Page 1


Editorial

Expediente

Presidente Alexandre Lacerda Biagi Superintendente Sérgio Gallo Gerente de Negócios e Marketing Jorge Luiz Cantarelli Machado Gerente de T.H. Wanderléia Silva Gerente Industrial Luiz Fernando Traba Gerente de Asseguração da Qualidade e Meio Ambiente Adão Silva Gerente Administrativo Eliana Messias Gerente de Logística Wilton Donizete Assessoria de Comunicação Paula Duarte Mtb 15300MG Assistente de Comunicação Luara Tavares Revisão Gerências, Comunicação e Colaboradores Diagramação Solaris Comunicação Pré-Impressão e Impressão Gráfica Côrtes Tiragem 3.000 Exemplares

Quero aproveitar este espaço para agradecer a todos os colaboradores por fazerem parte da história da Uberlândia Refrescos e parabenizar pelas conquistas de 2013. Este foi um ano que exigiu muito empenho de todos, mas, mais uma vez, fechamos o ano com um balanço muito positivo: no setor comercial, aproveitamos cada espaço que o mercado nos abriu e conquistamos novamente uma boa posição em execução de mercado entre as franquias Coca-Cola – somos Top 5. E nos certificamos RED Belt, o maior reconhecimento por desempenho em processos de RED, com mais de 80% de conformidade com as métricas desenvolvidas pelo Sistema. Nossa gestão também amadurece mais a cada dia e o Prêmio Qualidade, da Coca-Cola Brasil, nos deixa muito orgulhosos de nosso desempenho. E não é só isso – confira nesta edição quantas coisas boas conquistamos em 2013. Isso significa que temos muito trabalho este ano – não somente manter este resultado, mas melhorá-lo ainda mais. Parabéns, time Urla! Sucesso em 2014! Alexandre Biagi - CEO

Participe da próxima edição do informativo com dicas e sugestões de conteúdo! Envie para assessoriacomunicacao@cocacolauberlandia.com.br

www.cocacolauberlandia.com.br

Viva e pense positivamente! UNIDADES: Uberlândia – R. Terezinha Segadães, 45 (34) 3233-7700. Macro CD – R. Odorico Luiz de Oliveira, 1010. Uberaba – R. Francisco Podboy, 565 (34) 3313-9177. Araxá – Av. Ministro Olavo Drumond, 860 (34) 3661-6348. Ituiutaba – R. Manoel Afonso Cancela, 101 (34) 3268-5170. Patos de Minas – Av. Juscelino Kubistcheck, 3133 (34) 3823-0500. ESCRITÓRIOS: Araguari – Av. Afonso Pena 1131 (34) 3241-9590. Patrocínio – Avenida General Astolfo Mendes,1860 (34) 3831-5625. Prata – R. Acre, 75 (34) 9935-3344. Monte Alegre – R. Antenor Aerosa Machado, 85 (34) 9918-7840. Tupaciguara – Av. Brasil, 98 (34) 9918-9940. São Gotardo – R. João Alves Franco, 807 Loja 2. DISTRIBUIDORES AUTORIZADOS: Frutal Refrescos Ltda – Frutal – R. Monte Alegre de Minas, 1425 (34) 3423-5118. Pontal Refrescos Ltda. – Iturama – R. Marginal Vicente Delfino de Freitas, 1230 (34) 3411-0844. DIBE – Distribuidora de Bebidas Ltda – João Pinheiro – R. José Rabelo Souza, 1375 (38) 3561-1021. Monte Carbel Ltda – Monte Carmelo – R. Tupi, 30 (34) 3842-2346. Distribuidora de Bebidas Branquinho Ltda – Paracatu – Av. Brasília, 646 (38) 3671-1468.


Negócios

Treinamento Heineken - SETA Treinamento Avançado Heineken reúne consultores comerciais

De 7 a 18 de outubro, a equipe comercial da Urla, juntamente com alguns consultores Heineken da franquia Vonpar, se reuniram em um treinamento avançado e intensivo de qualificação técnica. O SETA - Serviço de Treinamento Avançado - aconteceu no Hotel Carlton, em Uberlândia, e contou com 80 horas

de treinamento teórico e cinco dias de operação de mercado para aplicação do conhecimento. Uma excelente oportunidade de aprimoramento das práticas comerciais e atualização de informações sobre produtos e mercado.

Concursos internos premiam

consultores engajados

Concurso de Merchandising

Promoção Coca-Cola na Copa do Mundo da FIFA 2014 Os colaboradores da área de vendas, Amadeu, Marcelo, Luciano e Wanderley equipe do supervisor Amadeu - participaram do Concurso de Merchandising da “Promoção Coca-Cola na Copa do Mundo Fifa 2014” e, com muita criatividade, espírito de equipe e força de vontade, ganharam em 3 modalidades:

Consultor de Vendas de Araguari vence incentivo Copa de Execução Urla O colaborador e consultor do escritório de Araguari, Gilson Regino, foi o ganhador do incentivo da Copa de Execução da Urla “Ativação e 1ª posição”, realizado de julho a setembro de 2013 em Uberlândia, Araguari e Uberaba.

1º colocado Regional - Ativação de Bar/Lanchonete: Marcelo Peixoto 1º colocado Regional - AS 21+: Luciano Arantes e Marcelo Peixoto 1º colocado Regional - AS 5-20: Supervisor Amadeu e Consultores Marcelo Peixoto, Luciano Arantes e Wanderley Ferreira (na cidade Nova Ponte) Consequentemente, o fabricante vencedor na etapa Regional foi a Uberlândia Refrescos. Confira, nas fotos abaixo, o trabalho realizado por estes colaboradores que não mediram esforços para vencerem este concurso.

O consultor ganhou em todos os 6 ciclos da campanha e teve o maior crescimento acumulado em SSD (carbonatados) Consumo Imediato + maior crescimento acumulado em Still (não-carbonatados). Por isso, foi premiado com uma viagem para o Rio de Janeiro com acompanhante. Parabéns, Gilson! O QUE É 1ª POSIÇÃO: - A geladeira deve estar a até 1,30m da entrada, podendo ficar na rua/calçada; - A geladeira deve estar à frente de qualquer outra, própria do PDV ou não; - O consumidor deve sempre ter acesso livre à porta da geladeira. O QUE É ATIVAÇÃO: A área é considerada ativada quando possui, pelo menos, 1 POP (materiais de merchandising) ou equipamento da Coca-Cola, com exceção da geladeira, conseguindo, assim, 100% da pontuação. 03


Negócios

Banda de Uberlândia é a grande vencedora De 18 a 29 de outubro, foi realizado em Uberlândia o Coca-Cola Music Connection, um espaço para a promoção de bandas amadoras e compartilhamento de experiências musicais, com interatividade e dinamismo. Neste período, mais de 200 bandas formadas por jovens de 12 a 25 anos participaram do concurso que contou com apresentação ao vivo, gravação de vídeo e votação popular para concorrer a prêmios em 4 cidades: Belém, Goiânia, Brasília e Uberlândia.

A banda vencedora do concurso de Uberlândia foi Rota 44, que ganhou um prêmio de estrela no valor total de R$15.000,00 (1.000 cópias de CD gravado, 70 horas de Gravação em estúdio, criação de identidade visual da banda e sessão fotográfica em estúdio). A banda participou da etapa nacional no dia 14 de dezembro, e venceu, ganhando um prêmio de R$ 35.000,00 (Kit Banda, com instrumentos musicais e equipamentos à sua escolha, e a música vai tocar durante 1 mês na rádio Web Coke FM). Veja mais no hotsite www.musicconnection.com.br.

Caravana de Natal

Uberlândia Refrescos apoia

encanta uberlandenses

e colaboradores Em novembro e dezembro, a tradicional Caravana de Natal da Uberlândia Refrescos foi realizada em Uberlândia e encantou a população da cidade e colaboradores participantes. Foi possível fazer inscrição para levar filhos de colaboradores no trenzinho que acompanhou a caravana iluminada e ao som da música de Natal da Coca-Cola e acompanhados do Papai Noel. A Caravana terminou no Center Shopping com a chegada do Papai Noel. Os participantes puderam assistir ao evento de camarote.

04

projeto Natal Luz Uberlândia

A Uberlândia Refrescos apoiou o projeto da Prefeitura Municipal de Uberlândia ‘Natal Luz Uberlândia’ que decorou os principais pontos da cidade com iluminação LED e artigos natalinos. O belíssimo projeto havia sido desativado há 13 anos e voltou deixando a cidade mágica. Além da decoração, caminhões Coca-Cola iluminados circularam pela cidade espalhando a magia e convidando a população a compartilhar amor, esperança, amizade, felicidade, sorrisos e muitos outros valores positivos. A caravana finalizou na Praça Sérgio Pacheco dando início ao lançamento do projeto Natal Luz Uberlândia, que contou com diversas atrações durante o mês de dezembro, além da tradicional Casa do Papai Noel decorada ao estilo Natal Coca-Cola.


Negócios

Pontos de Vendas ao estilo

Natal Coca-Cola

Os pontos de venda parceiros da Uberlândia Refrescos foram ativados para as festas de fim de ano e receberam a Magia do Natal Coca-Cola. Confiram algumas de tantas belas ativações realizadas por nossos consultores de venda.

Colaboradores degustam

o lançamento

Kaiser Radler Não há nada como vender um produto que já se conhece. Por isso, em setembro, a equipe de cervejas da Uberlândia Refrescos proporcionou aos consultores de vendas um momento descontraído de apresentação e degustação do último lançamento da Kaiser – a Kaiser Radler. Uma mistura de 40% cerveja e 60% suco natural de limão e um teor alcóolico baixíssimo (2% de ABV), que tem como resultado uma cerveja leve, própria para paladares mais suaves. Vale a pena experimentar! Disponível na versão lata em Uberlândia e região.

Top of Mind Correio de Uberlândia

A Uberlândia Refrescos recebeu em novembro mais um Top of Mind do Jornal Correio de Uberlândia representando a marca de refrigerante mais lembrada pelos consumidores: Coca-Cola.

Uberlândia Refrescos é Top 5 na Copa de Execução Brasil 2013 e se certifica RED Belt A Uberlândia Refrescos fechou o ano de 2013 entre as 5 melhores franquias, dentre 15, em execução de mercado do Brasil. A empresa conquistou a 5ª posição e se manteve estável até o fim do ciclo. É o segundo ano que a empresa

conquista e mantém posição de destaque entre as Top 5 da Copa de Execução Brasil. A equipe de Trade Marketing da Uberlândia Refrescos foi reconhecida no dia 4 de dezembro, no Forum Execution Excellence, em São Paulo, com o RED Belt, premiação máxima por desempenho em processos de RED. O RED Belt representa de 80% a 100% de conformidade com as métricas desenvolvidas pela Coca-Cola Brasil. Parabéns a todos que fizeram parte deste resultado.

O QUE SIGNIFICA RED? Right Execution Daily ou Realidade Exposta Diariamente é um projeto de pesquisa mercadológica que avalia o índice de execução de mercado das franquias.

05


Gestão

Uberlândia Refrescos dá a largada

para nova fase de projetos Em outubro, a Uberlândia Refrescos realizou o primeiro workshop ‘Urla Rumo a 2020’. O portfolio da Visão 2020 conta com 50 projetos espalhados por diversas áreas que devem contribuir para o atingimento das metas traçadas pela empresa para 2020. Os projetos estão em implantação e acompanhados pela área de planejamento estratégico.

Colaboradores fazem valer a sua opinião

Pesquisa de satisfação Cesta Básica Em setembro de 2013, a Uberlândia Refrescos realizou pesquisa de satisfação em relação ao mais novo benefício oferecido pela empresa – Cesta Básica. Implementada em janeiro de 2013, a cesta contém os principais itens de alimentação, limpeza e higiene de primeira necessidade que atendem colaboradores e seus familiares e traz uma boa economia para o orçamento familiar.

06

Preocupada em garantir a satisfação, a empresa quis ouvir os colaboradores e saber o grau de satisfação e receber sugestões sobre o benefício. E o resultado foi muito positivo - 94% de satisfação e muitas críticas positivas e construtivas. A partir deste material, foi possível reavaliar a composição da cesta e adequá-la ainda mais às expectativas dos colaboradores – três modificações de melhoria foram feitas na cesta e entraram em vigor no mês de novembro: o sabão em barra foi substituído por detergente líquido e o sal por tempero pronto. Além disso, os produtos de limpeza agora são entregues separadamente para não passar cheiro para os alimentos. E mais melhorias ainda podem surgir!


Gestão

Uberlândia Refrescos recebe

Prêmio Qualidade

Coca-Cola Brasil

A Uberlândia Refrescos tem evoluído de forma consistente na gestão dos processos e operações de manufatura, logística e distribuição, focada tanto na segurança dos produtos como na superação das expectativas de clientes e consumidores. No ano de 2013 tivemos grandes conquistas que, além de colocar a Uberlândia Refrescos em posição de destaque na performance Global, trouxe reconhecimentos por parte da Coca-Cola Brasil. E pela nossa atuação no ano de 2013, fomos contemplados com o Prêmio Qualidade Coca-Cola Brasil, primeiro lugar, no dia 11 de dezembro de 2013. Este reconhecimento é dedicado a todos os colaboradores Urla que se empenham diariamente para fazer com que a empresa esteja sempre melhor do que já foi. “A Uberlândia Refrescos nos últimos anos tem sido um exemplo de determinação e foco no alcance das metas que englobam as áreas de excelência da qualidade, comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade, cuidado com a saúde e segurança dos colaboradores, eficiência na gestão de crises e satisfação no relacionamento com os nossos consumidores. Parabéns pelo resultado!” Mariana Azevedo, Diretora da Qualidade e Atendimento ao Consumidor “O Prêmio Qualidade nos seus aproximadamente 30 anos de existência vem reconhecendo as fábricas e grupos que se destacam no atingimento das metas

Radar Ebitda entra em cena Colaboradores acompanham resultado operacional da empresa

A Uberlândia Refrescos instalou pela empresa painéis informativos sobre o seu Ebitda, um dos principais indicadores da gratificação anual. O Radar Ebitda também chegou na versão ‘testeira de monitores’ para atualização por parte dos próprios colaboradores – uma maneira de criar maior interação de todos na divulgação dos resultados. O Radar Ebitda traz o resultado em indicadores, explicativos e dicas para melhorar o desempenho. Até o fechamento desta edição, a empresa ainda não havia fechado o resultado anual 2013.

alinhadas com os nossos objetivos como Sistema e são parte da nossa Visão 2020. Há bastante tempo tenho acompanhado o alto grau de comprometimento da Uberlândia Refrescos com o Prêmio Qualidade e é muito gratificante ver o ‘sonho’ desta unidade tomar forma e conquistar o 1º lugar neste ano de 2013.” Pawel Keller, Gerente Técnico Regional

Prêmio Qualidade Coca-Cola Em linha com a meta de evolução contínua, buscando melhorias de eficiência e a sustentabilidade das operações, o Prêmio Qualidade Brasil motiva e reconhece os fabricantes com melhor performance em: Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social, que são os pilares de sustentação do nosso crescimento futuro e concretização da Visão 2020.

Novo Web-Site Uberlândia Refrescos

Está no forno o novo portal da Uberlândia Refrescos – mais moderno e dinâmico, com tudo o que há de melhor sobre a empresa e seu time. O portal está sendo desenvolvido pela empresa Bockz, especializada em comunicação digital, e apresentará os projetos da empresa, vagas, portfolio de produtos, notícias fresquinhas e muito mais. Em breve! 07


Gestão

Auditoria de P.A.Z faz da Uberlândia Refrescos

referência no Sistema Coca-Cola

A Uberlândia Refrescos foi auditada em dezembro pelo Programa Acidente Zero (P.A.Z.) e obteve a melhor nota da fase II entre as franquias. A avaliação geral sobre o programa foi tão positiva que a empresa se tornou referência no programa no Sistema Coca-Cola. A empresa atingiu nota 2,52 em 3 pontos, acima da meta estabelecida pelo Sistema Coca-Cola - 2 pontos. Parabéns ao time Urla por mais este reconhecimento!

Responsabilidade Social

Uberlândia beneficia alunos

da Escola Estadual Antônio Tomaz Resende O programa Urlação Voluntária deste ano foi diferente. Nos meses outubro e novembro, colaboradores voluntários da Uberlândia Refrescos dedicaram um pouco do seu tempo para passar informações de relevância para a construção da consciência ambiental e social dos alunos da E.E. Antônio Tomaz F. Resende, do bairro Jardim Brasília, em Uberlândia. Foram realizadas 10 atividades dentro da escola, entre palestras e workshops, em diversas turmas. O fechamento das atividades aconteceu na escola, no dia 22 de novembro, com um evento para alunos, professores, pais e voluntários que envolveu atividades para todas as idades, workshop de reciclagem e oficina de sabão.

Colaboradores de Araxá alegram o Dia das Crianças O programa Urlação Voluntária de Araxá aconteceu de 3 a 10 de outubro com arrecadação de mais de 2.000 guloseimas para contribuir para o Dia das Crianças do CRAS Francisco Duarte. Mais de 250 crianças de diversos bairros foram beneficiadas.

08


Responsabilidade Social

Colaboradores Patos de Minas contribuem para criação de biblioteca comunitária A filial Patos de Minas apoiou o Dia da Responsabilidade Social, 21 de setembro, organizado pela UNIPAM com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para o trabalho social. Realizado há 8 anos na Orla da Lagoa Grande, a campanha arrecadou em 2013, 15 mil garrafas pet. Essa foi a primeira etapa do programa Urlação Voluntária “Troque 5 PET’s por uma muda de árvore”. A filial também apoiou a campanha idealizada pela jovem estudante de jornalismo

da UNIPAM, Pollyana T. Silva, para construção de uma biblioteca comunitária. O valor arrecadado na campanha foi investido em estantes e o local para a montagem da biblioteca foi cedido pela prefeitura da cidade de Patos - no bairro Jardim Paulistano. Os colaboradores da filial, além de engajamento nas campanhas, também participaram com doações em dinheiro e livros.

Sobre o Urlação Voluntária O programa de apoio ao voluntariado da Uberlândia Refrescos, implementado em 2003, visa reconhecer, divulgar e ampliar o trabalho voluntário entre os funcionários. As ações do Urlação Voluntária são definidas e desenvolvidas pelos colaboradores voluntários. “Criamos o programa a fim de valorizar o colaborador que pratica o voluntariado, dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por ele e reconhecê-lo enquanto cidadão”. Wanderleia Silva.

Saúde dos Homens

Filial de Patos de Minas realiza combate a Diabetes e Hipertensão

O programa Saúde dos Homens, lançado em 2013 para levar dicas de saúde e qualidade de vida para os homens da Urla, foi realizado na filial Patos de Minas em outubro, com orientações sobre diabetes e hipertensão, e contou com serviços de aferição de pressão arterial e medição de glicemia. Este programa já vem dando resultados positivos para a saúde dos colaboradores da Urla que, após a realização da palestra e dos exames, se mobilizaram e iniciaram um programa de reeducação alimentar e atividades físicas na filial.

09


Responsabilidade Social

Uberlândia Refrescos acumula reconhecimentos Um dos pontos fortes da Uberlândia Refrescos é o seu modelo de gestão – sustentável e, acima de tudo, responsável. Por isso, a empresa vem acumulando reconhecimentos ao longo de seus 37 anos de mercado. E não são poucos – mais de 50 reconhecimentos públicos.

E, para não perder este ritmo, em 2013 não foi diferente. Confira alguns reconhecimentos públicos que a empresa conquistou neste ano.

Selo Empresa Cidadã

A Uberlândia Refrescos foi mais uma vez contemplada com o Selo Empresa Cidadã, uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia que tem como objetivo reconhecer as empresas que desenvolvem ações socioambientais com impacto relevante para a sociedade. Neste ano, a empresa foi reconhecida pelo Programa de Proteção da Fonte de Água - PPFA - que contribui para um maior conhecimento sobre a água, principal matéria-prima do negócio da empresa, a fim de garantir o melhor uso deste recurso natural e ferramentas para sua preservação.

Prêmio Empresário

Herói

Em novembro, a Uberlândia Refrescos recebeu mais um reconhecimento “Empresário Herói”, e mais uma vez, em duas categorias – Grande Empresa e Projeto Ambiental. Na categoria Grande Empresa, a Uberlândia Refrescos foi reconhecida por suas práticas de gestão sustentáveis. Já na categoria Projeto Ambiental, o reconhecimento veio pelo Programa de Proteção da Fonte de Água. O Prêmio Empresário Herói foi criado para reconhecer e dar notoriedade às práticas de sustentabilidade empregadas por empresários de Uberlândia e região. Esta iniciativa também incentiva novas práticas por meio da criação de referências empresariais sustentáveis.

Semente da Vida O último Semente da Vida de 2013 aconteceu em Uberlândia no dia 19 de dezembro e trabalhou, de forma divertida, o tema autoestima e sensualidade para mulheres.

10


Responsabilidade Social

Dia V

Colaboradores da Uberlândia Refrescos participam do Dia V e contribuem para o Banco de Sangue do Hemocentro de Uberaba, Patos de Minas e Uberlândia.

Uberaba

Uberaba

Uberlândia

Gravidez na Adolescência

Empresa apoia projeto de conscientização Implementado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia em escolas municipais e estaduais da cidade, o projeto Gravidez na Adolescência abordou as consequências de uma vida sexual precoce e a não prevenção da gravidez nesta etapa da vida – riscos, responsabilidades e dificuldades enfrentadas por estes jovens. Os alunos participaram de palestras e workshops sobre o assunto e desenvolveram vídeos que retratam as lições aprendidas por meio de um concurso cultural. A Uberlândia Refrescos apoiou o projeto com doação da premiação – um tablet e um aparelho de som. Patos de MInas

Meio Ambiente

Equipe de Refrigeração da Uberlândia Refrescos

desenvolve projetos verdes

A equipe de Mercados Especiais da Uberlândia Refrescos exercitou o olhar sustentável sobre seus processos e desenvolveu dois equipamentos a partir de sucata: uma choppeira de expansão estilizada e um bebedouro para uso dos colaboradores da produção. Ambos os projetos foram uma iniciativa do colaborador do setor de Post Mix, Humberto Ferreira, que percebeu a oportunidade de reaproveitamento dos materiais de equipamentos inutilizados e contou com a contribuição de toda a equipe – o projeto da choppeira foi desenhado pelo Sr. Hugo Faria, Refrigeração, e teve participação de diversos colaboradores para sua execução: Jorge Antônio, Davidson Oséias, Marco Antônio e Osvaldo Magalhães. Estes também contribuíram para a construção do bebedouro , que foi produzido a partir de um equipamento de post mix inutilizado. Parabéns à equipe! 11


Meio Ambiente

Programa de Proteção da Fonte de Água Entenda porque o programa recebeu dois reconhecimentos públicos

Outro ponto importante, observado na implantação deste programa, é o nível de conhecimento em identificar maneiras práticas da empresa respeitar e apoiar os direitos ao uso da água por parte das comunidades, da natureza, das empresas, do governo e de todos os detentores de direitos formais. Com isto, nós da Uberlândia Refrescos proporcionamos, no decorrer do ano, várias atividades para despertar em nossos colaboradores cada vez mais o gosto pelo trabalho voluntário e, sempre que possível, com a participação da comunidade, parceiros, governos e ONGs. Como exemplo, temos o ‘Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias’, entre outros.

A implementação do Programa de Proteção da Fonte de Água é um requisito The Coca-Cola Company para todos os fabricantes de seus produtos e a Uberlândia Refrescos o leva muito a sério e o desenvolve com maestria, tanto que ele vem recebendo reconhecimentos. O gerente de Asseguração da Qualidade e Meio Ambiente, Adão Silva Filho, fala um pouco do programa e explica o que ele tem de especial. “A água é o maior componente da cadeia de fornecimento da Uberlândia Refrescos e principal matéria-prima na fabricação de nossos produtos, sendo um recurso natural ligado ao programa de sustentabilidade

ambiental da empresa. Ciente desta condição, a empresa, através das diretrizes do Sistema Coca-Cola, implantou o Programa de Proteção da Fonte de Água (P.P.F.A.) que busca garantir que as fontes sejam gerenciadas para proteger a qualidade dos produtos, e também assegurar a sustentabilidade hídrica e a continuidade do negócio, suficiente para suportar produções atuais e futuras. Daí a importância desta ferramenta, pois ela vem nos mostrando como identificar, avaliar e mitigar os possíveis riscos que possam vir a acontecer no fornecimento da água que hoje é realizado por meio de captação subterrânea e pelo fornecimento público (DMAE).

O diferencial deste programa são os trabalhos técnicos que vem sendo desenvolvidos na empresa que podem vir a motivar os governos locais e as comunidades a se engajarem em ações voltadas para a sustentabilidade dos recursos hídricos. Hoje o programa nos mostra a importância de se levantar as Avaliações de Vulnerabilidades das Fontes de Água utilizadas pela empresa, pois elas tem o potencial de demonstrar e permitir que tomemos ações rápidas para manter a disponibilidade hídrica e evitando riscos à qualidade e quantidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”. Adão Silva Filho Gerente de Asseguração da Qualidade e Meio Ambiente

Indicadores de meio ambiente

A Uberlândia Refrescos é referência em sustentabilidade na região onde atua e trabalha pela otimização de seus indicadores ambientais, buscando sempre um melhor desempenho do que é requerido pelo Sistema Coca-Cola. Confira os indicadores do ano de 2013. Resultados até novembro de 2013

Indicador

12

Status 2013

Meta 2013

Índice de utilização de água

1,79

1,83

Índice de gestão de resíduos

9,08

12,37

Índice de utilização de energia

0,34

0,36

Índice de reciclagem (%)

95,03

95,00

Taxa de emissão de CO2 (gr/L)

28,34

40,41

1 – litro de água/litro de bebida produzida / 2 – grama de resíduo/litro de bebida produzida / 3 – megajoule de energia/litro de bebida produzida


Pessoas

Valorização das Pessoas é um dos pontos fortes da Uberlândia Refrescos “Toda organização é feita por pessoas. São elas que fazem o resultado, seja ele bom ou não tanto. O sucesso da Uberlândia Refrescos depende da experiência, do orgulho e engajamento das pessoas em fazer o melhor. E comprovamos isto, novamente, em 2013. Com o esforço de todos, tivemos muitas conquistas: implantação de novo benefício, melhorias em outros, conquista do Prêmio Qualidade Brasil, Top 5 em Execução de Mercado, renovação dos reconhecimentos públicos ‘Empresa Cidadã’ e ‘Empresário Herói’ pelas suas práticas de gestão sustentáveis. Buscamos melhorias em todos os níveis e áreas, constantemente! A implantação da cesta de alimentos e produtos de higiene e limpeza que está ajudando no orçamento familiar é um exemplo. Somente disponibilizar não seria suficiente. Queríamos saber o quanto o público estava satisfeito com este benefício e as possibilidades de deixá-lo mais satisfeito. Realizamos a pesquisa de satisfação. O

resultado? 94% de satisfação e uma surpresa muito agradável: recebemos informações que contribuíram com melhorias na cesta. Disponibilizar formação interna em operador de empilhadeira também foi uma ação de valorização, pois a estes proporcionamos crescimento profissional. Mais de 15 pessoas se inscreveram para esta turma e duas passaram por todo o processo e já estão exercendo a nova função. Queremos que cada pessoa tenha a oportunidade de se desenvolver e conquistar novas responsabilidades! Um novo ano está aí e novas oportunidades de fazermos e sermos melhor também. Temos um time forte, integrado e guerreiro e é este perfil de colaborador que buscamos e queremos manter na empresa.” Wanderléia Silva – Gerente de Talentos Humanos

Visoristas são promovidos

a operadores de empilhadeira

O programa de formação interna de mão-deobra tem como objetivo capacitar e desenvolver interessados no seu crescimento profissional. O programa, divulgado na última edição deste informativo (edição nº 75), capacitou dois visoristas para a função de operador de empilhadeira. Edson de Jesus Santos Tavares e Carlos Roberto da Silva participaram do programa e já estão exercendo a nova função. Parabéns!

Carlos R. Silva

“Em primeiro lugar, estou muito feliz em trabalhar aqui na Uberlândia Refrescos. Agradecer a Deus pela oportunidade que tive aqui na empresa...quando as coisas boas acontecem, a gente tem que agradecer. E comigo só tem acontecido coisas maravilhosas. Quando entrei na empresa, falei: Tenho um foco, empilhadeira. Aí, surgiu o curso aqui na empresa. Fiz e achei muito importante. Estou muito feliz de fazer parte desta família Uberlândia Refrescos. Só tenho a agradecer pela oportunidade.”

A Uberlândia Refrescos agradece a contribuição e dedicação do colaborador Marildo Tomé Souto, operador de empilhadeira que participou como instrutor voluntário do treinamento prático aos participantes. Marildo recebeu uma homenagem da empresa por sua contribuição.!

Edson de Jesus S. Tavares

Edson, Carlos e Marildo durante o treinamento

“Quero agradecer a Uberlândia Refrescos pelo curso de Operador de Empilhadeira. Estou satisfeito com minha nova função de operador trabalhando aqui no Macro CD. Iniciativa ótima da empresa. Espero que possam ter mais oportunidades semelhantes a essa para os colaboradores da Uberlândia Refrescos. Muito obrigado pela oportunidade. O curso foi muito bom e o treinamento foi ótimo.” 13


Pessoas

Uberlândia Refrescos apoia

Uberlândia Refrescos

Programa Cozinha Brasil na comunidade de Uberaba

contrata primeira

mulher motorista A Uberlândia Refrescos acredita no potencial feminino e incrementa, cada dia mais, o número de mulheres no seu quadro de colaboradores por meio do seu projeto de empoderamento feminino. Em outubro, a empresa contratou a primeira mulher para o cargo de motorista em Uberlândia, Deise Maria Vieira, e pretende aumentar ainda mais o número de mulheres neste perfil de trabalho. Acompanhe!

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a unidade móvel do Programa Sesi Cozinha Brasil esteve em Uberaba ensinando colaboradores, familiares de colaboradores, moradores da comunidade, estudantes e pacientes do Lar da Caridade a prepararem alimentos saudáveis e de forma sustentável. A iniciativa foi do Lar da Caridade e contou com o apoio da Uberlândia Refrescos para viabilizar o projeto, que contou com curso teórico-prático básico de educação alimentar gratuito com carga horária de 10 horas.

Urla

Dia das

crianças A comemoração do Dia das Crianças da Urla é um momento muito esperado por todos. O evento conta com muita diversão para pais e filhos e sorteio de presentes na matriz e filiais. Confira um pouco de toda a diversão.

Araxá 14

Patos de Minas

Patos de Minas


Pessoas

Consultores de Negócios comemoram seu dia Confira a comemoração dos consultores de venda da matriz e filiais pelo Dia do Vendedor.

Araxá

Ituiutaba

Uberlândia

Uberaba

Uberaba

Uberlândia

Uberlândia

Uberlândia

Uberlândia

Patos de Minas

Uberaba

Uberaba 15


Pessoas

Time Urla

em ritmo de

Copa do Mundo Foi uma Sexta-Feira Diferente para o Time Urla. Colaboradores foram convocados a vestir a camisa da seleção e entrar em campo no clima da Copa do Mundo. E protagonizaram um espetáculo – na ocasião, Dia do Cantor, foi gravado o clipe da música oficial do evento, “Todo Mundo”, em clima de festa e celebração. O resultado foi exibido em uma Quarta-Feira também Diferente na Urla, ao estilo ‘sessão de cinema’, com muita pipoca e refrigerante, claro!

Uberlândia Refrescos cria campanha de incentivo a

Embaixadores do Saber

Ao longo do ano de 2013, o departamento de comunicação divulgou diversas informações sobre os ingredientes dos _CARBONATACAO_9X5CM.indd 1 produtos Coca-Cola, Boatos e Mitos sobre Obesidade, Hidratação e curiosidades. Colaboradores que se engajaram na campanha e participaram das ações desenvolvidas se classificaram para participar de duas etapas para concorrer a um refrigerador frost free Electroux 430 litros – uma prova com 12 questões e uma gincana de perguntas e respostas sobre todos os temas tratados.

16

Dos mais de 50 classificados, 11 obtiveram 90% e 95% de aproveitamento na prova e participaram da gincana. Marcos Caetano, 4/1/13 6:45 PM colaborador da Estiva da filial Macro CD foi o grande vencedor da campanha e levou pra casa o refrigerador, começando 2014 com o pé direito. Meire Luce, de Patos de Minas, e Viviane Barbosa, de Uberlândia, chegaram à final e levaram brindes. Parabéns a todos que se engajaram e participaram das brincadeiras!


Pessoas

Urla capricha no

clima de Natal

A Uberlândia Refrescos caprichou nos preparativos de fim de ano para os colaboradores. Uma cesta de Natal bem recheada foi preparada com muito carinho pela equipe de Talentos Humanos com todos os itens necessários para uma bela ceia de Natal. A cesta foi composta também por um kit de bebidas do portfolio da empresa. Os colaboradores foram convidados a registrar sua ceia de Natal feita com os itens da cesta e compartilhar com o departamento de comunicação para concorrer a um presente.

André Ferreira - Vendas - Uberlândia

Degmar Castro - SESMT - Uberlândia

Eliamar Fernandes - ETA - Uberlândia

Kéllyson Gonçalves - T.I. - Patos de Minas

Leonilton Ferreira - DCQ - Uberlândia

Luciana Castro - Financeiro - Uberlândia

Rodrigo Raimundo - DCQ - Uberlândia

Roni Vitorino - SESMT - Macro CD

Wendell Roberto - Auditoria - Uberlândia

Aline Alves - Desenvolvimento - Uberlândia

Karla Alves - TH - Uberaba

Lorena Oliveira - Recrutamento e Seleção - Uberlândia

Daniel Borges - Marketing - Uberlândia

Ailton Quirino - SGI – Uberlândia

17


O colaborador 76  

2013 chegou ao fim de forma triunfante, com grandes conquistas como o Prêmio Qualidade, o Top 5 na Copa de Execução, Certificação Red Belt e...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you