16 jrg 10 2014

Page 1

JRG

O Jornal do Rômulo Galvão DIREC 29

Jornal dos alunos da Oficina de Rádio e Jornalismo Escolar - Elísio Medrado / BA Outubro - 2014 nº 16. OFICINA DE KARATÊ

EDITORIAL

Amigos leitores, convidamos vocês a mergulhar nesse mundo de informação. Esta é a nossa 16ª edição do JRG, trazendo uma diversidade de notícias: Projetos Estruturantes, 4ª Feira de Ciências, Olimpíada da Língua Portuguesa, Bazar Solidário,1º Intercâmbio do Programa Mais Educação, Oficina de Karatê, Visita do Planetário da UFRB e produções textuais dos alunos. .

Os alunos da oficina de karatê do Programa Mais Educação participaram do campeonato baiano de karatê no mês de agosto na cidade de Santo Antônio de Jesus e conquistaram 15 medalhas. E no mês de setembro participaram do Campeonato Nacional de Karatê na cidade de Natal-RG. A equipe conquistou 19 medalhas. A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores homenagearam o prof. Adelmo e toda equipe com uma sessão solene.

VISITA DO PLANETÁRIO DA UFRB

No dia 05 de setembro, recebemos a visita do Planetário da UFRB do pólo Amargosa. Essa parceria da UFRB com o Colégio Rômulo causou um grande impacto na vida dos alunos. O resultado não poderia ter sido outro: os alunos ficaram atentos do início ao fim da apresentação e se empolgaram com o conhecimento adquirido.


JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

2

BAZAR SOLIDÁRIO No dia 30 de agosto, foi realizado, no Colégio Rômulo, o tradicional bazar solidário. Alunos, professores, gestores e funcionários doaram sapatos, vários tipos de agasalhos que foram doados à comunidade carente.

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Secretaria Municipal de Educação de Elísio Medrado promoveu um evento de encerramento da OLP. Contaram com a participação dos professores, alunos, gestores e todos os colabooradores que estiveram envolvidos com a olimpíada. Os participantes receberam medalhas e certificados. Confira os trabalhos selecionados na etapa municipal. Artigo de opinião: ‘’Elísio Medrado, Paraíso dos Paredões’’, autoria do aluno Jean da Silva Oliveira, 3º ano Ensino Médio Inovador. (Colégio Rômulo Galvão). Memórias: ‘’Saudade da Minha Infância’’, autoria da aluna Queila dos Santos Andrade, 8º ano do Ensino Fundamental. ( Colégio Rômulo Galvão). Crônica: ‘’Um Amor Complicado’’, autoria da aluna Bianca Argolo, 1º ano do Ensino Médio Inovador. ( Colégio Rômulo Galvão). Poema: ’’Terra Querida’’ autoria do aluno Mateus Barreto dos Santos. 5º ano do Ensino Fundamental. (Escola Sandoval Santa Cruz).


JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

3

1º INTERCÂMBIO ENTRE ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Elísio Medrado promoveu no dia 25 de setembro, na quadra poliesportiva da cidade, o 1º Intercâmbio entre alunos do Programa Mais Educação do Município de Elísio Medrado (rede municipal e estadual) e do município de Santa Terezinha. A iniciativa teve como objetivos: promover a troca de experiência entre alunos, professores e gestores, além de oportunizar às crianças e jovens uma tarde cultural e prazerosa através da socialização das experiências exitosas. A programação foi idealizada e coordenada pela professora Carmem Barreto juntamente com os professores e gestores dos municípios e escolas envolvidas. O Colégio Rômulo Galvão marcou presença com apresentação das oficinas de karatê e FUTSAL. Os atletas do FUTSAL do Colégio Rômulo se consagraram campeões.


4

JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

PROJETOS ESTRUTURANTES ETAPA ESCOLAR

No dia 12 de agosto, foi realizada no Colégio Rômulo, a culminância dos projetos estruturantes: AVE, TAL, PROVE, FACE e EPA . Classificação: PROVE: 1º lugar- ‘’A Magia da Comunicação na Descoberta de Vida.’’ Alunos: Jamile Cruz, Ana vitoria Santos, Mileyde Santos, Flávia Brito e Cleiton de Jesus. 2º lugar- ‘’Ser Jovem.’’ Alunos: Diego Brito, Maria Rita Argolo e Iuri Brasil. EPA: 1º lugar-´´Engenho do Seu José.’’ Alunos: Diego Almeida, Gustavo Miller, Maria Rita, Samuel Maia e Luna Souza . FACE: 1º lugar-´´Transição de vida.’’ Aluna: Mileide Santos 2º lugar- ´´Belezas da Bahia``Aluno: Carlos Silva 3º lugar - ´´Canto do Sertão.’’ Aluno: Cleiton de Jesus e ´´Cantando a Bahia`` da aluna Marta Maria. TAL: 1º lugar-´´Procuro Explicações.`` Aluna: Jamile Cruz 2º lugar-´´Ele Bê.``Aluno:Diego Brito e Nara Galiza 3º lugar- ‘’Realidade das Ruas’’ Aluno: Carlos Silva AVE 1º lugar- ‘’Viva o Povo Brasileiro.’’ Aluno: Elizael Santos Teixeira. 2º lugar- ‘’Céu Negro.’’ Aluna: Paloma Santos Castro 3º lugar - ‘’Humanismo Tecnológico.’’ Aluno: Cleiton de Jesus.


JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

5

4ª FEIRA DE CIÊNCIAS E 6ª MOSTRA DO CONHECIMENTO

No dia 05 de setembro, aconteceu no Colégio Rômulo, a 4ª Feira de Ciências e 6ª Mostra de Conhecimento. Foram apresentados três projetos: ‘’Hidracoco: Hidratante a base no leite de Coco’’ de autoria dos alunos: Isaías Santana Neto, Davi Barreto e Miguel Argolo; ‘’Inseticida Natural com Base na Folha de Abóbora’’ de autoria da aluna Nara Galiza; ‘’Sistema de Irrigação Automático de Baixo Custo’’ de autoria dos alunos Iure Brasil, Amanda Sandes e Diego Brito. Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio fizeram exposição de algumas mostra do conhecimento envolvendo todas as disciplinas.


JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

6

PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS... PROCURO EXPLICAÇÃO

ParaI os problemas do mundo, Qual será a explicação? São muitas pessoas vivenciando Morte, fome, exclusão. Tanta gente sem oportunidade Sem chance de na vida crescer Assim sem nenhuma certeza Faz da rua, lugar pra viver Crianças no mundo das drogas Famílias sem um lar Acidentes causados por imprudência E a mortalidade a aumentar O índice de violência é alto Casos inacreditáveis a acontecer A todo instante em noticiários Uma política complicada Repleta de corrupção Sempre mal elaborada Gerando frustração Países em extremo confronto Moradores em desespero As batalhas intermináveis Angustiam o mundo inteiro Onde fica o afeto humano? Cadê o sentimento pelo irmão? A raiva, a ambição a inveja Verdadeiras armas da destruição? Autora: Jamile Cruz da Silva, aluna do 9º ano. (1º lugar do TAL)

SAUDADE DA MINHA INFÂNCIA Sinto saudade da minha infância e das lembranças do passado. Lembro-me das casas de barro. Eu tinha quatro vizinhos, todos parentes. Eu tinha algumas amigas que não consigo esquecer. A gente brincava muito, principalmente de esconde-esconde e negro de aipim. Na lavoura de cana-de-açúcar, onde trabalhava toda a família até mesmo as crianças, minha tarefa era carregar a cana para o lugar dos animais. No engenho, eu botava a cana para moer e ajudava a gritar os bois que estavam rodando para moer as canas. Os meus irmãos faziam a rapadura para vender. Eu comia muita rapadura. Sinto muita saudade desse tempo. A lavoura rendia trabalho para o ano todo. Eu limpava, retirava a palha e cortava as canas. À noite, depois do banho embaixo de uma bica, era hora de jantar à luz do candeeiro. Os moradores se reuniam na minha casa para conversar e contar muitos causos. As crianças tremiam de medo quando era história de assombração. Nesse tempo, ainda não existia luz elétrica, mas, nas noites de luar, ficávamos do lado de fora. Enquanto meus pais e vizinhos conversavam, eu ficava brincando com minhas amigas de bico siririco e de anel anel. Em 1975, meu irmão comprou um rádio a bateria. Foi uma novidade. À noite, os vizinhos vinham para minha casa ouvir as notícias e escutar músicas. Nas noites de São João, tinham muitas comidas gostosas como a canjica, o milho cozido, o bolo de palha e a laranja. Tinha também muita diversão e em todas as casas tinha fogueira. Eu aprendi algumas letras com as minhas primas. Fui para a escola com treze anos de idade. A minha escola era de madeira e só tinha uma sala do ‘ABC’ até a 4ª série. Éramos muitos felizes, mesmo não tendo toda facilidade que se tem hoje. Gostávamos de tomar banho no rio e de pescar. Só deixei a minha terra quando me casei. As lavouras de que eu cuidava antigamente viraram roça de cacau. Passei toda a minha infância no município de São Miguel das Matas. Foi assim a minha infância, vivida com simplicidade com minha família querida. Hoje, quando me lembro, sinto muita saudade daquele tempo. Autora: Queila Andrade, aluna do 8º ano. (Memórias de Joselita Andrade)


JRG - O Jornal do Rômulo Galvão 7

Elísio Medrdo: Paraíso dos Paredões Elísio Medrado é uma cidadezinha com cerca de 8 mil habitantes outrora chamada de Paraíso. Vem mergulhando em uma imensa polêmica. Resultado da grande poluição sonora causada pelos chamados paredões. Carros que são equipados para ter alto poder sonoro. Boa parte dos moradores reclama do alto barulho e se queixa da falta de tranquilidade, entretanto para outros o som chega a ser um momento de diversão, uma alternativa de lazer. É fato que os moradores tem sua tranquilidade violada com o som dos paredões. Por isso reclamam que estão sendo impedidos de fazer atividades relativamente simples. Como, por exemplo, assistir a TV, falar ao telefone, tirar um cochilo, entre outras. Além disso, as pessoas também se queixam das letras de algumas músicas tocadas, por achar que possuem duplo sentido, fazendo assim apologia à imoralidade. É evidente que alguns se posicionem a favor. Os donos de bar, por exemplo, argumentam que o som atrai muitas pessoas, aumentando, assim, o consumo de bebidas e o lucro. Além dos comerciantes, os donos dos paredões

UM AMOR COMPLICADO Em uma manhã comum como outra qualquer, entro, sento-me em uma lanchonete e faço o meu pedido. De repente, aproxima-se um homem e se senta ao meu lado. Parece transtornado. Olhos a brilhar e lágrimas a cair. Até que observo e, com curiosidade e preocupação, pergunto: -Está se sentindo bem, senhor? Ele responde com arrogância: -Estou muito bem. Quando estou com ela, estou nos braços da paz. Ela me acalma, me entende e me deixa feliz. -E por que motivo o senhor está assim desesperado? Ela não lhe ama? Ele responde a chorar: -Pelo contrário. Eu sinto que ela me ama. Não consigo me soltar dela. O motivo por que estou assim é porque minha família faz de tudo para me separar dela. Até que o interrompo e pergunto: -Como é ela? Quem é ela? Ele responde: -Ela é a maconha. Minha destruição. Autora: Bianca Argolo Aluna do 1º ano do Ensino Médio Inovador Crônica

alegam que o som lhes oferece um socal, sinônimo de poder e riqueza. Relatam também, com grande convicção que não passa de um momento de pura diversão numa cidade que não há muitas alternativas de lazer. Tendo em vista os fatos mencionados, é importante que o bem-estar da população seja respeitado acima se tudo, sem que haja estresse ou constrangimento. Portanto, deixo clara a minha preferência pela paz e calmaria na pacata e interiorana cidade elisiomedradense. Como

Bianca

solução para os adeptos dos paredões de som fica a dica para que se reúnam em locais específicos, nos quais possam se divertir sem ter que tirar o sossego da população. Autor: Jean da Silva Oliveira aluno do 3º ano do EMI (Artigo de opinião

Queila e Jean


8

JRG - O Jornal do Rômulo Galvão

EXPEDIENTE JORNAL - JRG EDITORES: alunos da Oficina de Rádio e Jornalismo Escolar do EMI

CULMINÂNCIA DOS PROJETOS ESTRUTURANTES ETAPA - REGIONAL

Coordenação: Maria das Graças da Silva Santana (Profª da Oficina de Rádio e Jornalismo Escolar do EMI) Editoração eletrônica: Profª Maria das Graças Santana e os alunos e os alunos da oficina de Rádio e Jornalismo Escolar Diagramação: Joedson Moura Professor Articulador do EMI: Irenice P. S. Andrade Gestor: Ivanildo Silva de Jesus Revisão: Gilberto Cerqueira Neri (Prof. de Língua Portuguesa do EMI) E-mail: colegioromulo@hotmail.com

No dia 19 de setembro, foi realizada na cidade de Amargosa a culminância dos Projetos Estruturantes: FACE, TAL, AVE, PROVE, e EPA. Pela terceira vez consecutiva o Colégio Rômulo foi vencedor do projeto EPA para representar a DIREC 29 em Salvador com o projeto intitulado: ‘’Engenho do Seu José’’ de autoria dos alunos Maria Rita Argolo, Samuel Maia, Diego Brito, Gustavo Teles e Luna Souza. E saiu vencedor também do projeto PROVE, com o título: ‘’A Magia da Comunicação na Descoberta da Vida’’ de autoria dos alunos: Jamile Cruz, Ana Vitoria Santos, Mileyde Santos, Flávia Brito e Cleiton de Jesus .


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.