CRUZ – Rua Francisco Ribeiro da Silva, 768 – Centro – Cesário Lange –SP- (15) 3246-1238. DROGARIA JARDIM – Avenida 3 de Maio, 1694 – Vila Nova – Cesário Lange – SP- (15) 3246-1935. FARMALANGE I - Rua Francisco Silva, 1002 - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3246-1223. FARMALANGE II - Rua do Comércio, 781 - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3246-1567.

NOTIFICAÇÃO N° 1.024/2017 CONTRIBUINTE: ROBSON SANTANA BELIZARDO ENDEREÇO: Rua Guilherme Poles, nº 66 – Residencial Monte Alegre - Cesário Lange - SP PROCESSO: 4181/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de Gestão tributária e políticas fiscais da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para tomar da ciência da notificação 998/2017, sob pena de andamento ao processo com as devidas providências cabíveis. Cesário Lange, 13 de novembro de 2017

NOTIFICAÇÃO N° 1030/2017 CONTRIBUINTE: GISLENE APARECIDA NOGUEIRA ENDEREÇO: Rua Francisco Ribeiro da Silva, 873 – Centro - Cesário Lange - SP PROCESSO: 4200/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no departamento de Cadastro e tributos da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para regularização do AINF 233/2017 sob pena de não o fazendo ter os débitos inscritos na dívida ativa municipal . Cesário Lange, 13 de novembro de 2017

NOTIFICAÇÃO N° 1.028/2017 CONTRIBUINTE: DEISE ROSA DE CASTRO ENDEREÇO: Rua Mário Acylino Corrêa, nº 102 – Residencial Monte Alegre - Cesário Lange - SP PROCESSO: 4169/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de Gestão tributária e políticas fiscais da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para tomar da ciência da notificação 983/2017, sob pena de andamento ao processo com as devidas providências cabíveis. Cesário Lange, 13 de novembro de 2017

NOTIFICAÇÃO N° 1.031/2017 CONTRIBUINTE: DIOGO FERNANDES ENDEREÇO: Rua Victório Poles, nº 45– Residencial Monte Alegre - Cesário Lange - SP PROCESSO: 4159/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de Gestão tributária e políticas fiscais da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para tomar da ciência da notificação 1.005/2017, sob pena de andamento ao processo com as devidas providências cabíveis. Cesário Lange, 13 de novembro de 2017

NOTIFICAÇÃO N° 1029/2017 CONTRIBUINTE: CASA DE CARNES ROSSI LTDA EPP ENDEREÇO: Av: 03 de Maio, 2.121 – Vila Nova Cesário Lange - SP PROCESSO: 4197/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no departamento de Cadastro e tributos da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para regularização do AINF 263/2017 sob pena de não o fazendo ter os débitos inscritos na dívida ativa municipal . Cesário Lange, 13 de novembro de 2017

NOTIFICAÇÃO N° 1032/2017 CONTRIBUINTE: TERESA CRISTINA DE MIRANDA CUBAS MEI ENDEREÇO: Rua 09 De Julho, 738 – Centro - Cesário Lange - SP PROCESSO: 4188/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no departamento de Cadastro e tributos da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para regularização do AINF 256/2017 sob pena de não o fazendo ter os débitos inscritos na dívida ativa municipal. Cesário Lange, 13 de novembro de 2017


JORNAL ALIANÇA

Opinião 07 DOMINGO, 19 DE NOVEMBRO DE 2017

Motivação

Professor Luiz Almeida Marins Filho

Dormir pouco: o mal do Século XXI Estudos modernos de neurociência têm reafirmado os efeitos nocivos e muito graves da falta de sono. Mais de 60% das pessoas adultos, adolescentes e jovens - têm dormido menos de 08 horas por dia que é a recomendação da Organização Mundial da Saúde. Os malefícios para a saúde, para a educação, para o trabalho e a produtividade são imensos e começam a ser contabilizados. Em seu livro “Why we sleep” (“Por que dormimos” - ainda não traduzido para o português até esta data) o professor e pesquisador da Universidade da Califórnia, Berkeley, Matthew Walker afirma que a privação do sono é um dos

mais sérios problemas do Século XXI. “Estamos dormindo cada vez menos” afirma ele e as consequências para a sociedade são imensas em quase todos os campos. Estudos recentes comprovam que quase todas as doenças do mundo moderno têm como uma de suas mais sérias causas a privação do sono. “Dormir menos que sete horas por noite é uma receita certa para graves doenças”, afirma o autor. O alto índice de acidentes no trabalho está diretamente ligado à falta de sono, assim como os acidentes no trânsito que aumentam a cada dia. Com base nessas pesquisas, empresas americanas e europeias estão exigindo que seus

colaboradores assinem um Termo de Compromisso de dormir, no mínimo, sete horas por noite. A capacidade de inovação, a criatividade, a atenção e concentração, o bom humor e, principalmente, a memória, dependem fundamentalmente do hábito saudável de dormir oito horas por noite. O assunto é tão grave que grandes universidades e fundações estão fazendo um sério trabalho para reeducar a população para o valor do sono. Dormir pouco já está sendo tratado por governos, como um problema de saúde pública. Assim, dormir mais e melhor é fundamental para uma vida melhor, com mais saúde, energia, motivação e sucesso.

E você? Pense nisso. Sucesso! PENSE NISSO: Você reclama de esquecimentos frequentes? Você vive irritado(a)com pequenas coisas? Você vive cansado(a) e se achando sobrecarregado(a)? Você leva trabalho para casa quase todos os dias? Você vive plugado(a) em seu smartphone o tempo todo? Você tem se sentido ansioso(a) demais? Estressado(a)? Você tem dormido o suficiente? Um mínimo de sete horas por noite? Você tem consciências dos riscos que corre por dormir pouco?

O Pensador

Que país é este? Ao visitar nosso país, um Extraterrestre, vindo de um planeta com uma sociedade mais evoluída do que a sociedade terrestre, analisou uma prova do ENEM e concluiu que o Brasil possui um avançadíssimo sistema educacional, pois tem um instrumento de avaliação do aprendizado dos alunos altamente qualificado. Para reforçar esta sua avaliação otimista, ponderou também que esta prova avalia a capacidade do aluno de entender o múltiplo relacionamento entre as disciplinas escolares, e não apenas o conhecimento isolado de cada disciplina. Mas ao visitar a maioria das escolas públicas brasileiras de ensino médio, concluiu que as provas do ENEM avaliam apenas a aprendizagem dos alunos das melhores escolas particulares do país. E por que esse abusivo e crônico desnível de eficiência educacional entre o ensino produzido nas escolas públicas e nas escolas particulares? As razões desta discrepância inserem-se na

história da sociedade brasileira, que apesar dos avanços ocorridos nos últimos 80 ou 90 anos, ainda não superou os anacronismos do seu passado colonial. Esta estrutura social possibilitou a formação de uma sociedade socialmente segmentada, injusta para as classes trabalhadoras, ao negar-lhes os benefícios da riqueza nacional produzida pelo trabalho da maioria da população. A decadência da lavoura tradicional e a industrialização concentrada em algumas cidades motivaram o êxodo rural da população rural para a periferia urbana, onde surgiram povoados, vilas e favelas sem a estrutura necessária para o convívio humano saudável. Empregados nos diversos ramos da indústria, os trabalhadores residentes na periferia urbana recebem salários insuficientes para desfrutar de uma vida minimamente decente, dependendo dos serviços públicos prestados pelo ineficiente Estado brasileiro, incapaz de proporcionar à

Gilberto Radicce

família do trabalhador educação, saúde, segurança e cultura minimamente decentes. Para fugir da ineficiência das escolas públicas básicas, as classes médias e altas, as beneficiárias da injusta distribuição de rendas, recorrem ao seu poder aquisitivo substancioso para proporcionar aos seus filhos uma educação mais qualificada nas onerosas escolas particulares, que podem garantir aos seus alunos o ingresso nas faculdades públicas, gratuitas e capacitadas para proporcionar aos acadêmicos uma formação profissional que proporcionará a esses jovens empregos bem remunerados. Como as vagas disponíveis nas faculdades públicas são insuficientes para atender à demanda de alunos, torna-se inevitável a seleção dos candidatos através do vestibular. E como os organizadores responsáveis pelas provas do ENEM e de outros vestibulares são comprometidos com a qualidade da educação universitária, elaboram provas consideradas

Saúde bucal

difíceis mesmo para o nível dos vestibulandos provenientes das escolas particulares. O resultado deste compromisso com a educação universitária qualificada é ótimo para manter esse padrão cultural, mas extremamente nocivo para os alunos das escolas públicas, principalmente porque se desejam seguir alguma carreira universitária terão que se contentar com o deficiente padrão educacional das faculdades particulares, onerosas para a maioria da classe trabalhadora brasileira. E através desta lógica perversa, os filhos das classes privilegiadas são aprovados nos vestibulares e cursam gratuitamente uma universidade pública, enquanto aos filhos dos trabalhadores sobram as faculdades particulares pagas. Diante desta injustiça, o Extraterrestre retornou inconformado para seu planeta, mas deixou escrito um bilhete com uma pergunta que todo brasileiro deve fazer para si mesmo: “- Que país é este?”.

Colaboração: Odontolange Dr. Guilherme Pianetti Dias Dra. Renata Soares Terra

Gengiva saudável não sangra Se a sua gengiva sangra ao escovar ou ao passar o fio dental, cuidado ela já está inflamada. Muitos pacientes acreditam que estão se machucando com o fio quando isso ocorre, e que esta é causa do sangramento. Mas este é um equívoco. Para diagnosticarmos a in-

flamação, é importante conhecermos as características de uma gengiva saudável: coloração rosa com ou sem pigmentos de natureza étnica (manchas escuras na gengiva encontradas principalmente em pessoas de raça negra, asiática e seus descendentes),

aspecto de “casca de laranja”, contorno uniforme nos dentes, sem nenhum tipo de inchaço e muito menos sangramento. Muitos pacientes relatam que pararam de passar o fio dental, pois possuem a “gengiva sensível” e acabam se machucando. Na realidade, a gengiva só está

sangrando porque o fio dental não é passado diariamente com a técnica correta. É um círculo vicioso: não passam o fio porque está sangrando, mas está sangrando porque não passam o fio. Previna-se! Visite seu dentista regularmente.

Refletindo Pe. Luiz Carlos Oliveira

Servo bom e fiel

Ser vigilante é produzir Continuamos a reflexão sobre a vigilância. Jesus explica o Reino através de parábolas. Temos hoje a parábola dos talentos (talento era uma moeda que equivalia a 40 quilos de ouro). Lemos que um senhor, saindo para uma longa viagem, confiou a três de seus funcionários altas somas de dinheiro/talentos para negociarem: a um deu dez moedas/talentos, cinco moedas a outro e ao último, uma moeda/talento. Não era pouco. Nós usamos talentos para indicar dons pessoais, mas a parábola fala de uma moeda. Ao voltar, os funcionários que receberam dez e cinco prestam contas dizendo que lucraram o dobro. O que ganhou um talento, preguiçosamente não quis negociar. A resposta é dura, sendo ele condenado à exclusão. Seu talento vai ao que lucrara cinco. Quem assume o Reino, terá ainda mais participação. O Reino não é um lugar bonito com belas paisagens. É uma luta para que possa ser sempre mais vivido e frutifique sempre mais para Deus e para o mundo. Vai governar dez cidades. Os frutos do Reino não são intimistas no pietismo vazio. É a implantação de um mundo novo e de criaturas renovadas. Deus nos dá talentos em abundância e de todos os tipos. O que se pede de nós não é material, mas multiplicar a vida e os dons que Deus nos deu. Lembremos que O Reino de Deus não deve ser considerado numa concorrência como lucros financeiros, mas de vida. A vigilância é produzir frutos. A vontade de meu Pai é que produzais fruto e o vosso fruto permaneça (Jo 15,16). A reflexão sobre o Reino priorizou muito o lado espiritual. Precisamos conhecer nossos dons e responsabilidades dadas por Deus e levar adiante os dons. Vida a serviço Com a leitura do livro dos Provérbios sobre a mãe de família, compreendemos que a vigilância se faz na atitude coerente de assumir a própria vida e missão como lugar onde agradamos a Deus e esperamos sua vinda. E na família que encontramos o primeiro lugar de desenvolver nossos dons, exercendo assim a vigilância. O Reino de Deus é dos pequenos e só os pequenos o tomam de assalto. Essa é a violência de que Jesus fala: “O Reino dos Céus sofre violência dos que querem entrar, e violentos se apoderam dele” (Mt 11.12). A força dos fracos que se colocam a serviço é maior que a violência dos fortes. É o que vemos na descrição da mulher forte. Lembramos nossas mães. É a videira fecunda de que nos fala o salmo: “Tua esposa é como uma videira fecunda no coração de tua casa” (127).

Em nenhum momento se refere a cansaço, irritação, mas atividade permanente sem agitação. Representa os que colocam em ação os talentos humanos e espirituais que Deus lhes deu; têm mil olhos e sabem penetrar em todos os ambientes. O Reino não cresce como uma entidade. É algo que vive por si e acontece nas pessoas que assumem seus talentos . Vigilantes e sóbrios Os vigilantes não estão nas trevas de modo que o dia os surpreenda como um ladrão. São filhos do dia… Não durmamos, mas sejamos vigilantes e sóbrios (1Ts 5,5-6). Sobriedade convida a viver bem em todas as coisas e assumir tudo o que é bom com equilíbrio. Na perspectiva da vinda do Reino, nós apressamos na medida em que vivemos sua dinâmica. Não interessa tanto um Reino que venha no fim dos tempos, mas um Reino que se torna presente em cada um que o espera. Bem já dissera Jesus: “o Reino de Deus está entre vós” (Lc 11,21). A vida não é um ponto de ônibus onde se fica perdendo por esperar. Mas é uma empreita de ações que são fruto dos talentos que recebemos. Leituras: Provérbios 31,10-13.19-20.30-31;Salmo 127; 1 Tessalonicenses 5,1-6;Mateus 25,14-30 Ficha nº 1702 – Homilia do 33º Domingo Comum (19.11.17) A parábola dos talentos ensina que devemos fazer render o que Deus nos deu. A vigilância se faz na atitude coerente de assumir a própria vida e missão Ser vigilante é agir pelo Reino. Lerdeza não dá fruto A reflexão sobre a vigilância continua na parábola dos talentos. Talento em primeiro lugar é um dinheiro. Um talento corresponde a 40 quilos de ouro. O senhor ia viajar longe e passou a administração de seus bens a seus funcionários de confiança para negociarem. Ao voltar e acertar as contas recompensou os dois primeiros. E o que recebeu só um talento, guardou escondido e devolveu, levou a pior. A primeira leitura apresenta a figura da mulher forte que administra bem sua vida como um todo, serviço doméstico e a caridade. O talento é a vida que ela põe em ação. Nossos “talentos” pessoais são o ouro que Deus nos confiou para produzir. Para fazer produzir bem as riquezas que Deus pôs em nossa vida, seguimos o salmo: “Feliz és tu que temes o Senhor e trilhas seus caminhos!” (Sl 127). São Paulo convida a sermos vigilantes e sóbrios. Vivendo bem, quem mal tem?



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.