Edição - 739

Page 1


Opinião PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

25 DE JUNHO DE 2017

PUBLICAÇÃO ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA. Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 Cesário Lange - SP - TELEFAX (15) 3246-1132 Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP Redação JORNALISTA Diléa Maria da Silva Miranda REG. MTB - 83.281/SP dilea@jornalalianca.com.br

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES Gilberto Radicce, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho e Tiago Miranda. Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Editorial A grandeza da amizade

Você já pensou na grandeza da amizade? Diz um grande pensador que quem encontra um amigo, encontra um tesouro valioso. A amizade verdadeira é sustentáculo para muitas almas que vivem sobre a face da Terra. Ela está presente nos lares e fora deles, na convivência diária das criaturas. A amizade é tão importante que já foi comparada com muitas coisas de valor. Um pensador anônimo compara a amizade com as estrelas, e aqueles que não têm amigos ele compara com os cometas, que vêm e vão, mas não permanecem, nem iluminam como as estrelas. Diz ele mais ou menos assim: Há pessoas estrelas e há pessoas cometas. Os cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam. As estrelas permanecem. O Sol permanece. Passam-se anos, milhões de anos e as estrelas permanecem. Os cometas desaparecem. Há muita gente como os cometas, que passa pela vida da gente apenas por instantes. Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende. Gente sem amigos. Gente que apenas passa, sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença. Assim são as pessoas que vivem na mesma família e que passam um pelo outro sem serem presença. O importante é ser como as estrelas. Permanecer. Clarear. Estar presente. Ser luz. Ser calor. Ser vida. Ser amigo é ser estrela. Podem passar os anos, podem surgir distâncias, mas a marca da amizade fica no coração. Corações que não querem se enamorar de cometas, que apenas atraem olhares passageiros e passam. São muitas as pessoas cometas. Passam, recebem as palmas e desaparecem. Ser cometa é

ser companheiro apenas por instantes. É explorar os sentimentos humanos. A solidão de muitas pessoas é consequência de não poderem contar com alguém. É resultado de uma vida de cometa. Ninguém fica. Todos passam uns pelos outros. Há muita necessidade de criar um mundo de pessoas estrelas. Aquelas com as quais todos os dias podemos contar. Todos os dias ver a sua luz e sentir o seu calor. Assim são os amigos estrelas na vida da gente. Pode-se contar com eles. Eles são presença. São coragem nos momentos de tensão. São luz nos momentos de escuridão. São segurança nos momentos de desânimo. Ser estrela neste mundo passageiro, neste mundo cheio de pessoas cometas, é um desafio, mas, acima de tudo, uma recompensa. É nascer e ter vivido e não apenas existir. E você? É cometa? Ou é estrela? Enquanto o desejo é chama que se consome e deixa um vazio nas almas, a amizade é bênção que alimenta e sustenta em todos os momentos da vida. Quem compartilha apenas do desejo corre o risco de ficar só, tão logo o desejo cesse, mas quem divide a amizade tem a certeza de que nunca estará sozinho. É por essas e outras razões que a amizade é sempre comparada às coisas belas e de grande valor. Pode ser comparada a um tesouro... A uma flor perfumada que jamais fenece... A uma estrela que aquece e vivifica, ou com a luz que jamais se apaga... O importante mesmo é ter amigos ou ser amigo de alguém, porque só assim teremos a certeza de que nunca estaremos desamparados.

Rapidinhas Insustentáveis

Até dia 30

Da redação

Em discussão

Garantia

O Tribunal de Contas da União (TCU) classificou a Previdência brasileira como “insustentável”. Diante do quadro de receitas e despesas, a instituição constatou que, em 2060, caso as regras continuem as mesmas, os gastos previdenciários alcançariam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) – valor muito superior ao de países cuja população é considerada idosa. Esse diagnóstico aparece no voto do ministro José Múcio Monteiro. Segundo ele, o quadro é “preocupante”. Apenas em 2016, o rombo da Previdência alcançou R$ 226,9 bilhões.

O prazo para o alistamento militar obrigatório deste ano termina na próxima sexta-feira (30). Segundo levantamento, cerca de 300 mil jovens em todo o País ainda não se apresentaram nas Juntas do Serviço Militar (JSM) para o processo. Todos os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 são obrigados a comparecer à Junta mais próxima a sua casa para o alistamento. Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os consulados ou embaixadas do Brasil.

Governo e representantes das centrais sindicais continuam o diálogo para tratar a modernização da legislação trabalhista, que tramita no Congresso Nacional. Em reunião na quarta-feira (21) com o ministro do Trabalho, sindicalistas apresentaram pontos que ainda preocupam os trabalhadores. As questões tratam do trabalho intermitente, da homologação de rescisões de trabalho, da terceirização, da insalubridade – principalmente quanto à segurança e ao trabalho insalubre de mulheres – e da contribuição assistencial.

O ministro lembrou aos líderes sindicais que a proposta levada pelo governo ao Congresso, em dezembro de 2016, está fundamentada “no espírito de garantir direitos, dar segurança jurídica ao mercado de trabalho e proporcionar a geração de empregos”. Segundo ele, as reivindicações serão analisadas. “Recebemos a manifestação. Agora, nosso corpo técnico vai avaliar, e asseguramos aos líderes das centrais a disposição do governo de continuar dialogando, no âmbito do Ministério do Trabalho, com o movimento sindical”, disse Ronaldo Nogueira.

Descarte de lixo

Compostagem

Onde encontrar

Junho vermelho

Para incentivar a compostagem de lixo orgânico, o Ministério do Meio Ambiente lançou uma cartilha online que traz informações sobre a forma correta de descarte. Isso porque esses resíduos representam metade do lixo gerado nas cidades, mas apenas 1% desse montante vai para a compostagem. Os resíduos orgânicos podem se tornar uma ameaça ao meio ambiente na medida em que liberam chorume e gases do efeito estufa, além de favorecerem a proliferação de animais transmissores de doenças.

A campanha

A campanha Junho Vermelho teve início em 2011 e é realizada pelo Movimento Eu Dou Sangue, envolvendo diversos setores da sociedade. Tornou-se nacional em 2014 e ganhou mais força em 2015. Atualmente, a iniciativa é conhecida como “Eu Dou Sangue pelo Brasil”. E a lei nº 16.389, de 15 de março de 2017, instituiu o Junho Vermelho como evento oficial no calendário do Estado. O mês foi escolhido com o objetivo de ressaltar a doação, principalmente nessa época do ano, em que o frio e a chuva afastam os doadores dos centros de coleta.

A compostagem é essencial para dar o tratamento e o descarte adequados a esse lixo, somada à geração de um composto orgânico rico em nutrientes e próprio para adubação. O manual lançado reúne dicas para a compostagem doméstica, comunitária e institucional, indicando a maneira correta de separação do lixo e descarte do material. Nesse processo, os restos são cobertos com terra e revirados periodicamente, à medida que são decompostos para gerar o húmus.

Pela vida

As idealizadoras dessa campanha foram as irmãs Debi Aronis e Diana Berezin, que, por um problema de saúde na família, compreenderam o real sentido da doação de sangue e passaram a abraçar essa causa. “Gostaríamos que as pessoas entendessem e aderissem à doação de sangue sem ter que vivenciar situações de sofrimento. Doar é uma questão de atitude e de mudança de cultura, a exemplo do uso do cinto de segurança, que, no passado, não tinha a atenção das pessoas como tem hoje”, destaca Debi.

Na compostagem, a decomposição é controlada e acontece de forma acelerada. Dessa forma, a variedade de microrganismos que se desenvolvem nesse ambiente é maior e torna o composto gerado mais rico. A cartilha online pode ser encontrada no link a seguir: http://www.mma. gov.br/images/arquivo/80058/ Compostagem-ManualOrientacao_MMA_2017-06-20.pdf, A compostagem 100% vegetal também pode ser conhecida em videoaula disponível no canal do Youtube da Embrapa.

Em falta

Durante o inverno, é comum que os bancos de sangue do país fiquem desfalcados, já que essa é a temporada de doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa. A campanha Junho Vermelho quer mudar este quadro com a conscientização das pessoas. Atualmente, os estoques dos hemocentros de São Paulo, por exemplo, registram baixa de 60% em suas reservas. Os tipos mais em falta são O- e AB-, com apenas 7% e 1% da população se enquadrando nessas tipagens, respectivamente.

O Instituto CCR e a CCR SPVias, com parceria da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), estão apoiando a campanha Junho Vermelho, que tem o objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e estimulá-las a praticar esse gesto solidário. Para reforçar esse apoio, a Concessionária está distribuindo, em suas praças de pedágio, 20 mil panfletos, que possuem orientações para quem deseja ser um doador de sangue. Entre as condições estão ter entre 18 e 69 anos e pesar no mínimo 50kg.

Como doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar descansada (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentada (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente. Também é preciso estar atenta ao intervalo entre doações. Mulheres devem esperar 90 dias entre um procedimento e outro; já os homens têm que aguardar 60 dias.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 25 DE JUNHO DE 2017

Meio Ambiente

Cesário Lange promove palestra sobre gestão ambiental

Política

Responsabilidade compartilhada Secretário da entre todos foi o tema do evento Casa Civil visita Cesário Lange A

secretaria municipal de agricultura e meio ambiente de Cesário Lange (SP) promoveu uma palestra na segunda-feira (19), sobre

o programa “Município Verde Azul - PMVA”. A reunião foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Cláudio Amâncio, que trabalha com PMVA há 8 anos,

ele é secretário de agricultura e meio ambiente, representante da Defesa Civil e Interlocutor do programa verde azul em Quadra (SP). O evento foi realizado cen-

Da redação tro de capacitação José Trevisan com o tema “Gestão Ambiental Responsabilidade Compartilhada entre todos e Todos juntos por um ambiente sustentável”.

O

secretário-chefe da Casa Civil de São Paulo, deputado federal Samuel Moreira, esteve em Cesário Lange na quintafeira (15). Ele foi recebido no gabinete por prefeitos, vices, vereadores e lideranças da região, para conhecer suas demandas e conversar sobre o trabalho realizado nas cidades de Quadra (São Paulo), Pereira e Guareí. Na ocasião o deputado rece-

Da redação beu o título de cidadão cesariolangense, proposto pelo exvereador maestro Josée Paulo Molitor. Ainda no município, me reuni Participaram da reunião, o prefeito de Cesário Lange, Dinho, o ex-prefeito Ramiro e o vice, Gilberto Radicci; o prefeito de Quadra, Luiz Carlos e o vice, Rubens do Tomate; o prefeito de Pereira, Miguel Tomazela e o vice, Osmarzinho e o prefeito de Guareí, Juca.


JORNAL ALIANÇA

04 Cidade DOMINGO, 25 DE JUNHO DE 2017

Política

Social

Cesário Lange realiza sua 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

Terceira Idade Meta é avaliar a política de Assistência Social participa de Jogos e definir diretrizes para o aprimorar o SUAS do Tabuleiro O

O

grupo “De bem com a vida”, da Terceira Idade de Cesário Lange (SP), esteve em Conchas (SP) na terça-feira (13), participando da Etapa Regional dos Jogos de Tabuleiro. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Cesário Lange, estes jogos in-

Social

Da redação termunicipais não são competitivos e visam confraternizar seus participantes, e por essa razão, os resultados nessas competições são praticamente descartados. A próxima etapa dos Jogos de Tabuleiro acontecerá em agosto no município de Porangaba (SP).

departamento de Assistência e Promoção Social, dirigido pela assistente social Cristiane Franci, promoveu nesta terça-feira (20), a 11ª Conferência Municipal de

Assistência e Desenvolvimento Social no plenário da Câmara Municipal. Participaram deste evento representantes da comunidade local, representantes estaduais desta área, o vice-prefeito

Gilberto Radicce, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcos Vinícius de Camargo Moura, o secretário da Segurança Pública Municipal, Camilo de Lelis Machado, o diretor do

Da redação Departamento Municipal de Cultura, o professor Ivan Aparecido da Silva e a 2ª Dama do Município e presidente do Fundo Municipal de Solidariedade, Elza Maria Radicce.

Conselho Municipal do Idoso realiza palestra sobre o Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa

No ano passado foram registradas mais de 65 mil denúncias de violência contra idosos em todos Estado

O

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMI) realizou na quarta-feira (14) uma palestra com o tema “Rompendo o silêncio” baseado na Lei 10.741/2003 Estatuto do Idoso, em comemoração ao 15 de Junho, Dia Mundial de Conscientização contra a Violência a pessoa Idosa. O evento coordenado pela Assistente e Secretaria Executiva do CMI, Elisabete Aparecida de Morais e reuniu dezenas de pessoas na sede do Grupo “De Bem com a Vida”. Na ocasião a assistente social orientou sobre os Direitos, maus tratos e onde denunciar as

violências contra a pessoa idosa. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal, Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Banco de Alimentos, e do comércio local com doações de brindes para sorteios. Houve também o sorteio de um Designer de Sobrancelhas feito pela designer Elaine Liberati. A violência silenciosa contra a pessoa idosa A violência contra idosos é uma realidade conhecida por todos, mesmo que a maioria das ocorrências não seja registrada ou amplamente divulgada. Ela

está presente nos diferentes grupos sociais, possui várias faces e muitas formas de se expressar, desde as maneiras mais evidentes até as mais sutis. Tal brutalidade se manifesta por meio de práticas e omissões e dentre as mais frequentes estão os maus tratos, os abusos físicos e psicológicos, o abandono, a negligência e a violência patrimonial. Observamos no atual cenário demográfico um processo acelerado de envelhecimento da população mundial, no qual os maiores desafios serão a garantia de direitos e de proteção social aos idosos mais vulneráveis.

Neste contexto, desde 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu ações para o combate e conscientização da violência contra a pessoa idosa. No Brasil, este tema também tem ocupado espaço relevante na agenda pública, caracterizando-se como grave problema no campo dos direitos humanos. O Balanço das Denúncias de Violações de Direitos Humanos do ano de 2016, divulgado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos em abril deste ano, trouxe informações sobre o registro de denúncias realizadas em vários meios de atendimento, sendo um deles, o Disque 100. Infelizmente esses dados não se referem ao total de ocorrências de violência contra idosos, pois nem todas são denunciadas. Porém, alguns números chamam a atenção e nos permitem refletir sobre aspectos geralmente pouco discutidos. Segundo os dados deste levantamento, denúncias sobre a violência contra idosos correspondem a 25% do total de registros, em comparação a outras denúncias. Em 2016, foram registradas 65.890 denúncias de violência contra idosos, considerando dados de todos os estados do país. O Estado de São Paulo, registrou 7.550 denúncias em 2016, contra 6.853 de 2015, representando um aumento de

Da redação

10% no período. Deste total, 60% das vítimas eram do sexo feminino. Os filhos eram apontados como agressores em 54% dos casos, sendo a casa da vítima como principal local da violação em 86% dos registros. Embora o tema da violência contra pessoas idosas seja bastante complexo, considerando os seus múltiplos fatores, é possível e necessário reconhecer a existência de um claro recorte de gênero neste campo. Ou seja, reconhecer que as práticas violentas e os vários tipos de abusos são dirigidos e atingem mais mulheres que homens, considerando pessoas a partir de 60 anos. Convém investigar e buscar compreender as razões que fa-

zem as mulheres serem maioria entre as vítimas idosas, especialmente no ambiente doméstico. E a partir deste conhecimento, desenvolver ações específicas para conscientizar a sociedade sobre a gravidade do problema, rompendo este ciclo de violação de direitos. Diversos fatores contribuem para este quadro, no qual se somam violência contra a mulher e violência contra pessoas idosas. Destacamos a discriminação negativa, o preconceito, a desvalorização de características associadas a velhice, bem como a desigualdade no acesso a direitos que historicamente tem atingido as mulheres. Muitas delas são mantidas silenciadas e agredidas por familiares, na própria casa.


JORNAL ALIANÇA

Esportes 05 DOMINGO, 25 DE JUNHO DE 2017

Judô

Associação cesariolangense representa a cidade no 8º Japan Matsuri em Osasco (SP)

Futsal

Festival da cultura japonesa contou Tatuí (SP) sediará com demostrações da arte marcial a final da Copa Record de Futsal A Associação de Judô Umino de Cesário Lange (SP) fez a abertura da 8ª Japan Matsuri – Festival da Cultura Japonesa em Osasco (SP), no sábado (10), com demonstrações deste esporte que é uma arte marcial de origem Japonesa.

Neste evento foi apresentado o Judô como Cultura, Arte Marcial, Desenvolvimento das crianças, Esporte, e principalmente como meio disciplinar em todos os campos. Tradicional Arte Milenar do Japão iniciado como meio de segurança do império foi desenvolvida e adaptada pelo

mestre Jigoro Kano para se tornar uma arte de defesa pessoal, respeito, disciplina, educação e desenvolvimento de força física e se tornou de grande valor para as pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, além de se tornar um dos esportes Olímpicos mais disputados no mundo.

Da redação Alunos que participaram: Classe Biriba: Phelipe Alves Camargo. Classe Infanto Juvenil: Tabata Mayara da Silva Lopes, Leonardo Laureano Araújo e Letícia Melo Lobo – Medalha de Bronze Classe Adulto: Caique de Jesus Miranda Domingues.

N

esta quinta-feira, dia 22 de junho, a partir das 19h, a equipe de Tatuí estará disputando, contra o time de Ourinhos, vencedor da região de Bauru, a final da Série Ouro da Supercopa Record de Futsal Feminino 2017, organizada pela Record TV Paulista. E o melhor: o jogo

Da redação será aqui em Tatuí, na Associação Atlética XI de Agosto. Também entrarão em quadra, neste mesmo dia, Itu e Pirajuí, disputando a Série Prata da Supercopa. A entrada é franca e a partida será gravada na íntegra para exibição na Record TV Paulista, no sábado, dia 24.

Futebol

Ipiranga empata com a Ótica Santa Luzia em 1 x 1 Judô

O

5ª Copa Kazuo Suga reuniu centenas de atletas em Tatuí (SP)

Quadra foi representada na disputa e conquistou oito medalhas

A

Academia Judô na Faixa, o Clube de Campo de Tatuí e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da prefeitura de Tatuí, em parceria com a Federação Paulista de Judô, realizaram no domingo (11) a 5ª Copa Kazuo Suga de Judô. A Copa é um dos principais eventos esportivos da região e foi criada em 2013 por Bruno Santi, que foi atleta do Sensei Kazuo Suga desde 1990 e hoje é

técnico de judô. “Essa é a primeira edição póstuma da Copa, em que o Sensei Kazuo não estará presente. A Copa homenageia o grande mestre do judô de Tatuí, o pioneiro na cidade, que tem mais de 50 anos de história no ensino da arte do judô. A competição também serve como preparação para os atletas que irão disputar os Jogos Regionais”, comenta Bruno Santi. O evento foi voltado para as categorias Sub-9 a Adulto, Master e Absoluto, tanto masculino

quanto feminino. Houve premiação com medalhas para os quatro primeiros colocados de cada categoria e classe, e troféus para as dez academias melhores classificadas e para os classificados da classe Absoluto. A academia Arte e Movimento de Quadra (SP), representou mais uma vez a cidade de na modalidade e vem se destacando com diversos pódios. Neste competição, foram duas medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Da redação Os atletas que representaram a cidade de Quadra foram: Professor Julio César; Daniel Fortes Sarube, João Pedro Leite Silveira, Júlio César Rodrigues Mendes, João Victor Galera, Leonardo Corte Lima, Gabriel Andrade Vieira , João Vitor Américo Pereira, Kaique Júnior Oliveira Lima, Caio Lira Rosa, Otávio Augusto da Silva, Yasmin Andrade de Proença, Giovanne Corte da Silva Cavalcante, Giulia Barros, Yasmin Nayara Soares de Moraes e Júlio César da Silva Medeiros.

Ipiranga Futebol Clube jogou sábado (17) no Bairro Mato Seco em Cesário Lange contra o time da Óticas Santa Luzia, o placar final foi Ipiranga 1 x 1 Ótica Santa Luzia. O Ipiranga iniciou o jogo com Serginho,

Da redação Robson, Bruno, Vande, Serra, Luis, Luciano, Leandro, Gi, Mauricinho, Gu. Durante o jogo entraram Zé Antonio, Eduardo, Gabriel, Danilo, Luca, Leonardo, Augusto, O Gol do Ipiranga foi marcado por: Leandro (1).

Morro Vermelho vence em clássico contra Zambianco

O

Esporte Clube Morro Vermelho de Laranjal Paulista (SP) jogou em casa no sábado (08) contra o Zambianco também da cidade e venceu o clássico com um placar de 5 x 2. Logo no começo do jogo, o atleta Fernando do Morro Vermelho acertou um chute fora da área anotando um golaço. Quando parecia que o Morro Vermelho dominaria a partida, o jogador do Zambianco, em jogada de contra ataque empatou o jogo. Após o empate, Duda recebeu a bola de Charles, driblou o zagueiro e acertou o segundo gol para o Morro Vermelho. Logo em seguida, em jogada rápida o jogador Fumaça dei-

Da redação xou o Daniel na cara do gol, e em bela troca de passes do setor do meio campo, Duda deixou Fumaça na frente do Gol, e o atacante não desperdiçou a jogada fazendo o quarto gol, do Rubro Negro. Em seguida o Zambianco perdeu algumas chances claras de gol, e em busca da vitória conseguiu anotar mais um, diminuindo a diferença no placar. Com o Zambianco querendo o gol acabou deixando espaços para o Morro Vermelho. O time aproveitou a chance e com jogada de Fumaça pela esquerda que cruzou para Charles livre de marcação, marcou o quinto gol da tarde. O placar final foi Morro Vermelho 5 x 2 Zambianco.


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 25 DE JUNHO DE 2017

Iperó

Cerquilho

Prefeito e secretária participam de reunião sobre consórcio intermunicipal

Prefeitura realiza Projeto quer racionalizar a utilização obras da Unidade de recursos e unir os esforços Básica do Vileta N

D

esde o último dia 6, a Prefeitura de Iperó retomou as obras da unidade básica de Saúde (UBS) no bairro Campos Vileta, região de George Oetterer. As construções se encontram em fase de acabamento, com cerca de 95% concluídos, mas devido a problemas relacionados ao convênio responsável pela obra, houve a necessidade de realizar atualizações, o que levou à paralisação em dezembro de 2016 e à nova alteração no cronograma previsto. O prosseguimento da obra é de responsabilidade da empresa DCA Engenharia, que já vinha executando os serviços anteriormente. A previsão da empresa é que os trabalhos estejam concluídos em 75 dias. A construção da UBS é uma melhoria esperada há anos pelos moradores do Vileta e entorno e permitirá que a população tenha acesso aos serviços de saúde em local mais próximo de suas residências, garantindo melhor atendimento e mais comodidade. A UBS faz parte dos investimentos de reurbanização e implantação de infraestrutura no bairro, processo que beneficiou diretamente cerca de 900 famílias, com valor aproximado de investimentos de R$ 10 milhões. A nova unidade terá capacidade para atender até 270 pessoas por dia nas áreas de clínicas básicas – clínica geral,

Da redação pediatria, ginecologia, odontologia –, disponibilizando procedimentos de vacinação, curativos, retirada de pontos, verificação de pressão arterial e glicemia capilar, mensuração de peso e estatura, administração de medicamentos, coleta de Papanicolau, coleta de exames laboratoriais e procedimentos odontológicos. Terá também uma equipe multidisciplinar e assistente social para realizar atendimentos domiciliares. Enquanto aguardam a finalização da nova UBS, os moradores não têm prejuízo, pois o funcionamento da UBS de George Oetterer segue normalmente, inclusive com o horário estendido para ampliar o atendimento. “Apesar de todos os problemas que enfrentamos, não abrimos mão de finalizar a construção da unidade e seguimos na direção contrária de muitos municípios que estão fechando serviços de Saúde por causa da crise financeira. Sabemos da importância da nova UBS, pois ela permitirá uma melhora significativa para o bairro ainda em 2017. E o nosso compromisso é entregar, além do prédio, toda a estrutura de funcionamento com médicos e equipamentos. A prioridade da nossa administração é cuidar da saúde dos iperoenses e garantir mais qualidade de vida”, explicou o prefeito.

Laranjal Paulista

a segunda-feira (19), o prefeito Aldomir José Sanson e a Secretária da Saúde Claudia Reimann Baston participaram da segunda reunião sobre saúde com representantes dos municípios da região. O objetivo do encontro foi avançar no levantamento da viabilidade de realizar um Con-

Jumirim

sórcio Intermunicipal da Saúde entre as cidades de Cerquilho, Tietê, Boituva, Laranjal Paulista, Jumirim, Iperó e Capela do Alto. A proposta de criar um consórcio tem como inspiração o Consórcio Intermunicipal da Saúde “Vale do Tietê”, entre Porto Feliz, Itu e Salto. Consórcios intermunicipais têm como intuito racionalizar a utilização

de recursos destinados a equipamentos, profissionais, instalações hospitalares, centros de especialização e transporte ao unir os esforços e a capacidades de cidades próximas. Ao longo da reunião, os representantes de cada município apresentaram suas estáticas sobre a real demanda das filas de espera e se comprometeram,

Da redação para a próxima reunião, verificar e informar qual é a especialidade que cada um pode ofertar aos outros. Também participaram deste segundo encontro o prefeito de Jumirim, Darci Schiavi e Boituva, Fernando Lopes da Silva; os respectivos representantes das Secretárias Municipais de Saúde e os assessores do deputado Vitor Lippi.

Ciclo de debates reúne agentes políticos e dirigentes municipais

Fundo Social faz Encontro político foi promovido Campanha do pelo Tribunal de Contas do Estado Agasalho 2017 N

O

Fundo Social de Solidariedade de Laranjal Paulista, através de sua presidente, a Primeira Dama do município, Dra. Maria Lúcia Zugliani de Moura Campos, agradece às empresas parceiras na arrecadação de

Da redação roupas, calçados, agasalhos e cobertores para a Campanha do Agasalho deste ano de 2017 e informa que há pontos de coleta nas seguintes empresas: Brinquedos Anjo, Divertoys, Maralex, Milk Brinquedos e Orange.

o último dia 08 de Junho foi realizado o 6° Encontro do “Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais” – promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, através das Unidades Regionais de Sorocaba e Itapeva, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, ao lado da Prefeitura de Sorocaba. O encontro foi organizado para transmitir aos gestores públicos orientações em assuntos relacionados com ênfase à Transparência, ao Planejamento, Controle Interno e Terceiro Setor. Participaram do evento o Excelentíssimo Senhor Prefeito, Darci Schiavi, o Secretário da Fazenda, Mário Luiz Botega, e o Procurador do Município, Danillo Antônio de Camargo Nitrini.

Da redação


JORNAL ALIANÇA

Região 07 DOMINGO, 25 DE JUNHO DE 2017

Boituva

Conchas

CREAS realiza campanha nas creches municipais

Combate ao Abuso e a Exploração CDHU libera mais Sexual de Crianças e Adolescentes de R$600 mil para o município A secretaria municipal de desenvolvimento social, cidadania e trabalho, de Boituva (SP) através do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social e o Conselho Tutelar realizaram entre os dias 15 e 19 de maio, uma campanha sobre 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e

Adolescentes. A campanha percorreu 12 creches municipais para contato com professores. Foram entregues aproximadamente florzinhas amarelas, símbolos da campanha (Faça Bonito), jornais socioeducativos que abordam a temática com mais profundidade, marca páginas de livros com a divulgação do Disque Denúncia e também

um panfleto orientativo sobre o fluxo de atendimento criado ao acionar o Disque 100 e que o serviço é totalmente sigiloso. “Foi um trabalho coletivo cuidadosamente pensado pelas equipes do CREAS e Conselho Tutelar. Os profissionais ficaram satisfeitos com a campanha, através da troca de informações com a rede de educação e disseminação do

Da redação tema. Através dos vínculos formados e divulgação dos setores, ficou aberto um importante canal de comunicação, que fortaleceu o trabalho de rede. Pretendemos para o próximo ano ampliar gradativamente em mais escolas. Agradeço a Assistente Social Araceles pela doação dos botons”, concluiu a coordenadora do CREAS, Milene Campos.

O

prefeito Odirlei Reis esteve em importante reunião na cidade de São Paulo, na quarta-feira (21), com o diretor da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, Agnaldo Lopes Quintano, conseguimos a liberação de mais R$ 644 mil para complementar o convênio

Da redação existente, e conseguimos acelerar as obras, programando a entrega das primeiras casas do conjunto habitacional Jardim Primavera para o mês de abril do próximo ano. Este é mais um importante passo da nossa gestão, que tem como objetivo zerar o déficit habitacional em nosso município nos próximos anos.

Capela do Alto Bofete

Após tentativa de assalto, autoridades se reúnem para discutir segurança pública

Coronel visita a Junta Municipal de Serviço Militar

Cidade não tem grande incidência N de assalto, mas deve se prevenir

A

pós tentativa de assalto ao Banco Santander e a na Lotérica, o prefeito Dr. Dirceo e vice Elias estiveram em reunião com o Delegado Titular da DEPOL de Bofete Dr. Lourenço Talamonte Netto; com o comandante da Polícia Militar de Bofete Sargento Cunha e os gerentes do banco Santander: Brandão; Josué e Paulo. Durante a reunião discutiram problemas relacionados á segurança pública dos clientes do banco e a população em Geral. De acordo com o delegado Dr. Lourenço, o município de Bofete não é o município com

maior incidência de assalto da região, além de contar com um Conselho de Segurança – CONSEG, atuante, sendo o único da região devidamente atualizado, com reuniões mensais, atas e correspondência enviada via Delegacia para o DIG – em São Paulo. De acordo com os representantes do banco, nossos munícipes podem e devem utilizar cada vez mais do sistema de cartões para efetuar pagamentos junto ao comércio em geral da cidade, evitando sobremaneira a retirada de dinheiro em espécie na boca dos caixas eletrônicos. Os cartões se tornaram a for-

ma mais eficiente de não ficar expostos aos movimentos e transporte pessoal de recursos financeiros, além de que os bancos oferecem também sistemas operacionais via Bank fone,

Da redação sistema APP para celulares, entre outros meios, visando a segurança do usuário, agindo assim, os usuários e clientes colaboram com a segurança pública em geral.

a sexta-feira (09) a prefeitura de Capela do Alto recebeu a visita e inspeção do Coronel Sandro Peres Zanetti - Chefe da 14ª Circunscrição de Serviço Militar, acompanhado do 1º Tenente Cazelato - S/3 de 14ª CSM e do 1º Tenete Jairo Junior Xavier - Delegado da 1ª

Da redação Delegacia de Serviço Militar. Na ocasião foi avaliado a instalação, material, mobiliário do Serviço Militar, assim como o trabalho e conhecimento da Secretária Adriana Cristina Yamawaki Bonani, obtendo um excelente resultado e atendendo as necessidades do Exército Brasileiro.


JORNAL ALIANÇA

08 Região DOMINGO, 25 DE JUNHO DE 2017

Porangaba

Pereiras

Semana do Meio Ambiente tem programação educativa e ecológica

Prefeitura inicia Programação incluiu palestras e obras de reforma plantio de árvores pelos alunos na rodoviária A

O

prefeito de Porangaba (SP) Luiz do Deraldo segue acompanhando de perto a obra de reforma da Rodoviária Municipal, tem contado com o empenho dos Secretários Municipais Jardelino de Queiroz e Marcio Borlina, responsáveis pela execução e projeto. Está sendo refeito todo o piso, serviço de

Da redação pintura e mais algumas obras complementares. “Com muito trabalho e empenho seguimos na luta pela qualidade de vida dos cidadãos porangabenses. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas continuaremos trabalhando para tornar Porangaba um lugar melhor para todos”, comentou o prefeito Luiz do Deraldo.

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Pereiras, programou uma agenda educativa para comemorar a Semana do Meio Ambiente. O objetivo, segundo o Secretário Wudson Vaz é conscientizar nossas crianças de que elas são, também, responsáveis pela proteção natural de nosso planeta.

Árvores foram plantadas por crianças das Escolas Toledo, Dolores e Espaço Amigo às margens do Projeto 10. Várias mudas foram plantadas também, por crianças das Escolas Lourdes e Rozendo na praça central do Condomínio CDHU. O plantio foi ministrado pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Wudson Vaz e

por integrantes da Casa da Agricultura de Pereiras. Além do plantio de árvores, o Secretário Wudson Vaz ministrou palestra de conscientização ecológica no Espaço Cultural Cine São Roque e na Escola da Estação de Pereiras. Nas palestras o Secretaria conscientizou as crianças quanto à importância de colabora-

Da redação rem para a limpeza pública, não descartando papéis de bala ou bolachas pelas calçadas ou praças. Falou também da importância de se plantar árvores visando uma vida saudável de nosso planeta e ensinou os alunos a detectarem uma árvore, que pela ação do tempo, pode trazer problemas às calçadas e casas.

Tietê

Servidores pedem doações para o recanto Rogério

O

s servidores municipais de Tietê, das mais diversas secretarias, organizaram uma campanha de doação de mantimentos e produtos de limpeza para o Recanto Rogério de Souza. A ideia é agir em prol à entidade que trata da recuperação de pessoas dependentes de álcool e drogas, qualquer pessoa pode fazer a sua doação nos pontos de coleta. O Recanto Rogério de Souza funciona dede 1998 em uma chácara na estrada do Taquaral, em Tietê. Local foi doado por Emer Benedito e Maria Aparecida Botechia Souza, pais de Rogério de Souza, que era dono

Da redação do imóvel e havia falecido vítima de diabetes. Como forma de homenagear o filho, os pais escolheram doar a chácara para alguma entidade tieteense. Na época, notava-se a necessidade de fundar um serviço que tratasse os dependentes de álcool e drogas do município. O Recanto está precisando dos seguintes itens: Margarina; Molho de tomate; Macarrão; Gelatina; Alho; Farinha de Trigo; Óleo; Vinagre; Fubá; Bolacha; Pó de café; e Água Sanitária. Os pontos de coleta são: Sede da Guarda Civil Municipal, Secretaria da Educação e Paço Municipal.

Tatuí

PAT municipal está com vagas de empregos disponíveis

O atendimento ao público no PAT é feito de segunda à sexta-feira

O

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Tatuí (PAT) tem vagas de emprego. São elas: auxiliar contábil, com experiência na função e curso superior em, ou cursando, Ciências Contábeis, Administração ou Economia (uma vaga); vendedor

externo, com experiência na função (uma vaga); técnico em Segurança do Trabalho, com experiência na função (uma vaga); cozinheiro em geral, com experiência na função (uma vaga); planejador de interiores, com curso de Arquitetura de Interiores, pode estar cursando

(uma vaga); instrutor de Massoterapia, com experiência na função (uma vaga); carpinteiro, com experiência na função (cinco vagas). Vale lembrar que a validade das vagas está condicionada ao fluxo de pessoas no PAT, que pode ocasionar alterações a qualquer momento.

Da redação O PAT é um órgão da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. O atendimento ao público é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Adauto Pereira, nº 325, na Vila Minghini. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4766.


Negócios & Oportunidades PÁG. 09 JORNAL ALIANÇA

Quem lê compra, quem anuncia vende!

Classificados

DOMINGO

25 DE JUNHO DE 2017 publicidade@jornalalianca.com.br

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-07, termo nº 3.910. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem se CASAR; JOSÉ LUCAS LIICK, de estado civil solteiro, residente e domiciliado na rua Joaquim da Silva Neves, 529, Vila Nova, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e BIANCA APARECIDA SILVA VIEIRA, de estado civil solteira, residente e domiciliada na rua Luiz de Moura, 424, Vila Nova, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. JOSÉ LUCAS LIICK, motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais), com dezenove anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de BARUERI, Estado de São Paulo, nascida no dia seis de maio de mil novecentos e noventa e oito (06/05/1998), filho de Raquel Liick, residentes na rua Erasmo Alves Correia, 478 - Torninos nesta cidade. BIANCA APARECIDA SILVA VIEIRA, profissão não remunerada, com dezoito anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de TATUÍ, Estado de São Paulo, nascida no dia vinte e quatro de dezembro de mil novecentos e noventa e oito (24/12/1998), filha de Clodair Vieira e de Andrea Aparecida Ribeiro da Silva Vieira, residentes na rua Luiz de Moura, 424 - Vila Nova nesta cidade. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 14 de Junho de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente. Livro D-07, Fls, 123, termo nº 3.911. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram ao Oficial do Registro Civil de EMBU DAS ARTES SP, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, incisos I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. DIEGO FREITAS SOARES e JANAINA GOMES DOS SANTOS. Ele, brasileiro, solteiro, membro de ordem religiosa, com 25 anos de idade, natural de Juquitiba SP, nascido no dia 25/01/1992, residente na rod SP 141, Km 43 - Turvo nesta cidade. Filho de Izaias Laurindo Soares e Glaucilene de Freitas Silva. Ela, brasileira, solteira, cabeleireira, com 25 anos de idade, natural de Cotia SP, nascido no dia 21/09/1991, residente na rua Santa Maria, 186 - Jardim Santo Antônio em Embu das Artes SP. Filha de Celso Donizete dos Santos e Rosilene Gomes dos Santos. Lavro o presente para ser afixado neste cartório o lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 20 de Junho de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente. Livro D-07, termo nº 3.912. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem converter a união estável em casamento em conformidade com o artigo 8º da Lei Federal nº 9.278/96; FABRICIO APARECIDO VIEIRA FOGAÇA, de estado civil solteiro, residente e domiciliado no sítio Monte Alegre, 0, Aleluia, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e MIRIANE LEANDRO ROMERO, de estado civil solteira, residente e domiciliada no sítio Monte Alegre, 0 - Aleluia, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. FABRICIO APARECIDO VIEIRA FOGAÇA, motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) com vinte e anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de CONCHAS, Estado de São Paulo, nascido no dia vinte e oito de agosto de mil novecentos e noventa e seis (28/08/1996), filho de Wilson Fogaça de Miranda e de Simone Clarete Vieira Fogaça, residentes no sítio Monte Alegre, Bairro Aleluia, nesta cidade. MIRIANE LEANDRO ROMERO, profissão não remunerada, com dezenove anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de BELA VISTA, Estado do Mato Grosso do Sul, nascida no dia trinta e um de dezembro de mil novecentos e noventa e sete (31/12/1997) filha de Mario Romero e de Marcia Leandro Romero, residentes em Bela Vista MS. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 20 de Junho de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente.

GUIA DE EMPRESAS E SERVIÇOS CINEMA CINE SANTA HELENA - Praça da Bandeira, 14 - Centro - Tatuí SP - (15) 3305-1008. CINE SÃO JOSÉ - Rua Nove de Julho, 671 - Centro - Cesário Lange - SP (15) 3246-3301. CONVÊNIO CLUBE DO ASSINANTE - JORNAL ALIANÇA - Rua Pedro Miranda Campos, 882 A - Centro - Cesário Lange (SP). Telefone: (15) 3246-3700. PLENO GRUPO MORENO e CENTRO EMPRESARIAL LUCEMI - Em Tatuí, (15)3251-3487 e (15) 3259-1994. COMUNICAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA STUDIO FM

- Rua José Vieira de Miranda, 900 - Centro - Cesário Lange -SP - (15) 3246-3078. GRUPO ALIANÇA DE COMUNICAÇÃO – Jornal Aliança e JATV - Rua Pedro Miranda Campos, 882 A – Centro – Cesário Lange –SP – (15) 3246-3700. CONSTRUÇÃO ELÉTRICA GALVÃO - Rua do Comércio, 718 - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3246-3111. MODA LUA BELA - MODA, ACESSÓRIOS E CALÇADOS - Rua 4 de Julho, 183 Centro - Porangaba - SP - (15) 997944178.

NOTIFICAÇÃO N° 523/2017 CONTRIBUINTE: ZENAIDE CALAÇA VIEIRA ENDEREÇO: Rua Pedro Miranda Campos, s/nº – Centro - Cesário Lange - SP PROCESSO: 2020/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de cadastro e tributos da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para providenciar a regularização do AINF 105/2017 sob pena de ter o débito inscrito na dívida Ativa municipal. Cesário Lange 20 de junho de 2017

FUNERÁRIA GRUPO MORENO - Rua José Vieira de Miranda - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3251-1345 e (15) 32594069 SAÚDE DROGARIA SANTA CRUZ – Rua Francisco Ribeiro da Silva, 768 – Centro – Cesário Lange –SP- (15) 3246-1238. DROGARIA JARDIM – Avenida 3 de Maio, 1694 – Vila Nova – Cesário Lange – SP- (15) 3246-1935. FARMALANGE I - Rua Francisco Silva, 1002 - Centro - Cesário Lange SP - (15) 3246-1223. FARMALANGE II - Rua do Comércio, 781 - Centro - Cesário Lange - SP (15) 3246-1567.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO R$ 380.000,00 “CRÉDITO P/ IMÓVEL” QUERO R$ 35.000,00 NA MINHA MÃO E PASSO A DÍVIDA PARA O COMPRADOR (15) 99789 - 9060 VENDE-SE Colchão magnético com massageador tamanho casal. Com pouco uso. Tratar pelo telefone (15) 99824-1170.

VAGA DE EMPREGO Vaga para Implantação de sistemas foco em treinamento e suporte técnico. CV para: anne.dalmazo@rkmsistemas.com.br sigla Implantador Laranjal.

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-07, termo nº 3.913. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem se CASAR; HUDSON OLIVEIRA SOARES, de estado civil solteiro, residente e domiciliado na rua Joaquim Ribeiro da Silva, 1143 - Centro, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e SABRINA FERNANDA FARIA ARAGÃO, de estado civil solteira, residente e domiciliada na rua Adriano Perez, 0 - Torninos, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. HUDSON OLIVEIRA SOARES, profissão não remunerada, com dezessete anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de CERQUILHO, Estado de São Paulo, nascido no dia quatro de janeiro de dois mi (04/01/2000), filho de Josias Valentim Soares e de Flaviana de Oliveira, residentes na rua Joaquim Ribeiro da Silva, 1143 - Centro nesta cidade. SABRINA FERNANDA FARIA ARAGÃO, profissão não remunerada, com dezessete anos de idade, natural de SÃO PAULO, Estado de São Paulo, nascida no dia vinte e cinco de junho de dois mil (25/06/2000), filha de Marcos Oliveira Aragão e de Daniela Fernanda Faria, residentes ele em Mogi das Cruzes SP e ela na rua Adriano Perez, 0 Torninos, nesta cidade. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 20 de Junho de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente.


JORNAL ALIANÇA

10 Variedades DOMINGO, 25 DE JUNHO DE 2017

Programação Cinema / JA recomenda Estreia: Gênero - Fantasia, Aventura, Terror

A MÚMIA Sinopse - Na Mesopotâmia, séculos atrás, Ahmanet (Sofia Boutella) tem seus planos interrompidos justamente quando está prestes a invocar Set, o deus da morte, de forma que juntos possam governar o mundo. Mumificada, ela é aprisionada dentro de uma tumba. Nos dias atuais, o local é descoberto por acidente por Nick Morton (Tom Cruise) e Chris Vail (Jake Johnson), saqueadores de artefatos antigos que estavam na região em busca de raridades. Ao lado da pesquisadora Jenny Halsey (Annabelle Wallis), eles investigam a tumba recém-descoberta e, acidentalmente, despertam Ahmanet. Ela logo elege Nick como seu escolhido e, a partir de então, busca a adaga de Set para que possa invocá-lo no corpo do saqueador. Não recomendado para menores de 12 anos. No Cine Santa Helena (Tatuí) - 17h e 19h15 (Dublado) e 21h15 (Legendado) em 3D No Cine São José (Cesário Lange) - 19h (Dublado) em 3D

Mais dicas e roteiro completo estão no Cinema / JA recomenda Em cartaz: Gênero - Ação, Aventura, Fantasia

MULHER-MARAVILHA Sinopse - Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince (Gal Gadot) nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra. No Cine Santa Helena (Tatuí) - 21h30 (Dublado) em 3D

www.cinemac.com.br

Novelas NOVO MUNDO - Na Globo às 18h

Segunda, 26 de junho Elvira se finge de morta para despistar Jacinto. Leopoldina confessa a Bonifácio sua tristeza com a nova paixão de Pedro. Domitila convence Dom Pedro a convocar Francisco para trabalhar a seu lado no Paço. Bonifácio tenta impedir a transferência de Joaquim. Thomas e Anna trocam ameaças. Tibiriçá afirma a Ubirajara que Piatã será Pajé. Germana se insinua para Hugo, que pede ajuda a Quinzinho. Elvira finge para Jacinto que perdeu a memória. Com a ajuda de Matias, Cecília reencontra Libério. Jacira se desespera ao encontrar Piatã desacordado. Ferdinando decide deixar a casa de Diara e Wolfgang. Leopoldina questiona Narcisa sobre a nova amante de Pedro. Joaquim é transferido.

Cinema / JA recomenda Em cartaz: Gênero - Aventura, Fantasia, Ação

Piratas do Caribe - a vingança de salazar Sinopse - O capitão Salazar (Javier Bardem) é a nova pedra no sapato do capitão Jack Sparrow (Johnny Depp). Ele lidera um exército de piratas fantasmas assassinos e está disposto a matar todos os piratas existentes na face da Terra. Para escapar, Sparrow precisa encontrar o Tridente de Poseidon, que dá ao seu dono o poder de controlar o mar. No Cine Santa Helena (Tatuí) - 16h30 e 19h (Dublado) em 3D No Cine São José (Cesário Lange) - 21h (Dublado) em 3D

Terça, 27 de junho Jacinto acredita que Elvira perdeu sua memória. Thomas castiga Anna e a impede de ficar com Vitória. Tibiriçá orienta Piatã. Leopoldina questiona Bonifácio sobre Pedro e Domitila. Cecília pede Libério em casamento. Germana arma para ficar sozinha com Hugo, e Licurgo quase flagra os dois. Thomas descobre que Joaquim escapou da prisão. Joaquim vai ao encontro de Piatã e afirma ao rapaz que eles precisam salvar Anna. Quarta, 28 de junho Piatã, Olinto e Jacira afirmam que ajudarão Joaquim a resgatar Anna. Licurgo estranha o comportamento de Germana. Hugo diz a Quinzinho que Joaquim escapou da prisão. Thomas instala barras de ferro nas janelas de sua casa. Peter e Libério anseiam pela reunião com Dom Pedro sobre a independência do Brasil. Leopoldina consegue avisar a Anna que Joaquim está livre. Hilda ouve quando Diara e Ferdinando falam sobre a atração que sentem um pelo outro. Tibiriçá garante a Joaquim que Elvira está viva. Incentivado por

Domitila, Dom Pedro não comparece à reunião com os liberais. Amália beija Peter. Elvira despista Jacinto, mas acaba presa. Quinta, 29 de junho Ubirajara permite que Joaquim fique na aldeia com Anna, Vitória e Quinzinho até provar sua inocência na suposta morte de Elvira. Leopoldina pergunta a Pedro se ele ama Domitila. Peter diz a Amália que foi um erro se envolver com ela. Licurgo acredita que Germana está louca. Wolfgang passa mal e Ferdinando o assiste. Leopoldina se culpa pelo sofrimento de Anna com Thomas. Elvira se disfarça de cigana e reencontra Quinzinho. Leopoldina vai ao encontro de Domitila. Sexta, 30 de junho Leopoldina enfrenta Domitila. Anna conclui que Thomas e Fred eram cúmplices. Vestida como Madame Dalila, Elvira engana Germana e Licurgo. Narcisa confessa a Bonifácio que revelou o endereço de Domitila para Leopoldina. Diara agradece Ferdinando por cuidar de Wolfgang. Joaquim aconselha Piatã a aceitar Jacira. Thomas se insinua para Liu. Anna sofre por não poder ficar com Vitória. Bonifácio garante a Leopoldina que ficará a seu lado. Amália foge e Peter se preocupa. Joaquim pede ajuda a Diara. Sábado, 1º de julho Diara acolhe Joaquim, Piatão, Jacira e Olinto. Peter pede ajuda a Libério para encontrar Amália e confessa seu amor pela paciente. Jacinto pede que Madame Dalila leia sua mão. Joaquim e Bonifácio armam um plano para resgatar Anna. Thomas, Domitila e Francisco comemoram o desentendimento entre Pedro e Bonifácio. Amália afirma a Peter que tem medo de Sebastião. Peter declara seu amor por Amália e a leva para casa. Disfarçado como militar, Olinto chega à casa de Thomas, e Anna o reconhece.


JORNAL ALIANÇA

Opinião 11 DOMINGO, 25 DE JUNHO DE 2017

Motivação

Nossa atitude mental Um dos mais interessantes livros recentemente publicados é o de Carol S. Dweck, com o título no Brasil de “Mindset - A nova psicologia do sucesso” - publicado pela Editora Objetiva, 2017 - 328 páginas. Carol S. Dweck é professora de Psicologia na Universidade de Stanford, uma das principais universidades americanas, especialmente por suas pesquisas na área da psicologia. No livro, a autora relata, com base em longos anos de investigação, o enorme poder e a influência

do “mindset” (a atitude mental com que enfrentamos a vida) para o nosso sucesso pessoal e profissional. Dweck argumenta que existem dois tipos de atitudes mentais — uma “fixa” e outra “progressiva” e só uma leva ao sucesso: a progressiva. Os que têm a atitude fixa acreditam que o talento e a capacidade de uma pessoa são imutáveis e, portanto, não se alteram ao longo da vida. “Eu sou assim” ou “não tenho talento para música ou desenho” são frases típicas de

Professor Luiz Almeida Marins Filho

uma pessoa com uma atitude mental fixa. Este é o caminho para a estagnação e para a desmotivação. Por outro lado, afirma ela, há pessoas que têm uma atitude mental progressiva (de crescimento) e que acreditam que o talento pode ser desenvolvido com dedicação, esforço, tempo, domínio da vontade e persistência. Essas pessoas estão sempre aprendendo, em busca de novos conhecimentos e desafios. Elas “se empurram para frente” e se auto desafiam. Esse é o caminho do sucesso.

O Pensador

Morremos como vivemos Miguel Henrique de Proença foi uma das minhas primeiras amizades aqui em Cesário Lange. Conheci-o em 1968, quando cheguei a esta cidade e residi na pensão do Gegé. Naquela ocasião Miguel já era músico, tocava violão e fazia dupla com Gegé, que tocava cavaquinho. Suas tocatas aconteciam à noite na pensão e o repertório era recheado com músicas populares tradicionais. Miguel era filho de João Alves, dono de um bar localizado na mesma esquina da pensão do Gegé. Tornei-me amigo de sua família, e dois irmãos do Miguel, João e Toninho, também eram músicos. Rita, sua irmã, também tinha vocação musical, mas não cultivava essa arte tão popular, e só vez ou outra cantarolava uma canção da moda. Por sua vez, João Alves dedilhava o violão, mas sua arte principal era o sapateado, uma dança pertencente aos folclores de vários povos e

praticada por muitas culturas. Percebi que Miguel era um jovem talentoso e estimulei-o a frequentar o curso ginasial, e assim ele tornou-se meu aluno. Diplomou-se com distinção, mas preferiu dedicar-se à sua profissão preferida: -cultivar a música e, para garantir o pão nosso de cada dia trabalhava como pedreiro. Quando estive prefeito, estimulei-o a prestar concurso público na prefeitura. Aprovado, tornou-se nosso funcionário. Acompanhei então o seu primoroso desempenho como pedreiro. Caprichoso, fez da técnica de construir uma arte preciosa, admirada por todos que apreciaram suas construções. Tinha um jeito peculiar e só seu de trabalhar. Miguel trabalhava em ritmo lento, avaliando a cada instante o resultado do seu trabalho. Concluí que ele conversava com sua construção, e proporcionava vida a tudo que construía. Esta magia

resultava da vocação de Miguel, que nasceu e viveu como um artista, fazendo da vida uma arte de viver, que precisa ser aprimorada a cada momento da nossa existência. Casou-se com Mércia, uma escolha especial, fruto da intuição privilegiada de um artista, pois esta sua musa também cultiva a arte de viver. Mércia foi minha aluna, dotada de talentos recônditos, mas sempre conectados com os encantos da vida. Então o inevitável aconteceu: -herói e heroína seguiram os versos da música de Vinícius de Moraes: “-Eu sei que vou te amar; por toda minha vida eu vou te amar.” E incluíram nesses versos a amada filha Olinda. Uma obra de arte é eterna, e Miguel eternizou a sua arte de viver. No crepúsculo da sua vida viveu uma longa e dolorosa enfermidade. E viveu esse desafio como um ator vive e interpreta sua arte: -convicto de que viver é aceitar a plurali-

Mais Saúde

Pe. Luiz Carlos Oliveira O importante é que o livro ensina como detectar qual o tipo de atitude mental que possuímos e mostra, de forma muito prática e simples, como é possível desenvolver uma atitude mental progressiva em qualquer fase ou idade na vida, fazendo crescer em nós a autoestima, a motivação, a capacidade de concentração, gerando resiliência e paixão por desafios e por aprender coisas novas - a base das grandes realizações humanas em todas as áreas. Vale a pena ler.

Gilberto Radicce

dade da existência, construída de momentos difíceis e de períodos gratificantes. Em seu velório consumou-se sua última vontade: - demonstrar que sua arte, a música, é uma catarse, isto é, liberta-nos do sofrimento e redime-nos da morte, ao proporcionar a continuidade da vida integrando-nos na memória dos viventes. Através da arte permanecemos eternos na memória coletiva. E por essas razões, Miguel desejou que em seu velório a música exaltasse a vida como o nosso bem maior. Amigo Miguel, ao ouvir as músicas interpretadas em seu velório, confesso que comovime diante dessa exaltação, e no turbilhão desse meu sentimento, lembrei-me de uma frase sábia, sempre repetida pelo meu pai: “-Morremos como vivemos.” E nesse momento, amigo Miguel, vi-o pela última vez, mas vi-o como quando aqui cheguei: -Feliz, tocando violão com Gegé.

Acontece Comunicação

Campanha sobre doença de Pompe Considerada uma moléstia rara, a doença de Pompe também pode ser encarada como um mal subdiagnosticado. Essa visão é do dr. Marcondes França Jr., doutor em Neurologia, professor do Departamento de Neurologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenador do Departamento Científico de Moléstias Neuromusculares da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e que está à frente da campanha nacional de conscientização sobre a doença, para que ela seja diagnosticada o mais breve possível. Sendo 28 de junho o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Pompe, a campanha, promovida pela ABN com o slogan “Gente de Fibra Apoia Essa Causa”, vai contar com ações em todo o País durante este mês, com foco nos profissionais da área de saúde, para que tenham mais informações no reconhecimento e no diagnóstico da doença, além de uma coletiva de imprensa – via web – para esclarecimentos gerais a toda sociedade. “O principal é deixar claro que é uma doença rara, mas que existe no Brasil e precisamos estar atentos porque é uma das pou-

cas doenças musculares para a qual temos um tratamento efetivo, capaz de ajudar os pacientes. Então, faz diferença diagnosticar o que pode tratar de fato. A principal mensagem é esta: reconhecer para tratar”, enfatiza dr. Marcondes. O QUE É A DOENÇA De origem genética, a doença de Pompe provoca uma alteração muscular, principalmente na musculatura esquelética, enfraquecendo o paciente. “A pessoa vai ter dificuldade, por exemplo, de caminhar, para subir uma escada, para se levantar de um assento baixo e, muitas vezes, dificuldade também respiratória. Isso, no caso do Pompe, às vezes é um sintoma precoce, a pessoa sente cansaço fácil e tem o fôlego curto, fica ofegante com pequenos esforços, e acontece não porque o pulmão esteja afetado, mas porque os músculos que fazem com que o pulmão funcione não atuam adequadamente”, explica o especialista. O quadro da doença de Pompe é de degeneração progressiva da musculatura e, se não for diagnosticada a tempo, pode chegar ao ponto de o paciente não conseguir respirar

sozinho e até ao óbito. Ela tem duas formas de apresentação. Uma parte se inicia ainda no bebê, nos primeiros meses de vida. Esses casos são bem graves, mais raros. Nessa forma infantil, a criança nasce já hipotônica, sente dificuldade de sucção no peito e, além de um comprometimento muscular, também pode ocorrer uma alteração cardíaca, e a sobrevida, em média, não chega nem a 2 anos. O outro grupo é de adolescentes e adultos, quando a doença é um pouco mais branda, com progressão mais lenta. “Geralmente, nessa forma o coração não é comprometido, mas ainda assim é uma doença progressiva, grave, que se não for realmente diagnosticada e tratada em tempo hábil, o resultado final é muito ruim”, alerta dr. Marcondes. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO A suspeita clínica é o ponto de partida para o diagnóstico do Pompe. A partir daí, o paciente é orientado a realizar exames laboratoriais, a começar pelo DBS, de gota seca, quando é colhido sangue da ponta do dedo e é feita a pesquisa da atividade enzimá-

Refletindo

tica, já que a ausência da alfaglicosidade ácida, que produz energia dentro do músculo, é o que dá origem à doença. Havendo alteração, parte-se para a confirmação da moléstia com um estudo de DNA. É feito, então, o sequenciamento genético para detectar qual é a mutação que está presente naquele paciente. Para o tratamento, segundo dr. Marcondes França Jr., existe basicamente um medicamento aprovado corretamente, que repõe a enzima que o corpo do paciente não produz. “São feitas infusões na veia ao longo de algumas horas, com a periodicidade geralmente quinzenal. Fora o tratamento medicamentoso, é importante o cuidado multidisciplinar. Essas pessoas precisam de reabilitação com fisioterapia, motor e respiratória, e de acompanhamento com pneumologistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além do neurologista”, completa o médico. “Eu diria que, dos casos de Pompe, a grande maioria dos profissionais que reconhece e diagnostica são neurologistas, mas existe uma parte dos pacientes que vai para outra especialidade médica.”

O medo não vem de Deus

Jesus escolhe os doze apóstolos e ensina como devem ir e previne que serão perseguidos. Estimula a não terem medo, pois a missão é Dele. É Ele quem continua a anunciar através de seu discípulo. A primeira leitura, de Jeremias, mostra a sorte do discípulo. Ele é o exemplo de sofrer a perseguição e declarar a confiança. Paulo, na carta aos Romanos, ensina que o pecado entrou no mundo. Nós anunciamos o evangelho num mundo de inimigos. É o inimigo mortal que quer dar morte aos seguidores de Jesus. Compreendemos o que diz Jesus: “Não temais de quem mata o corpo, mas não pode matar a alma” (Mt 10,28). Três vezes, neste evangelho, temos as palavras fortes de Jesus: “Não tenhais medo!”. Todas as manifestações de Deus propondo uma missão, são precedidas destas palavras: “Não tenhas medo”. O anjo disse a Maria: “Não temas, Maria, pois encontraste graças da parte de Deus” (Lc 1,30). O motivo é simples: O que vem de Deus não nos faz mal. Deus jamais coloca o cristão em perigo. Ensinamento que amedronte as pessoas, não vem de Deus. Vemos que certos tipos de feitiçarias, “trabalhos” e ameaças de castigo querem impor medo. Há superstições, devoções e certas pregações que impõem medo. Elas não procedem do Espírito de Deus! Tudo que Jesus propõe, não dá medo. Vem do maligno que é perigoso. Esse pode fazer-nos perder não só o corpo, mas também a alma (Mt 10,28). Jesus propõe e não impõe com violência de autoridade. Se falava com autoridade, é porque era coerente. Sua palavra era dirigida para a Vida. Razão da confiança Ao lado da palavra temer, encontramos a proclamação da fonte da confiança: Nenhum pardal cai no chão sem o consentimento do Pai. Deus toma conta até dos cabelos de nossa cabeça (Mt 10,29-10). Se entrarmos na jogada com Deus, podemos ter confiança. Vejamos o testemunho de uma menina de sete anos: A mãe pede-lhe um favor e diz: Você está não com medo de ir no escuro? Ela responde: “Eu confio em Deus. Eu tenho fé em meu Deus”. Quando se fala que fé é um pulo no escuro, quer dizer que é um pulo na confiança em Deus. Está tudo muito claro. Em Deus não há obscuridade. Quando nos propõe, sabe de nossa força. Na Angola aprendi um provérbio: Aquele que te põe o peso nas costas vai contigo. Por isso S. Paulo diz: “sei em quem acreditei” (2Tim 1,12). O profeta Jeremias é contundente: “O Senhor está a meu lado, como um forte guerreiro; por isso, os que me

perseguem cairão vencidos” (Jr 20,11). Todos os santos foram especialistas na confiança em Deus. Os problemas eram tão duros como agora, mas a força de resistências estava na certeza de que não estavam sozinhos. O que Deus quer, eu quero, diziam. Com sofrimentos A proteção de Deus não elimina a possibilidade de seguir de Jesus também em seu sofrimento. O inimigo pode matar o corpo, como matou o de Jesus. Mesmo assim podemos ter confiança, pois não pode matar a alma. Jesus, no último momento se entrega nas mãos do Pai, sabendo que não O abandonaria no poder da morte. Por isso: não temais! A raiz do medo é o pecado. A raiz da confiança é a fé em Jesus. Os discípulos ficaram apavorados com o mar agitado e Jesus dormindo sossegado no barco. Gritaram: “Mestre não te importa que pereçamos”… Jesus disse: “Silêncio! Quieto!” E disse aos discípulos: “Por que tendes medo assim? Ainda não tendes fé?”(Mc 4,38-40). Ficamos apavorados nas dificuldades. Será que não temos fé? Papa Francisco diz que não perde o sono por causa dos problemas. Leituras: Jeremias 20,10-13; Salmo 68; Romanos 5,12-15; Mateus 10,26-33 Ficha nº 1660 – Homilia do 12º Domingo Comum (25.06.17) O que vem de Deus não faz mal Ao lado da palavra temer, encontramos a palavra confiança. A raiz da confiança é a fé em Jesus. Nada de segredo Há uma onda de pecado que invade avassaladoramente o mundo. Deus não inventou o mal. Paulo diz que o pecado de Adão passou a todos. E fez um mal muito grande. Mas acrescenta que o novo Adão, Jesus, veio para curar todos os males. Se o mal fez mal, o Bem faz um bem muito maior. Para levar adiante essa missão redentora Jesus envia seus apóstolos e todos nós. Não há o que temer. Todo o mal, mesmo o mais oculto vai ser atingido pela força da graça. É para anunciar e não guardar esta riqueza só para si. É para anunciar de cima dos telhados. Não é para ter medo, mesmo que acabem conosco. O Pai cuida de nós mais que cuida dos passarinhos. Ele cuida de todos os detalhes. O profeta Jeremias foi perseguido, mas sentiu a força de Deus a seu lado. O Pai não vai se esquecer de nossa coragem e nossos sofrimentos. Ele dará a recompensa. Estará ao nosso lado diante do Pai. Não há o que temer. Há que anunciar.



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.