Atlas Ambiental São Sebastião

Page 48

cultura nosso país

Brasil miscigenado “V

ejam essa maravilha de cenário.” Assim começa a música Aquarela Brasileira, do compositor Silas de Oliveira. Sua letra homenageia o que o país tem de melhor: o povo e as riquezas naturais. A diversidade de sotaques, cenários, ritmos, danças, religiões, artesanatos, hábitos e costumes faz deste país único muitos brasis. Essa riqueza cultural, constituída em milhares de anos, teve influência dos indígenas, dos europeus, dos escravizados negros vindos da África e dos muitos estrangeiros que chegaram após as guerras mundiais da primeira metade do século 20. A interação entre diferentes povos foi o que tornou o Brasil tão especial: cada região tem suas surpresas. Em Parintins (AM), as coreografias da folclórica dança do boi-bumbá tomam conta das ruas. Em Campina Grande (PB), o forró anima as festas de São João. O famoso arroz com

De ponta a ponta, o país revela hábitos e costumes originados pela mistura de povos

caiçara Da mistura de indígenas, portugueses e africanos, vive da pesca e da agricultura

C o l a b o r a ç ã o Rinaldo Sérgio Arruda, cientista social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e Plácido Cali, especialista em arqueologia e colaborador do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras (Nupaub)

Em comunidade

Culturas tradicionais do Brasil RR

pequi das cidades do Centro-Oeste dão água na boca – isso sem falar do lombo com couve, tutu e torresmo de Minas Gerais! Rapazes com bombacha e moças com saia rodada se embalam ao som dos acordeons nos centros de tradição gaúcha. Na capital paulista, a urbanidade acolhe as cantinas italianas e a comida japonesa no bairro da Liberdade. E por aí vai! Tudo isso divide espaço, ainda, com as chamadas culturas tradicionais, que levam esse nome por passarem seus saberes e modo de vida por transmissão oral, de geração a geração. Conheça quais são as principais e onde se localizam. Em homenagem a Silas de Oliveira, abaixo algumas delas foram retratadas em aquarelas.

Costumes locais mantêm acesa a tradição de comunidades espalhadas pelo Brasil

AP

AM

CE

PA

RN PB

MA PI

AC RO

Açoriano

MT GO DF

Caboclo

MG

Caipira

ES

MS

Campeiro

SP

Jangadeiro

SC

Pescador Praieiro Sertanejo Varjeiro Quilombola

atlas ambiental: SÃO Sebastião

RJ

PR

Pantaneiro

48

AL SE

BA

Babaçueiro

Caiçara

PE

TO

RS

560

km

F o n t e Saberes Tradicionais e Biodiversidade no Brasil, 2001

jangadeiro Utiliza para a pesca marítima uma jangada feita de piúba, madeira típica do Nordeste

seringueiro Vive da extração da borracha e faz parte da cultura dos caboclos e ribeirinhos amazônicos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.