Edição - 759

Page 1


Opinião PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

12 DE NOVEMBRO DE 2017

PUBLICAÇÃO ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA. Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 Cesário Lange - SP - TELEFAX (15) 3246-1132 Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP Redação JORNALISTA Diléa Maria da Silva Miranda REG. MTB - 83.281/SP dilea@jornalalianca.com.br

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES Gilberto Radicce, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho e Tiago Miranda. Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Editorial

Sombras do Poder P

ara quem assistiu o filme Tropa de Elite, viu ali, uma ponta do icebeg do submundo que envolve a estrutura de poder em nosso tão sofrido Brasil. O famoso jargão, “é dando que se recebe” parece estar impregnado em todos os níveis da administração pública, no executvo, no Legislativo e também no Judiciário. Chegamos a um nível impensável que enoja todo cidadão de bem. Mas o que fazer então, é a pergunta que não quer calar. Primeiro, nós, que pertencemos a base da pirâmide social, pouco ou quase nada, podemos fazer em relação ao Poder Central em Brasília, a não ser pelo voto. Já o Poder Estadual, embora mais próximo, só alguns tem acesso, mas nem sempre obtém grandes conquistas para o município. Agora o Poder Municipal, esse sim, todo mundo conhece, sabe onde mora e a população inteira tem acesso. E o que a maioria faz? Só procura o vereador ou o prefeito, para cuidar de seus interesses pessoais. Ou seja o egoísmo ainda prevalece na maior parte da população. Por outro lado, parece que o sistema político vigente aparelha-se cada vez mais, sendo tão eficiente para cobrar impostos, mas nem sempre tem a mesma eficiência para utilizar esses recursos e devolver a sociedade obras e serviços que justifiquem tal cobrança. Quase nunca pensa em gastar menos e

diminuir pessoal. É sempre ao contrário, a máquina cada vez mais inchada, concentração de verbas em alguns setores e faltando para outros, como a saúde, as obras viárias, o desenvolvimento industrial, também relevantes para o município. Ainda falando em impostos, nosso arcaico código tributário, é rico em permitir a cobrança tributária para todo tipo de atividade, e pasme, tem até tributação para serviços portuários e alfandegários. É provável que nosso rio Aleluia seja “navegável” por cima do esgoto quase sem tratamento, dentro de alguns anos e aí, se justifique tal regra tributária. Estamos diante de um paradigma que nos impele a uma profunda reflexão. Afinal quem está a serviço de quem? Nós, a serviço dos políticos ou os políticos a serviço do povo? O Poder tem seus próprios interesses e nem sempre são os interesses da população. Por exemplo, falta dinheiro para diminuir o tempo de espera dos exames médicos, remédios, mas sobra para outros setores. Aqui está o real trabalho dos vereadores, quando forem votar o orçamento do ano, em remanejar as verbas para verdadeiramente atender a necessidade do povo.

Miguel Arcanjo Corrêa

Rapidinhas Chiclete na vala

“A Sabesp continua tapando os buracos que abre nas ruas com chiclete. Ela abre os buracos para reparos e depois fica uma vala”, desabafou o vereador Roque Manes na última sessão da Câmara. Parece brincadeira, mas esses são os problemas de vinte anos atrás, primeiro ocorre a pavimentação da via, o recape e depois arrebenta tudo e passa o esgoto que se esqueceu ou a tubulação de água. E os serviços são sempre terceirizados e de péssima qualidade. Quem poderá nos salvar?

Tudo redondinho

Assim foi como o vereador Miltinho definiu a administração do prefeito Dinho. “Está tudo redondinho e os vereadores não precisam fiscalizar tanto, pois o Tribunal de Contas já veio seis vezes só este ano.” É necessário ponderar que o Tribunal de Contas analisa os gastos já efetuados e os vereadores podem e devem intervir para que se gaste bem ou se gaste onde for realmente necessário. Os tempos são outros e não existe mais espaço para políticas sem transparência e os vereadores são os fiscais do povo.

NOTIFICAÇÃO N° 951/2017 CONTRIBUINTE: LURDES JESUS DOS SANTOS SILVA MEI ENDEREÇO: Rua 09 de Julho, 536 – Centro - Cesário Lange - SP PROCESSO: 4045/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de protocolo da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para providenciar o cancelamento da inscrição municipal, sob pena de não o fazendo ter sua inscrição cancelada EX-OFFÍCIO e ser apenado em 10 UPFM. Cesário Lange 07 de novembro de 2017

Mão dupla

Os moradores, pedestres e motoristas que passam pela Rua Passa Três, desde a travessa com a Rua Tiradentes até a Rua 9 de Julho, temem que algum acidente aconteça. A maior reclamação é que a rua é estreita para ser via de mão dupla e devido a falta de espaço no local, com estacionamento de veículos dos dois lados, fica difícil transitar, já que a visibilidade também fica prejudicada. A imprudência de alguns motoristas que não respeitam o tráfego deixa a situação ainda pior aumentando a preocupação.

Chiclete II

Tanto o vereador Roque Manes e vereador Miltinho, irão questionar o superintendente (deve ser uma pessoa super intendida!) da Sabesp para resolver essa questão do tapa buracos. Miltinho quer explicações e solicitar reparo do reparo, dos buracos que a própria Sabesp fez. Os dois vereadores tem toda razão, isso é uma vergonha! Mas a pergunta que não quer calar: Por que a engenharia não especifica em lei o padrão do reparo e aplica pesadas multas no descumprimento?

Boca Seca

Parece piada, mas o serviço do secretário da Mesa Legislativa foi de ficar com a boca seca, de tanto texto para ler. O acúmulo de pauta quase exauriu suas forças vocais, mas valentemente concluiu a missão. Não está na hora da Câmara se reunir semanalmente? A baixa frequência dos cidadãos para acompanhar os trabalhos legislativos pode ser pelo motivo dos intervalos semanais das sessões. Se for toda semana, o secretário não precisa tomar tanta água para ler o expediente e a pauta.

Privilegiados

Faz mais de um ano que o departamento municipal de trânsito alterou as direções de tráfego em algumas ruas de Cesário Lange. Uma das mudanças afetou as ruas Tiradentes, 15 de Novembro e Passa Três. Na Tiradentes é contramão desde o cruzamento com a Sete de Setembro até a esquina da Rua Passa Três, mesmo assim, muitos motoristas sobem a 15 de Novembro e entram na Tiradentes em direção ao condomínio residencial pela contramão.

Sem brincadeira

O vereador Marquinho do Grêmio, atual presidente da Câmara, disse em alto e bom som, que “aqui nós não brincamos de ser vereador, estamos cumprindo nosso papel de legisladores e agentes de fiscalização em benefício de Cesário Lange”. Reclama ainda de ter sido massacrado nas redes sociais por um anônimo e mascarado cidadão que na justiça terá de se explicar, quando for descoberta sua identidade. Parece que há um impasse entre o Executivo e o Legislativo e como fica a tal governabilidade?

É Muito Lixo

Ainda precisamos investir bastante em educação, pois não é incomum alguns locais da cidade serem verdadeiros depósitos de lixo. A administração pública bem que poderia disponibilizar algumas caçambas em locais adequados e ali colocar uma câmera para monitorar os abusos e multar os infratores. Ninguém quer o lixo do vizinho jogado em seu próprio quintal. Só Cesário Lange que permitiu instalar aqui, um aterro sanitário para receber o lixo de toda a região e “eles já estão nos prestigiando.”

Abandonados

Muitos reclamam da quantidade de cachorros soltos nas ruas de nossa cidade, mas poucos fazem alguma coisa para melhorar essa situação. Há ainda os que só contribuem para que esse problema aumente cada vez mais. Nas estradas que dão acesso aos bairros rurais a cena mais comum de se ver, são cães e gatos abandonados. Alguns são deixados pelos seus proprietários ainda filhotes, sem nenhuma chance de sobrevivência. Um crime ainda sem solução em muitos lugares.

Elefante Branco

É assim que se define a situação atual de nosso Fórum. Foi desativada uma escola tradicional, reformada segundo as exigências do Tribunal de Justiça e “pasmem”, o “Fórum” foi inaugurado duas vezes e não funciona! Dizem as más línguas que os políticos não querem um Juiz e um Promotor na sua cola. Mas ainda temos a esperança de que não seja o caso da atual administração e nem dos vereadores. Mas o que de concreto eles estão fazendo? Será que Porangaba será nossa Comarca?

Amigo Íntimo

O município de Cesário Lange sempre recebeu terrenos em contrapartida de desmembramentos e loteamentos urbanos. E para desfazer do imóvel, precisa pedir autorização para a Câmara e colocar em leilão público. A pergunta que não quer calar: Você já viu algum anúncio de leilão público de algum terreno da prefeitura? Interessante notar que alguns imóveis que eram da prefeitura, só podem ter sido arrematados em algum leilão secreto. Por que os vereadores não investigam isso? Quem são os beneficiados?

Poluição

Os rios que um dia foram cristalinos e serviram para matar a sede de muitos de nossos antecedentes, hoje servem de depósitos de lixo doméstico e já não pode mais ter sua água usada devido os altos níveis de coliformes fecais. Muito se fala em conscientização e preservação do Meio Ambiente, porém parece que a informação não chega para todos. Ou ainda pior, chega e é ignorada. O que será que falta para que a população tenha consciência ambiental para preservar o pouco que ainda nos resta?


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 12 DE NOVEMBRO DE 2017

Geral

SENAR oferece curso de processamento artesanal de produtos de higiene e limpeza

Esportes

Aulas contaram com a participação Futsal feminino de quinze produtores rurais jogou na cidade de Quadra (SP) O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com o Sindicato Rural de Cesário Lange ofereceu entre os dias 06 e 07 de novembro o Curso de Processamento Artesanal de

Produtos de Higiene e Limpeza. No total, 15 participantes do curso aprenderam a fazer diversos tipos de sabão em barra e líquido, detergente líquido, amaciante de roupas, repelente de inseto, alvejante, álcool perfu-

mado e pasta para arear alumínio. As aulas foram ministradas pelo instrutor Thiago Iwamizu. Feitos de forma artesanal, os produtos de limpeza caseiros apresentam custo-benefício vantajoso. Além de mais baratos, são

Da redação de alta qualidade e apresentam boa rentabilidade e ajudam na manutenção do Meio Ambiente. São reutilizadas embalagens de garrafas que seriam jogadas no lixo além de ser reaproveitado o óleo e gordura usada.

N

o último sábado (04), a equipe de futsal feminino esteve fazendo uma partida amistosa contra a equipe da cidade de Quadra. As meninas foram guerreiras e mesmo saindo atrás do placar por 2 a 0 conseguiram a emocionante vira-

Da redação da por 3 a 2. Este jogo como também a partida de volta dia 28 de novembro irão servir de preparação para o 1° Torneio da amizade de futsal feminino que será no dia 17 de dezembro onde já temos confirmadas equipes da cidade de Boituva, Iperó e Quadra.

Cultura

Encontro reúne dirigentes de 58 municípios

O

Educação

Cesário Lange (SP) oferece escola preparatória para “Futuro Cientista”

Diretor do departamento de Cultura de Cesário Lange (SP) Ivan Aparecido da Silva participou do encontro “Tira-dúvidas com dirigentes municipais”, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado. O evento aconteceu na segunda-feira, 30 de outubro na sede da pasta, em São Paulo, e reuniu representantes de 58 municípios. Durante o encontro, os co-

Da redação ordenadores da Secretaria apresentaram suas respectivas áreas, permitindo que os participantes conheçam os projetos desenvolvidos. Ao final, houve espaço para convidados sanarem suas dúvidas, darem sugestões e discutirem temas comuns. Na oportunidade, solicitou novas oficinas para 2018 e um evento para 1ª edição da virada inclusiva em Cesário Lange.

Social

Participantes do projeto apresentam Fundo Social abre trabalhos finais do ano letivo vagas para curso O de panetone s alunos que participam do Projeto “Futuro Cientista” em Cesário Lange (SP) apresentaram os trabalhos finais do ano letivo, na terça-feira (07), no Núcleo de Integração Comunitária (NIC). A exposição foi aberta ao público, e também recebeu estudantes e professores das escolas municipais. As amostras foram avaliadas pelos coordenadores do curso. Ainda pelo projeto, a cidade

deve participar do “Encontro Regional de Futuros Cientistas”, realizado anualmente em Sorocaba. Este ano, o evento está programado para o sábado, dia 02 de dezembro, das 13h às 18h, na Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). O encontro contará com oficinas em diversas áreas do conhecimento. As oficinas serão destinadas tanto para os educandos, quanto para os educadores. Haverá certificação, bem como, premiações dos

clubes de ciências, do concurso de redação e da maratona do conhecimento, na cerimônia de encerramento. Cesário Lange foi o município pioneiro no Convênio com a UFSCAR a desenvolver o Projeto Futuro Cientista. Teve seu início no ano de 2012, inicialmente com os alunos da Escola Governador André Franco Montoro e a partir de 2016 foi ampliado a toda a Rede do Ensino Fundamental 2, incluindo alunos do Ensino Médio. Hoje,

Da redação atende aproximadamente 130 alunos. O projeto é de grande valia para a formação dos que dele participam, pois oferece o conhecimento de uma Universidade, as oportunidade de novos conhecimentos científicos, palestras e cursos oferecidos pela UFSCAR, desenvolvimento interpessoal através de realização de trabalho em grupo, apresentação dos projetos e a oportunidade de concorrer a bolsas para Universidade gratuitamente.

A

s festas natalinas já estão chegando e com ela uma oportunidade para as famílias conquistarem uma renda extra. O Fundo Social de Solidariedade de Cesário Lange (SP) promoverá no mês de dezembro um curso de confecção de panetones artesanais que é uma alternativa para pessoas desempregadas. As aulas serão ministradas pela professora Vanusa nos sábados em horários e datas que serão confirmadas, mas o seu início está programado para dezembro, no prédio do projeto Banco de Alimentos,

Da redação na Rua Joaquim Ribeiro da Silva, na esquina do prédio da Polícia Militar. As inscrições estarão abertas no Fundo de Solidariedade do Município, localizado na Rua 9 de Julho, nº 816, entre os dias 13 de novembro e 1º de dezembro, nas segundas, quartas e sextas-feiras, em dois períodos: das 8h às 11h, e à tarde das 13h às 15h. Para se inscrever os interessados devem apresentar cópia do RG, CPF e Comprovante de residência. As vagas são limitadas e a classificação dos alunos será por ordem de matrícula.


JORNAL ALIANÇA

04 Região DOMINGO, 12 DE NOVEMBRO DE 2017

Quadra

Pereiras

Convênio que libera a concessão do tratamento de água e esgoto para a SABESP

Cidade receberá Convênio assinado pelo prefeito recursos para a garante o serviços por 30 anos área de esportes A

O

prefeito Luiz Carlos Américo junto ao Diretor Benemari Sulivam estiveram na ultima semana no Palácio dos Bandeirantes onde o Prefeito assinou o convênio de 15 mil reais para aquisição de materiais esportivos para o ano de 2018 e também receber 03 kits de materiais esportivos (Futsal, Futebol de Campo e Voleibol). Torneio no CEDRO O prefeito Luiz Carlos Américo, junto ao Diretor Benemari Sulivam e o Assessor José Luis

Da redação estiveram no Bairro Cruz de Cedro prestigiando o Torneio de Futebol de Campo, organizado pelo Vanclei. Com a finalidade de apoiar, incentivar e propagar as atividades esportivas no município, o prefeito tem se mostrado presente e solícito aos anseios e pedidos das comunidades e dentro das possibilidades da Diretoria, atendendo-os. A pedido do organizador, foi oferecido ao torneio os 3 troféus para premiação dos colocados e mais as medalhas.

Sabesp assumirá o tratamento de água e esgoto no município de Pereiras (SP). A assinatura do convênio aconteceu no dia 20 de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Para a cerimônia de assinatura do convênio estiveram presentes o Prefeito Miguel Tomazela, o vice Osmar Pasqualino Rodrigues Ramos Júnior, o advogado da Prefeitura Dr. Camilo Silva, a diretoria estadual e regional da Sabesp e o Governador Geraldo Alckmin.

A parceria entre Prefeitura Municipal e a Sabesp vem há anos sendo discutida junto a população, várias audiências públicas foram realizadas com o intuito de dar transparência sobre o possível convênio a ser firmado. Porém, por falta de motivação política, o projeto ficou parado pela gestão passada e foi reativado neste ano de 2017 pela gestão de Miguel e Osmarzinho. “A história desse convênio é antiga, desde o ano de 1988, as administrações passadas busca-

ram celebrar o convênio com a Sabesp, porém por motivos desconhecidos tal convênio nunca saiu do papel. Nesse ano de 2017 nós pegamos o processo que estava paralisado e corremos atrás, buscamos com todo empenho viabilizar essa parceria e, graças ao empenho e dedicação de todos tudo deu certo, agora é esperar que essa parceria seja produtiva”, salientou o vice-prefeito Osmar Júnior. Os problemas decorrentes da nossa água existem há muito tempo, seja no diz respeito à

Da redação qualidade da água oferecida a população, seja no que diz respeito ao tratamento do esgoto e seu devido descarte de volta à natureza. Inúmeros serão os problemas que a Sabesp encontrará no decorrer dos próximos anos, porém, saberá nortear bons projetos, com qualidade no atendimento, garantindo assim a sustentabilidade ambiental no que diz respeito ao serviço de água e esgoto no município de Pereiras. O convênio assinado pelo Prefeito Miguel Tomazela tem duração de 30 anos.


JORNAL ALIANÇA

Região 05 DOMINGO, 12 DE NOVEMBRO DE 2017

Tietê

Campanha de Doação de Sangue será realizada no município

Porangaba

Ação será realizada no próximo dia Prefeitura faz 25 de novembro no Rotary Club entrega de EPI’s para servidores N

o sábado (25), será realizada a campanha para doação de sangue no Rotary Club de Tietê das 7h30 às 11h. A ação é uma parceria entre Prefeitura de Tietê, através da Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva, Hemocentro de Jaú e Rotary Club de Tietê. A última campanha aconteceu em junho e o resultado foi extremamente positivo, com a coleta de cem bolsas de sangue.

Tatuí

Para doar é necessário levar um documento de identificação com foto e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e ambos devem levar o documento com foto. É preciso pesar no mínimo 50kg, não estar em jejum e para refeições muito pesadas aguardar até duas horas. Ter boas condições de saúde, não estar resfriado ou sob uso de medicamentos, como

antibióticos ou anti-inflamatórios e não ter tomado nenhum tipo de vacina no último mês. As mulheres grávidas ou em fase de amamentação também não poderão participar. Os portadores de doenças de chagas, sífilis e HIV também estão impedidos, assim como pessoas que tiveram crises de convulsão após os dois anos de idade ou que frequentaram regiões com foco de malária nos últimos seis meses.

Da redação Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Mais informações na secretaria de Saúde e Medicina Preventiva (15) 3285-9450. Serviço: Doação de Sangue Data: 25/11/2017 Local: Rotary Club de Tietê – Rua Dr. Palinuro, 198, Centro Horário: das 7h30 às 11h.

A

prefeitura de Porangaba, através da Secretária de Gestão de Pessoas, entregou na tarde do dia 01 de novembro vários Equipamentos de Proteção Individual para funcionários de diversos setores. O Prefeito Luiz do Deraldo esteve presente no ato da entrega dos EPI e junto com a Secretária de Gestão de Pessoas Silvia do Carmo e do Secretário de Trânsito, Transporte e Serviços Gerais Jardelino Queiroz Sampaio Filho, distribuíram os equipamentos entre os funcionários. O uso do EPI é fundamental

Da redação para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em caso de acidentes de trabalho. Segundo o prefeito Luiz do Deraldo, “o uso dos EPI’s é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em caso de acidentes de trabalho. Com o uso dos equipamentos o funcionário não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida durante e depois da fase ativa de trabalho”, comentou o prefeito.

Exposição “Revelando Belezas Invisíveis” está em cartaz no Centro Cultural

Obras ficam expostas no Centro Cultural até o dia 30 de novembro

A

Exposição Fotográfica “Revelando Belezas Invisíveis”, de Ludwig Werner Binemann, que esteve em cartaz no Museu Histórico “Paulo Setúbal” e recebeu a visita de 1.512 pessoas, agora pode ser vista, gratuitamente, no Espaço de Exposições do Centro Cultural de Tatuí, equipamento de Cultura da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí.

A exposição é diferenciada, pois todas as tomadas fotográficas foram feitas com uma técnica pouco usual, mesmo entre fotógrafos já experientes. São fotos feitas com luz infravermelha, uma luz que existe, mas que não pode ser vista a olho nu, pois exige filtragens especiais que não deixam a luz natural passar, mas apenas o infravermelho e, após a tomada fotográfica, necessita de uma pós-produção muito

técnica. O resultado são fotos intrigantes e diferentes, com uma beleza muito especial. O público pode visitar a exposição até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 18h às 21h. O Centro Cultural está situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro. Ludwig Werner Binemann O diretor de fotografia Ludwig Werner Binemann trabalhou

Da redação na Casa Publicadora Brasileira. Lá ele iniciou na Produção, passando para Fotografia, Departamento de Arte e, finalmente, Departamento Fotográfico. Mudou-se para Portugal, onde aprimorou sua técnica e montou o seu estúdio. Trabalhou para renomadas agências de publicidade e canais de TV, operando equipamento broadcat e ministrando diversos workshops de fotografia.

Polícia apreende quase 2 toneladas de maconha

U

m caminhoneiro de 35 anos foi preso após ser flagrado com quase duas toneladas de maconha pela rodovia Castello Branco (SP280), em Porangaba (SP), no domingo (5). De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, uma equipe abordou no quilômetro 158 o veículo que estava carregado de sucata. Durante buscas, os

Da redação policiais constataram que embaixo da carga estavam diversos tabletes de maconha, pesando no total 1.991 quilos da droga. Ainda segundo a polícia, o motorista alegou que pegou o caminhão em Campo Grande (MS) e que levaria para São Paulo. Ele foi levado para a delegacia, onde foi autuado por tráfico de drogas e ficou à disposição da Justiça.


Negócios & Oportunidades PÁG. 06 JORNAL ALIANÇA

Quem lê compra, quem anuncia vende!

Classificados

DOMINGO

12 DE NOVEMBRO DE 2017 publicidade@jornalalianca.com.br

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-07, Fls. 158f, termo nº 3.980. FAÇO SABER que pretendem se CASAR e apresentaram ao Oficial do Registro Civil de EUGENÓPOLIS MG, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, incisos I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes: ÁQUILA COSTA MEIRA e GIULIANA BHERING GONÇALVES. Ele, brasileiro, solteiro, designer gráfico, com 25 anos de idade, nascido no dia dezesseis de janeiro de mil novecentos e noventa e dois (16/01/1992) em CAMAÇARI BA, residente na rod SP 141 - Km 43 - Turvo nesta cidade. Filho de Milton Barbosa Meira e Nilza Costa Meira. Ela, brasileira, solteira, administradora, com 19 anos de idade, nascida no dia cinco de setembro de mil novecentos e noventa e oito (05/09/1998) em MURIAÉ MG, residente em EUGENÓPOLIS MG. Filha de José de Freitas Gonçalves e Ana Alcília Bhering de Abreu Gonçalves. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 06 de Novembro de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente. Livro D-07, Fls. 158v, termo nº 3.981. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem se CASAR; JEFERSON DONIZETE LOPES LEITE, de estado civil solteiro, residente e domiciliado na Rua Zulmira Soares Antunes, 435 Dom Lázaro, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e MISLAINE AGUILERA CLEMENTE, de estado civil solteira, residente e domiciliada na Rua Zulmira Soares Antunes, 435 - Dom Lázaro, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. JEFERSON DONIZETE LOPES LEITE, Outras, com trinta anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de TATUÍ, Estado de São Paulo, nascido no dia três de setembro de mil novecentos e oitenta e sete (03/09/1987), filho de Gilmar Leite e de Rosangela Aparecida Lopes Leite, residentes na Rua 13 de Maio, 802 - centro nesta cidade. MISLAINE AGUILERA CLEMENTE, profissão não remunerada, com vinte e sete anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de CERQUEIRA CÉSAR, Estado de São Paulo, nascida no dia vinte e cinco de junho de mil novecentos e noventa (25/06/1990), filha de Carlos César Clemente e de Rosimeire Aguilera José Clemente, residentes na Rua Nossa Senhora Aparecida, 1037 - Centro nesta cidade. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 07 de Novembro de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente. Livro D-07, Fls. 159f, termo nº 3.982. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem converter a união estável em casamento em conformidade com o artigo 8º da Lei Federal nº9.278/96; JONATA RIBEIRO PAULINO, de estado civil solteiro, residente e domiciliado na Rua Abílio Rodrigues de Paula, 488 - Vila Nova, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e BIANCKA FAVERO DE ALMEIDA, de estado civil solteira, residente e domiciliada na Rua Abílio Rodrigues de Paula, 488 - Centro - CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. JONATA RIBEIRO PAULINO, Outras, com vinte e um anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de CONCHAS, Estado de São Paulo, nascida no dia primeiro de agosto de mil novecentos e noventa e seis (01/08/1996), filho de Luiz Paulino e de Auta Maria Teixeira Ribeiro Lima, residentes na Rua Abílio Rodrigues de Paula, 488 - Vila Nova nesta cidade. BIANCKA FAVERO DE ALMEIDA, profissão não remunerada, com dezoito anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de CERQUILHO, Estado de São Paulo, nascida no dia vinte e nove de dezembro de mil novecentos e noventa e oito (29/12/1998), filha de Aguinaldo Roberto de Almeida e de Carla Luciana Favero, residentes ele em Cerquilho SP e ela nesta cidade. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 07 de Novembro de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente. Livro D-07, Fls. 159v, termo nº 3.983. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem se casar; EDSON ALEIXO DE LIMA, de estado civil divorciado, residente e domiciliado na Rua Tércio Pais Leite, 1103 - Jardim Europa, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e PRISCILA FRANCHI MARTINS, de estado civil divorciada, residente e domiciliada na Rua Tércio Pais Leite, 1103 - Jardim Europa, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. EDSON ALEIXO DE LIMA, advogado, com trinta e oito anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de SANTO ANDRÉ, Estado de São Paulo, nascido no dia nove de dezembro de mil novecentos e setenta e oito (09/12/1978), filho de José Aleixo de Lima Filho e de Ana Aparecida Domingues de Lima, residentes na Rua Lázaro Antunes de Miranda, 422 - Dom Lázaro nesta cidade. PRISCILA FRANCHI MARTINS, confeiteira, com trinta e três anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de SOROCABA, Estado de São Paulo, nascida no dia vinte de abril de mil novecentos e oitenta e quatro (20/04/1984), filha de Izaías Gomes Martins Filho e de Eleoneti Franchi Martins, residentes na Rua Francisco Ribeiro da Silva, 462 - Centro nesta cidade. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 08 de Novembro de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente.

GUIA DE EMPRESAS E SERVIÇOS CINEMA CINE SANTA HELENA - Praça da Bandeira, 14 - Centro - Tatuí SP (15) 3305-1008. CINE SÃO JOSÉ - Rua Nove de Julho, 671 - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3246-3301.

Campos, 891 - Centro - Cesário Lange (15) 3246-1132.

CONVÊNIO CLUBE DO ASSINANTE - JORNAL ALIANÇA - Rua Pedro Miranda Campos, 882 A - Centro - Cesário Lange (SP). Telefone: (15) 32463700. PLENO GRUPO MORENO e CENTRO EMPRESARIAL LUCEMI Em Tatuí, (15)3251-3487 e (15) 3259-1994.

Clínica ODONTOLÓGICA ODONTOLANGE - Rua Nove de Julho, 711 - Centro - Cesário Lange -SP - (15) 3246-6355 ou (15) 99750-9611.

COMUNICAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA STUDIO FM - Rua José Vieira de Miranda, 900 - Centro - Cesário Lange -SP - (15) 3246-3078. GRUPO ALIANÇA DE COMUNICAÇÃO – Jornal Aliança e JATV Rua Pedro Miranda Campos, 882 A – Centro – Cesário Lange –SP – (15) 3246-3700. GRAFICELL - Rua Pedro Miranda

CONSTRUÇÃO ELÉTRICA GALVÃO - Rua do Comércio, 718 - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3246-3111.

MODA LUA BELA - MODA, ACESSÓRIOS E CALÇADOS - Rua 4 de Julho, 183 - Centro - Porangaba - SP (15) 99794-4178. FUNERÁRIA GRUPO MORENO - Rua José Vieira de Miranda - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3251-1345 e (15) 3259-4069 SAÚDE DROGARIA SANTA CRUZ – Rua Francisco Ribeiro da Silva, 768 – Centro – Cesário Lange –SP- (15)

3246-1238. DROGARIA JARDIM – Avenida 3 de Maio, 1694 – Vila Nova – Cesário Lange – SP- (15) 3246-1935. FARMALANGE I - Rua Francisco Silva, 1002 - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3246-1223. FARMALANGE II - Rua do Comércio, 781 - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3246-1567.


JORNAL ALIANÇA

Opinião 07 DOMINGO, 12 DE NOVEMBRO DE 2017

Motivação

Professor Luiz Almeida Marins Filho

Deixe o mercado mandar Uma das sugestões que sempre dei às empresas é que em vez de terem diretorias e departamentos por produtos ou por território, tenham por tipos de clientes. Assim, uma indústria de bebidas, em vez de ter diretoria e gerência de produtos, tipo vinhos, cervejas, águas, refrigerantes, sucos, deve ter diretorias e gerências de grandes contas, supermercados até nove checkouts, bares, conveniências, clubes noturnos, etc. Isso fará com que essas diretorias “respirem” clientes o tempo todo e tenham foco absoluto no cliente e em suas características essenciais. Negociar com grandes super-

mercados é muito diferente de negociar com conveniências, embora possam ser vizinhos territoriais. O que vejo é que a maioria das empresas dividem suas diretorias por produtos ou por território geográfico o que acredito ser um erro pois o mesmo vendedor que negocia uma grande venda para um grande cliente não terá habilidade, nem paciência para negociar com um pequeno varejo que acabou de abrir suas portas. Quando você estrutura sua empresa com base no mercado, nos tipos de clientes que quer servir, sua empresa passará a ter pessoas especializadas em clientes e não só em produtos e serviços.

Conheço bancos, por exemplo que fizeram essa experiência com grandes resultados. Desenvolvemos gerentes exclusivos para a área da saúde - médicos, dentistas, veterinários, etc. e gerentes especializados na área da educação - escolas, professores, cursos, etc. O resultado foi que o número de clientes aumentou muito e a satisfação medida por pesquisa foi muito maior, pois, segundo os próprios clientes, a empresa tinha pessoas que realmente entendiam de seu setor, suas necessidades e aspirações. Com maior foco, esses gerentes e vendedores começavam a saber o que seus clientes pensavam e queriam e portanto passaram a servi-los de forma

O Pensador

Pe. Luiz Carlos Oliveira customizada. Muitos leitores me dirão que essa é uma sugestão que só cabe em alguns setores ou empresas. A verdade é que já fizemos essa experiência em inúmeros setores, é claro, com adaptações e todas as vezes os resultados foram surpreendentemente positivos. Minha sugestão é apenas que você pense em como voltar a sua empresa totalmente para o mercado, para o cliente criando uma estrutura que favoreça e permita o desenvolvimento de verdadeiros especialistas em clientes e não só em produtos e serviços. Pense nisso. Sucesso!

Gilberto Radicce

Retrocessos políticos

Um balanço entre os avanços e os retrocessos do governo Temer demonstra que os retrocessos são mais acentuados e constituem a identidade desta administração. O presidente aproximou-se e tornou-se prisioneiro dos políticos do chamado centrão, formado por oportunistas que estão sempre do lado dos sucessivos governos, praticando a célebre política do oportunismo clientelista, baseada na antológica frase: “É dando que se recebe...” Essa política na base do doar para receber na prática despolitiza a política, transformando-a em um balcão de negócios, que beneficiam grupos empresariais privilegiados e engordam os bolsos dos políticos corruptos. Mas esta politicagem é um jogo sujo camuflado por uma palavra mágica que mal esconde a sujeira varrida em baixo do tapete. Esta palavra é governabilidade, pronunciada quando um governo resolve aglutinar os oportunistas de plantão em torno de seus compromissos corporativos. Lula negociou

com a ala adesista do PMDB em nome dessa tal governabilidade, mas seu preço foi jogar na cesta do lixo o programa de governo do PT, substituindo-o por um populismo clientelista herdado das tradições políticas praticadas pelos caudilhos latino-americanos. Temporariamente, Lula teve êxito na consumação dessa política clientelista, mas sua sucessora na presidência não foi bem sucedida nessa prática, pois é uma falsa liderança inventada pelo padrinho carismático, e carisma é uma vocação que não se transmite ao sucessor. Quebrado o encanto do feitiço, Dilma foi substituída por Temer, um hábil articulador nos bastidores, mas destituído de vocação para ser caudilho populista. Destituído desse carisma, é incapaz de mobilizar a opinião pública para respaldar seus projetos de reformas, que não contribuirão para a retomada do desenvolvimento do país, pois são superficiais e não eliminarão as barreiras que impedem a modernização da nossa economia, atrelada ainda

a um passado colonial. Perdido nesse emaranhado de contradições, o presidente perde o pouco da credibilidade inicial que desfrutava entre a população, e apóia-se em uma instável maioria no Congresso nacional, vacilante e insincera nesse apoio, pois seus protagonistas estão de olho em sua indefinida reeleição. Nessa radiografia, revela-se uma nebulosa imagem da esquizofrênica política nacional, de difícil decifração, pois seu surrealismo desafia os mais sólidos princípios de análise das ciências históricas e sociais. Embora atônitos diante desse nó cego, os analistas sociais e políticos mais competentes diagnosticam a política do presidente Temer e dos seus oportunistas aliados como um retrocesso generalizado, que agrada os segmentos mais conservadores da sociedade brasileira, mas permanece mudo e surdo diante das reivindicações populares. A falsa preocupação com a persistente devastação da floresta amazônica, a regulamentação de

Sem delongas...

mecanismos que dificultam a ação contra o trabalho escravo no país, a indiferença diante das reivindicações dos movimentos sociais, a persistente política de combate ao tráfico de drogas apenas através da captura dos traficantes, a cortina de fumaça que ofusca as verdadeiras razões da reforma da previdência, o corte de verbas destinadas aos projetos de pesquisas científicas, as tentativas fracassadas de reformas educacionais, são sintomas que revelam o avanço da metástase conservadora do governo Temer sobre os tecidos da sociedade brasileira, agredindo seus segmentos mais desprotegidos: - a classe trabalhadora e as minorias excluídas do conjunto social. E pelo rodar da carruagem, os horizontes anunciam chuvas e trovoadas para os próximos anos, pois entre os possíveis candidatos à presidência da República anunciados pela mídia, um não é melhor e nem pior que o outro, são todos atores menores em busca do seu personagem.

Vyller Mendes de Medeiros Estudante de Direito

A função primordial da escola é Ensinar Estamos vivendo o tempo dos direitos, a sociedade brasileira cada vez mais, briga em defesa destes. Nas ruas presenciamos diversos protestos, sempre a sombra do direito de manifestação assegurado pela Constituição da República Federativa. Eis que surge um questionamento, e os deveres? Na busca constante por direitos, para sanar suas pretensões, a sociedade deixa de cumprir com seus deveres, estes são importantíssimos para o convívio em sociedade e para o bom funcionamento de um país. Dentro deste enquadramento muitas são as preocupações em relação ao ensino no país, porém, pouco se discute sobre quais as funções dos educadores. As instituições de ensino estão sendo sobrecarregadas com funções que são da alçada

das famílias. “Ensinar não é educar”. O dicionário nos ajuda a diferenciar os vocábulos. O termo ensino tem origem no verbo insignare, que significa “transmitir conhecimento”, enquanto educação vem da raiz educatio que significa “o processo de desenvolvimento físico, intelectual e moral”. Nota-se, que há diferença entre os vocábulos, essa diferença estende-se as funções dos educadores e instituições de ensino, que tem como função primordial a transmissão de conhecimento pedagógico. Quem deve educar é a família, ensinar o convívio em sociedade, ensinar o “não” e transmitir valores. Entende-se que uma criança ao ingressar em uma instituição de ensino já tenha agregado consigo esses valores, porém, não é o que se nota nos dias atuais, cada vez

mais os educadores recebem essa atribuição, usurpando as funções primordiais do ensino. Com o caso em tela, surgem questionamentos, será que o problema enfrentado nos dias atuais é de inteira responsabilidade das instituições de ensino do país, ou, podemos atribuir a culpa ou partilha-la com as famílias e a sociedade que não atribuem valores essenciais na educação de nossas crianças e adolescentes. A Constituição da República Federativa do Brasil é clara ao compartilhar esta responsabilidade entre a família, a sociedade e o Estado em seu artigo 227 caput “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respei-

Refletindo

to, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, restando claro, que não é apenas função do Estado, representado pelas instituições de ensino, e sim, da família e da sociedade. Se as famílias transmitissem no seio do seu lar os valores necessários para convivência em sociedade, as intuições de ensino poderiam se preocupar apenas com o ensino pedagógico, ganhando assim, tempo e efetividade. Diante de tudo que aqui foi alegado, podemos chegar à conclusão que o problema não está apenas no ensino, e sim nos valores sociais que se perdem através do tempo, afinal, já dizia o saudoso Monteiro Lobato “ Um país se faz com homens e livros”.

Tempo de vigilância

Ficai vigiando Entramos num tempo litúrgico em que refletimos sobre a vigilância. É uma questão importante que tem ficado fora de nossa reflexão e vivência cristã. Era um assunto vital para o começo da Igreja. Como o Senhor começou a demorar, foi–se descuidando de sua vinda. Há falsos profetas que andam profetizando sobre datas para o fim do mundo. Não tem dado certo. Jesus continua a insistir: “Ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora” (Mt 25,13). Mateus apresenta três parábolas que aludem ao fim: as parábolas das dez virgens, dos talentos e o juízo final. O sentido da vigilância não é só o medo de ser pego de surpresa, mas a consciência de estar pronto porque vive no Senhor. A ideia que fundamenta vigilância é a certeza: “O Esposo vem!”, isto é, o Senhor. O Reino vem de improviso. Vejamos os símbolos: O número 10 (eram 10 virgens) indica totalidade. Todos são chamados. Sair ao encontro do esposo é ir ao encontro de Cristo. O noivo retarda e as virgens cochilam e dormem: Simboliza o estado de sonolência que tem quem espera sem se “ocupar com o Reino de Deus. Quando se ouve o grito: “Eis que chega o esposo”! A espera demorada se torna espera imediata. É o momento de preparar as lâmpadas. Entra a questão das que não têm óleo suficiente. A espera imediata sempre supõe uma longa preparação. É preciso, quando se vai viajar, averiguar se está em dia. Elas foram despertadas: É preciso viver um clima de ressurreição. As que têm óleo para a lâmpada não socorrem as outras colegas. Cada um tem que assumir sua parte. Sede de Deus A vigilância não é somente um problema de espera. Os cristãos se cansaram de esperar o Senhor que viria logo. É uma questão de sabedoria. Sabedoria é um dom. É o próprio amor Divino. Para nós é o Espírito Santo. Ele nos move continuamente a buscar, como rezamos no salmo: “Minha alma tem sede de Vós e Vos deseja como terra sedenta e sem água” (Sl 62). É a loucura da vida provocada pelo profundo desejo do encontro com Deus. Até se diz que de louco e de santo, todo mundo tem um pouco. A loucura por encontrar Deus não é um desatino, mas um empenho que envolve toda a vida e a pessoa toda. O desejo do encontro com Deus não é diminuído pela incerteza do dia. O óleo que está sempre à disposição para acender nossa lâmpada é símbolo da busca permanente de ir ao encontro do Senhor para

participar da festa do Reino. Essa abertura ao Reino jamais é saciada. Sempre se quer mais. Não são momentos impossíveis aos simples e pecadores. Quanto mais nos aprofundamos na busca do Senhor, mais temos que buscar. A porta se fecha somente quando não queremos. O crescimento espiritual não é acumular bens espirituais e atividades, mas aprofundar sempre mais a sede de Deus. Isso é sabedoria. Certezas do futuro “Vigiai, pois não sabeis nem o dia e nem a hora” (Mt 25,13). A incerteza não prejudica a busca do futuro. O Senhor retarda para que possamos buscá-lo sempre mais. Nessa busca está a certeza de um dia, no dia do Senhor, nós nos encontraremos face a face. Por isso Paulo nos traz, na segunda leitura de Tessalonicenses (1Ts 4,13-18), a garantia da ressurreição, futuro de toda nossa esperança. Ela não é somente uma certeza que vamos viver para sempre e o futuro nos abre esse caminho, mas ensina que estamos em contínuo processo de conversão. Jesus vive dessa certeza. Por isso caminha sempre decidido para realizar o desígnio do Pai e cumprir sua vontade. Leituras: Sabedoria 6,1216; Salmo 62; 1Tessalonicenses 4,13-18; Mateus 25,1-13 Ficha nº 1700 –Homilia do 32º Domingo Comum (12.11.17) A parábola das 10 virgens ensina que, para ir ao encontro do Senhor, é preciso vigiar Vigilância é viver a sede de Deus. A ressurreição nos garante o futuro de nossa espera. Diploma de sabedoria C omeçamos um tempo litúrgico no qual Jesus insiste sobre a vigilância. Não é neurose de preocupação com o momento, mas com nossa atitude de vida. Há os que pregam que Jesus voltará. Só o Pai sabe, quer dizer: A hora é Dele. A gente se angustia quando tem que esperar uma condução que vai nos pegar, mas não tem hora certa. Tem que estar pronto e se ocupar. Estar pronto é estar prevenido. Chegou… chegou! A sabedoria é exemplificada pelas moças previdentes que estavam prontas para o chamado para a festa. A sabedoria se adquire durante a vida. Ela se adianta a quem a procura. Ela é a uma busca constante, pois se concentra na busca de Deus. A sede de Deus dá a água da sabedoria. O fruto é a ressurreição, nosso momento máximo onde a vida continua em Deus.



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.