Page 1


Opinião

PUBLICAÇÃO

ALIANÇA ARTES GRÁFICAS LTDA.

Registrado no Cartório de Títulos e Documentos de Tatuí, sob nº 12216/97

Miguel Arcanjo Corrêa

COLABORADORES

Rua Pedro Miranda Campos, 891 - CEP 18285-000 - Cesário Lange - SP TELEFAX (15) 3246-1132 - e-mail: contato@jornalalianca.com.br JORNALISTA RESPONSÁVEL REG. MTB - 58.980/SP

Diléa Maria da Silva

Geraldo de Camargo Barros, Gilberto Radicce, Isabel de Miranda, João José Corrêa Sampaio, Pe. Luiz Carlos de Oliveira, Luiz de Almeida Marins Filho, Fernando Siqueira e Tiago Miranda.

REDAÇÃO - e-mail: atendimento@jornalalianca.com.br

PÁG. 02 JORNAL ALIANÇA

DOMINGO

13 DE NOVEMBRO DE 2011 opiniao@jornalalianca.com.br

Jaqueline Miranda e Dênis Ribeiro

ASSINATURAS E PUBLICIDADE - e-mail: publicidade@jornalalianca.com.br

Adilson Ap. da Silva

Todas as matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

FOTOLITOS

Editorial

Jardim em Perigo

Quando você planta uma mudinha de flor, qual é a sua primeira preocupação? Um bom jardineiro dirá que a primeira providência deve ser tomada antes do plantio, no preparo do terreno, escolha do tempo certo, etc. Mas a nossa pergunta é para você, pessoa comum, que não tem habilidades de jardinagem. Talvez, mesmo sem ser um profissional da área, você conheça algumas providências básicas para que a mudinha cresça e dê flores. Uma delas é plantar em terra fértil. Outra é cuidar para que o sol não a queime, a água não a apodreça, as pragas não a comam, as ervas-daninhas não a sufoquem. Certamente você não colocaria sobre a sua plantinha, algum veneno que pudesse matá-la, não é mesmo? Pois bem, fazendo uma comparação com a mudinha de flor e uma criança, podemos seguir o mesmo raciocínio. Se uma planta merece nosso cuidado, um filho merece muito mais. Mas, infelizmente, alguns pais, que não derramariam na planta produto que a destruísse, permitem que seu filho faça uso de um veneno que está cada vez mais popular entre crianças e adolescentes: o álcool. Alguns pais permitem, outros incentivam. Se você visse alguém derramando alguma substância nociva sobre a frágil plantinha, certamente diria: “isso é loucura!” No entanto, você vê um pai ou uma mãe dando bebida alcoólica à criança, e considera isso um fato normal. Estranho paradoxo, esse! Hoje os problemas decorrentes do uso de bebidas alcoólicas têm preocupado governantes e mui-

tos têm envidado esforços para conter essa epidemia. Afinal, esse é um problema que ameaça os valores econômicos, políticos e culturais da sociedade. Acarretam gastos com tratamento médico, internação hospitalar; provocam o aumento dos índices de acidentes de trabalho, de trânsito, de violência urbana, mortes prematuras, entre outros. É realmente uma catástrofe de grandes proporções, pois os prejuízos não ficam somente no campo da economia. Os danos morais e espirituais são ainda maiores. As perturbações da personalidade do usuário, as lesões afetivas causadas nos familiares, os afetos destruídos, as esperanças despedaçadas, os sonhos ceifados, a infelicidade... E assim, esse imenso jardim que poderia ostentar flores belas e perfumadas, apresenta flores amareladas, sem perfume, sem viço, sem esperança, de breve aparição no solo terreno... Os perigos advindos dessa substância nociva chamada álcool, espreitam em cada esquina... Os malefícios desse veneno vão destruindo a criatura lentamente, qual parasita que lhe rouba as forças e lhe impõe cada vez mais necessidade de uso... A ação devastadora dessa praga cruel é lenta, mas decisiva... E você, jardineira ou jardineiro a quem Deus enviou essas almas para fazê-las florir e dar bons frutos, certamente responderá, um dia, sobre a tarefa que lhe foi confiada. Pense nisso, e não perca nem mais um minuto, pois em um minuto a situação pode fugir totalmente do seu controle.

Rapidinhas Acostumados

Os motoristas de nossa cidade estavam tão habituados a subir a Rua Sete de Setembro que muitos nem se deram conta que agora aquela rua só é mão para quem desce. Não é raro ver motoristas andando pela contramão, principalmente os que saem da Rua Tiradentes. Parece que está difícil fazer o povo acostumar com as novas mudanças no trânsito de Cesário Lange, mas é preciso cuidar para que essa situação não acabe gerando acidentes. Mais atenção você que é motorista.

Tá convidado!

HONDA CB -300 R c/3600 Km 2011 - Preta

FORD FIESTA 1.6 FLEX 2005 - Preto

HONDA CG 150 TITAN KS 2008 - Preta

VW GOL CL 1.6 MI 97 - Azul

YAMAHA XTZ 125 E 2008 - Azul

VW FOX 1.6 ROUTE 2008 - Preto - Completo - 4 portas

HONDA XLR 125 ES 2001 - Vermelha

FIAT UNO MILLE SX YOUNG 98 - Vermelho - 2 portas

HONDA/ NX - 4 FALCON 2003 - Vermelha

VW SAVEIRO CL1.6 94 - Cinza

HONDA CG 150 TITAN KS 2004 - Verde

GM CELTA 2002 - Cinza

HONDA NXR 150 BROS KS 2006 - Vermelha

FIAT PÁLIO EX 2002 - Cinza

VW GOL 1.0 G IV 2008 -Prata - c/ ar cond. vid. Elet.

GM ASTRA GLS 99 - Azul

A saúde da população deve ser a prioridade de todo governo e órgãos responsáveis, no entanto, mesmo diante desta realidade, a Beneficência Hospitalar de Cesário Lange passou por grandes crises. Essas crises há algum tempo vem sendo sanada, com dificuldades, mas sempre tentando atender bem a população. Então agora é hora de retribuir e ajudar. Você pode colaborar comparecendo no evento em prol a entidade no dia 10/12, no Salão de festas da Igreja da Matriz. Compareçam!

Corrupção

Em Cesário Lange muitos políticos já estão se antecipando para as eleições 2012 de uma forma bem indiscreta. Hora do lucro para os bares e lanchonetes, que vendem bebidas e churrasquinho à vontade com toda a conta sendo bancada pelos futuros candidatos, que já estão tentando ganhar futuros eleitores. Essa situação é uma vergonha, mas já dura há séculos e é vista em todo lugar. Só falta a população perceber isso e dar um basta nessa situação, pois é por aí que começa a corrupção.

O culpado...

A população tem o hábito de cobrar das autoridades uma providência quanto às melhorias que precisam ser feitas na cidade, no entanto, esta mesma população não cuida daquilo que é seu. O córrego que passa sob a estrada que dá acesso ao Residêncial Dom Lázaro está extremamente sujo. A água está totalmente poluída, cheia de garrafas plásticas, sacos de lixo e até mesmo animais mortos. Nesse caso, não adianta cobrar das autoridades, temos que cobrar da população.

Por Diléa Silva

Reclama a toa

Ainda falando dos políticos corruptos, devemos lembrar aos nossos leitores, que só existem políticos corruptos, porque a população e principalmente os eleitores, em sua maioria, são corruptíveis. Não fique PARADO! OLHANDO TE ROUBAREM! A sua omissão é apoio a Corrupção, não adianta reclamar se na hora da ação, você com sua ausência apóia a Corrupção e às vezes acaba até votando nesse ou aquele candidato em troca de favores, reveja as suas atitudes.

Cada vez pior!

A poluição do Rio Aleluia está ficando cada vez pior e não vemos nenhuma autoridade cobrando a resolução desse problema. O cheiro insuportável e a su-jeira estão em toda a extensão do rio, inclusive embaixo da ponte que vai para o Bairro Aleluia e Turvo, tem lixo jogado por toda parte inclusive dentro da água que um dia foi cristalina e usada para beber e fazer comida. Parece que as águas do Rio Aleluia já não são mais as mesmas, e que nossa cidade está perdendo cada vez mais os seus tesouros.

Competência

A competência também deve ser avaliada pelo eleitor na hora de votar. Mas é importante lembrar, que essa competência não vem dos níveis de escolaridade. Sem defender o analfabetismo lembramos que muitos já foram eleitos com noções em disciplinas básicas apenas, mas fizeram muito pelo povo, enquanto que também tivemos no poder picaretas estudados, que compraram votos até não poder mais, para conseguir uma vaga pública e que não fizeram nada pela população.

Por prevenção

Os problemas com a dengue estão ficando cada vez mais frequentes, felizmente em Cesário Lange ainda não houve nenhum caso da doença, mas quem pensa que os focos estão longe da cidade está enganado, pois já foram encontradas várias larvas do mosquito em diversos bairros do município. A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Por isso faça a sua parte, não deixe água parada, pois esse é o principal criadouro do mosquito transmissor da doença.

Angela de Paula Olivieri Enfª Resp. VEVISA


Cidade 03

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO DE 2011

Saúde

Megaofensiva contra venda e consumo de álcool por adolescentes

Justiça

Cesário Lange se adapta as novas Cesário Lange leis antiálcool para menores de 18 deverá ter Vara Distrital A Cidade de Cesário Lange está começando a se adaptar aos novos padrões da nova lei antiálcool e nessa semana iniciou uma megaofensiva para combater a venda, fornecimento ou consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos em estabelecimentos comerciais. Segundo a responsável pela Vigilância Sanitária de Cesário Lange, Sr. Ângela Elizabete, como a lei ainda é recente, nesse primeiro momento, os Fiscais da Vigilância Sanitária estão levando informação e orientação aos estabelecimentos, mas a lei prevê multa salgada para quem descumprir a lei. Durante um mês os agentes percorreram os estabelecimentos em blitz educativas para orientar os proprietários e responsáveis, além de entregar material informativo sobre os objetivos da lei, que visa coibir o consumo precoce de álcool entre os adolescentes, reduzindo, desta forma, o risco de desenvolvimento de dependência. Bares, restaurantes, lojas de conveniência e baladas, entre outros locais, não poderão vender, oferecer nem permitir a presença de menores de idade consumindo bebidas alcoólicas no interior dos estabelecimentos, mesmo que acompanhados de seus pais ou responsáveis maiores

Cultura

de idade. A Lei Estadual n° 14.592 de 19 de outubro de 2011, determina sanções administrativas, além das punições civis e penais já aplicadas pela legislação brasileira, a quem vende bebidas alcoólicas para menores de idade. Está prevista a aplicação de multas de até R$ 87,2 mil, além de interdição por até 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, de estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo, em suas dependências, de bebida com qualquer teor alcoólico entre menores de 18 anos de idade em todo o Estado. Além de não vender, os comerciantes não poderão permitir o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes no interior dos estabelecimentos. Antes, se um adulto comprasse a bebida e repassasse a um menor dentro do bar, o proprietário do estabelecimento não tinha qualquer responsabilidade. A nova legislação paulista muda esse ponto e obriga o comerciante a pedir documento de identificação para realizar a venda ou deixar que o produto seja consumido no local. Essas medidas têm como objetivo evitar que adolescentes tenham acesso a bebidas alcoólicas, que podem

causar dependência, doenças, problemas familiares, violência, acidentes e mortes. A população poderá denunciar locais que estiverem infringindo a lei pelo número do DiskDenúncia, 0800 771 3541. Também será possível preencher um formulário no site (http://www. alcoolparamenoreseproibido. sp.gov.br/). No site oficial também é possível baixar avisos obrigatórios que devem ser afixados nos estabelecimentos, além de trazer informações sobre a lei, a campanha antiálcool, os males que o álcool traz à saúde, informações sobre as fiscalizações e as perguntas mais frequentes.

Fiscalização 500 agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do ProconSP foram especialmente treinados para garantir o cumprimento da nova lei. São 200 fiscais na capital e outros 300 na região metropolitana, interior e litoral. Até o início de 2012 outros quatro mil fiscais das vigilâncias sanitárias municipais serão capacitados pela Secretaria de Estado da Saúde para apoiar as inspeções. Caberá aos responsáveis pelos estabelecimentos demonstrar, sempre que abordado por agentes fiscalizadores, que a venda ou o consumo de bebidas alcoólicas no

local não fere a nova legislação, especialmente em relação à idade dos consumidores que no momento da fiscalização estejam fazendo uso desses produtos. Caso o estabelecimento se recuse a comprovar a maioridade das pessoas que estejam consumindo bebida alcoólica, estará sujeito a multa e interdição. Todos os fornecedores de produtos ou serviços no Estado deverão ter afixado avisos de proibição de venda, oferecimento e permissão de consumo de bebidas alcoólicas para menores de idade, com indicação da nova lei. Penalidades aplicadas aos estabelecimentos que descumprirem a nova lei: 1ª vez: multa que pode variar de 100 a 5.000 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), de acordo com a gravidade da infração e a condição econômica de cada estabelecimento, sendo aplicada em dobro em caso de reincidência; 2ª Infração: multa e interdição por até 15 dias; 3ª Infração: multa e interdição por até 30 dias; 4ª Infração: perda da eficácia da inscrição estadual no cadastro de contribuintes do ICMS (encerramento das atividades do estabelecimento). Por Diléa Silva

Art’ Movimento Balleteatro apresenta “A Bruxinha que era Boa”

Belíssimo espetáculo contou com sucesso de público na AMDAFAP

A

Art’ Movimento Balleteatro, esteve apresentando nos dias 19 e 20 de novembro, o espetáculo “A Bruxinha que Era Boa”, de autoria de Maria Clara Machado. A apresentação aconteceu nas noites de sábado e domingo no Centro de Capacitação “José Trevisan”, (antiga AMDAFAP) contando com auditório lotado. A peça infantil conta a história da Bruxinha Ângela. Uma bruxinha diferente das outras que frequentam a Escola de Maldades da Floresta e que estão sendo preparadas para serem as

piores-melhores bruxas e assim ganhar a tão sonhada vassoura a jacto. Caolha, Fredegunda, juntamente com Ângela serão avaliadas pelo Bruxo Belzebu Terceiro que escolherá a pior bruxinha de todas. Porém nem os conselhos e ensinamentos da Bruxa-Chefe ajudam a Bruxinha Ângela a ser uma excelente aluna e como castigo ela é presa na Torre de Piche. É nessa hora que ela conhece Pedrinho, um jovem lenhador que não se assusta com a aparência da Bruxinha Ângela e a ajuda a fugir do castigo e ganhar a tão sonhada vassoura à jacto.

A peça tem como princípio não julgar uma pessoa sem realmente conhecê-la e Pedrinho faz jus ao ditado de não julgar o livro pela capa, e sem olhar para o exterior da Bruxinha Ângela ele vê o interior e descobre, que essa bruxinha em sua frente, não é ruim, e sim uma bruxinha boa... é quando ele a nomeia de “A Bruxinha que Era Boa”. Ficha Técnica: Direção: Ana Érica Poles Assistente de Direção: Michel Navarro Sonoplastia: Ana Érica Poles Cenografia: Makan

Coreografias: Ana Érica Poles, Bruna Dante e Keila Fidelix. Preparação Vocal: Ana Érica Poles Preparação Corporal: Ana Érica Poles Figurinos: Vanusa Oliveira Assistente de Som: Renato Baroni. Contra-Regras: Everton Poles, Izolene Poles e Lia Batista. Equipe de Apoio: Marcelo Machado, Mariane Rossi, Mônica Machado e Giovana Almeida. Cabelos e Maquiagem: Andréia Dante. Por Diléa Silva

Ter um fórum em funcionamento na cidade de Cesário Lange está a um passo se tornar realidade. O governador Geraldo Alckmin sancionou na sexta-feira (6/10) a Lei Complementar nº 1149/11, que dispõe sobre a criação de cargos nos quadros do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Tramitando desde 2009 na Assembléia Legislativa, o projeto foi criado para atender a carência de funcionários que surgiu com a divisão Judiciária trazida pela Lei Complementar 877, de 29 de agosto de 2000, na qual segundo o Artigo 1º parágrafo IV ficou criada e classificada em primeira entrância, com uma Vara o Foro Distrital de Cesário Lange, para o município de mesmo nome, na Comarca de Tatuí. Com a publicação dessa Lei, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo deverá fazer a instalação da Vara Distrital em nosso município trabalhando em conjunto com a Prefeitura Municipal que deverá ceder espaço e as condições necessárias para instalação. Mostrando interessado pelo funcionamento da Vara em nosso município, na quarta-feira o Vereador Luciano César de Toledo esteve na Secretária de Justiça em São Paulo, representando o Prefeito Ramiro de Campos, onde realizou uma reunião com o Secretário Adjunto e com a equipe técnica de Engenharia

que fará um levantamento das medidas e condições necessárias para o prédio que abrigará a nossa Vara Distrital, assim como número de salas, equipamentos e funcionários que deverão ser disponibilizados pela prefeitura. Esse levantamento da equipe técnica deverá auxiliar a Prefeitura Municipal a dar sequência no processo de instalação da Vara, pois o Prefeito Ramiro de Campos espera o agendamento de uma reunião com o Presidente do Tribunal de Justiça, onde pretende comparecer com uma comitiva de Juízes, Deputados, vereadores e outras autoridades interessadas, portando também toda estrutura necessária apontada pelo levantamento já concluída, para facilitar ao máximo o andamento da instalação da Vara Distrital em nossa cidade. Segundo o Prefeito Ramiro de Campos, tudo que estiver em seu alcance será feito para garantir a instalação da Vara Distrital de Cesário Lange. Ele se colocou a disposição até mesmo em ofício encaminhado a Secretaria de Justiça logo após a publicação da Lei Completar n°1149/11. Com essas ações, Ramiro de Campos, quebra um velho estigma, o de que políticos não querem o Juiz e o Promotor por perto, demonstrando competência, coragem e visão de um futuro melhor para Cesário Lange. Por Diléa Silva.

Cultura

Cesário Lange é 2° Lugar no Cururu em Tatuí

A dupla de cururueiros Zé Vitanca & Zezão Neto esteve participando nos dias 17, 18 e 19 de novembro do III Torneio Estadual de Cururu realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, por meio do Conservatório de Tatuí. As cidades selecionadas para a primeira eliminatória, no dia 17, foram: Botucatu (Dito Moraes e Valdir Boiadeiro), Agudos (João de Lima e Belão), Porto Feliz (Nardinho e Gilmar Ignácio), Cesário Lange (Zezão Neto e Zé Vitanca). No dia 18, disputaram representantes do município de Pardinho (João Zarias e Limo Jacinto), Tatuí (Zacarias Camargo e José Pinto), São Manuel (Celso Martins e Maçarico) e Votorantim (Andinho Soares e Arlindo). Na final, disputaram os representantes de Agudos, Cesário Lange, Tatuí e Votorantim. Onde os Zé Vitanca e Zezão Neto conquistaram a segunda colocação. Os cururueiros Andinho Soares e Arlindo, representando o município de Votorantim, foram os campões em seguida Zacarias Camargo e José Pinto, de Tatuí, e João de Lima e Belão, que ocuparam a terceira e quarta colocação, respectivamente. A grande final aconteceu neste sábado (dia 19), no Teatro Procópio Ferreira. O Torneio Estadual Cururu visa a estimular a difusão do Cururu no Estado de São Paulo e pretende compor a integração

e a promoção do intercâmbio entre os cururueiros. Outro objetivo do evento é multiplicar o conhecimento e a divulgação da cultura popular do Estado de São Paulo, como forma legítima de expressão da música caipira, a ser preservada em nome da legítima e rica manifestação popular brasileira. O júri foi formado pelos importantes cururueiros Jonata Neto e Dito Carrara, além do professor e pesquisador das culturas populares do Brasil, Alberto Ikeda. A bancada avaliou itens como “Abertura”, “Interpretação”, “Afinação”, “Ritmo/Entrosamento com o violeiro” e “Presteza na resposta e na sequência do tema sorteado/ Respeito ao tempo delimitado”. Os cururueiros votorantinenses receberam R$ 1 mil. Prêmios de R$ 800, R$ 600 e R$ 400 foram oferecidos às duplas que terminaram em 2º, 3º e 4º lugar, respectivamente. Os quatro finalistas também receberam uma ajuda de custo de R$ 500. O Troféu “Pedro Chiquito”, em homenagem ao importante cururueiro, foi designado pela comissão julgadora do evento ao violeiro cesariolangense Zé Mulato que acompanhou com qualidade musical e dedicação, a dupla Zé Vitanca e Zezão Neto, também representando a cidade de Cesário Lange. Por Diléa Silva


04 Cidade

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO DE 2011

Oportunidade

Sindicato Rural encerra mais dois cursos

Programa Empresário Rural e curso de Pedreiro são encerrados O Sindicato Rural de Cesário Lange encerrou no mês de novembro mais dois cursos realizados pela entidade em parceria com o SENAR – Serviço de Aprendizagem Rural. O primeiro curso encerrado foi o de Pedreiro que teve início em agosto, contando com 12 pessoas. O Curso foi ministrado professor Felix Maximiliano Kriechle, Engenheiro Civil da cidade de Buri. Foram realizados quatro módulos com carga horária de 120 horas aula, entre teoria e prática. Foi encerrado também o curso de Empresário Rural, que contou com a presença de 20 participantes, com o professor Sr. João Emílio Filho de Botucatu. O programa teve início no mês de maio desse ano e foi realizado em 12 módulos, perfazendo a carga

Policial

Caminhão tomba na Rod. Castelo Branco

Um c a m i n h ã o b a ú d e Arapongas, PR, tombou na manhã desta quinta-feira (24) na rodovia Castello Branco, em Cesário Lange, interior de São Paulo. Segundo o motorista, um

horária de 148 horas aula. Para a cerimônia oficial de encerramento o Sindicato Rural e o SENAR, contaram

com a presença do vice-Prefeito Ronaldo Pais de Camargo, da Secretária da Educação Márcia Campos Trevisan do Secretário

dos pneus do veículo estourou. O caminhão estava carregado com móveis que seriam levados para a capital. O caminhoneiro não se feriu. A pista não precisou ser interditada.

da Agricultura Fernando Pedro Paulo Junior, que colaboraram para a realização desse Programa. Por Diléa Silva

Acidente entre moto e carro faz vítima grave

Cultura

Sindicato Rural encerra mais dois cursos

Programa Empresário Rural e curso de Pedreiro são encerrados Encerrando seu calendário de apresentações o Grupo Teatral Lange irá reapresentar nos próximo dia 04 de dezembro o espetáculo “O Casamento Suspeitoso”. A comédia teatral já foi apresentada na cidade no mês de outubro com sucesso e promete mais uma vez ter a casa lotada. A apresentação acontecerá no Centro Cultural José Trevisan

às 20h30. Fazem parte do elenco: Lauri Maciel, Luiz Fernando, Otávio Campos, Vyller, Edson, Guerra, Lais e Maria Carolina. Repleta de tramas, O Casamento suspeitoso, trata-se de uma comédia de costumes, onde o noivo, Geraldo, nem desconfia que Lúcia, sua futura esposa, se junta com a própria mãe Suzana

e o amante Roberto Flávio, para armar as escuras um golpe do Baú. Porém, Dona Guida, mãe do noivo, não tão certa da índole da moça - e desconfiada da armação -, conta com a ajuda dos empregados para impedir que o casamento se realize. A peça escrita originalmente em 1957, traz ao palco o universo criado por Suassuna com

muito bom humor e recheado de cenas típicas da obra do dramaturgo, que se caracteriza pelo verdadeiro “mergulho” nas origens culturais brasileiras. Durante a apresentação, o espectador é convidado, a utilizar a imaginação, o que faz da peça uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais da riquíssima cultura popular.

Um acidente envolvendo um carro e uma moto tirou a vida de uma jovem de 26 anos e deixou amigos e familiares desconsolados em nossa cidade. O desastre aconteceu na Vicinal Otávio Pilon por volta das 13h30 do sábado, 19 de novembro. As vítimas R.N. (26) e F.A.S. (22) seguiam de moto sentido Bairro Torninos no momento em que foram atingidos pelo veículo de S.T.S. (43 anos). Segundo a testemunha A.J.V. (45 anos) esposa de S.T.S, seu marido seguia sentido Centro x Fazenda Velha, quando olhou no retrovisor e não avistou nenhum veículo, então ele saiu com o carro para a direita da pista. Em seguida efetuou manobra para a esquerda no sentido Bairro Torninos, momento em que a moto já estava efetuando ultrapassagem do lado esquerdo. Os condutores tentaram ainda o desvio para evitar a colisão, porém não houve êxito. A batida acarretou na queda das vítima R.N. que não resistiu aos ferimento e veio a óbito em seguida e de seu noivo F.A.S. que ficou gravemente ferido. A PM foi acionada via 190 e no local dos fatos foram

informados que as vítimas já haviam sido socorridas e levadas para a Beneficência Hospitalar de Cesário Lange. O condutor do veículo e a testemunha prestaram socorro e aguardaram a chegada da Polícia no local do acidente. Em seguida eles foram levados para a Delegacia sendo que foi constatado que o mesmo não possui CNH e que os documentos do veículo estavam sem o devido licenciamento. O Delegado Dr. Ivan Agostinho Silva, após tomar ciência dos fatos elaborou o B.O. de Homicídio Culposo na direção de veículo automotor Art. 302 e um auto de infração por dirigir sem possuir CNH e conduzir veículo não licenciado. Segundo o Boletim de Ocorrências da Policia Civil leva-se a crer que o condutor do veículo deu causa ao acidente, sendo certo ainda que não era habilitado para conduzir veículos, entretanto, como autor prestou imediato socorro as vítimas, com fundamento no artigo 301 do Código de Trânsito Brasileiro, a Autoridade Policial deixou de efetuar a prisão em flagrante por crime de Homicídio Culposo. Por Diléa Silva

O 5º Batalhão de Policiamento Rodoviário promoverá em 30 de novembro de 2011 um encontro com motoristas que atuam no transporte de pacientes de diversos municípios da região. Na ocasião serão repassadas noções de direção segura (Direção Defensiva), legislação de trânsito, causas e responsabilidades em caso de acidentes (civil, administrativo e penal), além de cuidados com a saúde. O evento conta com o apoio das

Concessionárias CCR SPVIAS, Rodovias das Colinas e Rodovias do Tietê e além das palestras do Policiamento Rodoviário, haverá a participação de integrantes do Ministério Público e profissionais da área de saúde e transporte das Concessionárias. Informações complementares poderão ser obtidas pelos telefones (15) 3202-8829 ou 32028803 ou pelo endereço eletrônico 5bprvp5@policiamilitar.sp.gov.br.

PR promove 1° encontro da saúde


Cidade 05

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO DE 2011

EDITAL DE PROCLAMAS

Desenvolvimento

Sistema elétrico é ampliado na região de Ces. Lange

Liv., D-5, Fls. 187v termo N.º 3.217. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. JOSÉ ALVES DE ANDRADE e EMILIA RODRIGUES DE SOUZA. Ele, brasileiro, comerciante, solteiro, com 41 (quarenta e um) anos de idade, natural de Aiuába CE, nascido aos vinte e nove de dezembro de jmil novecentos e setenta (29/12/1970), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Dácio Vieira de Camargo Filho, n° 260 - Haras do Sul; filho de FRANCISCO ALVES DE ANDRADE e JOANA RAIMUNDA DA CONCEIÇÃO. Ela, brasileira, do lar, solteira, com 35 (trinta e cinco) anos de idade, natural de Campos Sales CE, nascida no dia vinte e sete de maio de mil novecentos e setenta e seis (27/05/1976), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Dácio Vieira de Camargo Filho, n° 260 - Haras do Sul; filha de RAIMUNDO RODRIGUES DE SOUZA e FRANCISCA DORA DE SOUZA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente para ser afizado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 18 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. _______________________________________________________ Liv., D-5, Fls. 187v termo N.º 3.218. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. ADILSON ANTONIO BOLONHA e PALOMA VIEIRA PINTO. Ele, brasileiro, auxiliar de produção, solteiro, com 28 (vinte e oito) anos de idade, natural de Tatuí SP, nascido aos vinte de dezembro de mil novecentos e oitenta e dois (20/12/1982), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Pará, n° 290 - Vila Brasil; filho ANELIO BOLONHA e JACIRA RODRIGUES BOLONHA. Ela, brasileira, estudante, solteira, com 17 (dezessete) anos de idade, natural de Cesário Lange SP, nascida no dia seis de agosto de mil novecentos e noventa e quatro (06/08/1994), residente e domiciliada nesta cidade, na Av. São Paulo, n° 151 - Vila Brasil; filha de CLAUDETE VIEIRA PINTO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente para ser afizado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 21 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto. _____________________________________________________________ _ Liv., D-5, Fls. 188 termo N.º 3.219. F-A-Ç-O saber que pretendem se CASAR e apresentaram-me os documentos exigidos pelo art° 1.525 n°s I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes. JOSÉ LUIZ ANTUNES MACIEL e IVETE APARECIDA GONÇALVES. Ele, brasileiro, comerciante, divorciado, com 51 (cinquenta e um) anos de idade, natural de Cesário Lange SP, nascido aos vinte e sete de setembro de mil novecentos e sessenta (27/09/1960), residente e domiciliado nesta cidade, na Rua José Maria Saturnino de Assis, n° 634 - Vila Nova Cesário Lange; filho de MÁRIO ANTUNES MACIEL e CÉLIA SOARES MACIEL. Ela, brasileira, do lar, solteira, com25 (vinte e cinco) anos de idade, natural de Cesário Lange SP, nascida no dia primeiro de setembro de mil novecentos e oitenta e seis (01/09/1986), residente e domiciliada nesta cidade, na Rua Salvador Antunes de Miranda, n° 45 - Bairro Aleluia; filha de JURANDIR BUENO GONÇALVES e ANACIR PEREIRA GONÇALVES. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei. Lavro o presente para ser afizado neste cartório no lugar de praxe e publicado pela imprensa local. Cesário Lange, 21 de Novembro de 2011. Oficial - Mauro Rodrigues Duarte - Substituto.

KIKURI ALIMENTOS LTDA, CNPJ 12.764.097/0001-07 ME, torna público que recebeu da Agência Ambiental - CETESB - Botucatu -SP, a licença de intalação (LI) n°64000049 - 19/08/2011, para frigorífico de frangos (sem abate), preparação de aves em pedaços, sito à estrada municipal Bairro das Partes, 361 - Porangaba - SP. PREFEITURA MUNICIPAL DE QUADRA

CNPJ 01.612.145/0001-06 Fone (15) 3253-1225 – Telefax (15) 3253-1162 E – mail: administracao@quadra.sp.gov.br R. DR. JOSE CARLOS DA SILVEIRA, 36 – JD. SANTO ANTONIO CEP 18255-000 – QUADRA – SP

CONVITE AUDIÊNCIA PÚBLICA EMENDA DE INICIATIVA POPULAR A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores do Município de Quadra - Estado de São Paulo, no uso das suas prerrogativas e, em conformidade com o Parecer Preliminar do relator-geral do Orçamento da União Federal para o ano de 2.012, convidam toda comunidade quadrense para comparecerem a audiência pública (aberta), para a definição de recursos a serem alocados no orçamento do Governo Federal para o ano de 2.012, através de iniciativa popular, com vista à seleção de ação na modalidade de aplicação 40 (municípios), no valor total de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). Data da Audiência: 29/11/2011 Horário: 19h30min horas Local: Câmara Municipal – Rua João Antonio Lobo, 662 – Quadra/SP Quadra, 22 de Novembro de 2011.

Carlos Vieira de Andrade Prefeito Municipal

José Erasmo Leite Presidente da Câmara Municipal

R$ 900 mil foram investidos na ampliação da subestação A Elektro está investindo cerca de R$900 mil na ampliação da subestação em Cesário Lange para acompanhar e contribuir com o desenvolvimento da região. Este investimento aumentará a flexibilidade operativa do sistema elétrico e a disponibilidade de energia elétrica para o acesso de novos cli-

Incentivo

entes. A subestação Cesário Lange (138kV) aumentará sua capacidade em 150%, passando de 12,5MVA para 31,25MVA através da instalação de um novo transformador de 18,75 MVA, o que beneficiará uma população de aproximadamente 30 mil pessoas nas cidades de

Cesário Lange, Quadra, Porangaba e Torre de Pedra. A ampliação desta Subestação tem seu término previsto para dezembro de 2011. A subestação, localizada as margens da Rodovia Prefeito Lauro de Almeida, SP 143, km 46, é monitorada em tempo real pelo Centro de Operação da Distribuição

(COD), que oferece mais confiabilidade na operação do sistema e manobras mais rápidas e seguras para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em casos de desligamentos. Fonte: Tatiana Martinelli - Assessoria de Imprensa Elektro. Foto: AI Prefeitura Municipal de Cesário Lange.

Atletas que se classificaram no JORI são recebidos pelo Prefeito

Quatro atletas representaram a cidade na 15ª Fase Estadual Antes de embarcarem para a participação na 15ª Fase Estadual do JORI – Jogos Regionais dos Idosos, os quatro atletas que representaram nossa cidade em São José dos Campos foram recebidos pelo Prefeito Municipal Ramiro de Campos, pela primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Noeli de Arruda Campos, pelo vice-prefeito Ronaldo P. de Camargo (Dinho) e pela

Assistente Social Bruna no Gabinete da Prefeitura Municipal, onde receberam os parabéns pela classificação conquistada na fase regional e apoio para disputar na Fase Estadual. A chegada das delegações em São José dos Campos aconteceu no dia 23 de novembro e a abertura dos jogos às 10 horas do dia 24 de novembro, na ADC Embraer. A cidade de Cesário Lange

se classificou para as modalidades Buraco com as atletas Sônia e Marly e na Dança de Salão com os atletas João e Olinda. A classificação final você confere na próxima edição do JA. O Jori é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte e Fundo Social de Solidariedade dos municípios

que sediam as etapas regionais ou a final. O evento tem como finalidade estimular a população idosa à prática de atividades esportivas. Ao todo serão 13 modalidades adaptadas a pessoas com mais de 60 anos – atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. Por Diléa Silva


06 Região

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO DE 2011

Quadra

CIA TEATRAL 4 CANTOS é sucesso com o espetáculo NELSON

Grupo da cidade mais uma vez mostrou um bom trabalho

Tatuí

Praça da Matriz ganha estrutura para o Coreto

A

N

o dia 18 aconteceu a cerimônia de premiação do 16º FESTIL (Festival Estudantil de Pindamonhangaba). Durante duas semanas a COOTEPI, recebeu em suas dependências diversos espetáculos em seus diferentes estilos e linguagens, dentre eles estava “NELSON”, espetáculo esse da Cia Teatral 4 Cantos da cidade de Quadra sob a direção de Benemari Sulivam. O grupo recebeu indicações praticamente em todos os prêmios na Categoria Adulto (Melhor Direção: Benemari Sulivam / Melhor Iluminação: João Guilherme Pires / Melhor Cenário: Benemari Sulivam), levando os seguintes títulos: MELHOR PESQUISA EM

OBRA (NELSON) / MELHOR MAQUIAGEM (Cia Teatral 4 Cantos) e MELHOR ATRIZ (Victória Leone). Mais uma vez o grupo leva o nome da cidade de Quadra com elegância, orgulho e sucesso. Quadra tem sido conhecida por todo estado de São Paulo e fora dele alias, por apoiar e incentivar as Artes Cênicas, trabalho que pode-se perceber na maturidade e brilhantismo do grupo, narrado em depoimento pelo jurado do FESTIL Victor Narezi em seu relatório: “Foi em grande estilo que nesse ultimo sábado, no 16º FESTIL de Pinda, a Cia Teatral 4 Cantos da cidade de Quadra apresentou o espetáculo, Nelson. Que grata surpresa nos

Laranjal Paulista

proporcionou o jovem professor e diretor Benemari Sulivam da pequena cidade com 3.500 moradores. Amadurecimento é a palavra que fica diante de tanta beleza e coisas boas que o grupo trouxe. Personagens bem costurados na proposta, bem cuidado, bem estruturado em pesquisa de linguagem e textual, um elenco afinado e muito consciente da responsabilidade que o texto exige, com belas imagens poéticas e de grande impacto visual. O elenco formado por 6 meninas mais o diretor, é equilibrado e intenso nas composições, fica claro a pesquisa que se reflete no trabalho, as cenas que dançam tango são lindas e intensas. A produção muito bela, bem

pensada, figurinos e maquiagens ricas visualmente, a luz cria uma atmosfera do espetáculo e apresenta belas imagens como a cena da abertura. Tudo isso é mérito de uma direção inteligente e de um grupo competente. Por fim é muito prazeroso ver esses jovens em cena, mais ainda com um profissional como o diretor, que se mostra preocupado com o conteúdo de seus atores. Muito bom saber que existe um grupo assim e que conta com tanto apoio da Cultura, Educação e do Prefeito. Parab éns.” (Victor Narezi - Jurado do 16º FESTIL/2011) Parabéns ao grupo que mais uma vez traz prêmios e leva o nome da cidade aos 4 cantos Fonte:CIA 4 Cantos

Novo CRAS no Bairro da Ponte

R$112 mil foram investidos na reforma e na ampliação do local

H

oje (18) às 17h00, a Prefeitura de Laranjal Paulista inaugura uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro da Ponte. Foram cerca de R$ 112 mil investidos na reforma e ampliação do local. Com esta

nova unidade, a Secretaria de Promoção Social e Desenvolvimento Habitacional irá descentralizar os serviços prestados, beneficiando moradores de diversos bairros, como Pedro Zanella, Residencial Domingos Castanho, Bairro da Ponte, Colinas do Laranjal, Alto dos

Laranjais I e II e Vila São José. Segundo o Prefeito Heitor, “essas e outras conquistas fazem com que Laranjal Paulista apresente resultados positivos e concretos de que muito vem sendo feito pela população. Este novo CRAS terá um impacto positivo em diversas famílias que serão

beneficiadas por seus serviços e profissionais. E temos muitos outros frutos que estão prestes a serem colhidos”. A nova unidade do CRAS receberá o nome da senhora Carolina Thomazeli Modanese, a “Vó Carola”, como homenagem à sua vida dedicada em ajudar o próximo. O local conta com instalações modernas, acessibilidade, equipamentos e cestos para a coleta seletiva. Neste novo espaço serão desenvolvidas atividades de atendimentos individuais com assistente social, psicólogo e outros profissionais; bolsa família, cadastro e atualizações; atividades grupais, palestras e cursos; atividades voltadas aos jovens, ação jovem, primeiro emprego, e a futura instalação ao grupo de idosos e gestantes. Na próxima semana, às 14h00 do dia 23 (quarta-feira), a Secretaria de Promoção Social e Desenvolvimento Habitacional realiza também a inauguração da reforma do CRAS da Vila Zalla. Maiores informações sobre as inaugurações ou serviços prestados pelo CRAS podem ser obtidos na Rua Guilherme Marconi, 39 – Centro, ou pelo telefone 3283-1714. Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa da Pref. Municipal.

s obras na Praça da Matriz andam em ritmo acelerado. Na última semana, aconteceu a instalação das estruturas do novo coreto e o próximo passo será a instalação da ilminação e a finalização do projeto paisagístico. A praça contará com sanitário público, com elevador para cadeirantes, chafariz e irrigação eletrônica. O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo visitou recentemente as obras e confirmou sua

inauguração para o início do mês de dezembro. O espaço público, que encontra em obras desde abril, está ganhando novas espécies de árvores, além do novo coreto. O trabalho de paisagismo da praça recebe orientação e apoio de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o projeto de reforma foi desenvolvido pelo arquiteto tatuiano Flávio Villa Nova. Fonte: Assessoria de Imprensa.

Boituva

Mais de 300 fizeram exame de osteorporose

E

ncerrou-se na última semana a Campanha de Ultrassonometria de Calcâneo, onde mais de 302 pessoas realizaram exames de pré-triagem para osteoporose no Centro de Especialidades. Destes, 265 eram mulheres, e 37, homens. Foram solicitadas 30 densitometrias ósseas gratuitas para os pacientes que apresentavam risco de Osteoporose, de acordo com a Secretaria de Saúde. Os exames, que já estão sendo agendados, irão confirmar se há ou não a presença da doença. Além disso, os pacientes cujos

exames indicaram perda de massa óssea (osteopenia) foram encaminhados para examinação médica. Uma nova campanha deverá ser agendada no próximo ano. Podem fazer os exames mulheres acima de 55 anos e na menopausa e homens acima de 65 anos. A Campanha de Ultrassonometria de Calcâneo é uma realização da Prefeitura de Boituva por meio da Secretaria de Saúde/Setor Projetos em Saúde. Fonte e foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Boituva


Região 07

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO DE 2011

Conchas

Cerquilho

24° Festival de Poemas da cidade mais uma vez é sucesso

Ziper na Boca no Cerquilhenses marcam presença 1º Encantando pelo segundo ano consecutivo Conchas

A Câmara Municipal de Conchas, juntamente com a Secretária Municipal de Esporte e Lazer realizaram na sexta-feira, 18 de novembro o evento cultural 1º Encantando Conchas, com a apresentação do Coral Ziper da

Boca da UNICAMP. O Coral fez uma belíssima apresentação e encantou o público presente. Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Conchas.

A Prefeitura Municipal de Cerquilho realizou na última sexta-feira, (18), a vigésima quarta edição do Festival de Poemas de Cerquilho- FEPOC. O evento trouxe ao palco as 20 poesias indicadas para premiação nas categorias composição e interpretação. Os vinte autores selecionados em composição no 24º FEPOC são representantes dos seguintes municípios: Rio de Janeiro/RJ, Sertãozinho/SP, São Roque/SP, Cachoeirinha/RS, Cerquilho/ SP, São Paulo /SP, Tatuí/SP, São J R.Preto/SP, Limeira /SP, Campo Grande/MS, Oswaldo Cruz/SP, Itararé/SP e Santa Rosa/RS. O evento aconteceu pelo terceiro ano consecutivo no Teatro Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sob organização do Departamento de

Guareí Tietê

Necessidades habitacionais são apontadas Uma pesquisa realizada com cerca de seis mil habitantes entre os dias 09 e 13 de maio deste ano teve seus resultados apresentados no salão nobre da Prefeitura de Tietê, com a presença de mu-nícipes e autoridades locais. O arquiteto Pascoal Guglielmi, da TECTON – Planejamento e Assessoria S/C Ltda, empresa responsável pela elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) di-vulgou os dados apontados pela pesquisa, mostrando uma série informações entre dados físicos e sociais, que revelam, por exemplo, o tamanho das famílias residentes em Tietê, seus rendimentos, condições do lugar que habitam e seu acesso a equipamentos e serviços públicos. Um segundo encontro está marcado para o dia 2/12, quando o arquiteto fará uma complementação dos dados en-contrados na pesquisa, para que posteriormente, dia 23 de dezembro, entregar o projeto concluído e assim Tietê possa receber verbas do Fundo Nacio-nal de Habitação e com isso, tra-balhar no sentido de construir moradias para a população. Os dados revelados pela pesquisa mostram uma demanda mínima de 834 moradias concentrando maior necessidade na região oeste da cidade. Dentro dessa demanda, verifica-se pelo levantamento, que 69% dessa po-

pulação reside em casas alugadas, enquanto que outros 24% moram em casas cedidas por outras famílias. Apenas 7% tem casas próprias. O Plano de Habitação é uma exigência do governo federal, tanto para os municípios como para os estados, para que possam aderir ao Sistema Nacional de Habitação, o que coloca o município em condições favoráveis de obter recursos federais e estaduais para implementar seus programas e projetos de moradia popular e deve ser concluído até o final de 2011. No encerramento do evento, o prefeito José Carlos Melaré aproveitou para agradecer o trabalho desenvolvido pelo arquiteto Pascoal Guglielmi e também aos presentes pe-lo interesse demonstrado com o andamento do Plano de Habitação, citando que seu grupo, sempre que esteve à frente da administração mu-nicipal, se preocupou com mo-radias populares, lembrando a implantação de bairros como COHAB, Povo Feliz, CDHU e Marimbondo. Ao concluir sua fala, o prefeito lembrou também que o recente episódio da rejeição, por vereadores da oposição, a projetos de desafetação de áreas para construção de apartamentos populares não desanima sua equipe no sentido de lutar por moradias.

Cultura e reuniu poetas, grandes compositores e intérpretes, além de estudiosos, educadores, pesquisadores, intelectuais, jurados, jornalistas, artistas, estudantes e grande público. A abertura do evento contou com a participação do dueto cerquilhense Elaine Barros e Giovanni. Com um repertório bem variado contemplou música internacional, anos 60, MPB, samba, sertanejo, sertanejo universitário e música italiana e agradou o público. No intervalo da apuração o FEPOC recebeu o grupo de Free Step Los Best Crazy (L.B.C.) e de Breakdance Instinto Urbano Crew (I.U.C.), que mostraram os estilos de dança que estão sendo aderidos por muitos jovens no Brasil inteiro e em Cerquilho também. Ressaltamos a belíssima

participação do Corpo de Baile de Cerquilho que chamou a atenção do público e também dos jurados de São Paulo, que teceram muitos elogios ao trabalho que esta sendo realizado no município, aos artistas da cidade que mostraram muito talento e a revelação de jovens intérpretes. O 24º FEPOC contou com os trabalhos, apoio e presença da C omissão de Júri de Composição: Poetisa Isabel Pakes Ferraz, Professora Maria Ivanete Grando Melaré e da Escritora Regina Célia Gaiotto Marcelino, com a Comissão de Júri de Interpretação: Poeta Ruy Silva Santos, 17ª. Tabeliã de Notas da Capital Jussara Citroni Modaneze e Do Diretor do Museu da Língua Portuguesa Antônio Carlos de Moraes Sartini, e da Comissão de Apuração do 24º FEPOC, presidida pela Professora e Poetisa Maria Augusta Amorim Nunes, que realizou a apuração ao lado de Marli Regina C. de Almeida, Sérgio L. Bueno e Débora R. P. de Castro Lopes. Os vencedores da categoria COMPOSIÇÃO foram: Primeiro lugar com direito ao prêmio de seiscentos reais, Poesia: Saudade da autora Maria Apparecida Sanches Coquemala do município de Itararé, que conquistou 28.10 pontos na classificação final e foi a grande vencedora na Categoria Composição. O segundo lugar e o prêmio de quinhentos reais foram conquistados pelo cerquilhense Lúcio Rodrigues Junior com

a poesia Meu Rio Tietê. A terceira colocação e o prêmio de quatrocentos reais foram para o autor da poesia: Arte contemporânea de Luis Antonio de Oliveira do município de São Roque/SP.Os classificados da quarta a vigésima colocação em Composição receberão certificado de Menção Honrosa pela participação. Os vencedores da categoria INTERPRETAÇÃO foram: O primeiro lugar e prêmio de seiscentos reais foram conquistados pela cerquilhense Estér Aparecida Moreira que interpretou a poesia Saudade (da Autora Maria Apparecida Sanches Coquemala do município de Itararé primeira colocada na Categoria Composição); o segundo lugar e prêmio de quinhentos reais foram conquistados por outro cerquilhense Valdinei Vicente do Nascimento que interpretou a poesia de sua autoria Testamento de Poeta (Poesia sexta colocada em composição); o terceiro lugar e o prêmio de terceiro lugar foram conquistados por Rosana Oliveira Diniz do município de Porto Feliz que interpretou Eu... Narciso... (Poesia de Ivan Vagner Marcon, quarta colocada em Composição). Os classificados em Interpretação da quarta a vigésima colocação receberão certificado de Menção Honrosa pela participação. Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Cabeceira da Ponte sobre o Rio Guareí, ao lado do frigorífico cede

Entrada de acesso ao Bairro da Floresta ainda está interditado

Desde 21 de novembro ficou interditada a estrada de acesso ao Bairro da Floresta, em razão de problemas apresentados na cabeceira da ponte sobre o Rio Guareí, próximo ao Frigorífico.

Foi percebido um buraco no meio da pista próximo a cabeceira da ponte, ao se verificar a sua base, foi constatado que estava assoreada, havia um enorme espaço oco.

Itapetininga

Aparentemente a cabeceira da ponte não tinha problema algum, mas devidos as fortes enchentes ocorridas no Rio Guareí a base de sustentação estava corroída, apenas uma

casca e que poderia ocasionar acidentes por desmonoramentos dos veículos que trafegam no local. Fonte: Jacutinga notícias.

Prefeitura realiza melhorias no serviço de transporte social

Regulamentação adequa o serviço a necessidade dos seus usuários A

Prefeitura de Itapetininga, através da Secretaria de Trânsito e Cidadania, vem realizando um trabalho de melhoria no serviço de táxi que é prestado ao Município. No s ú lt i m o s m e s e s , p or exemplo, a Administração efetuou o recadastramento e a regulamentação do serviço, que através da Lei Municipal nº 5.414 de 2010 e do Decreto

Regulamentador nº 764, 21 de junho de 2011, disciplinou o trabalho, executando diversas ações em benefício ao bom atendimento do público usuário. Para o Secretário de Trânsito e Cidadania, Coronel Josué Álvares Pintor, as ações foram necessárias para que essa atividade adquirisse uma característica distinta na prestação do serviço social com excelência, “Itapetininga é uma

das poucas cidades do estado e do país que possui este serviço. Essas mudanças se faziam necessárias tanto para o bom funcionamento do serviço em nossa cidade, como para a valorização dos profissionais que trabalham diariamente nas ruas”. Para profissionalizar e capacitar os profissionais, a Secretaria de Trânsito e Cidadania promoveu a capacitação para condu-

tores e proprietários de táxi. O curso de especialização foi ministrado durante 11 dias, com duração de 51 horas/ aula. Durante a capacitação, os motoristas assistiram aulas sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente, atendimento ao usuário, relacionamento interpessoal e contextos históricos de Itapetininga.


08 Região

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO DE 2011

Porangaba

Cidade sedia encontro Regional de Fundos Sociais do Estado

Evento reuniu representantes de diversas cidades da região

Porangaba

Cidade participa da 1ª tropeada Paulista

Durante reunião técnica com a Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo, o município de Porangaba confirmou sua presença na primeira tropeada paulista Botucatu-Sorocaba, do Circuito Cultural e Turístico dos Tropeiros. O evento será realizado no período de 20 a 27 de maio de 2012, e passará por Porangaba no dia 22 de maio. A reunião aconteceu na manhã do último sábado (19), no anfiteatro do Centro Cultural “Vereador Abílio São Pedro”, e contou com a presença do secretário executivo do Caminho Paulista das Tropas, Orailson Pereira, ligado à Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo. Também estiveram presentes representantes de comitivas e dos municípios de Botucatu, Pardinho, Bofete, Conchas, Cesário Lange, Ta-

P

orangaba sediou, na tarde da última quintafeira (17), o Encontro Regional de Fundos Sociais de Solidariedade do Estado de São Paulo. Rea-lizado pela primeira vez na cidade, o evento contou com as presenças de representantes das cidades de Piraju, Pilar do Sul, Ibiúna, Pereiras, Tejupá, Botucatu, Tietê, São Manuel, Sorocaba e Bofete,

além do Fundo Social do Estado de São Paulo. O encontro teve como objetivo a troca de experiências entre os municípios em projetos já desenvolvidos e ainda relatar apontamentos em projetos solicitados pelos municípios junto ao governo do Estado. Durante o evento, a assistente técnica 2 do Fundo Social de Solidariedade do Estado de

São Paulo, Marilena Camargo, falou sobre a importância do desenvolvimento de projetos para a melhoria da qualidade de vida da população e dos projetos Escola de Moda, que visa formar profissionais para a indústria têxtil, e Escola de Imagem, com foco na qualificação para o segmento de estética. Presente no encontro, a primeira-dama de Porangaba,

tuí e Porangaba. Ao longo do encontro foram definidos os roteiros das tropeadas que integram o Circuito Paulista das Tropas Itararé – Sorocaba. As tropeadas têm o objetivo de resgatar a cultura e a tradição tropeira do interior paulista. Para o prefeito de Porangaba, Luiz do Deraldo, “estar entre os municípios que receberão o evento é contar a história da fundação do município. Esse evento é um presente para nós, pois Porangaba, que no início de sua história serviu de pouso para os tropeiros, poderá vivenciar novamente a experiência com o cavalgar das tropas e festejar a cultura e a tradição de nossa gente.” Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Porangaba. Foto: Adriano Viega.

Rita Cássia, agradeceu a presença de todos e apresentou as ações sociais desenvolvidas no município pelo Fundo Social em parceria com a Prefeitura. “A c r e d i t a m o s n o p o d e r transformador das ações de solidariedade para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. É com essa crença que cada vez mais pensamos em novos projetos para os porangabenses”.

Prefeito da Coral de Vozes do Sindicato Rural cidade recebe faz sua primeira apresentação homenagem O prefeito de Porangaba, Luiz do Deraldo, foi homenageado pelo Caminho Paulista das Tropas, no último domingo (20), durante a 3ª Prova de Marcha de Muares e Equinos, realizada no Centro de Lazer e Exposições Luis Uliana (recinto da FAIT), em Tietê, com o diploma de Honra ao Mérito Tropeiro. A homenagem, concedida a Luiz do Deraldo pelo secretário executivo do Caminho Paulista das Tropas, Orailson Pereira, pelos relevantes ser viços prestados à cultura tropeira na região, enaltece a dedicação e o empenho do prefeito na luta do resgate da raiz tropeira. Ao receber a homenagem

N

a noite da última quinta-feira, 3 de novembro, o Sindicato Rural de Porangaba e o SENAR – Serviço de Aprendizado Rural, realizaram a primeira apresentação do Coral “Dr. Lenny Pereira Sant’anna” do Sindicato Rural de Porangaba e SENAR, montado pelas entidades por meio de um projeto de formação de coral dos módulos I, II e III, desenvolvido pelo Sindicato de Porangaba.

Composto por 30 integrantes e sob a regência da maestrina Karin Vercellino, professora do Conservatório Musical de Tatuí, o coral emocionou e arrancou aplausos do público, que lotou as dependências do anfiteatro do Centro Cultural “Vereador Abílio São Pedro”, para assistir a apresentação, que trouxe em seu repertório que mesclou músicas populares e sertanejas, as quais contaram com a participação do Coral Rural do Divino Espírito

Santo, da cidade de Quadra e dos violeiros Lycério Generoso e Sidnei, do grupo de Viola “Som da Terra”. Além do público presente, o evento contou também com as presenças do prefeito de Porangaba, Luiz do Deraldo, da primeira-dama, Rita Cássia, do maestro Lázaro Nogueira “Pingo”, do padre Antônio Roberto Rodrigues, da Paróquia de Santo Antônio e do diretor do sindicato rural de Porangaba,

Horacio Toshio, que em nome do presidente do sindicato, João Batista de Barros, agradeceu a todos pela presença e falou da luta para montar o coral, num processo que levou pouco mais de dois meses. Ainda sobre o projeto, Horacio salientou que ainda existem 10 vagas a serem preenchidas e, que os interessados devem procurar o Sindicato Rural para mais informações. Fonte: SRP

d a s m ã o s d o d i re t or d a Associação do Tropeirismo Raiz de Porangaba, Bernabé Gastão, e do chefe de divisão de Cultura e Turismo da prefeitura, José Domingos Machado, o prefeito Luiz do Deraldo falou de sua alegria em receber o diploma. “É uma satisfação muito grande poder, por meio desta homenagem, representar todos aqueles que batalham pelo resgate da cultura tropeira de nossa gente. Embora esteja em meu nome, esta homenagem é de todos os porangabenses”. Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Porangaba. Foto: Adriano Viega.


JORNAL ALIANÇA

Política 09 DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO DE 2011


10 Esportes DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO DE 2011

JORNAL ALIANÇA


Opinião 11

JORNAL ALIANÇA

DOMINGO, 27 DE NOVEMBRO DE 2011

Motivação

Eu sou assim mesmo Ele não participava, não colaborava, não ajudava seus colegas de trabalho. Terminava a sua tarefa e ficava parado aguardando a hora de ir para casa. Um dia, chamei esse funcionário e perguntei a ele por que ele agia daquela maneira tão individualista. Então ele me respondeu: “Eu sou assim mesmo”. Ela chama a todos de ignorantes; falava mal de todo mundo; agredia verbalmente as pessoas. Subordinados chegavam a chorar ao serem chamados a atenção a por ela, nossa gerente de produtos. Perguntei a ela o motivo de tanta agressividade. Ela respondeu-me: “Eu Sou assim

mesmo”. Nos dois exemplos acima, todos reais, o final foi que ambas as pessoas perderam seus empregos. Se elas eram “assim mesmo” e não estava dispostas a mudar, nossa empresa também não sentia nenhum compromisso em aturá-los. As duas eram competentes do ponto de vista estritamente profissional. Mas eram totalmente “incompetentes” do ponto de vista social e emocional. E, numa empresa, na vida em sociedade, não basta ser um individuo competente; é preciso ser alguém sempre pronto a colaborar, participar, opinar. Pessoas individualistas que

não se comprometem com a empresa como um todo, não tem sucesso pessoal, nem profissional. Se elas dizem “ser assim mesmo” e não suportar ignorantes ou trabalhar em times é importante lembrar a essas pessoas, quer as outras pessoas também não tem obrigação de suportar sua arrogância, seu egocentrismo, seu mau humor. Há pessoas que ainda acham bonito dizerem ser “autenticas” sendo que, na verdade, são é mal educadas, grossas, egocêntricas, mal humoradas. Essas pessoas não se apercebem do ridículo que fazem quando deixam de dominar seus comportamentos anti-

O Pensador

O sensual JAZZ O Jazz surgiu nos Estados Unidos nos fins do século 19. É mérito da cultura negra naquele país. Barbaramente explorados pelas elites brancas, os escravos negros mantinham um mínimo da sua dignidade apelando para suas tradições culturais, entre elas o ritmo de sua música tribal, diferente do que o ocidental conhecia como música. Mas através de uma mútua assimilação, o Jazz tornou-se um criativo encontro dessas musicalidades. Ouvir Jazz cadenciado pelo

contra-baixo é sensual. Essa cadência moderou o ritmo solto da música tocada nas tribos africanas e incorporou a musicalidade ocidental. E abriu espaço para que o branco aceitasse a sensualidade do Jazz. Desde essa concessão mútua, o Jazz aprimorou sua musicalidade, abriu novos caminhos, evoluiu com a contribuição de talentosos compositores e intérpretes, até tornar-se um gênero musical mundialmente admirado. É evidente que, como a

nossa Bossa Nova, o Jazz não tornou-se ritmo das massas, pois estas têm uma predileção pela música de baixa qualidade. Mas, durante décadas, empolgou o público mais exigente e qualificado para ouvir música de qualidade. Depois de sua fase clássica, o Jazz encontrou outras vertentes e criou novas expressões. Continua sendo a música do publico selecionado, embora menos tocada nas rádios do que em épocas anteriores. Com a nefasta colaboração dos locutores e divulgadores

Novas constelações amor. O amor é um extremado sair de si, como aconteceu em Jesus, que deixou a aparência da Divindade e assumiu a condição humana, sem deixar de ser Deus (Fl 2,6). Todas as pessoas que fazem o bem pelo mundo esquecem-se de si e vivem para os outros. São elas, as pessoas que se dedicam ao próximo, sem egoísmo, sem ganância, sem exploração, sem maldade. Isso acontece no mais humilde serviço até o mais alto grau de participação na sociedade. O que dá valor e peso à pessoa é sua capacidade de deixar Deus agir nela e através dela fazer o bem aos outros. Isso faz a diferença, pois, a maior arma de destruição de todos os tempos e que se renova com as novas tecnologias é o egoísmo. Este é o contrário de tudo o que seja santidade, mundo novo e tudo o que de bom Deus nos deu ou fizemos. Transformação O crescimento espiritual de uma pessoa é um mistério profundo da ação do Espírito Santo. A grande descoberta espiritual que estamos fazendo em nosso tempo, o que houve em certas épocas é o aspecto transformante da vida em Deus, a vida espiritual. Esta não é simplesmente um acúmulo de atos espirituais, princípios, atitudes, mas a transformação de nosso ser, participando mais da vida de Deus. As orações, meditações,

atividades espirituais e caritativas são resultado da vida íntima com Deus. Todos têm essa vida. O que é necessário é a consciência do que somos e temos para produzir os frutos. A meta é ser como Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. A minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus” (Gl 2,20). Sal é bom Neste universo maravilhoso há sempre estrelas novas brilhando no firmamento de Deus. Não podemos esquecer que o maior serviço a prestar

Fala Padre

Geraldo de Camargo Barros sociais e pior ainda, quando não fazem esforço algum para mudar. Como é você? Você colabora? Participa? Procura ser uma pessoa gentil, polida e educada? Você é visto como alguém realmente comprometido com sua empresa, com as suas marcas, com seu departamento ou seção, com os seus colegas? Ou é daquelas pessoas que se acham as melhores, as maiores, as mais inteligente e até as mais injkustiçadas? Nesta semana pense nisso! Boa Semana. Sucesso,

Gilberto Radicce

Refletindo O telescópio espacial Hubble tem trazido maravilhas do universo estelar. São constelações que encantam pela beleza. Olhando as pessoas, vemos as que nos encantam seja pelo que fazem, seja pelo que são. No mundo atual, onde há diversidade de pensamento, sabemos que há grandes valores em todas as pessoas. Saindo de estereótipos que querem engessar tudo e todos, podemos visualizar um jeito novo de se viver a santidade. Ela não está restrita somente a um tipo de Igreja, mas está aberta a todo aquele que faz, o bem, vive o amor e pratica a justiça. Não muda a doutrina, mas abre a maior compreensão. A santidade das pessoas era aceita só de acordo com determinado figurino. O figurino mostrava o que era a característica do santo. Muda o figurino, mas não a pessoa. Uma característica necessária é a busca do bem. O Bem é Deus. Quem se interessa pelo bem, está buscando Deus. Essa busca de Deus, como diz Paulo, acontece porque somos alcançados por Deus (Fl 3,12). Deus nos encontra e começa o processo de transformação de nossa realidade na participação de sua Divindade. A busca do bem só acontece quando vivemos o amor. Deus é amor (1Jo 4,16). Quem ama vive em Deus e Deus nele. Não há amor, que não seja divino. Se for amor é divino. Se não é divino, não é

Luiz Almeida Marins Filho

de música comercial para as massas, o Jazz perdeu espaços importantes na mídia atualmente. É uma questão de cultura massificada. Mas os amantes do Jazz encontram na internet um poderoso aliado para ouvir e divulgar o Jazz. E sua divulgação é uma exigência da modernidade, pois o Jazz é moderno porque é sensual, como a pintura de Picasso

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

à humanidade é manifestar a presença de Deus com nossa vida. Certamente que há muitos que pensam viver sem Deus e não precisam Dele. Não queremos pessoas que tenham uma fachada religiosa, mas que tenham união com Deus através de sua opção e suas atitudes. Essa transformação interior será de grande valia para a humanidade e será sua transformação. Em nosso céu há estrelas que ainda não mostraram seu brilho. Há flores em nossos jardins que não desabrocharam. Precisamos é abrir-nos para que Deus seja tudo em todos (1Cor 1,15,28).

Temos a incumbência de sondar o máximo de assuntos, o nosso leitor merece tais regalias e nós sentimos um prazer enorme em destacar aquilo que mais amamos, “o saudoso de nossas vidas”, nos perdoem se há muitas buscas dentro de nosso passado, nele estão contidas todas as nossas inspirações, não é fácil mexer com os sentimentos e é muito bom quando eles nos aparteiam, essas conjunções sempre serão bemvindas. Ontem depois daquele meu balanço diário, sob a serenidade de meus ânimos, toda reflexão voltou-se aos incidentes que a nossa Terra sofre, eu diria que eles não estão acontecendo por acaso, há um grande perigo rondando os nossos limites. Há quanto tempo deixamos o nosso temperamental tomar conta de tudo, sobrevivemos abaixo de nossas regras, chamamos de lei e até criamos uma bela senhora de olhos vendados, com uma espada na mão, coisa tão estranha, mas acertamos em cheio o significado da coisa, “se abre a visão para condenar a raspa do tacho, os menos favorecidos, os mais humilhados pela nossa sociedade, para os demais não se tira a venda e a boca se cala”, o que criamos como política, religião, etc., dando soberania aos nossos conceitos. Foram péssimos resultados colhidos, “é conveniente que paremos essa máquina enquanto houver tempo, deixemos o seu breque de mão bem puxado, até que o motor se esfrie, caso contrário poderá existir uma grande explosão e nem o cheiro do planeta ficará como testemunho”... Nesse meu relato, não há preocupação nenhuma de colocar o medo como uma prevenção, mas se ele existir já é um bom princípio, o direto ao assunto é uma necessidade, o grande MATEMÁTICO quando pensou em sua construção, colocou cada coisinha no seu devido lugar, tudo teve o seu peso, sua medida e o seu prazo de vencimento, na sua engrenagem tudo têm que funcionar corretamente, eu não tenho nem condições de pensar sobre o assunto, mas como se pintou um “DEUS” sem nunca Tê-LO visto? Já era tempo de deixar esse nosso JESUS CRISTO sossegado, não bastou tiráLO de nossa circulação, daquela trucidação restou um figurativo e é dele que se criam verdadeiros espetáculos, nossos artistas dão ênfase aquele hediondo crime e ainda cobram pelo show, uma “santa vergonha” que devería-

mos esquece-la por todo o sempre de nossa vida... É preciso desenvolver com aptidão esses assuntos pertinentes à esse HOMEM-MAIOR, o que se tira de proveito de nossos líderes, é o comumente cinismo de representar aquilo que não é, eu diria que a grande culpa cabe à nós, que vemos e sentimos seus dramas acontecerem à nossa frente e mesmo assim, damos o nosso apoio, os evangelhos tão bem infiltrados dentro de nossas comunidades, tornou-se o argumento maior nessa negociata sem limites, como seria o papel da cristandade sem essa vinda do “SALVADOR” e todo o seu histórico cheio de coisas imagináveis, como seriam as nossas igrejas sem aquele linguajar dos versículos, fascículos, a bem da verdade, os evangelhos trouxeram sombrios encantos aos seus manipuladores, aliviam so-bre maneira o seu financeiro e permite que as arrogâncias continuem... Absurdas!, são todas aquelas organizações, associações, credos, etc., que se fundaram através de seus dogmas, um enfeitiçado labirinto de segredos, códigos, mistérios, um instrumental quase que sagrado e grandemente venerado, uma loucura total! Muitos se acham como os mais protegidos, se admiram pelas graças recebidas e dizem que o seu lugar no céu está reservado, gente! Veja e sinta se essa conversa cabe nesse século XXI, admito que na IDADE MÉDIA o papo até poderia dar uma bela história, como tantas ouvidas nos interiores das igrejas, nossas mentes deveriam estar bem conceituadas às do CRIADOR, hoje os nossos meios de comunicação são tão rápidos como a nossa imaginação e o que se nota é um regride constante, eu leio o suficiente para que o encaixe dentro dessa moldura seja perfeita, quando há dúvidas não me atrevo a entrar no mérito da questão, procuro aguardar os ensinamentos posteriores, essas luzes existem e não podemos ignorá-las, não sei em que tempo houve essa transformação dentro de mim. Posso-lhe garantir que ela caiu-me tão bem, à minha única riqueza está exclusivamente na busca do amor, esse DEUS já era conhecido bem antes de meu nascimento e tenho a grande honra de tê-LO como o meu principal inquilino, para o cristão, só isto basta, por que razão devo encher-me de tantas fantasias?


Jornal Aliança - Edição 462  

Cesário Lange

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you