O poder do post

Page 100

97

[...] se identificar com um blog é ao mesmo tempo se identificar com a blogueira que o atualiza, com seus gostos pessoais e com o seu estilo de se vestir, quase como se fosse uma amiga há séculos, que entendeos seus problemas e quer ajudar de forma a criar um mundo de intimidade com cada leitora, individualmente. (PROCATTI, 2011, p. 13).

Sob a ótica de Netto (2007), mesma as mais blogueiras mais famosas costumam ser pessoas acessíveis, flexíveis e “declaradamente parciais (em teoria, não escondem um jabá em um post de opinião)”. Para ele, o fato dos blogs permitirem a participação ativa dos leitores, seja “colaborando, criticando, acrescentando conteúdo, citando outras fontes, corrigindo o autor em algum ponto ou pedindo elucidações” o torna uma ferramenta social por meio do qual faz-se amigos. “E quem não confiaria na opinião de um amigo ao elogiar um determinado produto, marca, conceito?”99 “Quanto mais "simpático", mais espontâneo, for o jeito de escrever da(o) blogueira(o) mais confiança passa, como que numa 'conversa de amigas'. também considero o layout do blog, quanto mais bem cuidadinho, quanto mais pessoal parecer, mais segurança me passa.”(R67). “[...] e o mais importante: a pessoa ao ler um blog tem que sentir como se estivesse conversando com um amigo sobre determinado produto pois acredito que dessa forma a coisa fica mais pessoal e mais intima gerando uma credibilidade maior.”(R121). “Linguagem espontania (sic). E quando a leitora se sente amiga da blogueira.”(R22). “A maneira da blogueira escrever e de se expressar na maioria das vezes me identifico como se fosse uma amiga.”(R172). “Costumo observar se a autora do blog é uma pessoa que realmente se importa com o público e que "é gente como a gente", mostrando vídeos, falando de forma natural, como se fosse uma amiga dando conselhos normais. A frequência com que leio o blog, devido ao fato dele ser interessante ou não, também ajuda muito para torná-lo confiável, assim como a qualidade das fotos, o estilo delas e tudo mais, não sendo também algo surreal!”(R206). “Ele tem que ser mais pessoal, falar mais do dia a dia da blogueira, pra que eu me sinta a vontade de acompanhar os posts e sentir mais confiança quando ela fala de algum produto..sendo pessoal também, a gente acompnha as tendencias mais no dia a dia sem ser aquela coisa muito marcada de catalogos, e a gente se inspira na hora de comprar roupas também!”(R280). 99

Informação disponível em <http://tecnocracia.com.br/204/etica-responsabilidade-ehumildade-credibilidade/>. Acesso em: 21 out. 2011.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.