Issuu on Google+


O Politécnico de Leiria (IPLeiria) é uma instituição pública de ensino superior que se orgulha de ministrar um ensino de reconhecida qualidade e de dispor de uma oferta formativa que abarca praticamente todas as áreas do conhecimento. Leciona cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduação e cursos de especialização tecnológica nas áreas das artes e design, ciências empresariais e jurídicas, educação e comunicação, engenharia e tecnologia, saúde e turismo, em regime presencial, pós-laboral e a distância. Uma paleta multidisciplinar, capaz de proporcionar uma formação completa e altamente especializada, suportada por um corpo docente jovem, altamente qualificado e em permanente atualização.

Os seus cursos contam com uma taxa de empregabilidade superior a 95%, a que não será alheia a sua ligação ao tecido empresarial, o compromisso de adequar a sua formação às necessidades das empresas, o empreendedorismo como forma de estar e de fazer de todos os seus estudantes e colaboradores, e uma cooperação e mobilidade internacional que permite o contacto com as melhores práticas internacionais. Distinguido pela qualidade da sua organização e estratégia de atuação pela European University Association (EUA) no âmbito do Institutional Evaluation Programme, todos os cursos do IPLeiria são avaliados e acreditados, de acordo com as exigências legais em vigor.

Nos seus cinco campus, três em Leiria (campus 1 – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, campus 2 – Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde e campus 5 – For.Cet – Centro de Formação para Cursos de Especialização Tecnológica e UED – Unidade de Ensino a Distância), um em Caldas da Rainha (campus 3 – Escola Superior de Artes e Design) e um em Peniche (campus 4 – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar), os cerca de 12.000 estudantes que o frequentam podem encontrar um conjunto de instalações e equipamentos pedagógicos, científicos e de apoio, modernos e bem equipados, de que se destacam os laboratórios nas diversas áreas científicas da formação e investigação, recursos documentais e biblográficos (bibliotecas, B-on – Biblioteca Científica Digital) e acesso à internet (física ou via wireless).

Procurando proporcionar as melhores condições de aprendizagem e ensino aos seus estudantes, o IPLeiria dispõe de serviços de apoio de excelente qualidade. Além do apoio social com bolsas de estudo, fundo de apoio ao estudante, bolsas de colaboração, cantinas, restaurantes, residências, serviços médicos modernos e bem equipados, e um parque de campismo e lazer, o Instituto oferece ainda apoio psicológico, psicopedagógico e orientação vocacional aos estudantes através do seu Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE).

Artes, educação, ciências sociais, motricidade, mecânica, informática, telecomunicações, economia, gestão, turismo e biologia são algumas das áreas de investigação desenvolvidas no IPLeiria, que conta com treze unidades de investigação sendo, e que se orgulha de ser, pelo segundo ano consecutivo, a instituição de ensino superior portuguesa que mais pedidos de patentes submeteu.

Precisas de mais razões para te juntares a nós? Preparamos-te para o futuro!


ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

9

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), localizada em Leiria, é o mais antigo estabelecimento de ensino superior do distrito. Em 1979, foi criada como escola autónoma e, em 1987, integrada no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). Com cerca de 1.900 estudantes a frequentar os cursos de licenciatura, pós-graduação, mestrado ou formação especializada e profissional, a ESECS está especialmente vocacionada para as áreas de ensino e formação, desenvolvendo a sua atividade formativa nas áreas das ciências sociais e humanas, comunicação e formação de professores. As dimensões social, cultural e pedagógica constituem as matrizes fundamentais da escola, suportadas em atividades de investigação científica e de prestação de serviços à comunidade, onde o envolvimento dos estudantes é uma constante. A função de transmissão e difusão do conhecimento traduz-se numa profusão de atividades e eventos como exposições, seminários, conferências, workshops, entre outros. A ESECS tem apostado fortemente no desenvolvimento de diversos projetos de educação, investigação e mobilidade de caráter nacional, com instituições congéneres, e internacional, sobretudo através de cooperação com diversos parceiros europeus, e com os países da CPLP, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Brasil. De referir, ainda, o caso particular do curso de licenciatura em Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português, realizado numa parceria com o Instituto Politécnico de Macau e a Beijing Language and Culture University (Pequim), emblemático de uma prática internacional exemplar.

. EDUCAÇÃO BÁSICA . ANIMAÇÃO CULTURAL . COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA . EDUCAÇÃO SOCIAL . RELAÇÕES HUMANAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL . SERVIÇO SOCIAL . DESPORTO E BEM-ESTAR . TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO: PORTUGUÊS/CHINÊS — CHINÊS/PORTUGUÊS


ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

10

Proporcionar conhecimentos e competências teóricas, práticas e metodológicas nas áreas de docência do ensino básico, de forma a promover o saber e a motivação dos profissionais, dinamizando o seu próprio desenvolvimento em trabalho em projetos empreendedores e inovadores, ligados às áreas da docência e às ciências da educação.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Ensino público; ..Ensino particular e cooperativo. Regime diurno (9853) Regime de ensino a distância (8118) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (02) Biologia e Geologia (03) Desenho (16) Matemática (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30% A conclusão do 2.º ciclo respetivo habilita para docência em Educação de Infância e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

Formar profissionais que exerçam a sua atividade no domínio da mediação cultural, ou seja, na interseção entre o mundo da produção cultural e o dos consumidores culturais, organizando, gerindo e produzindo projetos e iniciativas culturais. Formar profissionais que fiquem aptos a intervir e a desencadear processos participativos, críticos, reflexivos e criativos usando as linguagens artísticas, em âmbitos alargados da educação e do desenvolvimento. Formar profissionais que contribuam para a salvaguarda do património cultural e para a construção de condições para uma convivência sensível e criativa.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O animador cultural pode programar, gerir, conceber e despoletar projetos culturais em: ..Autarquias; ..Teatros; ..Centros culturais e recreativos; ..Bibliotecas; ..Galerias de arte e museus; ..Organizações Não Governamentais (ONG); ..Lares de idosos; ..Escolas; ..Equipamentos de educação ambiental; ..Estabelecimentos prisionais. Regime diurno (9466) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

Formar profissionais polivalentes, em diferentes áreas da comunicação, com competências comunicacionais, humanísticas, culturais e tecnológicas, de forma a que estejam preparados para os fenómenos de mobilidade profissional, inerentes a esta área profissional.

RAMOS

Comunicação social Produção multimédia

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Comunicação social; ..Relações públicas; ..Comunicação organizacional; ..Empresas de comunicação e de tecnologias da informação; ..Empresas de serviço de distribuição de conteúdos; ..Empresas do setor de serviços da indústria em geral (no âmbito do marketing e vendas, através de novos canais, como o comércio eletrónico; no âmbito dos recursos humanos de qualquer empresa; ou instituições com necessidades crescentes de comunicação interna e formação).

Regime diurno (9719) Regime pós-laboral (9868) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (11) História (12) História da Cultura e Artes (18) Português

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (06) Filosofia (11) História (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%


Formar licenciados aptos a exercer uma ampla gama de funções em organizações e instituições ligadas a múltiplos contextos sociais, culturais e educativos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Mediador comunitário, trabalhando

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

11

Formar profissionais aptos a desenvolver uma intervenção estratégica nos processos relacionais e comunicacionais das organizações, habilitando-os ao exercício de uma ampla gama de funções, no âmbito da humanização e da comunicação interna e externa.

como agente de desenvolvimento local e comunitário e de promoção cultural; ..Mediador em processos de intervenção familiar e socioeducativa; ..Gestor de serviços educativos ou de recursos socioeducativos (escolas, bibliotecas, museus, fundações, autarquias,...); ..Animador e gestor sociocultural; ..Educador de tempo livre e de lazer; ..Formador de pessoas adultas e de idosos; ..Educador em organizações de acolhimento e inserção social; ..Gestor de redes sociais (numa ótica de equipas multiprofissionais); ..Especialista na mobilização de dispositivos de acompanhamento social personalizado.

..Gestor de comunicação interna e externa em instituições públicas ou privadas; ..Técnico de comunicação institucional, de marketing, financeira e social; ..Gestor de conflitos e mediador nas relações laborais; ..Assessor de direção, nomeadamente em políticas de desenvolvimento estratégico dos recursos humanos e da organização, assim como de marketing interno e externo; ..Assessor de órgãos de direção e gestão em contextos multiculturais.

..Organismos e instituições de intervenção social; ..Autarquias; ..Instituições particulares de solidariedade social.

Regime diurno (9084) Regime pós-laboral (9879) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Regime diurno (9797) Regime de ensino a distância (8476) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Regime diurno (9238) Regime pós-laboral (8014) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (09) Geografia (11) História (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

SAÍDAS PROFISSIONAIS

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (11) História (18) Português

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Formar profissionais, nas áreas da saúde, educação, justiça, proteção a crianças e jovens, autarquias, segurança social, habitação, emprego e formação, com capacidade para atuar ao nível das realidades e problemas sociais mais prementes, desenvolvendo um papel preventivo e/ou terapêutico, tendo como universo privilegiado o indivíduo/grupo de risco.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (11) História (18) Português

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%


ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

12

Em parceria com o Instituto Politécnico de Macau (IPM)

Proporcionar conhecimentos e competências operacionais nas áreas-chave do domínio das atividades físicas e desportivas, destinadas a todos os escalões etários e aos diversos enquadramentos/dimensões em que estas atividades são ministradas, como base para a qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos e das populações.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Coordenar atividades físicas e desportivas,

nas áreas recreativas, de treino, manutenção, iniciação, motivação, entre outras; ..Conceber, ministrar, supervisionar e avaliar programas ou práticas de desporto de qualidade destinadas a populações com objetivos, motivações e necessidades variadas. Regime diurno (9851) Regime pós-laboral (8132) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (02) Biologia e Geologia (16) Matemática (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Formar tradutores e intérpretes com domínio adequado da língua portuguesa e chinesa. Dominarão, ainda aspetos da natureza e funcionamento de ambas as culturas e sociedades.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Tradutor; ..Intérprete.

Regime diurno (9492) Duração: 8 semestres N.º de ECTS: 240 créditos

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (13) Inglês (15) Literatura Portuguesa (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

CONDIÇÕES ESPECIAIS

Os estudantes do IPLeiria farão o 1.º e o 4.º ano em Leiria, o 2.º em Pequim (na Beijing Languages and Cultures University) e o 3.º ano em Macau (na Escola de Línguas e Tradução do Instituto Politécnico de Macau). Os estudantes do IPMacau farão o 1.º e o 4.º ano em Macau, e o 2.º e o 3.º ano em Leiria. O alojamento e a alimentação dos estudantes deslocados são suportados pelas instituições de acolhimento. Para apoio às despesas com as deslocações de e para a República Popular da China, será concedida uma Bolsa aos estudantes do IPLeiria.


ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

13


ESTG


ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

15

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) iniciou a sua atividade em 1989. Está localizada em Leiria e conta com aproximadamente 4.500 estudantes em cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduações, nas áreas da engenharia, tecnologia, tecnologias da saúde, gestão, marketing, contabilidade, solicitadoria e administração pública. A escola é caracterizada pela sua forte ligação ao meio empresarial, que se consubstancia numa troca de práticas de natureza pedagógica, científica e na prestação de serviços. Este relacionamento reflete-se na prática formativa, sendo os estudantes desde cedo confrontados com problemas que têm a sua origem no mundo empresarial. Colocando ao dispor dos estudantes um conjunto de edifícios equipados com meios pedagógicos, técnicos e laboratoriais que, em alguns casos, constituem uma referência no quadro do ensino superior português, a ESTG disponibiliza um modelo de formação que permite uma prática efetiva suportada por um conhecimento teórico sólido, garantindo um interface eficaz entre o meio académico e o mundo do trabalho. O conjunto vasto de parcerias e protocolos com empresas e instituições regionais e nacionais, e o trabalho de formação e investigação desenvolvidos, fazem com que a Escola seja hoje reconhecida como Academia Cisco, Academia Microsoft e Oracle. Existe, além disso, um grande envolvimento de toda a comunidade académica em inúmeras atividades e eventos (conferências, seminários, workshops, congressos, aulas abertas), o que contribui para o desenvolvimento da formação extracurricular e complementar dos estudantes e para o enriquecimento do seu percurso académico.

. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA . CONTABILIDADE E FINANÇAS . GESTÃO . MARKETING . SOLICITADORIA . PROTEÇÃO CIVIL . BIOMECÂNICA . ENGENHARIA AUTOMÓVEL

. ENGENHARIA CIVIL . ENGENHARIA DA ENERGIA E DO AMBIENTE . ENGENHARIA ELETROTÉCNICA . ENGENHARIA INFORMÁTICA . ENGENHARIA MECÂNICA . INFORMÁTICA PARA A SAÚDE . TECNOLOGIA DOS EQUIPAMENTOS DE SAÚDE


ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

16

Formar profissionais capazes de responder aos novos desafios colocados ao serviço público, tais como: modernização, proximidade e dinamismo. O curso está alicerçado em áreas como o direito, ciências sociais, gestão e contabilidade.

Fornecer competências que permitam ao profissional uma fácil e bem-sucedida integração em diferentes contextos organizacionais, assumindo responsabilidades em empresas públicas ou privadas, nomeadamente, ao nível das direções financeira, administrativa e contabilística. Além disto, pretende-se que estes profissionais respondam, também, ao requisito de criação de autonomia e autoexigência na aprendizagem como base de adequação aos contextos profissionais em constante mutação.

Formar profissionais com conhecimentos e competências fundamentais em gestão, de forma a dar resposta às necessidades das empresas e outras organizações, nos domínios de estratégia empresarial, contabilidade e finanças, planeamento e controlo, operações e produção, comercial e marketing, recursos humanos, entre outros. Pretende-se, igualmente dotar os estudantes com elevadas aptidões para o empreendedorismo, inovação e autonomia, dando resposta à incerteza e constantes mutações do ambiente organizacional. 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Administração pública central e local; ..Empresas públicas; ..Instituições privadas (em particular as

..Administração; ..Direção financeira; ..Contabilidade; ..Profissional liberal.

..Direção geral / administração; ..Direção de operações / produção; ..Direção administrativa / financeira; ..Direção comercial / marketing; ..Direção de recursos humanos; ..Controlo de gestão.

Regime diurno (9002) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Regime diurno (9627) Regime pós-laboral (9871) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Regime diurno (9147) Regime pós-laboral (9991) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

SAÍDAS PROFISSIONAIS

fornecedoras de bens e serviços ao Estado).

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (17) Mat. Apl. Ciências Sociais (18) Português

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Vagas: 20%

SAÍDAS PROFISSIONAIS

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (17) Mat. Apl. Ciências Sociais (16) Matemática

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Vagas: 10%

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (17) Mat. Apl. Ciências Sociais (16) Matemática

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Vagas: 10%


Preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Diretor geral/administrador; ..Diretor comercial; ..Diretor de marketing; ..Diretor de comunicação; ..Diretor de vendas; ..Diretor de marketing direto; ..Gestor de produto; ..Gestor de marcas; ..Gestor de cliente; ..Gestor de loja; ..Gestor de bases de dados; ..Gestor de logística e distribuição; ..Consultor de marketing; ..Relações públicas; ..Analista de mercado; ..Técnico de merchandising; ..Técnico de publicidade; ..Técnico comercial; ..Promotor de vendas.

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

17

Formar profissionais com sólidos conhecimentos de base na área do Direito, com uma particular sensibilidade para as questões da sociedade, para além da vertente estritamente jurídica, com uma perspetiva mais prática, colmatando a lacuna que existe na área das ciências jurídicas aplicadas.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Aconselhamento, assessoria, representação e defesa dos seus constituintes, os quais podem ser pessoas singulares, empresas ou organismos públicos; ..Defesa jurídica e extrajudicial, acompanhando e representando os interesses dos clientes junto de tribunais, administração fiscal, cartórios notariais, conservatórias dos registos predial, comercial, civil e automóvel, autarquias locais e demais órgãos e repartições públicas.

Formar profissionais com conhecimento em matéria de segurança e proteção civil, ao nível do planeamento e prevenção, com capacidade para planificar e gerir potenciais situações de crise e emergência.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Gabinetes de proteção civil; ..Gabinetes de segurança de empresas públicas e privadas; ..Técnicos de proteção civil em agências internacionais; ..Técnicos de gestão de risco; ..Consultoria em segurança e gestão de risco.

Regime diurno (9205) Regime de ensino a distância (8123) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Regime diurno (9242) Regime pós-laboral (8015) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (17) Mat. Apl. Ciências Sociais (16) Matemática

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Vagas: 10%

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (11) História (18) Português

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Vagas: 5%

Regime pós-laboral (8447) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (02) Biologia e Geologia (04) Economia (16) Matemática

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Vagas: 10%


ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

18

Oferecer uma sólida formação tecnológica e de engenharia, aplicada ao campo médico-biológico, dotando os profissionais das capacidades necessárias à rápida adaptação às novas tecnologias, nas áreas da biomecânica e saúde. Pretende-se, ainda, formar profissionais empreendedores, com capacidade de liderar grupos de trabalho e gerir recursos humanos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Análises ergonómicas e projeto de novos mobiliários, ou outro tipo de componentes; ..Análise, desenvolvimento e projeto de dispositivos médicos (implantes); ..Estudos sobre a aplicabilidade de suportes ósseos, de modo a minimizar algumas doenças (osteoporose); ..Estudo do movimento humano para otimização do esforço de atletas; ..Análise, desenvolvimento e projeto de sistemas de reabilitação; ..Estudos no âmbito da mecanobiologia; ..Consultoria e atividade técnico-comercial em equipamentos de saúde. Regime diurno (9690) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Formar profissionais com uma sólida formação em ciências de base, ciências de engenharia, assim como engenharia automóvel.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Empresas de desenvolvimento, projeto,

fabrico e montagem de equipamentos e sistemas para veículos automóveis, motos e máquinas industriais e agrícolas; ..Empresas de consultadoria do setor automóvel; ..Empresas de serviços técnicos de importadores e representantes de equipamentos para o setor automóvel; ..Empresas e entidades de inspeção, homologação, legislação automóvel e centros de formação de condutores.

Dotar os profissionais de sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos que permitam a aquisição de competências para conceber, projetar, executar e gerir obras em estruturas, construções, geotecnia, hidráulica, planeamento territorial e transportes, ambiente e ciências da engenharia civil em geral.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Gabinetes de projeto e consultoria; ..Empresas de construção civil e obras ..públicas; ..Fiscalização de obras, planeamento

territorial e gestão de recursos hídricos em entidades públicas e privadas.

Regime diurno (9741) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Regime diurno (9089) Regime pós-laboral (9881) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (02) Biologia e Geologia (07) Física e Química (16) Matemática

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Vagas: 10%

(07) Física e Química (16) Matemática

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Vagas: 10%

(07) Física e Química (16) Matemática

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Vagas: 10%


ENGENHARIA ELETROTÉCNICA Promover competências numa perspetiva integrada aos níveis tecnológico, ecológico, socioeconómico e legislativo, tornando os diplomados capazes de atuar com capacidade técnica no planeamento e seleção de sistemas de produção/abastecimento/gestão da energia, preconizando soluções que envolvam a utilização racional de energia, eficiência energética, energias renováveis, análise de políticas energéticas e a identificação, estudo e resolução de problemas ambientais, numa perspetiva de desenvolvimento sustentado.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Produção de energia e sua conversão; ..Planeamento e diagnóstico da utilização de energia; ..Projeto de sistemas energéticos, climatização e energias renováveis; ..Gestão ambiental, do ruído ambiente,

qualidade do ar, emissões gasosas, recursos hídricos e exploração de sistemas de tratamento de resíduos e águas.

Regime diurno (9648) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Formar profissionais com elevada qualidade técnica, científica, ética e profissional, nas diversas áreas de intervenção da Engenharia Eletrotécnica, com capacidade de inovação, desenvolvimento e empreendedorismo. Profissionais capazes de responderem ativamente às solicitações apresentadas pelos modernos equipamentos e pelas novas tecnologias, usadas em diferentes setores da atividade empresarial.

RAMOS

Energia e automação Eletrónica e telecomunicações

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Projeto, instalação e manutenção de sistemas de automação industrial e robótica; ..Projeto de sistemas de energia, energias renováveis e instalações elétricas; ..Gestão e utilização racional de energia; ..Projeto e desenvolvimento de circuitos eletrónicos e sistemas com microprocessadores; ..Projeto, configuração e manutenção de sistemas e redes de telecomunicações. Regime diurno (9109) Regime pós-laboral (9884) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Formar profissionais com competências para analisar, especificar e desenvolver sistemas de informação; instalar e administrar sistemas informáticos em rede; implementar soluções informáticas para aplicações específicas; ministrar formação nas diferentes áreas da informática; integrar equipas multidisciplinares e promover o espírito empreendedor.

RAMOS

Sistemas de Informação Tecnologias de Informação e Comunicação

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Administrador de bases de dados, redes, sistemas e serviços; ..Analista de sistemas; ..Engenheiro de software; ..Engenheiro de redes de comunicação; ..Engenheiro de multimédia; ..Consultor de TIC; ..Gestor de projetos. Regime diurno (9119) Regime pós-laboral (9885) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

(07) Física e Química (16) Matemática

UM DOS SEGUINTES CONJUNTOS: (16) Matemática ou (02) Biologia e Geologia (16) Matemática ou (07) Física e Química (16) Matemática

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

PROVAS DE INGRESSO

UM DOS SEGUINTES CONJUNTOS: (02) Biologia e Geologia; (16) Matemática ou (07) Física e Química; (16) Matemática

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Vagas: 10%

PROVAS DE INGRESSO

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

Vagas: 10%

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30% Vagas: 10%

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

19


INFORMÁTICA PARA A SAÚDE

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

20

Responder às crescentes necessidades e expetativas da indústria moderna, no sentido de aumentar a sua competitividade e produtividade, ministrando conhecimentos ao nível da conceção e desenvolvimento de novos produtos, das novas tecnologias assistidas por computador, do projeto de moldes e plásticos e do projeto mecânico, dos materiais, dos processos e da eletromecânica, bem como conhecimentos básicos de gestão.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Direção e/ou de supervisão ao nível da

conceção e desenvolvimento de novos produtos e das novas tecnologias assistidas por computador, na área técnica, de produção, qualidade, manutenção, área comercial, bem com da gestão de projetos;

..Funções em diversos setores industriais

(metalomecânica, moldes e plásticos, cerâmica e vidro, automóvel, entre outras), em centros tecnológicos e laboratórios, empresas de consultoria e prestação de serviços, no âmbito das áreas da especialidade.

Regime diurno (9123) Regime pós-laboral (9886) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Formar profissionais de qualidade e com sólidos conhecimentos na área da Informática para a Saúde. Os conhecimentos incluem o dimensionamento e instalação de equipamentos informáticos e de redes de computadores para organizações de saúde, análise, conceção e desenvolvimento de sistemas de informação de suporte ao mobile-health, bioinformática, processos clínicos eletrónicos, prática da enfermagem, circuito do medicamento e prescrição eletrónica de medicamentos e de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, gestão farmacêutica, análises clínicas, gestão hospitalar e decisão médica.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Programador; ..Bioinformático; ..Administrador de bases de dados de saúde; ..Administrador de redes e serviços de informática em saúde; ..Engenheiro de software para aplicações na área da saúde; ..Consultor de sistemas de informação para a saúde.

Regime diurno (9481) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

(07) Física e Química (16) Matemática

UM DOS SEGUINTES CONJUNTOS: (16) Matemática ou (02) Biologia e Geologia (16) Matemática ou (07) Física e Química (16) Matemática

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

PROVAS DE INGRESSO

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS Vagas: 10%

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS Vagas: 10%

Habilitar os diplomados com um conjunto de conhecimentos e capacidades no domínio das tecnologias associadas aos equipamentos utilizados nas várias áreas da saúde.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Hospitais e clínicas do setor privado e público; ..Laboratórios clínicos; ..Laboratórios de investigação em ciências da saúde; ..Empresas que comercializam equipamentos de saúde; ..Empresas de desenvolvimento e fabrico de equipamentos de saúde; ..Empresas de manutenção e assistência técnica a equipamentos de saúde; ..Empresas de consultoria na área de equipamentos de saúde; ..Centros de diagnóstico por imagem; ..Centros de hemodiálise; ..Empresas ou entidades ligadas a áreas diversas

da saúde, tais como estética, reabilitação, medicina desportiva e saúde animal; ..Organismos dependentes do Ministério da Saúde. Regime diurno (9489) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (02) Biologia e Geologia (07) Física e Química (16) Matemática

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 30%


ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTテグ

21


Criada em 1990, a Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) encontra-se vocacionada para o ensino das artes e do design. Localizada nas Caldas da Rainha, uma cidade com vasto património artístico e cultural, a escola assume uma postura de contemporaneidade nos diversos domínios da criatividade como as artes plásticas, as artes performativas, o design de produto, de comunicação, a produção audiovisual e as tendências emergentes na área dos novos media. Do complexo de edifícios que a constituem, integrados num Campus generosamente arborizado a pouca distância do centro das Caldas, destaca-se o edifício principal, ao qual foi atribuído o prestigiado prémio SECIL de arquitetura. A escola possui modernas instalações técnicas e pedagógicas com ateliês e estúdios dedicados, laboratórios e oficinas de gravura e serigrafia, cerâmica e vidro, madeiras e metais, fotografia e edição digital, polímeros e prototipagem digital. A ESAD.CR é frequentada por cerca de 1.300 estudantes de licenciatura e mestrado. Estas formações visam transmitir aos estudantes competências práticas e conceptuais para a produção de trabalhos e criações originais, que permitam o desenvolvimento autónomo e sustentado dos seus processos criativos de forma a consolidarem uma prática autoral, experimental e sistemática. Estimula-se a consciência crítica e profissional das problemáticas da produção artística e projetual nos seus impactos sociais e políticos, numa atenção permanente aos setores emergentes da cultura contemporânea. Empenhada em processos de internacionalização e de criação de conhecimento, a escola desenvolve um vasto conjunto de atividades e eventos (exposições, conferências, workshops, aulas abertas, masterclasses, etc.) na área do design e das artes. Através da aprendizagem e desenvolvimento de metodologias de investigação e de projetos com empresas e instituições da área promovem-se linhas de investigação associadas a práticas profissionais responsáveis, ecosustentáveis e interventivas nos processos sociais e de produção do mundo globalizado. A qualidade das criações e produções desenvolvidas nos vários cursos assim como a participação dos estudantes e docentes em concursos nacionais e internacionais têm sido reconhecidas com inúmeros prémios. A escola tornou-se uma referência no panorama do ensino artístico nacional, tendo vindo a conquistar progressivamente um lugar ao lado das melhores instituições europeias, tendo visto, recentemente distinguidos pela Revista Domus (influente revista italiana de arquitetura e design) os seus cursos de licenciatura em Design Industrial e de mestrado em Design do Produto entre os 31 melhores da Europa.

. ARTES PLÁSTICAS . DESIGN DE AMBIENTES . DESIGN DE PRODUTO — CERÂMICA E VIDRO . DESIGN GRÁFICO E MULTIMÉDIA . DESIGN INDUSTRIAL . SOM E IMAGEM . TEATRO

ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E DESIGN

23


ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E DESIGN

24

Formar profissionais no campo da criação artística nas suas várias dimensões, tanto nos media tradicionais como nos novos media. Dotar os diplomados de capacidade de problematização, de consciência crítica e de prática de experimentação, consolidando a autonomia para o desenvolvimento de um projeto artístico individual.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Artista plástico como profissional independente; ..Profissional na área da programação e curadoria de artes visuais; ..Técnico na área da criação visual e plástica aplicada; ..Profissional em publicidade e produção de conteúdos audiovisuais; ..Fotógrafo em revistas e jornais, ou de estúdio e publicidade.

Regime diurno (9007) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (03) Desenho (06) Filosofia (12) História da Cultura e Artes (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 35%

Dotar os diplomados de competências para mediar e facilitar a interação entre pessoas, serviços e bens utilitários, sejam estes objetos ou espaços, em contextos públicos institucionais ou comerciais. Combinando uma sólida componente teórica com uma prática experimental sistemática, os designers de ambientes são formados para intervir nos domínios de design de serviços, novos media e indústria do entretenimento, comunicação gráfica e sinalética, design de interações, domótica, cenografia e design de espaços efémeros, design inclusivo, criação de espaços virtuais e interativos, entre outros.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Designer profissional, independente ou em

equipas multidisciplinares, para o desenvolvimento de projetos de design para diferentes espaços públicos e atividades culturais, efémeras, comerciais ou de serviços; ..Consultoria especializada de apoio em projeto de equipamentos, serviços ou espaços. Regime diurno (9723) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

Formar profissionais com reconhecidas competências conceptuais, projetuais e experimentais no desenvolvimento multidisciplinar de projetos nos domínios do Design, em particular na área do Design de Produtos cerâmicos e de vidro. Habilitar os diplomados para reconhecer as novas oportunidades de produção de objetos, explorar novos materiais e identificar as tendências emergentes de intervenção do design nos programas de inovação para o artesanato e os new crafts.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Profissional independente na área de design de produto; ..Coordenação de equipas multidisciplinares de desenvolvimento de produto; ..Profissional em equipas de projeto multidisciplinares (arquitetura, urbanismo, paisagismo e património); ..Técnico em instituições e empresas (projeto de equipamentos, serviços ou espaços); ..Empreendedor nas indústrias criativas (área do artesanato ou design de autor). Regime diurno (8525) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (03) Desenho (12) História da Cultura e Artes (18) Português

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (03) Desenho (10) Geometria Descritiva (12) História da Cultura e Artes

PREFERÊNCIA REGIONAL

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS:

Vagas: 30%

Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 35% Vagas: 30%


Formar profissionais com competências criativas, conceptuais e projetuais nas áreas específicas do design gráfico e de comunicação, para as múltiplas plataformas, suportes e media que caraterizam a cultura visual contemporânea. Habilitar o diplomado de conhecimentos técnicos, materiais e culturais para a resolução original de problemas de design em projetos inovadores na área da comunicação.

RAMOS

Design gráfico Design multimédia

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Profissional independente na área de design de comunicação, gráfico e multimédia; ..Profissional na área do design de editorial, packaging, tipografia, art direction, branding e ilustração; ..Profissional na área do web design, design de informação para cinema, televisão e new media, design de interfaces multimédia, programador e developer para mobile media e timebased media.

Formar profissionais com elevadas competências concetuais e projetuais para o desenvolvimento de projetos em design industrial e de produto, orientado para a responsabilidade social e para processos eco-sustentáveis. Dotar os diplomados de uma sólida cultura de projeto, de uma capacidade de conceção e planeamento autónomos, em diferentes cenários de produção, orientados para o uso humanamente responsável dos produtos, a otimização da eficácia e a sustentabilidade dos produtos desenvolvidos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Profissional independente na área de design e do desenvolvimento de produto; ..Profissional em equipas de projeto

multidisciplinares (desenvolvimento de produto, arquitetura, urbanismo, património artístico e cultural); ..Técnico em instituições e empresas (projeto de equipamentos, serviços ou espaços); ..Consultoria especializada de apoio em projeto de equipamentos, serviços ou espaços.

Regime diurno (9729) Regime pós-laboral (8126) Duração: 6 semestres Nº de ECTS: 180 créditos

Regime diurno (9074) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (03) Desenho (12) História da Cultura e Artes (18) Português

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (03) Desenho (12) História da Cultura e Artes (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 35%

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS: Vagas: 30%

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 35%

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS: Vagas: 30%

ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E DESIGN

25

Formar profissionais com conhecimentos técnicos, artísticos e teóricos na área do audiovisual, desenvolvendo capacidades criativas autónomas que lhes permitam conceber e produzir tecnicamente um projeto na área do som e imagem. Habilitar os diplomados com competências práticas e experimentais na área do som, vídeo, produção cinematográfica, produção multimédia e animação.

RAMOS Som Imagem

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Profissional independente na área do audiovisual (televisão, cinema e novos media); ..Técnico de audiovisuais ; ..Editor de som e imagem; ..Assistente de produção em audiovisuais e novos media; ..Coordenador técnico e criativo em projetos multidisciplinares na área da imagem e do som; ..Programador artístico na área do audiovisual.

Regime diurno (9457) Regime pós-laboral (8127) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (03) Desenho (12) História da Cultura e Artes (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 35%


ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E DESIGN

26

Formar profissionais com elevados conhecimentos técnicos, artísticos e teóricos na área das artes performativas e do teatro em particular. Dotar os diplomados de capacidades de conceção e desenvolvimento autónomo de projetos teatrais, que promovam o questionamento e a confrontação com renovados modelos de abordagem artística. Oferecer um ambiente de experimentação e de investigação sobre a realidade sociocultural atual, que conduza os estudantes a contribuírem, de forma ativa, para a diversidade do panorama da produção teatral contemporânea.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Possibilitam-se percursos profissionais

como ator, performer, dramaturgo, investigador, crítico, ensaísta ou professor na área dos estudos teatrais, produtor de eventos teatrais e programador de artes do espetáculo ; ..Técnico nas várias especialidades técnicas das artes performativas. Regime diurno (9243) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (03) Desenho (12) História da Cultura e Artes (13) Inglês (15) Literatura Portuguesa (16) Matemática (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 35%


ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E DESIGN

27


A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) iniciou a sua atividade em 1999. Instalada em Peniche, num moderno edifício pedagógico, tem uma localização privilegiada, bem junto à costa e com vista para as Berlengas. Não é pois de estranhar que tenha no mar a sua imagem de marca e o seu suporte identitário. Com mais de 1.300 estudantes, a ESTM disponibiliza formação nas áreas do turismo e das ciências e tecnologias do mar, tendo as suas licenciaturas em Animação Turística, Gestão Turística e Hoteleira, Marketing Turístico, Restauração e Catering, Turismo e Gestão de Eventos recebido a certificação de qualidade TedQual, por parte da Organização Mundial do Turismo. Além destas, a ESTM leciona também as licenciaturas em Biologia Marinha e Biotecnologia e em Engenharia Alimentar. A escola encontra-se equipada com um conjunto de laboratórios e de salas práticas que, para lá de garantirem uma formação de elevada qualidade, suportam ainda uma vasta atividade de investigação científica, desenvolvida essencialmente por duas unidades de investigação: Grupo de Investigação em Turismo (GITUR) e Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), este último parceiro do Campus do Mar. Para além de garantir a formação de profissionais com alto nível de preparação nos aspetos científico, técnico e cultural e assegurar a satisfação das necessidades de formação da região em que se insere, a escola desenvolve ainda um conjunto de serviços orientados para a comunidade e para as empresas. Esta interação escola/empresa, para lá dos benefícios claros sob o ponto de vista pedagógico, tem ainda garantido uma elevada taxa de empregabilidade aos diplomados, alguns dos quais espalhados literalmente pelos quatro cantos do mundo. A atividade pedagógica é complementada por uma diversidade de atividades extracurriculares de natureza cultural, científica e desportiva (onde o surf e o mergulho assumem um papel de relevo), que enriquecem a formação disponibilizada, contribuindo para uma formação integral do estudante enquanto pessoa e cidadão.

. ANIMAÇÃO TURÍSTICA . GESTÃO DE EVENTOS . MARKETING TURÍSTICO . RESTAURAÇÃO E CATERING . TURISMO . GESTÃO TURÍSTICA E HOTELEIRA . BIOLOGIA MARINHA E BIOTECNOLOGIA . ENGENHARIA ALIMENTAR

ESCOLA SUPERIOR DE TURISMO E TECNOLOGIA DO MAR

29


ESCOLA SUPERIOR DE TURISMO E TECNOLOGIA DO MAR

30

Formar licenciados aptos a exercer funções em empresas, organismos e outras entidades ligadas ao setor turístico, desenvolvendo diferentes tipos de competências essenciais ao desempenho dos serviços associados às múltiplas vertentes da animação turística: desportiva, cultural, ambiental, lúdica e de entretenimento.

Formar profissionais com conhecimentos e competências adequadas para planear, coordenar e controlar atividades ligadas à organização de eventos, definindo meios humanos materiais e financeiros, em função das exigências dos clientes, de forma a garantir um serviço de qualidade.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Gestor de eventos; ..Diretor de eventos; ..Diretor de feiras e exposições; ..Diretor de grupos em hotelaria; ..Organizador de eventos; ..Diretor de espetáculos; ..Consultor de eventos; ..Profissional independente de organização e

..Diretor comercial de unidades hoteleiras; ..Promotor comercial de unidades hoteleiras; ..Diretor de marketing de empresas e operadores turísticos; ..Diretor de agências turísticas; ..Diretor e assistente de marketing; ..Relações públicas; ..Consultores e auditores de marketing; ..Diretores de vendas; ..Técnico analista de mercados; ..Gestor de produto.

Regime diurno (9848) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Regime diurno (8514) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Regime diurno (9207) Regime de ensino a distância (8119) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

Curso reconhecido com a Certificação TedQual, por parte da Organização Mundial do Turismo.

Curso reconhecido com a Certificação TedQual, por parte da Organização Mundial do Turismo.

Curso reconhecido com a Certificação TedQual, por parte da Organização Mundial do Turismo.

..Empresas e entidades ligadas ao setor turístico; ..Empresas de animação turística; ..Empresas marítimo-turísticas; ..Empreendimentos turísticos, hotéis,

restaurantes, empresas de organização de eventos, casinos e outras entidades ligadas ao turismo.

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (09) Geografia (11) História (18) Português

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 40%

Vagas: 20%

SAÍDAS PROFISSIONAIS

gestão de eventos.

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (16) Matemática (18) Português

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 40%

Vagas: 20%

Dotar profissionais das aptidões necessárias à correta gestão dos diferentes especialistas e especialidades que intervêm em cada plano ou estratégia de marketing.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (09) Geografia (18) Português

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 40%

Vagas: 20%


Qualificar profissionais capazes de dominar as técnicas de organização, gestão e direção de unidades de produção alimentar, em empresas de restauração hoteleira, social, comercial e coletiva.

Formar profissionais para o exercício de funções nos diversos setores turísticos e da administração pública local, regional e nacional do turismo, na área da animação turística, operações e informação turística e consultoria em planeamento e gestão do território, privilegiando uma perspetiva de desenvolvimento regional e das atividades litorais.

Criar competências nas áreas da gestão turística e hoteleira, privilegiando uma perspetiva integrada ao nível do desenvolvimento e implementação de políticas e planos de ação de cada empresa turística e de cada departamento de uma unidade hoteleira.

RAMOS

Gestão Turística Gestão Hoteleira*

SAÍDAS PROFISSIONAIS

promoção turística em empresas turísticas e organismos públicos; ..Consultor em projetos de desenvolvimento turístico, e planeamento e gestão do território.

RAMO: Gestão Turística* Gestão de empresas turísticas: ..Destinos turísticos: oficinas de turismo; técnico superior de turismo; produtos e atividades turísticas; transportes e logística; ..Viagens: agências de viagens; centrais de reservas; congressos e eventos; operadores turísticos; consultoria e formação; imobiliária turística; intermediação turística. RAMO: Gestão Hoteleira* Gestão em unidades hoteleiras: ..Diretor de hotel; ..Diretor de departamento; ..Consultor de gestão hoteleira; ..Assessor financeiro do hotel.

Regime diurno (9484) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Regime diurno (9254) Duração: 6 semestres N.º de ECTS: 180 créditos

Regime diurno (9178) Regime pós-laboral (9997) Duração: 6 semestres N. de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PREFERÊNCIA REGIONAL

PREFERÊNCIA REGIONAL

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS:

Curso reconhecido com a Certificação TedQual, por parte da Organização Mundial do Turismo.

Curso reconhecido com a Certificação TedQual, por parte da Organização Mundial do Turismo.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Diretor de departamento e assistente

de alimentação e bebidas em unidades hoteleiras; ..Diretor de restaurante; ..Diretor de empresas de catering; ..Assistente de direção de empresas de restauração e catering; ..Diretor de unidades de produção alimentar; ..Consultor na área da restauração/catering.

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (09) Geografia (18) Português

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 40%

Vagas: 20%

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Diretor de agências de viagem e operadores turísticos; ..Diretor e gestor de empresas turísticas; ..Gestor de empresas de animação e organização de eventos turísticos; ..Especialista na criação, organização e acompanhamento de itinerários turísticos; ..Especialista no levantamento, planeamento e

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (09) Geografia (11) História (18) Português

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 40%

Vagas: 20%

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (04) Economia (09) Geografia (16) Matemática

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 40%

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS: Vagas: 20%

* Formação reconhecida pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) Curso reconhecido com a Certificação TedQual, por parte da Organização Mundial do Turismo.

ESCOLA SUPERIOR DE TURISMO E TECNOLOGIA DO MAR

31


ESCOLA SUPERIOR DE TURISMO E TECNOLOGIA DO MAR

32

Qualificar profissionais que contribuam na gestão sustentável dos recursos biológicos marinhos. Formar técnicos capazes de cooperar com empresas e instituições com atividade nas áreas da pesca, aquacultura, biotecnologia e consultoria ambiental, bem como capazes de seguir para especializações em ciclos de estudo avançados (mestrado e doutoramento).

RAMOS

Aquacultura e pescas Biotecnologia

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Empresas de aquacultura, biotecnologia, aquários públicos e parques temáticos marinhos ..Assessoria/consultoria ..Empresários da área dos recursos marinhos (ecoturismo, inovação tecnológica e produtos naturais) ..Instituições Públicas ou ONGs ligadas à pesca, à gestão e conservação da natureza; ..Laboratórios de biologia molecular, farmacêuticos, análises químicas e microbiológicas; ..Instituições de ensino, formação e investigação. Regime diurno (9014) Duração: 6 semestres Nº de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO

UMA DAS SEGUINTES PROVAS: (02) Biologia e Geologia (07) Física e Química (16) Matemática

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 40%

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS: Vagas: 20%

Formação de profissionais com competências nas áreas de transformação, conservação e controlo da qualidade de produtos alimentares. Capazes de realizar investigação. Consultoria em empresas alimentares.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Produção, transformação e conservação de alimentos; ..Controlo de qualidade em indústrias alimentares; ..Consultoria a empresas do setor alimentar; ..Laboratórios de análise de produtos alimentares; ..Gestão e marketing alimentar; ..Instituições de ensino, investigação e formação.

Regime diurno (9087) Duração: 6 semestres Nº de ECTS: 180 créditos

PROVAS DE INGRESSO (07) Física e Química (16) Matemática

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 40%

OUTROS ACESSOS PREFERENCIAIS: Vagas: 20%

Curso reconhecido pela Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) e pela European Federation of National Engineering Associations (FEANI). Membros do ISEKI Food Association.


ESCOLA SUPERIOR DE TURISMO E TECNOLOGIA DO MAR

33


ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE

35

A escola oferece formação em Dietética, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, respondendo, desta forma, a um conjunto de exigências e necessidades que ainda se fazem sentir nos profissionais de saúde nestas áreas. Frequentada por cerca de 1.000 estudantes, a ESSLei forma os seus profissionais de modo a garantir-lhes uma dimensão técnica e científica inquestionáveis, acompanhando os mais recentes avanços da ciência e tecnologia na área da saúde, mas também numa dimensão humana, assente numa forte preocupação com o outro e o seu bem-estar. A escola, instalada num moderno edifício pedagógico, encontra-se dotada de modernos equipamentos laboratoriais, semelhantes aos que se podem encontrar em qualquer moderna unidade de saúde nas especialidades em que ministra a formação. Deste modo, oferece um ensino permanentemente acompanhado de uma prática simulada e complementado por uma prática em contexto de trabalho que, nalguns casos, constitui cerca de metade da formação. Apostada em processos de internacionalização e de criação do conhecimento, a escola possui um conjunto de parceiros internacionais com os quais está envolvida, quer ao nível do intercâmbio de professores e estudantes, quer em projetos de investigação científica.

. ENFERMAGEM . DIETÉTICA . FISIOTERAPIA . TERAPIA DA FALA . TERAPIA OCUPACIONAL


ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE

36

Formar enfermeiros aptos a exercer funções de prestação e gestão de cuidados gerais de enfermagem à comunidade, nos diferentes níveis da prevenção e tratamento da doença.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Formar enfermeiros aptos a exercer funções de prestação e gestão de cuidados gerais de enfermagem à comunidade, nos diferentes níveis da prevenção e tratamento da doença.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Formar licenciados com elevada perceção sistémica do ser humano, saúde, dos saberes científicos e técnicos, da investigação e prática da dietética, desenvolvendo competências de avaliação do estado nutricional, elaboração de programas de intervenção e terapêutica dietética adequada a cada situação clínica.

..Hospitais gerais e especializados; ..Centros de saúde; ..Estruturas de apoio a idosos e deficientes; ..Clínicas/centros de enfermagem; ..Assistência ao domicílio; ..Companhias de seguros; ..Saúde ocupacional/medicina do trabalho.

..Hospitais gerais e especializados; ..Centros de saúde; ..Estruturas de apoio a idosos e deficientes; ..Clínicas/centros de enfermagem; ..Assistência ao domicílio; ..Companhias de seguros; ..Saúde ocupacional/medicina do trabalho.

Regime diurno (9500) Duração: 8 semestres N.º de ECTS: 240 créditos

Regime diurno (9501) Duração: 8 semestres N.º de ECTS: 240 créditos

PRÉ-REQUISITOS

PRÉ-REQUISITOS

Comunicação interpessoal (Grupo A)

Regime diurno (8142) Duração: 8 semestres N.º de ECTS: 240 créditos

PROVAS DE INGRESSO

PROVAS DE INGRESSO

PRÉ-REQUISITOS

Comunicação interpessoal (Grupo A)

UM DOS SEGUINTES CONJUNTOS: (02) Biologia e Geologia ou (02) Biologia e Geologia (07) Física e Química ou (02) Biologia e Geologia (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 50%

UM DOS SEGUINTES CONJUNTOS: (02) Biologia e Geologia ou (02) Biologia e Geologia (07) Física e Química ou (02) Biologia e Geologia (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 50%

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Entidades e empresas que desenvolvam

atividade nos domínios clínico (público, privado e social), saúde da comunidade, investigação, consultadoria, educação e indústria alimentar.

Comunicação interpessoal (Grupo A)

PROVAS DE INGRESSO

UMA DOS SEGUINTES CONJUNTOS: (02) Biologia e Geologia ou (02) Biologia e Geologia (07) Física e Química

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 50%


ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE

37

Formar licenciados dotados de conhecimentos e competências ao nível da avaliação e resolução de problemas da comunidade, relativos à deficiência, incapacidade e inadequação da comunicação humana (verbal e não verbal), bem como de deglutição, que lhes permitam elaborar e aplicar planos terapêuticos adequados a cada caso. Formar licenciados dotados de conhecimentos e competências para responder eficazmente, de forma autónoma e em equipa, às questões de avaliação, diagnóstico, elaboração, supervisão e reavaliação de um plano de intervenção elaborado em contextos clínicos, de promoção da saúde e bem-estar das pessoas e na prevenção de deficiências, limitações funcionais e incapacidades, bem como na educação para a saúde e gestão de recursos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Entidades públicas e privadas que

desenvolvem atividades em contextos clínicos e de saúde pública, desportivos, investigação, ensino e consultadoria.

Regime diurno (9504) Duração: 8 semestres N.º ECTS: 240 créditos

PRÉ-REQUISITOS

Comunicação interpessoal (Grupo A)

PROVAS DE INGRESSO

UM DOS SEGUINTES CONJUNTOS: (02) Biologia e Geologia ou (02) Biologia e Geologia (07) Física e Química

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 50%

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Entidades e empresas que desenvolvam

atividade nos domínios da prática clínica e outras prestações de cuidados de saúde, ensino e consultadoria.

Regime diurno (9890) Duração: 8 semestres N.º ECTS: 240 créditos

PRÉ-REQUISITOS

Comunicação interpessoal (Grupo A)¹

PROVAS DE INGRESSO

UM DOS SEGUINTES CONJUNTOS: (02) Biologia e Geologia ou (02) Biologia e Geologia (07) Física e Química ou (02) Biologia e Geologia (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 50% ¹ O acesso ao curso de Terapia da Fala está igualmente sujeito à entrega de uma declaração de um Terapeuta da Fala, nos termos definidos pela instituição e aprovados pela CNAES, comprovativa da “ausência de perturbações de linguagem e ou fala” e do domínio da língua portuguesa tal como é falada e escrita em Portugal. A referida declaração deverá ser entregue pelo candidato no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, no par estabelecimento/curso que exija, caso ali venha a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da referida matrícula e inscrição. (Consulta a declaração modelo em www.ipleiria.pt > Cursos > Licenciaturas > Terapia da Fala > Pré-Requisitos)

Formar licenciados dotados de conhecimentos e competências ao nível das ciências biológicas, físicas, sociais e comportamentais que suportam a terapia ocupacional.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

..Entidades públicas e privadas de apoio

educativo (escolas/instituições de ensino regular e especial, etc.); de apoio social (idosos, deficientes, minorias étnicas, estabelecimentos prisionais, etc.); de cuidados de saúde (hospitais gerais e especializados, centros de saúde, companhias de seguros, clínicas/centros de reabilitação, assistência ao domicílio, etc.) e de apoio à tutela, gestão e decisão.

Regime diurno (8138) Duração: 8 semestres N.º ECTS: 240 créditos

PRÉ-REQUISITOS

Comunicação interpessoal (Grupo A)

PROVAS DE INGRESSO

UM DOS SEGUINTES CONJUNTOS: (02) Biologia e Geologia ou (02) Biologia e Geologia (07) Física e Química ou (02) Biologia e Geologia (18) Português

PREFERÊNCIA REGIONAL

Área de influência: Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém Vagas: 50%


UNIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

39

UED Com o objetivo de mostrar o dinamismo e a visão do IPLeiria na aposta em novas formas de aprender e ensinar, foi criada, em 2006, a Unidade de Ensino a Distância (UED). Através do uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação, a UED, além de apoiar os docentes do Politécnico numa nova forma de encarar o ensino e servir de surporte a toda a restante comunidade académica no uso de diferentes plataformas virtuais, oferece, ainda, aos estudantes a possibilidade de estudar à distância, quebrando as barreiras do espaço e do tempo. Desde o seu início, que esta Unidade pretende criar um ensino superior de qualidade para todos, baseando toda a sua metodologia nas mais modernas tecnologias online, promovendo, igualmente, uma investigação aplicada na área da acessibilidade dos conteúdos educacionais. Para isso, a UED aposta nas ferramentas colaborativas e de partilha na construção de comunidades de aprendizagem, envolvendo-se na rede de saberes do IPLeiria para a sua construção. Da colaboração com vários parceiros internacionais, desde instituições de ensino a grandes empresas, têm sido promovidos diversos projetos na área do e-learning e cursos a distância para grupos empresariais.


SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL

41

Os Serviços de Ação Social do IPLeiria têm como missão contribuir para assegurar a igualdade de oportunidades de acesso, frequência e sucesso escolar aos estudantes que ingressam neste Instituto, proporcionando condições que permitem superar desigualdades económicas e sociais.

BOLSAS DE ESTUDO Os Serviços de Ação Social asseguram, mediante a atribuição de bolsas de estudo, que nenhum dos seus estudantes deixará de estudar por falta de recursos financeiros, de que é exemplo o facto da bolsa mínima ser de igual valor ao custo anual com as propinas pagas no IPLeiria. Mas, nem todos os estudantes recebem a bolsa mínima: quanto mais carenciado for o agregado familiar maior é o valor da bolsa de estudo atribuída. Os Serviços de Ação Social concedem, ainda, apoio a estudantes com necessidades especiais, motivadas por deficiência física, sensorial ou outra. Este é um APOIO DIRETO. Mas os Serviços de Ação Social são também responsáveis pela prestação de APOIOS INDIRETOS, como:

ALIMENTAÇÃO Nas unidades alimentares dos Serviços de Ação Social, os estudantes têm acesso ao serviço de refeições a um preço acessível. Há um cuidado permanente com a diversificação da alimentação, procurando assegurar o equilíbrio dietético das ementas e melhorar o grau de satisfação dos estudantes. Ao mesmo tempo, há um constante empenho

no cumprimento das normas de higiene e segurança em todas as unidades, encontrando-se já implementado o HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Point.

ALOJAMENTO Os Serviços de Ação Social têm procurado promover o acesso dos estudantes a condições de alojamento que propiciem um ambiente adequado ao estudo, disponibilizando alojamento a 741 estudantes, distribuídos por nove Residências de Estudantes, sitas em Leiria, Caldas da Rainha e Peniche.

FUNDO DE APOIO AO ESTUDANTE Formalizado em dezembro de 2011, o Fundo de Apoio ao Estudante é um mecanismo de apoio aos estudantes carenciados. Trata-se de uma medida que tem por base 1% do valor das propinas dos 1.º e 2.º ciclos e dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e, a par da política de apoio social que o IPLeiria tem desenvolvido, pretende contribuir para que nenhum estudante deixe o Politécnico de Leiria por motivos de ordem socioeconómica.

SERVIÇOS MÉDICOS Os Serviços Médicos do IPLeiria, assegurados pelos Serviços de Ação Social, disponibilizam aos seus estudantes, funcionários docentes e não docentes consultas médicas de especialidade, com condições especiais. Os cuidados médicos são assegurados por profissionais de reconhecido mérito, nas seguintes áreas: Clínica Geral, Ginecologia / Obstetrícia, Medicina Dentária, Medicina Desportiva, Medicina do Trabalho e Oftalmologia.


SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL

42

DESPORTO E LAZER As atividades culturais e desportivas têm também merecido uma especial atenção dos Serviços de Ação Social que procuram promover, estimular, orientar e apoiar a prática e a difusão da cultura física e do desporto. Os estudantes podem praticar um conjunto de modalidades, nas vertentes feminino e masculino, como: andebol, atletismo, badminton, bodyboard, escalada, futebol 7, futebol 11, futsal, karting, judo, natação, surf, taekwondo, ténis e ténis de mesa, modalidades em que o IPLeiria se tem destacado em contexto competitivo nacional e internacional.

PARQUE DE LAZER O Parque de Lazer do IPLeiria, situado na Nazaré, resulta de um protocolo celebrado entre o Instituto e o Município da Nazaré. Foi recuperado e transformado em Parque de Lazer e acampamento. Destina-se a toda a comunidade académica do IPLeiria, a estudantes de outras instituições de ensino e a habitantes da Nazaré.

ATIVIDADES CULTURAIS Os Serviços de Ação Social apoiam atividades promovidas pela comunidade estudantil do IPLeiria, nomeadamente: associações de estudantes, tunas, grupos de teatro, produção de espetáculos culturais, atividades de integração, representação de estudantes do Instituto e atividades de formação para a cidadania.


SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL

43


SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE

45

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) tem como finalidade a promoção do sucesso académico e do bem-estar dos estudantes, procurando alcançar os seguintes objetivos: garantir apoio psicológico, psicopedagógico e orientação vocacional; dinamizar atividades de formação; promover o desenvolvimento de competências transversais; facilitar a transição e integração no IPLeiria e na comunidade envolvente.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES Workshops destinados aos docentes do Politécnico de Leiria. As temáticas são definidas em função da necessidade e interesse do público-alvo.

OUTRAS ATIVIDADES APOIO PSICOLÓGICO E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL Acompanhamento psicológico em consulta individual, procurando ajudar o estudante a ultrapassar as dificuldades associadas ao desenvolvimento académico e pessoal e a (re)pensar as suas opções vocacionais. Desenvolvemos também: . Planos de Recuperação e Intervenção para estudantes em risco de abandono escolar e/ou prescrição e trabalhadores-estudantes. . Planos de Apoio e Intervenção para Estudantes com Necessidades Educativas Especiais, procurando promover o seu sucesso e integração numa perspetiva de igualdade de oportunidades.

APOIO PSICOPEDAGÓGICO Formações e workshops sobre comunicação, inteligência emocional, gestão de conflitos e do stress, gestão do tempo e do estudo, técnicas de procura de emprego, elaboração de CV’s, entre outros.

ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PESSOAL E SOCIAL Atividades de acolhimento, integração e acompanhamento dos estudantes recém-chegados.

..Newsletter ..Programa na Rádio IPLAY (www.iplay.ipleiria.pt) ..Blogue (www.sape.ipleiria.pt) ..Facebook e Twitter ..SAPE TROCAS (Troca de objetos entre os estudantes de todas as escolas do IPLeiria)

EQUIPA Constituída por três psicólogos e cinco colaboradoras, com a coordenação da Professora Graça Seco (graca.seco@ipleiria.pt).

ONDE NOS PODEM ENCONTRAR Gabinetes de Atendimento nas cinco escolas do IPLeiria.


CONTACTOS

48

IPL

Instituto Politécnico de Leiria Edifício Sede Rua General Norton de Matos Apartado 4133 2411 - 901 Leiria Tel. (+351) 244 830 010 Fax (+351) 244 813 013 ipleiria@ipleiria.pt www.ipleiria.pt

ESECS

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Campus 1 Rua Dr. João Soares Apartado 4045 2411 - 901 Leiria Tel. (+ 351) 244 829 400 Fax (+ 351) 244 829 499 esecs@ipleiria.pt www.esecs.ipleiria.pt

ESTG

Escola Superior de Tecnologia e Gestão Campus 2 Morro do Lena – Alto do Vieiro Apartado 4163 2411 - 901 Leiria Tel. (+ 351) 244 820 300 Fax (+ 351) 244 820 310 estg@estg.ipleiria.pt www.estg.ipleiria.pt

ESAD.CR

Escola Superior de Artes e Design Campus 3 Rua Isidoro Inácio Alves de Carvalho 2500 - 321 Caldas da Rainha Tel. (+ 351) 262 830 900 Fax (+ 351) 262 830 904 esad@esad.ipleiria.pt www.esad.ipleiria.pt


CONTACTOS

49

ESTM

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar Campus 4 Santuário Nossa Senhora dos Remédios 2520 - 641 Peniche Tel. (+ 351) 262 783 607 Fax (+ 351) 262 783 088 estm@ipleiria.pt www.estm.ipleiria.pt

UED

SAPE

Campus 5 Rua das Olhalvas 2414 - 016 Leiria

Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Edifício B Campus 2 Morro do Lena – Alto do Vieiro Apartado 4163 2411 - 901 Leiria

Unidade de Ensino a Distância

Tel. (+351) 244 845 052 Fax (+351) 244 845 059 ued@ipleiria.pt www.ued.ipleiria.pt

ESSlei

SAS

Campus 2 Morro do Lena – Alto do Vieiro Apartado 4137 2411 - 901 Leiria

Edifício Sede Rua General Norton de Matos Apartado 2829 2401 - 901 Leiria

Tel. (+ 351) 244 845 300 Fax (+ 351) 244 845 309

Tel. (+ 351) 244 830 640 Fax (+ 351) 244 830 646

esslei@ipleiria.pt www.esslei.ipleiria.pt

sas@ipleiria.pt www.ipleiria.pt

Escola Superior de Saúde

Serviços de Ação Social

Serviço de Apoio ao Estudante

Tel. (+ 351) 244 820 300 Fax (+ 351) 244 820 310 sape@ipleiria.pt www.sape.ipleiria.pt


CURSOS POR ÁREAS

50

Artes e Design Educação e CIÊNCIAS SAÚDE ..Artes Plásticas . ESAD.CR ..Enfermagem . ESSLei SOCIAIS ..Design de Ambientes . ESAD.CR ..Enfermagem (entrada no 2.º semestre) . ESSLei ..Animação Cultural . ESECS ..Design de Produto – Cerâmica e Vidro . ESAD.CR ..Comunicação Social e Educação ..Fisioterapia . ESSLei Multimédia . ESECS ..Design Gráfico e Multimédia . ESAD.CR ..Terapia da Fala . ESSLei ..Educação Básica . ESECS ..Design Industrial . ESAD.CR ..Terapia Ocupacional . ESSLei ..Educação Social . ESECS ..Som e Imagem . ESAD.CR ..Dietética . ESSLei ..Serviço Social . ESECS ..Teatro . ESAD.CR ..Desporto e Bem-Estar . ESECS ..Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português . ESECS Ciências EMPRESARIAIS E TURISMO ..Turismo . ESTM JURÍDICAS ENGENHARIA E TECNOLOGIA ..Gestão Turística e Hoteleira . ESTM ..Administração Pública . ESTG ..Engenharia Automóvel . ESTG ..Animação Turística . ESTM ..Solicitadoria . ESTG ..Engenharia Civil . ESTG ..Gestão de Eventos . ESTM ..Contabilidade e Finanças . ESTG ..Engenharia da Energia e do Ambiente . ESTG ..Restauração e Catering . ESTM ..Gestão . ESTG . . Engenharia Eletrotécnica . ESTG ..Marketing . ESTG ..Engenharia Informática . ESTG ..Marketing Turístico . ESTM ..Engenharia Mecânica . ESTG ..Relações Humanas e Comunicação ..Engenharia Alimentar . ESTM Organizacional . ESECS ..Informática para a Saúde . ESTG ..Tecnologia dos Equipamentos de Saúde . ESTG ..Biologia Marinha e Biotecnologia . ESTM ..Biomecânica . ESTG ..Proteção Civil . ESTG



Brochura Licenciaturas IPLeiria