ISEP.IPP 2013

Page 1

ISEP

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO


O ISEP forma a próxima geração de líderes em Engenharia – pessoas confiantes e diligentes, que criam as respostas do futuro

Data de edição abril 2013 Este folheto não dispensa a consulta dos documentos oficiais emitidos pelo Ministério da Educação e Ciência


ISEP INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO O ISEP é uma marca portuguesa de sucesso no ensino e investigação em engenharia. Desde 1852, que o Instituto promove a criação e partilha de conhecimento aplicado e orientado para o mundo real, contribuindo para soluções de desenvolvimento sustentável. Este compromisso com o futuro começa na formação de profissionais de engenharia com um forte perfil criativo e empreendedor. Espaço de ensino superior público que privilegia a inovação, o trabalho em equipa e a vontade de superação, o ISEP está localizado no principal pólo universitário do Porto. O campus alberga mais de 6.750 estudantes, que alimentam um espírito académico especial. Estudar no ISEP significa beneficiar de um excelente ambiente de ensino-aprendizagem, de um prestigiado corpo docente e infraestruturas de qualidade. Além disso, o ISEP tem uma oferta formativa em horários diurno e pós-laboral, fomenta uma forte componente prática (hands-on) e uma visão global de oportunidades.

›› Mais de 160 anos a ensinar e inovar ›› Localizado no principal pólo universitário do Porto ›› Mais de 6750 estudantes ›› 11 licenciaturas, 11 mestrados e 6 pós-graduações ›› Formação complementar ISEP FORGLOBE ›› 10 grupos de I&D e 5 centros de prestação de serviços ›› Forte cooperação empresarial ›› Mais de 100 parcerias internacionais ›› Membro do consórcio CDIO ›› Certificação ISO 9001:2008 ›› Prémio Greenlight 2008 ›› Prémio Boas Práticas no Setor Público 2010 ›› Finalista dos Prémios Novo Norte 2011

ESTRUTURAS ›› ›› ›› ›› ›› ›› ›› ›› ›› ›› ›› ››

Biblioteca e salas de estudo Centro de Congressos Museu do ISEP Gabinete de Orientação – ISEP|GO Cantina, snack-bares e restaurante Espaço de convívio da Associação de Estudantes Grupos académicos Desporto universitário Health club Fitness Worx Gabinete médico Banco Agência de viagens

ISEP 2013 / 2014



> LICENCIATURAS Nota: 1º ciclo, 3 anos (180 créditos ECTS).

›› ENGENHARIA CIVIL ›› Engenharia de Computação e Instrumentação Médica ›› ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES ›› Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energia ›› ENGENHARIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTE ›› ENGENHARIA INFORMÁTICA ›› ENGENHARIA DE INSTRUMENTAÇÃO E METROLOGIA ›› ENGENHARIA MECÂNICA ›› ENGENHARIA MECÂNICA AUTOMÓVEL ›› ENGENHARIA QUÍMICA ›› ENGENHARIA DE SISTEMAS


> LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO MÉDICA

Desenhada de forma sólida, abrangente e equilibrada, a licenciatura em Engenharia Civil garante uma formação básica para exercício profissional no setor da construção, manutenção e reabilitação de património edificado e obras públicas. O curso dá especial relevância às competências necessárias para a criação e gestão de empreendimentos de construção, designadamente ao nível da conceção e projeto; sistemas de infraestruturas; componentes estruturais; execução, coordenação, fiscalização e controlo de qualidade de obra. Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa instituição que colabora com empresas do setor, como o Grupo Mota-Engil, FASE – Estudos e Projetos, OMEGA e Sika Portugal, entre outras. Formamos pessoas para responderem às reais necessidades do mundo empresarial. Em 2012, a licenciatura em Engenharia Civil apresentava uma taxa de empregabilidade de 93%.

A licenciatura em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica dá uma resposta à necessidade de profissionais que cruzem saberes da engenharia (informática, eletrotécnica, matemática e física) com as ciências da saúde. Ao formar engenheiros para o setor da saúde, o curso incide no desenvolvimento de competências para a gestão de equipamentos e de informação clínica, induzindo à inovação de novas soluções tecnológicas. A licenciatura é lecionada em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico do Porto e, em 2012, apresentava uma taxa de empregabilidade de 96%.

PROVAS DE INGRESSO ›› (cód. 07) Física e Química + (cód. 19) Matemática A Média do último colocado em 2012: 119,9 GRAU CONFERIDO ›› Licenciado/a em Engenharia Civil REGIME ›› Diurno (3135/9089) e Pós-laboral (3135/9881) SAÍDAS PROFISSIONAIS ›› Projeto de construção e infraestruturas; Direção de obras de construção; Gestão e fiscalização de empreendimentos; Controlo de qualidade; Consultadoria; Área técnico-comercial.

PROVAS DE INGRESSO ›› (cód. 07) Física e Química + (cód. 19) Matemática A Média do último colocado em 2012: 120,2 GRAU CONFERIDO ›› Licenciado/a em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica REGIME ›› Diurno (3135/9495) SAÍDAS PROFISSIONAIS ›› Apoio técnico-científico na vertente eletrónica da instrumentação médica; Gestão de informação médica em redes digitais e informáticas; Desenvolvimento de software ou aplicações de apoio aos sistemas de saúde, de monitorização de sinal biológico e biossensores; Processamento de imagem médica; Segurança, manutenção e controlo de qualidade de equipamento médico; Apoio computacional às atividades clínicas e médico-hospitalares.


> LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA - SISTEMAS ELÉTRICOS DE ENERGIA

A licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores visa a aquisição das seguintes competências: uma base sólida e estruturada de conhecimentos em matemática, física, programação, eletrotecnia e computadores; o domínio de estratégias e técnicas de operação nas áreas da eletricidade, eletrónica, telecomunicações, automação, controlo e robótica; de manutenção do sistema de produção; de intervenção no projeto e estrutura organizacional do tecido industrial, vocacionada para a inovação, melhoria do desempenho e aumento da competitividade empresarial. Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa instituição que colabora com empresas do setor, como a PT Comunicações, EFACEC, Nanium, Evoleo Technologies, entre outras. Formamos pessoas para responderem às reais necessidades do mundo empresarial. Em 2012, o curso apresentava uma taxa de empregabilidade de 95%.

A licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia forma profissionais com competências nos tradicionais domínios dos sistemas elétricos de energia, preparando-os para intervir no planeamento, projeto, execução, exploração e manutenção de sistemas, instalações e equipamentos elétricos. Incide ainda em áreas emergentes como as energias renováveis, mobilidade elétrica, gestão de energia e eficiência energética, telecomunicações e sistemas de segurança. O curso tem uma forte componente de formação prática e laboratorial e possibilita a realização de um estágio curricular em ambiente profissional – fatores decisivos para a integração dos diplomados no mercado de trabalho. Em 2012, a licenciatura apresentava uma empregabilidade de 95%.

PROVAS DE INGRESSO ›› (cód. 07) Física e Química + (cód. 19) Matemática A Média do último colocado em 2012: 113,5 GRAU CONFERIDO ›› Licenciado/a em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores REGIME ›› Diurno (3135/9112) e Pós-laboral (3135/8098) SAÍDAS PROFISSIONAIS ›› Automação e controlo; Telecomunicações; Redes de comunicação; Sistemas e robótica; Sistemas eletrónicos, digitais, inteligentes e autónomos; Manutenção industrial; Gestão de projetos.

PROVAS DE INGRESSO ›› (cód. 07) Física e Química + (cód. 19) Matemática A Média do último colocado em 2012: 116,7 GRAU CONFERIDO ›› Licenciado/a em Engenharia Eletrotécnica Sistemas Elétricos de Energia REGIME ›› Diurno (3135/9110) SAÍDAS PROFISSIONAIS ›› Produção, transporte e distribuição de energia elétrica; Energias renováveis; Gestão de energia e eficiência energética; Projeto, execução, manutenção e exploração de instalações elétricas; Gestão energética na indústria; Manutenção de redes elétricas e instalações de produção; Comercialização de energia e material elétrico; Manutenção industrial; Telecomunicações.

ISEP 2013 / 2014


> LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ENGENHARIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTE

ENGENHARIA INFORMÁTICA

A licenciatura em Engenharia Geotécnica e Geoambiente foi a primeira oferta formativa do género em Portugal e fornece uma qualificação completa nos domínios da engenharia geotécnica, geociências de engenharia, georrecursos e geoambiente. Esta direcionada para a exploração sustentável de matérias-primas, obras públicas, meio ambiente e preservação do património e recursos naturais. O processo de ensino-aprendizagem tem uma forte componente teórico-prática e centrada no trabalho em equipa. A licenciatura beneficia ainda do protocolo de dupla titulação com a Universidade Politécnica de Madrid. Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa instituição que colabora com empresas do setor, como o Grupo Mota-Engil, MonteAdriano, Irmãos Cavaco e TARH, entre outras. Formamos pessoas para responderem às reais necessidades do mundo empresarial. Em 2012, o curso apresentava uma empregabilidade de 94%.

A licenciatura em Engenharia Informática forma profissionais empreendedores e capazes de uma rápida e harmoniosa integração no mercado de trabalho europeu. O curso usa as melhores práticas internacionais do modelo CDIO (www.cdio.org) para apoiar o desenvolvimento de competências ao nível da análise, conceção, implementação e operacionalização de soluções de software, sistemas e redes de informação e aplicações para web e plataformas móveis. Ao optares pelo ISEP poderás aproveitar das mais de 300 propostas de estágios oferecidas anualmente por empresas e centros de investigação. Em 2012, a licenciatura em Engenharia Informática apresentava uma taxa de empregabilidade de 97%.

PROVAS DE INGRESSO ›› (cód. 02) Biologia e Geologia + (cód. 16) Matemática ou ›› (cód. 07) Física e Química + (cód. 16) Matemática Média do último colocado em 2012: 121,2 GRAU CONFERIDO ›› Licenciado/a em Engenharia Geotécnica e Geoambiente REGIME ›› Diurno (3135/9117) SAÍDAS PROFISSIONAIS ›› Estudos técnicos e investigação em geotecnia, georrecursos e geoambiente; Coordenação de projetos; Gestão e fiscalização da produção e qualidade; Prospeção e exploração de recursos hídricos e minerais; Obras públicas; Explosivos, desmonte e movimento de terras.

PROVAS DE INGRESSO ›› (cód. 19) Matemática A Média do último colocado em 2012: 131,5 GRAU CONFERIDO ›› Licenciado/a em Engenharia Informática REGIME ›› Diurno (3135/9119) e Pós-laboral (3135/9885) SAÍDAS PROFISSIONAIS ›› Conceção, desenvolvimento e administração de infraestruturas computacionais confiáveis e sistemas de informação; Desenvolvimento de software; Computação móvel; Investigação aplicada; Consultadoria.


> LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ENGENHARIA DE INSTRUMENTAÇÃO E METROLOGIA

ENGENHARIA MECÂNICA

A licenciatura em Engenharia de Instrumentação e Metrologia forma profissionais para os domínios da qualidade, calibração, medição e controlo de incertezas, sendo uma oferta única em termos nacionais. Importando boas práticas do norte da Europa, o curso aposta numa sólida preparação em física aplicada, metrologia mecânica, acústica, ótica, eletrónica, processamento de imagem e sinal, gestão da qualidade, ambiente e segurança, abrindo oportunidades de emprego em áreas que vão da medicina à indústria. Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa instituição que colabora com empresas do setor, como o CATIM, IEP – Instituto Eletrotécnico Português, Hospital de S. João, entre outras. Formamos pessoas para responderem às reais necessidades do mundo empresarial. Em 2012, a licenciatura apresentava uma empregabilidade de 92%.

A engenharia mecânica distingue-se pela sua abrangência e versatilidade. O seu universo assenta no projeto, desenvolvimento e construção de máquinas, equipamentos e sistemas. Ao longo da formação, o estudante adquire competências ao nível da conceção e desenvolvimento de produtos, processos e sistemas mecânicos e térmicos; operação de máquinas, ferramentas e sistemas industriais; análise e melhoria de sistemas produtivos e de informação; inovação na área da automação. Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa instituição que colabora com empresas do setor, como a Toyota, Bosch Termotecnologia e Gislótica, entre outras. Formamos pessoas para responderem às reais necessidades do mundo empresarial. Em 2012, a licenciatura em Engenharia Mecânica apresentava uma taxa de empregabilidade de 96%.

PROVAS DE INGRESSO ›› (cód. 07) Física e Química + (cód. 16) Matemática

PROVAS DE INGRESSO ›› (cód. 07) Física e Química + (cód. 19) Matemática A Média do último colocado em 2012: 138,1

GRAU CONFERIDO ›› Licenciado/a em Engenharia de Instrumentação e Metrologia

GRAU CONFERIDO ›› Licenciado/a em Engenharia Mecânica

REGIME ›› Diurno (3135/9094)

REGIME ›› Diurno (3135/9123) e Pós-laboral (3135/9886)

SAÍDAS PROFISSIONAIS ›› Conceção, implementação e manutenção de redes de sensores; Inspeção e calibração de dispositivos de medição; Monitorização do produto; Gestão de sistemas de medição; Acreditação de laboratórios; Avaliação e correção de ruído industrial, laboral e ambiental; Gestão de qualidade, ambiente e segurança; Inspeção dimensional e metrológica de materiais; Gestão de equipamento hospitalar.

SAÍDAS PROFISSIONAIS ›› Projeto e conceção de equipamentos, processos e sistemas mecânicos e térmicos; Gestão de estruturas, máquinas e sistemas industriais; Investigação e desenvolvimento industrial; Consultoria nas áreas de energia, climatização e serviços.

ISEP 2013 / 2014


> LICENCIATURA

> LICENCIATURA

ENGENHARIA MECÂNICA AUTOMÓVEL

ENGENHARIA QUÍMICA

A licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel é uma oferta formativa ímpar no norte do país e beneficia do protocolo com o Toyota Technical Education Program. O curso foi desenhado numa lógica interdisciplinar, que integra conhecimentos de tecnologia automóvel, engenharia mecânica, legislação do setor e gestão. Incide no desenvolvimento de competências transversais à engenharia mecânica e específicas da área automóvel para proporcionar uma qualificação com vista à rápida e eficaz integração no mercado de trabalho. Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa instituição que colabora com empresas do setor, como a Toyota Caetano Portugal, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, Dalphimetal Portugal, Porsche Ibérica, MercedesBenz Portugal, entre outras. Formamos pessoas para responderem às reais necessidades do mundo empresarial. Os primeiros diplomados de Engenharia Mecânica Automóvel integraram o mercado de trabalho em 2012.

A licenciatura em Engenharia Química forma profissionais aptos a exercerem funções nos domínios da engenharia da reação química, processos de separação, ciências dos materiais, bioquímica e microbiologia, matemática aplicada à engenharia e economia. Com uma forte consciência ambiental e orientação para a inovação de novas tecnologias, o curso assume uma sólida componente prática, que estimula a realização de estudo de casos, projetos e trabalhos laboratoriais em cada semestre. Ao optares pelo ISEP, vais estudar numa instituição que colabora com empresas do setor, como a Galp, Unicer, Grupo RAR, Águas do Porto, Grupo Amorim, Tintas Barbot, entre outras. Formamos pessoas para responderem às reais necessidades do mundo empresarial. Em 2012, o curso apresentava uma taxa de empregabilidade de 91%.

PROVAS DE INGRESSO ›› (cód. 07) Física e Química + (cód. 19) Matemática A Média do último colocado em 2012: 122,0 ›› GRAU CONFERIDO Licenciado/a em Engenharia Mecânica Automóvel REGIME ›› Diurno (3135/9936) SAÍDAS PROFISSIONAIS ›› Gestão de oficinas; Manutenção de frotas; Projeto automóvel; Direção técnica em representantes de marca; Consultoria e formação na área da mecânica automóvel.

PROVAS DE INGRESSO ›› (cód. 07) Física e Química + (cód. 16) Matemática Média do último colocado em 2012: 121,8 GRAU CONFERIDO ›› Licenciado/a em Engenharia Química REGIME ›› Diurno (3135/9125) SAÍDAS PROFISSIONAIS ›› Indústrias química, bioquímica, alimentar, agroalimentar, farmacêutica, cosmética, biotecnológica, energética, dos materiais e novos materiais; Gestão ambiental; Controlo de qualidade laboratorial e industrial; Investigação e formação.


> LICENCIATURA

ENGENHARIA DE SISTEMAS

A licenciatura em Engenharia de Sistemas visa formar profissionais que aliam conhecimentos da engenharia clássica (mecânica, eletrotécnica e química) com uma sólida formação em métodos quantitativos e sistemas de informação, assim como competências específicas de gestão. Foi concebido em estrita colaboração com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), depois de escutadas as empresas suas associadas e de acordo com competências que as mesmas consideram essenciais ao perfil do engenheiro do século XXI. O curso investe num processo inovador de ensino-aprendizagem baseado nas melhores práticas internacionais (CDIO – www.cdio.org), com uma forte componente prática, centrado no trabalho de equipa, promovendo o saber aplicado. Os primeiros diplomados em Engenharia de Sistemas irão integrar o mercado de trabalho em 2013.

PROVAS DE INGRESSO ›› (cód. 19) Matemática A ou ›› (cód. 07) Física e Química + (cód. 19) Matemática A Média do último colocado em 2012: 126,7 GRAU CONFERIDO ›› Licenciado/a em Engenharia de Sistemas REGIME ›› Diurno (3135/8316) SAÍDAS PROFISSIONAIS ›› Planeamento e controlo da produção; Gestão e controlo da qualidade; Gestão de operações; Logística e distribuição; Sistemas de produção; Sistemas de informação; Consultoria.



> MESTRADOS Nota: Os cursos de mestrado funcionam, também, em regime pós-laboral.

›› ENERGIAS SUSTENTÁVEIS ›› ENGENHARIA CIVIL Construções; Estruturas; Gestão da Construção; Infraestruturas e Ambiente. ›› ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO MÉDICA ›› ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES Automação e Sistemas; Sistemas Autónomos; Sistemas e Planeamento Industrial; Telecomunicações. ›› ENGENHARIA ELETROTÉCNICA - SISTEMAS ELÉTRICOS DE ENERGIA ›› ENGENHARIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTE ›› ENGENHARIA INFORMÁTICA Arquitetura, Sistemas e Redes; Sistemas Gráficos e Multimédia; Tecnologias do Conhecimento e Decisão. ›› ENGENHARIA DE INSTRUMENTAÇÃO E METROLOGIA ›› ENGENHARIA MECÂNICA Construções Mecânicas; Energia; Gestão Industrial; Materiais e Tecnologias de Fabrico. ›› ENGENHARIA QUÍMICA Otimização Energética na Indústria Química; Tecnologias de Proteção Ambiental. ›› MATEMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA E ÀS FINANÇAS

> PÓS-GRADUAÇÕES ›› Computação Móvel Aplicada ›› Projeto de infraestruturas de Telecomunicações ›› Projeto de Instalações Elétricas ›› Sistemas de Segurança, Gestão Técnica e Domótica ›› Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança ›› Tecnologias e Informática Aplicadas à Educação



> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ››

BIOMARK Biomark Sensor Research

››

CIDEM Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica

››

CIETI Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial

››

CISTER Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real

››

GECAD Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão

››

GICEC Grupo de Investigação e Consultadoria em Engenharia Civil

››

GILT Graphics, Interaction and Learning Technologies

››

GRAQ-REQUIMTE Grupo de Reações e Análises Químicas

››

INESC TEC Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes, Pólo ISEP

››

LEMA-CMUP Laboratório de Engenharia Matemática

> CENTROS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS ›› ACADEMIACISCO.ISEP ›› CEA Centro de Estudos de Águas ›› LABCARGA Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada ›› LGMC Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção ›› NEC Núcleo de Estudos da Construção


> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

BIOMARK

BioMark, Sensor Research www.isep.ipp.pt/biomark ›› biomark@isep.ipp.pt Coordenadora científica Professora Doutora Goreti Sales A BioMark, Sensor Research tem por objectivo o desenvolvimento de (bio)sensores para biomarcadores ou marcadores com intervenção/implicação biológica, nos domínios da saúde, ambiente e alimentação. Os (bio)sensores são baseados em novos materiais de reconhecimento do analito, vulgarmente reconhecidos por anticorpos plásticos e devem ser capazes de estabelecer medidas rápidas e de baixo custo. As estratégias utilizadas para a construção dos (bio)sensores são diversas, passando pela impressão em bulk ou em superfície e pela sua interface directa ou indirecta com superfícies sensoras. A operacionalidade destas unidades é avaliada em estado estacionário ou em condições fluxo, recorrendo a ensaios de macro ou de microfluídica. Áreas de especialização (bio)sensores para biomarcadores ou marcadores com intervenção/implicação biológica, no domínio da saúde, ambiental e alimentar.

CIDEM

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM ENGENHARIA MECÂNICA www.cidem.isep.ipp.pt ›› cidem@isep.ipp.pt Coordenador científico Professor Doutor Luís Durão O CIDEM assume um conjunto de atividades de investigação científica fundamental e aplicada, de projeto, desenvolvimento experimental, formação profissional e prestação de serviços no âmbito da engenharia mecânica. Este grupo pretende contribuir para o processo de desenvolvimento e modernização do setor produtivo do país na área de engenharia mecânica. Áreas de especialização construções mecânicas | fluidos e calor | gestão industrial | materiais e processos tecnológicos


> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

CIETI

CENTRO DE INOVAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA INDUSTRIAL www.cieti.isep.ipp.pt ›› cieti@isep.ipp.pt Coordenador científico Professor Doutor António Crispim Ribeiro O CIETI é um grupo multidisciplinar de I&D, que pretende contribuir para a inovação industrial através da criação de novos produtos, processos ou sistemas. Responsável por soluções como a produção de biodiesel de 3ª geração, o CIETI divide-se em quatro subunidades: Núcleo de Investigação em Tecnologias Ambientais e Energia (NITAE); Núcleo de Engenharia e Processos (NEP); Núcleo de Investigação em Sistemas de Testes (LABORIS); e Núcleo de Biomateriais e Nanotecnologias (NBIN). Áreas de especialização biomateriais e nanotecnologias | energia e ambiente | engenharia e processos | laboratórios remotos e sistemas de teste e depuração

CISTER

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM SISTEMAS CONFIÁVEIS E DE TEMPO-REAL www.cister.isep.ipp.pt ›› cister-info@isep.ipp.pt Coordenador científico Professor Doutor Eduardo Tovar O CISTER concentra a atividade na análise e projeto de sistemas computacionais embebidos e de tempo-real, essenciais para aplicações, desde telemóveis ou aparelhos de TV digital, até sistemas de controlo em automóveis e aviões. Estas tecnologias são fulcrais para os sistemas emergentes com grandes quantidades de dispositivos que interagem com o ambiente nas cidades do futuro, interligando o mundo físico com a nuvem. Esta unidade, com consolidada reputação internacional, é um dos principais centros de I&D a nível mundial na sua área, integrando diversos consórcios e redes internacionais de excelência. Desde 2011 integra, como unidade autónoma, o Laboratório Associado INESC TEC. Áreas de especialização redes de sensores sem fios | computação distribuída | sistemas ciber-físicos | sistemas adaptáveis | linguagens e sistemas operativos ISEP 2013 / 2014


> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

GECAD

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM ENGENHARIA DO CONHECIMENTO E APOIO À DECISÃO www.gecad.isep.ipp.pt ›› gecad@isep.ipp.pt Coordenadora científica Professora Doutora Zita Vale O GECAD tem como missão promover o desenvolvimento de investigação científica no domínio das ciências do conhecimento e da decisão com suporte em tecnologias da informação. Esta é a maior unidade de I&D do ensino superior politécnico e tem vindo a conquistar espaço nas principais publicações científicas internacionais da sua área. Assumindo um forte compromisso social, o GECAD contribui para a expansão de sistemas inteligentes, que suportem uma sociedade sustentável, segura e inclusiva. Neste sentido, tem apostado em projetos aplicados nas áreas de energia, transportes, ambiente, economia, inclusão, infraestruturas críticas, segurança, acessibilidade digital e novos modelos de socialização. Áreas de especialização ambientes inteligentes de suporte à decisão | inteligência computacional | tecnologias do conhecimento e aprendizagem | sistemas inteligentes em energia.

GICEC

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO E CONSULTADORIA EM ENGENHARIA CIVIL www.gicec.isep.ipp.pt ›› gicec@isep.ipp.pt Coordenador científico Professor Doutor Rui Camposinhos O GICEC tem potenciado o desenvolvimento de atividades de I&D na área da engenharia civil e prestado serviços de consultoria em questões de elevada dificuldade técnica a empresas e entidades públicas do setor da construção. Os seus investigadores têm também desenvolvido projetos em parceria com prestigiadas instituições académicas nacionais e estrangeiras. Contanto com dezoito investigadores doutorados e em doutoramento e várias dezenas de artigos publicados em revistas científicas de reconhecido mérito internacional, a sua atividade centra-se em quatro vetores principais: a tecnologia das construções; a engenharia de estruturas; as infraestruturas e o ambiente; a gestão da construção. Áreas de especialização tecnologia das construções | engenharia de estruturas | infraestruturas e o ambiente | gestão da construção | desenvolvimento de novos sistemas para a engenharia de fachadas | otimização de recursos no setor produtivo | análise do comportamento, reabilitação e reforço de património edificado.


> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

GILT

GRAPHICS, INTERACTION AND LEARNING TECHNOLOGIES www.gilt.isep.ipp.pt ›› gilt@isep.ipp.pt Coordenador científico Professor Doutor Carlos Vaz de Carvalho O GILT é um grupo orientado para a análise, construção, aprofundamento e difusão do conhecimento técnico e científico nos domínios da realidade virtual, multimédia, interação, tecnologias de aprendizagem e áreas afins. Procura estabelecer as bases para um trabalho sistemático de I&D, articulando-o com ações de pós-graduação, ao nível de mestrado e doutoramento, e capaz de fomentar parcerias com outras instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. Áreas de especialização realidade virtual e interação | multimédia e comunicações | multimédia e medicina | tecnologias de aprendizagem

GRAQ-REQUIMTE

GRUPO DE REAÇÕES E ANÁLISES QUÍMICAS www.graq.isep.ipp.pt ›› graq@isep.ipp.pt Coordenadora científica Professora Doutora Cristina Delerue Matos O GRAQ foi fundado em janeiro de 1999, tendo integrado o Centro de Química da Universidade do Porto nesse mesmo ano. Em 2000, o CEQUP, juntamente com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, fundou o REQUIMTE: Laboratório Associado de Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos, que representa a principal rede de investigação em Portugal destinada à química e engenharia química. Tendo por divisa “Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos”, o GRAQ orienta o seu trabalho de investigação nas linhas do controlo ambiental e (bio)remediação; (bio) sensores potenciométricos e transdutores voltamétricos; segurança alimentar. Nas instalações do GRAQ está a funcionar também um laboratório de tratamento de resíduos laboratoriais (TRELAB). O objetivo deste laboratório é a gestão integrada de recursos e de resíduos numa perspetiva de sustentabilidade. Áreas de especialização controlo de qualidade | segurança alimentar | saúde pública e fatores ambientais | nanotecnologia e biossensores | tecnologias de remediação (águas, solos) | estudos de ecotoxicidade | gestão sustentável de recursos e de resíduos | análise de ciclo de vida | análise de risco. ISEP 2013 / 2014


> GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

INESC TEC

(UNIDADE DE ROBÓTICA E SISTEMAS INTELIGENTES, PÓLO ISEP) www.lsa.isep.ipp.pt ›› lsa@isep.ipp.pt Coordenador científico Professor Doutor Eduardo Silva Unidade de I&D especializada em robótica e sistemas autónomos orientados para a monitorização oceanográfica e ambiental, mapeamento, segurança e espaço (recolha de dados in situ). As atividades de investigação variam entre o controlo distribuído e perceção, navegação e coordenação, conceção de sistemas embebidos de tempo-real, englobando sistemas avançados de monitorização (visão). Experiência na aplicação de sistemas e tecnologias avançadas para estudos de campo oceanográficos, ambientais e de segurança. Experiência de campo na utilização de sistemas aéreos autónomos e não-tripulados (UAV), de superfície (ASV) e submarinos (ROV e AUV), além da participação em estudos práticos inovadores nas áreas da segurança, meteorologia e ambiente. Áreas de especialização coordenação e controlo | navegação distribuída | sistemas embebidos de tempo-real | sensores e perceção | visão artificial | aeronaves não-tripuladas | robótica marinha e subaquática | robótica móvel.

LEMA-CMUP

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA MATEMÁTICA www.lema.isep.ipp.pt ›› lema@isep.ipp.pt Coordenador científico Professor Doutor Jorge Santos O LEMA é um grupo de investigação nas áreas de matemática aplicada, ciências da engenharia e engenharia matemática. Este grupo multidisciplinar associado ao Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP) promove atividades em domínios da análise numérica, otimização, sistemas dinâmicos e modelação e análise de dados, aplicadas predominantemente à resolução de problemas nas áreas de atuação do ISEP. Áreas de especialização matemática aplicada | ciências da engenharia | engenharia matemática


> CENTROS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

ACADEMIACISCO.ISEP www.isep.ipp.pt ›› cisco@isep.ipp.pt Diretora Engenheira Berta Baptista A AcademiaCisco.ISEP é um centro de formação especializado nas tecnologias de redes de comunicação baseadas em equipamentos Cisco - a mais reconhecida certificação profissional na área de networking. Orientada para um ensino com forte componente prática, possui modernos laboratórios que permitem aos formandos simular ambiente reais e recriar situações do mundo laboral. A Academia oferece atualmente dois patamares de formação ao nível de routing e switching (CCNA – Cisco Certified Network Associate e CCNP – Cisco Certified Network Professional) e formação ao nível da segurança (CCNAS – CCNA Security). Assume ainda o papel de Academy Support Center e Instructor Training Center a nível nacional. De acordo com as necessidades dos parceiros empresariais pode ainda desenvolver conteúdos específicos para as necessidades sentidas no mercado de trabalho, ao nível da planificação, implementação e configuração de redes VoIP. A AcademiaCisco.ISEP foi o primeiro parceiro certificado de formação Cisco no Porto e continua a apresentar a oferta mais competitiva do mercado.

CEA

CENTRO DE ESTUDOS DE ÁGUAS www.fundacao.ipp.pt ›› aguas@isep.ipp.pt Diretora Engenheira Rosária Santos Criado em 1983, o Centro de Estudos de Águas tem como objetivos prestar serviços à indústria e organismos oficiais, desenvolver novas tecnologias, promover ações de formação e informação. Localizado na Fundação Politécnico do Porto, o centro é acreditado pelo IPAC desde 2001 e presta serviços a centenas de empresas, principalmente nas áreas de análises físico-químicas e bacteriológicas de águas; análises físico-químicas de lamas e outros resíduos sólidos, incluindo sedimentos; e análises físico-químicas de depósitos de corrosão. Áreas de especialização análises físico-químicas e bacteriológicas das diferentes matrizes de águas | análises físico-químicas de lamas e outros resíduos sólidos incluindo compostos para a agricultura | análises físico-químicas de depósitos de corrosão | ações de formação e informação. ISEP 2013 / 2014


> CENTROS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

LABCARGA

LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E GEOLOGIA APLICADA www.deg.isep.ipp.pt ›› labcarga@isep.ipp.pt Diretor Professor Doutor Helder Chaminé O LABCARGA presta serviços de consultadoria especializada em cartografia geotécnica, hidrogeologia aplicada e geoengenharia de terreno. Tem ainda como objetivo dinamizar projetos de I&D em ambiente académico ou empresarial nas áreas da cartografia aplicada à geoengenharia, dos recursos geológicos, hidrominerais, geotérmicos e da geoengenharia de maciços rochosos. Áreas de especialização cartografia aplicada/SIG e riscos geológicos | prospeção e gestão de recursos geológicos, hidrominerais e geotérmicos | geoengenharia e geomecânica de terrenos | hidrogeologia e geotecnia urbanas e ambiente | geoconservação, geoturismo e património geológico-mineiro.

LGMC

LABORATÓRIO DE GEOTECNIA E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO www.deg.isep.ipp.pt ›› lgmc@isep.ipp.pt Diretor Professor Doutor José Fernandes As atividades desenvolvidas pelo LGMC enquadram-se nas vertentes pedagógica, de investigação e prestação de serviços técnico-científicos apoiada por técnicos com elevada experiência e capacidade técnica. Na área de prestação de serviços destaque para a realização de ensaios de laboratório e de campo, execução de estudos e projetos e formação, tendo em vista a rentabilização das valências do ISEP em benefício do tecido empresarial. Áreas de especialização mecânica das rochas e dos solos | materiais de construção | agregados | controle de vibrações | caracterização física, mecânica e química de rochas e solos | ensaios in situ | avaliação de recursos minerais | prospeção geotécnica.


> CENTROS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

NEC

NÚCLEO DE ESTUDOS DA CONSTRUÇÃO www.nec.isep.ipp.pt ›› nec@isep.ipp.pt Diretor Engenheiro J. Carlos Campeão O NEC surgiu em 2004, fruto da necessidade de responder às solicitações feitas ao ISEP para consultadoria na área das construções. Entre os principais serviços prestados contam-se peritagens, avaliações, estudos técnicos, ensaios e medições. Esta estrutura permitiu colocar o potencial humano e técnico do ISEP ao serviço das empresas de construção. Áreas de especialização métodos e técnicas de construção | sistemas construtivos | materiais de construção | políticas e estratégias | metodologias de avaliação da qualidade e do desempenho.


ACESSO A LICENCIATURAS O acesso ao ensino superior público é coordenado pela Direção-Geral do Ensino Superior e pode realizar-se através das seguintes modalidades: Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior; Concursos Locais; Regimes Especiais; Concursos Especiais; Reingresso; Mudança de Curso e Transferência. Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior A candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior no final do ano letivo. Para concorrer é necessário: ser titular de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas para os diferentes cursos e instituições a que vai concorrer. Fórmula de Cálculo da Nota de Acesso: Média do Secundário (65%) + Prova(s) de Ingresso (35%) Classificações Mínimas Exigidas: Nota de Candidatura – 95 pontos; Provas de Ingresso – 95 pontos Para mais informações, por favor consulte www.dges.mctes.pt. Concursos Especiais Podem candidatar-se aos concursos especiais: Maiores de 23 anos, completados até 31 de dezembro do ano que antecede o de ingresso e que não sejam titulares de provas válidas no âmbito do CNA; Titulares de cursos médios ou superiores; Titulares de cursos de especialização tecnológica (CET); Concursos de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso. Podem candidatar-se aos concursos de mudança de curso, transferência e reingresso, os estudantes com inscrição válida em ano letivo anterior em instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira. Preferência Regional Os estudantes que se candidatam aos cursos do ISEP poderão usufruir do regime de preferência regional: 50% das vagas são preferencialmente distribuídas pelos estudantes oriundos dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. Maiores de 23 anos Curso Intensivo de Preparação para Realização da Prova de Matemática De forma a apoiar a preparação para a prova de matemática do concurso Maiores de 23, que por norma se realiza em maio, o ISEP organiza um Curso Intensivo de Preparação para Realização da Prova de Matemática. O curso tem 40 horas e decorre em horário pós-laboral, entre fevereiro e abril. Inscrições: www.isep.ipp.pt/m23


Ano Zero Curso Preparatório para a Integração no Ensino Superior Para apoiar a preparação de alunos com o diploma de 12º ano para a realização do Exame Nacional do Ensino Secundário – Matemática A, o ISEP leciona um Ano Zero, entre outubro e junho. Esta formação pretende ainda dotar os alunos de ferramentas, metodologias e conhecimentos facilitadores da transição para o ensino superior e promover a integração no ensino superior, através de uma vivência académica responsável: livre acesso a bibliotecas, salas de estudo, cantinas, consultas psicopedagógicas, cursos e seminários técnicos, nos mesmos moldes dos restantes estudantes do ISEP. Os alunos que posteriormente ingressarem no ISEP poderão requerer equivalências às disciplinas de Introdução à Física e Introdução à Informática, às disciplinas de Física Experimental (ou Física Aplicada) e Algoritmia e Programação. Inscrições: www.isep.ipp.pt/anozero Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas – Estudante Extraordinário O ISEP faculta a inscrição nas unidades curriculares que ministra, quer por estudantes inscritos num curso de ensino superior, quer por outros interessados. As unidades curriculares em que o estudante obtenha aprovação são objeto de certificação; são creditadas no plano de estudos do curso, caso o seu titular nele venha a ingressar através de concurso de acesso legalmente previsto; ou são incluídas em suplemento ao diploma, no caso de serem disciplinas extracurriculares relativamente ao curso em que venha a ingressar. A inscrição é feita mediante despacho a requerimento dirigido à Presidência feito pelo interessado. +INFO Para informações sobre contingentes especiais, concursos especiais, regimes especiais, reingressos, transferências e mudanças de curso, Ano Zero e inscrições em unidades curriculares isoladas: info-sa@isep.ipp.pt

ACESSO A ESTUDOS PÓS-GRADUADOS Candidaturas a mestrados e pós-graduações Os cursos de mestrado e pós-graduações funcionam, também, em regime pós-laboral. Os licenciados do ISEP têm vaga assegurada no respetivo mestrado, se terminarem o curso no ano letivo imediatamente anterior. A abertura de candidaturas é publicitada em www.isep.ipp.pt, sendo a candidatura efetuada exclusivamente por meios eletrónicos. Candidatura a mestrados 1ª fase: junho de 2013 2ª fase: agosto – setembro de 2013* 3ª fase: outubro de 2013*. www.isep.ipp.pt/mestrados * Estas fases só abrem se resultarem vagas sobrantes das fases anteriores. ISEP 2013 / 2014


VISÃO INTERNACIONAL O ISEP promove uma forte política de cooperação internacional para fomentar uma visão global de oportunidades aos seus estudantes e diplomados. A cooperação com mais de uma centena de instituições de ensino superior europeias possibilita a mobilidade académica através do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida – Erasmus. Destaque também para os acordos de dupla titulação com as universidades espanholas da Extremadura e Politécnica de Madrid. O ISEP promove também parcerias para intercâmbio e projetos de investigação com instituições congéneres no continente americano e junto da comunidade lusófona. Ao integrar o consórcio CDIO, o ISEP faz parte da vanguarda mundial na promoção de um processo de ensino-aprendizagem de orientação prática, que responda ao desafio de formar a próxima geração de líderes em engenharia. Esta capacidade de afirmar boas práticas sustenta igualmente a liderança do projetos como o PRAXIS – Centro Europeu de Excelência para unidades curriculares de Projeto/Estágio, entre outros.

CONTACTE-NOS ISEP | Gabinete de Comunicação: gci@isep.ipp.pt DIAS ABERTOS Visitas de Escolas Secundárias 14 de março | 17 de abril | 16 de maio | 13 de novembro de 2013 O ISEP VAI À ESCOLA Apresentações do ISEP e da sua oferta formativa a turmas do 12º ano com alunos interessados em seguir engenharia. CONHECER MAIS PARA MELHOR ORIENTAR Dia aberto dedicado a professores do ensino secundário, orientadores vocacionais e pais e encarregados de educação. outubro de 2013 . FACEBOOK Acompanha o dia-a-dia do ISEP e descobre conteúdos como a brochura Informação para Educadores; Empreendedores ISEP; as opiniões de estudantes estrangeiros e outras. www.facebook.com/engenhariaISEP



IPP POLITÉCNICO DO PORTO Presidência Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto T. 225 571 000 › F. 225 020 772 www.ipp.pt › ipp@ipp.pt

ISEP

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO Rua Dr. Bernardino de Almeida, 431 4200-072 Porto T. 228 340 500 › F. 228 321 159 mail@isep.ipp.pt › www.isep.ipp.pt

ISCAP INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO Rua Jaime Lopes Amorim s/n 4465-004 São Mamede de Infesta T. 229 050 000 › F. 229 025 899 instituto@iscap.ipp.pt › www.iscap.ipp.pt

ESE ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Rua Dr. Roberto Frias, 602 4200-465 Porto T. 225 073 460 › F. 225 073 464 ese@ese.ipp.pt › www.ese.ipp.pt

ESEIG

ESCOLA SUPERIOR DE ESTUDOS INDUSTRIAIS E DE GESTÃO Rua D. Sancho I, 981 4480-876 Vila do Conde T. 252 291 700 › F. 252 291 714 eseig.ipp@eu.ipp.pt › www.eseig.ipp.pt

ESTGF ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE FELGUEIRAS Rua do Curral, Casa do Curral, Margaride 4610-156 Felgueiras T. 255 314 002 › F. 255 314 120 correio@estgf.ipp.pt › www.estgf.ipp.pt

ESTSP ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DO PORTO Rua de Valente Perfeito, 322 4400-330 Vila Nova de Gaia T. 222 061 000 › F. 222 061 001 geral@estsp.ipp.pt › www.estsp.ipp.pt

ESMAE

SASIPP

ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA, ARTES E ESPECTÁCULO Rua da Alegria, 503 4000-045 Porto T. 225 193 760 › F. 225 180 774 esmae@esmae-ipp.pt › www.esmae-ipp.pt

SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DO IPP Rua Dr. Roberto Frias, 712 4200-465 Porto T. 225 573 710 › F. 225 573 719 info@sas.ipp.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.