Educação alimentar na escola

Page 51

CAPÍTULO III METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO 3.1. Introdução O presente capítulo, onde está descrita a metodologia adoptada nesta investigação, encontra-se dividido em seis secções: na primeira, designada por “Descrição Geral do Estudo”, apresenta-se, sumariamente, o modo como a investigação foi conduzida tendo em vista a consecução dos objectivos da mesma; na segunda secção, denominada “Amostra do Estudo”, indica-se a composição da amostra de tipo sondagem para verificar qual o estado da Educação Alimentar nas Escolas de Vila Verde e do estudo quasi-experimental para testar a eficácia de uma intervenção de um programa de educação alimentar dirigido a alunos do 8º ano, bem como os critérios subjacentes à selecção da amostra a partir de uma população; na terceira secção, que designamos por “Selecção da Técnica de Investigação”, indica-se e justifica-se a adopção da técnica utilizada; na quarta secção, designada por “Instrumentação”, apresenta-se o instrumento utilizado e descrevem-se as suas características, a sua adequação aos objectivos pretendidos e os processos utilizados na sua construção e na ulterior validação; na quinta secção, designada “Intervenção”, procede-se a uma caracterização sumária do programa “Aprender a Comer para Melhor Viver”, do seu processo de construção e de validação e à forma como foi implementado; na sexta secção, “Recolha de Dados”, descreve-se a forma como os resultados do estudo foram obtidos e na sétima e última secção, denominada “Tratamento de Dados”, descreve-se a forma como os dados foram tratados com vista à consecução dos objectivos do estudo.

3.2. Descrição geral do estudo A presente investigação consistiu num estudo do tipo sondagem e num outro quasi-experimental (Campbell e Stanley, 1988), realizado em duas escolas (na Escola do 3º Ciclo/Secundária de Vila Verde e na Escola Básica do 2º/3º Ciclo da mesma localidade) no ano lectivo de 2002/2003, com a finalidade de verificar o estado da Educação Alimentar em alunos do 3º Ciclo do Concelho de Vila Verde e testar a eficácia de uma intervenção pedagógica denominada “Aprender a comer para melhor viver”. Para a realização do estudo de tipo sondagem participaram cinco turmas, sendo três da Escola 3º Ciclo/Secundária e duas da Escola Básica 2/3, perfazendo um total de 110 alunos. Para efectuar o estudo quasi-experimental constituíram-se dois grupos, um experimental e um de controlo, cada um formado por alunos de duas turmas, seleccionadas de entre as existentes nas respectivas escolas. Assim, o grupo experimental (onde se fez a intervenção) era formado por duas turmas da Escola 3º Ciclo/Secundária de Vila Verde e o grupo de controlo por duas turmas da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo da mesma localidade, ou seja, esta amostra é formada por 4 turmas das 5 utilizadas no estudo tipo sondagem. Desta amostra fazem parte todos os alunos em que foi possível o emparelhamento entre o pré-teste e o pós-teste, constituindo um total de 92 alunos. Salientamos que inicialmente tínhamos cinco turmas para a realização do estudo quasi-experimental, sendo uma delas excluída por não lhe ter sido aplicado o pós-teste por um dos professores colaboradores. O desenho desta investigação não é do tipo experimental pelo facto dos sujeitos que integraram o grupo experimental e controlo não terem sido escolhidos aleatoriamente mas sim os grupos (as turmas) a que pertenciam, estando estes formados naturalmente. Embora os grupos dos alunos pertencessem a escolas diferentes, tivemos o cuidado de seleccionar grupos da mesma localidade – Vila Verde, com vista à obtenção de uma semelhança do ponto de vista socio-demográfico, condição indispensável para se poderem comparar os resultados obtidos numa e noutra escola. Não obstante serem do mesmo meio, observámos após a análise sociométrica que uma das turmas do grupo controlo era socialmente favorecida. Antecedendo a presente investigação, fez-se um estudo piloto para validar o instrumento de recolha de dados desenvolvido (questionário de resposta individual) que viria a ser utilizado nos estudos de tipo sondagem e quasi-experimental. Foi de seguida que se realizou o estudo de tipo sondagem, com o preenchimento do questionário individual, pelas 5 turmas

44


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.