Page 1


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132

Miguel Arcanjo Corrêa JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97 COLABORADORES

Fábio Borri, Geraldo de Camargo Barros, Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Murilo de Camargo Barros, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: dilea@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

14 DE OUTUBRO DE 2012

Adilson Ap. da Silva FOTOLITOS

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Edivaldo Ramos

COMERCIAL -e-mail: publicidade@jornalalianca.com.br

Editorial Pedra no meio do caminho “Conta-se que um rei que viveu num país além-mar, há muito tempo atrás, era muito sábio e não poupava esforços para ensinar bons hábitos a seu povo. Frequentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo que fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador e cauteloso. Nada de bom pode vir a uma nação - dizia ele - cujo povo reclama e espera que outros resolvam seus problemas. Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria. Uma noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois foi se esconder atrás de uma cerca, e esperou para ver o que acontecia. Primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que levava para a moagem na usina. Quem já viu tamanho descuido? Disse ele contrariado, enquanto desviava sua carroça e contornava a pedra. Por que esses preguiçosos não mandam retirar essa pedra da estrada? E continuou reclamando da inutilidade dos outros, mas sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra. Logo depois, um jovem soldado veio cantando pela estrada. A longa pluma de seu quepe ondulava na brisa, e uma espada reluzente pendia da sua cintura. Ele pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra e não viu a pedra, mas tropeçou nela e se estatelou no chão poeirento. Ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou a espada e enfureceu-se com os preguiçosos que insensatamente haviam

largado aquela pedra imensa na estrada. Então, ele também se afastou sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra. E assim correu o dia... Todos que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra no meio da estrada, mas ninguém a tocava. Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro por lá passou. Era muito trabalhadora e estava cansada, pois desde cedo andava ocupada no moinho, mas disse a si mesma: Já está escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra e se ferir gravemente. Vou tirá-la do caminho. E tentou arrastar dali a pedra. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar. Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra. Ergueu-a. Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa os seguintes dizeres: “esta caixa pertence a quem retirar a pedra”. Ela a abriu e descobriu que estava cheia de ouro. O rei então apareceu e disse com carinho: Minha filha, com frequência encontramos obstáculos e fardos no caminho. Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles, se assim preferimos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam. A decepção, normalmente, é o preço da preguiça. Então, o sábio rei montou em seu cavalo e, com um delicado boa noite, retirou-se.”

COLORTEC TINTA E VERNIZES CESARIO LANGE LTDA., torna público que requereu na CETESB a Renovação de Licença de Operação, p/ atividade de Fabricação de Tintas, Vernizes, Diluentes e Lacas, sito à Rodovia Floriano de Camargo Barros, nº 905, Galpão 6, Distrito Indl, Cesário Lange/ SP.

SERRALHERIANOVACALIFORNIA LTDA ME, torna público que requereu na CETESB a Renovação de Licença de Operação, p/ atividade de Fabricação de Esquadrias Metálicas, sito à Av. Oswaldo Vieira de Camargo, nº 194, Centro, Cesário Lange/SP.

Rapidinhas Cedo na fila

No domingo das eleições, alguns eleitores em Cesário Lange, estavam tão inspirados a votar, que chegaram bem cedo nas sessões eleitorais para formar fila, antes mesmo dos mesários e dos fiscais dos partidos. A votação começou às 8h, mas já tinha eleitor enfrentando fila desde 7h da manhã. Aliás, antes mesmo das 12h quase 70% dos eleitores já haviam passado pelas urnas. Parece que a maioria do eleitorado estava determinada a ficar com a tarde livre para aproveitar o domingo.

Ficou liso

As ruas da cidade, principalmente perto dos colégios eleitorais, ficaram totalmente tomadas de santinhos e panfletos dos candidatos. O lixo eleitoral deixou muita gente revoltada. Além da sujeira, os montes causaram diversos acidentes, pois devido à quantidade o chão acabou ficando liso. Como não havia lugar que se pudesse pisar onde não tivesse esse tipo de lixo, o eleitor acabou por diversas vezes “escorregando no santinho”. Mais uma vez as determinações da Justiça Eleitoral não foram seguidas.

Sumidos

Antes das eleições os candidatos queriam se mostrar e aparecer em todos os eventos que podiam, mas agora que a eleição passou a coisa mudou de figura, pois quase não vemos mais ninguém dessa “classe” nas ruas da cidade. A população espera que pelo menos os vereadores em exercício não “sumam” e que se lembrem de que foram eleitos para trabalhar pelo povo durante quatro anos e não 3,5. Que não aconteça como em 2008 quando muitos não reeleitos deixaram de acompanhar as sessões.

Em vigia

Quem andou pelas ruas na madrugada de sábado, pode ver candidatos eufóricos andando pela cidade e vigiando para que ninguém tentasse destruir as suas placas de propaganda eleitoral. Alguns até amanheceram sem dormir, para evitar problemas Parece até mentira que em pleno século 21, ainda tenhamos que presenciar atitudes como a destruição de materiais de propaganda do adversário. Ao invés disso, os candidatos deveriam na sua campanha para fazer o melhor e agradar o eleitor.

Sem prejuízos

A prática de jogar santinhos e panfletos nas ruas na madrugada da eleição já é praticamente um hábito dos candidatos tanto em Cesário Lange quando em outras cidades do país. Mesmo sendo proibida pela Justiça Eleitoral e considerado crime, os candidatos não seguem as determinações. A prática prejudica o eleitor, prejudica os varredores de rua, e tantos outros, mas não prejudica o candidato por falta de denúncia, pois, o crime tem que ser constatado em flagrante para que seja punido.

É de vidro

A maior reclamação dos idosos e deficientes está no estado em que se encontram as calçadas. Muitas delas estão esburacadas e trazem perigo aos pedestres principalmente esses que foram citados, pois podem tropeçar em e acabar se machucando gravemente. Em diversos pontos da cidade a situação é crítica. Só resta a população se conscientizar e cada um fazer a sua parte, pois muitas vezes o problema está bem em frente de casa. Quem tem telhado de vidro não atira pedra no telhado do vizinho.

Por Diléa Silva

Até o fim...

Os candidatos tiveram pouco mais de três meses para fazer as sua campanha eleitoral, mas ainda assim quase todos os candidatos aproveitaram os últimos minutos antes das 22h, no sábado para ser lembrado pelos eleitores. Além de uma carreata organizada por um lado, muitos saíram a tarde e a noite. Distribuíram santinhos, visitaram mais casas e se fizeram presentes nas ruas durante a noite de sábado em busca do voto. Deve ter dado certo, mas só para alguns, afinal foram onze cadeiras na Câmara para 68 candidatos.

Novos 4 anos

Parece que este ano a população de Cesário Lange apostou na mudança na Casa Legislativa. Quatro vereadores foram eleitos sem nenhum passado político. Quatro deles já passaram pela Câmara Municipal em outras legislaturas e conhecem um pouco do trabalho e apenas três dos onze vereadores na gestão atual que tentaram a reeleição conseguiram se eleger para dar continuidade de seus trabalhos. Quer dizer, a população espera que seja para trabalhar, não é? Afinal são quatro anos.

Em segurança

As escolas implantaram juntamente com o Departamento responsável um programa eficaz de Educação no Trânsito, eles ensinaram as crianças a andarem pelas calçadas como e quando atravessar a rua e hoje os guardas não precisam mais cercar os quarteirões das escolas para garantir a segurança somente em seus arredores. Com as novas medidas do Departamento de Trânsito, implantadas na cidade os estudantes sabem muito bem a hora de atravessar a rua e andar pelas calçadas.

De última hora

Mesmo com tanto tempo de campanha, o domingo, 07 de outubro, ainda contou com surpresas, uma delas, foi à troca de candidato a prefeito. O candidato Élbio Aparecido Trevisan, colocou em seu lugar a sua esposa Sônia Trevisan fato que chegou a poucas pessoas, pois a notícia foi dada de última hora. Alguns banners foram espalhados pelos locais de votação, mais em conversa com alguns eleitores, dava para ver que a maioria realmente nem ficou sabendo da nova candidata.

Está fedendo!

O transtorno dos moradores do Jardim Alvorada começou novamente. Já faz muitos anos que um bueiro perto da Drogaria Jardim está entupido, e exalando um cheiro terrível. A empresa Sabesp já foi comunicada várias vezes pelos moradores, e até melhorou a situação algumas vezes, mas ela só resolve o problema temporariamente, pois toda vez que chega essa época do calor o cheiro fica insuportável. Quando alguém irá tomar uma atitude que resolva o problema definitivamente?

Sem solução

Mais um cidadão de Cesário Lange foi mordido por um desses cachorros soltos nas ruas de nossa cidade. O perigo está constante e a qualquer momento você pode ser atacado por cães em uma das ruas, pois eles estão em todos os cantos, às vezes até sendo tratados no meio da rua. Qual será a solução para esse problema? Parece que a vigilância Sanitária se esquece de ver esse sério problema de saúde pública, felizmente até agora ninguém contraiu doenças, mas de repente você, pode ser o primeiro.


JORNAL ALIANÇA

Cidade 03 DOMINGO, 14 DE OUTUBRO DE 2012

Lazer e religião

Capela dos Duartes estará em festa

A

partir desta quarta-feira 17 de outubro o Bairro dos Duartes estará em Festa para louvar a Deus Pai, Nossa Senhora Aparecida, São Benedito e São Roque. Mas já faz algum tempo que a Comissão de festas está trabalhando, para garantir o sucesso do evento, por isso desde já convidam através do Jornal Aliança, todas as famílias, para participarem das festividades. O evento vai até o dia 21 de outubro com uma programação recheada de atrações, tanto na parte religiosa quanto na recreativa, confira. Dia 17, quarta-feira - às 19h30 Celebração da palavra. Dia 18, quinta-feira - às 19h30 Celebração da palavra. Dia 20, sexta-feira - às 19h30 Celebração da palavra. Dia 18, sábado - a partir das 19h00 Grande festa do ano, com

Por Diléa Silva muitos comes e bebes e leilão. A animação fica por conta do Grupo Gingado Brasileiro. Dia 19, Domingo - às 15h00 Santa Missa logo após a procissão e nomeação dos novos festeiros. Às 16h00 após a missa continua a grande festa no barracão da capela, com o leilão animado por Edinei Dias, Vanderlei e Germano, leiloando aves, leitoas, garrotes e diversas prendas ofertadas pelos devotos. A programação de domingo também contará com animação do Grupo Gingado Brasileiro, tocando as músicas mais animadas da época, para fazer todos se divertirem. A Capela do Bairro dos Duartes fica na Rodovia Ótavio Pilon, KM 12, estrada de Cesário Lange a Cerquilho. Todos os festeiros e a comunidade esperam a sua visita para ajudar na construção e reforma da Capela.

Saneamento

Empresa SABESP investe na rede de esgotos

Obras do sistema de esgoto universalizarão atendimento

U

ma das prioridades da Sabesp é a universalização do atendimento em Cesário Lange, e com as obras do sistema de esgotos, o município terá até 2014 o tratamento de todos os esgotos coletados. Serão investidos cerca de R$ 8,5 milhões na implantação do sistema de esgotamento sanitário da sede do município que compreende a construção de uma

nova estação de tratamento de esgotos, com o Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente – RAFA, filtro anaeróbio e aeróbio. Esse empreendimento substituirá o sistema atual de tratamento proporcionando a eficiência esperada no tratamento dos esgotos. O novo sistema terá capacidade para tratar 56 litros de esgotos por segundo. Com início em outubro de 2012, essas obras têm previsão

de término em maio de 2014. Cerca de 18 mil habitantes da região serão beneficiados diretamente por esse conjunto de obras, que traz avanços também para a saúde pública contribuindo com a redução dos índices gerais de mortalidade infantil e a redução das internações por doenças de veiculação hídrica. Além de trazer benefícios para a saúde da população, os impactos positivos gerados

por empreendimentos desta natureza se dão também no meio ambiente, com a despoluição do Rio Aleluia e do Córrego Monte Alegre que deixarão de receber as cargas poluidoras, em função da eliminação dos lançamentos dos esgotos in natura, contribuindo para melhoria da qualidade das águas e suas consequências para a fauna, flora e saúde pública.

Economia

Hora de verão terá início no próximo dia 21

A

partir da meia noite do próximo dia 21, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões centro-oeste, sul e sudeste do Brasil. A medida, que começa cinco dias depois do que no ano passado, vai durar até o dia 17 de fevereiro de 2013. O principal objetivo do horário é tornar mais leve as redes de transmissão de energia durante os períodos do dia em que o consumo é mais intenso, como das 18h às 21h. Um relatório da NOS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apontou que, na última edição,

Por Diléa Silva a economia equivalente ao consumo de energia de uma cidade do tamanho de Belo Horizonte durante dez dias. Em dinheiro, segundo o Ministério das Minas Energias, a economia foi de R$ 160 milhões. Diferente dos anos anteriores, a Bovespa afirmou que, este ano, vai manter o horário de funcionamento do pregão, que é das 11h30 às 18h. Desde 2008, com um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o horário de verão tem início no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

A Gráfica Cesário Lange está admitindo funcionário do sexo masculino, maior de 18 anos. Deixar currículo na Rua Pedro Miranda Campos, 891 ou pelo email graficell@graficell.com.br Quero agradecer a população de Cesário Lange e em especial os meus eleitores pelos 181 votos conquistados no último domingo, 7 de outubro, a minha família e os meus amigos pelo apoio e a todos que me receberam em suas casas com toda atenção. Obrigado a todos. Beto da Saúde Transmeridiano transportes precisa: Motorista carreteiro com exp. na função (19)3765-8200. Agregamos cavalo: Mecânico Rota Nordeste (19) 3765-8200 Ramal 8242/ (19) 9668-0677 / (19) 9706-7262

Saúde

Icesp lança campanha de prevenção de câncer nas redes sociais

Mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama

O

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lança na próxima segunda-feira, 8 de outubro, uma campanha de promoção à saúde da mulher, em comemoração ao Outubro Rosa, com foco no uso das redes sociais. Para orientar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dos tipos de câncer mais comuns entre este público, o Icesp agendou uma série de mini-conferências virtuais entre especialistas e internautas. As atividades acontecerão até o fim de outubro, sempre às 16h, de segunda a sexta-feira.

Para a ação, médicos convidados farão uma abordagem inicial dos temas e, em seguida, estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas, fornecer informações sobre formas de prevenção, diagnóstico precoce, novos tratamentos e avanços da medicina na área oncológica. Para participar, basta acessar o perfil do Instituto no Twitter @Icesp_ (http://twitter.com/ Icesp_). A transmissão poderá ser acompanhada através da hashtag #outubrorosaicesp. Depois de encerradas as vídeo-conferências, o conteúdo será disponibilizado no canal do Instituto no Youtube (InstitutodoCancer).

Além das twitcams, para estimular a prevenção do câncer na mulher, o Icesp criou um selo que pode ser aplicado pelos usuários do Twitter e do Facebook em suas fotos de perfil. O objetivo da ação é promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde, ao longo de toda a vida. Para aderir ao movimento, o internauta deve acessar o link www.picbadges.com/ badge/2796143/#. Um grande número de casos de câncer poderia ser prevenido com adoção de hábitos simples. Quando a prevenção primária não é possível, o diagnóstico precoce é fundamental na busca

pela cura e por uma boa qualidade de vida. Por isso, o Icesp está engajado com a disseminação de informações seguras para a população, inclusive por meio das mídias sociais. “O objetivo da ação é disseminar o conteúdo de maneira simples e oferecer um canal para que a população possa ter acesso a informações relevantes sobre os temas abordados. Embora atue diretamente na assistência, pesquisa e ensino, o Icesp assume, como uma de suas missões, o estimulo à prevenção”, afirma o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.


JORNAL ALIANÇA

04 Cidade DOMINGO, 14 DE OUTUBRO DE 2012

Cultura

Cine Tela Brasil esteve em Cesário Lange

Projeto apresentou quatro filmes nacionais no Estádio Alípio de Paula

N

os dias 02 de 03 de outubro, terça e quarta-feira, Cesário Lange, recebeu no Estádio Alípio de Paula - Jardim Alvorada, o projeto “Energia em Cena” com a apresentação gratuita, em quatro sessões, de filmes nacionais. As

sessões foram apresentadas em dois horários: às 18h e às 20h. Os filmes exibidos foram “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, “Rio”, “A Era do Gelo 3” e “O Palhaço”. A sala de cinema ao ar livre possui 300 lugares. A projeção digital é feita em uma tela inflável

e com som estéreo. O projeto é patrocinado pelo Instituto Elektro, da concessionária responsável pelo serviço de fornecimento de energia elétrica. De acordo com o instituto, o “Energia em Cena” foi lançado em 2011. A

Por Diléa Silva sala itinerante já passou por mais de 70 municípios e atingiu um público superior a 60 mil pessoas. O projeto é idealizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (As Melhores Coisas do Mundo, Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade).

EDITAL DE PROCLAMAS Livro D-6, Fls. 033, termo nº 3.303. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. LEANDRO RICARDO PINHEIRO e GISLAINE DA SILVA AGUIAR. Ele, brasileiro, químico, divorciado, com 30 (trinta) anos de idade, natural de Tatuí SP, nascido aos vinte e dois de fevereiro de mil novecentos e ointenta e dois (22/02/1982), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Francisco Ribeiro da Silva, 742 - Centro; filho de FRANCISCO CLAUDENIR PINHEIRO e DUCELINA CAMARGO PINHEIRO. Ela, brasileira, do lar, divorciada, com 24 (vinte e quatro), anos de idade, natural de Sorocaba SP, nascida no dia vinte e um de março de m,il novecentos e ointenta e oito (21/03/1988), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Francisco Ribeiro da Silva, 742 - Centro; filho de FRANCISCO SOARES DE AGUIAR NETO e MARIA EMACULADA DA SILVA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 25 de Setembro de 2012 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. Livro D-6, Fls. 036, termo nº 3.306. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. ANDERSON ANTUNES e JANICE COSTA DE ARRUDA. Ele, brasileiro, eletrecista, solteiro, com 26 (vinte e seis) anos de idade, natural de Tietê SP, nascido aos trinta de janeiro de mil novecentos e oitenta e seis (30/01/1986), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Floriano Peixoto, 264 - Jardim Alvorada; filho de VALDIR GALVÃO ANTUNES e MARISETE DE ALMEIDA ANTUNES. Ela, brasileira, do lar, solteira, com 26 (vinte e seis) anos de idade, natural de Barueri SP, nascida no dia vinte de maio de mil novecentos e ointenta e seis (20/05/1986), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Floriano Peixoto, 264 - Jardim Alvorada; filha de JOSÉ DE ARRUDA e MARIA JOSÉ COSTA DE ARRUDA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 02 de Outubro de 2012 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. Livro D-6, Fls. 037, termo nº 3.307. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III, IV e V do Código Civil Brasileiro, os pretendes. WILSON MACHADO e MARLETE FONSECA DE CAMARGO. Ele, brasileiro, metalurgico, divorciado, com 53 (cinquenta e três) anos de idade, natural de Capaão Bonito SP, nascido aos vinte e seis de novembro de mil novecentos e cinquenta e oito (26/11/1958), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua do Comércio, 831 - Centro; filho de PEDRO DA COSTA MACHADO e VANDA VENZEL MACHADO. Ela, brasileira, professora, separada/viúva, com 53 (cinquenta e três) anos de idade, natural de Cesário Lange SP, nascida no dia trinta de novembro de mil novecentos e cinquenta e oito (30/11/1958), residente e domiciliada nesta cidade na Rua do Comércio, 831 - Centro; filha de CARNOT VIEIRA DE CAMARGO e ANA DE LOURDES VIEIRA DE CAMARGO . Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 03 de Outubro de 2012 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. Livro D-6, Fls. 038, termo nº 3.308. Faço saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me, os documentos exigidos pelo artigo 1.525, inciso I, III e IV do Código Civil Brasileiro, os pretendes. JOSÉ UILSON DA SILVA e MICHELE LEITE DA SILVA. Ele, brasileiro, pedreiro, solteiro, com 45 (quarenta e cinco) anos de idade, natural de Iguatu CE, nascido aos quatro de fevereiro de mil novecventos e sessenta e sete (04/02/1967), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Lázaro Antonio de Miranda, 11 - Torninos; filho de ANTONIO JOSÉ DA SILVA e JOSEFA RIBEIRO FILHA. Ela, brasileira, do lar, solteira, com 30 (trinta) anos de idade, natural de Ribeirão Pires SP, nascida no dia dezenove de fevereiro de mil novecentos e oitenta e dois (19/02/1982), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Lázaro Antonio de Miranda, 11 - Torninos; filha de LOURIVAL TEOTONIO DA SILVA e ETELVINA MARIA LEITE. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presente para ser afixado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 02 de Outubro de 2012 Mauro Rodrigues Duarte - Substituto.

Política

Michel Temer aprova Sistema de Monitoramento de Fronteiras

SISFRON foi orçado em R$ 12 bi e o piloto está sendo implantado

O

comandante do Exército, general Enzo Peri, apresentou, nesta terça-feira,2, ao presidente da República em exercício, Michel Temer, o projeto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras Terrestres. O SISFRON é um complexo sistema de vigilância e emprego de tropa com o objetivo de fortalecer a defesa de mais de 16 mil km de fronteira, incluindo o combate ao

tráfico de drogas. “Cuidando das fronteiras, pretendemos diminuir sensivelmente os delitos”, explicou o general. O SISFRON foi orçado em R$ 12 bilhões e o projeto piloto está sendo implantado na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados (MS). Segundo o chefe do Centro de Comunicações de Guerra Eletrônica do Exército, general Santos Guerra, o projeto também vai impulsionar a

economia brasileira, por meio do desenvolvimento da indústria nacional. “Queremos que 77% dos equipamentos utilizados sejam produtos nacionais, gerando emprego e renda”, conclui. A tecnologia empregada requer a produção de um satélite nacional, garantindo segurança e agilidade no fluxo de informações, que serão repassadas quase que em tempo real ao Comando em Brasília.

Por Assessoria de Imprensa O presidente da República em exercício, Michel Temer, afirmou que o projeto vai beneficiar a população. E vê o sistema como um dos resultados do Plano Estratégico de Fronteiras, do qual é o coordenador. “Com o SISFRON, operações importantes como a Ágata, do Ministério da Defesa, e a Sentinela, do Ministério da Justiça, deixam de ser episódicas para tornarem-se permanentes”.

15 de outubro Dia Nacional do Professor PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO (Jô Soares)

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor! Se É jovem, não tem experiência. Se É velho, está superado. Se Não tem automóvel, é um pobre coitado. Se Tem automóvel, chora de “barriga cheia’. Se Fala em voz alta, vive gritando. Se Fala em tom normal, ninguém escuta. Se Não falta ao colégio, é um ‘caxias’. Se Precisa faltar, é um ‘turista’. Se Conversa com os outros professores, está ‘malhando’ os alunos. Se Não conversa, é um desligado. Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos. Se Brinca com a turma, é metido a engraçado. Se Não brinca com a turma, é um chato. Se Chama a atenção, é um grosso. Se Não chama a atenção, não sabe se impor. Se A prova é longa, não dá tempo. Se A prova é curta, tira as chances do aluno. Se Escreve muito, não explica. Se Explica muito, o caderno não tem nada. Se Fala corretamente, ninguém entende. Se Fala a ‘língua’ do aluno, não tem vocabulário. Se Exige, é rude. Se Elogia, é debochado. Se O aluno é reprovado, é perseguição. Se O aluno é aprovado, deu ‘mole’. É ... o professor está sempre errado, mas se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele! Essa mensagem é para nós fazer pensar sobre nossas prioridades MESMO QUE VOCÊ NÃO SEJA PROFESSOR, É PRECISO LEMBRAR QUE JÁ PRECISOU OU PRECISARÁ DE UM... “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina)


JORNAL ALIANÇA

Cidade 05 DOMINGO, 14 DE OUTUBRO DE 2012

Social

Social

Terceira Idade participa de atividade intermunicipal realizada em Quadra

Capacitação do Ação fez parte do programa do Plano Municipal Município Verde Azul de Assistência N

N

o dia 01 de Outubro a Diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Bruna Maria Dalmazzo Nogueira e a Presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Daniela Nunes Farias de Cesário Lange, participaram da Capacitação para preenchimento do Plano Municipal de Assistência Social do ano de 2013 realizado pela DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Sorocaba. O PMAS é um instrumento informatizado, fundamentado em dois eixos de ação interligados: o Planejamento Municipal de Assistência Social e o Instrumento d e C of i nanc i ame nto d o s Serviços. O Planejamento Municipal é uma ferramenta administrativa, com dimensões técnicas e

Por Diléa Silva políticas, que possibilita perceber a realidade, seus problemas e construir um referencial futuro, os objetivos a serem alcançados e acompanhar seus resultados. Os Planos Municipais também são uma ferramenta que possibilita o repasse de recursos financeiros pelos órgãos gestores Estadual e Federal, para cofinanciamento dos serviços municipais, constituindo o Sistema Único de Assistência Social – SUAS. A visualização do Planejamento Municipal possibilita subsidiar, planejar e executar o Planejamento Estadual de Assistência Social. O Sistema PMAS 2013 pode ser acessado através do site www.pmas.sp.gov. br. Após o preenchimento pelo órgão gestor da Assistência Social, o PMAS é avaliado pelo Conselho Municipal de Assistência Social. www.desenvolvimentosocial. sp.gov.br.

o dia 19 de setembro, o grupo da 3ª idade e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cesário Lange participaram de uma Atividade Integrada entre

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o grupo de 3ª ldade do município de Quadra. Na ocasião assistiram a uma peça de teatro, em seguida fizeram uma caminhada pelas

ruas da cidade de Quadra até a Praça Renato Gerassi, onde plantaram uma muda de Ipê em comemoração ao dia da árvore; para plantar a árvore foram escolhidas duas pessoas, Dona

Por Leilane Monteiro Orlanda representando Cesário Lange e o Senhor Lázaro Mota do município de Quadra. Esta ação faz parte do Programa Município Verde Azul.


JORNAL ALIANÇA

06 Região DOMINGO, 14 DE OUTUBRO DE 2012

Laranjal Paulista

Tietê

Prefeito Heitor agradece a confiança da população

Heitor Camarim Junior é reeleito com 60,26% dos votos válidos

N

o domingo, dia 7 de outubro, Heitor Camarin Junior foi reeleito prefeito de Laranjal Paulista com 9.309 votos, ou seja, 60,26% dos votos válidos. Com isso, Heitor conquistou mais quatros anos para dar continuidade em

sua administração. “Isso vem mostrar que a população aprovou nosso trabalho e deseja que ele continue. Toda nossa equipe de governo ganha ainda mais motivação para seguir em frente em nossa missão de aumentar a qualidade de vida das famílias

laranjalenses” Heitor terá como vice-prefeito o empresário João Batista Bado Junior, e convida toda a população laranjalense para a grande festa em comemoração ao 95º aniversário da cidade, comemorado neste dia 10 de

Por Junior Couto outubro. “Aproveito a oportunidade para agradecer a confiança que os laranjalenses depositaram em meu trabalho, com o compromisso de fazer sempre o melhor para a nossa comunidade” disse o prefeito reeleito.

Santa Casa implanta sistema de chamada

A

Santa Casa de Misericórdia de Tietê acaba de implantar na entidade um sistema que visa melhorar o atendimento do paciente. Tratase do Sistema de Chamada de Enfermagem que é um item de importância vital no atendimento aos pacientes internados. Seu propósito é o de permitir uma comunicação do paciente, acompanhante e profissionais de saúde que estejam no quarto do paciente com a enfermagem. Assim, quando é necessária a presença de um profissional da enfermagem para o paciente, o mesmo aciona esta “chamada”

Por Jose Carniel que, identificada no “posto de enfermagem” o quarto que acionou, este enfermeiro deslocase até o paciente. Isso trará comodidade e tranquilidade ao paciente, acompanhante e para a equipe de profissionais da saúde do hospital. “É fundamental esta chamada de enfermagem para nós enfermeiros, ainda mais em um setor tão importante, que é a maternidade. Neste são realizados em média 55 partos por mês. Foi um passo importante para melhorar o atendimento.” Disse Kátia, enfermeira chefe da Santa Casa.

Foto: Willian Alves

Jumirim

Prefeito reeleito Heitor Camarim Junior agradece a população pelos votos de confiança

Conchas

Curso do Programa Via Rápida Emprego teve início no município

Qualificação e recolocação no mercado trabalho é o objetivo

C

om o objetivo de buscar qualificação para o mercado de trabalho, na segunda-feira, dia 1º de outubro, tiveram início, em Conchas, as aulas do curso de Assistente de Ser viços Contábeis do Programa Via Rápido Emprego, do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e com intermédio da Prefeitura Municipal do município, que cedeu o lugar para a realização do curso. As aulas estão sendo ministradas na Escola Municipal

Maria Antônia de Camargo I. O Programa oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. Em Conchas foram disponibilizadas 30 vagas. O curso é gratuito, tem duração de aproximadamente 60 dias e as apostilas são doadas pelo governo do Estado. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 8h às 12h. Para Fernando Antônio Trevizano Diana, bacharel em Direito e professor do curso, todo conhecimento é válido. “Este curso visa qualificação e recolocação no mercado de

trabalho. Além disso, é possível revisar tudo aquilo que já aprendeu no período escolar e colocar em prática no dia-a-dia”, destaca Fernando. O conteúdo programático é dividido em 7 apostilas sobre conhecimentos gerais e específicos, e uma apostila relacionada ao tema do curso. A aluna Anelisa Neder, 20 anos, procurou o curso e no momento está desempregada há um ano. “Já trabalhei com contabilidade e pretendo fazer faculdade de contabilidade. Então é bom para eu saber também se é a carreira que

Por Daniela Fioretto quero seguir”, conta a estudante. Para Laura Simonato, bacharel em administração e professora do curso, é uma oportunidade única para a comunidade de Conchas. “O aluno sai com diploma em 60 dias, além de receber os benefícios do Programa. Hoje em dia, os cursos técnicos aumentam em 70% as chances de entrar no mercado de trabalho, número bem superior aos cursos de graduação”, explica Laura. As informações para inscrição, cadastro, cursos e benefícios estão disponíveis no site: www. viarapida.sp.gov.br.

Programa Idoso online funciona na cidade

A

Secretaria Municipal de Assistência Social de Jumirim desenvolveu e implantou no mês de setembro o projeto de inclusão digital na terceira idade. Batizado de Idoso_ Online, com intenção de incluir os idosos no mundo virtual, proporcionando acessibilidade. O ser humano é fantástico em sua essência e desde o momento em que chega ao Mundo, nunca mais para de aprender. O que acontece muitas vezes é que o idoso perde o interesse pelo novo, e deixa de buscar desafios

Por Daniela Ramos de vida. Cada idoso aprende em um microcomputador e a monitora vai guiando-os de acordo com a dificuldade de cada um respeitando o tempo de aprendizagem de cada indivíduo. A Secretaria de Assistência Social de Jumirim agradece a todos participantes e funcionários envolvidos neste maravilhoso projeto. O Projeto funciona para todos os idosos de Jumirim divididos em duas turmas de dez, todas as terças-feiras dás 13h às 14h e das 14h às 15h no CRAS.

Torre de Pedra

Residência é atingida por bomba

U

ma bomba foi jogada na casa do candidato a vice-prefeito de Torre de Pedra (SP), Luiz Carlos Holtz (PR), na noite de domingo (7), após a apuração dos votos na cidade. Segundo a Polícia Militar, o explosivo usado na ocorrência é dessas bombas que podem ser compradas no comércio. A vidraça da residência ficou totalmente estilhaçada. O candidato registrou um boletim de ocorrência na delegacia por danos materiais. No momento

Por G1 da explosão, algumas pessoas estavam na casa, mas ninguém se feriu. A polícia investiga quem são os responsáveis pela ação. Luiz Carlos Holtz foi candidato à vice de Wagner Nunes Pereira (PSDB). Eles tiveram 881 votos, representando 39,88%. Quem se elegeu na cidade foi Emerson Mota (PTB), e sua vice Maria Rosa Soares Gomes, a Fia do Posto (PTB), com 60,12% dos votos válidos, o que representa 1.328. Fonte: TSE.


JORNAL ALIANÇA

Região - Resultado das eleições 07 DOMINGO, 14 DE OUTUBRO DE 2012

Boituva Iperó

Quadra

Bofete

Jumirim

Tatuí

Cerquilho

Laranjal Paulista

Conchas

Tietê

Pereiras

Torre de Pedra

Guareí Porangaba


JORNAL ALIANÇA

08 Região DOMINGO, 14 DE OUTUBRO DE 2012

Jumirim

Cerquilho

Viagem do grupo da 3ª idade de Jumirim à Atibaia

Grupo “De bem com a vida” vai a Professores em 34ª Festa das Flores e do Morango formação sobre Patrimônio A Prefeitura de Jumirim, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social promoveu no dia 21 de setembro, uma viagem com o grupo da 3ª idade “De bem com a vida”, até Atibaia, a fim de participar da 34ª Festa das Flores e do Morango. O grupo saiu de Jumirim as 7:00 horas da manhã, numa animação só. Com muita animação, o trajeto de 3 horas passou num instante. Cada idoso recebeu gratuitamente um kit lanche que continham dois lanches de presunto e queijo, refrigerante e bolachinha de goiabada. A festa das Flores e do Morando iniciou com a habilidade e

dedicação dos agricultores japoneses, que chegaram ao Brasil após a 2º Guerra Mundial, e se instalaram em grande quantidade na pequenina cidade de Atibaia. Assim, a Festa passou a se destacar nacionalmente como um evento cultural, muito exuberante e esbanjando criatividade e beleza. Um dos diferenciais, que é enfatizado até hoje, é que sempre existe um tema para orientar a inspiração dos decoradores, produtores e colaboradores do evento. A principal finalidade da Festa para a colônia japonesa sempre foi mostrar a força da agricultura local para todas as culturas do Brasil. O Parque Edmundo Zanoni,

que ocupa uma área de 40 mil metros quadrados tomada por gramados, playground, lago com pedalinhos, viveiro de plantas e de pássaros, é o cenário da festa. Alem do Museu de História Natural, com mais de mil animais empalhados, Salão do Artesão, com venda de produtos artesanais, em 1985 foi inaugurado um pavilhão de exposição dedicado especialmente para a festa. Na parte central do parque localiza-se uma praça de alimentação coberta, onde os idosos puderam comprar frutas, doces caseiros, pastel doce e salgado entre outros. Duas barracas grandes com vendas de comidas típicas japonesas foram à sensação.

Por Daniela Ramos Depois de muitas compras, tanto de produtos alimentícios como de flores o grupo se reuniu para sessão de fotos. O retorno foi regado de muita alegria e diversão. O cansaço era visível porem satisfatório. Esta viagem foi proporcionada pela Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Jumirim, através de sua secretaria Claudia Casari Fávero, que declarou “... as viagens têm por finalidade promover momentos onde os idosos possam alcançar um equilíbrio entre repouso, divertimento, recreação, distração e sociabilidade. E mais importante ainda é a construção de grupos de amizades...”.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a empresa AL ASCA ARQUEOLOGIA e a USP realizou nos dias 05, 11,12, 13 e 29 de setembro, uma capacitação de formação continuada para professores dos vários segmentos da educação. Os professores foram orientados pelos seguintes profissionais: Dr. Marcos Rogério de Carvalho (Arqueólogo e Pesquisador), Mª Ana Cristina Chagas dos Anjos (Socióloga, Educadora Ambiental e Patrimonial e Pesquisadora LAPPES/USPLAPPES) e Mariana de Castilho Golveia (Educadora Ambiental). O objetivo da capacitação foi o importante resgate do que conhecemos por “Patrimônio Cultural”, pois sabemos que este termo está cada vez mais recorrente em nossas vidas e aparece em diversos espaços de

Por A.I discussão, estando intimamente relacionado ao nosso modo de vida e ao legado que carregamos de gerações passadas. O patrimônio pode ser entendido como um conjunto de bens materiais e imateriais (tangíveis e intangíveis) que é reconhecido como importante para um determinado grupo e é uma marca das múltiplas manifestações de uma dada comunidade, território, país, comunidade indígena, entre outros, percebido como elemento vivo, que passa a ser preservado e ressignificado. Portanto, Patrimônio é uma herança, em suas variadas esferas, pessoais, coletivas materiais, genéticas e históricas. Desta forma, a capacitação do “Programa de Arqueologia Preventiva” propôs a busca e a valorização do nosso patrimônio cultural.

Tatuí

Laranjal Paulista

Obras na Praça 7 de Setembro já estão em fase final

Obras transformarão a Praça em ponto de parada de ônibus

A

Prefeitura de Laranjal Paulista, por meio da Secretaria de Coordenação e Planejamento, iniciou no mês de setembro as obras que transformarão a Praça 7 de Setembro em ponto de parada de ônibus. Orçada em

torno de R$ 69 mil, a obra aliviará o trânsito no Centro da cidade, principalmente nos horários de pico onde há maior tráfego dos ônibus. A previsão é de que até o fim de outubro, a obra seja finalizada, podendo assim, além

de possibilitar aos usuários de transporte coletivo um local apropriado com maior comodidade. O projeto conta ainda com um futuro monitoramento por câmeras 24 horas por dia. Segundo o prefeito Heitor Camarin Junior,

Por Daniela Ramos “esta ação é totalmente voltada à comodidade dos usuários do transporte coletivo municipal e para a melhor fluidez do nosso trânsito. É mais um compromisso firmado com a comunidade que está sendo cumprido”.

Projeto Hortas nas Escolas é realizado

A

lunos da EMEF “Escola Eunice Pereira de Camargo”, no Jardins de Tatuí, integram o projeto “Hortas nas Escolas”. Em uma das atividades, plantaram hortaliças. O objetivo do projeto é incentivar as crianças a melhorarem seu hábito alimentar com o maior consumo de vegetais e também criar gosto pelo cultivo de hortaliças e um contato direto com a terra.

Por A.I Os alunos foram orientados pelo técnico da Secretaria Municipal da Agricultura, Valdimir Vieira, que desenvolve projetos de hortas comunitárias, educacionais e ocupacionais no município. Suzana Idra Moreira é a coordenadora do projeto que também teve participação das professoras Mariana Leme Domingues e Renata de Souza Morais.


JORNAL ALIANÇA

Eleições 2012 09 DOMINGO, 14 DE OUTUBRO DE 2012

Eleições 2012

Com 79,87% dos votos Ramiro e Dinho são reeleitos

A

E st iveram concor rendo à prefeitura dois candidatos. Ramiro de Campos (PSDB) e vice Ronaldo Pais de Camargo, Dinho pela coligação Cesário Lange Cada Vez Melhor com os partidos PSC, PR, PPS, DEM, PSB e PSDB. E também a candidata para prefeita Sônia Maria Trevisan (PTB) com o vice Mauro Dellamuta pela coligação Respeito por Nossa Gente e os partidos PTB, PP, PDT, PT, PMDB, PV e PSD. R amiro de C amp os foi candidato à reeleição com o vice Dinho e conquistaram 79,87% dos votos, eleitos com 6.866 votos. Sônia Maria Trevisan, que era candidata à vereadora renunciou alguns dias antes da eleição para concorrer à prefeitura em substituição ao candidato Élbio Aparecido Trevisan, que teve seu pedido indeferido e aguarda a decisão do seu recurso, contou com 20,13%, 1.730 votos. Alguns eleitores já estavam

com seus votos definidos e depositaram a sua confiança nos candidatos que julgaram ser o melhor para a cidade. Mas ainda vimos durante o domingo, eleitores, pegando “santinhos” no chão e definindo o seu voto no “uni duni te”, com o primeiro candidato que lhe cumprimentou ou até mesmo, na primeira placa que viram. Já na Câmara Municipal de Cesário Lange, tivemos inovações e continuações. Dos 82 candidatos registrados, 67 estavam aptos a concorrer e apenas 11 foram eleitos, são eles: Aloísio de Sá (PPS), 557 votos; Toninho Rodrigues (PR), 432; Zé da Máquina (PSDB), 405; Roque Manes (PSDB), 362; Chico Branco (PPS), 308; Vanir Trevisan (PPS), 300; Zé Paulo Molitor (DEM), 290; Miltinho da Vila (PR), 273; Camilo (PR), 260; Laerte (PSC) 224; e Zé Antonio (PMDB), 189 votos.

Foto: Diléa Silva

pós três meses de campanha, chegamos ao final de mais uma eleição municipal. No domingo, 07 de outubro, 9.627 eleitores foram às urnas em Cesário Lange. A votação começou ás 8h, com eleitores formando filas desde as 7h, nos colégios eleitorais. Este ano a cidade contou com trinta e três urnas divididas nas Escolas, EMEF Orlando Iazzetti (Distrito Fazenda Velha), EMEF Honório R. de Miranda Torres (Vila Brasil), EMEF Professor Francisco Mendes de Almeida “Grupo” (Centro) e EE Aristeu Vasconcelos Leite “Ginásio” (Centro). De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no total, 11.562 eleitores foram registrados e a mesma de votos apurados. Houve 1935 abstenções, 395 votos em branco e 636 votos nulos.

Por Diléa Silva

Fila de jusitificativa para os eleitores fora do seu domicílio eleitoral na E.E. Aristeu Vasconcelos Leite foi a que mais teve frequencia durante o dia.

A Festa da democracia

A

parte dos locais onde ocorreram às votações teve um dia calmo e tranquilo. A surpresa ficou para hora em que os portões das escolas foram fechados e a apuração das urnas foi iniciada, na primeira urna aberta já houve uma grande diferença de votos para o candidato Ramiro de Campos em algumas urnas a diferença diminuiu, mas a

Por Diléa Silva certeza da vitória do candidato permaneceu até a última urna apurada onde ficou registrada uma diferença de 5136 votos. Já às 18h a festa foi inevitável, a população compareceu ao comitê da Coligação Cesário Lange Cada Vez Melhor para parabenizar os candidatos Ramiro e seu vice Dinho. Fogos e música marcaram a festa da vitória.

A população compareceu no comitê da coligação Cesário Lange Cada Vez Melhor para a comemoração

Foto: Diléa Silva

Foto: Diléa Silva

pós o fechamento das sessões eleitorais ás 17h do domingo, 07 de outubro. As coligações se reuniram para acompanhar a contagem dos votos. A eleição municipal em Cesário Lange foi marcada pela tranquilidade, sem o registro de ocorrências graves e sem as intermináveis filas, comuns nessa data. A maior

Candidato a prefeito Ramiro de Campos depositando o seu voto na urna eleitoral


JORNAL ALIANÇA

10 Esportes DOMINGO, 14 DE OUTUBRO DE 2012

Handebol

Equipe feminina joga das finais da Liga de Handebol do Estado

Melhores equipes de todo ano disputam série ouro e prata

C

omeçam no próximo dia 16, terça-feira, os jogos das finais da Liga de Handebol do estado de São Paulo. A Liga envolve principalmente a região de Campinas e é a maior liga oficial de Handebol do Brasil no que diz respeito a entidades e atletas participantes. Em Tietê, o primeiro jogo foi na terça-feira, dia 16, às

20h, quando a equipe local do Juvenil Feminino enfrentou Nova Odessa, no ginásio de esportes “Oscar Luis Nicolau Camargo” (Cohab). Os jogos acontecem durante todo o ano e ao final da fase classificatória as equipes melhores colocadas se dividem em series ouro e prata (1º a 4º e 5º a 8º) para as semifinais e finais. A equipe

melhor colocada em sua categoria tem o direito de receber estes jogos em casa. As meninas de Tietê se classificaram nas quatro categorias que disputaram: 3 em primeiro lugar (mirim, infantil e juvenil) e com isso as finais vão ser em Tietê e as adultas na série prata com as finais em Jundiaí. Os jogos em Tietê acontecem no ginásio da Cohab de acordo

Por José Carniel com a tabela em anexo. Técnico e incentivadores pedem aos torcedores para comparecem ao ginásio torcer pelas meninas de Tietê. O Handebol Tietê é mantido pela prefeitura do município, através da Secretaria de Esportes e conta com o patrocínio da BIATEX.

Futebol

Morro Vermelho vence Avante Tietê por 9 x 1

O

Esporte Clube Morro Vermelho jogou no sábado, 6 de outubro, no estádio Silvio Bordignon, no Morro Vermelho contra a equipe do Avante de Tietê. Após um começo de primeiro tempo equilibrado, com chances para ambos os lados, o Morro abriu o placar com um gol de falta de Douglas na metade da primeira etapa. A equipe adversária se desorganizou em campo e acabou perdendo o jogo pelo placar de

Por Reinaldo Paizane 9x1. Os gols foram marcados por Douglas (2), Julio Vicente (2), Paulinho (2), Fernandinho, João Francisco e Sorriso. O Morro volta a jogar no próximo sábado em casa contra Cesário Lange. Escalação: Jeremias, Sorriso, Andre Felipe, Ju Bigorna e Bruno Volpato, Clayton (Willian), Rodrigo (Robertinho), João Francisco (Diego) e Paulinho, Julio Vicente(Fernandinho) e Douglas.

Estica faz final do sub 20 contra o maristelense

A

conteceu neste domingo 30/09, as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol Sub-20. No primeiro jogo o Estica que tinha a vantagem de jogar pelo empate contra o Ferroviário por ter melhor campanha na competição acabou goleando a equipe alviverde pelo placar de 5x0. Já na segunda etapa o Ferroviário até que deu uma equilibrada no jogo, mas não

Elisa, Milena e Natália vão jogar as finais em Tietê

Por Dinesportes suportou a pressão do Estica que estava a fim de vencer e fez mais três gols com Julio novamente, Nelson Junior e Mario Cesar, aos 04’00min, 25’00min e 35’00min, com a vitoria o Estica é o primeiro finalista. No segundo jogo a Maristelense que também jogava pelo empate contra o Atlético venceu em um jogo equilibrado por 1x0 conquistando a segunda vaga para a final.

Futebol

Meninos de Tietê não vão bem na primeira partida

A

escolinha de futebol Tieteense do Centro de Treinamento “Meninos de Tietê” não se deu bem na primeira partida da final do campeonato regional “Taça cidade de Porto Feliz”, no ultimo sábado 06/10, onde a equipe sub 13 foi derrotada por 1 a 0 e a equipe sub 17 empatou por 1 a 1. A equipe sub 13 (atletas nascidos entre 1999 e 2000) enfrentou a equipe da Associação Portofeliscense e até foi melhor que seu adversário no primeiro e segundo tempo criando boas

oportunidades de gol, mas foi castigada no ultimo minuto da partida com um gol, acabando sendo derrotada por 1 a 0 e agora precisa de uma vitória para conquistar o título. Por outro lado a equipe sub 17 (1995 e 1996) teve com adversário a equipe do Pinta de Craque de Capivari / Rafard e abriu o placar com Dionatan Queiroz e teve mais três chances claras de liquidar a partida mais como aquela máxima do futebol “quem não faz toma” acabou levando um gol e terminando a partida empatada

pelo placar de 1 a 1, agora precisa de uma vitória simples ou mesmo mais um empate pois teve melhor campanha para conquistar o título. A segunda partida da final acontece dia 12/10 sexta feira com saída às 7:30 H da igreja da matriz da Santíssima Trindade. Já no sábado o compromisso é no campo da Cohab à partir das 8:30 H contra a equipe do São José em cinco categorias com atletas nascidos entre 1997 a 2006


JORNAL ALIANÇA

Opinião 11 DOMINGO, 14 DE OUTUBRO DE 2012

Motivação

Luiz Almeida Marins Filho

Acabe com a“Rádio Peão” Por mais incrível que possa parecer, ainda há pessoas que vivem de fofoca e parecem ter como função, espalhar boatos e informações não comprovadas entre seus colegas de trabalho. São as pessoas responsáveis pela “Rádio Peão” da empresa. Essa rádio veicula notícias falsas, cria insegurança, incentiva a desunião e faz um enorme mal para todos. É a rádio que funciona nos

refeitórios, nos vestiários, nas salinhas de café, na recepção e também após o expediente, nos bares, pizzarias e restaurantes, onde os funcionários se reúnem após o trabalho e até nos finais de semana. É preciso acabar com a rádio peão. Se você tem alguma dúvida sobre sua empresa, pergunte ao seu superior. Se você ouviu alguma coisa, fale direta e profissional-

mente, com a pessoa certa de sua empresam, mas não leve adiante informações e comentários sobre coisas que você não sabe direito ou apenas ouviu dizer. O mal que a rádio peão faz é muito grande. As pessoas responsáveis pela rádio peão perdem a credibilidade, prejudicam sua imagem profissional e acabam impedindo suas próprias promoções. Lembre-se que qualquer informação sobre sua empresa pode

Comunicação

Geraldo de Camargo Barros afetar a imagem dela no mercado, ter consequências imprevisíveis do ponto de vista econômico e você poderá ser responsabilidade por passar informações falsas ao mercado. Assim, tome cuidado! Não leve adiante uma informação não comprovada oficialmente pela sua empresa. Não comente coisas que não são de sua alçada ou competência. Acabe com a Rádio Peão. Pense nisso. Sucesso!

Tiago José Vieira de Miranda

Que comecem os trabalhos de fato E terminam as eleições municipais em nossas cidades do interior, as vizinhas mais próximas. O b ac ana dos resultados é que eles têm duas vertentes importantes: eles mostram em boa parte das vezes a necessidade eminente do povo que busca por mudanças e por soluções para sua cidade, sua região ou seu bairro. Eleitores que buscam conhecer o histórico de seu candidato, levantar sua ficha e projetos e a partir daí depositam confiantes o voto, na urna. Mas é triste ver como ainda temos uma política tão manipulada, não, não estou falando do mensalão ou do julgamento histórico de seus envolvidos, falo da eleição que está ali, na escola que você votou a vida toda. Há muito a se fazer para que os justos sejam definitivamente eleitos, mas o importante é que o resultado tem sido cada eleição mais consciente. Vamos fazer uma conta bruta. Na capital paulista muito vereadores disputaram a eleição municipal para ocupar uma cadeira na câmara do município. Vendo ao humorístico, CQC pós-eleições é interessante ver as “figuras” que tentaram, e sem critérios de sensibilidade com o eleitor, expor sua imagem na busca de eleitores e fãs. Acompanhei diariamente o programa no rádio à noite na TV e a imagem conta, mas o que vale no final das contas são as propostas concretas de

governo. Felizmente tive o meu pai que se candidatou vereador pelo município de Quadra, e mesmo não sendo eleito, fui prova de como é bom fazer uma campanha transparente. Acho que o grande “X da questão” é legitimar suas ações por um atendimento ao povo, ouvir sentir a necessidade de cada um. Há muitas pessoas levadas por interesses pessoais e deixam-se comprar por bens financeiros,

mas meu povo. O que isso acresce a nossa sociedade? Apurando as cidades da região noto com verdade: o povo clama por mudança. Muitas mudanças nas estruturas municipais, quadros de cadeiras que se inovaram, mas ainda há muito a se fazer. Não basta eleger, temos que cobrar a partir de agora a esperança que colocamos na urna. Quantas vezes você foi a uma sessão na câmara da sua cidade? O seu

Nova visão

candidato eleito tem prestado contas do seu mandato? Cuide e zele para que o voto confiado seja valorizado. Eles estão lá, mas quem responsabiliza pelo trabalho somos nós mesmos. O resultado tem que acontecer, faça valer a pena. E para você que tentou e não rolou dessa vez, que venha 2016! Boa semana! E aos eleitos, bom mandato!

Rui Ramos Terra

Resmungar não faz bem a saúde Ás vezes tenho a sensação de que reclamar da vida virou uma rotina de desculpas ou mesmo do desfaçatez. Em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, encontramos pessoas reclamando do tempo, do salário, do trânsito, do alimento... Nunca nada está bom, há sempre um problema, uma crise acontecendo. E, se não ficarmos espertos, vamos ingressar no clube dos pessimistas. Será que as pessoas não percebem que, quanto mais resmungam, mais difíceis se tornam as coisas? Não se trata de enxergar o mundo colorido ou fingir que nada aconteceu ou pode acontecer, mas adianta reclamar de tudo e todo momento? Precisamos lembrar que as nossas palavras e pensamentos têm força. Quanto mais alimentamos

ideias negativas, mais elas crescem e se fortalecem. Talvez buscar nas adversidades o caminho da alegria, seria uma solução? Se daquele jeito está ruim, questione-se sobre o que você pode fazer para melhorá-lo. Ficar remoendo sobre o que está ruim não resolve a situação e ainda vem a prejudicar o seu bom humor, tornalo-lo (a) uma pessoa ranzinza. Cultive o bom pensamento e, estejam certo de que atitudes positivas são como o florecer de um belo jardim, ou mesmo como um novo sol de primavera iluminando os campos ao iniciar de um novo dia. Muito comum, é você fazer a sua tagarelice interna onde os pensamentos remoem para o lado bom ou mesmo para o lado

ruim. Permaneça em estado ALFA, ou seja, super alegre, feliz sem reclamar do mundo. Não desanime, perceba que não vale a pena externar a sua tagarelice interna, muitas vezes melhor será permanecer calado do que falar ou imaginar algo que poderá aborrecê-lo e, tornar o seu dia insuportável. Não espere envelhecer para ser mais tolerante compreensivo e paciente. Veja a analise sempre os dois lados da questão e livre-se das amarras. Afinal, nada é mais desagradável do que conviver com quem vive resmungando,lamentando e suspirando sobre o peso da vida que leva. O pior é que quanto mais você reclama e lastima, mais se entrega a esse vício de comportamento. Reclamar é perda de

Fala Padre

tempo e de energia, um desgaste emocional em propósito. Portanto, se algo na sua vida não estiver satisfatório, não esperneie, não resmungue, melhor será encher-se de forças positivas para encontrar um caminho de saída vitoriosa. Reclame menos e agradeça a Deus por todos os dias da sua vida. Agradeça pelos amigos, pela família, pelo emprego, pela alimentação por respirar melhor e por ainda encontrar certas dificuldades que servem como uma educação nos seus hábitos e, vá ensiná-lo a compreender melhor que caminho seguir. Melhor do que reclamar é declamar os bons momentos que se têm na vida. Cuide da saúde, cuide do coração, cuide do visual e da sua imagem pessoal. Procure por Deus e seja Feliz.

Perdoem pelo meu exibicionismo e que em raríssimas vezes é olhado por você, admirado nunca!, coitado vive tão longe daquilo que almejo tanto, você faz parte desse povo que amo de coração, pessoal amigo!, essa minha ausência eu nunca desejei em minha vida, no CESARIO LANGE eu gostaria de ficar pra sempre, queria vê-lo se personalizando nessa metamorfose progressiva, mas daqui, até acho que estou muito mais presente no município, do que seus próprios moradores, olhe o seu “ALIANÇA” de hoje, dentro dele pode existir um pedaço de mim, se você acha que essas coisas são apenas sonhos!, posso até admiti-los, mas eles foram vividos com toda a intensidade possível, por enquanto a minha coordenação tem sido normal, o que mando para o jornal é produto de qualidade, coisa sadia, pense comigo, “enquanto os continentes multiplicam seus paióis militares, cuja finalidade é destruir tudo, há um povo brincando com o esporte e essas fontes, mesmo custando caro, sempre serão bem-vindas, como aquelas acontecidas a pouco nos quintais da rainha, sabe-se que o atleta servia para encantar a nobreza e era dentro dos circos que tudo acontecia, até que os seus resultados deram certo e benza a DEUS, que eles continuem nos dando alegrias e essa enorme satisfação!”... Ótimo seria dar sumiços à todos os males, que definham a nossa Terra, que fôssemos mais libertos de certos compromissos, coisas que se ajeitam apenas para alguns, enquanto o resto fica “chupando o dedo”, há condições pra classificarmos esses tipos de coisas?, claro que sim e seria bom que começássemos tudo ontem, hoje já é tarde demais, ah!, por favor não maldiga o seu passado, suas raízes, um pouco de história nos ilude e faz bem, talvez nos tragam melhores esperanças, já que muitas delas se perderam nesses espaços sem fins, mas há outras tantas nos olhando, insistindo em nos apoiar e com muitas vantagens a mais... “O nosso Davi, o rei bíblico, ele em luta com os filisteus, usava apenas uma funda e uma pedra, do outro lado, um gigante de nome Golias, recebia os seus maiores aplausos, um vencedor nato, não precisaria de nenhuma arma, naquela movimentação de levantar poeira por todos os

lados, a platéia ficava endoidecida, cada segundo de luta definia uma situação tribal, Davi por certo estava sob uma forte proteção, certeiro como sempre, fez cravar no frontal do grande homem uma pedra, esse cai sobre seus pés, imediatamente, toma a espada de seu adversário e o degola, glorioso mostra o seu troféu esvaindo-se em sangue, pois bem, depois de milênios a coisa se repetiu, num 11 de setembro, sob mando de Bin Laden, ele apenas usando a sua genialidade, destruiu as Torres Gêmeas, em pleno centro de New York, demonstrou o quanto os assombros de um deserto são fluentes e capazes de liquidar qualquer tipo de inimigo, ele apenas usou de fanáticos, dentro de suas cabecinhas injetou céus e deuses brilhantes, tão obreiros e completamente funcionais, diferentes dos nossos, que nos espiam pelos seus orifícios, o homem das cavernas usou de estratégias, foi um mestre soberano naquele seu feito abusado, esse nosso camarada marcou a sua presença nesse mundo de DEUS, a invencibilidade da maior potência teve o seu dia de crise, levou a pior, pra liquidá-lo, norte-americanos tiveram que realizar um plano de ataque, fizeram tudo pelas costas, tiveram medo do frente a frente, pra mim foi uma grande decepção, um ato de covardia, no meu “CESARIO” o caso não teria tamanha projeção e tudo poderia terminar numa boa conversa, cantoria, cafezinhos e abraços”... Gente!, nós estamos contaminados pelas porcarias religiosas, políticas, sociais, militares, etc., ontem vimos a preocupação tão “santa” da Universal, é fantástico esse modelo e serviria de exemplo, mas sem ídolos, sem esse alternativo religioso de criar mais um “Vaticano”, coisa que não serve nem pra DEUS e nem pro diabo, basta desses insolentes movimentos, onde se coloca nosso “CHEFE” como prenda-maior, a finalidade é angariar o máximo de dinheiro nesse confuso materialismo, seus resultados não são os mais benéficos e tudo tende em piorar, aquela Torre de Babel só serve de apoio às nossas mentes tão poluídas, é um criar mórbido, material podre que se acaba com o tempo, o amor é um “inspirado divino” e que nos deve alimentar durante toda a vida e tenho dito.


Jornal Alinaça - Edição 506  

Cesário Lange