Issuu on Google+

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Isabel Rocha PROFESSOR

Ficha Formativa Tecnologia e Sociedade -

7º Ano

O que é a Reciclagem? A RECICLAGEM é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados (retirados directamente da Natureza) como “Matéria – Prima”, para realizar/construir um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados, sendo os exemplos mais comuns; o papel, o vidro, o metal e o plástico. Relativamente a este facto, as maiores vantagens da RECICLAGEM são; a minimização da utilização das fontes naturais (matéria - prima), que são muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final, tais como por exemplo a incineração.

Assim sendo, conclui-se, que a noção do conceito de RECICLAGEM pode contribuir para melhorar o meio ambiente, sabendo que os materiais que foram utilizados podem voltar ao estado original e serem de novo transformados em novos produtos e/ou nos mesmos, com as mesmas características.

O REAPROVEITAMENTO ou REUTILIZAÇÃO de materiais consiste em transformar um determinado material já beneficiado/utilizado, em outro produto. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o REAPROVEITAMENTO DO PAPEL, uma vez que quando reciclado não é nada parecido com aquele que foi


beneficiado/utilizado pela primeira vez. Este novo papel, embora tenha características parecidas, fica com uma textura e cor diferentes. Isto acontece devido à não possibilidade de não retornar o material utilizado ao seu estado original, devido a algumas alterações das suas propriedades físicas, dando-se um encurtamento das fibras de celulose.

Outro exemplo é o REAPROVEITAMENTO DO VIDRO. Mesmo que seja “derretido”, nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como a cor e a dureza, pois da primeira vez que foi feito, utilizou-se uma mistura formulada a partir da areia.

Quanto à RECICLAGEM DO METAL, isso felizmente não acontece. Como por exemplo uma lata de alumínio ou a chapa de um automóvel, podem ser derretidos porque voltam ao estado em que se encontravam antes originalmente, podendo ser um objecto qualquer com as mesmas características. A reciclagem dos metais em geral, não acarreta em


nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse material pode, assim, ser reciclado continuamente.

CONCLUSÃO: A RECICLAGEM - serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente num produto igual (com as mesmas características e as mesmas propriedades). Como por exemplo uma lata de alumínio, ou seja, de metal.

O REAPROVEITAMENTO OU REUTILIZAÇÃO - consiste em transformar um determinado material já utilizado, em outro, sendo exemplos disso; o reaproveitamento do papel e do vidro.

AS VANTAGENS DA RECICLAGEM Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos económico e social. NO MEIO AMBIENTE A reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos e a produção de novos materiais: o fabrico do papel exige o corte de mais árvores, as emissões de gases como o metano e o gás carbónico, o ataque ao solo, ao ar e à água entre outras causas negativas. NO ASPECTO ECONÓMICO A reciclagem contribui para a melhor utilização dos recursos naturais e a reposição dos recursos que são passíveis de reaproveitamento.


EM PORTUGAL, OS ECOPONTOS DIVIDEM-SE EM:  AZUL: PAPEL/PAPELÃO  VERDE: VIDRO/VIDRÃO  AMARELO: EMBALAGENS DE METAL E PLÁSTICO  VERMELHO: PILHAS/PILHÃO  PRETO: ORGÂNICO E/OU NENHUM DOS ANTERIORES.

O problema do lixo não acaba Quando o pomos para fora da nossa casa. É aí que ele começa

Nome do aluno:-----------------------------------------------------------------Nº-----Turma------------A Professora: ______________________________ Isabel Rocha


Ficha 1