2 minute read

Giovana Cordeiro é a protagonista da nova novela ‘Fuzuê’

POR RAQUEL RODRIGUES AGÊNCIA ESTADO

Depois de brilhar como a exuberante Xaviera de ‘Mar do Sertão’ (Globo, 2022/ 2023), Giovana Cordeiro conquistou sua primeira protagonista em ‘Fuzuê’, novela das 19h da Globo, que estreia no dia 14 de agosto. Na trama escrita por Gustavo Reiz, a atriz dá vida à mocinha Luna, que procura por Maria Navalha (Olivia Araujo), sua mãe, que está desaparecida. Comunicativa e engajada, a jovem produz joias com materiais reaproveitados, ajuda nos eventos do Beco do Gambá e dá aulas de arte e dança para crianças da ONG Rio Alegre.

“Tudo que vivi me preparou para esse momento. Luna me convidou a estruturar minha vida de uma forma completa, pois fazer protagonista é uma enorme responsabilidade. É uma menina batalhadora. Estou feliz por ter um texto tão divertido e surpreendente. Gosto de personagens assim, que levantam essa energia e otimismo”, deslumbra-se.

Luna se apaixona por Miguel (Nicolas Prattes) e o filho de Nero (Edson Celulari) logo embarca na busca por pistas que levem ao paradeiro de Maria Navalha, vista pela última vez na loja da família dele, a Fuzuê. Só que o casal enfrenta alguns obstáculos para permanecer junto, como a ex-namorada do rapaz, Olívia (Jessica Córes), e o aspirante a cantor Jefinho Sem-Vergonha (Micael Borges).

“O grande fuzuê da vida da Luna é o encontro com Miguel, a chegada dela na loja da família dele e essa procura pela mãe. Os dois vão ser grandes aliados e é um amor inesperado. No meio de tanta confusão, Luna encontra calma e os personagens se tornam parceiros de aventura”, adianta.

A heroína só não imaginava que acharia outra parenta em vez da mãe. É que Luna se depara com Preciosa (Marina Ruy Barbosa), uma meiairmã que ela desconhece completamente. Ainda sem saberem dos laços sanguíneos, elas viram rivais. O que as une é a herança deixada pelo pai, César Montebello (Leopoldo Pacheco), que inclui uma caçada a um tesouro escondido na Fuzuê.

“Acredito muito na nossa relação como artista, na troca que a gente tem e nesse olhar que é verdadeiro demais. Eu e a Olivia nos conectamos em cena de uma maneira bonita e rápida. Inclusive, quando tenho de fazer cena em que a Maria Navalha não está, a presença dela é muito forte para mim. A mãe é o grande amor da vida da Luna”, conta.

No folhetim, Giovana reencontra Olivia Araujo após terem contracenado em ‘Mar do Sertão’, em uma sequência emocionante entre Xaviera e Nossa Senhora Aparecida, na igreja. Para a artista, ter a colega fazendo Maria Navalha é muito simbólico e forte.

“Fico emocionada. Primeiro, porque o nosso caminho se cruzou em ‘Mar do Sertão’ de uma forma bem divina Foi curioso. Eu olhava para ela e falava: ‘Nossa, você parece tanto a minha mãe’. Agora, ela é isso nessa outra história”, ressalta.