Page 1

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Isabel Rocha PROFESSOR

Ficha Informativa - MATERIAIS - nº 2

7º/8º Anos

MATERIAIS Todos os produtos do trabalho humano (manufacturados) que estamos habituados a utilizar ou a conhecer, desde o calçado ao aspirador, do telefone à máquina fotográfica, do automóvel ao telescópio, às pontes, barragens, às pequenas e grandes construções, fundamentam a sua propriedade e o seu funcionamento nas características dos materiais com que são construídos. Escrevemos normalmente com uma esferográfica feita de matéria plástica e metal, cuja tinta é uma mistura de substâncias artificiais, sobre uma folha de papel fabricado com matérias vegetais, em cima de uma mesa de madeira, iluminada pela luz que atravessa o vidro das janelas, por sua vez construídas em alumínio. Matéria plástica, metais, madeira, papel, vidro são exemplos de materiais comuns.

CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS: Os materiais que utilizamos para produzir os objectos mais comuns podem ser divididos em nove grupos. Cada um destes grupos compreende tipos de materiais reunidos segundo a sua origem e o processo de laboração, como por exemplo:

PEDRA MÁRMORE São materiais provenientes de vários tipos de rochas. São muito utilizados na construção em forma de pedras, mármores, granito e derivados.


METAL E LIGAS METÁLICAS: Os metais são extraídos dos minérios existentes no subsolo. O metal representa uma parte importante na história da tecnologia. É um material insubstituível na produção de objectos de todos os tipos. Alguns metais são utilizados para a formação de ligas, como o aço ou o bronze.

PLÁSTICO: A matéria plástica é uma invenção recente. Nos últimos quarenta anos veio revolucionar numerosos sectores produtivos. O plástico veio substituir muitos dos materiais tradicionais, permitindo fabricar uma infinidade de objectos de uso doméstico, de construção ou da indústria automóvel.

_______________________________________________ “ __________________________________________


PAPEL E DERIVADOS: Geralmente, o papel é composto de fibras de origem vegetal. Constitui um suporte insubstituível para a escrita, desenho, estamparia ou fabrico de embalagens.

CERÂMICA: São fabricados objectos de argila e/ou caulino desde a Antiguidade. A cerâmica produz objectos muito comuns, como: louças, sanitários, azulejos, ou tijolos.


FIBRAS TÊXTEIS: As fibras têxteis são usadas preferencialmente nos sectores da confecção de vestuário e decoração. Recentemente, às fibras de origem natural vieram as fibras artificiais,

produzidas por processos químicos. São fibras muito resistentes e normalmente económicas.

MADEIRA E DERIVADOS: A madeira é extraída dos troncos, ramos e raízes das árvores. A madeira é normalmente muito utilizada na indústria de mobiliário e como material de construção.

Embora este material e os seus derivados possam converter-se também em papel, sendo por essa razão, muito procurado pelas empresas de fabricação de papel, cartão, e, muitas vezes desbastarem em demasiado as florestas ainda existentes no único Planeta que temos - A Nossa Terra _______________________________________” __________________________________


VIDRO: O vidro é um material antigo largamente utilizado para a produção de louças, frascos ou garrafas, lastras para janelas ou instrumentos ópticos.

PELE: A pele é usada desde sempre, tendo sido o primeiro material a vestir o homem. É muito utilizada na confecção de vestuário e decoração.

Nome do aluno:----------------------------------------------------------------- Nº-----Turma ------------A Professora: ______________________________ Isabel Rocha

Materiais  

De matérias primas a materiais renovados

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you