ISEP.2014.BrochuraOfertaFormativa_EstudantesInternacionaisLusofonos

Page 1

CONSEGUES IMAGINAR UM MUNDO SEM ENGENHARIA?


Desperta a tua criatividade!


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

BEM-VIndOs AO IsEp

sOBRE O IsEp

pORTO

VIsÃO InTERnACIOnAL

EsTudAR nO IsEp _INFORMAÇÕES ÚTEIS _ESTUDANTES INTERNACIONAIS _COMO SE CANDIDATAR

OFERTA FORMATIVA _ENGENHARIA CIVIL _ENGENHARIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTE _ENGENHARIA DE INSTRUMENTAÇÃO E METROLOGIA _ENGENHARIA MECÂNICA _ENGENHARIA QUíMICA _ENGENHARIA ELETROTÉCNICA – SISTEMAS ELÉTRICOS DE ENERGIA _ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES _ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO MÉDICA _ENGENHARIA INFORMÁTICA _ENGENHARIA DE SISTEMAS _MATEMÁTICA APLICADA

GRupOs dE InVEsTIGAÇÃO

CEnTROs dE pREsTAÇÃO dE sERVIÇOs

3


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

Bem-vindos ao Isep O Instituto Superior de Engenharia do Porto é uma marca portuguesa de sucesso no ensino e inovação em engenharia. Desde 1852, que promove a criação e partilha de conhecimento aplicado e orientado para o mundo real, contribuindo para soluções de desenvolvimento sustentável. Ao integrar o Espaço Europeu de Ensino Superior e ao aproveitar os laços com o universo lusófono e congéneres americanas e asiáticas, o Instituto alimenta uma visão global de oportunidades. Os cursos e métodos de ensino seguem boas práticas internacionais, cumprindo com critérios de qualidade OE+EUR-ACE e CDIO. Através de 11 licenciaturas, 11 mestrados, 13 pós-graduações, do European Project Semester (EPS@ISEP) e da possibilidade de acolher doutorandos nos seus 10 grupos de investigação, o ISEP apresenta um compromisso com o futuro, que começa na formação e especialização de profissionais de engenharia com um forte perfil criativo e empreendedor. A qualidade dos nossos cursos, juntamente com a atratividade do Porto, hospitalidade portuguesa, propinas e custos de vida acessíveis e oportunidades internacionais de carreira, são algumas das razões que fazem do ISEP um ótima opção. www.isep.ipp.pt

«Recomendo o ISEP a estudantes internacionais interessados em desenvolver projetos de investigação. É uma instituição com um corpo docente de elevada qualidade e onde o gabinete de Relações Externas está sempre disponível para ajudar». Paulo Alves Filho, antigo estudante de mobilidade, Universidade de Santa Maria (Brasil)

4


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

SOBRE O ISEP _MAIS DE 6500 ESTUDANTES

_MAIS DE 100 PARCERIAS INTERNACIONAIS _MEMBRO DO CONSÓRCIO CDIO

_MAIS DE 160 ANOS A ENSINAR E INOVAR

_11 LICENCIATURAS _11 MESTRADOS _14 PÓS-GRADUAÇÕES

_CERTIFICAÇÃO

OE+EUR-ACE

_LOCALIZADO NO MAIOR PÓLO UNIVERSITÁRIO DO PORTO

_FORTE COOPERAÇÃO EMPRESARIAL

_10 GRUPOS DE I&D _6 CENTROS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS _FORMAÇÃO COMPLEMENTAR ISEP FORGLOBE

_CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2008

_PRÉMIO GREENLIGHT 2008 _PRÉMIO BOAS PRÁTICAS NO SETOR PÚBLICO 2010 _FINALISTA DOS PRÉMIOS NOVO NORTE 2011 _PRÉMIO AGOSTINHO ROSETA 2013 5


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

POrto ISEP também significa Porto. Somos uma referência desta moderna cidade europeia, reconhecida pela sua beleza, tradições, agenda cultural e espírito empreendedor. O Porto é a segunda cidade de Portugal e a maior do noroeste ibérico. Património da Humanidade desde 1996, foi Capital Europeia da Cultura em 2001, sendo eleito um dos melhores destinos turísticos mundiais em 2012 e reeleito o melhor destino da Europa em 2013. A cidade é conhecida pelas suas pontes sobre o rio Douro, pelo Vinho do Porto, pela capacidade de produção científica e inovação, pela arquitetura e história, indústrias criativas, setores exportadores e excelente gastronomia. Acima de tudo, destaca-se pela simpatia e abertura dos portuenses, que fazem do Porto uma cidade de eleição para visitar ou viver. Com um bom equilíbrio entre a tradição e modernidade, o Porto alberga algumas das principais empresas e centros de investigação portugueses. É também a sede do maior instituto politécnico nacional e o principal destino para estudantes estrangeiros. Desde 1852, o Porto é também a casa do ISEP. +INFO: www.visitporto.travel | www.turismodeportugal.pt

«O Porto é uma cidade maravilhosa. O sistema de transportes (metro e autocarros) é eficiente e confortável, a comida é muito boa e o custo de vida é bastante acessível. As pessoas são simpáticas e tem muita abertura para ajudar estudantes estrangeiros». Renée Magui Trèves, antiga estudante de mobilidade, Politecnico di Torino (Itália)

6


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

VISÃO INTERNACIONAL O ISEP promove uma forte política de cooperação internacional para fomentar uma visão global de oportunidades aos seus estudantes e diplomados. A cooperação com mais de uma centena de instituições de ensino superior europeias possibilita a mobilidade académica através do programa Erasmus+ e protocolos internacionais de cooperação. Destaque também para os acordos de dupla-titulação com instituições espanholas e brasileiras e para a dinamização de parcerias de intercâmbio e investigação com congéneres lusófonas, americanas e asiáticas. Ao integrar o consórcio CDIO, o ISEP faz parte da vanguarda mundial na promoção de um processo de ensino-aprendizagem de orientação prática, que responda ao desafio de formar a próxima geração de líderes em engenharia. Esta capacidade de afirmar boas práticas sustenta igualmente a liderança de projetos como o PRAXIS – Centro Europeu de Excelência para Unidades Curriculares de Projeto/Estágio, entre outros. O efetivo reconhecimento de excelência reflete-se também na certificação europeia de qualidade OE+EUR-ACE, a principal referência de qualidade do ensino em engenharia a nível europeu e um processo que é conduzido em Portugal pela Ordem dos Engenheiros. Tudo isto para garantir que os nossos diplomados recebem uma formação que os prepara para singrar em qualquer mercado de trabalho.

«Imaginava que Portugal seria um local quente e solarengo, onde as pessoas tinham uma mentalidade aberta. Vi que é verdade. Surpreendeu-me que quase toda as pessoas sejam fluentes em inglês o que facilitou imenso a minha integração». Reinis Cimurs, antigo estudante de mobilidade, Riga Technical University (Letónia)

7


estudar no isep


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

informações úteis

ESTUDANTES INTERNACIONAIS

Sistema Português de Ensino Superior

Estatuto de Estudante Internacional

Em Portugal, o ensino superior está organizado num sistema binário, que integra o subsistema politécnico e o subsistema universitário. Embora ambos lecionam licenciaturas e mestrados, a grande diferença reside nas abordagens: o ensino politécnico foca-se em saber aplicado, orientado ao exercício profissional e assente em investigação aplicada; enquanto o ensino universitário se apoia numa perspetiva mais teórica e assente em investigação fundamental.

No âmbito do Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 março, foi aprovado o estatuto de estudante internacional, permitindo o ingresso de estudantes estrangeiros em instituições de ensino superior públicas e privadas portuguesas. O ingresso destes estudantes realizarse-á, exclusivamente, através do concurso especial de acesso e ingresso, podendo candidatar-se os estudantes titulares de um diploma que faculte o acesso ao ensino superior no país em que foi obtido, ou que tenham concluído o ensino secundário português ou um ciclo de estudos a ele equivalente.

Licenciaturas No ensino politécnico, as licenciaturas são compostas por 180 unidades ECTS, divididas entre seis semestres. O primeiro ciclo de estudos garante que os alunos desenvolvem conhecimentos e competências com vista à integração profissional. Os estudantes devem completar todas as unidades curriculares com sucesso para obter o diploma e grau de licenciado.

Mestrados Os mestrados nos politécnicos podem variar entre 90 e 120 unidades ECTS e ter uma duração de três a quatro semestres. O segundo ciclo de estudos visa uma especialização profissional. Os mestrandos devem completar todas as unidades curriculares e defender com sucesso a sua dissertação/projeto/relatório de estágio em sessão pública para obter o diploma e o grau de mestre.

Idioma Todas as aulas são lecionadas em Português, recebendo os estudantes internacionais o apoio dos docentes e material de estudo/bibliografia em Inglês. As avaliações e exames de estudantes internacionais também podem ser feitos em Inglês. Registando-se um número mínimo de 15 estudantes internacionais numa unidade curricular, esta será lecionada em língua inglesa.

Propinas Em 2014-2015, as propinas das licenciaturas e dos mestrados do ISEP foram fixadas em €950/ano. As propinas das pós-graduações variam consoante o curso.

Calendário Escolar Ano Escolar: setembro – julho 1º Semestre: setembro – fevereiro 2º Semestre: fevereiro – julho Período Especial de Exames: setembro

É estudante internacional o estudante que não tenha nacionalidade portuguesa. A esta definição genérica excecionam-se os estudantes que se identifiquem com uma das seguintes condições: a) Os nacionais de um Estado-membro da União Europeia; b) Os que, não sendo nacionais de um Estado-membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente; c) Os que requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais de acesso e ingresso regulados pelo Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro. d) Os estudantes estrangeiros que se encontrem a frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa no âmbito de um programa de mobilidade internacional para a realização de parte de um ciclo de estudos de uma instituição de ensino superior estrangeira com quem a instituição portuguesa tenha estabelecido acordo de intercâmbio com esse objetivo. +INFO: www.dges.mctes.pt/DGES/pt | info-sa@isep.ipp.pt

Vistos Todos os estudantes estrangeiros provenientes de países não pertencentes à União Europeia devem possuir um visto de estudante obtido na Embaixada ou Consulado Português do seu país de origem. A prorrogação do visto é limitado ao tempo necessário para a realização dos estudos ou trabalhos de investigação. Para mais informações sobre vistos, pode contactar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras: www.sef.pt.

9


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

COMO SE CANDIDATAR

Candidaturas a Licenciaturas A candidatura ao ciclo de estudos de licenciatura (1º ciclo de estudos) faz-se através do Concurso Nacional de Acesso ao ensino Superior e implica a realização de exames nacionais específicos. O ISEP reconhece a validade de diplomas estrangeiros de ensino secundário para efeitos de candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para uma candidatura às licenciaturas, os candidatos devem realizar com sucesso os exames nacionais ou no país de origem que correspondem às provas específicas do curso a que se candidata. Provas específicas: • Engenharia Civil: Matemática A + Física e Química • Engenharia de Computação e Instrumentação Médica: Matemática A + Física e Química • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: Matemática A + Física e Química • Engenharia Eletrotécnica – Sist. Elétricos de Energia: Matemática A + Física e Química • Engenharia Geotécnica e Geoambiente: Matemática + Física e Química ou Matemática + Biologia e Geologia • Engenharia Informática: Matemática A • Engenharia de Instrumentação e Metrologia: Matemática + Física e Química • Engenharia Mecânica: Matemática A + Física e Química • Engenharia Mecânica Automóvel: Matemática A + Física e Química • Engenharia Química: Matemática + Física e Química • Engenharia de Sistemas: Matemática A ou Matemática A + Física e Química Para mais informações sobre datas e requisitos de candidatura, pode consultar a página da Direção Geral do Ensino Superior (www.dges.mctes.pt) ou contactar-nos: info-sa@isep.ipp.pt.

Candidaturas a Mestrados e Pós-Graduações As candidaturas aos mestrados realizam-se exclusivamente por meio digital em www.isep.ipp.pt/mestrado, através do preenchimento do formulário de candidatura e anexação dos seguintes documentos: a) Bilhete de identidade, cartão do cidadão, passaporte ou documento equivalente no país de origem b) Certificados de habilitações literárias; c) Currículo profissional e académico do candidato; d) Outros documentos que o candidato entenda relevantes para apreciação da sua candidatura; Nos mestrados em que existam diferentes áreas de especialização, o candidato deverá indicar, por ordem de preferência, aquelas em que considera realizar a sua posterior inscrição, tendo em atenção que não é garantida a inscrição na primeira escolha indicada. A candidatura só é considerada válida após a liquidação da taxa de candidatura no valor de €60, sendo o pagamento efetuado através da rede Multibanco utilizando a referência gerada. Os candidatos estrangeiros podem entrar em contato com a Divisão Académica (info-sa@isep.ipp.pt), de modo a obter os dados para pagamento. Para candidaturas às pós-graduações, os candidatos devem seguir procedimento idêntico em www.isep.ipp. pt/pos-graduacoes. MÉTODOS DE SELEÇÃO Os candidatos serão selecionados por um júri, tendo em consideração os seguintes aspetos: a) Currículo académico b) Currículo científico c) Currículo profissional DATAS DE CANDIDATURA AOS MESTRADOS 1ª fase: julho | 2ª fase: agosto | 3ª fase: setembro DATAS DE CANDIDATURA A PÓS-GRADUAÇÕES As candidaturas às pós-graduações têm várias edições ao longo do ano. PROPINAS: Licenciaturas e Mestrados: €950/ano (2014-2015) Pós-graduações: taxa variável consoante o curso

10


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

Estudante Internacional No âmbito do Despacho n.º 7273/2014 do Instituto Politécnico do Porto, que regulamenta o concurso especial de acesso e ingresso para estudantes internacionais (CEEI) aos ciclos de estudo de licenciatura, são definidas como condições de acesso: a) Titulares de habilitação académica que, no país em que foi obtida, lhe confira o direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior; b) Titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente. O estudante internacional deve reunir as seguintes condições de ingresso: a) Ser titular da qualificação académica específica para ingresso no curso a que se candidata; b) Ter conhecimento da língua em que o curso é ministrado de nível B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas; c) Satisfaça os pré-requisitos fixados no âmbito do regime geral de acesso e ingresso, se exigidos para acesso ao curso a que se candidata. +INFO: Gabinete de Organização Académica: estudante@ipp.pt

«A minha primeira impressão? Como tudo era tão barato em comparação com a vida na Holanda. Outra impressão forte foi a simpatia das pessoas. Imaginava que o Porto era uma grande cidade, mas não fazia ideia que fosse tão bonito. O Porto tem muito a oferecer». Steven Plat, antigo estudante de mobilidade, NHL University of Applied Sciences (Holanda)

Contactos Divisão Académica: info-sa@isep.ipp.pt (+351) 228 340 500 | www.isep.ipp.pt Para mais informações sobre o Sistema Português de Ensino Superior, modalidades de candidatura e bolsas, pode consultar a página da Direção Geral do Ensino Superior (www.dges.mctes.pt) ou o sítio www.studyineurope.eu/study-in-portugal.

11


OFERTA FORMATIVA


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

engenharia civil

A engenharia civil está presente em todas as construções humanas, procurando garantir um equilíbrio sustentável entre os ambientes edificados e o mundo natural. É através da inovação tecnológica e de um uso inteligente dos recursos, que os engenheiros civis assumem uma participação decisiva na realização ou requalificação de espaços urbanos, vias de comunicação ou redes de recursos energéticos.

Licenciatura em Engenharia Civil

Mestrado em Engenharia Civil

3 anos | 180 unidades ECTS

2 anos | 120 unidades ECTS

A licenciatura em Engenharia Civil forma profissionais para a gestão de projetos de reabilitação de património, construção e obras públicas. Com forte componente teórico-prática, o curso desenvolve conhecimentos e competências ao nível da conceção e projeto; sistemas de infraestruturas; componentes estruturais; execução, coordenação, fiscalização e controlo de qualidade de obras.

O mestrado em Engenharia Civil do ISEP especializa profissionais em quatro áreas estratégicas: Construções, Estruturas, Gestão da Construção e Infraestruturas. O curso beneficia de protocolos de cooperação com várias organizações do setor público e privado e os mestrandos podem optar por desenvolver o projeto final em ambiente laboral junto de uma empresa ou de um grupo de investigação do ISEP.

PROVAS ESPECÍFICAS

• Protocolo de dupla titulação com a Universidade Presbiteriana de MacKenzie (Brasil).

Matemática A + Física e Química «O curso de engenharia civil no ISEP foi a minha primeira opção, devido à boa reputação, ao ensino de cariz prático, funcional e com elevada amplitude de conhecimentos. As instalações são boas, mas destacaria a qualidade dos recursos humanos docentes e não-docentes. Após as experiências vividas entre salas e laboratórios e também devido à minha rápida integração no mundo do trabalho, renovaria com gosto a mesma escolha. Sem margem de dúvida, que o recomendo!» Luís Pacheco, Mecwide

Áreas de especialização

Construções; Estruturas; Gestão da Construção; Infraestruturas «O mestrado em Engenharia Civil permitiu-me solidificar e desenvolver conhecimentos. No ISEP, encontramos multidisciplinaridade e atualidade nas diferentes “cadeiras”, explorando vertentes como gestão, tecnologia e ambiente no âmbito da engenharia civil. Somos motivados a desenvolver a nossa capacidade crítica e atitude prática para a resolução eficaz e eficiente de problemas». Joana Almeida, engenheira civil na Ferrumplus. Vencedora do concurso Sika Academy 2011, com um projeto de reabilitação de uma IPSS do Porto.

«Os estudantes portugueses são muito simpáticos e disponíveis para ajudar. O melhor é que quase todos falam inglês e nos apoiam na integração. Acredito que a engenharia deve ser ensinada em laboratório e gostei imenso das aulas práticas no ISEP». Gizay Kisa, antiga estudante de mobilidade, Cankaya University (Turquia)

13


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

engenharia Geotécnica e Geoambiente

A engenharia geotécnica é uma área interdisciplinar e abrangente, presente nas atividades que envolvem o estudo dos terrenos e do subsolo, nas obras públicas, energia, extração de matérias-primas ou conservação ambiental. Os engenheiros geotécnicos exercem funções de estudo, planeamento e gestão de empreendimentos, desde escavações até ao desmonte com explosivos, da extração de petróleo, gás natural ou recursos minerais ao aproveito de águas subterrâneas ou mesmo na preservação das zonas costeiras e recuperação de locais contaminados. • Protocolo de dupla titulação com a Universidade Politécnica de Madrid (Espanha).

Licenciatura em Engenharia Geotécnica e Geoambiente

Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente

3 anos | 180 unidades ECTS

2 anos | 120 unidades ECTS

A licenciatura em Engenharia Geotécnica e Geoambiente foi a primeira oferta formativa do género em Portugal. Está direcionada para a exploração sustentável de matérias-primas minerais, água e recursos energéticos, a proteção e recuperação do meio ambiente e obras públicas. O processo de ensino-aprendizagem tem uma forte componente prática centrada no trabalho em equipa, desenvolvendo competências de estudo, planeamento e gestão de projetos nos domínios da engenharia geotécnica, geociências de engenharia, georrecursos, energia e geoambiente.

O mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente especializa engenheiros para a competitiva indústria de geoengenharia. O curso desenvolve e aprofunda competências profissionais e de investigação aplicada nos domínios da geotecnia de maciços, prospeção e exploração de georrecursos, geotecnia ambiental, geomateriais, geoenergia e geociências de engenharia. O curso proporciona todas as competências para que o futuro geo-profissional seja mais rigoroso, produtivo e, principalmente, mais eficiente.

PROVAS ESPECÍFICAS

Matemática + Física e Química ou Matemática + Biologia e Geologia «A licenciatura em Engenharia Geotécnica e Geoambiente confere uma formação sólida com mais-valias diferenciadoras para um mercado global. Os futuros geo-profissionais são moldados numa sábia combinação interdisciplinar de competências académicas e técnico-científicas, representando pura massa crítica com potencial de desenvolvimento ao dispor das organizações. Convictamente recomendo a todos os que gostam de trabalho de campo, laboratório e obra». Luís Ramos, diplomado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente e docente no ISEP.

14

«O mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente foi um passo importante no nosso desenvolvimento pessoal e, sobretudo, profissional. Foi nesta fase que reforçámos, decisivamente, a visão das vantagens de estreitar a ligação entre dois mundos que se complementam na perfeição, o empresarial e o académico. Em suma, temos a plena noção que no nosso dia-a-dia profissional, sem nunca descurar a objetividade e o pragmatismo, temos uma forma científica e, consequentemente, mais completa e rigorosa, de resolver os problemas geotécnicos com que somos confrontados». Luís Fonseca e Luís Ramos, diretores do centro de produção (Grupo Elevo). Menção honrosa no Prémio da Associação Portuguesa de Estudos e Engenharia de Explosivos 2009


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

engenharia de instrumentaçãO e Metrologia A metrologia funciona como um indicador da capacidade de inovação e tem vindo a assumir crescente relevância. É a ciência da medição e suas aplicações. Compreende todos os aspetos teóricos e práticos da medição, estando fortemente presente na indústria, mas também na vida quotidiana. Segundo dados da Associação Europeia de Institutos Nacionais de Metrologia (EURAMET), as atividades ligadas à metrologia representam 6% do produto interno bruto (PIB) nos países desenvolvidos.

Licenciatura em Engenharia de Instrumentação e Metrologia

Mestrado em Engenharia de Instrumentação e Metrologia

3 anos | 180 unidades ECTS

2 anos | 120 unidades ECTS

A licenciatura em Engenharia de Instrumentação e Metrologia importa boas práticas do norte da Europa e apresenta-se como uma opção ímpar a nível nacional. O curso forma profissionais para os domínios da qualidade, calibração, medição e controlo de incertezas, em áreas que vão da medicina à indústria. O plano de estudos incide numa sólida preparação em física aplicada, metrologia mecânica, acústica, ótica, processamento de imagem e sinal, gestão da qualidade, ambiente e segurança. É um curso multidisciplinar, pois abrange diversas áreas onde a metrologia está presente.

O mestrado em Engenharia de Instrumentação e Metrologia especializa engenheiros nas áreas da instrumentação e metrologia para exercício profissional em laboratórios de metrologia acreditados; gestão avançada de sistemas de medição em organizações; instrumentação e medição nos domínios da nanotecnologia e imagiologia; cálculo avançado de incertezas; análise e controlo de materiais; análise estatística de dados.

PROVAS ESPECÍFICAS

Matemática + Física e Química «A licenciatura em Engenharia de Instrumentação e Metrologia aposta numa forte componente prática laboratorial e num contacto próximo com as áreas de investigação aplicada à indústria. O percurso académico permitiu-me desenvolver competências e definir melhor as áreas de interesse, sempre com vista a uma boa transição para o meio laboral».

Maria João Mortágua, mestranda em Engenharia de Instrumentação e Metrologia, integrou recentemente os quadros do Grupo Salvador Caetano no desenvolvimento de um projeto inovador na área da aeronáutica, sendo a responsável pela Divisão de Metrologia da Caetano Aeronautic.

Filipe Rêgo, engenheiro de desenvolvimento de processos

15


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

engenharia mecânica

A engenharia mecânica distingue-se pela sua abrangência e versatilidade. O seu universo assenta no projeto, desenvolvimento e construção de máquinas, equipamentos e sistemas variados – quer mecânicos, quer térmicos. No seu domínio estão também os procedimentos de manutenção, coordenação e gestão de processos industriais associados às várias atividades que superintende. • Cooperação com o Toyota Technical Education Program.

Licenciatura em Engenharia Mecânica 3 anos | 180 unidades ECTS

A licenciatura em Engenharia Mecânica forma profissionais com competências ao nível da conceção e desenvolvimento de produtos, processos e sistemas mecânicos e térmicos, operação e manutenção de máquinas, coordenação de processos industriais e análise e melhoria de sistemas de informação e de produção. O curso foca-se na qualificação de agentes de inovação e competitividade para as empresas. PROVAS ESPECÍFICAS

Matemática A + Física e Química «A licenciatura em Engenharia Mecânica do ISEP é altamente reconhecida pelo tecido industrial português, nomeadamente da região norte. A qualidade dos seus diplomados ajuda a justificar a elevada taxa de empregabilidade e abre caminho a carreiras de sucesso em diversas indústrias». Raul Campilho, docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto

Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel 3 anos | 180 unidades ECTS

A licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel é um curso único no norte do país e beneficia da sinergia com a Toyota Caetano Portugal. Desenhado numa lógica interdisciplinar, integra conhecimentos de engenharia automóvel – incluindo realidades de segurança, eficiência energética e impactos ambientais –, engenharia mecânica, gestão e legislação do setor. Ao desenvolver competências transversais à engenharia mecânica e específicas da área automóvel, o curso prepara os diplomados para uma rápida e eficaz integração no mercado de trabalho. PROVAS ESPECÍFICAS

Matemática A + Física e Química «Dado a combinação de de unidades curriculares de âmbito teórico-prático, a ligação a empresas de referência e a alocação de professores especialistas nesta área, a licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel do ISEP confere aos diplomados competências bastante apreciadas pelas empresas». José Carlos Valentim, docente no ISEP e responsável do Departamento Técnico, Garantias e Formação Após-venda na Toyota Caetano Portugal

16


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

Mestrado em Engenharia Mecânica

Mestrado em Energias Sustentáveis

2 anos | 120 unidades ECTS

2 anos | 120 unidades ECTS

O plano de estudos proporciona uma especialização de carácter profissionalizante, criadora de competências para a análise e resolução de desafios de inovação. O mestrado inclui quatro áreas-chave da engenharia mecânica para o meio empresarial: construções mecânicas, energia, gestão industrial e materiais e tecnologias de fabrico.

O mestrado em Energias Sustentáveis do ISEP envolve diversos departamentos e especialidades da escola para responder à crescente procura de profissionais especializados pelo setor energético. A transversalidade e diversidade de opções do plano de estudos asseguram o desenvolvimento das competências necessárias para uma especialização nos domínios da produção, distribuição e gestão das diversas formas de energia de um modo sustentável.

O curso alicerça-se numa metodologia de ensino centrada em estudos de caso e possibilita a realização de projetos de ambiente industrial, maximizando a aplicabilidade de conhecimentos. Áreas de especialização

Construções Mecânicas; Energia; Gestão da Industrial; Materiais e Tecnologias de Fabrico «O que mais me surpreendeu foi a abertura, hospitalidade e simpatia dos portugueses. Recomendo o ISEP para outros estudantes interessados em viver uma aventura cultural».

«A variedade de unidades curriculares permite expandir o conhecimento para outras áreas da engenharia, como mecânica, eletrónica, civil, química, geotecnia, entre outras. As unidades curriculares optativas permitem definir o nosso percurso formativo – uma vantagem a meu ver. O mestrado ajudou-me a alcançar metas profissionais. Atualmente, participo num projeto europeu de investigação e desenvolvimento». André Gama, bolseiro de investigação na Universidade do Porto

Juliane Hendges, antiga estudante de mobilidade, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil)

A comunidade académica do ISEP inclui estudantes e colaboradores oriundos de 24 países, espalhados por cinco continentes. 17


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

Engenharia Química

A engenharia química ocupa uma posição única na ligação entre as ciências moleculares e a engenharia. Tradicionalmente associados aos sistemas de combustão e de energia, os engenheiros químicos estão hoje a liderar novos desenvolvimentos nas áreas da medicina, biotecnologia, materiais avançados, energia, produtos de consumo e soluções ambientais.

Licenciatura em Engenharia Química

Mestrado em Engenharia Química

3 anos | 180 unidades ECTS

2 anos | 120 unidades ECTS

A licenciatura em Engenharia Química forma profissionais aptos a exercerem funções nos domínios da engenharia da reação química, processos de separação, ciências dos materiais, bioquímica e microbiologia. Com uma forte consciência ambiental e orientação para a inovação e novas tecnologias, o curso assume uma sólida componente prática, que estimula a realização de estudos de caso, projetos e trabalhos laboratoriais em cada semestre.

O mestrado em Engenharia Química especializa engenheiros nas áreas ambiental e energética. Os diplomados desenvolvem capacidades para planear e conduzir experiências, analisar e interpretar resultados, projetar um sistema ou um processo para atingir determinada necessidade com constrangimentos realísticos (económicos, ambientais, sociais, de saúde, de segurança e de sustentabilidade). As suas competências são demonstradas na capacidade de identificar, equacionar e resolver problemas complexos da engenharia química, sendo ainda capazes de colaborar no desenvolvimento e na aplicação de novos produtos e processos inovadores.

Certificação de qualidade europeia OE+EUR-ACE PROVAS ESPECÍFICAS

Matemática + Física e Química «Todos os dias nos cruzamos com o trabalho de um engenheiro químico. Combustíveis, medicamentos, cosméticos, alimentos e embalagens são apenas alguns dos produtos que derivam da Engenharia Química. É esta versatilidade, que se estende desde o plano de estudos até às oportunidades de emprego, que me fez optar pela licenciatura em Engenharia Química. O ISEP, de forma muito prática e próxima, prepara os seus alunos para os problemas concretos da indústria, tornando-se assim uma instituição de referência junto do mercado de trabalho».

Certificação de qualidade europeia OE+EUR-ACE Áreas de especialização

Otimização Energética na Indústria Química; Tecnologias de Proteção Ambiental «O mestrado em Engenharia Química do ISEP é, sem dúvida, um marco muito importante na minha vida. As matérias lecionadas e os docentes com quem convivi permitiram-me crescer imenso, tanto a nível pessoal como profissional. Sem dúvida, recomendo». Gil Dias, chefe de turno de laboratório na Galp Energia

André Caetano, engenheiro químico/chefe de turno na Bioportdiesel

Faz parte da próxima geração de líderes da engenharia. 18


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

engenharia eletrotécnica – sistemas elétricos de energia A engenharia eletrotécnica é a área do conhecimento que estuda e trabalha com os fenómenos elétricos e eletromagnéticos. Neste universo inclui-se todo o sistema elétrico de energia, desde a produção, transmissão, distribuição, até à utilização da energia elétrica. Engloba ainda muitas outras áreas, como a eficiência energética, a utilização racional de energia, os sistemas de segurança, as energias renováveis, a mobilidade elétrica, a sustentabilidade e o ambiente. • Protocolo de dupla titulação com a Universidade Politécnica de Madrid (Espanha). • Protocolo de dupla titulação com a Universidade Presbiteriana de MacKenzie (Brasil).

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia

Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia

3 anos | 180 unidades ECTS

2 anos | 120 unidades ECTS

A licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia forma profissionais com competências para intervir no planeamento, exploração e manutenção de sistemas, instalações e equipamentos elétricos. Incide ainda em áreas emergentes como as energias renováveis, mobilidade elétrica, gestão de energia e sistemas de segurança. O curso tem uma forte componente prática e laboratorial e possibilita a realização de estágios curriculares em ambiente laboral.

O mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia especializa engenheiros para atuar na competitiva indústria elétrica, dotando-os de sólidos conhecimentos técnicos e científicos para intervirem ativamente no mercado e apoiarem a inovação tecnológica ao nível de novos produtos, serviços e aplicações. O mestrado incide numa metodologia com forte aplicabilidade prática, garantida pelas aulas laboratoriais e pelo desenvolvimento dos trabalhos de dissertação em estreita colaboração com as empresas.

Certificação de qualidade europeia OE+EUR-ACE

Certificação de qualidade europeia OE+EUR-ACE

PROVAS ESPECÍFICAS

Matemática A + Física e Química «A licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia distingue-se por dotar os seus licenciados de competências para intervirem nas áreas da energia, ambiente e sustentabilidade. Trata-se de um curso cuja formação vai de encontro às reais necessidades do mercado de trabalho, quer nacional, quer internacional e que, por isso mesmo, garante um índice de empregabilidade muito elevado».

«As unidades curriculares estão organizadas e são lecionados com o objetivo de conferir aos alunos capacidade de análise e de resolução de problemas de engenharia. (…) Os relatórios de trabalhos e as dissertações de mestrado analisadas mostram que os alunos são orientados para o projeto de engenharia e que o conseguem fazer com bons resultados». Ordem dos Engenheiros

António Gomes, docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto

19


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

engenharia eletrotécnica e de computadores A engenharia eletrotécnica e de computadores é uma área de conhecimento extremamente rica e que assume um papel ativo no desenvolvimento socioeconómico. Esta sempre presente no nosso dia-a-dia, quer estejamos em casa, na escola ou no trabalho. Com o conhecimento adquirido nesta área é possível criar, aperfeiçoar e implementar dispositivos, sistemas e processos, que realizem uma determinada função em que esteja envolvida a eletricidade. • Protocolo de dupla titulação com a Universidade Presbiteriana de MacKenzie (Brasil).

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

3 anos | 180 unidades ECTS

2 anos | 120 unidades ECTS

A licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores forma profissionais aptos para os setores da eletrónica, telecomunicações, redes, automação e robótica. O curso foi desenhado de modo a garantir uma base sólida e estruturada de conhecimentos em matemática, física, eletrotecnia, eletrónica e computadores. Incide ainda nos domínios das estratégias e operações de organização industrial e manutenção de sistemas produtivos, estando vocacionado para a inovação e aumento da competitividade empresarial.

Através de uma forte interação com grupos de investigação e com o tecido industrial, o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores especializa profissionais com conhecimentos técnicos e científicos para responderem aos desafios de inovação e competitividade industrial. Com uma estrutura flexível, o curso permite aos estudantes selecionarem as unidades curriculares que melhor se adaptem ao seu perfil, podendo optar entre unidades nas áreas de computadores, sistemas, controlo, robótica, automação, processamento de sinal, telecomunicações, redes industriais, multimédia, eletrónica industrial, instrumentação, produção, entre outras.

Certificação de qualidade europeia OE+EUR-ACE PROVAS ESPECÍFICAS

Matemática A + Física e Química «A licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEP fomenta competências essenciais à entrada no competitivo mercado de trabalho da tecnologia eletrónica e digital. Do ponto de vista de uma empresa como a Evoleo, que está a desenvolver projetos complexos para clientes como a Agência Espacial Europeia, o curso apresenta claras mais-valias: um plano de estudo de banda larga orientado à inovação e resolução de problemas; forte prática laboratorial; experiência do corpo docente em projetos europeus de investigação; apoio ao desenvolvimento de projetos em cooperação com empresas. Estas são algumas das razões que explicam a nossa aposta em diplomados ISEP». Rodolfo Martins, diretor da Evoleo Technologies

Certificação de qualidade europeia OE+EUR-ACE Áreas de especialização

Automação e Sistemas; Sistemas Autónomos; Sistemas e Planeamento Industrial; Telecomunicações «O meu percurso no MEEC foi marcadamente enriquecedor. A exigência e rigor aliados ao excelente ambiente entre alunos e docentes proporcionaram um elevado aproveitamento dos conhecimentos transmitidos. Para além disso, houve sempre a preocupação por parte dos docentes em fazer a ligação ao mundo empresarial, facilitando assim a passagem do universo académico para a realidade laboral. No meu caso, estando neste momento a trabalhar no Reino Unido como engenheiro de software numa empresa de referência internacional em tecnologias para set-top boxes e televisão, consigo ter a real perceção da quão sólida foi a minha formação no ISEP». Paulo Oliveira, engenheiro de software na Pace (Reino Unido)

20


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

engenharia de computação e instrumentação médica A evolução da medicina tem promovido uma crescente associação a aplicações de computação e técnicas de instrumentação. Seja para fins de diagnóstico, terapia ou gestão da informação nas unidades de saúde, a engenharia e inovação tecnológica têm assumido um papel cada vez mais central na medicina contemporânea. • Protocolo de cooperação com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico do Porto.

Licenciatura em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica

Mestrado em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica

3 anos | 180 unidades ECTS

2 anos | 120 unidades ECTS

A licenciatura em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica responde à necessidade de profissionais que cruzem saberes da engenharia (informática, eletrotécnica, matemática e física) com as ciências da saúde. O curso forma profissionais aptos a desenvolverem e operarem aplicações e equipamentos médicos, apoiando a inovação tecnológica no setor da saúde.

O mestrado em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica especializa engenheiros para o setor da saúde, conferindo-lhes aptidões profissionais e de investigação e desenvolvimento em áreas de intervenção específicas, incluindo telemedicina, simulação de sistemas fisiológicos, processamento de imagem médica, manutenção e desenvolvimento de equipamento médico, inovação em biossensores e gestão da qualidade nas organizações de saúde. O plano de estudos centra-se nas áreas de instrumentação médico-hospitalar, conceção e manutenção de equipamento eletrónico, programação (Java, C++, entre outras), sistemas de decisão (inteligência artificial), sistemas informáticos de apoio a atividades médico-hospitalares (internet, telemedicina, proteção de dados, confidencialidade e segurança) e processamento de imagem médica para apoio ao diagnóstico.

PROVAS ESPECÍFICAS

Matemática A + Física e Química «A licenciatura em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica é um curso diferenciador devido à sua elevada especialização e componente prática associada a duas áreas importantes nas novas tecnologias na saúde, como é a informática e a eletrónica. Devido às ligações com empresas do setor, o curso deu-me uma formação bastante completa e vocacionada para o mercado de trabalho, o que me tem ajudado positivamente a desempenhar as atuais funções profissionais». Ricardo Pinho, engenheiro de implantação e apoio ao cliente na Sectra

«O facto de as turmas serem pequenas facilita a aprendizagem. Há uma boa relação entre alunos mais velhos e mais novos e a existência de estudantes que já trabalham na área, ajuda a própria integração dos colegas». Joana Araujo, engenheira de software na Base Share

«O ISEP é uma boa instituição de ensino superior: o corpo docente é jovem e interessado em apoiar os estudantes, o moodle está bem organizado e o Gabinete de Relações Externas é eficaz e muito prestável». Carlo Duci, antigo estudante de mobilidade, Universitá Degli Studi di Padova (Itália)

21


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

engenharia informática

A informática é um dos setores com maior expansão em termos de empregabilidade a nível mundial. É essencial para as empresas, para os serviços públicos e para o nosso quotidiano. Hoje são já poucos os dispositivos que não incluem software. E é apenas o princípio, porque a integração de sistemas, sensores/dispositivos e computação móvel provocará uma verdadeira explosão na utilização da informática e na necessidade de engenheiros informáticos.

Licenciatura em Engenharia Informática

Mestrado em Engenharia Informática

3 anos | 180 unidades ECTS

2 anos | 120 unidades ECTS

A licenciatura em Engenharia Informática forma profissionais empreendedores capazes de uma rápida e harmoniosa integração no mercado de trabalho europeu. O curso usa as melhores práticas internacionais do modelo CDIO, focando o processo de aprendizagem na aquisição de competências de engenharia, isto é, análise, conceção, implementação e gestão de redes e sistemas de informação e aplicações para web e plataformas móveis.

O mestrado em Engenharia Informática destina-se a especializar engenheiros informáticos a nível científico, técnico, ético, de gestão e das relações humanas num largo espectro de perfis de carreira. O curso apresenta uma estrutura curricular flexível e heterogénea organizada em três ramos de especialização: Arquitetura, Sistemas e Redes; Sistemas Gráficos e Multimédia; Tecnologias do Conhecimento e Decisão.

Certificação de qualidade europeia OE+EUR-ACE

Certificação de qualidade europeia OE+EUR-ACE Áreas de especialização

PROVAS ESPECÍFICAS

Arquiteturas, Sistemas e Redes; Sistemas Gráficos e Multimédia; Tecnologias do Conhecimento e Decisão

«A escolha pelo ISEP foi inicialmente influenciada pela sua boa reputação e pela flexibilidade letiva, uma vez que era a única instituição que providenciava acesso ao ensino superior em horário pós-laboral. Entretanto, conheci também um corpo docente que destacaria, pela sua capacidade e disponibilidade para apoiar os estudantes nos percursos formativos».

«Como doutorando no programa MAP-i em ciência de computadores, tiro proveito da maior parte dos conhecimentos e experiências que me foram transmitidas no ISEP. Em particular, o meu percurso no MEI foi de especial importância para um primeiro contacto com o mundo académico e com a elaboração de trabalho de investigação e documentação científica. O MEI teve ainda uma componente orientada ao mercado de trabalho que marcou a minha participação no projeto vencedor da edição regional do Poliempreende 2012».

Matemática A

Ivo Emanuel Silva, engenheiro de software na Mongoose

Nuno Luz, investigador ISEP. Vencedor da fase regional do concurso Poliempreende 2012

22


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

engenharia de sistemas A engenharia de sistemas abrange o planeamento, desenvolvimento e análise de sistemas, concentrando-se no modo como os diferentes componentes interagem e asseguram um objetivo comum: o aumento da produtividade, eficiência e competitividade da empresa envolvida. É usada uma abordagem transversal a várias áreas da engenharia, respondendo às novas exigências do mercado de trabalho: flexibilização, trabalho em equipa, criatividade.

Licenciatura em Engenharia de Sistemas 3 anos | 180 unidades ECTS

A licenciatura em Engenharia de Sistemas visa formar profissionais que aliam conhecimentos da engenharia clássica (mecânica, eletrotécnica e química) com uma sólida formação em métodos quantitativos, sistemas de informação e competências específicas de gestão. Concebido em colaboração com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e em linha com o perfil de engenheiro que as empresas procuram, o curso investe num processo de ensino-aprendizagem baseado nas boas práticas internacionais do modelo CDIO, com forte componente prática e centrada no trabalho de equipa. PROVAS ESPECÍFICAS

Matemática A ou Matemática A + Física e Química «Os objetivos do curso enquadram-se nas necessidades reais do mundo empresarial, no qual existe um défice de capacidade para analisar problemas e conceber, projetar e gerir a implantação de soluções num contexto de visão holística e abordagem sistémica de desafios. A carência de recursos humanos qualificados é elevada no domínio das pequenas e médias empresas».

Matemática Aplicada Mestrado em Matemática Aplicada à Engenharia e às Finanças 2 anos | 120 unidades ECTS

O mestrado em Matemática Aplicada à Engenharia e às Finanças desenvolve competências em métodos matemáticos de resolução de problemas, nos contextos de engenharia, computação matemática, análise de risco, estatística e cálculo financeiro e atuarial. Pretende-se especializar profissionais no tratamento de problemas tecnológicos, científicos e de gestão financeira mediante a sua formulação e modelação matemática, o estudo matemático do modelo, a interpretação e verificação da solução, culminando numa apresentação de resultados acessível e no estudo da implementação das soluções encontradas. «Pelo facto de aprofundar conhecimentos de matemática, informática, economia, finanças e gestão, o mestrado em Matemática Aplicada à Engenharia e às Finanças torna-se singular. O curso fornece-nos “ferramentas” para responder aos problemas financeiros, de controlo e de otimização, com que as empresas lidam diariamente. A especialização em matemática aplicada conferiu-me a capacidade de resolução de situações complexas, o que se traduz numa vantagem competitiva para as empresas. Hoje, como primeiro matemático a trabalhar no grupo Nors, apercebo-me da minha importância e utilidade». Ricardo Costa, matemático no grupo Nors

Paulo Nunes de Almeida, AEP

23


GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

Biomark Biomark Sensor Research www.isep.ipp.pt/biomark | biomark@isep.ipp.pt

CIDEM

GILT Graphics, Interaction and Learning Technologies www.gilt.isep.ipp.pt | gilt@isep.ipp.pt

GRAQ-REQUIMTE

Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica www.cidem.isep.ipp.pt | cidem@isep.ipp.pt

CIETI Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial www.cieti.isep.ipp.pt | cieti@isep.ipp.pt

Grupo de Reações e Análises Químicas www.graq.isep.ipp.pt | graq@isep.ipp.pt

INESC TEC – Robótica, Pólo ISEP www.lsa.isep.ipp.pt | lsa@lsa.isep.ipp.pt

CISTER Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real www.cister.isep.ipp.pt | cister-info@isep.ipp.pt

LEMA-CMUP Laboratório de Engenharia Matemática www.lema.isep.ipp.pt | lema@isep.ipp.pt

GECAD Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão www.gecad.isep.ipp.pt | gecad@isep.ipp.pt

GICEC Grupo de Investigação e Consultadoria em Engenharia Civil www.gicec.isep.ipp.pt | gicec@isep.ipp.pt

10 grupos de investigação e desenvolvimento que desvendam o futuro da inovação tecnológica 25


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO OFERTA FORMATIVA

CENTROS DE PRESTAÇÃO DE SERVIçOS ACADEMIAS ISEP Academia Cisco e Academia Microsoft www.academias.isep.ipp.pt | cisco@isep.ipp.pt | microsoft@isep.ipp.pt

CEA Centro de Estudos de Águas aguas@isep.ipp.pt

LABCARGA Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada www.deg.isep.ipp.pt | labcarga@isep.ipp.pt

LGMC Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção www.deg.isep.ipp.pt | lgmc@isep.ipp.pt

NEC Núcleo de Estudos da Construção www.nec.isep.ipp.pt | nec@isep.ipp.pt

TID Tecnologia, Investigação e Desenvolvimento www.isep.ipp.pt/tid | tid@isep.ipp.pt

“(...) Foi realmente incomum ter todas as minhas aulas à noite. Acho que é uma grande oportunidade para quem já está a trabalhar, (...) sendo realmente uma grande vantagem estudar com alguém que já está a trabalhar. Adorei ouvi-los a falar sobre as suas experiências em relação a questões que estávamos a trabalhar nas aulas.” Marlene Hulsebröck, antiga estudante em mobilidade, Technische Universität Braunschweig

26



ISEP | Instituto Superior de Engenharia do Porto _ Rua Dr. Ant贸nio Bernardino de Almeida, 431 4249-015 Porto, PORTUGAL _ tel. (+351) 228 340 500 fax (+351) 228 321 159 _ mail@isep.ipp.pt www.isep.ipp.p


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.