Page 1


Opinião PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

PUBLICAÇÃO ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA. Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 Cesário Lange - SP - TELEFAX (15) 3246-1132 Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP Redação - Diléa Maria da Silva Miranda dilea@jornalalianca.com.br

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES Gilberto Radicce, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho e Tiago Miranda. Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

12 DE FEVEREIRO DE 2017

Editorial A paz começa dentro de nós A senhora Ann Grace, moradora de uma pequena cidade Norte Americana, conta que durante muitos anos costumava ver os meninos da vizinhança a brincar de soldado e bandido. Brincar de guerra, como muitos garotos costumam fazer nos dias de hoje. Ela teve a oportunidade de ver aquela geração crescer e ir para a Guerra. E as vozes e gritos de comando, que antes eram de brincadeira, tornaram-se para eles uma sangrenta realidade. Agora o “você está ferido! Renda-se!” Era para valer. Mas, certo dia, quando alguns garotos invadiram o seu jardim, perseguindo outros, com suas metralhadoras de imitação, a senhora Ann Grace, já com 68 anos de idade, chamou-os para junto de si. E quando todos os meninos se reuniram ao seu redor, ela lhes falou da guerra, dos armamentos, da loucura de derramar sangue humano. Exaltou, depois, a paz e suas excelentes vantagens. Convenceu-os, por fim, a abandonar as armas de brinquedo e se servirem dos instrumentos esportivos e bolas que ela havia comprado para eles. No dia seguinte fizeram uma proclamação, assinada pela senhora Ann e todos os garotos seus conhecidos. O documento dizia o seguinte: “a paz começa em nossa rua. O mundo em que vivemos seria bem melhor sem armas e com mais justiça e amor.” E o pequeno pacto foi concluído por meio de uma fogueira feita com as armas e munições de brincadeira. Contemplando, com satisfação, o seu grupo de ex-solda-

dos e bandidos, a veneranda senhora exclamou mais uma vez: “a paz começa em nossa rua.” Parafraseando Ann Grace, diríamos que a paz começa em nossa intimidade. Somente depois ela invade o lar, sai para as ruas, se espalha pela cidade e ganha o mundo. A própria Grace foi um exemplo disso. Se ela não tivesse sentido na alma a necessidade da paz, não teria proposto o desarmamento aos garotos. Nos dias atuais, se todos os adultos tomassem uma sábia decisão como a da senhora Grace, certamente o futuro da humanidade mudaria o seu rumo. Mas, para isso, é preciso entender que é loucura derramar sangue humano e compreender as excelentes vantagens de se viver em paz. E essa paz não é apenas a ausência de guerras, mas a paz no seu mais abrangente sentido. Em nome da paz “espalhe amor onde quer que você vá”. Primeiro de tudo em seu próprio lar, aos seus filhos e demais familiares. Depois, ao seu vizinho de porta e aos outros moradores da sua rua. Não deixe ninguém vir a você sem partir melhor ou mais feliz com a paz que você lhe emprestou. Seja a expressão viva da bondade de Deus: bondade em sua face, em seus olhos, em seu sorriso, bondade em seu caloroso cumprimento. Essa é uma ótima receita para se conquistar a paz efetiva.

Rapidinhas No carnaval

Com a chegada do Carnaval, dois temas relevantes de saúde pública merecem atenção especial das autoridades e da própria sociedade: as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), especialmente a Aids, e a gravidez na adolescência. Todas as campanhas educativas de prevenção são intensificadas nesta época do ano buscando reverter um quadro cada vez mais crescente e real. Por isso há a necessidade de uma conscientização intensa durante a maior festa popular do País.

Acessibilidade

Nossa cidade vem evoluindo aos poucos no quesito acessibilidade, mas, ainda há muito o que fazer para garantir o direito das pessoas de ir e vir. As calçadas por exemplo, já contam com rampas de acesso para cadeirantes, o que era um pedido constante, porém, essa medida não é suficiente para tornar a vida das pessoas menos complicada, afinal as péssimas condições das calçadas ainda dificultam o acesso. Além disso, ainda existem comerciantes que insistem em encher as calçadas com mesas, cadeiras e etc.

Bons resultados

Uma cidade que preza pela acessibilidade gera resultados sociais positivos e contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, mas atingir este patamar as precisamos de decisões governamentais, políticas púbicas e programas que incentivem também uma mudança de atitude social e cultural. Essas ações são indispensáveis para impulsionar uma nova forma de pensar, de agir, de construir, de comunicar e de utilizar recursos públicos para garantir a realização dos direitos e da cidadania.

Inverteu

Dados do Ministério da Saúde sobre a Aids revelam que, nos últimos três anos, está ocorrendo uma inversão na proporção de acometimento da doença em homens e mulheres, especialmente na faixa etária de 13 a 19 anos de idade, com um número maior de casos do sexo feminino. A ocorrência da gravidez na adolescência também vem aumentando bastante nos últimos anos. Números oficiais mostram que, de cada 100 mulheres que têm bebês, 28 têm menos de 18 anos de idade

Melhorias

A acessibilidade é um assunto pouco discutido no município. Ela significa não apenas permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes para toda população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras, consiste também em ter acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio ou vídeo, para tanto adaptando todos os meios que a tecnologia permite.

Segurança

Talvez muitos não saibam, ou apenas ignoram os fatos, mas um ciclista, seja ele profissional, ou aquele que faz entregas ou aquele que pedala de vez em quando, jamais deve pedalar na contramão. A bicicleta é considerada um veículo, portanto, deve-se respeitar as leis de trânsito pedalando na mão correta junto com os motoqueiros, carros, ônibus e caminhões. Um motorista nunca está esperando que alguém venha pela contramão, o que aumenta o risco de atropelamentos.

Da redação

Aumenta

As recentes pesquisas mostram ainda que nos meses de novembro e dezembro aumenta o número de nascimentos, comprovando, assim, que as jovens engravidam mais durante o período de carnaval. A gravidez precoce é, quase sempre, não planejada e, por isso, indesejada. É um período confuso e doloroso de contradições, caracterizado muitas vezes por atritos na família, na escola e no ambiente em que vive a adolescente. Essa gravidez é de um modo geral enfrentada com muita dificuldade.

Urbanismo

No urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas em todo o mundo. Essas questões estão ligadas diretamente a administração pública, e devem ser repensadas para garantir os direitos das pessoas. Obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso, modernizando e incorporando essas pessoas ao convívio social são extremamente necessárias.

Sofrimento

Há muitos anos a cidade de Cesário Lange sofre com o alagamento da Rua do Comércio em dias de chuva. Como não há bocas de lobo em sua extensão, toda a água se acumula nas proximidades da Praça da Matriz. Se chover muito forte ninguém consegue atravessar a rua, pois ela fica completamente coberta pela água. Outros pontos da Rua do Comércio, como o cruzamento com a Rua Francisco Ribeiro da Silva e com a Nove de Julho também ficam totalmente alagadas, sem condições de passagem.

Pense na saúde

Um dado facilmente percebido nos consultórios chama a atenção dos especialistas. Hoje em dia, a população acredita que as DSTs não são mais tão perigosas, pois podem ser tratadas e curadas. Muitas das doenças sexualmente transmissíveis podem ser tratadas e curadas, com o auxílio de antibióticos, mas isto não as torna menos perigosas, pois, mesmo curáveis, pode haver complicações e sequelas graves é preciso tomar cuidado e pensar na sua saúde em primeiro lugar.

É importante

Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo. É um tema ainda pouco difundido, apesar de sua inegável relevância.

Vagas especiais

A multa para o motorista que estaciona em vaga de idoso ou de pessoas com deficiência física ficou mais cara. A medida é para ver se inibe aquelas desculpas esfarrapadas já conhecidas. Se o motorista não respeita por consciência, cidadania e educação, agora vai ter que pensar que isso vai pesar mais no bolso. A partir de agora, o desrespeito às vagas de deficiente físico e idosos é infração grave com cinco pontos na carteira de habilitação. E também a multa que era de R$ 53,20 passa para R$ 127,69.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2017

Educação

Secretaria realiza concurso para Auxiliar de desenvolvimento infantil

Policial

Processo seletivo contou com 540 Idoso é baleado inscritos concorrendo as 15 vagas durante tentativa de assalto A

Secretaria Municipal da Educação de Cesário Lange (SP) recebeu 540 inscrições para as 15 vagas do processo seletivo de Auxiliar de Desenvolvi-

mento Infantil (ADI). Os concurseiros fizeram a prova no domingo (5) em duas escolas: EMEB “Francisco Mendes de Almeida”, para candidatos com nomes de iniciais de A a K, e na

EMEB “Natan Pires da Silva”, os candidatos com nomes de iniciais de L a Z. De acordo com a prefeitura, o processo seletivo trata-se de um projeto emergencial.

Da redação Os candidatos aprovados nesta prova devem ser contratados para trabalhar por seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais 6 meses se necessário.

U

m homem de 61 anos ficou gravemente ferido após reagir a um assalto no Distrito Fazenda Velha, em Cesário Lange (SP). De acordo com a Polícia Militar, dois homens armados invadiram a casa na madrugada de terça-feira (7). Quando o morador percebeu a movimentação tentou reagir e foi atingido por disparos no abdômen e na

Da redação perna. Ainda de acordo com a polícia, uma equipe foi acionada por vizinhos que ouviram o barulho dos disparos. Chegando ao local, os policiais encontraram o idoso ferido. Ele foi levado para a Santa Casa da cidade, e depois, encaminhado para o Hospital Regional de Sorocaba (SP) em estado grave.

Saúde

Projeto oferece ações múltiplas na área da saúde

N

Geral

Sindicato Rural oferece curso de processamento artesanal de carne suína

os dias 16 e 22 de abril a cidade de Cesário Lange (SP) recebe o Projeto Acadêmico Social Solidário Odontológico (PASSO) um programa de extensão universitária criado pelos alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Paulista que visa atender a população, através de múltiplas ações de saúde distribuídas em todo o município, incluindo as áreas urbanas e rurais. O programa oferece procedimentos odontológicos,

Da redação aufere a pressão arterial, pesagem relacionada com a altura, diagnostica indícios de câncer na boca e na pele e estimula a prática de hábitos higiênicos e alimentares saudáveis. O programa será realizado através de parceria da prefeitura e as secretarias municipais da Saúde e da Educação com os dirigentes do PASSO, que percorrerá os bairros, o centro e as áreas rurais do município. Esta iniciativa resulta da dedicação da aluna de odontologia, Carolina Paes Leite.

Economia

Produtores rurais aprendem novas Horário de verão técnicas de higiene e manipulação termina no dia N 19 de fevereiro os dias 06, 07 e 08 de fevereiro o sindicato rural de Cesário Lange (SP) em parceria com o Serviço Nacional de aprendizagem rural ofereceu um curso gratuito de processamento artesanal de carne suína. As

aulas são voltadas aos produtores rurais e homens do campo. O curso contou com a participação de 15 alunos e foi ministrado pelo professor e instrutor do Senar-SP, Wilson Emílio, de Botucatu (SP). Dentre os assuntos abordados,

os participantes aprenderam sobre a higiene durante a manipulação artesanal de carnes. Além disso, foram ensinados métodos de processamento e confecção de vários tipos de linguiças, como a calabresa e a toscana, salame, presuntos e a

Da redação defumação de pernil, lombo e costela suína. Ao término do evento, os participantes receberam o certificado de conclusão e puderam levar para casa a apostila com todas as receitas e os alimentos produzidos.

O

Horário de Verão 2016/2017 termina no próximo dia 19 de fevereiro, domingo, para os seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Assim, o sábado terá uma hora a mais: quando for zero hora de domingo, todos os relógios deverão ser atrasados em uma hora, voltando a as 23 horas de sábado. Responsável pela Hora Legal Brasileira (HLB) desde 1850, quando essa atividade teve iní-

Da redação cio no país, o Observatório Nacional (ON) realiza as trocas de horário em sua sede, no bairro São Cristóvão, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. É ali que é gerado e distribuído o “Horário de Brasília”, e lá é gerenciado o horário em todo território nacional. O Horário de Verão é regulado atualmente pelo Decreto 6.558, de 8 de setembro de 2008, que diz, em seu Art. 1º, que será adotado “a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente.


JORNAL ALIANÇA

04 Cidade DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2017

NOTIFICAÇÃO N° 99/2017 CONTRIBUINTE: VALDERI DE OLIVEIRA MEI ENDEREÇO: Rua Washington Luiz, 272 – Jardim Alvorada - Cesário Lange/SP PROCESSOS: 585/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de cadastro e tributos da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para providenciar a regularização do AINF 30/2017 sob pena de não o fazendo, ter o débito inscrito na dívida Ativa municipal. Cesário Lange 09 de fevereiro de 2017 NOTIFICAÇÃO N° 96/2017 CONTRIBUINTE: MARIA LUCIANA MOTA MEI ENDEREÇO: Av: 03 de Maio, 2.010 – Jardim Alvorada – Cesário Lange - SP PROCESSO: 1930/2016 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de protocolo da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para providenciar a regularização da inscrição municipal, sob pena de não o fazendo ter sua inscrição cancelada EX-OFFÍCIO e ser apenado em 10 UPFM . Cesário Lange 09 de fevereiro de 2017

Política

Saúde

Projeto oferecerá múltiplas ações gratuitas na área de saúde

Programa social solidário atenderá em Cesário Lange no mês de abril

N

os dias 16 e 22 de abril a cidade de Cesário Lange (SP) recebe o Projeto Acadêmico Social Solidário Odontológico (PASSO) um programa de extensão universitária criado pelos alunos da Faculdade de Odonto-

logia da Universidade Paulista que visa atender a população, através de múltiplas ações de saúde distribuídas em todo o município, incluindo as áreas urbanas e rurais. O programa oferece procedimentos odontológicos,

aufere a pressão arterial, pesagem relacionada com a altura, diagnostica indícios de câncer na boca e na pele e estimula a prática de hábitos higiênicos e alimentares saudáveis. O programa será realizado através de parceria da prefei-

Da redação tura e as secretarias municipais da Saúde e da Educação com os dirigentes do PASSO, que percorrerá os bairros, o centro e as áreas rurais do município. Esta iniciativa resulta da dedicação da aluna de odontologia, Carolina Paes Leite.

Jornal Aliança entrevista Miguel Elias Chaguri (PSB), presidente da Câmara de Conchas (SP)

Este é o segundo mandato como presidente da Casa Legislativa, o primeiro foi no biênio 2013/2014

M

iguel Elias Chaguri (PSB), 51 anos, foi eleito com 368 votos nas eleições de outubro de 2016 e exerce o seu segundo mandato consecutivo na casa legislativa. Como presidente da mesa diretora, ele assumiu no biênio de 2013/2014 e agora foi eleito novamente

pelos colegas vereadores para administrar as contas do poder legislativo. Confira: Quais são os seus objetivos a frente da Câmara? O objetivo maior deste mandato, administrativamente falando, é a reforma da câmara urgente. Temos um prédio grande que precisa ser refor-

mado. E na questão política, temos a necessidade de unir a oposição com a situação. Isso é muito difícil aqui em Conchas, mas eu vou tentar conseguir. E a gente precisa também continuar a contribuir com o executivo na questão do termino das obras que a gente vem lutando. Nós conseguimos muitas obras

no mandato passado, foram conquistas muito grandes para o município e agora nós vamos ter que batalhar pelo termino das obras. O governo deu uma segurada nas verbas este ano, mas nós vamos continuar pedindo por recursos, batalhando e buscando melhorias para a cidade.

Como tem sido seu trabalho neste início de gestão? Este primeiro mês foi tranquilo. Só tive problema com um vereador que não veio tomar posse do cargo e eu tive que extinguir o mandato dele. O vereador não aceitou a minha posição, que foi tomada com base no nosso Regimento Interno e entrou com recursos. É só esta questão que eu tenho que administrar e dar andamento no processo. Quais as maiores dificuldades encontradas? Acredito que não estamos tendo grandes dificuldades, só o normal como todo início de gestão. De resto está bem tranquilo, bem tranquilo mesmo. Como o senhor pretende administrar o relacionamento da câmara com o poder executivo? Nós temos uma boa parceria. Como sou da base aliada do prefeito, nós temos uma parceria que já vem do mandato passado, então a gente vai continuar na mesma linha. Não vai ter nenhuma mudança de neste sentido. E os projetos que são benéficos para a cidade a gente vai se esforçar para aprovar o quanto antes. Não vamos segurar aqui nenhum projeto do executivo que seja benéfico para o povo. Como vai ser o relacionamento do poder legislativo com a população?

Da redação A câmara de Conchas é aberta ao povo e, além disso, usamos as redes sociais para manter contato. Pela internet a população é bem ativa, nós recebemos criticas, elogios... Tudo faz parte! Falta um pouco mais de participação da população diretamente na câmara, temos aí um prédio com capacidade excelente para abrigar o público. Mas, aos poucos a gente vai conseguindo isso.

O que a população pode esperar desta nova gestão? Esta é a continuação da gestão passada, ela vai manter o mesmo ritmo. A gente vai continuar buscando melhorias para a cidade. Vamos continuar fazendo o que o povo precisa. Conseguimos no mandato passado, muito recapeamentos em lugares que estavam um caos e muitas obras que nós pretendemos continuar. Queremos eliminar o problema de infraestrutura urbana de Conchas. Considerações finais do presidente: Gostaria de dizer a população conchense, que nós estamos aqui de portas abertas para atender vocês e as suas reivindicações. Nós sabemos que estamos vivendo um momento político critico no Brasil, mas tenho certeza de que Conchas está acima disso e vai superar todas as barreiras. Vamos deixar Conchas cada vez melhor para todos.


JORNAL ALIANÇA

Esportes 05 DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2017

Judô

1ª Copa Centro Médico São José de Judô reúne 160 atletas da região

Geral

Evento é organizado pelo Projeto Escolinha abre Pelicano, da 4ª Cia de Polícia Militar vagas em diversas modalidades M

ais de 160 atletas, de todas as idades, participaram da 1ª Copa Centro Médico São José de Judô, realizada no último sábado (4/2), no Ginásio Municipal de Esportes Acácio Ferraz, em Tietê. Além do time da casa, o evento contou com a presença de competidores que vieram de Boituva, Capivari, Cerquilho e Tatuí. Durante praticamente todo o sábado, os judocas deixaram mais do que suor nos tatames do Acácio. Deixaram, também, a mensagem de que o esporte pode unir e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para todos os que seguem seus

caminhos. Dr. Mauricio Mod, médico ortopedista e responsável técnico do Centro Médico São José, clínica com unidades em Boituva, Cerquilho e Tietê, que patrocina e dá nome ao evento, destacou a importância da iniciativa. “O Projeto Pelicano é muito importante, pois desperta nas crianças o senso de que o esporte promove a disciplina, o respeito e a amizade, além de ser um norte para o futuro”. A competição foi organizada pela 4ª Cia de Polícia Militar de Porto Feliz, sob comando do Sargento reformado PM Marcelo Marino e do Capitão

PM Enrique Guilherme Poppes Muraro, por meio do Projeto Pelicano, que oferece aulas gratuitas de judô para crianças de Tietê. Professores e autoridades compuseram a mesa de honra da 1ª Copa Centro Médico São José de Judô: Dr. Mauricio Mod; Sargento reformado PM Marcelo Marino; Diego Fernando Garcia, secretário municipal de esportes de Tietê; Sensei José Fernando Brizotti, Sargento reformado PM; Sensei Álvaro Vasquez Langer, de Jumirim; Sérgio Vicentim Modanez, proprietário da padaria Pão Nosso, de Tietê; Sensei Kleber Grando, de Boituva; Sensei Rogério Grando, de

Da redação Capivari; Sensei Marcelo Denardi, de Cerquilho; Sensei Manoel Ferreira dos Santos Junior, de Tatuí e Sensei Vlastimir Rossiti, de Cerquilho. O Sargento reformado Marino agradeceu o apoio do Centro Médico São José na realização da Copa. “Sem o apoio que nos foi dado não seria possível realizar este grande evento. Sem dúvida, serviu como mais uma forma de motivar e estimular as crianças, por meio do esporte”, frisou. Todos os atletas receberam medalhas de participação. Cada cidade participante ainda levou um troféu para casa, como forma de agradecimento.

A

prefeitura de Boituva, através da Secretaria Municipal de Esportes retomou na última semana, algumas das aulas do Projeto “Escolinhas de Esportes” após recesso do final de ano. Ao total, 91 alunos com idades entre 06 e 17 anos estão matriculados atualmente nas modalidades de futebol masculino, vôlei, ginástica rítmica e futsal. As demais modalidades iniciarão as aulas após a contratação dos professores classificados pelo processo seletivo, nos próximos dias. Os interessados em participar de qualquer uma das atividades basta que um responsável, maior de 18 anos, faça a matrícula diretamente na sede da Secretaria de Esportes de segunda a quinta-feira das 9h as 11h e das 14h às 16h. Os documentos necessários são: Declaração escolar e Duas fotos 3x4 (aqueles que já tiverem a carteirinha basta uma foto apenas). Todas as aulas são gratuitas. Confira a modalidade e o horário das aulas que tiveram início nesta semana:

Vôlei T1 - Iniciação e Treinamento: 4ª e 6ª feira das 8h às 11h e aos sábados das 14h às 18h. T2 - Iniciação e Treinamento: 4ª e 6ª feira das 14h às 19h e aos sábados das 14h às 18h.

Da redação Futebol Masculino T1 - nascidos em 1997 / 1998 / 1999 / 2000 / 2001 / 2002 / 2003 3ª e 5ª feira das 7h às 12h. T2 - nascidos em 1997 / 1998 / 1999 / 2000 / 2001 / 2002 / 2003 3ª e 5ª feira das 13h às 18h. T3 - nascido em 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008 / 2009 2ª e 4ª feira das 8h às 11h30 e 5ª feira das 8h às 11h T4 - nascidos em 2004 / 2005 / 2006 / 2007 / 2008 / 2009 2ª e 4ª feira das 14h às 17h30 e 5ª feiras das 14h às 17h. Ginástica Rítmica T1 Iniciação, idades de 6 a 14 anos: 4ª e 5ª feira das 8h30 às 10h. T2 Treinamento: 3ª, 4ª e 5ª feira das 8h30 às 11h30 T3 Iniciação, idades de 6 a 14 anos: 4ª e 5ª feira das 13h30 às 15 horas. T4 Treinamento: 3ª feira das 13h30 às 17h30 e 4ª e 5ª feira das 13h30 às 17 horas. Futsal T1 - (Sub-08 e Sub-10): terça e quinta-feira das 10h às 11h T2 - (Sub-12 e Sub-14): terça e quinta-feira das 11h às 12h T3 - (Sub-06 e Sub-08): terça e quinta-feira das 13h às 14h T4 - (Sub-10) terça e quintafeira das 14h às 15h30 T5 – (Sub-12) terça e quintafeira das 15h30 às 17 horas T6 - (Sub-14 e Sub-16) terça e quinta-feira das 17h às 18h.

Karatê Geral

Escolinhas de futebol de Tatuí (SP) estão com inscrições abertas

Vagas são para as categorias Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17

C

omeçam as inscrições para as Escolinhas de Futebol Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17, da Prefeitura Municipal. Os interessados devem comparecer junto com os pais ou responsáveis no Departamento Municipal de Esportes, órgão da

Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com RG, CPF e comprovante de endereço, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O Departamento de Esportes fica na Rua Santa Cruz, 1210, antigo prédio do Tiro de Guerra. Tel.: (15) 3251-4844. Confira abaixo os locais, dias e

horários em que funcionarão as escolinhas de futebol. - Campo do Jurema - Terça e quinta-feira: 8h às 11h – sub11 e sub13 / 14h às 17h – sub15 e sub17 - Sábado: 8h às 12h - Campo do Santa Rita

Da redação - Terça e quinta-feira: 8h30 às 11h30 – sub11 e sub13 / 14h30 às 17h30 – sub15 e sub17 - Sábado: 8h às 12h - Campo da Fundação - Quinta-feira: 8h às 10h30 – sub11 e sub13 / 14h às 17h – sub15 e sub17 - Sábado: 8h às 11h

Região deverá ser representada na 4º Cup World

O

sensei iperoense Ricardo Henrique Andrade participou do “4º Cup World Karate Championship”, realizado em Okinawa, no Japão, nos dias 21 e 22 de janeiro. O atleta competiu na categoria até 60 kg. Na categoria feminina até 60 kg quem competiu foi a sensei sorocabana Hellen Cristina. Os dois faixas pretas foram os únicos brasileiros que participaram do campeonato e enfrentaram lutadores de diversos países. O iperoense se dedica ao karatê desde a infância e recentemente, em setembro de 2016, conquistou o segundo lugar no “Campeonato Brasileiro de Karatê”. Tem conquistando experiência em campeonatos internacionais e agora se prepara para novas competições fora do Brasil que acontecerão em novembro, entre elas a “Copa do Mundo de Kara-

Da redação tê”, na Indonésia, e a “Copa das Américas”, no México. “No Japão representei Iperó e o Brasil e isso me alegrou bastante. Mesmo não tendo conquistado premiação, foi muito importante essa experiência. Em novembro vou lutar para conquistar os títulos nesses campeonatos e levar o nome da cidade para o mundo novamente”, comentou. A Prefeitura de Iperó também apoiou o iperoense em sua participação no campeonato que aconteceu no Japão. “É motivo de orgulho ver os nossos atletas representando a cidade em competições internacionais. Podem contar conosco, pois estamos dispostos a ajudar sempre. Assim, contribuímos para que os jovens esportistas tenham a oportunidade de participar de eventos como esse, representando Iperó dentro e fora do Brasil”, disse o prefeito.


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2017

Capela do Alto

Boituva

Prefeitura realiza sorteio do programa “Minha Casa Minha Vida”

Estradas rurais 500 unidades foram sorteadas recebem obras para 1644 famílias do município de revitalização A

A

equipe da prefeitura municipal de Capela do Alto (SP) está realizando obras na Estrada Darcy Mariano de Almeida no bairro do Jutuba que dá acesso a cidade de Iperó. Estão sendo cortados os matos do entorno da estrada, além de

Da redação uma operação tapa buracos e a recuperação do trecho da ponte que se encontrava em estado precário. O objetivo da operação é dar fluidez e segurança no trânsito da localidade. Os trabalhos seguirão nos próximos dias em outros bairros.

Prefeitura de Boituva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Trabalho realizaram no último dia 05 o sorteio público eletrônico para a classificação das famílias que vão para habilitação junto a Caixa Econômica Federal para conquista de 500 unidades habitacionais do programa “Minha Casa Minha Vida”. No empreendimento denominado Vida Nova II foram sorteadas 300 unidades habitacionais para 1.019 candidatos inscritos e pré-selecionados e para o empreendimento Vida

Nova III foram 625 candidatos para 200 unidades habitacionais. De acordo com a legislação, em cada empreendimento foi respeitada a cota destinada para deficientes e idosos, além de 30% de famílias suplentes/ reservas. O número de pessoas que participaram de cada sorteio foram definidas de acordo com os critérios de elegibilidade exigidos para a seleção do programa Minha Casa Minha Vida, determinado pela Portaria do Ministério das Cidades nº 595/2013 e Decreto Municipal nº 2.000/2014. O sorteio foi acompanhado

pelo Prefeito Fernando Lopes da Silva; da vice-prefeita Maria Nasaré da Guia Azevedo; da primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Judite Belé e dos vereadores Bombeiro Martins, Haroldo Barbosa, Hernando Aquino, Valdivino Marcusso, Ademir Brassaroto, Nelson Maciel de Goés, José Carlos Araujo Silva, Tiago de Castro Souza e Adilson Leite. As famílias puderam acompanhar o sorteio eletrônico que aconteceu no Salão Social do Centro Municipal de Eventos e a partir de agora, os contem-

Da redação plados, tanto titulares quanto reservas devem se dirigir até o próximo dia 8 a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Trabalho das 8 às 16 horas com cópias do RG, CPF do titular e cônjuge, certidão de casamento ou certidão de nascimento para receber todas as orientações sobre os documentos a serem apresentados nas etapas seguintes do programa “Minha Casa Minha Vida”. A Secretaria ressalta que o não cumprimento dos prazos implica na exclusão do processo de atendimento no Programa Habitacional.

Iperó

Cidade poderá ter loteamento industrial

N

o último dia 27, o prefeito de Iperó expediu a certidão de diretrizes para um novo loteamento industrial na cidade. Através dessa certidão, o município define as áreas públicas necessárias, a forma de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, escoamento sanitário, abastecimento de água, energia elétrica e vias de circulação. Posteriormente, os investidores pedirão a anuência da Floresta Nacional de Ipanema (ICMBio) para o empreendimento, pois a área está inserida na zona de amortecimento da unidade, e na sequência darão entrada no Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Graprohab), que é integrado pela Cetesb e Sabesp. O projeto vinha sendo elaborado desde 2016 e foi apresentado por um grupo de investidores de Sorocaba, para a construção do loteamento industrial na estrada IperóSorocaba, nas proximidades do bairro Bacaetava. O imóvel possui cerca de nove alqueires (200 mil metros quadrados) e será loteado em mais de 150 terrenos para a construção de empresas de diversas áreas de atuação. Os próximos passos agora serão os encaminhamentos pelos investidores para os licenciamentos da área e aprovação junto aos órgãos compe-

Da redação tentes, o que deve ocorrer até o fim de 2017. O condomínio industrial também fica próximo ao imóvel da empresa Belarina, que já executou quase todo o serviço de terraplenagem em sua área, mas em razão da crise econômica paralisou as atividades. A Prefeitura está em contato com a empresa para saber sobre a retornada dos trabalhos e a construção da indústria propriamente dita. Em 2015, antes do momento mais crítico de recessão do país, a previsão da Belarina era iniciar as atividades ainda no início de 2017. Agora, esse cronograma será revisto. “As tratativas sobre o novo loteamento industrial vêm desde 2016 e o nosso compromisso era trabalhar para chegar ao projeto e expedição da certidão de diretrizes. Agora continuaremos auxiliando para o licenciamento e todas as aprovações da nova área industrial, o que deve acontecer até o fim deste ano. É mais uma importante conquista já no primeiro mês do nosso mandato, que vai trazer, em um futuro próximo, muitos postos de trabalho conforme as empresas forem se instalando. E continuamos acompanhando a empresa Belarina, para que as obras sejam retomadas e futuramente também sejam abertos esses postos de trabalho”, destacou o prefeito.

Tietê

Fundo Social e de Assistência Social de Tietê participam de encontro com Lu Alckmin

Evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo

A

presidente do Fundo Social e de Solidariedade de Tietê, Natália da Silva Sandei, e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sandra Takakura estiveram presentes na Reunião de Trabalho com primeiras-damas e presidentes dos fundos municipais das regiões de Campinas e Sorocaba na quinta-feira (02), atendendo o convite da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social e de Solidariedade do estado de São Paulo, Lu Alckmin. O encontro que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes teve como objetivo mostrar os projetos que já estão em andamento, além de apresentar as novidades para 2017 como as novas parcerias que podem ser firmadas entre os municípios e o Fundo Social de Solidariedade do Estado nas áreas de Moda, Beleza, Construção Civil e Padaria Artesanal.

Além de participar da palestra e apresentação com a primeira dama do estado, Natália e Sandra conferiram os stands dos projetos realizados pelo Fundo Social e de Solidariedade e se informar sobre os cursos de maior interesse para Tietê. Participaram da reunião 30 cidades, entre elas: Alumínio, Araçariguama, Boituva, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Elias Fausto, Hortolândia, Ibiúna, Iperó, Itatiba, Itupeva, Jumirim, Jundiaí, Louveira, Mairinque, Mombuca, Monte Mor, Piedade, Porto Feliz, Rio das Pedras, Salto, São Roque, Sorocaba, Sumaré, Tietê, Valinhos, Várzea Paulista, Vinhedo e Votorantim. Desde 2011, mais de 159 mil pessoas foram qualificadas pelo Fundo Social de Solidariedade nas unidades próprias e nos Polos localizados na capital e no interior.

Da redação


JORNAL ALIANÇA

Região 07 DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2017

Cerquilho

Prefeitura firma parceria com Centro de Integração Empresa-Escola

Guareí

Parceria vai ajudar os estudantes a CRAS oferecerá entrarem no mercado de trabalho curso gratuito de orquídea A

prefeitura de Cerquilho, por intermédio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento, acaba de firmar acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) com o objetivo de facilitar o ingresso de jovens estudantes de nível médio, técnico e superior, no mercado de trabalho por intermédio de estágios. Por intermédio da parceria endossada pelo prefeito Aldo Sanson o CIEE passa a divulgar todas as oportunidades de estágio, administrar o programa de estágio da prefeitura, contratar seguro contra acidentes pessoais para os estagiários contratados, incluir os estagiários no Fundo de Assistência ao Estagiário (FAE), controlar a vigência do termo de

compromisso de estágio, emitir relatório de atividades de estágio e termo de realização de estágio. O CIEE também irá fornecer cursos de capacitação gratuitos para estagiários – EAD (Educação a Distância), que tem como objetivo reciclar e capacitar estudantes ao mercado de trabalho através do portal www.ciee.org.br que conta com 36 diferentes temas, entre eles: atualização gramatical, orientação e informação profissional, produção de textos e redação empresarial, currículo sem segredo, entrevista, dinâmicas e testes de seleção, postura profissional, como administrar finanças, atendimento ao cliente, métodos e técnicas de pesquisa, apresentação em powerpoint, novo acordo ortográfico, mate-

mática básica I e II, matemática financeira I e II, informática (vários cursos), atenção concentrada, atitude empreendedora, introdução de projetos e lógica e criatividade, relacionamento interpessoal, resolução de problemas, administração do tempo, cidadania e meio ambiente e comunicação virtual no ambiente corporativo. Contratação A partir da próxima segunda-feira (dia 13), a prefeitura de Cerquilho começa a selecionar estudantes para estagiar na área de informática. O processo seletivo será realizado pelo diretor da área e ocorrerá entre os estudantes que foram cadastrados recentemente pela prefeitura pelo seu programa de estágio. Na sequência, serão chamados estudantes de outras áreas

Da redação conforme demanda identificada dentro da organização funcional da prefeitura. Os cadastros também serão disponibilizados para empresas da cidade que tenham interesse em contratar estagiários nas mais diversas áreas. Sobre o CiEE O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica, mantida pelo empresariado nacional, de assistência social, sem finalidades lucrativas, que trabalha em prol da juventude estudantil brasileira. O maior objetivo do CIEE, com mais de 50 anos de existência é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior oportunidades de estágio ou aprendizado, que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.

O

CRAS, em parceria com o sindicato Rural de Porangaba, informa que estão abertas as inscrições para o curso de orquídea( aulas teóricas e práticas), que serão nos dias 21,22 e 23 de

Da redação Fevereiro ( o cartaz está errado) das 08:00 ás 17:00 . Os interessados devem comparecer ao CRAS de Guareí até o dia 17/02, portando cópia de RG, CPF e comprovante de Residência. Mais informações 3258-2065.

Boituva

Prefeito visita a Base do Corpo de Bombeiros

E

Laranjal Paulista

Reunião de comissões discute projetos do executivo

Prefeito esclarece o objetivo de cada projeto de lei apresentado

N

a tarde de segundafeira, 6 de fevereiro, foram realizadas reuniões das Comissões Permanentes de “Constituição, Justiça e Redação” e de “Finanças, Orçamentos e Contas” da Câmara

Municipal de Laranjal Paulista, as quais são presididas pelos vereadores José Francisco de Moura Campos e Fabio Laurenti, respectivamente. As reuniões contaram a presença do prefeito Alcides e de

secretários da Administração Municipal, uma vez que visavam, além dos procedimentos de praxe, esclarecer dúvidas a respeito de projetos que foram enviados para tramitação na Câmara. Dentre esses projetos um que regulamenta a Frente de Trabalho no município e que hoje se encontra em funcionamento irregular. De acordo com informações do prefeito, a Frente de Trabalho é um projeto social que tem o objetivo de beneficiar àqueles que têm perfil de vulnerabilidade social, oportunizando qualificação profissional e trabalho mediante o recebimento de uma bolsa, até que possam arrumar um emprego. Outro projeto amplamente discutido foi a contratação de uma Organização Social (O.S.) mediante chamamento para concurso de projetos e com a finalidade de atender às necessidades de equipes de especialidades na cidade, que hoje dispõe de atendimentos

Da redação ortopédicos, cardíacos, endócrinos e outros. Só na ortopedia há uma fila extensa de espera de pacientes do município na UNESP, disse o prefeito Alcides. Outras reuniões serão realizadas entre os vereadores, prefeito e secretários da Administração Municipal sempre que necessário, visando a agilização dos trabalhos e a articulação e sintonia entre os dois Poderes, Legislativo e Executivo, de forma a beneficiar a cidade e seus munícipes, disse o presidente da Casa, vereador Carlos Rossi. Estiveram presentes à reunião os vereadores Carlos Rossi, Fabio Laurenti, José Francisco de Moura Campos, Nilso Ventris, Regina Abdala e Tiago Zanchetta; o prefeito Alcides de Moura Campos Junior e secretários Stella Brasil (Saúde), Reinaldo Contó (Promoção Social) e Luciano Marson (Administração e Finanças), além dos coordenadores de departamento Regina Geraldi (Gestão de Pessoal) e Leandro Leardini (Indústria e Comércio).

m visita de cortesia no último dia 03, o Prefeito Fernando Lopes da Silva esteve na Base do Corpo de Bombeiros de Boituva e foi recebido pelo Sargento Danilo Fernando Urzedo da Cruz. O encontro serviu para tratar de questões gerais da corporação e da cidade, sobre o trabalho de desenvolvido pelos bombeiros e principalmente sobre as dificuldades e necessidades de melhoramentos dentro da corporação para

Da redação manter o bom atendimento a população. O Prefeito ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros em Boituva e se colocou a disposição para auxiliar no que estiver ao alcance da administração. “Os bombeiros realizam um trabalho de extrema importância não só para o município, mas também auxiliando cidades vizinhas e precisamos sempre reforçar nosso apoio e buscar melhorias”.


JORNAL ALIANÇA

08 Região DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2017

Pereiras

Tatuí

Prefeitura vai investir R$526 mil na 1ª fase de recapeamento do asfalto

Prefeito busca Obras de infraestrutura devem ter verbas estaduais início pelo Jardim Wanderley e federais A

O

prefeito de Pereiras (SP), Miguel Tomazela, se reuniu com deputados em busca de recursos para o município. Na primeira semana do mês de fevereiro, o prefeito esteve em Itu (SP), com o vice-prefeito, Osmar Júnior, onde foram recebidos pelo deputado federal José Olímpio Moraes e pelo deputado estadual Rodrigo Moraes. De acordo com Osmar Júnior, eles conversaram sobre as dificuldades que estão passando para administrar a cidade devido à situação financeira e pediram apoio do governo estadual e federal para

Da redação que possam enfrentar esses problemas e conseguir abrir uma nova perspectiva de melhora para o município. Para o Governo Federal, o deputado José Olímpio vai enviar um ofício pedindo emendas parlamentares na área da Saúde. E deputado Rodrigo Moraes vai enviar dois ofícios ao Governo Estadual para pedir emendas parlamentares na área Social e de Esportes. Ainda segundo o vice-prefeito, as áreas escolhidas para os ofícios foram pré-estabelecidas pelos deputados no intuito de conseguir o mais rápido possível ajudar a população.

prefeita Maria José Vieira de Camargo anunciou na segundafeira (6), o início da 1ª fase de recapeamento do asfalto em ruas e avenidas do município. Neste primeiro momento serão atendidos os casos mais urgentes. Serão investidos, nesta 1ª fase, R$ 526 mil, recursos próprios do Orçamento. Um mapeamento realizado pela Secretaria de Obras e In-

fra-Estrutura prevê para este momento o recapeamento de 539 buracos. São os casos mais críticos, como o buraco da Via Municipal Benedito Faustino da Rosa, próximo a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). A rua foi o primeiro local a receber a manutenção da pavimentação. Maria José revela que esta 1ª fase do recapeamento irá durar, pelo menos, até o 1º semestre do

ano. As chuvas de janeiro, onde o índice pluviométrico superou em 46% a média anual para o mês, e a alta dívida Prefeitura de Tatuí com empreiteiras de pavimentação, atrasaram o início das obras de recuperação da malha viária do município. Apenas para duas empresas que prestaram serviços de pavimentação para a Prefeitura de Tatuí na gestão anterior, a dívida passa de R$ 1,7 milhão.

Da redação “Estamos iniciando a recuperação da malha viária do município. Os recursos são do nosso Orçamento e as obras já tiveram início. Como ainda estamos no período de chuvas, até março, nosso cronograma pode vir a ser prejudicado. Mas os pontos críticos, onde circulam mais veículos ou estão muito desgastados, serão os que terão a prioridade da administração”, revelou a prefeita.

Porangaba

Projeto implanta saúde bucal nas escolas e creches

A

prefeitura de Porangaba, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação realizou no último mês de Setembro a implantação do Projeto Saúde Bucal nas Escolas Municipais da Rede Básica e nas Creches. Para realização do projeto, foram compradas escovas e pas-

Da redação tas bucais para todos os alunos da rede pública. Ao todo foram fornecidos aproximadamente 1.000 kits para as crianças. A equipe de Odontologia da Saúde da Família realizou a implantação, trabalhando diretamente com as crianças em horário de aula, conscientizando sobre a importância da higiene bucal.

Jumirim

Município participa de encontro de gestores em São Paulo

Prefeitos são orientados sobre as leis vigentes e sua aplicação

N

o último dia 26, o prefeito Darci Schiavi e a assessora jurídica Rafaela de Jesus, estiveram no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e participaram do Encontro de Gestores Públicos Municipais, realizado por iniciativa do Deputado Coronel Camilo (PSD), do Instituto do

Legislativo Paulista (ILP) e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O objetivo do encontro foi alertar os gestores públicos municipais em relação à legislação vigente e sua correta aplicação na administração pública. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais e vereadores de todo o Estado de

São Paulo para ouvir e debater com especialistas os fatores econômicos, políticos e sociais que exigem cada vez mais atenção do gestor municipal na administração dos recursos públicos. Os palestrantes foram o presidente do TCE-SP, Dr. Dimas Ramalho, que falou sobre o tema Controle de Contas pelo

Da redação Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e o Deputado Coronel Camilo, que abordou o assunto “A Administração Pública Municipal e as Soluções para a Gestão da Segurança Pública”. Os participantes também ouviram as orientações do responsável pela Secretaria-Diretoria Geral (SDG) do Tribunal de Contas Sérgio Rossi.


Negócios & Oportunidades PÁG. 09 JORNAL ALIANÇA

Quem lê compra, quem anuncia vende!

Classificados

DOMINGO

12 DE FEVEREIRO DE 2017 publicidade@jornalalianca.com.br

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-07, Fls 96v, termo nº 3.859. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram ao Oficial do Registro Civil de Boituva SP, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, incisos I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes: JOSÉ FRANCISCO FLORIANO PEREIRA e PAULA DA SILVA OLIVEIRA. Ele, brasileiro, operador de máquina, solteiro, com 23 anos de idade, natural de Tavares PB, nascido no dia 03/11/1993, residente e domiciliado na rua Francisco Gonçalves, 82 - Jardim Primavera. Filho de Joaquim Nicacio Pereira e Josefa Floriano da Conceição. Ela, brasileira, operadora de máquina, solteira, com 21 anos de idade, natural de Sorocaba SP, nascida no dia 14/04/1995, residente e domiciliada na rua Cristiano Antunes de Miranda, 62 - Fazenda Velha. Filha de João Batista de Oliveira e Maria Pereira da Silva Oliveira. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 07 de Fevereiro de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente. Livro D-07, termo nº 3.860. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem converter a união estável em casamento em conformidade com o artigo 8º da Lei Federal n°9.278/96; LEANDRO RIBEIRO, de estado civil solteiro, residente e domiciliado na Rod. Floriano Tavares Barros, 8 - Chácara Girassol, Lageado, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e KELLY DE OLIVEIRA RODRIGUES, de estado civil solteira, residente e domiciliada na Rod Floriano Tavares Barros, 8 - Chácara Girassol, Lageado, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. LEANDRO RIBEIRO, operador de máquinas fixas, em geral, com vinte e oito anos de idade de nacionalidade brasileira, natural de OSASCO Estado de São Paulo, nascido no dia vinte e dois de abril de mil novecentos e oitenta e oito (22/04/1988), filho de João Ribeiro e de Irene Ribeiro, residentes ele na Avenida 3 de Maio, Centro nesta cidade e ela na Chácara Girassol nesta cidade. KELLY DE OLIVEIRA RODRIGUES, profissão não remunerada, com trinta e quatro anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de BARUERI, Estado de São Paulo, nascida no dia nove de março de mil novecentos e oitenta e dois (22/04/1982), filha de Marco Antonio Rodrigues, falecido em 05/04/2000 e de Aparecida Rocha de Oliveira, residentes em Osasco SP. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha -o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 07 de Fevereiro de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente. Livro D-07, termo nº 3.861. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem se casar; ANDERSON APARECIDO TREVISAN, de estado civil solteiro, residente e domiciliado na Rod Otávio Pilon, KM 4, Torninos 2 - CESÁRIO LANGE, de estado civil divorciada, residente e domiciliada na Rodovia Otávio Pilon, Km 4, Torninos 2, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. ANDERSON APARECIDO TREVISA, soldador, com trinta e três anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de LARANJAL PAULISTA, Estado de São Paulo, nascido no dia doze de setembro de mil novecentos e oitenta e três (12/09/1983), filho de José Trevisan e de Alvorinda Rodrigues dos Reis Trevisan, residentes na Rua Joaquim Ribeiro da Silva, 1354 centro, nesta cidade. ANA BEATRZ SPERANDIO DE OLIVEIRA, operador de caixa, com vinte e cinco anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de SÃO BERNARDO DO CAMPO, Estado de São Paulo, nascida no dia dezessete de janeiro de mil novecentos e noventa e dois (17/01/1992), filha de Marcos Pereira de Oliveira e de Izabel Sperandio de Oliveira, falecida em 27/06/2014, residente em Pauline SP. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha -o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 07 de Fevereiro de 2017. Juliane Dante Moura - Escrevente.

GUIA DE EMPRESAS E SERVIÇOS CINEMA CINE SANTA HELENA - Praça da Bandeira, 14 - Centro - Tatuí SP - (15) 3305-1008. CINE SÃO JOSÉ - Rua Nove de Julho, 671 - Centro - Cesário Lange - SP (15) 3246-3301. COMUNICAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA STUDIO FM - Rua José Vieira de Miranda, 900 - Centro - Cesário Lange -SP - (15) 3246-3078. GRUPO ALIANÇA DE COMUNICAÇÃO – Jornal Aliança e JATV - Rua Pedro Miranda Campos, 1105 – Centro – Cesário Lange –SP – (15) 32463700.

CONSTRUÇÃO ELÉTRICA GALVÃO - Rua do Comércio, 718 - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3246-3111. SAÚDE DROGARIA SANTA CRUZ – Rua Francisco Ribeiro da Silva, 768 – Centro – Cesário Lange –SP- (15) 3246-1238. DROGARIA JARDIM – Avenida 3 de Maio, 1694 – Vila Nova – Cesário Lange – SP- (15) 3246-1935. FARMALANGE I - Rua Francisco Silva, 1002 - Centro - Cesário Lange SP - (15) 3246-1223. FARMALANGE II - Rua do Comércio, 781 - Centro - Cesário Lange - SP (15) 3246-1567.

NOTIFICAÇÃO N° 84/2017 CONTRIBUINTE: ERIVELTO RUFO CESÁRIO LANGE ME ENDEREÇO: Rua Ceará, 535 – Vila Brasil- Cesário Lange/SP PROCESSOS: 3858/2016 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de cadastro e tributos da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para providenciar a regularização do AINF 221/2016 sob pena de não o fazendo, ter o débito inscrito na dívida Ativa municipal. Cesário Lange 07 de fevereiro de 2017 NOTIFICAÇÃO N° 85/2017 CONTRIBUINTE: NELSON CARDOSO DE SOUZA ENDEREÇO: Rua 09 de Julho, 711 – Centro - Cesário Lange/SP PROCESSOS: 591/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de cadastro e tributos da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para providenciar a regularização do AINF 35 e 36/2017 sob pena de não o fazendo, ter o débito inscrito na dívida Ativa municipal. Cesário Lange 07 de fevereiro de 2017 NOTIFICAÇÃO N° 84/2017 CONTRIBUINTE: ERIVELTO RUFO CESÁRIO LANGE ME ENDEREÇO: Rua Ceará, 535 – Vila Brasil - Cesário Lange/SP PROCESSOS: 580/2017 SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de cadastro e tributos da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para providenciar a regularização do AINF 24/2017 sob pena de não o fazendo, ter o débito inscrito na dívida Ativa municipal. Cesário Lange 07 de fevereiro de 2017 NOTIFICAÇÃO N° 86/2017 CONTRIBUINTE: VAGNER ANTONIO DOMINGUES ENDEREÇO: Av: Joaquim Rodrigues de Paula, 419 – Fazenda Velha-Cesário Lange - SP PROCESSO: SOLICITO seu comparecimento no prazo máximo de 02 (DOIS) dias a contar desta publicação no setor de protocolo da PREFEITURA MUNICIPAL DE CESÁRIO LANGE para providenciar a regularização da inscrição municipal, sob pena de não o fazendo ter sua inscrição cancelada EX-OFFÍCIO e ser apenado em 10 UPFM . Cesário Lange 07 de fevereiro de 2017

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE CESÁRIO LANGE Deferimentos de Cadastro/ Licenças de Funcionamento: Centro Ed. Primeiros Passos c l Ltda ME – Prot. 562/2016 Dorinete Martins do Amaral – Prot. 030/2017 – 2ª Via Genaldo Isidro da Silva – Prot. 586/2016 Gerson Antonio Rodrigues – Prot. 747/2016 Hangar Griil Beer Rest. Ltda ME – Prot. 606/2016 MCM Química Industrial Ltda – Prot. 366/2016 Paulo Eduardo de S. Campos – Prot. 694/2016 Rodrigo Duarte C. Vieira – Prot. 731A/2016 Sandra Regina Pereira – Prot. 514/2016 Baixa e Assunção de Responsabilidade Técnica: Beneficência Hosp. De C. Lange – Prot. 410/2016 Alteração de Dados Cadastrais: Beneficência Hosp. C. Lange – Prot. 204/2016 Comercial Frango Assado Ltda – Prot. 1002/2016 Dulce Ap. Diniz da Silva – Prot. 795/2016 Deferimentos de Renovação de Licenças de Funcionamento: Janaina Garcia – Prot. 762/2016 Cancelamentos de Licenças/Cadastros: Carina de Lima Torres – Prot. 619/2016 Lucinéia Ap. dos Santos Thomaz – Prot. 982/2016 Rogério Marcondes – Prot. 823/2016 T.M.C. Bellia ME – Prot. 011/2017 Vende-se uma franquia Conserta Smart assistência técnica de celulares. Unidade Boituva, mais de 260 lojas no Brasil, não é uma loja física é somente a franquia. Tratar com Magda whats (15)99788-2269. COORDENADORIA DE UNIDADES PRISIONAIS DA REGIÃO CENTRAL CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE CAPELA DO ALTO CHAMADA PÚBLICA 001/2017 Encontra-se aberta no Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto CHAMADA PÚBLICA n° 001/2017, objetivando a compra de Gêneros Alimentícios Hortifrutigranjeiros, com entrega parcelada, para consumo nesta Unidade Prisional no período de 01/04/2017 a 30/06/2017 – PPAIS – Inexigibilidade de Licitação, cuja realização da sessão será no dia 02/03/2017 com início previsto as 09h00min. As propostas serão recebidas até o horário previsto para abertura da Chamada. O Edital e seus anexos estarão disponíveis aos interessados através do sítio eletrônico www.sap.sp.gov.br, www. itesp.sp.gov.br e www.cati.sp.gov.br/ppais ou poderá ser retirado na Diretoria do Centro Administrativo do Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto, sito a Rodovia Raposo Tavares, KM 134, Bairro Capanema, Capela do Alto – SP, no período de 13/02/2017a 01/03/2017.


JORNAL ALIANÇA

10 Variedades DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2017

Programação Novelas SOL NASCENTE - Na Globo às 18h

Segunda, 13 de fevereiro César afirma a Mocinha que Alice pagará por tê-lo rejeitado. Mario questiona a investigação de Louzada e garante que descobrirá as provas contra César. Elisa se sente culpada por sua atração por Padre Julião. Mario e Damasceno pedem ajuda a Hideo para tentar libertar Alice. Sinhá e César ameaçam Mocinha e a expulsam de casa. Lenita prepara sua mudança para a casa de Vittorio. Mesquita e Louzada informam a Alice que o juiz decidiu tratá-la como ré em processo. Loretta pede dinheiro a Vittorio para ir a São Paulo. Mario e Damasceno seguem César. Peppino anuncia que quer ser um músico profissional. Lenita percebe o interesse mútuo entre Elisa e Padre Julião. Loretta confirma que Marina adotou a filha de Lenita. Mario descobre como César falsificou a assinatura de Alice. Terça, 14 de fevereiro Mario consegue provas contra César. Alice afirma que César precisa ser investigado. Milena comemora com Ralf a sua ida para a faculdade. Vittorio garante a Lenita que ajudará a encontrar sua filha. Geppina e Gaetano levam Peppino à escola de música. Carol estranha o jeito como Loretta chega à pousada e tenta alertar Mario. Elisa pensa em Padre Julião e se sente culpada. Loretta consegue lembrar o dia em que entregou a filha de Lenita para Marina. Mario invade o escritório do contador de César. Flavinha ajuda Hideo a identificar alguma alteração nas filmagens do dia da explosão das traineiras. Mãe de Akira fica satisfeita com a comida que acredita ter sido feita por Hirô. Tanaka tenta consolar Mocinha. Sinhá fala para César que pretende divulgar a história da vida de Tanaka. Mario entrega a Louzada e Mesquita as provas que conseguiu contra César. Quarta, 15 de fevereiro Louzada não acredita na culpa de César. Alice pede para Mario falar com sua advogada antes de ir à polícia. Damasceno questiona Mieko sobre o passado de sua família, e ela desconversa. Sinhá conta a César que pretende fazer com que o neto se case com Alice. Mesquita procura Mario. Uma famosa editora de moda elogia os vestidos da coleção de Dora. Mario questiona Gaetano sobre o passado de Tanaka. Carol comenta com Vittorio sobre sua preocupação com Loretta. Geppina e Lenita decidem visitar Alice. Gaetano, Mario e Damasceno procuram Tanaka. Lenita organiza uma manifestação pedindo a libertação de Alice. Vitto-

Mais dicas e roteiro completo estão no

Cinema / JA recomenda Em cartaz: Gênero - romance, drama, erótico

Cinquenta tons mais escuros Sinopse - Incomodada com os hábitos e atitudes de Christian Grey (Jamie Dornan), Anastasia (Dakota Johnson) decide terminar o relacionamento e focar no desenvolvimento de sua carreira. Ele, no entanto, não desiste tão fácil e fica sempre ao seu encalço, insistindo que aceita as regras dela. Tal cortejo acaba funcionando e ela reinicia o relacionamento com o jovem milionário, sendo que, aos poucos, passa a compreender melhor os jogos sexuais que ele tanto aprecia. Não recomendado para menor de 16 anos. No Cine Santa Helena (Tatuí) - 17h e 19h15 - Dublado e 21h30 - Legendado No Cine São José (Cesário Lange) - Na próxima quinta-feira (16)

www.cinemac.com.br

Cinema / JA recomenda Estreia: Gênero - TERROR

O CHAMADO III Sinopse - Julia (Matilda Anna Ingrid Lutz) fica preocupada quando seu namorado, Holt (Alex Roe), começa a explorar a lenda urbana sobre um vídeo misterioso. Lenda esta que diz que quem assiste morre depois de sete dias. Ela se sacrifica para salvar seu namorado e acaba fazendo uma descoberta terrível: há um “filme dentro do filme” que ninguém nunca viu antes. No Cine Santa Helena (Tatuí) - 19h e 21h (3D).

rio se surpreende com os comentários de Loretta. César vai ao escritório do contador para pegar os falsos passaportes, quando Louzada invade o local com a polícia. Quinta, 16 de fevereiro Loretta decide contar para Vittorio o que esconde sobre seu passado. Milena adota outro cachorro. Mocinha ouve Tanaka revelar a verdade sobre sua família para Gaetano e Mario. César decide deixar Arraial do Sol Nascente. Dora se anima ao saber que seus vestidos serão publicados na revista. Mesquita questiona a precipitação de Louzada em querer resolver o caso de Alice. Mario garante a Mesquita que irá desmascarar César. Carol afirma a Louzada que Alice não é a culpada dos crimes de que está sendo acusada. Loretta fala para Lenita que sabe onde está sua filha. Sexta, 17 de fevereiro Loretta conta que entregou a filha de Lenita para um casal que vive fora do país. Carol desiste de contar para Louzada o que sabe sobre César. Patrick diz a Ana Clara que Julia pode ajudar na recuperação de Wagner. Hideo tenta encontrar a fraude no vídeo de César sobre a explosão das traineiras. Tanaka conta a Mocinha toda a sua história. Hirô leva documentos do último carregamento da Arraial Pescados para Alice assinar. César arma contra Alice e avisa a Mesquita e Louzada sobre o carregamento ilegal de dinheiro. Gaetano e Damasceno procuram Sinhá. Louzada e Mesquita apreendem a carga da Arraial Pescados, e Hirô se desespera. Elisa não consegue contar para Ana Clara sobre sua paixão por Padre Julião. Louzada anuncia que a Arraial Pescados será fechada. Sábado, 18 de fevereiro Alice tem uma crise nervosa e pede para voltar para sua cela. Damasceno percebe o temor de Sinhá ao mencionar Jurema. Vittorio e Geppina se surpreendem quando Milena avisa que irá morar com Ralf. Sinhá manda seu capanga visitar Jurema em Minas. Loretta afirma que ajudará na aproximação de Lenita com a filha. Ana Clara avisa a Chica que Wagner precisa da ajuda de Julia em seu tratamento. Mario e Tanaka deixam a delegacia sem conseguir ajudar Alice. Gaetano e Geppina confortam Tanaka. Akira conta para Hirô que sua mãe voltará para o Japão. Lenita e Geppina organizam a manifestação em favor de Alice. Sinhá manda César permanecer afastado de Arraial. Alice sofre em sua cela. Louzada considera a hipótese de Alice ser inocente.

Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

Cinema / JA recomenda Estreia: Gênero - Ação, terror

resident evil 6 - o capítulo final Sinopse - Sobrevivente do massacre zumbi, Alice (Milla Jovovich) retorna para onde o pesadelo começou, Raccoon City, onde a Umbrella Corporation reúne suas forças para um ataque final contra os remanescentes do apocalipse. Para vencer a dura batalha final e salvar a raça humana, a heroína recruta velhos e novos amigos. Não recomendado para menor de 14 anos. No Cine São José (Cesário Lange) - 19h e 21h - Dublado (3D)

Cinema / JA recomenda Estreia: Gênero - Ação, Ficção científica

ASSASSIN’S CREED Sinopse - Callum Lynch (Michael Fassbender) descobre que é descendente de um membro da Ordem dos Assassinos e, via memória genética, revive as aventuras do guerreiro Aguilar, seu ancestral espanhol do século XV. Dotado de novos conhecimentos e incríveis habilidades, ele volta aos dias de hoje pronto para enfrentar os Templários. Versão para as telonas do game Assassin’s Creed. No Cine Santa Helena (Tatuí) - 17h.


JORNAL ALIANÇA

Opinião 11 DOMINGO, 12 DE FEVEREIRO DE 2017

Motivação

Professor Luiz Almeida Marins Filho

O que o dinheiro jamais comprará Terminados os Jogos Olímpicos Rio 2016, muitas lições ficam para quem queira aprender com a realidade da vida. Uma delas, que quero chamar a atenção de nossos leitores, é que a alegria, o prazer, o orgulho, o sentimento de superação, o reconhecimento público de um medalhista olímpico como Izaquias Queiroz, o primeiro medalhista olímpico brasileiro a ganhar três medalhas, nenhum dinheiro pode comprar. A mesma lição podemos tirar da medalha de ouro ganha pela Rafaela

Silva, habitante de uma favela hoje chamada “comunidade”. Ambos têm origem humilde. Ninguém realmente poderia acreditar que fossem capazes de um dia ser o orgulho de seu país, ovacionados por milhares de pessoas e mais que isso, ter o respeito do mundo inteiro pela sua trajetória de superação e sucesso. Quando alguém nasce em berço de ouro ou mesmo num país rico e desenvolvido, o sucesso é esperado e facilmente justificado. Não é o caso dos medalhistas brasileiros em

sua maioria. Vejam Thiago Braz da Silva, recorde olímpico em Salto com Vara e Robson Conceição no Boxe também medalha de ouro. Thiago foi abandonado por sua mãe e Robson vendia sorvetes nas esquinas para comprar um pão e matar sua fome. Todos pobres, simples, excluídos. Comparem esses nossos medalhistas com o nadador, milionário, americano Ryan Lochte que envergonhou seu país ao mentir sobre um assalto que não ocorreu. O dinheiro não compra virtudes. Ele hoje é,

mundialmente, um mentiroso. Nestes tempos de Olimpíada, pense se algum milionário poderia comprar o respeito, a admiração e mesmo a alegria e o prazer desses nossos medalhistas humildes e pobres. Pense na inveja que talvez sintam, sentados em seus milhões, desses pobres mas felizes que tanto nos orgulham e que têm a mais profunda admiração e respeito de todo o mundo. Pense, enfim, no que o dinheiro jamais poderá comprar. Invista nisso. Pense nisso. Sucesso!

O Pensador

O achismo de cada dia Muitos de nós achamos isso ou aquilo de uma realidade. Mas achar não é saber, é apenas especular sobre uma determinada realidade. E devido aos inúmeros inconvenientes que causa à coletividade, o “achismo” deveria estar na relação dos pecados capitais. Mas a consequência mais nefasta desse “achismo” é que achar isso ou aquilo sobre algo tem mais crédito perante grande parte da opinião publica do que a versão real, técnica ou científica sobre o mesmo assunto. Quando lecionava, inúmeras vezes retifiquei meus alunos sobre a opinião corrente de que antigamente as pessoas viviam mais e morriam com idade mais avançada porque se alimentavam com produtos puros, sem contaminação de adubos ou inseticidas. Minha argumentação em contrário começava questionando o conceito atemporal de antigamente que utilizavam. Seriam 50, 100, 1000 ou 10.000 anos? Em seguida, colocava o antigamente no curso cronológico

das civilizações, e para não ampliá-lo demasiadamente demonstrava que no período medieval a vida do camponês ou servo da gleba era de pouco mais de 35 anos devido à miséria predominante naquela sociedade. Mais recentemente, no período colonial da sociedade brasileira, senhores e escravos se alimentavam muito mal, com poucos ingredientes na dieta diária, e por essa razão viviam pouco tempo. Ou no nordeste do Brasil, onde a fome era endêmica nas décadas 20, 30 e 40 do século passado, a mortalidade, principalmente a infantil, era altíssima. A estes exemplos do passado citava as estatísticas atuais que demonstram o aumento da longevidade dos nossos contemporâneos. Mas apesar de toda essa argumentação, muitos alunos não se convenciam e continuavam “achando” que antigamente as pessoas viviam mais do que hoje. Restava-me então o consolo da frase “Senhor, tende piedade de nós.” Mas essa teimosia não é

privilégio dos meus alunos daquela época. É uma incultura predominante ainda hoje em muitos adultos que, devido a suas responsabilidades pessoais, deveriam se desligar do seu “achismo”, alçando a um patamar cultural mais coerente de compreensão da realidade onde vivem. Refiro-me especificamente àquela senhora que alardeou pela internet uma interpretação sensacionalista e fantasiosa sobre a contaminação da água fornecida à nossa população pela SABESP. Seu comunicado é o exemplo do “achismo” inconsequente, pois não apresenta documentos técnicos confiáveis para a comprovação do seu conteúdo. Quais as fontes que utilizou essa senhora para afirmar com singular certeza de que o seu pronunciamento tem fundamentos? Só a ela cabe reafirmar ou negar sua mensagem. Porém, mais uma vez o “achismo” surtiu o efeito de alarmar muitas pessoas da nossa cidade sobre a veracidade de uma afirmação no mínimo

Mais Saúde

Gilberto Radicce

duvidosa, pois coincide com a tendência do Inconsciente Coletivo ainda propenso a aceitar como verdade o tradicional “achismo” cego, mas eficiente porque sabe manipular com algumas palavras de ordem a maldosa ingenuidade humana. É evidente que o “achismo” alarmista encontra na atualidade tragédias e violências cotidianas que justificam a receptividade coletiva a novas tragédias reais ou inventadas. Mas, e sempre há esse mas alternativo, ao lado dessas tragédias, a nossa sociedade está produzindo, através das ciências, das técnicas e das artes, uma nova civilização mais humana, e muitas destas suas realizações já estão inseridas em nosso cotidiano. Mas grande parcela da população tem dificuldade para entender essas mudanças porque elas não se explicam pelo lacônico “achismo.” O “achismo” funciona como as palavras de comando dos ditadores: - todos seguem, e muitos seguem sem saber a razão.

Acontece Comunicação

Livre-se de falhas na memória Você tem certeza de que trancou a porta de casa ao sair? Não esqueceu a cafeteira ligada? Pagou a conta que venceu ontem? Ih, a janela ficou aberta e se chover vai molhar tudo!... Quantas vezes nos pegamos puxando pela memória para checar se cumprimos os pequenos compromissos de uma rotina cheia de afazeres, e em algumas delas não conseguimos respostas de pronto por causa dos lapsos. Calma, isso é absolutamente normal, ainda mais quando há quebra na rotina. Mas quando essas falhas passam a ser frequentes e começam a atrapalhar as atividades do dia a dia, é hora de procurar um médico. Há vários fatores que contribuem para as falhas da memória, ressalta o neurologista Renato Anghinah, coordenador do Departamento Científico de Traumatismo Cranioencefálico da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Segundo ele, os fatores mais comuns que causam os lapsos são sobrecarga de trabalho, estresse e distúrbio do sono, isso se

não estiverem associados a doenças como Doença de Alzheimer e a depressão. Normalmente relacionamos essas falhas ao processo de envelhecimento, mas se engana quem pensa que esse problema atinge apenas as pessoas de idade avançada. O neurologista confirma que os excessos de compromissos, a correria do dia a dia, as noites mal dormidas, problemas carenciais, metabólicos, hormonais e os estados depressivos também provocam os lapsos de memória nos mais novos. Mas o Dr. Renato Anghinah adverte que os esquecimentos podem ter outra origem. “Às vezes o jovem pode se queixar da memória, mas, na verdade, ela está com problemas tencionais”, diz o especialista. A boa notícia é que é possível evitar esse quadro, e isso em qualquer estágio da vida. Segundo o Dr. Renato Anghinah, o melhor meio de prevenção é ter uma rotina mais saudável, com uma jornada de trabalho adequada e o cumprimento das horas de sono necessárias.

Caso a pessoa tenha adquirido as falhas de memória por uma doença como Alzheimer ou depressão, o neurologista afirma que é possível ter uma melhora na qualidade de vida. “Se ela apresenta uma depressão, por exemplo, dá para fazer o diagnóstico e buscar uma melhora, Alzheimer e distúrbio do sono também são doenças tratáveis”, explica. O mais indicado, no entanto, é fazer a prevenção

do quadro buscando uma rotina mais saudável e menos estressante, e isso necessariamente vem associado à prática de exercícios físicos e a uma alimentação balanceada. Outro aliado importante no combate às falhas de memória é o uso lúdico da mente, seja por meio de leitura e de jogos como sudoku ou ábaco, além da velha e boa palavras cruzadas.

Refletindo Pe. Luiz Carlos Oliveira

O Evangelho exige mudança

Um novo modo de viver A diferença que fez Jesus não foi revogar a Lei, mas levá-la à plena realização. Jesus não era contra a Lei de Deus, mas contra as interpretações que dela faziam. Ensina que a nova justiça aprofunda o sentido dos mandamentos. Há um desenvolvimento do conhecimento da Palavra de Deus. Jesus ensina, pois ele é a Sabedoria do Pai. As propostas de Jesus propõem que façamos uma opção. É um caminho novo que exige totalidade em nossa resposta. Não basta seguir os mandamentos na letra, é preciso ir ao espírito e a seu sentido mais profundo dado por Jesus. No que se refere ao quinto mandamento, não matarás, afirma o respeito à vida física, mas também o amor ao próximo. A palavra pode ferir e matar. Pelo próximo, devese até interromper o sacrifício iniciado para ir se reconciliar (Mt 5,23-24); deve-se ceder ao inimigo para evitar que aumente o espiral da violência (25). O adultério não é só uma atitude exterior, mas vai ao coração. Está unido à fidelidade de Deus. Quanto ao juramento: Todo aquele que mente, fere a verdade de Deus. Toda mentira é do maligno. A fidelidade à verdade não precisa de documentos. Basta o sim, sim; o não, não. Notamos que Jesus interpreta o mandamento no fundo do coração. O amor ao próximo deve ser total. Vai à coerência do coração. Corremos o risco de dar mais valor às interpretações do que à Lei Nova de Jesus que se funda na misericórdia e na caridade. Batemos o pé em coisas secundárias, quando o importante ensinado por Jesus, é deixado de lado. Sabedoria de Deus A lei é a sabedoria. “Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus…. Sabedoria escondida que desde a eternidade Deus a destinou para nossa glória” (1Cor 2,6-7). A revelação de Deus para nós não é uma comunicação de verdades, mas participação de sua Sabedoria. Sem ela não entendemos a novidade de Jesus e continuamos repetindo os mesmos erros do passado. Jesus tem a autoridade para levar a lei à perfeição, purificá-la e instaurar a sabedoria de Deus. A nova lei é a sabedoria de Deus em nosso meio. Nossa sabedoria é viver o mandamento no íntimo do coração. O pecado não é solução para nosso coração. O livro do Eclesiástico ensina que Deus não mandou ninguém agir como o ímpio e a ninguém deu licença para pecar (Eclo 15,20). Há pessoas que se fazem donos da verdade e criam costumes que obscurecem a sabedoria

de Jesus. Não podemos ficar às margens e nas práticas sem fundamento. Podem ser ótimas suas idéias, mas primeiro vem o mandamento de Deus. O pecado não se justifica em nenhuma hipótese. É sempre prejudicial ao ser humano. É o que vemos pelo mundo. O fruto do pecado destrói nações inteiras. Surpresas de Deus “A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus” (1Cor 2,10). Recebemos a sabedoria de Deus pelo Espírito que nos foi dado. Os que vivem esta sabedoria podem perceber “o que Deus preparou para os que O amam, é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu” (1Cor 2,9). Recebemos o convite para purificar nossa fé de tudo aquilo que fere a beleza do mandamento e a nova lei de Jesus. Por isso, em cada Eucaristia, ouvimos a Palavra que nos instrui na sabedoria. Rezamos: “Feliz o homem sem pecado, que na lei de Deus vai progredindo. Feliz o homem que observa seus preceitos e de todo o coração procura a Deus” (Sl 118). Leituras: Eclesiástico 15,1621; Salmo 118; 1Coríntios 2,610; Mateus 5,17-37 Ficha nº 1622 – Homilia do 6º Domingo Comum (12.02.17) Jesus aprofunda a lei antiga indo ao coração que é o amor sem limites. A Sabedoria de Deus ensina a viver o mandamento em sua profundidade. O pecado não foi ensinado por Deus. Do Espírito nos vem a sabedoria. Recebemos o convite para purificar nossa fé. Mudando a Bíblia Para muitos a letra da Bíblia tem que ser conservada ao máximo. Mas Jesus deu exemplo ao contrário. A Palavra do Antigo Testamento tem que ser entendida a partir Dele. Ele muda concepções do passado colocando nelas o aperfeiçoamento da nova Lei. Sobretudo quando essa lei foi mal interpretada pelos fariseus. A Palavra nos ensina que, ao aceitar Jesus, temos que reformar nossos conceitos, como Ele reformou conceitos e prática do Antigo Testamento a partir Dele que é a Palavra viva. Ensina ir mais profundo na Palavra. É uma renovação do homem todo no seu relacionamento com os outros, baseados no amor. É a pessoa íntegra na verdade. A lei fundamental deve estar no coração e não somente na prática externa.


Edição - 721  

Jornal Aliança - Cesário Lange

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you