Vamos falar sobre quadrinhos? Retratos teóricos a partir do Sul

Page 72

REBLIN; MACHADO; WESCHENFELDER (ORGS).

Franco comenta que estas características possibilitadas pelo ambiente digital fazem com que alguns autores acreditem tratar-se de uma desvirtuação dos quadrinhos, enquanto outros defendem ser uma segunda era das HQs (sendo a primeira da sua criação até o surgimento da internet).34 Outros aspectos trazidos pelos críticos das histórias em quadrinhos digitais seria, segundo Franco, o fato de serem menos maleáveis do que as versões impressas. O autor entende que, enquanto os quadrinhos digitais dependem de um dispositivo eletrônico para serem lidos, os impressos podem ser lidos em qualquer situação ou local. No entanto, ele ressalta que o desenvolvimento e aprimoramento de aparelhos portáteis de leitura podem aproximar a interface das HQtrônicas às HQs impressas, tendo a vantagem de agregar recursos multimídia e conexão com a rede.35 Na época da publicação do trabalho citado acima, os dispositivos móveis como tablets, e-readers e smartphones ainda não possuíam a atual popularidade. Desde então, o uso destes aparelhos tornou-se muito mais comum e com isso, novos exemplos de HQs digitais surgiram. O tópico a seguir traz conceitos de usabilidade aplicados a dispositivos móveis para, assim, propor critérios para a análise de uma HQ digital.

34

35

70

digital: HQtrônicas, webcomics e cultura participativa. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2014. p. 19. FRANCO, Edgar Silveira. Hqtrônicas: As histórias em quadrinhos na rede internet. Cadernos da Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp, Campinas, v. 4, n.1, p. 148-155, 2000. p. 152. FRANCO, Edgar Silveira. Hipermídia & Histórias em Quadrinhos: Panorama da Produção Brasileira. In: V ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais... Intercom, São Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R11681.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2016. p. 3.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.