
2 minute read
Talento Vem de Casa
fotografias: arquivo pessoal

Advertisement
Filme: Por que Você Não Chora?
Longa-metragem, disponível em streamings e com exibição prevista no Canal Brasil, teve participação do produtor audiovisual Guilherme Mendonça, marido de uma colaboradora do Ipasgo

Estrelado por Bárbara Paz, Cristiana Oliveira, Elisa Lucinda, Maria Paula e Carolina Monte Rosa, o filme Por que Você Não Chora? tem na equipe o gerente de Audiovisual da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) do Governo de Goiás, Guilherme Mendonça, marido da coordenadora da Comunicação Setorial do Ipasgo, Giselle Vanessa Carvalho. Cineasta, mestre e doutor em Artes Visuais, ele foi logger do longa-metragem escrito e dirigido por Cibele Amaral e produzido por Patrick Dejongh.
Armazenei e ordenei todo o material filmado. Além disso, eu também analisei cada cena para assegurar que não havia nada de errado na gravação. Esse trabalho foi de grande aprendizado, pois, além de assistir minuciosamente cada cena para não deixar escapar nenhum detalhe, eu também desenvolvi a sensibilidade do olhar cinematográfico e cênico. Em cada análise técnica, eu conseguia cada vez mais me aprofundar nas nuances de atuação do elenco e um filme era montado paralelamente dentro da minha cabeça” , conta Guilherme Mendonça ‘‘

A obra, disponível nos streamings Amazon Prime, Apple TV, YouTube e Google Play Filmes, tem duração de 98 minutos e classificação indicativa de 14 anos. O trailer pode ser assistido clicando aqui. Exceto por Olhos D'Água, pequena cidade goiana por onde passa a Linha de Tordesilhas, o filme foi gravado em Brasília e é de lá que, para Guilherme, vem uma das maiores revelações do longa, a atriz mirim Valentina Cysne. “Ela tinha 7 anos na época e já era formidável, com atuação desempenhada de forma surpreendente e segura” , lembra. No set de filmagem, no entanto, havia muito mais do que brasilienses e goianos. A equipe era composta por pessoas de vários lugares do país. “Apesar do intenso trabalho, foi possível interagir com quase todos os colegas de equipe. Alguns de temperamento difícil, outros de comportamento leve mesmo diante de situações caóticas. Aprender a lidar com as particularidades de cada uma das personalidades foi um aprendizado substancial que sempre trago comigo enquanto experiências pessoal e profissional” , diz.
O filme, distribuído pela 02 Play, estreou no dia 09 setembro de 2021 durante o 48º Festival de Gramado como parte da agenda do Setembro Amarelo e do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que ocorre no dia 10. É também como referência a esta campanha que o longa será exibido no Canal Brasil nesta segunda-feira, 26, às 16h30. A obra explora a delicada e controversa temática do suicídio ao mesmo tempo em que joga luz à questões como depressão, saúde mental e alienação parental. O drama narra a relação entre Jéssica (Carolina Monte Rosa), uma introspectiva estudante de psicologia, a quem cabe realizar o acompanhamento terapêutico de Bárbara (Bárbara Paz), uma pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline que tenta se reaproximar do filho. O mistério de uma e a intensidade da outra se fundem até que esse encontro muda a vida delas para sempre.

https://www.youtube.com/watch?v=4Arda51xKX8&t=13s