Page 1

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

MATERIAL EXPLICATIVO SOBRE A

DIRECIONADO A PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE PÚBLICA

FOTO RODRIGO CARDOSO

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

MATERIAL EXPLICATIVO SOBRE A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL

DIRECIONADO A PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE PÚBLICA


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

1. ORIGENS HISTÓRICAS DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL A Igreja Messiânica Mundial teve suas origens no Japão. Seu fundador foi Mokiti Okada (1882-1955), chamado por seus seguidores de Meishu-Sama, que significa Senhor da Luz. Cientista religioso, teve suas primeiras revelações divinas em 1926, mas foi em 15 de junho de 1931 que recebeu a mais importante revelação, que constituiria a base de seus Ensinamentos e a pedra fundamental da Igreja Messiânica: a revelação da “ Transição da Era da Noite para a Era do Dia no Mundo Espiritual”, cujo significado é de que o mundo entraria em uma fase de transição, saindo de uma era de escuridão espiritual, chamada de Era da Noite, para entrar numa nova era de Luz, chamada de Era do Dia. Nesta nova era, a Verdade, o Bem e o Belo seriam os alicerces mais importantes, pois na Era do Dia, o altruísmo e o espiritualismo prevaleceriam. Em 1º de janeiro de 1935 a Igreja Messiânica foi oficialmente constituída no Japão, tendo uma rápida expansão. Meishu-Sama, seguindo o exemplo da natureza, em que tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo iniciou então, em 1945, no Japão, a construção de protótipos do Paraíso Terrestre aos quais chamou de Solos Sagrados1 . O objetivo de Meishu-Sama era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, materialização da Verdade, do Bem e do Belo, representando a síntese de toda a sua doutrina e a própria missão da Igreja Messiânica Mundial: a construção do Paraíso Terrestre. Ele os estabeleceu nas cidades de 1

Hakone, Atami e Kyoto, de maneira que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens. Além dos templos e locais sagrados, ele construiu em Hakone e Atami magníficos museus de arte, sendo que o de Atami é o maior museu particular do Japão. Em Atami também construiu o Palácio de Cristal, um grande salão envidraçado adotado como símbolo do mundo ideal: o “Mundo Cristalino”. Fora do Japão já existem solos sagrados no Brasil e na Tailândia. Ao falecer, em 10 de fevereiro de 1955, Mokiti Okada, havia deixado prontas as bases para a construção de um mundo ideal, o Paraíso Terrestre, onde a saúde, a prosperidade e a paz pudessem imperar.

Solo Sagrado de Atami

Solo Sagrado de Hakone

Solo Sagrado de Kyoto

__________________________________________ 1

Locais que se caracterizam pela harmonia entre a beleza natural e a beleza criada pelo homem.

3


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

No Brasil, a Igreja Messiânica começa a sua difusão com a vinda dos primeiros missionários em novembro de 1954 e agosto de 1955, sendo este último considerado o ano oficial de sua instalação com a formação do primeiro membro messiânico em terras brasileiras. Em 15 de junho de 1962 dá-se a instalação provisória da Sede de Difusão do Brasil com a realização do primeiro Culto do Paraíso Terrestre (será explicado em itens seguintes), bem como a Organização do Sistema de Difusão no Brasil. Em 1964 foi aceito o pedido de registro legal da Sede de Difusão como pessoa jurídica, com o nome Igreja Messiânica Mundial - Sede Central do Brasil. Em 1982 é inaugurado o “Edifício Mokiti Okada” que seria utilizado até hoje como Sede Central da Igreja Messiânica Mundial do Brasil.

Nos anos que se seguiram, a Igreja tem grande expansão e em 1991 tem início as obras de Construção do Solo Sagrado às margens da represa de Guarapiranga, em São Paulo. Foi inaugurado em 1995 como Protótipo do Paraíso, um local sagrado de elevada vibração espiritual, construído para ser oferecido à sociedade proporcionando às pessoas um lugar onde elas pudessem meditar e entrar em sintonia com a natureza, elevando a sua espiritualidade. Atualmente, o Solo Sagrado vem sendo utilizado por diversas instituições públicas, privadas e religiosas, que realizam eventos e cerimônias, aproveitando as modernas instalações e recursos, assim como a maravilhosa atmosfera do local, tornando-se um local inter-religioso posto que está aberto à visitação pública de pessoas de todos os credos, sem qualquer restrição ou distinção.

Em 2006 a Igreja Messiânica Mundial do Brasil conta com mais de 370.000 membros espalhados em todo o Brasil, em quase 600 unidades denominadas Johrei Centers que têm como objetivo a prática do Johrei e o atendimento aos visitantes e freqüentadores, transmitindo-lhes as primeiras noções messiânicas e despertando-lhes o interesse e a vontade de ajudar na construção de um mundo melhor, a Construção do Paraíso Terrestre.

Para a realização de atividades não-religiosas ligadas ao grandioso objetivo de construção de um mundo consubstanciado na trilogia Verdade, Bem e Belo, a Igreja Messiânica Mundial do Brasil instituiu a Fundação Mokiti Okada e a Korin Agricultura Natural.

Solo Sagrado de Guarapiranga

4


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

2. O QUE A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL ENSINA 2.1 - DOUTRINA BÁSICA

OS MESSIÂNICOS CRÊEM EM DEUS, CRIADOR DO UNIVERSO. Crêem que, desde o início da Criação, Deus objetivou estabelecer o Céu na Terra e tem atuado continuamente para a concretização desse objetivo. Com tal propósito, fez do ser humano o Seu instrumento para servir ao bem-estar da humanidade, condicionando a ele todas as demais criaturas e coisas. Jesus Cristo

Crêem, portanto, que a história humana do passado constitui estágios preparatórios, degraus para se alcançar o Céu na Terra e que, para cada época, Deus envia o Seu mensageiro e as religiões necessárias, cada qual com sua missão. Crêem que, no presente, quando o mundo vagueia em tão caótica situação, Deus enviou o Mestre MeishuSama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, com a suprema missão de realizar o Seu sagrado objetivo de salvar toda a humanidade. Por conseguinte, visando à concretização do Mundo Ideal, de eterna paz, perfeitamente consubstanciado na Verdade-Bem-Belo, os messiânicos se empenham em fazer sempre o melhor, erradicando a doença, a pobreza e o conflito, as três grandes desgraças que assolam este mundo. 2

2.2 - PRINCÍPIOS MESSIÂNICOS SOBRE DEUS A Igreja Messiânica Mundial consagra o Supremo Deus, Criador do Universo, reverenciando-O como ponto central da fé. Para os messiânicos, Deus é Luz e onde há Luz, existe paz, felicidade e alegria; onde não há Luz e Claridade, existe o sofrimento do conflito, da miséria e da doença.

O HOMEM E A SUA MISSÃO O homem foi criado por Deus com a missão de construir o Paraíso na Terra, mundo de Verdade, Bem e Belo, pleno de Saúde, Prosperidade e Paz. E ele só trabalhará com saúde, sem desgraças, em ambiente satisfatório, se conseguir identificar-se com este objetivo Divino.

QUEM É O HOMEM O homem é um ser constituído de um corpo físico, visível, finito, e de um corpo não-físico, invisível, eterno, cujo centro é a alma concedida pelo Criador. Este corpo não-físico, onde atuam nosso pensamento, sentimento, vontade e a nossa ligação com a Natureza, foi denominado de corpo espiritual.

__________________________________________ 2 Meishu-Sama,

ALICERCE DO PARAÍSO, V.1,São Paulo: Fundação Mokiti

5


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

A DIMENSÃO NÃO-FÍSICA, ESPIRITUAL, DA GRANDE NATUREZA Chamamos de Grande Natureza a existência deste mundo físico, visível, em que vivemos, chamado de Mundo Material, somado à dimensão não-física, invisível, porém real, chamada de Mundo Espiritual. A relação entre essas duas dimensões é regida por duas Leis Universais principais: “O Espírito precede a Matéria” e “Identidade Espírito-Matéria”. Isto significa que a origem de tudo o que acontece está na dimensão não-física do Mundo Espiritual, e que tanto esta influencia a dimensão física do Mundo Material como esta influencia aquela. Também significa que a origem da vida de todos os seres dos reinos mineral, vegetal e animal, está na dimensão não-física do Mundo Espiritual.

A EXISTÊNCIA DOS NÍVEIS ESPIRITUAIS Na dimensão do Mundo Espiritual, existem muitos níveis que o espírito

Deus

humano pode ocupar, esteja o homem vivendo no Mundo Material ou

__________

não. Quanto mais elevado for o nível, mais próximo de Deus e pleno de Luz e felicidade. Quanto mais baixo este for, mais longe de Deus e de Sua Luz, e menos felicidade. Estes níveis espirituais estão divididos em três grandes planos: Superior, Intermediário e Inferior, comparáveis ao Céu, Purgatório e Inferno Cristãos.

Nível Superior __________

Nível Intermediário __________

Nível Inferior

A EXISTÊNCIA DE IMPUREZAS NO HOMEM Tanto o corpo físico como o corpo não físico do homem possuem impurezas. As impurezas do corpo físico são chamadas de “toxinas” e as do corpo não-físico, “nuvens espirituais” ou “máculas”.

A FELICIDADE E AS IMPUREZAS Apesar de estarmos todos vivendo no Mundo Material, cada um de nós poderá estar em um nível não-físico diferente, assim como é diferente o grau de felicidade de cada pessoa. O fato do espírito de cada um de nós ocupar um nível espiritual mais alto ou mais baixo depende da quantidade de impurezas que ele possua. Em outras palavras, quanto maior for o número de “nuvens espirituais”, menos energia (Luz) ele possui, e mais “pesado” ele se torna, ocupando, por conseguinte, os níveis mais baixos. Isto pode ser percebido pelo grau de sofrimento sentido. Todavia, quanto mais purificado for, maior será sua energia e Luz, ocupando níveis mais altos, percebido, pelo contrário, pela alegria e felicidade. Portanto, a felicidade ou a infelicidade dependem da quantidade de impurezas espirituais e físicas que cada um possua. Impurezas no corpo espiritual

6


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

PURIFICANDO AS IMPUREZAS: O PROCESSO NATURAL DE PURIFICAÇÃO A Natureza criada por Deus dotou o homem, assim como os demais seres, da condição de eliminar permanentemente suas impurezas. (a transpiração, o suor, a urina, etc.) Se isto não pudesse acontecer, o acúmulo destas colocaria em risco a própria vida. O mesmo ocorre com as impurezas espirituais. Significa que o sofrimento ou dor surge quando, pelo desejo de Deus de nos elevar para os níveis mais altos, Ele atua permitindo a eliminação de nossas impurezas espirituais e físicas. Seu objetivo final é, portanto, nossa felicidade. Como Deus age através das Leis da Natureza, chamamos esse processo continuo de eliminação de toxinas e “nuvens espirituais” para manter a saúde, de processo natural de purificação. O sofrimento ou dor podem então ser espirituais ou físicos, isto é, podem vir através de doença, de conflitos com outras pessoas ou de problemas financeiros ou morais.

PURIFICANDO AS IMPUREZAS - O JOHREI Como pela Lei “O Espírito Precede a Matéria”, todo acontecimento ocorre primeiramente no Mundo Espiritual e depois se reflete no Mundo Material, para se livrar do sofrimento é preciso eliminá-lo em sua origem, que está na dimensão não-física do corpo espiritual. Para isso, os messiânicos utilizam o Johrei, que é a principal prática da Igreja Messiânica Mundial. Johrei é o nome dado ao método de transmitir a Luz Divina ao corpo espiritual de quem o recebe, através das mãos de um ministrante; leva em média 15 minutos e pode ser ministrado por qualquer pessoa que faça o curso de iniciação, receba o OHIKARI e ingresse na Igreja Messiânica Mundial, independente de sua crença religiosa. Eliminando as “nuvens espirituais”, aumentando assim a Força Natural de Recuperação, a fim de dissolver e eliminar as toxinas físicas, o Johrei torna cada vez mais puro tanto quem recebe quanto quem o ministra, elevando o espírito a níveis onde reina a felicidade. Significado da palavra “Johrei”: JOH =Purificar; REI= Espírito JOHREI: purificação do espírito pela Luz de Deus

Johrei no Mundo

ÁFRICA

ALEMANHA

SRI-LANKA

7

JAPÃO


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO NATURAL O objetivo da alimentação é prover o corpo de energia. Daí a importância de uma dieta composta por alimentos frescos, plenos de energia vital, para prover de energia não só o corpo físico como o não-físico. Além disso, é importante também evitar a ingestão de novas toxinas. Por isso, a Igreja Messiânica ensina o método de cultivar alimentos isentos de agrotóxicos, chamado de Agricultura Natural. Também ensina a evitar a ingestão de alimentos, sejam de origem vegetal ou animal, que contenham aditivos químicos artificiais, pois estes, além de conterem toxinas prejudiciais, enfraquecem a energia vital desses alimentos e, em conseqüência, o homem que os ingere. O método de agricultura natural Polo de Agricultura Natural também evita a poluição do solo e das águas, além de não prejudicar a saúde Ipeúna - SP do agricultor. Maiores informações podem ser obtidas na Korin Agricultura Natural, em www.korin.com.br

A IMPORTÂNCIA DO BELO O Belo que emociona é o meio mais direto de acesso ao divino, conferindo-nos o senso do sagrado. Nem é preciso dizer o quanto o sentimento de maravilha perante a beleza da Natureza nos traz a sensação da presença do Criador. Não CORAL MOKITI OKADA

somente o Belo e a Arte

podem curar e elevar nosso espírito, como a Verdade, o Bem

ARTE DA IKEBANA

e o Belo, são o estado ideal em direção ao qual devemos nos empenhar em seguir. Assim, devemos também objetivar ARTE CERÂMICA

tornar tudo o que fazemos em exemplos de beleza que dêem inspiração aos outros. Por isso, a Igreja Messiânica incentiva a prática do Belo e da Arte através da Fundação Mokiti Okada - (www.fmo.org.br).

BANDA MARCIAL MOKITI OKADA

MUSEUS DE ARTES

ATAMI - JAPÃO

HAKONE - JAPÃO

CENTRO CULTURAL (BRASIL - SOLO SAGRADO DE GUARAPIRANGA)

8


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

SÍNTESE DA FILOSOFIA DE MOKITI OKADA Ao longo de três mil anos, a humanidade veio se afastando cada vez mais da Lei da Natureza, que é a Lei do Universo, a Vontade de Deus, a Verdade. Movido pelo materialismo, que o faz acreditar somente naquilo que vê, e pelo egoísmo, que o leva a agir de acordo com sua própria conveniência, o homem tornou-se prisioneiro de uma ambição desmedida e inconseqüente e vem destruindo o equilíbrio do planeta, criando para si e seu semelhante, desarmonia e infelicidade.

As graves conseqüências do desrespeito às Leis Naturais podem ser verificadas na agricultura, na medicina, na saúde, na educação, na arte, no meio-ambiente, na política, na economia, e em todos os demais campos da atividade humana. Essa situação já chegou ao seu limite. Se continuar agindo assim, é certo que o homem acabará destruindo o planeta e a si mesmo. O propósito da Filosofia de Mokiti Okada é despertar a humanidade, alertando-a para essa triste realidade. Ela cultiva o espiritualismo e o altruísmo, faz o homem crer no invisível e ensina que existem espírito e sentimento não só no ser humano, mas também nos animais, nos vegetais e nos demais seres. O Johrei, a Agricultura Natural e o Belo são práticas básicas dessa filosofia, capazes de transformar as pessoas materialistas em espiritualistas e as egoístas em altruístas, restituindo ao planeta seu equilíbrio original.

SOLO SAGRADO DE GUARAPIRANGA

Seu objetivo final é recondu-zir a humanidade a uma vida concorde com a Lei da Natureza e construir uma nova civilização, alicerçada na verdadeira saúde, na prosperidade e na paz.

9


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

3. PRINCIPAIS SÍMBOLOS E SEUS SIGNIFICADOS 3.1 O SÍMBOLO DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL O símbolo da Igreja Messiânica Mundial representa a sua missão e tem a forma de uma cruz simétrica dentro de um círculo. A cruz significa cruzamento entre horizontal e vertical. O eixo vertical representa o espírito, a atuação do fogo, a ligação do homem com seus ancestrais e Deus, a cultura oriental. O eixo horizontal representa a matéria, a atuação da água, a ligação entre os homens, a cultura ocidental. O círculo que contem a cruz representa o mundo, onde atuam os princípios vertical e horizontal. No centro da cruz não existe nem vertical nem horizontal, que desaparecem e se transformam num círculo que significa izunome, o equilíbrio entre horizontal, daijo, e vertical, shojo 3 . Este círculo central (amarelo) simboliza a Igreja Messiânica Mundial e a sua missão de unir as duas culturas, espiritual e material, fazendo nascer a Cultura Cruzada, ou Cultura Izunome. O anel que o envolve (vermelho) representa o mundo do dia ou mundo do Sol, e também o Japão, chamado de “o país do sol nascente”.

3.2 OHIKARI Ohikari é o nome da medalha que é outorgada às pessoas que ingressam como membros da Igreja Messiânica Mundial. Contém no seu interior a caligrafia do Fundador, Hikari, que quer dizer Luz. O Ohikari é outorgado às pessoas que, tendo recebido graças com o Johrei, disponham-se a retribuir ministrando, por sua vez, a Luz Divina em outras pessoas. Os possuidores do Ohikari, através da prática do Johrei, transmitem a energia da fonte universal visando à felicidade do próximo. O Fundador da Igreja Messiânica Mundial assim se expressou: Palavra “Hikari”

“O método do JOHREI que tenho empregado atualmente consiste em outorgar às

pessoas um papel onde está escrita a palavra HIKARI, ou seja, LUZ. Os efeitos se manifestam quando esse papel é usado no peito pendurado no pescoço. Isso acontece porque da palavra HIKARI se irradiam poderosas ondas de luz, as quais são transmitidas através do corpo, do braço e da palma da mão do fiel que ministra o JOHREI. E por que motivo se irradiam ondas de Luz da palavra HIKARI? Essas ondas são emitidas do meu corpo e, pelo elo espiritual, transmitem-se instantaneamente à palavra em questão. É muito semelhante às ondas de rádio”.

__________________________________________ 3 Daijo

e Shojo são termos budistas que, aliados a Izunome, de origem shinto, ilustram esses tres aspectos da vida: horizontal, vertical e o equilíbrio entre ambos. Assim exemplificou Mokiti Okada: “A atividade de Daijo é semelhante a da água, que se estende perpetuamente em nível horizontal e a de Shojo é semelhante a do fogo, que, restrito, queima em profundidade e dirige suas chamas sempre para o alto. Assim, Shojo une o homem a Deus e Daijo une irmão com irmão. Até agora o Leste se manteve no nível vertical e o Oeste no nível horizontal. Os povos orientais mostram-se mais inclinados a reverenciar o culto aos ancestrais, a virtude da lealdade e a piedade filial. Por isso, mantém um estrito sistema hierárquico. No Oeste, enfatiza-se a afeição entre marido e mulher, expandindo o amor ao próximo e a toda humanidade. O Cristianismo é Daijo e, assim, difundiu-se pelo mundo inteiro. Nele se acentua a importância do amor fraterno, atividade em nível horizontal. O Budismo é Shojo; sua essência fica restrita a grupos específicos; acentua-se a importância da meditação, com o fim de alcançar a sabedoria a a autorealização. Essa atividade é vertical profunda e dirigida para o alto e induz seus discípulos a viverem retirados do mundo. É chegado, contudo, o momento de os princípios vertical e horizontal se harmonizarem para formar a cruz equilibrada Izunome. O resultado será uma feliz união das civilizações oriental e ocidental. Só então a humanidade poderá viver o Paraíso na Terra.” OKADA M. Alicerce do Paraíso, vol. 1, p. 59.

10


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

3.3 - IMAGEM DA LUZ DIVINA A representação divina no altar é feita por uma caligrafia. Como Deus não tem formas ou imagens, os messiânicos utilizam o seu nome, escrito em caligrafia japonesa, para representá-lo. A origem japonesa da Igreja Messiânica Mundial certamente, é um dos motivos para a utilização de uma caligrafia como forma de representação do nome do Deus Supremo, Criador do Universo. A caligrafia do Altar é composta por cinco ideogramas japoneses que significam o seguinte: Os ideogramas da caligrafia do altar

大 (DAI) grande

também podem ser lidos, em japonês,

光 (KO) luz

como “MIROKU OOMIKAMI”. Como Deus é Luz, costuma-se também

明 (MYO) claridade 

chamá-la de “Imagem da Luz Divina”,

真 (SHIN) Verdade

em português.

神 (SHIN) Deus Ikebana (Representação do Belo)

Meishu-Sama (Fundador da Igreja Messiânica Mundial)

3. 4 - SOLOS SAGRADOS Conforme já explicado, sua importância reside no fato de ser um protótipo do Paraíso Terrestre.

ATAMI - JAPÃO

HAKONE - JAPÃO

KYOTO - JAPÃO

BRASIL

TAILÂNDIA

3.5 - PALÁCIO DE CRISTAL O Palácio de Cristal situa-se no Solo Sagrado de Atami, Japão e foi construído em 1954. É uma construção toda peculiar, cujo formato lembra a metade de uma esfera. Utilizado como salão nobre para visitantes ilustres, a sua frente totalmente envidraçada permite a apreciação em 180º da bela paisagem da baía de Sagami à frente do Solo Sagrado. Como o cristal é um corpo que não tem impurezas, Meishu Sama deu à construção o nome de Palácio de Cristal e tomou-o como símbolo do Mundo Ideal, o Mundo Cristalino, onde a Verdade transparece. Assim ele o definiu em um poema:

O mundo onde não é possível ocultar Nenhum crime ou pecado, Chama-se Mundo Cristalino

11


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

4 - PRINCIPAIS RITOS E SEUS SIGNIFICADOS 4.1 - RITOS DE PURIFICAÇÃO: JOHREI

4.2 - RITOS INICIÁTICOS: de membros de ministros OUTORGA DE OHIKARI (membros)

4.3 - RITOS DE PASSAGEM: Apresentação das crianças - (correspondente ao batismo cristão) Casamento Funeral

Apresentação das crianças

Casamento

4.4 - RITOS DE CULTO Denomina-se culto ao ato de prece coletiva realizado mensalmente, no Solo Sagrado, nas unidades religiosas e nos lares onde há altar. Seu objetivo básico é manifestar a gratidão a Deus. As orações matinais e vesperais realizadas nas unidades religiosas não são consideradas cultos e sim orações ou preces coletivas. Da mesma forma, são as orações individuais ou em grupos realizadas diante do altar com objetivos específicos. Além dos cultos mensais de agradecimento, há os seguintes cultos especiais ou comemorativos no Solo Sagrado de Guarapiranga: - Culto do Paraíso Terrestre (15 de junho) - Culto às Almas dos Antepassados (2 de novembro) - Culto Natalício de Meishu-Sama (23 de dezembro) Nos cultos há oferendas depositadas no altar para simbolizar a gratidão a Deus por tudo que nos é oferecido para a manutenção de nossas vidas.

12


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

Nos cultos mensais e especiais e também nas orações matinais e vesperais na Igreja Messiânica Mundial do Brasil são entoadas as seguintes orações: Oração Amatsu-Norito, entoada em japonês - uma oração de origem milenar, que acredita-se possuir uma forte vibração espiritual capaz de purificar o ambiente e o espírito de quem a entoa, facilitando assim a chegada a Deus dos pedidos do homem - seguida pela Oração dos Messiânicos, em português. Em cerimônias com presença de convidados (apresentação de crianças, casamento e funeral) entoa-se a Oração do Senhor em lugar da Oração dos Messiânicos.

4.6 - CUMPRIMENTO AO ALTAR: três reverências e

três palmas Diante da imagem da LUZ DIVINA (no Altar) são feitas três reverências e são batidas três palmas seqüenciais cumprimentando respeitosamente o Criador nas três dimensões em que ele se manifesta: Divina, Espiritual e Material. Em seguida, em direção à fotografia do Fundador da IMM, Meishu-Sama, é feita uma reverência, finalizando, então, o cumprimento - (explicação sobre o altar - pág. 11).

13


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

5 - ENSINAMENTOS SAGRADOS São Ensinamentos escritos pelo fundador, Meishu-Sama, originalmente em japonês e posteriormente traduzidos para diversos idiomas. Dividem-se em textos redigidos e publicados pelo próprio Fundador e registros de palestras e orientações feitas aos seguidores da religião messiânica. Mokiti Okada - (Meishu-Sama)

6 - ORGANIZAÇÃO HIERÁRQUICA 6.1 - HIERARQUIA SACERDOTAL: - Líder Espiritual:

O Líder Espiritual da Igreja Messiânica é sempre um descendente do Fundador e é chamado de Kyoshu-Sama. Literalmente, Kyoshu significa “Senhor dos Ensinamentos”, o que significa que o Líder Espiritual é orientador e intérprete dos Ensinamentos deixados pelo fundador Meishu-Sama. O atual Kyoshu-Sama é o 4º Líder Espiritual, Yoiti Okada, neto de Mokiti Okada. Yoiti Okada (Kyoshu-Sama)

- Ministros Dirigentes (chamados no Brasil de Reverendos) - Ministros Adjuntos - Ministros Assistentes

6.2 HIERARQUIA FUNCIONAL Igreja Messiânica Mundial - Líder Espiritual - Presidente Mundial - Diretores

Igreja Messiânica Mundial do Brasil - Presidente da Igreja do Brasil - Chefes de Departamento - Supervisores de Área de Difusão - Coordenadores - Responsáveis de Johrei Center - podem ser integrantes ou voluntários - Missionários - somente voluntários - Membros

14


IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

7 - NORMAS ÉTICAS MAIS IMPORTANTES - ETHOS Na Igreja Messiânica não há um rol de normas éticas estabelecido como normas de conduta o que distingue bem a questão ética da questão moral. Não se busca a ação ética a partir da ação moralizante dos códigos e normas de conduta individuais e sociais, ao contrário, a conduta é adequada, alinhada, a partir de um ideal ético a ser buscado 4 .

Meishu Sama ao fundar a IMM então restabelece em sua doutrina o sentido original grego do termo e trata a ética como algo que vem de dentro para fora: quando mudamos, tudo a nossa volta muda.

Esse ideal ético pode ser encontrado em vários dos seus ensinamentos, mas entre eles destacamos “A construção do Paraíso e a eliminação do mal 5” e “O valor do homem reside no seu espírito de justiça6” que nos darão exemplos pontuais da ética que se desenvolve na doutrina messiânica.

Em síntese, há dois princípios éticos considerados básicos na Igreja Messiânica Mundial, dos quais decorrem os demais:

Princípio do Espiritualismo: Baseado na crença na existência do espírito e sentimento não só no ser humano, mas também nos animais, nos vegetais e demais seres, torna-se no princípio ético de, em suas ações, o homem não considerar levianamente os sentimentos dos demais seres. É atributo essencial do autêntico homem de bem.

Princípio do Altruísmo: Para ser feliz, o homem deve primeiramente fazer feliz seu semelhante. A eliminação das máculas espirituais condição essencial da felicidade humana pode ser alcançada através da prática do Bem. O aumento de pessoas altruístas liga-se à construção do mundo paradisíaco. Dos princípios decorrentes destacamos: pragmatismo, bondade e cortesia, sinceridade, espírito de justiça, honestidade, senso comum, respeito à ordem, virtude oculta, não julgar, ceder para conquistar, não ser odiado, ser um bom ouvinte, aguardar o tempo certo, etc.

__________________________________________ 4 O que é 'ético' em português é um adjetivo derivado do grego ethos que assim transliterado perde seu sentido de interior, de algo que atua de dentro para fora, de 'entos' e se aproxima do sentido algo exterior que pode atuar de fora para dentro, de 'ektos'. A diferença imperceptível em português se mostra O que é 'ético' em português é um adjetivo derivado do grego ethos que assim transliterado perde seu sentido de interior, de algo que atua de dentro para fora, de 'entos' e se aproxima do sentido algo exterior que pode atuar de fora para dentro, de 'ektos'. A diferença imperceptível em português se mostra claramente em grego ao se usar a letra épsilon para o sentido 'ektos' e a letra eta para o sentido 'entos'. Mudança que desvia o eixo de ação e cria um paralelismo entre as ações morais e as éticas. 5 “Para que este mundo se transforme em Paraíso objetivo de Deus existe uma condição fundamental: eliminar a maldade que a maioria dos homens traz no mais profundo recanto de suas almas.” Alicerce do Paraíso, p 39. 6 “O meio mais eficiente para a avaliação de uma pessoa, é o conhecimento do grau de seu espírito de justiça. O processo mais correto é determinar o padrão de honestidade, o senso de responsabilidade e a confiança que ele inspira.” Alicerce do Paraíso, p 223.

15

Igreja Messiânica Mundial do Brasil  
Igreja Messiânica Mundial do Brasil  
Advertisement