Edição - 714

Page 1


Opinião PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

PUBLICAÇÃO ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA. Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 Cesário Lange - SP - TELEFAX (15) 3246-1132 Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP Redação - Diléa Maria da Silva Miranda dilea@jornalalianca.com.br

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES Gilberto Radicce, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho e Tiago Miranda. Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

11 DE DEZEMBRO DE 2016

Editorial Trabalhadores da última hora Em suas pregações, Jesus utilizou largamente o recurso das parábolas. Mediante elas ministrou ensinamentos morais a um povo rude, ainda incapaz de assimilar as grandes verdades da vida, em toda a sua pureza. Sob o véu da alegoria, jazem rutilantes ensinamentos. Cada qual extrai das parábolas a lição compatível com seu estado evolutivo. Mas a essência, sempre consistente na necessidade de uma vida honesta e fraterna, é acessível a todos. À medida que a criatura cresce em compreensão, ela percebe novos desdobramentos de uma mesma passagem evangélica. Utilizando uma expressão do Cristo, passa a ter olhos de ver. É muito conhecida a Parábola dos trabalhadores da última hora. Nela, Jesus fala de um proprietário de vinha que assalariou trabalhadores em diversos momentos do dia. Ao final, a todos remunerou igualmente. Assim, quem trabalhou apenas uma hora ganhou o mesmo de quem iniciou a tarefa ao alvorecer. Proporcionalmente, a remuneração dos últimos contratados foi muito superior à dos primeiros. Por se tratar de um ensinamento alegórico, dele podem ser extraídas variadas lições. Um dos enfoques possíveis é comparar os trabalhadores com todos os envolvidos na reforma moral da Humanidade. Ao longo dos séculos, eles se sucederam. Foram profetas, legisladores, administradores, juristas e pensadores os mais diversos. A diferença na remuneração pode ser referida ao resultado obtido com a tarefa. No princípio, as criaturas eram muito rudes e bastante refratárias aos ensinamentos. Com o passar dos séculos, foram se tornando mais receptivas e maleáveis.

Hoje, as leis civis implementadas por Moisés parecem bastante severas. Por exemplo, a regra do olho por olho soa intolerante aos ouvidos do homem moderno. Mas para a época foi uma grande e importante inovação. Até então, vigorava a vingança desmedida. Perante um mal feito, não raro se eliminava não apenas o ofensor, mas toda a sua família. A proporcionalidade da represália representou um avanço moral. Como o povo ainda não conseguia perdoar, ao menos se tinha um limite para o revide. E assim gradualmente a Humanidade evoluiu. Incontáveis pessoas dedicaram suas vidas a esse mister. Coisas que hoje parecem naturais são fruto de grandes lutas e renúncias. Direitos trabalhistas, igualdade entre homens e mulheres e proibição de penas cruéis são alguns exemplos. Pode-se dizer que os reformistas dos primeiros tempos trabalharam na base do edifício. Hoje já se atua na cumeeira, na medida em que a Humanidade está pronta para vivenciar a fraternidade. Notícias sobre atos cruéis e desonestos chocam, pois no íntimo a maioria da população deseja outras vivências. Em suma, chegou a vez dos trabalhadores da última hora. É preciso se tomar do ideal de viver em um mundo melhor e agir para que ele se implante na Terra. Urge que os homens de bem mostrem a força de seu caráter e ocupem espaços. É necessário que as crianças sejam educadas para amar o trabalho e a honestidade e viver fraternalmente. Mas, mais do que apenas belos discursos, são necessários exemplos. A generosa recompensa do esforço será a ventura de viver, e mais tarde renascer, em um mundo justo e fraterno. Pense nisso.

Rapidinhas Diplomação

Neste mês de dezembro estão sendo diplomados os novos prefeitos (as) e vereadores (as). Foram eleitos em um momento de alta tensão política, em meio à crise econômica. Enfrentaram um eleitor criterioso, desconfiado e exigente. E isso é muito bom. Afinal de contas, é de uma população mais informada e participativa que nós precisamos. Que não se embale por promessas fáceis e populistas. Mas que valorize quem têm clareza em suas posições e que busquem sempre a eficiência na gestão pública.

Anos difíceis

Os prefeitos devem estar preparados para o momento de dificuldade que deverá persistir no próximo ano. É necessário buscar eficiência na máquina pública. É o momento de cortar despesas supérfluas, eliminar gastos, ao mesmo tempo, manter a qualidade dos serviços públicos. Não se pode deixar de atender as necessidades dos munícipes. Além disso, é preciso buscar um cenário propício para a realização de investimentos para melhorar o atendimento à população e também aquecer a economia.

PEC 295

Walter Vale ME, torna público que requereu na CETESB a Renovação da Licença de Operação para fabricação de alimentos preparados para animais (bovinos, suínos, coelhos, aves etc.). À Rodovia SP 157 km 51,5, Bairro Vista Alegre, Cidade Guareí – SP, CEP 18250-000.

Em virtude da grave crise econômica brasileira, o deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) protocolou, hoje (8), na mesa do Plenário da Câmara, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 295/2016), que congela por 5 anos o salário de todos os políticos do país, nos três níveis federativos (municipal, estadual e federal). O parlamentar paulista conquistou 177 apoiamentos. São necessárias 171 assinaturas para dar entrada na proposta e prosseguir com a sua tramitação no Congresso Nacional.

Mudanças

O movimento de insatisfação que levou milhões às ruas desde 2013, e causou o impeachment de Dilma Rousseff, chegou às urnas nas eleições municipais em outubro deste ano e modificou definitivamente nosso sistema eleitoral. Aliado a novas regras para campanha, dando aos candidatos municipais prazos mais curtos e a ausência de financiamento de empresas, este movimento mostrou que não se pode mais fazer a mesma política de antes.

O amanhã...

Os prefeitos devem ser mais do que bons gerentes, uma condição indispensável para ocupar o cargo. Eles ser líderes, discutir alternativas de crescimento. É por meio das ações deles que a crise pode se agravar ou arrefecer. Os futuros prefeitos precisam convocar todos os setores em um verdadeiro esforço de cidadania. Um esforço que vá além da resolução de problemas imediatos, mas que busque ainda definir uma diretriz de desenvolvimento para a cidade. É preciso pensar no hoje sem esquecer da importância do amanhã.

Injustiça

O parlamentar acredita ser injusto que os detentores de mandato eletivo sejam contemplados com o aumento dos seus subsídios num prazo inferior a dois anos (o último foi em 2014), enquanto outros agentes públicos e o cidadão comum fiquem cinco, oito ou até mesmo dez anos sem ter o reajuste nos seus salários. Além disso, ele lembra que o aumento dos salários de deputados e senadores ocasiona o efeito cascata aos demais agentes políticos da esfera estadual e municipal.

Da redação

Transição

O processo de transição, com rara exceção, funciona de uma forma que também reflete um amadurecimento político da sociedade. Esta norma é regida por leis que determinam ao atual governante franquear informações e acesso a quem a partir do dia 1º de janeiro terá a responsabilidade de comandar o município. Não é hora de partidarismo ou disputas. É preciso pensar no funcionamento da máquina pública e no interesse da população. Isso vale para o Executivo, mas é norma também para os vereadores.

Na malha fina

A Receita Federal informou que 771.801 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016 ficaram retidas na malha fina. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (08), e o número representa 2,61% das 29.542.894 declarações feitas neste ano. Das declarações retidas, 75% apresenta imposto a restituir, 22% tem imposto a pagar e 3% não apresenta imposto a restituir ou a pagar. A Receita apresentou uma lista dos principais motivos para essas restituições terem ficado retidas.

Constituição

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 27, estabelece que o subsídio dos deputados estaduais seja fixado por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa, em no máximo 75% do fixado em espécie para os deputados federais. Além disso, a CF/88 (inciso VI do art. 29) determina que os subsídios dos vereadores estejam vinculados aos subsídios dos deputados estaduais em porcentuais que sofrem variação de acordo com o tamanho da população do município.

Dias melhores

A população espera que essa transição seja harmônica, supere divergências e estabeleça um clima de enfrentamento dos problemas de cada município. Vivemos um momento delicado da política e da economia brasileiras, agir sem pensar em primeiro lugar nos interesses da população é colaborar para que este quadro se agrave. Somente com responsabilidade, austeridade e compromisso conseguiremos chegar a dias melhores em nossos municípios.

Divergências

Para 409.054 declarações, a justificativa foi omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes; para 293.284, divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF). A receita informou, ainda, que para 277.848, a justificativa foi dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras; e para 162.078 foram por despesas médicas. Esses dados não significam que a declaração foi retida por um único motivo.

Impacto

A Confederação Nacional de Municípios mostra o impacto que o aumento dos deputados federais e senadores ocasiona. O cálculo apontou que a cifra chega a R$ 1,5 bilhão. O reajuste de 26% votado pelo Congresso, elevando a remuneração dos deputados federais para R$ 33,7 mil gerou um efeito cascata, que atingiu os deputados estaduais e os vereadores. Ao somar os prefeitos, os vice e os secretários e multiplicar pela média salarial, o gasto com a manutenção desses agentes políticos é de quase R$ 3,3 bilhões.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 11 DE DEZEMBRO DE 2016

Política

Câmara de vereadores devolve mais de R$ 1 milhão para a prefeitura neste biênio

Policial

Neste ano o valor devolvido aos Homem é preso cofres públicos chega a R$ 500 mil por suspeita de furtar comércio N

a sexta-feira (02), no gabinete, o prefeito Ramiro de Campos recebeu o presidente da Câmara de Cesário Lange, vereador Roque Manes, acompanhado dos vereadores, Milton Martins e Laerte Paes, para fazer a entrega de um cheque no valor de R$ 400 mil (quatrocentos mil reais) referente à devolução da quantia não utilizada do repasse feito pelo executivo para a Câmara Municipal. De acordo com o presidente do Legislativo, até a próxima semana, mais R$ 100

Geral

mil (cem mil reais) devem ser devolvidos, totalizando mais de R$500 mil. O orçamento anual previsto era de R$ 1.540.000,00 (Um milhão, quinhentos e quarenta mil reais). Segundo o prefeito, Ramiro de Campos, uma parte deste valor vai para ajudar nas despesas de fim de ano, assim como o 13º salário dos funcionários públicos, e R$100 mil devem ser destinados a Beneficência Hospitalar de Cesário Lange. Em 2015 a Câmara de vereadores devolveu aos cofres públi-

cos a quantia de R$ 494.024,16 (quatrocentos mil e vinte quatro reais e dezesseis centavos) mais aproximadamente R$ 26 mil de juros que rendeu com a aplicação desse dinheiro. No biênio o valor repassado ultrapassa R$ 1 milhão. As câmaras municipais não trabalham com uma renda própria e dependem dos repasses anuais das prefeituras, valores necessários para pagamentos de despesas e investimentos. O total desse montante varia conforme as receitas tributárias e transfe-

Da redação rências dos recursos do Governo Federal e Estadual ao município. Esse percentual é calculado de acordo com a quantidade de habitantes de cada município e sua renda líquida. Para o presidente da Câmara Municipal, a intenção do Legislativo é ajudar a administração pública em questões importantes para o município. Roque Manes afirmou que a câmara cumpriu seu papel, realizando investimentos necessários e melhorias para o bom funcionamento do legislativo.

Da redação foi encontrado e segundo a polícia militar, acabou confessando o crime e levando os policiais até um matagal onde estava escondida parte do material furtado. O acusado foi conduzido até a delegacia da cidade, onde foi ouvido pelo Delegado, indiciado pelo crime de furto e o liberado em seguida. Ainda de acordo com a polícia, o homem acusado de ter furtado a ótica saiu da cadeia a cerca de quinze dias e está em liberdade condicional.

Atenção nas férias: Pipas próximas a rede elétrica são um perigo

Brincadeira de forma imprudente pode causar acidentes fatais

É

U

m homem foi preso na tarde de terçafeira (6) em Cesário Lange (SP) suspeito de ser autor do furto de uma ótica na área central da cidade. De acordo com a polícia militar, após receberem algumas informações anônimas sobre o furto ocorrido na madrugada anterior, dois policiais conseguiram localizar, em um terreno baldio, algumas peças de roupas utilizadas pelo suspeito, bem como alguns objetos abandonados. O suspeito também

nos meses de férias que as crianças mais soltam pipa. Por isso, fazem-se necessários alguns cuidados para que elas possam brincar em segurança. O principal deles é afastar-se das redes elétricas. Quando as pipas enroscam nos fios podem provocar curtos-circuitos e acarretar desde interrupções no fornecimento de energia em bairros inteiros até acidentes fatais. Este é um tema muito importante, especialmente, ao olhar para os números. Em 2014, foram contabilizadas sete

mortes no Brasil decorrentes da utilização de pipas nas proximidades das redes elétricas, contra 12 acidentes graves em 2013. Portanto, fique atento às dicas da Elektro. • Solte pipa apenas em campos públicos ou parques, sempre afastados das redes elétricas; • Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais; • Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios de alta

e baixa tensão. Vale lembrar que o uso de cerol é proibido e constitui um grande risco para as pessoas. Ele pode provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas; • Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-las. Nunca use varas nem suba no poste para tirar uma pipa. O choque nestes casos é fatal; • Se a pipa cair em uma árvore que esteja tocando a rede elétrica, é perigoso tentar retirá-la, pois o movimento dos galhos pode provocar curto-circuito e choques;

Da redação • Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço; • Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte; • Prefira pipas que não precisem de rabiola; • Não suba em telhados, lajes, postes ou torres para recuperar pipas; • Lembre-se: o simples ato de tentar puxar uma pipa presa aos fios da rede elétrica pode provocar uma violenta descarga elétrica, capaz de levar à morte.

Lazer

Piscina do NIC volta a funcionar neste verão

E

ste ano o verão chegou com força total, os termômetros estão cada vez mais altos, como esta é a estação mais “aquática” do ano, todo mundo procura algum lugar para se refrescar, praia, piscinas, até uma mangueira no jardim serve para fugir um pouco da alta temperatura. Em Cesário Lange uma boa opção para o lazer neste verão, é a piscina pública do NIC, que depois de passar por reforma completa, já está aberta ao público. No período de férias

Da redação o número de frequentadores aumenta o que faz com que a piscina se torne um dos pontos mais fortes de lazer para os cesariolangenses. A piscina é administrada pela prefeitura e toda população tem acesso livre. Para frequentá-la é necessário fazer inscrição individual com taxa de R$ 30 válida por dois meses. Os exames serão realizados no sábado dia 10/12 ás 09h30 e 17/12 ás 09h30. Na piscina Municipal, entrada ao lado do ginásio de esportes.


04 Cidade DOMINGO, 11 DE DEZEMBRO DE 2016

JORNAL ALIANÇA


JORNAL ALIANÇA

Esportes 05 DOMINGO, 11 DE DEZEMBRO DE 2016

Truco

Futebol

11ª etapa municipal de truco em Jumirim (SP)

Torneio contou com a participação Biatex é campeão de 20 duplas em busca do prêmio da Copa Cerquilho de Futebol A prefeitura através da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, realizou a 11ª e penúltima

Etapa Municipal de Truco do ano que contou com 20 duplas participantes. Confira as duplas vencedoras:

Campeã: Adriano e Rodrigo. 2ª colocada: Zé Augusto e Du. 3ª colocada: Marcelo e Manassés.

Da redação A Secretaria parabeniza as duplas vencedoras e agradece a participação de todos os competidores.

N

o último domingo (4), aconteceu na Associação Esportiva São José a final da Copa Cerquilho de Futebol 2016, entre Biatex e São Luiz / Botafogo. A partida terminou empatada em 1 a 1, com gols de Benito de Moraes Teodoro para o Biatex, e de EdvanildoM. de Oliveira para o São Luiz / Botafogo, levando a decisão para os pênaltis, o que resultou na vitória por 3 a 1 do Biatex. Ao final do jogo, aconteceu a

Da redação tradicional premiação da competição: • Artilheiro: Benito de Moraes Teodoro (Biatex); • Melhor Goleiro: Elielton Luiz da Silva (Biatex); • Equipe mais Disciplinada: Unidos da Vila; • Melhor Técnico: Ricardo dos Santos Miranda (Biatex); • Atleta Destaque: Benito de Moraes Teodoro (Biatex); • Vice-campeã: São Luiz / Botafogo


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 11 DE DEZEMBRO DE 2016

Porangaba

Boituva

Grupo Petrópolis inaugura Laboratório Central Corporativo na unidade

Ladrões invadem Estrutura com seis laboratórios casa no Jardim deve atender toda a demanda São Luiz I

N

a manhã de quintafeira (1º), por volta das 10h30, três elementos furtaram uma casa no Jardim São Luiz, em Porangaba. Um dos homens foi preso em Tatuí, durante tentativa de fuga. Após ser detido e trazido à Delegacia de Porangaba, o suspeito confessou ter furtado a residência, junto com outros dois indivíduos. Disse também, que o trio escolheu o município de Porangaba e a residência de forma aleatória, apenas com vista à fachada do imóvel e que entraram na residência através de uma das janelas. Segundo o acusado, ele e os comparsas chegaram a Porangaba no carro que por ele era conduzindo no momento da abordagem policial, um Ford Fiesta, pertencente à sua mãe. Ao adentrarem no imóvel, não encontraram ninguém, furtaram os dois televisores e colocaram no Fiesta. Os bandidos também encontraram a chave do veículo do proprietário da casa. Os três fugiram do local, sendo que o suspeito preso estava

Da redação em seu carro, transportando as TV’s, e os outros dois comparsas levaram veículo furtado, ambos com destino à Sorocaba. Neste intervalo de tempo, os policiais de Tatuí, receberam alerta via CAD, sobre um possível roubo ocorrido no município de Porangaba e que os meliantes, dentre outros objetos, teriam subtraído um veículo Volkswagem Gol, de cor branca, e que também havia um veículo Ford Fiesta escuro envolvido na ação. Nas proximidades do Jardim Gonzaga, em Tatuí, os policiais se depararam com um veículo Ford Fiesta, cujo condutor empreendeu fuga ao avistar a viatura policial. O veículo rumou em direção ao centro de Tatuí e ao chegar à ponte do “Marapé”, em obras, o condutor abandonou o automóvel e desceu um barranco próximo ao rio. Os policiais gritaram dando ordem de parada ao meliante, o qual se deitou próximo ao córrego e foi detido. O homem tem 33 anos, já possui outras três passagens na polícia, por furto e foi levado para à cadeia pública de Itatinga.

nvestindo em tecnologia de ponta para assegurar mais qualidade de seus produtos aos seus consumidores, o Grupo Petrópolis inaugurou, na última quinta-feira (1°), o seu Laboratório Central Corporativo, na unidade matriz de Boituva. Uma ampla e moderna estrutura, composta por seis laboratórios, que devem

atender toda a demanda por análises laboratoriais de maior complexidade, além de atuar no desenvolvimento e inovação em produtos e processos. Aproximadamente 40 convidados, entre fornecedores, diretores e autoridades do município, marcaram presença no evento de lançamento. O presidente do Grupo Petrópolis,

Capela do Alto

atividades do ano letivo 2016

N

o último dia 06/12, o PROJETO SEBRAE, teve o seu desfecho, durante todo o ano os alunos e professores desta Unidade escolar, esteve envolvido em atividades interdisciplinares que orientam um comportamento empreendedor, cada sala de aula tem seu próprio negócio, onde os mesmos aprendem a fazer levantamento prévio das necessidades que o ambiente inserido tem, para então desenvolver atividades empreendedoras rentáveis para desenvolverem, tais como; oficina de brinquedos ecológicos, locação, agronegócio, envolvendo ervas aromáticas e ervas, desde o

Da redação plantio até o produto final. Todo este movimento empreendedor deste projeto, demonstra em melhorias dos resultados ensino – aprendizagem, dando impacto nestes quatro anos que este projeto está inserido nesta escola, começou de maneira tímida mestres e alunos aprendendo e se adaptando a ideia, até chegar nos dias de hoje. O desenvolvimento destes conceitos vem através da teoria colocada em prática e nestes dias em conjunto com os seus mestres os alunos estão desfrutando dos lucros com festas, locação de brinquedos para se divertirem, compras enfim, um grande dia de festa.

Reuniões de transição garantem acesso a informações

Equipe de governo discute sobre os desafios para o próximo quadriênio

A SEBRAE encerra Laranjal Paulista

Walter Faria, descerrou a fita inaugural juntamente com o atual prefeito Edson Marcusso, com o presidente da Câmara, Val Marcusso, além do vereador Fernando Lopes, que é o prefeito eleito para o próximo mandato. Os vereadores Hernando Aquino e Fabrício Andrade acompanharam o ato. Posteriormente, todos os

Da redação convidados conheceram as instalações do novo Laboratório Central, que compreende os laboratórios: microbiologia, físico-químico, testes e análise sensoriais, onde os profissionais apresentavam a finalidade de cada equipamento. O evento foi encerrado com um coquetel oferecido aos convidados.

s reuniões de transição de governo estabelecidas entre o prefeito de Capela do Alto Marcelo Soares da Silva (2009 à 2016) e o prefeito eleito Péricles Gonçalves - Kéke (2017 à 2020) continuam acontecendo conforme programação estabelecida. Todas as terças-feiras os prefei-

tos se reúnem com suas equipes e tratam assuntos de grande relevância quanto a informações da administração pública. A reunião desta semana já contabiliza a sexta reunião de transição, todas elas com profunda discussão sobre os desafios para o próximo quadriênio. Até o presente momento, todas

as informações solicitadas pelo prefeito eleito foram devidamente repassadas pela equipe de transição do prefeito Marcelo. Educação, Saúde, Recursos Humanos, Administração, Finanças e Obras e Serviços foram alguns dos assuntos mais discutidos entre as equipes de transição. “Abrimos as portas da prefei-

Da redação tura e de todos os departamentos ao prefeito eleito para que juntamente com sua equipe, consiga tomar conhecimento de tudo aquilo que precise como iniciar seu mandato de maneira organizada e programada. E assim vamos manter essa interlocução até o último dia de nosso governo”, disse o prefeito Marcelo.


JORNAL ALIANÇA

Região 07 DOMINGO, 11 DE DEZEMBRO DE 2016

Pereiras

Investimento na área de educação melhoram a nota do IDEB

Município teve a melhor nota da região no IDEB referente ao ano

P

ereiras tem muito a comemorar quando se trata de Educação. Flávio Paschoal , professor, sempre dedicou especial atenção a este setor em todas as vezes que esteve a frente do Executivo. Em 05 de agosto de 2013, Flávio Paschoal cria o SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO, importante mecanismo de autonomia da educação municipal, passando a ser responsável por quase tudo o que acontece nas escolas, com o objetivo de assegurar progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. E deu certo. Os números comprovam o avanço da Rede Municipal de Ensino que recebeu a nota 6.4 do IDEB ficando como a 3ª melhor cidade da região (passando municípios muito maiores que Pereiras), temos pelo 4º ano

consecutivo alunos aprovados em bolsas gratuitas através de avaliação em renomado colégio particular. Obtivemos avanços significativos com a ETIN – Escola de Tempo Integral onde os alunos frequentam a escola em tempo integral tendo o período regular e outro período com atividades como música, teatro e artesanato. Trouxemos o curso técnico de contabilidade do Centro Paula Souza, tendo uma sala descentralizada na Escola Rozendo e conta com turmas já formadas. Inaugurou-se depois de muita espera e ansiedade da população a EMEB Professora Lourdes de Moraes Toledo; a Creche Escola EMEB José Geraldo de Goes (Dado) que é um espaço totalmente amplo e moderno para abrigar as crianças de nossa cidade com transporte de van

executiva para o maior conforto das mães; Adquiriu-se a sala de recursos especiais, novos imobiliários infantis, tapetes pedagógicos para recreação; equipamentos de informática para os laboratórios da Rozendo e Dolores. Ministrou-se diversos cursos de capacitação ao corpo docente municipal como o P.E.I – Programa de Enriquecimento Instrumental ; o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; do sistema PEARSON aos funcionários da Creche e demais projetos. Realizou-se a reforma total da Cozinha Piloto com toda infra estrutura necessária para os funcionários e para a manutenção da qualidade da merenda escolar. Tivemos a alegria de comemorar no ano de 2014, o Centenário da Escola Rozendo Duarte Lobo em uma noite memorável

Da redação de homenagens com a presença da família do Patrono da Escola, Rozendo Duarte Lobo. Nesta mesma noite, Flávio Paschoal anunciou a revitalização e restauração do prédio centenário; projeto já aprovado em São Paulo e que aguarda liberação. Transferiu-se o prédio da Secretaria , próximo a prefeitura totalmente reformado e adequado para o bom funcionamento administrativo. Elencamos aqui alguns desses avanços que projetaram o nome de Pereiras regionalmente neste quesito. Há muito mais que podemos perceber no dia a dia. Enfim , a tríplice aliança : Executivo, Secretaria e professores e funcionários em sintonia e motivados resultou num grande trabalho e num grande avanço para a Educação da cidade de Pereiras.

Iperó

Cidade oferece novos cursos de capacitação

Da redação

Q

uinze alunos integram a quinta turma do curso de culinária, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade de Iperó (FSS), que começou as aulas no início do mês. O curso é destinado às pessoas desempregadas, aposentadas ou pensionistas e tem o objetivo de qualificar e gerar renda. Os participantes aprendem receitas de doces e salgados em geral, recebem apostila e certificado de conclusão após as 12 horas de curso que são divididas em seis aulas. De acordo com Valdenis Ribera Mira, presidente do

FSS, o curso de culinária está entre os mais procurados. “É um curso de bastante sucesso. Encerraremos a última turma de 2016 com o sentimento de ter colaborado para o aprendizado de muitas pessoas com novas receitas, técnicas de manipulação de alimentos e aperfeiçoamento dos conhecimentos’’, comentou. A turma encerra as aulas em 22 de dezembro. Novas inscrições serão abertas no início de 2017. Mais informações na sede do Fundo Social (Rua Costa e Silva, 175 - Vila Esmeralda). Telefone: 3266-1198.

Jumirim

Cerquilho

Fiscalização municipal alerta sobre recolhimento de entulhos

Frota municipal recebe veículo zero quilômetro

Multa pode chegar a R$ 50mil; vale A para empresas de caçambas

E

ssa semana, a Prefeitura divulgou a seguinte nota: O Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas da Prefeitura de Cerquilho informa que, de acordo com o Código de Posturas, estabelecido na Lei Municipal n° 3.141, de 17 de novembro de 2014, a qual institui a Política Municipal de

Resíduos e aprova o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, ficam os munícipes, empresas que prestam serviços de recolhimento de resíduos sólidos (entulhos) de quaisquer espécies de caçamba ou através de utilização de máquinas e caminhões no Município de Cerquilho, notificados para que

providenciem a paralisação da atividade descrita acima, caso não estejam regularizados em conformidade com a Legislação, sobretudo no que se refere ao descarte irregular dos resíduos (entulhos). O descumprimento do dispositivo acarretará multas nos valores que variam entre R$50,00

Da redação e R$50mil, conforme a infração cometida. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), que fica localizada na Rua da Fazendinha, n° 39, Centro, ou pelo telefone (15) 3384-3470.

prefeitura Municipal de Jumirim adquiriu mais um veículo que será utilizado para os serviços da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social. O veículo modelo 4P Pálio Attractive 1.0 Flex que agregará a frota municipal foi

Da redação adquirido através de verba de Programas Sociais recebido do Governo Federal. Com esse veículo vai melhorar ainda mais os serviços da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social para agilizar os serviços de cadastro, visitas assistenciais, avaliações, entre outros.


JORNAL ALIANÇA

08 Região DOMINGO, 11 DE DEZEMBRO DE 2016

Conchas

Quadra

Nova gestão participa de reunião promovida pelo SEBRAE em Botucatu

Cidade faz festa Encontro debateu a importância para comemorar das micro e pequenas empresas seu centenário N

O

município de Conchas (SP) comemorou 100 anos neste domingo (4) e uma série de shows e atividades especiais para comemorar o aniversário foram realizadas até o dia 8 de dezembro. Todos os eventos são gratuitos. Nesta sexta-feira (2) ateve a apresentação da banda Jazz Sinfônica na Praça Tiradentes, a partir das 20h. No sábado (3), comemoração cívica na Praça Tiradentes às 8h, o corte do bolo às 20h30 e apresentação da Banda Sinfônica de São Paulo a partir das 21h.

Da redação Já no domingo (4), houve a distribuição de algodão doce a partir das 14h e show com Cristiano Guerreiro, às 21h, na Praça Tiradentes. A Justiça cancelou o evento que realizaria atividades e shows em comemoração ao aniversário de 100 anos de (SP) neste domingo (4). De acordo com o Ministério Público, o local não tinha alvará do Juizado da Infância e Juventude e a quantidade de seguranças contratados não era suficiente. A prefeitura recorreu da decisão e conseguiu realizar o desfile e alguns shows que estavam programados.

esta terça-feira (06), o Sebrae de Botucatu recebeu os prefeitos eleitos e reeleitos da região para uma reunião para discutir a importância de implantar políticas públicas que apoiem micro e pequenos empresários nas cidade. Vereadores e mem-

bros da equipe da nova gestão de Quadra (SP) participaram da reunião. De acordo com a analista do Sebrae, Jussara Vieira, a intenção foi estreitar o diálogo da entidade com os gestores. “Desta forma, poderemos auxiliar para a criação de am-

Torre de Pedra

bientes favoráveis aos micro e pequenos empresários dentro do município”, afirmou Jussara. O encontro começou às 8h30, e a abertura foi feita pela gerente do escritório de Botucatu, Silvia Furio. A gerente destacou a importância do tema, que será um desafio aos novos

Da redação prefeitos pelos próximos quatro anos. Ao longo do encontro, o Sebrae mostrou a importância dos pequenos negócios para as cidades e demonstrou como as políticas públicas de incentivo são importantes para a administração.

Prefeitura recebe novos equipamentos e maquinários

Equipamentos foram adquiridos com recursos dos Governo Federal

N

a última semana novos equipamentos chegaram para dar mais estrutura a cidade de Torre de

Pedra (SP). ”Junto com os equipamentos já conseguidos daremos uma qualidade ainda melhor em nossas demandas” disse o prefei-

to Emerson Mota. O município ganhou uma rocadeira e um rolo compactado com recursos conquistados através de emenda do

Da redação deputado federal Beto Mansur e uma grade niveladora, um gradão e uma carreta do deputado federal Nelson Marquezzelli.


Negócios & Oportunidades PÁG. 09 JORNAL ALIANÇA

Quem lê compra, quem anuncia vende!

Classificados

DOMINGO

11 DE DEZEMBRO DE 2016 publicidade@jornalalianca.com.br

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-07, Fls. 129, termo nº 3.839. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem se CASAR; JOSÉ RAFAEL EUZEBIO,de estado civil solteiro, residente e domiciliado rua Silvino Mendes de Almeida, 308, Vila Nova, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, e GRAZIELE GONÇALVES DA SILVA, de estado civil solteira, residente e domiciliada rua Amazonas, 111 Vila Brasil, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo; JOSÉ RAFAEL EUZEBIO, Barman, com vinte e seis anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de TATUÍ, Estado de São Paulo, nascido no dia dezessete de outubro de mil novecentos e noventa (17/10/1990), filho de Francsico Euzebio e de Rosineia Moreira Euzebio, residentes na rua Silvino Mendes de Almeida, 308 - Vila Nova nesta cidade. GRAZIELE GONÇALVES DA SILVA, atendente de lanchonete, com vinte e três anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de CERQUILHO, Estado de São Paulo, nascida no dia três de janeiro de mil novecentos e noventa e três (03/01/1993), filha de Jorge da Silva, falecido em 23/02/2009 e de Lucimara de Fátima Gonçalves, residente o Sítio Água Branca, bairro Água Branca nesta cidade. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 06 de Dezembro de 2016. Juliane Dante Moura - Escrevente. Livro D-07, Fls. 130, termo nº 3.840. Renata Gomes Paiva, Oficial e Tabeliã do Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Município de Cesário Lange, Comarca de Tatuí de Cesário Lange, Estado de São Paulo. Faço saber que pretendem se CASAR; IVAIR DA SILVEIRA, de estado civil solteiro, rua Washingtn Luiz, 139 - Jardim Alvorada, e Edna Maria Maciel, de estado civil solteira, residente e domiciliada na rua Washington Luiz, 139 - Jardim Alvorada, CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo. IVAIR DA SILVEIRA, pedreiro, com cinquenta e dois anos de idade, de nacionalidade brasileira, natural de PEREIRAS, Estado de São Paulo, nascido no dia dez de março de mil novecentos e sessenta e quatro (10/03/1964), filho de José da Silveira e de Lurdes Bologna da Silveira, falecida em 09/05/1998, residente na rua Ceará, Vila Brasil, nesta cidade. EDNA MARIA MACIEL, profissão não remunerada, com cinquenta e três anos de idade de nacionalidade brasileira, natural de CESÁRIO LANGE, Estado de São Paulo, nascida no dia nove de fevereiro de mil novecentos e sessenta e três (09/02/1933), filha de Eduardo Antunes Maciel e de Terezinha Domingues Maciel, falecida em 16/06/1983, residente na rua 25 de março, Vila do Cruzeiro, nesta cidade. Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil Brasileiro, artigo 1.525, números I, III e IV. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 07 de Dezembro de 2016. Juliane Dante Moura - Escrevente.

GUIA DE EMPRESAS E SERVIÇOS CINEMA CINE SANTA HELENA - Praça da Bandeira, 14 - Centro - Tatuí SP - (15) 3305-1008. CINE SÃO JOSÉ - Rua Nove de Julho, 671 - Centro - Cesário Lange - SP (15) 3246-3301. COMUNICAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA STUDIO FM - Rua José Vieira de Miranda, 900 - Centro - Cesário Lange -SP - (15) 3246-3078. GRUPO ALIANÇA DE COMUNICAÇÃO – Jornal Aliança e JATV - Rua Pedro Miranda Campos, 1105 – Centro – Cesário Lange –SP – (15) 32463700.

CONSTRUÇÃO ELÉTRICA GALVÃO - Rua do Comércio, 718 - Centro - Cesário Lange - SP - (15) 3246-3111. SAÚDE DROGARIA SANTA CRUZ – Rua Francisco Ribeiro da Silva, 768 – Centro – Cesário Lange –SP- (15) 3246-1238. DROGARIA JARDIM – Avenida 3 de Maio, 1694 – Vila Nova – Cesário Lange – SP- (15) 3246-1935. FARMALANGE I - Rua Francisco Silva, 1002 - Centro - Cesário Lange SP - (15) 3246-1223. FARMALANGE II - Rua do Comércio, 781 - Centro - Cesário Lange - SP (15) 3246-1567.


JORNAL ALIANÇA

10 Variedades DOMINGO, 11 DE DEZEMBRO DE 2016

Programação Novelas SOL NASCENTE - Na Globo às 18h

Segunda, 12 de dezembro Mario e Damasceno pedem para Patrick ajudá-los a descobrir o paradeiro de Cesar na noite da explosão das traineiras. Milena apresenta Ralf para a mãe, que o desaprova. Felipe comenta com Sirlene que tem vontade de se desculpar com Vittorio. Lenita aconselha Vittorio a se entender com Loretta. Milena conta para Ralf que fez as pazes com Lenita. Hirô sofre por ver Ralf e Milena juntos. Loretta fala mal de Vittorio para Peppino. Cesar arma para Paula não conseguir viajar com ele. Alice se despede de Mario. Quirino e Chica convidam Nuno para cuidar dos preparativos de seu casamento. Vittorio entra com o pedido de divórcio. Lenita questiona Geraldo sobre a possibilidade de encontrar sua filha. Mario e Carolina anunciam o sexo do bebê para as famílias. Mario, Damasceno e Patrick traçam um plano para tentar confirmar o álibi de Cesar. Cesar insinua que é namorado de Alice durante as entrevistas com empresários. Loretta surpreende Vittorio com um beijo. Terça, 13 de dezembro Alice e Cesar assinam contratos com empresas. Carolina cuida de Lucas enquanto Sirlene sai com Felipe. Lenita sofre pensando no que Geraldo disse sobre sua filha. Ralf procura Mario ao ver as fotos de Alice e Cesar na rede social. João Amaro se insinua para Dora. Chico e Mieko combinam de ajudar a comunidade do Trevo. Dora comenta no grupo de apoio que irá se separar de Tiago. Cesar cuida de Alice depois de ela se sentir mal e Mario não consegue falar com a namorada. Cesar sabota o suco de Hirô para ficar a sós com Alice. Felipe se desculpa com Vittorio. Lenita pensa em sua filha. Hirô conta para Mario que Cesar está cuidando de Alice e ele fica furioso. Loretta reclama de Ralf para Milena. Alice reage contrariada ao acordar e ver Cesar em seu quarto. Mario discute com Alice. Quarta,14 de dezembro Mario termina o namoro com Alice. Dora convida Yumi para jantar em sua casa e Chica se preocupa. Loretta implica com Ralf e Milena o defende. Alice lamenta com Tanaka o término com Mario e João Amaro ouve. Ralf tenta consolar Mario. Damasceno pensa em conseguir as gravações das câmeras de segurança da cidade para confirmar o álibi de Cesar. Milena se anima com a consulta com Lúcia. Lenita conversa com Alice sobre Mario. Cesar recebe a notícia de que sua tia Mocinha chegará a Arraial do Sol Nascente. Ralf pede conselhos a Patrick. Lenita comenta com Alice que tem vontade de se casar com Vittorio. Cesar tenta descobrir por que Sinhá quer se vingar de Tanaka. Mario e Alice pensam um no outro. Mocinha é presa no cassino e pede ajuda a Sinhá. Ralf e Milena têm sua primeira noite de amor. Lenita pede Vittorio em casamento.

Quinta, 15 de dezembro Vittorio aceita o pedido de casamento de Lenita. Alice tenta convencer Hirô a desistir de se casar com Akira. Tiago pede ajuda a Chica ao ver Yumi chegar para jantar com ele e Dora. Um capanga de Sinhá tira Mocinha do cassino e a leva para São Paulo. Cesar conversa João Amaro sobre a chegada de sua tia a Arraial. Dora questiona Yumi sobre seus sentimentos por Tiago. Milena cozinha para Ralf e ele disfarça o incômodo com o sabor da comida. Loretta se irrita com Geppina e Gaetano. Paula vê Damasceno mapeando as câmeras de segurança da cidade e conta para Cesar. Alice e Mario procuram Chica ao mesmo tempo. Mocinha estuda sobre os membros da família Tanaka e De Angeli. Mario conversa com Chica sobre Cesar. Damasceno, Mario e Patrick não encontram provas contra Cesar. Mocinha chega a Arraial e é recebida por Cesar. Sexta, 16 de dezembro Cesar exige saber de Mocinha o que Tanaka tem a ver com a morte de seu pai. Sinhá avisa a Tanaka que sua irmã está em Arraial. Damasceno comenta com Mario que irá interrogar as pessoas na rua. Vittorio se incomoda ao saber que Milena passou a noite com Ralf. Mocinha conta para Cesar a verdade sobre a morte de seu pai. Alice se aconselha com Chica. Tiago estranha o comportamento de Dora com Yumi. Cesar afirma a Mocinha que Alice não entrará no plano de vingança. Vittorio conta que se casará com Lenita e Loretta pede que Milena a ajude a separar os dois. Tanaka convida Mocinha e Cesar para jantar em sua casa. Gaetano implica com Mocinha e Geppina o repreende. Elisa pede conselhos para Dora. João Amaro envenena a comida de Tanaka. Damasceno pensa em questionar Cesar sobre o dia da explosão das traineiras. Tanaka fica fascinado com Mocinha. Sábado, 17 de dezembro Alice percebe o interesse de Tanaka por Mocinha. Loretta não gosta quando Milena avisa que sairá com Ralf. Patrick sugere que Felipe seja o administrador da conta bancária da Arraial Pescados. Lenita pede que Vittorio perdoe Loretta para que eles tenham paz. Vittorio suspeita de que Loretta tenha voltado para o Brasil por causa de dinheiro. Dora revela a Vanda que quer unir Yumi e Tiago. Milena comenta com Ralf que não gosta dos comentários de Loretta sobre ele. Loretta vai à casa de Mario. Cesar e João Amaro explicam para Mocinha o esquema do contrabando. Yumi se desculpa com Hirô por não ter ido ao seu jantar de noivado. Vittorio dá uma aliança de noivado para Lenita. Yumi conta para Tiago que Dora sabe que eles se beijaram. Alice estranha quando Cesar se recusa a aceitar a proposta de Felipe para ser o novo administrador da conta da empresa.

Mais dicas e roteiro completo estão no

Cinema / JA recomenda Em cartaz: Gênero - fantasia, aventura

Animais fantásticos e onde habitam Sinopse - O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-america, que teme muito mais a exposição aos trouxas do que os ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo. Não recomendado para menores de 12 anos No Cine Santa Helena (Tatuí) - 19h e 21h30 (3D) No Cine Santa São José (Cesário Lange) - 19h (3D)

www.cinemac.com.br

Cinema / JA recomenda Em cartaz: Gênero - FICÇÃO CIENTÍFICA

A chegada Sinopse - Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade. No Cine Santa Helena (Tatuí) - 17h

Cinema / JA recomenda Em cartaz: Gênero - ação, suspense

Jack Reacher - Sem retorno Sinopse - Jack Reacher (Tom Cruise) retorna à base militar onde serviu na Virgínia, onde pretende levar uma major local, Susan Turner (Cobie Smulders), para jantar. Só que, logo ao chegar, descobre que ela está presa, acusada de ter vazado informações confidenciais do exército. Estranhando a situação, Reacher resolve iniciar uma investigação por conta própria e logo descobre que o caso é bem mais pessoal do que imaginava. No Cine São José (Cesário Lange) - 21h15

Cinema / JA recomenda Em cartaz: Gênero - comédia, artes marciais

O shaolin do sertão Sinopse - Durante a década de 80, lutadores de vale-tudo passam por dificuldades devido à falta de lutas profissionais. A fim de manter a paixão pela luta, eles desafiam os valentões no interior do Ceará que aceitam participar da competição criada. É assim que Aluiso Li (Edmilson Filho) vê a sua chance de ouro para realizar o sonho de se tornar um verdadeiro mestre das lutas como os heróis de seus filmes favoritos. Não recomendado para menores de 12 anos No Cine Santa Helena (Tatuí) - 19h15 e 21h15


JORNAL ALIANÇA

Opinião 11 DOMINGO, 11 DE DEZEMBRO DE 2016

Motivação

Professor Luiz Almeida Marins Filho

Você joga pelo time ou por você? Existe uma sutil, mas muito importante, diferença entre grupo, equipe e time. Grupo é um conjunto de pessoas. Equipe é um conjunto de pessoas que realizam uma tarefa. Já time é um conjunto de atletas trabalhando em conjunto para vencer um desafio ou um jogo com o objetivo de vencer seu adversário. É por isso que precisamos em nossa empresa de pessoas que formem um time e não simplesmente um grupo ou uma equipe. Num time todas as pessoas devem conhecer as regras do jogo, mas elas têm que ser

diferentes, ter habilidades diferentes e o líder deve convocar as pessoas mais capacitadas para cada posição ou função. Num time há posições de maior destaque público, de maior evidência, mas tão importantes quanto as que se encontram no ataque, na frente, são aquelas que defendem, preparam as jogadas, de forma muitas vezes quase anônima, aparecendo pouco. Mas sem essas pessoas, o time não vencerá. Todos nós sabemos disso quando se trata de qualquer esporte. Mas, e na empresa? Somos um grupo, uma equipe ou um time?

Participar de um time exige um enorme equilíbrio e uma autoestima elevada. Depois de você ter driblado sozinho nove jogadores do time adversário, ao chegar próximo ao gol um jogador da defesa adversária impede o seu caminho. Você olha para o lado e vê um companheiro seu que não correu, não driblou ninguém, ficou na sombra.... Você passa a bola para esse companheiro, ele dá um simples tapa na bola e marca o gol! Ele é o artilheiro, ele é quem a televisão irá entrevistar e ele diz na entrevista: “não é fácil...”. E você? E você que

O Pensador

Meu primeiro amor Minha primeira namorada foi Dedé, uma linda menina morena, de olhos verdes e cabelos encaracolados, que sentava-se na carteira ao lado da minha, na primeira série do então curso primário em Itu. Esse amor infantil durou apenas alguns meses, pois uma coleguinha fofoqueira inventou que me viu namorando outra colega da terceira série. O que ela viu não era namoro, foi apenas um beijo de brincadeirinha. Sofri como quando, por conselho do meu padrinho, soltei da gaiola o canário que ganhei de um amigo. Um sofrimento passageiro, que rapidamente se transformou em alegria quando vi o pássaro voando no horizonte. A querida Dedé mudou de carteira, não falou mais comigo, quando me via franzia o nariz, e no ano seguinte foi estudar em uma escola paga, porque ganhou uma bolsa de estudos. Rapidamente esqueci-me dessa amada, e só a revi quando ambos tínhamos dezoito anos e ela namorava sério um rapaz bem situado na vida. Namoro sério naquela época acontecia quando os namorados pretendiam

se casar, e o relacionamento tinha o aval das famílias do casal. Surpreso, cheguei a pensar que aquela Dedé, encorpada, volumosa e de cabelos alisados não era a mesma menina que namorei aos sete anos de idade. Contei a um amigo íntimo. sobre essa dúvida, e ele disse-me que era assim mesmo que acontecia, principalmente com as mulheres. Elas geralmente se avolumavam quando adultas, e na velhice seriam como suas mães. Desde então, quando pretendia namorar uma menina, antes olhava para sua mãe, para ver como essa jovem ficaria na maturidade. Foi essa observação que evitou o início de vários namoros. Desse primeiro amor nada restou, pois amor que deixa resíduos geralmente machuca os amantes, e se não me machucou foi porque na infância os sentimentos da criança são anárquicos e não geram amores possessivos, que não dando certo transformamse em mútuas juras de ódio eterno. Se me lembro de Dedé, não é por restos de mágoas de enjeitado, mas porque tive uma infância vivida plenamente, e

ainda zelosamente arquivada em minha memória como tesouros culturais. E a formação desse patrimônio só foi possível naquela época porque aquelas crianças viviam soltas pelas ruas, após o período diário de aulas, inventando as mais criativas brincadeiras, como jogar futebol, empinar pipas, nadar em riachos, imitar os heróis infantis dos filmes de domingo ou das revistas em quadrinho que devorávamos diariamente. Nossos pais exigiam de nós bom desempenho na escola, mas não forçavam, como fazem os pais de hoje, o aceleramento da aprendizagem dos filhos em nome do seu futuro. Segundo a cultura adulta prevalecente na época da minha infância, esse nosso futuro chegaria naturalmente, como o futuro de todos viventes. Aliás, os acontecimentos ao longo da vida, como o nascimento, a infância, a aprendizagem escolar, o casamento, o emprego, a sequência dos dias, a doença, a morte ocorriam de forma natural, sem as explicações complicadas dos psicólogos, teólogos, economistas, sociólogos, historiadores,

Mais Saúde

fez todo o trabalho e colocou a bola nos pés de seu companheiro? Você, provavelmente, receberá apenas um sinal de positivo com o polegar desse seu companheiro. Não é fácil. Isso é time! Time sou eu ser capaz de passar a bola para um companheiro meu que esteja melhor colocado que eu para que o time (a empresa) marque o gol e não eu! Você é capaz disso? Ou você é aquela pessoa que perde a bola em vez de passar para alguém melhor colocado e ao ouvir a reclamação diz: “não vi você”. Pense nisso. Sucesso!

Gilberto Radicce

médicos ou advogados. Até nos atestados de óbitos dessa época, assinados pelos médicos, ficava evidente a prevalência desse naturalismo, pois na maioria desses documentos a causa da morte era por motivo natural. Como vivi e assimilei plenamente esse naturalismo em minha infância, jamais tornei-me um adulto limitado pela ditadura da lógica, e meu herói ainda é o irreverente Peter Pan, o menino que não se tornou adulto, vivendo a generosa utopia infantil. Prisioneiras da lógica ditada pelos celulares, as crianças de hoje desconhecem os prazeres da autêntica cultura infantil, dominada .pelo mundo lúdico das lendas e das fábulas. E quando adultas, estarão carentes dessa aprendizagem imprescindível para o entendimento da vida como arte. Sem arte, a vida será definida pelos BYTES dos computadores, dispensando as contribuições dos humanistas, teólogos, psicanalistas, filósofos e artistas. E até o inocente primeiro amor será avaliado em BYTE, MEGABYTE, GICABYTE,TERABYTE.

Acontece Comunicação

A obesidade durante a gravidez A obesidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tornou-se um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Quando o acúmulo excessivo de gordura coincide com a gravidez, o perigo aumenta, deixando tanto mãe quanto filho mais suscetíveis a enfermidades. Além disso, de acordo com o dr. João Bosco Meziara, coordenador dos Representantes Credenciados do Interior da SOGESP, as grávidas obesas possuem maior tendência ao desenvolvimento de diabetes, hipertensão, trombose, falta de ar e problemas ortopédicos. Considera-se que gestantes ganhem de 12 a 15 kg durante os nove meses da gestação. Quando o ganho de peso é muito superior a isso, é fundamental prevenir-se a fim de evitar uma gravidez de risco. “O ideal é que mulheres obesas emagreçam antes de engravidar. Não com dietas restritivas, mas por meio de soluções mais eficazes como a cirurgia bariátrica, por exemplo. No entanto, quando a

gravidez ocorre simultaneamente à obesidade, a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável são essenciais”. Muitas grávidas podem sentir dificuldade em controlar o peso, uma vez que não se sentem saciadas após as refeições. “Essa excessiva vontade de comer pode ser decorrente de alterações emocio-

nais. Isso porque a fome durante a gestação é completamente psicológica, sem nenhuma alteração biológica que a justifique. Aliás, o aumento do volume uterino comprime o estômago, o que resultaria em um efeito contrário à fome. Logo, deve ficar claro que a gestante não deve comer por dois, como muitos acreditam”, frisou o

doutor. Acompanhamento nutricional, alimentação adequada e prática de exercícios físicos são, portanto, imprescindíveis à rotina da gestante. “Dessa forma, garantem a seus filhos uma boa saúde e uma boa qualidade de vida não só nos nove meses de gestação, mas, também, após o nascimento da criança“, concluiu.

Refletindo Pe. Luiz Carlos Oliveira

Esperar o Natal do Senhor

Realizada a profecia A oração da Eucaristia de hoje nos convida a voltarmos para o mistério da Vinda do Senhor. A segunda vinda de Cristo estimula a nos voltarmos para a primeira vinda na noite do Natal. O Senhor sempre vem ao nosso encontro. Tantas profecias anunciaram e descreveram com detalhes sua chegada entre nós. O último profeta do Antigo Testamento atesta que Ele está presente. Somos convidados na celebração a celebrar essa vinda. Rezamos: “Deus, que vedes vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá -las sempre com intenso júbilo na solene liturgia”. Celebrar não é só lembrar, mas atualizar esses acontecimentos para que nos fortaleçam para viver o mistério na vida. A celebração sempre conduz à vivência. A realização das profecias se dá também nas atividades do Messias. Isaias anima o povo a se levantar do sofrimento e ver o quanto Deus o fortalece. Deus vem a seu encontro. Jesus realiza concretamente essa transformação. João Batista, para confirmar com o próprio Jesus se Ele era o Messias, manda discípulos perguntar: “És tu aquele que deve vir ou devemos esperar outro?” (Mt 11,3). Jesus não responde com palavras, mas com gestos: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados” (Mt 11,4,-5). Jesus tece, então, um grandioso elogio a João dizendo que ele é um profeta verdadeiro e o maior entre os nascidos, mas menor que qualquer um do Reino. O menor é Jesus que maior que João.

Ficai firmes O profeta anima a estarmos firmes: “Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados… Criai ânimo… Ele vem para nos salvar (Is 35,3-4). Tiago nos sustenta: “Ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5,8). A vinda de Jesus no Natal estimula a nos despojarmos de tudo o que possa obscurecer sua revelação. Agora a preocupação de muitos da Igreja está um pouco longe do Menino de Belém. Mas ela tem pela frente o Glorioso que virá para nos perguntar pelo que fizemos pelos nossos pobres. Precisamos de uma conversão que nos desvista de exterioridades para ir ao fundo do coração sofredor. Que a escola de Belém não se feche para nós. Leituras: Isaias 35,1-6ª.10; Salmo 145;Tiago 5,7-10; Mateus 11,2-22. Ficha nº 1604 – Homilia do 3º Domingo do Advento (11.12.16) Jesus realiza as profecias ao confirmar a João que Ele é o Messias. A vinda do Messias foi para dar a salvação, isto é, abrir-nos o caminho para a comunhão com Deus e o perdão dos pecados. Essa salvação é total. E se completa na evangelização dos pobres. Escandalizar-se de Jesus é incomodar-se com essa libertação. Somos animados pelo profeta e por Tiago a nos firmarmos nele e realizar uma salvação que nos oferecida.

Vinde salvar o povo A vinda de Jesus ao mundo foi para dar a salvação, isto é, para abrir-nos o caminho da comunhão com Deus no perdão total dos pecados. Esta salvação traz profunda alegria. É o que o profeta quer dizer com as profecias: “Então se abrirão os olhos dos cegos, e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos” (Is 35,5-6ª). Todos os sentidos do homem serão atingidos pela renovação que Deus trará. O salmo traz as mesmas palavras lembra a misericórdia para com os sofredores (Sl 145). A libertação social e política tornam-se símbolo da libertação espiritual quando Jesus lhe dá o sentido do Reino que liberta a pessoa em todos os sentidos. Aqui encontramos um fundamento para um projeto de evangelização e pastoral: cuidar do homem todo, sobretudo dos mais abandonados, pois Jesus dá um sinal de garantia de sua missão: “Os pobres são evangelizados” (Mt 11,4-5). Esse é o Reino de Deus entre nós. Jesus

O homem em maiúsculo É comum ouvirmos que este é um homem com H maiúsculo. Não basta iniciar. É preciso ir até o fim. Ser grande não é fazer grandes coisas: é levar adiante sua missão, mesmo que isso custe. João quer confirmar se Jesus é o Messias enviado por Deus. Isaias promete uma mudança radical para o povo. Essa renovação Jesus a realiza acrescentando a transformação do mundo pelo evangelho. Não aceitar é escandalizar-se. Nesse Advento somos conduzidos pela grandiosa figura de João Batista. Jesus gostava de seu primo e o admirava a ponto de dizer que, “de todos os homens que já nasceram nenhum é maior do que João. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele” (Mt 11,11). Quem é o menor? Jesus se coloca como o menor. Podemos entender também que João, como é aquele que fecha o Antigo Testamento, é menor do que quem vive a novidade do Reino.

é aquele que deveria vir. Ele acrescenta: “Feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim” (id 6). Quando isso nos incomoda é porque Jesus está nos incomodando. Esta é a verdadeira política.


Prêmio Professor Exemplar encerra o último bimestre letivo em clima festivo em escolas municipais da região As escolas de Quadra e Porangaba comemoraram os resultados das avaliações de Matemática aplicadas pelo Instituto Rubens Meneghetti (IRM), fechando o 4º e último bimestre do ano com a certeza de dever cumprido.

A premiação, realizada no último dia 1º de dezembro, é parte da ação Prêmio

de acordo com o crescimento da nota média da classe.

Professor Exemplar, que visa incentivar

A entrega dos prêmios foi realizada

o trabalho dos profissionais de educa-

pelo coordenador do Instituto Rubens

ção e reconhecer a evolução de ensino

Meneghetti, Vagner Pavanello, e autori-

dos estudantes do 1º ao 5º ano das redes

dades de ensino, marcando um momento

municipais. Os alunos vencedores, como de praxe, ganharam medalhas, um troféu itinerante e o direito a um dia de lazer em um dos clubes SLIM, situados nos empreendimentos da Momentum Empreendimentos Imobiliários. Os educadores que atingiram maior destaque recebem um prêmio em dinheiro, em valores que variam entre R$ 500,00 e R$ 2.200,00, sempre

13

decisivo que pode apontar quem serão os professores vencedores da final do grande Prêmio Professor Exemplar, que acontecerá no próximo dia 9, em

Porangaba: EMEF Joaquim Fracisco de Miranda - 2º ano A

Porangaba: EMEF Joaquim Fracisco de Miranda - 2º ano C

Porangaba: EMEF Joaquim Fracisco de Miranda - 4º ano B

Porangaba: EMEF Joaquim Fracisco de Miranda - 4º ano D

Quadra: EMEF João Inácio Soares - 2º ano A

Quadra: EMEF João Inácio Soares - 2º ano C

Quadra: EMEF João Inácio Soares - 3º ano A

Quadra: EMEF João Inácio Soares - 5º ano B

Botucatu. Durante o recebimento das medalhas, alunos e professores vibraram e choraram juntos. A comemoração, merecida, é o resultado de um semestre inteiramente voltado à aprendizagem.

Contemplados com o maior índice de acertos do município Professor

Município

4º ano B Joaquim Francisco de Miranda

Série

Escola (E.M.E.F.)

Roseli Paulino

PG

4º ano D Joaquim Francisco de Miranda

Daniela Torres Rosa

PG

5º ano B

João Inácio Soares

Arlete Ferreira Silva

QD

3º ano A

João Inácio Soares

Denise Ap. Stefani Camargo Barros

QD

Comtemplados pela melhoria do desempenho em comparação ao bimestre anterior Série

Escola (E.M.E.F.)

2º ano C Joaquim Francisco de Miranda 2º ano A Joaquim Francisco de Miranda

Professor

Município

Camila Corrêa

PG

Vilma Florentino Soares

PG

2º ano C

João Inácio Soares

Lindalva M. dos Santos de Oliveira

QD

2º ano A

João Inácio Soares

Graziele Aparecida Soares

QD

Os municípios de Águas de Santa

estão disponíveis na fan page do Instituto

Bárbara, Arandu, Pardinho, Itaí e

Rubens Meneghetti: www.facebook.com

Paranapanema também receberam o

/InstitutoRubensMeneghetti. Já o conteúdo

evento. No total, as avaliações do quarto

cobrado nas avaliações fica disponível

bimestre contaram com a participação

para as escolas participantes no site do

4.900 estudantes.

IRM: www.irm.org.br.

As fotos da premiação, bem como as demais informações referentes à ação,

Municipio: Porangaba

Acompanhe o desempenho de todas as classes participantes Municipio: Quadra Escola: E.M.E.F João inacio Soares Professor

Classe

Nota do 4º Melhor Nota do Ano Bimestre

Adriana Aparecida Baldassim

4º ano C

5,000

5,192

Arlete Ferreira Silva

5º ano B

7,769

7,241

Denise Aparecida Stefani Camargo Barros

3º ano A

6,667

6,538

Fabiana Orsi

1º ano B

2,759

5,000

Graziele Aparecida Soares

2º ano A

6,429

5,842

Ilda Camargo

4º ano A

6,414

6,333

Jaqueline Leite Leme Rodrigues

1º ano A

2,741

5,000

Lindalva Maria dos Santos de Oliveira

2º ano C

6,095

5,333

Maria Regina de Oliveira Rodrigues

4° ano B

5,609

5,346

Marli Vaz Carneiro da Rosa

3º ano C

5,480

5,520

Roberta Camargo Ferreira

2º ano B

4,000

4,700

Silvana Pinto Geraldini

3º ano B

5,923

6,154

Valeria Rodrigues Soares

5º ano A

3,963

5,067

Desempenho ↑ Melhora ↓ Piora

↓ ↑ ↑ ↓ ↑ ↑ ↓ ↑ ↑ ↓ ↓ ↓ ↓

Escola: E.M.E.F Joaquim Francisco de Miranda Professor

Classe

Nota do 4º Melhor Nota do Ano Bimestre

Brigida Bernadete Paulino Machado

4º ano A

5,107

5,211

Camila Corrêa

2º ano C

5,160

4,346

Cristiano Rodrigues Vieira

5º ano E

4,188

4,913

Daiana da Silva Oliveira

5º ano C

5,654

6,920

Daniela Torres Rosa

4º ano D

6,500

5,320

Débora Sarai Rodrigues de Oliveira

1º ano E

3,652

5,000

Derli de Brito Silva Santos

5º ano B

4,789

5,700

Diva Maria de Almeida Antunes Maciel

3º ano C

4,484

4,704

Fatima Maria Paulino Seraphim

3º ano A

5,083

5,609

Graziella da Silva Santos

5º ano A

4,727

4,905

Janaina Aparecida Araujo Martins

3º ano B

4,491

5,286

Lucia Bertin

1º ano D

3,000

5,000

Maisa de Almeida Pereira

3º ano D

4,179

4,481

Marcelo de Arruda

4º ano E

4,731

5,760

Marcia Maria Gomes

2º ano D

3,538

3,962

Marcos Antonio Barreto

4º ano C

4,920

5,926

Maria Salete de Oliveira Miranda

2º ano B

4,458

4,915

Nilza Maria de Camargo

5º ano D

4,667

4,269

Regina Aparecida de Oliveira

1º ano A

2,692

5,000

Roseli de Oliveira Machado Correa

1º ano C

2,778

5,000

Roseli Paulino

4º ano B

6,821

5,778

Vilma Florentino Soares

2º ano A

5,542

4,815

Desempenho Melhora Piora

↑ ↓

↓ ↑ ↓ ↓ ↑ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↑ ↓ ↓ ↑ ↑


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.