Grandes Formatos Portugal #2

Page 30

SUPLEMENTO IG PARA A ÁREA DOS GRANDES FORMATOS

JOÃO PAULO TEIXEIRA

“A Foco Criativo assume-se como marca de referência no mercado”

DAVID GONÇALVES

IPRINT

“Ganhamos clientes por lhes dizer não”

RICARDO VIEIRA

We Digital é o novo distribuidor da Mimaki em Portugal

VASCO SOUSA

“A L2 É MESMO MUITO MAIS DO QUE IMPRESSÃO”

#2 PORTUGAL TRIMESTRAL • MAIO 2023
GRANDES FORMATOS PORTUGAL
LUÍS FERREIRA INAPA VISCOM “CLIENTES PROCURAM PRODUTOS DIFERENCIADORES”

PROPRIEDADE

DIRECTORA ANA PAULA CECÍLIA

REDACÇÃO ANA PAULA CECÍLIA anapcecilia@intergraficas.com.pt

DESIGN E PAGINAÇÃO DESIGNGLOW geral@designglow.com

FOTOGRAFIA ISTOCKPHOTO, JOÃO JACOB E MÁRIO CERDEIRA (CAPA)

com.pt

DEPÓSITO LEGAL 220 938

TIRAGEM 2 000 exemplares

PERIODICIDADE Trimestral

IMPRESSÃO

TIPOGRAFIA PRISCOS LDA

R. de São Tomé 6, 4705-578 Priscos

TEL. +351 253 672 473

E-MAIL administracao@tipografiapriscos.com

A INDÚSTRIA DE IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS ANDA FEITA “BARATA TONTA”?

NÃO! SE HÁ ÁREA OU SEGMENTO DE MERCADO COM EMPRESAS ESTRUTURADAS E QUE SABEM PARA ONDE CAMINHAR, são aquelas que nasceram já com um caminho previamente definido dentro do que é a impressão de grandes formatos.

A grande diferença de uma empresa que deu vida a um projecto de impressão na área dos grandes formatos e uma outra que abriu apenas uma secção de grandes formatos, é que a primeira utilizou um foco que desembocou numa linha condutora ou, se quiserem, elaborou uma estratégia que viu e previu todos os itens a integrar e todos os elementos a considerar.

O mais curioso, é que todas as empresas que nasceram pela mão de gente que não entendia nada de impressão, que veio de outras atividade, que desconhecia o mundo do offset tradicional, as “artes gráficas” ou mesmo as indústrias que imprimiam produtos gráficos, são aquelas que de alguma forma conseguiram ter uma “visão” mais alinhada com as necessidades dos seus clientes e que responderam melhor aos pedidos dos clientes finais. Trabalhar na área dos grandes formatos tem outras exigências, precisa de um novo olhar e de uma mente mais plasticizada quando se refere ao tratamento com os clientes. Para além da impressão ser diferente e ajustada, há ainda os prazos de execução que são muito mais apertados, na grande maioria para “ontem” e o cerne da questão é que

ANA PAULA CECÍLIA

nada do que dali sai, se ergue sozinho ou é manuseado facilmente pelos clientes. Aqui entra a parte final, tão ou mais importante do que a impressão. Falo da montagem de todas as peças, estruturas, conjunto de elementos de um projecto que precisam de uma mão de obra que edifique aquilo que serve ao cliente.

Nestas empresas de comunicação visual, além da evolução da tecnologia, a questão da sustentabilidade é abordada com assertividade e como dizem muito fornecedores de impressão, “mais do que imprimir verde, importa depois reciclar e reutilizar os produtos”.

SE ESTA ÁREA PODE CRESCER MAIS?

Muito mais! As inúmeras oportunidades permitem que as empresas se diferenciem, que se espalhem por diferentes mercados, se especializem e apresentem soluções diversas aos seus clientes.

Esta é uma área onde as empresas, felizmente “não são Maria vai com as outras”, não correm todas para o mesmo pote e, já perceberam que desta forma todos ganham.

E se em equipa que ganha não se mexe, a única coisa que o mundo de impressão pode fazer, é continuar a procurar novas e boas soluções para apresentar aos seus clientes.

Se puder dar-vos um conselho é que visitem feiras e eventos cuja temática seja na área de impressão de grandes formatos. Saiam e vejam.

Vejam e tragam e ideias, cruzem informação, percebam o que fazem e o que podem fazer melhor, o que existe de mais produtivo, mais eficaz, mais impactante.

Directora da Revista Intergráficas/ Grandes Formatos Portugal anapcecilia@intergraficas.com.pt

Intergráficas

EDITORIAL FICHA TÉCNICA 3

ENTREVISTA CRISTINA PEREIRINHA 3
ANA PAULA CORDEIRO CECÍLIA E CARLA CECÍLIA Rua José Isidro dos Santos, nº 3, 5º esq.; 2625-089 Póvoa de Santa Iria TEL. +351 21 804 15 28 TLM. +351 91 991 35 27 E-MAIL anapcecilia@intergraficas.
SITE
MARKETING E PUBLICIDADE PEDRO SILVA WEBMASTER RJ LIMITADA Nº DE CONTRIBUINTE 503 898 007 Nº DE REGISTO NO I.C.S.
www.intergraficas.com.pt
114 507/97
Nem sempre visitar uma feira significa investir em novos equipamentos. É o mais certo, é que a mala volte vazia mas a cabeça, cheia de boas e novas ideias!

Dreammedia lançou novos mupis digitais na Avenida dos Aliados

Uma nova geração de mobiliário urbano, com equipamentos (mupis) digitais, surgiu na cidade do Porto. No início de fevereiro foram ligados os primeiros cinco dispositivos, na Avenida dos Aliados. A concessão de instalação, exploração e manutenção de mobiliário urbano da cidade agora em curso prevê ainda a instalação dos novos equipamentos. O lançamento contou com uma cerimónia em que que esteve presente o vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, e da Educação e Coesão Social, Fernando Paulo. Durante o evento foi tornado público a concessão municipal para instalação, manutenção e exploração de publicidade em mobiliário urbano. Esta concessão foi dividida em cinco lotes e contempla várias tipologias, desde abrigos e suportes publicitários de pequeno formato, MUPI, MUPI sobreelevado e MUPI CMP, até aos suportes publicitários de médio formato, do tipo painel, e suportes publicitários de grande formato, do tipo outdoor. O lançamento dos primeiros mupis digitais, instalados em abrigos de paragens de autocarros, foi promovido com a realização da iniciativa “Aliados Lights On”. A iniciativa, promovida pela Dreammedia, uma das empresas vencedoras do concurso público de concessão por lotes, marcou também, oficialmente, a entrada da empresa nortenha no mobiliário urbano em Portugal.

Zund estabelece uma filial em Espanha

A Zund Systemtechnik AG engloba agora mais dois dos seus clientes na Península Ibérica. No início de 2023, a Zund adquiriu a empresa Sign-Tronic AS com sede em Barcelona, que foi sua parceira de distribuição por muitos anos. Desde o início deste ano, a Sign-Tronic S.A., agora a operar sob o nome de Zund Ibérica, é uma subsidiária integral da Zünd Systemtechnik AG. A Sign-Tronic S.A. foi fundada em 1990 e é o distribuidor oficial e serviço técnico da Zünd Systemtechnik AG desde 1994. A Zund Ibérica presta serviços a um grande número de clientes em Espanha, Portugal e Andorra.

Jordi Lorente é o novo diretor geral da Zund Ibérica e, por enquanto, contará com o apoio ativo do co-proprietário anterior e diretor administrativo, Flemming Jensen.

Rosa Miralles, também co-proprietária, continuará a exercer funções de gestão na Zund Ibérica.

A Zund Ibérica conta atualmente com 15 colaboradores espalhados pela Península e tem mais de 1.000 mesas de corte instaladas, sendo um dos distribuido-

...e conta com uma nova geração de mobiliário urbano

A Dreammedia é o primeiro operador 100% português a investir na instalação, manutenção e exploração de mobiliário urbano em Portugal. O objetivo é criar paisagens urbanas cada vez mais inspiradoras, digitais e sustentáveis. A empresa previlegia o ambiente citadino, dotando-o de equipamentos de qualidade superior e design, marcando presença em cidades exclusivas do país como Porto Centro, Maia, Torres Vedras, Vizela, Vilamoura ou ainda a Rede Parking Premium, em localizações de prestígio da cidade de Lisboa, como o Chiado, Avenida da Liberdade, Marquês do Pombal, Mercado da Ribeira e Saldanha. Com a nova rede de mupis Dreamedia, as marcas conseguem alcançar uma verdadeira presença nacional, amplificando o impacto da mensagem, cobertura e frequência das campanhas. A DREAMMEDIA é concessionária exclusiva do Porto Centro, que concentra a área de comunicação mais relevante para os anunciantes, e sem a qual não é possível construir uma verdadeira rede nacional de mupis.

res mais experientes na área de sistemas de corte digital e soluções de software e workflow no mercado ibérico. Através da sua própria sala de demonstração, oferece aos clientes e outras partes interessadas a oportunidade de experimentar as muitas possibilidades da tecnologia de corte digital da Zünd no local. Os seus funcionários são especialistas credenciados em consultoria, treinamento, instalação e suporte técnico.

Por quase 40 anos, a Zünd representa qualidade suíça, confiabilidade e sistemas de corte digital pioneiros em termos de tecnologia. Como líder de mercado e inovação, a Zünd Systemtechnik AG sempre estabelece padrões no desenvolvimento de soluções de sistemas multifuncionais. Hoje são onze subsidiárias próprias espalhadas pelo mundo, além da rede de distribuidores de similar extensão global, que reforçam a vocação internacional da fabricante suíça de máquinas.

Oliver Zünd, Diretor Executivo da Zünd Systemtechnik AG: “Estamos muito satisfeitos

em receber a Zund Ibérica em nosso grupo empresarial que opera em todo o mundo. Através de uma estreita colaboração com nossa nova subsidiária, podemos fortalecer ainda mais nossa atividade econômica na Espanha e expandir nossa base de clientes. Estou firmemente convencido de que poderemos continuar a oferecer aos nossos clientes espanhóis a melhor assistência possível e, acima de tudo, mantê-la a longo prazo. Com os recursos que temos atualmente e a vasta experiência da equipe de nossa nova subsidiária, poderemos continuar crescendo e otimizar ainda mais o suporte técnico para nossos clientes.”

BREVES TECNOLOGIA 4
PUBLICIDADE QUALIDADE E
LIDERANÇA Dreammedia.pt

Impressão 3D de modelos em trailer da ITV com a Mimaki

Quando a novela Emmerdale da ITV atingiu seu marco de 50 anos, os produtores do programa marcaram a ocasião com uma série de histórias que vieram à tona em um emocionante episódio especial que foi ao ar em 16 de outubro. Entrelaçando o passado com o presente, num clímax cheio de ação, a novela viu uma tempestade mortal atingir a vila e, no início, os espectadores foram presenteados com um trailer poderoso, que apresentava membros do elenco recriados como modelos impressos em 3D em cores, produzidos na impressora Mimaki 3DUJ-553.

A ITV contatou o especialista em digitalização e impressão 3D de Cheshire, Europac3D, para estabelecer a possibilidade de digitalização 3D e impressão colorida para o projeto e, como afirma o gestor de operações da empresa, Danielle Kenny, “tudo começou como uma investigação muito inocente, mas rapidamente se transformou em um projeto fascinante.”

Visitamos a ITV em Leeds e digitalizamos os membros do elenco usando o scanner Artec Leo”, afirmou. “Tivemos um dia

REPRESENTATIVIDADE

Europalco destaca-se pela liderança no feminino

A Europalco, fornecedora de soluções globais para a realização de eventos e espetáculos, destaca a sua aposta na igualdade nos cargos de liderança. Neste momento, a empresa conta com cinco mulheres em cargos de máxima responsabilidade na organização. No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Europalco revelou que o Marketing, Recursos Humanos, Produção, New Business e Comercial são os departamentos que apresentam uma mulher na liderança. Numa indústria onde historicamente predominam os homens, principalmente em funções técnicas, na Europalco as mulheres estão em maioria em diversas áreas. Com 26 anos de experiência em eventos e espetáculos em Portugal, a Europalco, conta atualmente com 156 colaboradores, dos quais 16% são mulheres, sendo que esta percentagem tem vindo a crescer ao longo dos anos.

inteiro no local com a equipa e agendamos os atores para comparecerem a horários específicos, durante os quais foram scaneados com diversas roupas, fazendo poses para corresponder aos requisitos do trailer de animação.”

O scanner Artec Leo é um scanner 3D portátil e é o primeiro sistema a oferecer processamento automático integrado completo. Com sua tela HD embutida, a réplica 3D pode ser visualizada durante o processo de digitalização, para garantir que todas as áreas do objeto (ou neste caso, o ator) foram capturadas corretamente. Kenny referiu ainda que “depois que a digitalização foi concluída, processamos os arquivos de volta no Europac3D para prepará-los para impressão, com todos os modelos editados para permitir a produção de duas versões de tamanhos diferentes.”

A Europac3D chamou o distribuidor Mimaki do Reino Unido e da Irlanda, Hybrid Services, para criar os modelos finais, imprimindo-os na impressora 3D colorida Mimaki 3DUJ-553 de ponta. “A Mimaki era a única solução disponível para concluir o trabalho. Precisávamos de uma impressão em cores que resistisse a um exame minucioso nas telas de TV do país e, com sua capacidade de imprimir até 10.000.000 de cores, e a Mimaki encaixava-se perfeitamente no projeto.”

A Mimaki 3DUJ-553 possui uma área de construção de 500 x 500 x 300 mm, o que permitiu que os caracteres fossem impressos em lote usando o software de layout da Mimaki para otimizar o processo de impressão.

O trailer é uma cena animada de 1 minuto, retratando o impacto explosivo de uma enorme tempestade na vila fictícia. Os personagens principais são mostrados em poses emotivas, suspensos no tempo enquanto a tempestade os envolve e, conforme a câmara se afasta, torna-se aparente que eles são realmente retratados como enfeites, em meio a um grande bolo situado no pub da vila.

“Os produtores ficaram encantados com os resultados da digitalização e impressão – e foi um privilégio poder contribuir para uma parte memorável da história da TV.”

A principal fornecedora de soluções para a realização de eventos, em Portugal, destaca-se no setor pela sua política de gestão de pessoas, que segue linhas internas para que a equipa de liderança seja altamente competente, mas também diversificada ao nível de género. “Cada vez são mais os cargos de topo com líderes no feminino no mundo corporativo. Hoje, são cada vez mais as mulheres a ocupar cargos de liderança com sucesso. Na Europalco, guiamo-nos pelas boas práticas de não discriminação, garantindo a igualdade entre mulheres e homens em todos os domínios, incluindo em matéria de emprego, trabalho e remuneração. Promovemos uma cultura de trabalho que assenta na igualdade de géneros no acesso à carreira e à liderança”, menciona Cláudia Oliveira, Responsável de Recursos Humanos da Europalco.

BREVES TECNOLOGIA 5
TECNOLOGIA

ROLAND DG ANUNCIOU

A MAIOR AMPLIAÇÃO DE PRODUTOS COM

OS NOVOS MODELOS

DA SÉRIE TRUEVIS

A ROLAND DG ACTUALIZOU A GAMA TRUEVIS COM O LANÇAMENTO DE NOVOS MODELOS PARA IMPRESSÃO DIGITAL, COM DIVERSAS CONFIGURAÇÕES PARA DAR RESPOSTA ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE PRODUÇÃO. O LANÇAMENTO FOI REALIZADO NO CIRCUITO DA CATALUÑA, APRESENTANDO A RELAÇÃO DE LONGA DATA COM A BWT ALPINE F1 RACING TEAM E SUBLINHANDO A IMPORTÂNCIA DA ELEVADA PERFORMANCE ENTRE AS DUAS EMPRESAS.

EMPRESAS TECNOLOGIA LANÇAMENTO 6

ARoland DG, fornecedor líder de soluções de impressão digital, anunciou no final de janeiro a ampliação da gama de produtos TrueVIS com o maior lançamento jamais feito pela empresa até hoje, integrando novos modelos e tecnologias com distintas configurações de tinta numa mesma gama de produtos. O lançamento decorreu no circuito da Cataluña, em cooperação com a equipa da BWT Alpine F1, para mostrar a excelente relação de parceria que resulta numa perfeita simbiose e alta performance. Desenhadas a partir do legado da Série TrueVIS, estes equipamentos revolucionarão, segundo a companhia, o sector da impressão ao incorporar a tecnologia de impressão e corte UV (com a série LG de alta produtividade e a série MG multifuncional), assim como a primeira impressora da Roland de tinta de resina com base água (o modelo AP-640). Juntamente com estes quatro modelos eco-solventes apresentados em março de 2022, a gama TrueVIS está agora ampliada a um total de 10 impressoras.

A gama TrueVIS, oferece uma qualidade de imagem líder. Além disso, é compatível com uma ampla gama de aplicações, o que garante que nenhum requisito de aplicação ou expectativa de qualidade sairão fora do alcance dos clientes. O novo modelo com tinta de resina oferece uma expressividade natural apro -

veitando a textura do material e com tintas que respeitam mais o meio ambiente. Os novos modelos UV oferecem uma alta definição, acrescentando valor e efeitos tridimensionais para a reprodução de obras de arte e de elementos de comunicação táctil, como o braille, levando a impressão UV a um novo nível.

O novo sistema de hardware incluído em todos os modelos oferece importantes melhorias na interacção do utilizador e a conectividade digital através do Roland DG Connect. Este sistema foi concebido para aumentar a competitividade e diminuir significativamente o tempo de inatividade dos utilizadores. Tony Miller, presidente da División Global de Vendas e Marketing da Roland DG, afirmou que, “as necessidades dos utilizadores mudaram e continuarão a mudar num contexto de rápida inovação tecnológica, de mudanças sociais e de uma crescente consciencialização sobre os problemas do meio ambiente. Neste contexto, as impressões ajudam a transmitir informação e a criar uma mensagem positiva. Estamos muito satisfeitos por poder apoiar os nossos clientes neste panorama de mudanças com o lançamento dos novos modelos da Série TrueVIS com o objetivo de oferecer mais opções e soluções inovadoras. Independentemente da tecnologia de impressão que escolham, os nossos clientes podem contar com a mesma qualidade de impressão e fiabilidade TrueVIS, líder no sector, em toda a gama.”

Desde que foi lançado o primeiro modelo em 2016, a série TrueVIS ganhou o reconhecimento mundial dos profissionais do sector da impressão pela sua alta qualidade. Além desta ampliação, a Roland DG lançou um assistente virtual que ajuda os clientes a encontrar o produto TrueVIS perfeito para as sus necessidades, simplificando a complexidade da procura.

EMPRESAS TECNOLOGIA LANÇAMENTO 7

Jornalistas e distribuidores, presidente e Ceo da Roland e membros da equipa Alpine de Fórmula 1, compuseram o leque de 250 participantes num evento único que foi muito além de uma mostra de nova tecnologia da Roland.

O argumento foi o lançamento dos equipamentos Truevis. “Empoderar o mundo de criatividade e excitação e oferecer soluções que têm o propósito de melhorar a vida de todos os que trabalham nesta actividade”, foi o objectivo deste evento que lançou novos equipamentos com o DNA inovador da Roland, acrescentando ao portólio equipamentos e soluções que transformam o negócio dos clientes. Com a Europa a ser um dos seus maiores mercados, a Roland tem trabalhado em reformas e na realização de mudanças que conduzem a transformações na indústria. Segundo os responsáveis da Roland, as necessidades na área da comunicação visual são maiores do que nunca e surgiram com a pandemia. Rapidamente a Roland apresentou soluções, fez baixar os custos da operação mas, manteve os produtos mais competitivos.

O enorme e crescente sucesso que a personalização e customização têm registado referem-se sobretudo a áreas como a comunicação visual, fabrico digital, área dental, serviços de software e outros. Isto reflecte se na performance financeira, na Inovação, na criação de valor acrescentado e nos custos. Sobre o futuro da comunicação visual, a Roland desenvolveu a próxima geração de impressoras para uma nova geração de impressão com a TrueVIs.

Na fórmula um há um campeão de pilotos e de construtores. A fórmula 1 é muito complexa e envolve determinação, consistência e tempo e ainda uma equipa inteira de parceiros. Sobre a tecnologia e inovação, esta é uma área onde existe um elevado número de regras padrão altamente complexas. Os materiais, o design, e muitas restrições e regras de impostas, levam a grandes e necessários investimentos. A aposta na segurança, já que nos anos 60 ou 70 muitos pilotos morriam nas competições, passou a estar no início da agenda das marcas de forma a evitar acidentes, ter melhores capacetes, Luvas, melhores circuitos, e ainda carros com maior margem e itens de segurança.

Tudo isto, em conjunto leva a uma luta por uma performance superior. A aerodinâmica é o que diferencia um carro do outro e é neste ponto que entra a verdadeira tecnologia.

A Roland providencia o revestimento do carro e isso é crucial na fórmula 1. Ser mais rápido a revestir o carro do que pintar, oferecer um material mais resistente a toques e conseguir ainda uma maior e melhor performance do carro, são pontos essenciais em que a tecnologia da Roland é crucial.

Não é sobre ter os componentes desenhados de forma mais rápida mas sim sobre ter um processo mais eficaz, uma melhor performance e técnicas de desenho do carro para ser mais fluído. “Somos uma equipa de Fór-

mula 1 de milhares de pessoas e toda a gente sabe para onde caminha. É uma equipa de trabalho, de comunicação, de objetivos. Para sermos bons no que fazemos temos de ser metódicos, estar atentos aos detalhes, ser resilientes, fazer comparações entre uma corrida e outra e precisamos ainda de ter um plano claro para seguir.”

Uma grande vantagem da wraping é a rapidez e a Roland permite isso já que trabalha constantemente para proporcionar melhores resultados e há uma cooperação muito forte entre a Roland e a Alpine. Em Barcelona a equipa recebe informações sobre a corrida anterior e sobre como pode tomar melhores decisões, cruciais em áreas em que lhe diz respeito.

LANÇAMENTO 8 EMPRESAS TECNOLOGIA
O QUE LIGA A ROLAND E A FÓRMULA 1?

APRESENTAÇÃO DE SEIS NOVOS PRODUTOS

Tudo teve início em setembro de 2018 quando fomos transferidos para a divisão digital e onde precisámos de definir a direção a seguir. Sabíamos que a nossa liderança queria inovação e ter acesso ao que chamamos efeito “uau”. Falar em inovação é fácil mas fazer inovação é muitas vezes difícil porque implica colocar todos em conjunto a pensar e a trabalhar. Demora tempo a desenvolver produtos e soluções e estamos orgulhosos de apresentar agora estes novos produtos. Não é só a adição de cores, não e apenas a estrutura ou arquitectura mas sim tudo o que isto permite. O painel touch screen, sistemas de ajuste para que o operador não tenha de o fazer manualmente, uma manutenção preventiva, uma redução dos tempos de preparação, maior produtividade e Rentabilidade, são apenas alguns dos melhoramentos oferecidos agora nestas várias soluções dependendo das tendências de mercado. E aplicações de acordo com o target.

SEIS NOVAS IMPRESSORAS DA FAMÍLIA TRUEVIS

Entre os novos equipamentos esteve a grande novidade do dia, sendo o modelo com tinta de resina à base de água, o modelo AP-640. Os outros modelos incorporam impressão UV e corte, com a série LG e MG e representam o maior lançamento da marca, desde o lançamento da série em 2016.

O modelo de resina tira partido da textura dos suportes e os modelos UV permitem a produção de alta definição, incluindo reproduções tridimensionais de obras de arte e a possibilidade de utilizar a impressão de relevos e texturas para comunicar pelo toque, incluindo Braille. Já os modelos eco

solventes criam gráficos com cores vivas, levando a impressão UV para um novo nível.

Kevin Shigenoya, Vice-Presidente da divisão de impressão digital, afirmou que, “os clientes têm de conseguir usar os nossos produtos de forma fácil e por isso fomos aos pormenores e ajustámos e melhorámos a forma de carregar os suportes, por exemplo. Também quanto à tinta esta vem em bolsas em vez dos cartuchos de plástico. O RIP foi também melhorado, reduzimos o tempo de preparação e os minimizámos todo e qualquer problema no equipamento”, revelou Shinegoya.

Quanto ao modelo das impressoras LG 640, LG 540 e LG 300 Print & Cut variam nas larguras de impressão, imprimindo desde 21,3 m2 em modo de alta velocidade, usam tintas UV certificadas e cabeças desfasadas com secador integrado.” A qualidade de impressão numa variada gama de materiais é verdadeiramente impressionante”, afirmam os responsáveis da Roland DG. A MG 640 / 300 beneficia de um sistema de cura sem sacrificar a qualidade de imagem ou a velocidade e atinge 11,3 m2 de impressão a alta velocidade. A AP640 tem duas cabeças com gota variável, tinta de resina à base de água certificada pela Greenguard e permite que uma impressão possa passar de imediato para o processo de acabamento.

Paralelamente a esta expansão de produtos, a Roland DG lançou o assistente de produtos TrueVIS que ajuda os clientes a encontrar o equipamento ideal. Cada produto é pontuado e ponderado para fornecer resultados de resposta precisos, recomendando o produto a considerar.

A diferença entre um bom carro e um melhor carro pode ser medida em meio segundo e na adaptação desse carro. 25 centésimo de segundo melhorados podem fazer toda a diferença. Temos de trabalhar para isso. Não é apenas o piloto. Desenvolver a nossa relação com os designers e parceiros é importante. E não aceitamos uma qualidade de segunda.”

A Fórmula 1 atrai globalmente a atenção de milhões de audiências. Além das técnicas do trabalho desenvolvido em conjunto estão as razões comerciais que são poderosas. Paul williams que trabalha com a cooperação da Roland Emea, referiu que, “no Japão fazemos pesquisa e desenvolvimento, temos 100 engenheiros e a maioria está em Taiwan.

LANÇAMENTO 9 EMPRESAS TECNOLOGIA
A qualidade de impressão numa variada gama de materiais é verdadeiramente impressionante”, afirmam os responsáveis da Roland DG.

TRUEVIS AJUDA A

EQUIPA DA

BWT ALPINE F1 A CHEGAR AO TOPO DA FÓRMULA 1

JOE MCNAMARA DIRIGE O DEPARTAMENTO DE PINTURAS E ELEMENTOS GRÁFICOS DA BWT ALPINE F1

QUE PRODUZ UMA VARIEDADE DE ADESIVOS E GRÁFICOS

DURADOUROS PARA OS CARROS DE CORRIDA E OUTROS EQUIPAMENTOS. NESTA ENTREVISTA, EXPLICA COMO O TRUEVIS MANTÉM O SEU DEPARTAMENTO

A FUNCIONAR SEM PROBLEMAS.

QUE TIPO DE TRABALHO REALIZAM COM TRUEVIS?

Há anos que utilizamos as impressoras/cortadoras da Roland DG e estas têm demonstrado ser muito boas. Actualmente temos três impressoras a funcionar em plena capacidade, incluindo o recém adquirido TrueVIS VG3.

SOBRE QUE MATERIAL IMPRIMEM?

Provavelmente é mais fácil responder sobre qual o material que não imprimimos. Imprimimos todos os tipos de objectos em diferentes materiais, desde adesivos para veículos até etiquetas para o solo e cartazes para os circuitos. Em 2021, mudámos o nosso nome de equipa de “Renault F1” para “Alpine F1” e começámos uma nova história. A mudança de marca da Alpine foi um projecto enorme, e o nosso anterior equipamento

TrueVIS VG2 exerceu um papel importante nas etapas iniciais. Creio que apenas em adesivos, imprimimos cerca de 20.000 unidades.

QUAL É A MAIOR DIFERENÇA ENTRE A TRUEVIS E OUTRAS IMPRESSORAS?

Não se trata apenas do rendimento do produto, mas também do seu excelente serviço. Se tivermos algum tipo de problema técnico, por norma, podemos fazê-lo é enviado um engenheiro técnico no mesmo dia. Existe uma grande sinergia e correlação entre o que faz o equipamento Alpine F1 da BWT e o que faz o Roland DG. As duas empresas são impulsionadas pela tecnologia, têm visão de futuro e um grande espírito de equipa num ambiente que se move a grande velocidade. Alguns dos meus colaboradores lestão há

10 EMPRESAS E EMPRESÁRIOS EMPRESAS E EMPRESÁRIOS

mais de 10 anos comigo e é fantástico poder trabalhar com pessoas que podem construir um relacionamento tão bom.

O QUE É O QUE MAIS GOSTA NA TRUEVIS, DA QUALIDADE DA IMAGEM OU DA COR?

Para a marca dos patrocinadores dos carros de corrida, garagens, áreas de acolhimento, etc., é essencial que as cores dos logotipos da marca, sejam reproduzidas de forma precisa e rápida. As novas cores laranja da série TrueVIS VG2 incluem 100 cores amarelas e laranjas, e respondem sempre às expectativas.

IMPRIMIMOS TODOS OS TIPOS DE OBJETOS EM DIFERENTES MATERIAIS, DESDE ADESIVOS PARA VEÍCULOS ATÉ ETIQUETAS PARA O SOLO E CARTAZES PARA OS CIRCUITOS.

QUAL É A SUA FIABILIDADE NO EQUIPAMENTO TRUEVIS?

A equipa leva sempre consigo mais de 30 versões de cada adesivo, para serem substituídos quando necessário. Isso equivale a cerca de 1400 adesivos por cada execução. 80% dos adesivos são relacionados com os patrocinadores, portanto devem ser substituídos com absoluta precisão. Além da necessidade de reprodução precisa das cores, os adesivos são facilmente danificados na pista, e por isso, temos que ser flexíveis e rápidos para substituí-los, dependendo da situação. Aqui, nunca paramos. Isso não é uma opção. As impressoras Roland DG oferecem tempos de resposta curtos e um curto tempo de secagem das tintas permitenos trabalhar dentro de um prazo limitado. Por exemplo, posso plastificar uma impressão no mesmo dia em que a imprimo e despachála da sede da equipa na Inglaterra para o local da corrida na Austrália.

Além disso, os equipamentos são muito robustos, são feitos para durar e aguentam absolutamente tudo o que lhes lançamos. Os prazos de entrega não são um problema para os impressores. É por isso que estão realmente à altura do trabalho que precisamos.

11 EMPRESAS E EMPRESÁRIOS EMPRESAS E EMPRESÁRIOS

SKATES PERSONALIZADOS PARA MULHERES

MUDAM CULTURA DO SKATE

HÁ HISTÓRIAS DE VIDA QUE VÃO MUITO

ALÉM DA FICÇÃO E A DETERMINAÇÃO, CRIATIVIDADE E INDIVIDUALIDADE

DA CULTURA DO SKATE QUE GANHOU

UMA NOVA VIDA COM AS PATINADORAS E ARTISTAS PROFISSIONAIS RAISA ABAL E LOUISA MENKE

O SKATE FEMININO AUMENTOU NA ÚLTIMA DÉCADA.

Além disso, a estreia olímpica do desporto e o aumento do tempo ao ar livre devido aos bloqueios da pandemia, levaram a um renascimento global desta modalidade. De crianças a adolescentes e mulheres de todas as idades, a cultura do skate tem construído uma comunidade influente de inclusão e empoderamento. No entanto, até hoje, o desporto ainda é muito dominado por homens e muitas patinadoras sentem que passam despercebidas e não são ouvidas. A Roland DG uniu-se a Louisa Menke e Raisa Abal como dois exemplos de grandes skaters, abrindo caminho para a próxima geração. Criando dois designs exclusivos, “Custom Skateboards”, a Roland deu-lhes uma vida e uma voz muito diferente.

Dar vida a ideias criativas com Roland DG tem sido a solução encontrada por muitos profissionais de várias áreas.

Em colaboração com a skater profissional Louisa Menke e a editora da “Dolores Magazine”, plataforma de skate para mulheres e para a comunidade LGBTQ+, Raisa Abal, foi pedido que criassem um design de skate personalizado que simbolizasse o que o skate significa para elas.

Usando a impressora TrueVIS VG3-640 da Roland DG, cada design foi impresso com cores precisas para criar imagens de alta qualidade, que foram então aplicados a skates individuais no Centro Criativo da Roland DG em Barcelona.

Combinando arte em tela acrílica pintada à mão com colagem gráfica, cada design reflete o que o skate significa para elas e para as suas conquistas.

COM A IMPRESSORA TRUEVIS

VG3-640 DA ROLAND DG, CADA

DESIGN FOI IMPRESSO COM CORES

PRECISAS PARA CRIAR IMAGENS DE ALTA QUALIDADE, QUE FORAM ENTÃO APLICADOS A SKATES INDIVIDUAIS NO CENTRO CRIATIVO DA ROLAND DG EM BARCELONA.

12 CRIATIVIDADE E CULTURA CRIATIVIDADE E CULTURA

A impressora TrueVIS da Roland DG deu vida à pintura de Louisa Menke. Com a nova TrueVIS VG3-640 e a equipa de especialistas em produtos da Roland DG, a pintura manual de Louisa Menke pode ser recriada, reproduzindo fielmente os traços exatos da tinta acrílica, bem como os tons de azul e branco e pinceladas detalhadas.

Ao imprimir num material fosco, o skate pode ser embrulhado à mão e espelhar as suas pinturas originais.

POR QUE A ARTE DO SKATE VAI MUITO ALÉM DA ESTÉTICA

A estreita relação do skate com a criatividade não é segredo, e a arte colocada num skate é muito pessoal para o seu dono. Cada skate fornece uma saída visual para as patinadoras expressarem a sua criatividade com design e estilo diferenciado.

A criatividade e a arte sempre andaram de mãos dadas com o skate, permitindo que as pessoas expressem criativamente o que

A ROLAND DG UNIU-SE A LOUISA MENKE E RAISA ABAL COMO DOIS EXEMPLOS DE GRANDES SKATERS, ABRINDO CAMINHO PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO.

mais gostam na sua vida.

A Roland DG imprimiu também a última edição da “Dolores Magazine”, a principal revista de skate da Europa.

A última edição da “Dolores Magazine” foi impressa em colaboração com a Roland DG, incluindo um artigo exclusivo que explora a associação da Roland DG com Raisa Abal e Louisa Menke.

13 CRIATIVIDADE E CULTURA CRIATIVIDADE E CULTURA

WE DIGITAL É O

DA MIMAKI EM PORTUGAL

DEPOIS DE NEGOCIAÇÕES QUE APROXIMARAM A WE DIGITAL E A

MIMAKI, RICARDO VIEIRA EXPLICA DE QUE FORMA A MIMAKI SERÁ

TRABALHADA E QUAL A ABORDAGEM QUE O MERCADO PODE

ESPERAR DESTA EMPRESA QUE TEM CRESCIDO E OFERECE UM

VASTO PORTFÓLIO DE EQUIPAMENTOS DE IMPRESSÃO DIGITAL.

ENTREVISTA RICARDO VIEIRA 14
NOVO DISTRIBUIDOR

A WE DIGITAL É A MAIS RECENTE REPRESENTADA DA MIMAKI NO MERCADO NACIONAL. DE QUE FORMA SURGIU ESTA APROXIMAÇÃO ENTRE A WE DIGITAL E A MARCA?

Esta aproximação surgiu numa altura em que sentíamos que tínhamos que dar mais soluções ao mercado na parte da impressão e, procurávamos uma distribuição na área de impressão de grandes formatos. Nessa altura, fomos abordados pela Digidelta e conseguimos esta parceria.

O QUE É QUE A MIMAKI CONSIDERA COMO ESSENCIAL NA WE DIGITAL PARA VOS TER ESCOLHIDO DE FORMA A PODEREM TER ESTA REPRESENTAÇÃO NO VOSSO PORTFÓLIO?

Toda a nossa experiência e conhecimento, que já existe do passado e que temos do mercado, foram factores relevantes para que a We Digital fosse abordada. Também acredito que outro factor tenha passado pela afirmação que tivemos no mercado nestes primeiros anos de We Digital.

Criámos um projeto onde conseguimos levar o nome da We Digital de Norte a Sul e afirmar a nossa posição no mercado como um dos principais players da área da impressão digital.

Tivemos conquistas fortes no início do nosso projeto que deixaram marcas no mercado e levaram sempre o nosso nome mais longe.

QUAL A MAIS VALIA QUE A WE

DIGITAL VÊ NO FACTO DE TRABA-

LHAR COM A MIMAKI NO MERCADO PORTUGUÊS?

“AS MIMAKI SÃO EQUIPAMENTOS BASTANTES FIÁVEIS E ROBUSTOS! EXISTE UM PORTFOLIO COM CARACTERÍSTICAS MUITO INTERESSANTES ONDE TEMOS EQUIPAMENTOS CADA VEZ MAIS VERSÁTEIS COMO POR EXEMPLO, O FACTO DE JÁ PODERMOS

UTILIZAR BRANCO E VERNIZ LOCALIZADO NUM EQUIPAMENTO DE ROLL TO ROL”

Uma das mais valias que vemos, é poder oferecer ao mercado um portfolio de A a Z com diferentes tecnologias, desde a tecnologia ecosolvente à tecnologia UV, desde o equipamento flexível (com ou sem corte integrado) ao equipamento de rígidos e, poder abrir novas áreas de negócio como o têxtil onde já podemos oferecer soluções ao mercado.

A REPRESENTAÇÃO DA MIMAKI PELA WE

DIGITAL TEM SIDO BEM RECEBIDA PELOS

VOSSOS ACTUAIS E POTENCIAIS CLIENTES?

Sim, temos tido um feedback bastante positivo tanto nos actuais como nos potenciais clientes,

onde podemos abrir o leque de soluções e conseguimos preencher ainda mais as necessidades dos nossos clientes.

QUE TIPO DE “EXIGÊNCIAS” FORAM AVANÇADAS PELA MIMAKI PARA QUE POSSAM TRABALHAR A MARCA?

Não foram colocadas “exigências”, sendo óbvio que tivemos que criar um business plan onde existe um objectivo de equipamentos e também definir aqui alguns aspectos internos para podermos trabalhar de forma autónoma e, não estar a depender de terceiros. Gerimos o ciclo do negócio, desde que nasce até ao fecho e este apenas está na We Digital.

SENDO A MIMAKI UMA MARCA DE EQUIPAMENTOS MUITO RECONHECIDA E CONCEITUADA, DE QUE FORMA SERÁ A WE DIGITAL DISRUPTIVA NA SUA ABORDAGEM AO MERCADO?

Na abordagem ao mercado iremos tentar ser inovadores, apostar no nosso showroom para demos mais personalizadas, iremos também criar ao longo do ano eventos com alguns dos equipamentos e queremos que o nosso pós-venda seja um ponto de referência para os nossos clientes, no qual já estamos a trabalhar.

A nossa equipa técnica vai crescer e vai entrar mais um elemento no início de Maio que se juntará aos 4 elementos no corpo técnico.

QUE NOVIDADES PODE A WE DIGITAL OFERECER AO MERCADO QUE OUTROS REPRESENTANTES NÃO ESTÃO A CONSEGUIR?

As novidades que vamos oferecer passam por abrir cada vez mais o leque de soluções ao cliente final desde a impressão ao acabamento e corte e,

ENTREVISTA RICARDO VIEIRA 15

depois queremos apostar cada vez mais no serviço técnico e na nossa capacidade de resposta ao cliente no dia a dia, queremos crescer e caminhar lado a lado com os nossos clientes.

A ASSISTÊNCIA TÉCNICA É SEMPRE MUITO IMPORTANTE NO MOMENTO DA TOMADA DE DECISÃO DO INVESTIMENTO EM QUALQUER EQUIPAMENTO. DE QUE FORMA A WE DIGITAL PODE ACRESCENTAR VALOR AOS SEUS CLIENTES?

Essa questão é para nós um ponto chave. Neste momento estamos a criar e a alterar procedimentos internos na área da assistência técnica e todo o corpo técnico da We Digital está em transformação para acrescentar ainda mais valor ao mercado e aos nossos clientes.

QUE GARANTIAS E APOIOS OFERECE A MIMAKI, SOBRETUDO NESTES PRIMEIROS MESES DE REPRESENTAÇÃO?

A nível de apoio, temos desde formações comerciais a formações técnicas, apoio a nível de marketing e disponibilidade dos equipamentos para eventos que queremos realizar, caso não os tenhamos em showroom.

Criámos um projeto onde conseguimos levar o nome da We Digital de Norte a Sul e afirmar a nossa posição no mercado como um dos principais players da área da impressão digital.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS QUE DESTACAM NOS EQUIPAMENTOS MIMAKI, COMO SENDO “ADAPTADOS E EFICAZES” PARA MUITAS EMPRESAS GRÁFICAS

QUE JÁ ACTUAM OU QUEREM ENTRAR NO GRANDE FORMATO?

As Mimaki são equipamentos bastantes fiáveis e robustos! Existe um portfolio com características muito interessantes onde temos equipamentos cada vez mais versáteis como por exemplo, o facto de já podermos utilizar branco e verniz localizado num equipamento de roll to rol.

A nível de desperdício de material, no início da impressão, acho que é uma característica técnica que é uma mais valia e destacar nestes equipamentos, também a nível de Rip e software são equipamentos bastante intuitivos e de fácil utilização mesmo para quem acaba de introduzir o primeiro equipamento de grande formato.

A FEIRA PORTUGAL PRINT FOI UM PALCO IMPORTANTE PARA MOSTRAR AS QUALIDADES DOS EQUIPAMENTOS MIMAKI?

Sim, sem dúvida, que a feira foi o palco que pretendíamos para anunciar esta nova representação. Poderíamos ter feito antes esta divulgação mas decidimos que o melhor momento seria durante a feira.

Agora toda a nossa estrutura de marketing está a trabalhar para podermos chegar a clientes que não conseguimos atingir antes da feira.

O RECONHECIMENTO DA WE DIGITAL NO MERCADO PODE SER UMA PORTA DE ENTRADA PARA TODOS OS QUE QUERIAM COMPRAR MIMAKI MAS ESPERAVAM POR UM NOVO DISTRIBUIDOR? HÁ JÁ FECHO DE NEGÓCIOS?

Sim, acreditamos que sim e, por isso, queremos trabalhar cada vez mais essa proximidade com os nossos clientes e conseguir criar uma relação comercial de sucesso.

Temos perspetivas de fecho de negócios e estamos a trabalhar para isso.

ENTREVISTA RICARDO VIEIRA 16
“NA ABORDAGEM AO MERCADO SEREMOS INOVADORES, APOSTAREMOS NO NOSSO SHOWROOM PARA DEMOS MAIS
PERSONALIZADAS E CRIAREMOS EVENTOS COM ALGUNS DOS EQUIPAMENTOS...”

EVOLUIU A L2 E PORQUE É QUE OS CLIENTES SÃO O SEU MAIOR ATIVO!

AL2 ESTÁ NO MERCADO HÁ 17 ANOS. O QUE É QUE MUDOU NESTE ESPAÇO DE TEMPO?

O mercado mudou muito e a L2, foi-se adaptando às mudanças e passámos a executar um pouco todo o tipo de produtos. Sobre a nossa permanência no mercado, podemos dizer que nos mantivemos estáveis porque também já nascemos com alguma dimensão e isso ajudou bastante. Durante estes anos, fomos dando espaço a trabalhos mais pequenos e saímos do cartão e dos expositores em massa e, entrámos na área de construção em 3D com cartão. Essa foi a nossa grande mudança. Por outro lado, reduzimos a dependência dos grandes clientes e estamos num mercado mais aberto. Hoje fazemos desde eventos, expositores, decoração de carros, decoração de interiores em bancos, supermercados, eventos corporativos, etc. A grande mudança é que tudo é feito cá dentro. Não temos uma dependência externa, o que nos garante um serviço total e uma oferta ao cliente sem igual.

QUE TIPO DE SERVIÇOS INCLUEM DENTRO DE PORTAS QUE GARANTE AOS CLIENTES RECORRER À L2, SEM SEQUER PENSAR QUE TÊM DE PERCORRER VÁRIAS ETAPAS NUM PROCESSO DE PRODUÇÃO?

Na L2 temos todo o género de serviços. Aqui, imprimimos, costuramos, moldamos, acabamos.

E isto para mim, é a nossa grande mais valia porque não dependemos de ninguém e porque hoje os prazos estão cada vez mais reduzidos e é preciso dar uma resposta pronta e oferecer um serviço completo, o que faz a diferença. Todas as empresas compram máquinas e na verdade, onde podemos ser diferentes, é na organização

interna e no serviço que prestamos ao cliente. A organização interna é aquilo que nos permite oferecer um serviço de excelência ao cliente.

ESTA EVOLUÇÃO E CRESCIMENTO DA L2 NO MERCADO FOI PLANEADA OU FOI SENDO NATURALMENTE UMA CONSEQUÊNCIA DA FORMA DE FUNCIONAR DAS EMPRESAS/CLIENTES?

A L2 foi evoluindo desta forma porque houve uma adaptação natural. É evidente que é preciso ter equipamentos que respondem às atuais exigências dos clientes. Temos equipamentos para cada produto e rentabilizamo-los ao máximo. Não queremos depender de ninguém e tentamos sempre um back up, com dois equipamentos para o mesmo tipo de produto, porque, caso haja que algum problema, sabemos que não teremos a produção parada, tanto na impressão, como na laminação, como no acabamento. Com esta estratégia, conseguimos dar uma resposta rápida e sem limitações.

E AO NÍVEL DOS RECURSOS HUMANOS, COMO É QUE A L2 TEM CONSEGUIDO GERIR A SUA ESTRUTURA INTERNA?

Nos últimos anos, investimos mais em pessoas de o que em equipamentos e, gostamos de ter sempre gente nova com formação interna.

Temos, por exemplo, colaboradores que foram impressores e que hoje são administradores e também temos diretores de produção que ocupam atualmente um lugar de destaque na empresa. São essas pessoas que têm know-how, que conhecem bem o processo, que passaram pela produção e impressão e que podem agora dar formação interna a outros. Essa é a nossa estratégia. As pessoas vão crescendo porque damos espaço e oportu-

18 ENTREVISTA VASCO SOUSA
FOTOGRAFIA • MÁRIOCERDEIRA

“A GRANDE MUDANÇA É QUE TUDO É FEITO CÁ DENTRO.

NÃO TEMOS UMA DEPENDÊNCIA EXTERNA, O QUE NOS

GARANTE UM SERVIÇO TOTAL E UMA OFERTA AO CLIENTE SEM IGUAL”

nidade para que tal aconteça. Com isto, vamos dando formação interna e preparando os nossos colaboradores para que sejam especialistas e respondam a tudo o que é pedido pelos clientes.

Temos crescido em número de pessoas e especializamo-nos, tendo profissionais formados internamente em diversas áreas e, por isso, podemos segmentar o que fazemos. O que esta solução tem de bom, é que nos assemelhamos um pouco mais a uma fábrica e, o que tem de menos interessante, é que há menos polivalência mas, como em tudo na vida, há que escolher aquilo que melhor se adapta a nós.

A L2 MANTÉM UMA BOA TAXA DE FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES?

Mantemos uma relação de longevidade com a grande maioria dos nossos clientes. Normalmente há uma certa fidelização dos clientes e, em Portugal, as grandes empresas costumam manter uma consistência de fidelização maior do que em outros países. Há sempre clientes de pequena dimensão em que a rotatividade é maior mas isso porque executam trabalhos mais pequenos ou esporádicos. Nos grandes e médios clientes há uma maior permanência pelo conhecimento do cliente e do que pretende e, até por porque as equipas de montagem são já conhecidas e isso facilita o trabalho. Na área da montagem é preciso contar, por exemplo, com seguros ou formações e já conhecer as equipas facilita muito o processo.

Não custa conquistar um cliente, custa mantê-lo!

Digo sempre, internamente, que temos de estar próximos dos clientes e saber o que precisam e quais as suas dificuldades.

A L2 RECEBE REGULARMENTE NOVOS DESAFIOS SOBRE TRABALHOS PEDIDOS PELOS CLIENTES?

Todos os dias somos confrontados com novos desafios por duas vias: porque somos “More Than Printing “e isso atrai os clientes e, por causa da impressão 3D em cartão, onde nos pedem que construamos projetos inovadores. Estamos sempre a construir novos trabalhos em cartão para eventos, mais recicláveis, sustentáveis, mais económicos e amigos do ambiente. Há sempre desafios que se relacionam com todas estas questões.

OS CLIENTES PROCURAM CADA VEZ MAIS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS. ISTO É MITO OU CORRESPONDE À VERDADE?

Esta é uma questão falada há muitos anos, mas a verdade é que quando chega a hora de avaliar o projeto e analisar o preço, muitas vezes os clientes retraem-se. Temos soluções em têxtil, em cartão, que são as mais amigas do ambiente e oferecemos tudo aquilo que o cliente precisa, ao mesmo tempo que lhe garantimos a melhor resposta em termos de sustentabilidade. Temos feito muitos trabalhos interessantes em cartão, nomeadamente para feiras e outros eventos. Recentemente fizemos uma feira toda em cartão, na estufa fria, e podemos dizer que esta foi classificada como “altamente sustentável”. Os budgets das marcas têm crescido para que seja possível dar uma resposta mais sustentável aos eventos e a L2 tenta sempre acompanhar aquilo que os clientes precisam.

A ÁREA TÊXTIL TEM CRESCIDO MUITO. SENTEM ESSE CRESCIMENTO E INTERESSE POR PARTE DOS CLIENTES?

Sim, tem crescido muito, mas ainda a não tem o peso face ao cartão, telas e vinil. É um produto mais difícil de trabalhar, com muitas variáveis que é preciso controlar, como por exemplo, a temperatura. No entanto, no que respeita à reciclagem, a impressão têxtil é uma vantagem, o seu aspeto é também mais agradável à vista e a rapidez de montagem e transporte são argumentos de peso.

Trabalhamos este segmento mas reconhecemos que é mais difícil e que por isso, a nossa cultura de rigor técnico também nos exige mais cuidado e atenção.

UMA EMPRESA COMO A L2 TEM SEMPRE NECESSIDADE DE CONTINUAR A INVESTIR EM INOVAÇÃO...

A L2 tem estado sempre atenta ao mercado, sempre a par das novas tendências e novidades, sobretudo

20
ENTREVISTA VASCO SOUSA
“O COMÉRCIO ONLINE TRAZ UMA COMPONENTE DE RISCO PORQUE QUANTO MAIS SE COMPRA DESTA FORMA, MENOS NECESSIDADE DE LOJAS FÍSICAS EXISTE E, COM ISSO, MENOS NECESSIDADE DE DECORAÇÃO DO PONTO DE VENDA SE VERIFICA”
21 TGIATEM FACEATIOSSUS DOLUPTI ETEMOLUPTATIO BLAUT EVENT UT

com a ida regular a feiras e eventos que mostram o que de mais recente existe. Nos últimos anos as novidades não são tantas como antes, sobretudo porque a pandemia veio refrear um pouco a rápida evolução que vivíamos. Ainda assim, sabemos que hoje as novidades se focam sobretudo na qualidade ou velocidade.

A L2 TEM AS SUAS PRÓPRIAS EQUIPAS DE MONTAGEM. ESTE ASPECTO É ESSENCIAL PARA O VOSSO BOM DESEMPENHO?

Para a L2, isso é fundamental, faz parte da estratégia e marca a diferença. Sempre tivemos equipas de montagem a que chamamos, “os nossos homens”, mas que iam rodando. A partir de 2015, formámos as nossas próprias equipas de montagem a nível nacional e temos hoje departamentos de montagem em Lisboa e no Porto.

Essas são agora as “nossas pessoas”, aquelas que sabemos que representam a empresa, que estão preocupadas com os trabalhos e que, quando há alguma questão, defendem a L2 e respondem pelo que é feito. Tudo isto torna mais fácil responder a situações complicadas em que é preciso encontrar uma solução rápida. Para além disto, ter as nossas próprias equipas permite uma grande agilidade na montagem dos trabalhos e estamos claramente mais seguros da qualidade do serviço que prestamos.

A L2 E O FUTURO

Questionado acerca do futuro da área dos grandes formatos e sobre o que mais o inquieta, o director geral da L2, Vasco Sousa diz que “estamos atentos ao facto de alguns produtos deixarem de ser feitos em vinil, telas ou tecidos, e que estão a passar para Leds ou écrans, levando a uma digitalização do ponto de venda.

Também o o comércio online traz uma componente de risco porque quanto mais se compra desta forma, menos necessidade de lojas físicas existe e, com isso, menos necessidade de decoração do ponto de venda se verifica.

Apesar de tudo isto, acredito que continuaremos o caminho feito até aqui, sempre a inovar e a seguir em frente. O mercado da impressão digital tem alguns desafios de longo prazo mas creio que continuará a surpreender ainda por vários anos.”

A L2 TEM TENTADO DIVERSIFICAR A SUA ÁREA DE NEGÓCIOS. COMO SE POSICIONA NO MERCADO?

A nossa estratégia vai de A a Z, no que se refere ao tipo e dimensão dos clientes. Dependemos mais dos grandes clientes mas de nenhum em especifico. Trabalhamos clientes de várias áreas, directos e indirectos, agências de publicidade, marcas de renome e mesmo outras mais pequenas ou de média dimensão.

Posicionamo-nos sobretudo de acordo com o tipo de produtos que podemos oferecer e isso reflecte-se mesmo no nome da empresa, já que há alguns anos que a nossa assinatura é L2 - “More Than Printing”.

PORQUE É QUE UM CLIENTE QUE NUNCA TRABALHOU COM A L2 DEVERÁ FAZÊ-LO?

Deverá fazê-lo pela qualidade, serviço e compromisso nos prazos de entrega. Muitas empresas não cumprem estes itens. Na L2 apostamos nas pessoas e temos todo o processo informatizado. Apostamos também no compromisso com os clientes e é por isso que continuam connosco. A nossa percentagem de erros é, felizmente, residual. Na L2 olhamos para o produto, para a cor, fazemos o acabamento e a forma, com o compromisso de uma entrega no prazo pretendido. Como trabalhamos a dois turnos conseguimos dar uma boa resposta, mesmo nos casos em que há alguma necessidade urgente.

Os clientes conhecem bem a L2 – More Than Printing.

A nossa assinatura é precisamente o nosso lema, já que fazemos muito mais do que impressão. A empresa oferece a impressão de pequenos formatos, estruturas e serviços! Damos sempre uma solução total aos nossos clientes e pelo facto de termos um serviço de montagem interno, o cliente vê em nós uma “mais valia”. Esta tem sido a nossa posição no mercado e isso, veio, de forma natural, diferenciar-nos.

Somos muito mais do que apenas impressão. Não fazemos só impressão porque o nosso lema é exactamente o “More than Printing”.

22
“FORMÁMOS AS NOSSAS PRÓPRIAS EQUIPAS DE MONTAGEM A NÍVEL NACIONAL E TEMOS HOJE
DEPARTAMENTOS DE MONTAGEM EM LISBOA E NO PORTO. ESSAS SÃO AS “NOSSAS PESSOAS”, AQUELAS QUE SABEMOS QUE REPRESENTAM A EMPRESA”
ENTREVISTA VASCO SOUSA

“MAIS DO QUE IMPRIMIR VERDE, IMPORTA REUTILIZAR. SE FIZER UMA

BANDEIRA POSSO REUTILIZAR PARA

FAZER UM PUFF OU MESMO UMA TOALHA DE MESA OU UM SACO”

DAVID GONÇALVES 24 ENTREVISTA

“GANHAMOS CLIENTES POR LHES DIZER NÃO!”

O GRUPO FORMATO MAGENTO, DE QUE FAZ PARTE A IPRINT, ESTÁ NA

ZONA DE ARRUDA DOS VINHOS, NUM ESPAÇO DE 1800 METROS QUADRADOS, EQUIPADO COM TECNOLOGIA DE ÚLTIMA GERAÇÃO PARA DAR RESPOSTA AOS CLIENTES DE VÁRIAS ÁREAS.

COM UM CRESCIMENTO DE MAIS DE DOIS DÍGITOS POR ANO, DAVID GONÇALVES, CEO DO GRUPO, ACREDITA QUE, “A DIFERENÇA DESTA EMPRESA ESTÁ NAS PESSOAS QUE A INTEGRAM E NA PROXIMIDADE E SERVIÇO QUE PRESTA AOS CLIENTES.”

QUAL O MAIOR ATIVO DO GRUPO FORMATO MAGENTO E SOBRETUDO DA IPRINT?

As empresas são pessoas e processos e a nossa equipa é o espelho daquilo que somos.

Muitas vezes enfrentamos desafios que parecem impossíveis mas depois, unidos e motivados e no nosso melhor índice intelectual, atingimos as soluções que pretendemos. Queremos que as pessoas que aqui trabalham pensem em respostas e possam trazer inovação à empresa, que estejam disponíveis mentalmente, que tenham uma vida com objetivos e que encontrem nesta empresa uma vida um pouco melhor. Tudo tem métricas, métodos de análise e sabemos que com tudo isso podemos chegar mais longe.

A MAIOR DIFERENCIAÇÃO ESTÁ NAS PESSOAS E NO SERVIÇO...

A nossa diferenciação está nas pessoas e na organização que estas dão à sua área. Temos na empresa pequeno

formato digital, grande formato digital, impressão têxtil, quer na impressão em algodão quer na parte da sublimação digital, e sublimação, estamparia digital...

Todos os processos digitais são céleres, comparando com processos mais tradicionais e essa velocidade de impressão é também a nossa diferenciação na capacidade de resposta.

Temos uma estrutura média e com várias valências e conseguimos fazer um cross selling que beneficia e os nossos clientes. Se um cliente faz os cartões connosco, pode também fazer o vinil da loja, a montra, a confecção, os cachecóis, as lonas, as viaturas, equipamentos desportivos, CNC, o acabamento.

ESSE CROSS SELLING DE QUE FALA RESULTA DA CAPACIDADE DE OFERECER UMA VARIEDADE DE SERVIÇOS QUE A EMPRESA TEM DENTRO DE PORTAS?

Sim, conseguimos que um cliente recorra a nós em diversas áreas, dando-lhe tudo o que precisa. Muitas vezes somos nós que, dizemos ao cliente que ele não precisa de um determinado produto. Em algumas situações, dizemos mesmo ao cliente que ele não precisa de investir de imediato 5.000 euros na decoração de um espaço, mas sim de canalizar parte desse valor para a decoração de uma viatura, um vinil numa montra, uns cartões para os comercias, um flyer, etc.

Somos consultores dos nossos clientes para lhes dar tudo aquilo que precisam em cada momento.

25 DAVID GONÇALVES ENTREVISTA

ACEITAM ESSA VOSSA FORMA DE TRABALHAR?

Ganhamos clientes por lhes dizer não!

Temos pequenas marcas que iniciam o seu projeto com, por exemplo, 10 mil euros e, chegam com vontade de investir de imediato todo o valor numa coleção que desenharam, sem perceber o potencial do mercado ou, estudar passo a passo aquilo que o consumidor prefere. Quando abordamos o cliente dizendo-lhe que ele precisa de ter outra visão do negócio sabemos que, com isso, este vai ter sucesso e assim, vai conseguir crescer. Hoje temos 650 marcas que trabalham connosco e que cresceram de forma sustentável.

A IPRINT TEM INCORPORANDO

NOVOS EQUIPAMENTOS E PARA DAR UMA MELHOR RESPOSTA AOS CLIENTES, NOMEADAMENTE NA ÁREA CORPORATIVA, COM PROJETOS MAIS ROBUSTOS....

O nosso cliente tipo é médio/grande e, precisa de uma resposta rápida. Se este nos pedir uma caixa de luz interior para a tarde, nós vamos fazê-lo e entregar o trabalho quando precisa.

Acho que no mercado há espaço para todos mas, quem escolhe é o cliente e, é este que decide com quem quer trabalhar, se quer qualidade, com atendimento personalizado, se está disponível para ser aconselhado sobre o que deve ou não fazer, ou sobre o que pode fazer melhor.

Só há cerca de dois meses é que temos comerciais porque tudo chegava à empresa via email, através do passa-palavra. Não fazíamos folhetos, não anunciamos nas redes sociais, etc.

Neste momento sentimos um feedback positivo que resulta dos novos comerciais mas, não o fizemos para vender mais porque o que queremos é ter tempo para o nosso cliente e não propriamente para vender mais.

QUAIS SÃO OS OBJECTIVOS DA IPRINT PARA ESTE ANO DE 2023/2024?

Os nossos objectivos para este ano são iguais aos do ano passado. O que queremos mesmo, é fidelizar os clientes com todos os produtos que estes precisam. A grande questão aqui é o tempo. As gráficas online vão pecar por isso, porque vão ter preço, oferecem alguns produtos que o cliente precisa e este vai habituar-se a comprar no mesmo sítio, com o mesmo papel, no mesmo formato, etc, sem que haja uma interactividade, sem comunicação entre o cliente e a empresa. Chegaremos a um ponto em que o cliente será um “rato” dentro de um quadrado, em que as empresas comunicam todas da mesma forma. Assim, os comerciais são sobretudo para poder dar apoio e informação aos clientes.

Lançámos comerciais em duas áreas diferentes, uma delas é a Grusu que está ligada à área desportiva, com cachecóis, bandeiras, etc e o director comercial responde aos maiores clientes e com mais potencial de crescimento. O que sabemos é que, se não damos tempo ao nosso cliente, não vamos conseguir que cresça e amanhã vai trocar nos apenas por preço.

E EM RESUMO, A ATENÇÃO AO CLIENTE É FUNDAMENTAL...

Sim, se conseguirmos dar respostas inovadoras, o cliente vai vender mais devido à forma como apresenta um produto de valor acrescentado e, vai entender que não é o preço que o levou mais longe. Se pudermos pontuar o trabalho com mais dez euros e ele também conseguir vender melhor, ganhamos todos.

Muitas vezes podemos dar soluções à medida e com valor acrescentado. Em vez de fazermos em serigrafia fazemos em DTF ou o contrário e cada solução é sempre à medida.

90 por cento dos nossos clientes da Stela Stanley são internacionais e fazem trabalho connosco porque não existe, na visão deles, muitos players no mercado que consigam dar-lhes tudo aquilo que nós oferecemos, como serigrafia, DTF, DTG, bordados, passamanarias, etiquetas, confecção de etiquetas no têxtil deles, o packaging, etc.

Fazemos o cross selling e estamos sempre disponíveis e isto é uma vantagem para nós e para o cliente.

PARA QUE TUDO ISTO SEJA POSSÍVEL INVESTIRAM EM EQUIPAMENTOS DE VANGUARDA. QUAIS OS EQUIPAMENTOS “ESTRELA” QUE VOS PERMITE ALARGAR O LEQUE DE OFERTAS?

Tentámos ir por uma área que, aqui na zona de Lisboa não tem muita oferta, que é a área de sublimação ligada à confeção, porque necessita de mais trabalho.

Uma coisa é fazer um vinil numa máquina, tiramos, laminamos e entregamos ao cliente. Outra coisa é fazer design, modelagem, prototipagem, impressão, confecção, embalamento, etiquetagem, expedição para o nosso cliente. Assim, temos vindo a criar robutez nesta área, com estes equipamentos de sublimação. A resposta pronta aos nossos clientes consiste em imprimir os tecidos para fazer casacos e mesmo nas salas de corte robotizado, laser de corte de tecido, parte da impressão e isso significa um grande mercado mas que por norma ruma a norte e nós passámos a dar aqui essa resposta.

Podemos criar o design, personalizar, estampar e isto é uma diferenciação, já que as coleções tendem a ser indi-

26 DAVID GONÇALVES ENTREVISTA E OS CLIENTES ENTENDEM E

“EMPRESAS COMO A PORTUS APOIAM-NOS E DIZEM, “EU ACREDITO EM TI. COMPRA!”

vidualizadas, num trabalho print-on- demand, para ter a certeza de que criam impacto quando são lançadas.

QUE RELAÇÃO MANTÊM COM OS VOSSOS FORNECEDORES DE EQUIPAMENTOS?

Somos muito fiéis aos nossos fornecedores. Temos relações com estes, desde há 14 anos, desde a altura das associações académicas.

Os nossos fornecedores representam uma parte estrutural de tudo. As pessoas fazem o trabalho diário e os fornecedores fazem a diferença junto de quem o executa diariamente. Se contarmos o número de fornecedores, duas mãos chegam. Temos o exemplo da Portus, que é um fornecedor com quem mantemos uma relação fantástica! E porque é que escolhemos os nossos fornecedores? Não é pelo preço, mas sim pela capacidade que têm de fazer a diferença na vida da empresa. Claro que se tivermos um fornecedor que nos dá uma assistência técnica em 10 horas ou outro que nos responde em duas ou três semanas, só essa diferença significa que os dez mil euros que pagamos a menos pelo valor do equipamento, se vai numa só paragem sem assistência atempada. Se tivermos uma paragem grande, o valor que pagamos a menos, foi-se apenas numa quebra de produção forçada.

Não escolhemos os nossos fornecedores porque são os mais baratos, mas sim porque nos dão uma solução integrada, rápida e um preço competitivo. Os nossos melhores fornecedores são aqueles que nos mostram o que ainda não foi visto, que nos chamam a atenção sobre o que aí vem, sobre o que será melhor para o nosso negócio. Os nossos fornecedores vendem equipamentos, disponibilizam consumíveis, prestam assistência técnica, dão-nos argumentos para alavancar o negócio e, para chegar onde sozinhos não conseguiríamos. Se precisar de um fornecedor sei que conto com ele. Desta forma, ganhamos todos e não deixamos fugir os clientes porque vamos juntos ao negócio. Se eu conseguir chegar lá, os nossos fornecedores ganham. Empresas como a Portus apoiam-nos e dizem, “eu acredito em ti. Compra!”

HOJE É FÁCIL INVESTIR EM EQUIPAMENTOS DE GRANDE FORMATO?

Nós podíamos ter a empresa “forrada” de equipamentos porque há empresas no mercado e que colocam as máquinas de uma forma quase “grátis”, exigindo como contrapartida que o cliente compre determinada quantidade de produtos.

Isto faz com que essa empresa estrague o mercado porque sofre uma pressão para consumir o que o fornecedor exige. Essa pressão vai criar uma situação difícil que obriga os empresários a vender o um valor X, esmagando o preço apenas para que a venda se realize.

QUAIS AS PERSPECTIVAS DA IPRINT A LONGO PRAZO?

O crescimento não é a nossa prioridade. Queremos é entregar melhor e no tempo que o cliente quer, sem atrasos. Queremos que o nosso material saia em perfeitas condições e que não haja falhas.

Onde existe a diferenciação? Em quem produz. Acho que no mercado há espaço para todos mas, quem escolhe é o cliente e, é este que decide com quem quer trabalhar, se quer qualidade, com atendimento personalizado, se está disponível para ser aconselhado sobre o que deve ou não fazer, ou sobre o que pode fazer melhor. Se faço apenas o preço que o cliente quer, não pagarei tão bem aos meus funcionários e, isso originará uma empresa desmotivada. Para 2023, para o Grupo Formato Magento, por ter um crosos selling muito forte, com designers a criar produtos novos na área da sublimação, pequeno formato e, com a maquinaria que ainda vamos receber, creio que será um ano de consolidação apesar dos investimentos. Acreditamos que 2023 será muito parecido com 2022 porque mantemos parcerias com empresas que nos agregam valor.

O CLIENTE PROCURA SUSTENTABILIDADE?

O cliente procura sustentabilidade, mas quem é que está desperto para isso? As grandes empresas!

Na maior parte dos suportes, é o têxtil que nos garante a reciclabilidade e reutilização. Mais do que imprimir verde, importa reutilizar. Se fizer uma bandeira posso reutilizar para fazer um puff ou mesmo uma toalha de mesa ou um saco. Por exemplo, os outdoors que imprimimos em tecido, acabamos por fazer toalhas de mesa e outros produtos que entregamos a empresas do concelho na área da solidariedade social. O nosso objetivo é reciclar aquilo que é feito por nós, mais do que comprar verde.

O INÍCIO DA IPRINT

David Gonçalves era militar e começou por fazer t-shirts do Cão Azul. O objetivo era fazer um site de t-shirts. “Entretanto, fizemos muito trabalho para as associações de estudantes, desde t-hirts a flyers para festas. Os clientes pediam e nós íamos comprando equipamentos. Depois passámos das associações académicas para clientes corporativos. Nascemos em 2010. Quando mudámos para a Arruda dos Vinhos passámos a ter novas possibilidades com os 1800 metros quadrados de área coberta. Este ano vamos reforçar o parque de máquinas com 900 mil euros, tornando-nos mais competitivos, investindo em máquinas planas de grande formato, na área do acabamento, do corte de 3,20 m de boca e assim responder ao cliente nas várias áreas que temos, de forma ainda mais eficiente e dinâmica. Este crescimento assentou em pessoas e processos. Quando começámos era eu e um designer e neste momento temos 30 colaboradores.”

28 DAVID GONÇALVES ENTREVISTA

A FOCO CRIATIVO

ASSUME-SE COMO UMA

MARCA DE REFERÊNCIA NO MERCADO

NASCEU EM 2011 COM O OBJETIVO DE UNIR A CRIATIVIDADE COM A PRODUÇÃO

E ASSIM MELHORAR A IMAGEM DAS EMPRESAS. EM POUCO TEMPO TORNOU-SE NUMA

REFERÊNCIA NO ÂMBITO DE DECORAÇÃO DE GRANDES FROTAS COM TODA A CULTURA

E LOGÍSTICA ENVOLVENTE. A EMPRESA CRESCEU E CONTA HOJE COM PARCEIROS DE RENOME. A CULPA? “O KNOW-HOW DE TODOS OS NOSSOS COLABORADORES”, AFIRMA JOÃO PAULO TEIXEIRA, RESPONSÁVEL PELA FOCO CRIATIVO.

ENTREVISTA JOÃO PAULO TEIXEIRA 30

QUANDO INICIOU O SEU PROJETO QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE A FOCO CRIATIVO ENCONTROU NO MERCADO?

A nossa maior dificuldade, desde a fundação até agora, deve-se à necessidade progressiva de termos um espaço físico maior e que nos permita fazer face a toda a produção. O facto da zona geográfica ser parca em soluções, também dificulta o processo de aquisição de equipamentos especializados.

QUAIS AS PRINCIPAIS ÁREAS QUE A FOCO CRIATIVO COBRE ATUALMENTE?

A Foco Criativo foi aumentando o leque de soluções que oferece aos seus parceiros. Atualmente prestamos uma panóplia de serviços direcionados para o mercado tradicional e digital. Possuímos e desenvolvemos serviços de design e comunicação, decoração de viaturas, de espaços e lojas, sinalética, publicidade em grandes formatos e conceção de entidades corporativas.

DE ENTRE ESTAS ÁREAS, QUAL É A QUE TEM SOLICITADO MAIS A VOSSA ATENÇÃO?

O nosso maior foco centra-se na decoração de frotas de autocarros, onde trabalhamos com múltiplas e conceituadas operadoras nacionais e internacionais.

QUE TIPO DE CLIENTES TRABALHA COM A FOCO CRIATIVO, DE UMA FORMA CONTÍNUA?

Devido à qualidade, criatividade e inovação que aplicamos em todos os projetos, a esmagadora maioria da nossa base de parceiros tem sido fiel à Foco Criativo, criando relações duradouras de confiança que resultam em trabalhos contínuos para diversas necessidades.

A PLOTTERZONE É UMA EMPRESA AMIGA QUE

NOS ACONSELHA E RESPONDE ÀS NOSSAS NECESSIDADES COM O MAIOR

PROFISSIONALISMO.

DESDE A NOSSA FUNDAÇÃO,

TEM-NOS

ACOMPANHADO DURANTE

O NOSSO CRESCIMENTO

E INSTALOU TODO O NOSSO PARQUE DE EQUIPAMENTOS

O QUE VOS DISTINGUE DA CONCORRÊNCIA?

O ADN da Foco Criativo presente em todos os colaboradores permite que esta confiança seja a pedra basilar para a fidelidade dos nossos parceiros. Aliando qualidade de execução e dos materiais com rapidez na produção dos projetos e também em soluções dinâmicas para imprevistos, a Foco Criativo assume-se como uma marca de referência no mercado. A nossa empresa oferece uma produção eficiente que vai de encontro às exigentes necessidades dos nossos parceiros e lhes garante uma completa satisfação.

COMO DEFINE O POSICIONAMENTO DA FOCO CRIATIVO NO MERCADO?

A Foco Criativo projeta-se como um grupo de referência que proporciona visibilidade em todos os canais, formatos e meios de forma criativa às necessidades dos parceiros e respetivo público-alvo. A imagem de marca é alvo de estratégias personalizadas, tendo em vista a satisfação da missão, dos valores e da cultura de cada parceiro. Concebemos estratégias inovadoras, irreverentes e marcantes. A nível de produção, aplicação e execução, as marcas alcançam a notoriedade necessária para atingirem os objetivos propostos.

A EMPRESA TEM GANHO RECONHECIMENTO NO MERCADO. ISSO DEVE-SE À QUALIDADE E SERVIÇO PRESTADO, AO PASSA PALAVRA, À ÁREA COMERCIAL, OU A TODOS ESTES ITENS JUNTOS?

São inúmeros fatores que levam à notoriedade da Foco Criativo. A qualidade do nosso serviço permite a fidelização dos parceiros, que confiam na marca e nos colaboradores. A angariação de novos parceiros é feita através de vários meios tradicionais e digitais, com uma comunicação destinada a um público que pretende aumentar e melhorar a sua marca e a visibilidade em diversos canais.

ENTREVISTA JOÃO PAULO TEIXEIRA 31
João Paulo Teixeira, responsável pela Foco Criativo.

QUE CAMPANHAS/PROJETOS TÊM PERMITIDO UM MAIOR DESTAQUE?

Felizmente sempre estivemos envolvidos com grandes nomes e em grandes projetos que nos permitiram crescer e valorizar ainda mais a marca da Foco Criativo em termos de notoriedade. Decoramos as frotas de várias marcas de renome, desde os CTT, MEO, CARRIS (cerca de 1000 unidades ao longo dos últimos 10 anos), DPD, TML (1200 unidades), da própria GuimaBus e da Vamus Algarve, sem esquecer a Transdev, a Rede Expressos e a MobiCascais e Grupo Barraqueiro, Grupo Volpi e TST. Mas não só! Também asseguramos a decoração de autocarros de municípios de Norte a Sul do país. Os autocarros desportivos também são um projeto de grande destaque, o que nos garantem uma visibilidade muito positiva dentro desse meio. Asseguramos a decoração de mais de metade dos autocarros de clubes da I Liga, da seleção Portuguesa, modalidades, clubes distritais e até clubes europeus. É impossível enumerar todos os projetos, mas cada um deles, desde as marcas com menos destaque até às de renome, contribuíram para o nosso crescimento e aprendemos sempre com todos.

marca, alcançamos mais pessoas e fortalecemos as vendas através dos vários canais de comunicação. Ou seja, esta sinergia entre o trabalho que é feito ao nível da comunicação digital com a divulgação dos nossos serviços com parceiros de renome, aliada à qualidade prestada dos nossos profissionais no local, reflete-se numa maior procura por parte de novos parceiros.

QUE RELAÇÃO MANTÊM COM OS VOSSOS FORNECEDORES, NOMEADAMENTE A PLOTTERZONE A QUEM ADQUIRIRAM ALGUNS DOS EQUIPAMENTOS QUE TÊM DENTRO DE PORTAS?

Temos uma relação de enorme proximidade. A Plotterzone é uma empresa amiga que nos aconselha e responde às nossas necessidades com o maior profissionalismo. Desde a nossa fundação, tem-nos acompanhado durante o nosso crescimento e instalou todo o nosso parque de equipamentos. É uma relação que pretendemos manter e, garantidamente é uma aposta para o futuro!

COMO É QUE A EMPRESA

TEM VINDO A TRABALHAR A SUA COMUNICAÇÃO?

O nome “Foco Criativo” está em constante expansão desde 2011. A empresa tem departamentos de design, comunicação e publicidade e conta com uma equipa dedicada que assegura soluções desde a sua reflexão inicial até à realização final. Essa presença digital aumenta a notoriedade da

ENTREVISTA JOÃO PAULO TEIXEIRA 32

RECENTEMENTE INCORPORAMOS NO NOSSO GRUPO UMA

EMPRESA ESPECIALIZADA

EM SERVIÇOS DE RECLAMOS LUMINOSOS

E SERRALHARIA, A “THE BOLT”

QUAL O VOSSO PARQUE DE MÁQUINAS ATUA? ESTÃO PREVISTOS INVESTIMENTOS?

EM QUE ÁREAS?

Dispomos de três máquinas de impressão Digital com tecnologia que utilizam tintas latex, uma solução amiga do ambiente, devido à utilização de tintas à base de água, reduzindo assim a nossa pegada ecológica. Temos duas Plotters de corte de vinil, uma máquina de corte e gravação de laser e duas laminadoras.

A FOCO CRIATIVO OFERECE UM SERVIÇO CHAVE NA MÃO AOS CLIENTES, DESDE A CONCEPÇÃO, DESIGN, À PRODUÇÃO E MONTAGEM?

Completamente. Fazemos tudo, desde a folha em branco até ao produto final. A ideia é pensada e concebida pelo departamento de design, onde nasce a ideia original. Depois, essa mesma ideia

segue para impressão e para a nossa equipa de produção que procede à concretização física do que foi idealizado. Por fim, a nossa equipa de instaladores desloca-se aos locais, caso seja necessário e aplica o vinil ou qualquer outro material nos respetivos suportes, espaços ou viaturas.

QUAIS AS PERSPECTIVAS DA EMPRESA PARA ESTE E O PRÓXIMO ANO?

A Foco Criativo tem sempre em vista o crescimento contínuo e a expansão em termos de serviços prestados. Recentemente incorporamos no nosso grupo uma empresa especializada em serviços de reclamos luminosos e serralharia, a “The Bolt”. É uma empresa onde investimos em equipamento especializado para garantir o melhor serviço prestado em reclamos luminosos, totem, monobloco, lettering, serralharia, lonas, banners publicitários, corte e gravação laser, fresagem, CNC e muito mais.

Tudo isto acontece no seguimento do nosso crescimento e tem na base a vanguarda da tecnologia e da inovação, garantir as melhores soluções aos nossos clientes.

Presença

A Foco Criativo está presente em Portugal continental e ilhas, assim como em múltiplos países internacionais. A presença da marca é global, tendo realizado vários trabalhos para marcas multinacionais e de relevo mundial.

ENTREVISTA JOÃO PAULO TEIXEIRA 34

C! PRINT PASSA A REALIZAR-SE NA IFEMA MADRID

SERÁ A 19, 20 E 21 DE SETEMBRO DE 2023, QUE DECORRERÁ O EVENTO DE REFERÊNCIA EM IMPRESSÃO, COMUNICAÇÃO VISUAL E PERSONALIZAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA. A NOVIDADE É QUE

PELA PRIMEIRA VEZ O CERTAME DECORRERÁ NA IFEMA MADRID.

Quando realiza a sua 8ª edição a feira C!Print dá um salto qualitativo que começa por um espaço maior e mais adaptado a expositores e visitantes. Nas palavras de Pablo Serrano, secretário geral da Fespa Espanha, “mais uma vez a C!Print Madrid surpreende com sua capacidade de inovação e liderança entre as feiras do setor de comunicação visual. O facto de a nova edição se realizar no IFEMA durante o mês de setembro confirma a C!Print como um evento imperdível do setor da comunicação visual. A colaboração e abertura a todos os players do setor vai permitir que a indústria da comunicação visual tenha o evento que as suas empresas merecem e a C!Print será o centro da dinâmica de negócios no futuro”.

A empresa organizadora, SC6 Organización y Comunicación, filial do Grupo Internacional Infopro Digital Trade Shows, chegou a um acordo com a IFEMA Madrid e reunirá no Pavilhão 9, perfeitamente adaptado e de fácil acesso, as últimas novidades e tendências em aplicações de tecnologia e impressão e comunicação visual. Para Pierre Mirlit, diretor da C!Print, “finalmente chegou o momento que expositores e visitantes esperavam. A nova localização do certame representa, sem dúvida, um extraordinário impulso para o setor, aumentando a atividade e alargando as possibilidades para futuros mercados”.

UM PASSO PARA O FUTURO

A realização da C!Print Madrid na IFEMA representa um salto qualitativo para a feira e, para o setor, que beneficiará de

uma visibilidade excepcional e desfrutará de ótimas condições para se relacionar com os visitantes. Isso reflete-se no slogan escolhido para anunciar a edição de 2023 do evento: “Um passo para o futuro”. Trata-se de um passo firme rumo ao futuro da impressão, comunicação visual e personalização que a aproxima ainda mais dos visitantes e que facilita a abertura e novas sinergias com setores como fotografia, rótulos, embalagens impressas, software ou impressão industrial.

NOVO PROJETO COM A PROMOGIFT

Além disso, a organização informa que as associações AIMFAP e FYVAR; e IFEMA Madrid, co-organizadores da feira especializada em Objetos Publicitários e Têxteis, Promogift, uniram forças com a C!Print Madrid num novo projeto de longo prazo para oferecer ao mercado ibérico um evento de grande destaque para a impressão, comunicação visual, personalização, objetos publicitários e têxteis. O objetivo desta aliança é gerar o impulso perfeito para o crescimento dos setores envolvidos. A C!Print Madrid confirmou a celebração simultânea de seu certame juntamente com Promogift de 2024.

CONHECER AS TENDÊNCIAS DO SETOR

A C!Print Madrid 2023 reunirá os últimos lançamentos em tecnologia de impressão, corte e acabamento durante três dias e apresentará também as novas técnicas de personalização em pequeno formato e mostrará a evolução das máquinas para estamparia têxtil. Os visitantes poderão conhecer as novidades em suportes, materiais, software de edição ou gestão e automatização de processos, entre outras novidades. As aplicações mais avançadas do setor também estarão em exposição. Um evento que mostra o que há de mais moderno em tecnologia e que inspira com sua infinita variedade de aplicações.

O VISITANTE É O PROTAGONISTA

Está em andamento um amplo programa de conferências acessível a todos os visitantes da feira que mostrarão a evolução e o futuro do setor através de vários temas alinhados com web-to-print, comunicação, design e criatividade, fotografia, gestão eficiente de processos, impressão têxtil, ou a novas implicações em termos de sustentabilidade, entre outros temas. Além disso, o workshop de personalização de pequeno formato Plug&Play e seus workshops técnicos exclusivos retornarão com mais força do que nunca nesta edição. Também haverá demonstrações do espaço C!Wrap e haverá competições entre visitantes sobre o que há de mais moderno em personalização de superfícies.

A inscrição para participar da 8ª edição do C!Print Madrid no IFEMA terá início em maio. Para saber mais vá a oficial: salon-cprint.es.

PENÍNSULA IBÉRICA FEIRAS 35

“CLIENTES PROCURAM PRODUTOS DIFERENCIADORES E IMPRESSÃO ECOFRIENDLY”

A INAPA VISCOM REPRESENTA ALGUMAS DAS MELHORES

MARCAS DE EQUIPAMENTOS, TAIS COMO HP, CANON, MAKNOR, OUPLAN, FOTOBA, SUMMA E NEOLT. DEPOIS DA PORTUGAL PRINT, A EMPRESA DIZ TER CONSEGUIDO TER UMA IDEIA MAIS CLARA SOBRE COMO ESTÁ A O MERCADO DE GRANDES FORMATOS A “MOVIMENTAR-SE”.

LUÍS FERREIRA MANAGING DIRECTOR DA INAPA VISCOM

E DA INAPA PACKAGING FALOU COM A GF PARA EXPLICAR TUDO NESTA ENTREVISTA.

COMO ESTÁ A INAPA VISCOM A OBSERVAR O MERCADO DE GRANDES FORMATOS?

Sob a perspetiva da Inapa Viscom, num ano pós-covid, o mercado apresenta-se bastante dinâmico na oferta de vários lançamentos em carteira, feiras e outros eventos e existe uma expectativa elevada de recuperação do setor. Sentimos também uma dinâmica a que nunca se assistiu, do ponto de vista do crescimento do Setor da construção, o que implica a natural expansão do mercado CAD. Há uma procura de produtos diferenciadores (especialidades como magnéticos, férrico, eletroestáticos) e sustentáveis (vinis sem PVC, cartão favo ou o micro-canelado, por exemplo) que seguem uma política amiga do ambiente e são claramente tendência, assim como os equipamentos com tecnologias de impressão ecofriendly, como o UVgel ou o Latex.

QUAIS AS PRINCIPAIS NOVIDADES QUE A INAPA VISCOM OFERECE AOS PROFISSIONAIS DE IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS?

A grande novidade que a Inapa Viscom tem para oferecer no imediato são os novos equipamentos Série M da Canon Colorado, com os modelos M3 e M5 que permitem uma excelente performance e contemplam o branco e a impressão de brilho e mate em simultâneo (tecnologia

FLXfinish+), com possibilidade de aumentar a produtividade com licenças temporárias. Outra novidade foi a extensão do portfólio aos equipamentos de corte, gravação a laser e laminação, com a marca Maknor, e às fresadoras e mesas de corte com a marca Ouplan. No que se refere aos substratos, temos a Drytac com novidades floor graphics, laminação e aplicações diferenciadas como o Viziprint Deco Plus, o Viziprint Impress Clear UV, o Polar Pet 170 e o SpotOn Syntac, sem PVC.

OS CLIENTES PROCURAM EQUIPAMENTOS COM MAIS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OU UMA MAIOR DIFERENCIAÇÃO FACE À CONCORRÊNCIA?

Os clientes, procuram sempre o melhor binómio custo versus qualidade de impressão e são muito mais sensíveis à otimização de todos os recursos que se traduzem em poupança de tempo e dinheiro, quer na produtividade, quer no consumo. Uma maior automatização dos processos também é um dos fatores valorizados, já que há horários em que os equipamentos podem estar a produzir sem terem a respetiva supervisão, permitindo labo-

36 LUÍS FERREIRA ENTREVISTA

A GRANDE NOVIDADE QUE

A INAPA VISCOM TEM PARA

OFERECER NO IMEDIATO SÃO

OS NOVOS EQUIPAMENTOS

SÉRIE M DA CANON

COLORADO, COM OS MODELOS

M3 E M5 QUE PERMITEM UMA

EXCELENTE PERFORMANCE

E CONTEMPLAM O BRANCO

E A IMPRESSÃO DE BRILHO

E MATE EM SIMULTÂNEO

(TECNOLOGIA FLXFINISH+)

rar 24/7. Temos, por exemplo, uma Canon Colorado que garante a redução de 40% do consumo de tinta, já comprovado em variados testes nos equipamentos do nosso Showroom em Sintra e nos próprios clientes, sendo uma mais valia, pois traduz-se numa poupança efetiva de custos e do meio ambiente. A introdução do branco permitiu uma abrangência de aplicações mais vasta e a tecnologia FLXfinish+ (uma aposta da Canon na impressão simultânea de brilho e mate, sem utilização de verniz, sem laminação e sem alterar o set up do equipamento) veio revolucionar a forma como se encarava este tipo de acabamento. Os fabricantes, face a esta tendência tentam, cada vez mais, oferecer soluções disruptivas e diferenciadoras, criando a necessidade nos clientes de se diferenciarem também eles na oferta e relativamente à concorrência.

OS CLIENTES, PROCURAM SEMPRE O MELHOR BINÓMIO CUSTO VERSUS QUALIDADE DE IMPRESSÃO E SÃO MUITO MAIS SENSÍVEIS À OTIMIZAÇÃO DE TODOS OS RECURSOS QUE SE TRADUZEM EM POUPANÇA DE TEMPO E DINHEIRO

37 LUÍS FERREIRA ENTREVISTA

IMPRIMIR BRANCO CAPTA SEMPRE A ATENÇÃO DOS PROFISSIONAIS. DE ENTRE O VOSSO PORTFÓLIO O QUE É QUE A INAPA VISCOM PODE OFERECER AO MERCADO?

Neste momento a Inapa Viscom tem a grande novidade da Canon, a serie M com impressão de branco, em conjunto com a tecnologia FLXfinish+ de impressão de brilho e mate em simultâneo e a HP com as Latex 700W ou 800W também com o branco incluído e uma ótima performance na impressão.

PARA ALÉM DA QUESTÃO PREÇO VERSUS QUALIDADE/PRODUTIVIDADE E VERSATILIDADE, A ASSISTÊNCIA PÓS-VENDA PESA NO MOMENTO DA ESCOLHA DE UM FORNECEDOR?

PARA O

E CONSEQUENTEMENTE PARA A INAPA VISCOM, A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE É UMA QUESTÃO ESSENCIAL. O GRUPO TEM CERTIFICAÇÃO FSC E PEFC

E CONSEQUENTEMENTE A INAPA VISCOM RESPEITA TODAS AS DIRETIVAS

DESENVOLVIDAS E PROMOVIDAS A ESTE NÍVEL

A assistência pré e pós-venda pesam efetivamente na escolha de um fornecedor e é essencialmente o que nos diferencia relativamente aos outros players, já que, ao sentirem que mitigamos as suas “dores”, os clientes escolher-nos-ão, decerto. No ato da aquisição, sabem à partida que toda instalação, formação, assessoria e acompanhamento são garantidos.

DE QUE FORMA A INAPA VISCOM SE DISTINGUE DE OUTROS FORNECEDORES EM TERMOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA?

Os nossos técnicos são certificados e estão em permanente formação certificada pelos fabricantes e conseguem responder aos pedidos de assistência pós-venda em 24 a 48h após confirmação do pedido, em todo o território nacional. A Inapa Viscom dispõe também de um showroom em Sintra modernizado e devidamente equipado, onde os clientes podem assistir e até solicitar demos, mesmo com os próprios ficheiros e constatar a performance do equipamento “in loco”.

Criámos também uma solução integrada, chave na mão - Inapa TechniCare+ - em que incluímos diagnóstico, manutenção, deslocações, mão-de-obra e peças, garantindo um acompanhamento total e sem surpresas.

Também dispõe dos serviços personalizados, de acordo com o perfil do cliente, do equipamento e as especificidades do negócio em que se encontra, incluindo os próprios serviços de fornecedores com o HP Care pack fornecido pela HP ou o Canon Pro Care fornecido pela Canon.

O MERCADO DE IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS CONTINUA A CRESCER EM CAMPANHAS OUT OF HOME, DECORAÇÃO DE INTERIORES, IMPRESSÃO TÊXTIL, COBERTURA DE ESPAÇOS/CHÃO, ETC.

OS CLIENTES PEDEM AJUDA SEMPRE QUE PRETENDEM ENTRAR EM NOVAS ÁREAS DE NEGÓCIO?

Quer na vertente da oferta de equipamentos, quer na vertente das aplicações, perfis e gestão de cores, consultam-nos para informação adicional sobre as áreas em que querem entrar e onde ainda não atuam, reconhecem o know-how da equipa técnica e baseiam-se em informações de mercado relevantes que lhes permitam alguma segurança para novos projetos. Existe uma procura em clara ascensão no design e decoração de interiores em que a solução UVgel Wallpaper Factory da Canon se revela claramente diferenciador.

A INAPA VISCOM TEM UM DEPARTAMENTO DE MARKETING QUE APOIA OS CLIENTES NA ÁREA DE IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS?

O Departamento de marketing apoia essencialmente com a partilha e a comunicação de novas tendências, DYI’s, notícias especializadas e informação direcionada a cada tipo de negócio.

Promove o lançamento de várias campanhas, promoções e novos produtos, proporciona webinares com a formação técnica assegurada pelos próprios fabricantes, avalia novas possibilidades de abordagem ao mercado e, em conjunto com a área comercial, define ações concertadas que permitam ao cliente reconhecer o valor da informação recebida e da troca de sinergias relativamente aos temas mais relevantes, para que este se sinta devidamente acompanhado e assessorado.

38 LUÍS FERREIRA ENTREVISTA
GRUPO INAPA

Trabalha a notoriedade da marca Inapa Viscom, com a presença nas redes sociais e email marketing com conteúdo diferenciador, produz catálogos informativos e de produto como ferramentas física de apresentação da empresa, das áreas de negócio e do próprio produto, promove ações de demonstração de impressão nos equipamentos no Showroom em Sintra, assim como ações internas de teambuilding, sempre com a vertente de formação técnica e de responsabilidade social. Este ano, em equipa, com atividades lúdicas, reunimos peças e construímos 6 bicicletas que oferecemos a uma instituição de jovens carenciadas, dos 12 aos 18 anos, permitindo a sua mobilidade e contribuindo para a inserção social.

MUITAS EMPRESAS QUE IMPRIMEM GRANDES

FORMATOS DIZEM QUE OS CLIENTES FINAIS PROCURAM RECICLABILIDADE/REUTILIZAÇÃO DOS

PRODUTOS IMPRESSOS. OS VOSSOS CLIENTES PREOCUPAM-SE COM A PEGADA ECOLÓGICA?

A otimização da fórmula das tintas, a utilização de tintas base de água, UV gel, a substituição da própria embalagem de plástico por cartão e o desenvolvimento

de tecnologias ecológicas e sustentáveis é a sua essencial preocupação, assim como a utilização de matérias de base papel/cartão ou vinil PVC Free, já que fornecem o produto impresso ao cliente final e a decisão da gestão do fim que lhe é aplicado é essencialmente deste último. O que geralmente garantem internamente é a gestão dos resíduos e desperdícios das produções que realizam para o cliente final e aí sim, têm algum cuidado, até porque otimizando a redução do desperdício, maximizam também a respetiva margem e garantem a resposta à preocupação ambiental.

Para o Grupo Inapa e consequentemente para a Inapa Viscom, a questão da sustentabilidade é uma questão essencial. O Grupo tem certificação FSC e PEFC e consequentemente a Inapa Viscom respeita todas as diretivas desenvolvidas e promovidas a este nível.

DE ENTRE O PORTFÓLIO, QUAL O TIPO DE OS EQUIPAMENTOS MAIS REQUISITADOS PELO MERCADO?

Neste momento, com a identificação de novas necessidades do mercado e solicitações que nos levaram ao alargamento do portefólio à área das impressoras de rígidos e acabamento, em conjunto com a oferta CAD/GIS e Photo e Viscom de que já dispúnhamos, conseguimos abranger praticamente todos os mercados e necessidades. Sentimos que os equipamentos de acabamento e laminação serão talvez o que menos nos solicitam nesta fase, talvez por ser uma oferta recente em que apostámos e o nosso “core” mantém-se nos equipamentos de impressão Viscom e CAD/GIS e Photo com o maior volume de vendas.

EXISTE UMA PROCURA

EM CLARA ASCENSÃO

NO DESIGN E DECORAÇÃO DE INTERIORES EM QUE A SOLUÇÃO UVGEL

WALLPAPER FACTORY

DA CANON SE REVELA

CLARAMENTE DIFERENCIADORA

A INAPA VISCOM OFERECE AOS CLIENTES UM LEQUE DE EQUIPAMENTOS, PRODUTOS E SUBSTRATOS QUE GARANTE A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO DE QUALIDADE...

A Inapa Viscom representa as melhores marcas de equipamentos, tais como HP, Canon, Maknor, Ouplan, Fotoba, Summa e Neolt, o que garante uma oferta efetiva e eficaz ao mercado e a todos os seus clientes. Representa em exclusivo a marca Drytac para todos os substratos, desde vinil monomérico até às opções mais sustentáveis sem PVC e sem necessidade de laminação. Dispõe também uma marca própria de substratos, a Powerjet, que garante a eficiência a custos reduzidos e um posicionamento acessível a todos, sem comprometer a performance. Para além de todos os equipamentos, produtos e substratos, aposta também na oferta de serviços diferenciados como é o Inapa TechnoCare+ que garante todo o acompanhamento, sem surpresas e com um serviço chave na mão, desde a instalação, passando pela formação e a assessoria técnica, até à manutenção e a todo o serviço pós-venda, independentemente da garantia do fabricante, aquando da aquisição do equipamento.

39 LUÍS FERREIRA ENTREVISTA

SECOND SKIN CONQUISTA O MERCADO DO CARWRAPPING

A SECOND SKIN É UMA REFERÊNCIA NA ÁREA DO

CARWRAPPING E NUNO GOMES UM DOS PROFISSIONAIS MAIS

DESTACADOS DENTRO DESTA ÁREA. CONHECER BEM OS

MATERIAIS, O SEU COMPORTAMENTO, AS CORES, TEXTURAS E APLICAÇÕES SÃO OS PONTOS FORTES QUE FAZEM DO “PASSA

PALAVRA” A DIVULGAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO. QUISEMOS

SABER MAIS SOBRE CARWRAPPING E FOMOS FALAR COM

NUNO GOMES, DEFINITIVAMENTE UM DOS MELHORES ESPECIALISTAS NESTA ÁREA.

40 NUNO GOMES ENTREVISTA

COMO É QUE O NUNO GOMES VEIO PARAR A ESTA ÁREA DO REVESTIMENTO AUTOMÓVEL, CARWRAPING , O TERMO UTILIZADO EM PORTUGAL?

Sempre foi um objectivo que tive desde que entrei neste mundo da publicidade. Comecei a trabalhar em 1991 numa empresa que ainda hoje existe, a Novotipo. Era preparador-montador gráfico, e foi aí o meu 1º contacto com a aplicação de vinil em viaturas, onde tudo era um mundo desconhecido!

QUE DIFICULDADES ENCONTROU QUANDO COMEÇOU A DESENVOLVER A SUA ACTIVIDADE?

No início, a maior dificuldade foi a cativação do possível cliente para esta “arte”, pois na altura em Portugal ainda não estava na “moda” o Carwrapping!

O NUNO TEM UMA EMPRESA, A SECOND SKIN DESIGN, QUE ESTÁ NO MERCADO HÁ VÁRIOS ANOS. QUAL O POSICIONAMENTO DA EMPRESA?

A Second Skin Design foi criada em 2011 com o principal objetivo de oferecer mão-de-obra qualificada na aplicação de vinil, em especial em viaturas. Estive, e continuo a estar, em vários projectos europeus onde é exigida alta qualidade e garantia na aplicação. Hoje, a Second Skin Design já tem equipamento (impressora, plotter, laminadora) que lhe permite dar resposta aos pedidos dos nossos clientes, em especial na decoração e personalização de viaturas. Apostamos num atendimento personalizado e pessoal, o que considero ser o que faz a diferença num mercado tão competitivo.

Fazemos igualmente trabalhos comerciais, tais como a decoração de interiores (arquitectura).

QUE TIPO DE CLIENTES RECORREM AO TRABALHO DA SECOND SKIN DESIGN?

Temos o cliente particular, que procura o CarWrapping e a aplicação de PPF (Paint Protection Film) e o cliente empresa, para a personalização das suas viaturas ou espaços comerciais.

OS FORNECEDORES DE PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA A ÁREA DO REVESTIMENTO ESTÃO SUFICIENTEMENTE PRÓXIMOS DOS SEUS CLIENTES?

Sim, cada vez mais. É uma área sempre em desenvolvimento, quer a nível tecnológico quer a nível de soluções de cores, texturas, etc…. Existe uma grande aposta dos principais fabricantes em marcar a diferença entre eles, e isso obriga a que estejam sempre em campo na sua divulgação e promoção.

HÁ NESTE MERCADO FORNECEDORES QUE PRESTAM UM SERVIÇO DE ASSESSORIA/ CONSULTORIA TÉCNICA QUE DEIXA OS PROFISSIONAIS CONFORTÁVEIS PARA RESPONDEREM A DESAFIOS MAIS EXIGENTES?

Sim. Neste momento só conheço duas empresas que têm essa capacidade de resposta, pois têm um técnico referenciado e acreditado por uma marca líder no mercado mundial!

ESTA É UMA ÁREA MUITO TÉCNICA. COMO É QUE OS JOVENS PODEM ACEDER A FORMAÇÃO TÉCNICA E ESPECIALIZADA?

Sim…. sem dúvida, é uma área muito técnica. Existe em Portugal um Graphic Center da Avery Dennison onde são ministrados workshops para a iniciação nesta “arte” de aplicação de vinil em viaturas.

ESTE SEGMENTO DE MERCADO DE CARWRAPPING TEM SUSCITADO CURIOSIDADE POR PARTE DO MERCADO E CRESCE NÃO APENAS NA ÁREA AUTOMÓVEL MAS TAMBÉM EM TERMOS DE DECORAÇÃO. SENTE ISSO A CADA ANO QUE PASSA?

Sim, mas não ainda em Portugal…. como em tudo, Portugal entra sempre um pouco tarde nas tendências… Por exemplo, em alguns países europeus já se faz muitos projectos de CarWrapping mas com imagem, ou seja, com vinil impresso, algo que já tentei várias vezes propor a alguns clientes mas ainda não estão preparados para tal! E acreditem, existem projectos simplesmente únicos!!!

41 NUNO GOMES ENTREVISTA
“ATUALMENTE, AS MAIORES NOVIDADES SÃO O LANÇAMENTO DE NOVAS E ARROJADAS CORES, COM SUPER BRILHO E ALGUMAS DELAS COM TEXTURAS!”

QUAIS AS TENDÊNCIAS QUE VERIFICA EM TERMOS DE MATERIAIS UTILIZADOS E DE APLICAÇÃO?

Neste momento as tendências são as cores distintas das que existem no sector automóvel. Cores vivas e as chamadas de “camaleão”, que são cores que variam de tom e mesmo de cor consoante a incidência da luz solar.

POR NORMA QUANTAS HORAS DE TRABALHO/EXPERIÊNCIA, PRECISA UM PROFISSIONAL DESTA ÁREA PARA PODER ESTAR APTO A RESPONDER SOZINHO A PROJECTOS MAIS ARROJADOS?

Essa é uma pergunta difícil…… Em primeiro lugar depende da paixão e dedicação que cada um tem por esta “arte”! É essencial entender o comportamento do material e saber quais os seus limites, e claro, a quantidade de metros que aplicamos para desenvolvermos as nossas capacidades. Isto é como um atleta de alta competição, temos de praticar todos os dias para atingir os nossos objetivos. E posso dizer que aprendo todos os dias! Quer seja a trabalhar sozinho ou equipa como acontece quando estou em algum projecto europeu.

O NUNO É FORMADOR

QUALIFICADO NESTA ÁREA E TRABALHOU

DIRECTAMENTE COM A AVERY DENNISON NO QUE SE DESIGNA COMO SOLUÇÕES GRÁFICAS. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS E AO NÍVEL DA SUSTENTABILIDADE DESTA EMPRESA?

A Avery Dennison (AD) neste momento é uma das empresas nesta área com a maior preocupação ambiental e sustentabilidade. A AD já tem no mercado alguns produtos “verdes”, o que demonstra essa preocupação, tais como produtos Free PVC ou outros em que na sua base tem como principal elemento produtos naturais. Posso referir, como exemplo, a linha Organoid Natural Surfaces onde são utilizados como padrão, pétalas de rosa naturais.

QUAIS CONSIDERA QUE SÃO AS MAIORES NOVIDADES EM TERMOS DE SOLUÇÕES DE CARWRAPPING?

As maiores novidades penso que surgiram já há alguns anos e que foram o desenvolvimento tecnológico do vinil, em que a aplicação se tornou “mais simples”. Algumas fabricantes desenvolveram tecnologias que permitem uma rápida e segura aplicação

do vinil. Actualmente, as maiores novidades são o lançamento de novas e arrojadas cores, com super brilho e algumas delas com texturas!

QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS DO NUNO GOMES QUANTO AO FUTURO DESTE SEGMENTO DE MERCADO?

As minhas perspectivas são de crescimento…. mas gostaria que fosse um crescimento sustentado. Sustentado quer na oferta profissional quer na qualidade do trabalho oferecida ao cliente. Infelizmente nem sempre se verifica!

ONDE GOSTARIA DE CHEGAR COM A SUA ACTIVIDADE? CONSIDERA QUE O MERCADO TEM RECONHECIDO O SEU TRABALHO?

Gostaria de ser uma empresa de referência na área do CarWrapping e do PPF. Julgo que cada vez mais o mercado reconhece a qualidade do trabalho realizado, em especial quando o recomendam a outros clientes ou voltam com outros projectos.

HÁ PAÍSES ONDE A ÁREA DO WRAPPING TEM UMA GRANDE EXPRESSÃO NO MERCADO, COMO É O CASO DO BRASIL. PORTUGAL TEM AINDA MUITO POR ONDE CRESCER NESTA ÁREA?

Penso que Portugal continua a crescer nesta área. E cada vez mais! Muitas empresas ligadas ao sector automóvel, que tem como base do seu negócio a lavagens auto, detalhe automóvel e outras, incluem na sua oferta de serviços o CarWrapping.

42 NUNO GOMES ENTREVISTA
“EM ALGUNS PAÍSES EUROPEUS JÁ SE FAZ MUITOS PROJECTOS DE CARWRAPPING MAS COM IMAGEM, OU SEJA, COM VINIL IMPRESSO, ALGO QUE JÁ TENTEI VÁRIAS VEZES
PROPOR A ALGUNS CLIENTES MAS AINDA NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA TAL!”

O MERCADO DE GRANDES FORMATOS NO BRASIL

LUCIANA ANDRADE, UMA DAS MAIORES ESPECIALISTAS DO BRASIL NA ÁREA DE GRANDES FORMATOS. REVELA NESTE ARTIGO COMO ESTÁ O MERCADO NA AMÉRICA LATINA

NO BRASIL, ASSIM COMO EM TODO O MUNDO, com o caos da pandemia tudo precisou ser revisto dentro das empresas de impressão. A avalanche de despesas em relação aos baixos lucros veio à tona e colocou a maior parte dos empresários em cheque.

Foi necessário rever, em tempo recorde, todos os processos das empresas, desde as estruturas físicas, financeiras, quadro de colaboradores, focos de mercado, novas estratégias, marketing, enfim, foi sim extremamente desafiador.

Com isto vimos setores dentro das empresas sendo extintos e dando lugar a terceirizados. Muitas vezes até motivando os funcionários para abrir um negócio, já que teriam um cliente potencial, expertise e maquinário necessário. A produção 24h com pouco lucro foi sendo substituída, aos poucos, por clientes menores, mas com margem. Os processos foram “enxugados” e o que era um grande fluxo de despesas foi reduzido. Ficou só o essencial, e com isto um novo cenário começou a nascer!

Vemos hoje que muitos empresários tiveram crescimento exponencial, pois investiram em mentorias, em aprimoramento na estratégia da gestão dos seus negócios. Seus negócios são vistos hoje como ecossistemas de crescimento com parcerias estratégicas. O conceito inovador do “compartilhamento” também se aplicou em alguns casos. Basta um olhar do negócio de forma mais ampla e a pergunta: O que eu faço de melhor? Como posso ajudar outras empresas com isto? O que eu tenho que falta para as demais? Neste aspecto não existe mais concorrência. Existe um mercado feito de pessoas, onde suas empresas – TODAS elas, têm forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – sugiro usar análise de SWOT para levantar as suas - que podem caminhar juntas! Ter um futuro mais tranquilo e lucrativo com

uma empresa saudável na impressão em grandes formatos é possível!

Como o exemplo tão batido nas palestras motivacionais, sobre o processo da lagarta virar borboleta, pois realmente é o que podemos ver, em alguns casos o processo vai acontecendo lentamente. Muitas estratégias de ataque aos concorrentes estão sendo transformadas em parcerias.

Nas últimas feiras pudemos vivenciar isto vendo a quantidade de empresários comprando equipamentos, porém com um planejamento claro de atuação e lucratividade.

OS MERCADOS EM ALTA PARA OS PRÓXIMOS ANOS SÃO: DECORAÇÃO (RESIDENCIAL E CORPORATIVA); PDD (PONTOS DE VENDA), PRINCIPALMENTE COM O NOVO MODELO DE “RETAIL”

Com as novas tecnologias de impressão e novos suprimentos disponíveis se abriram muitas novas oportunidades de atuação para nosso mercado. Vemos o aumento de demanda para as impressões UV (rígidas, flexíveis e híbridas) e tecnologias “green” como látex e resinas.

Um dos nichos mais desejados pelos empresários é o mercado da decoração, por ser mais rentável que a comunicação visual tradicional. Porém, é necessário ter um “plano de ação” bem alinhado quando se trata de atuar em novos nichos.

Antes da pandemia víamos os empresários vivendo um emaranhado de

“tentativas” de abraçar nichos, afinal são muitas as oportunidades que aparecem, assim, muitas empresas pegam um pouco de cada, tentam abraçar tudo e não conseguem ter sucesso em nenhum nicho. Apostar em um novo mercado é uma das melhores iniciativas para quem deseja ter mais lucratividade, porém, requer muita análise prévia principalmente de quem serão os clientes deste mercado, como irão atingi-los e alinhar o marketing, a estrutura comercial e de produção. Os investimentos mais assertivos para isto são em marketing e em treinamentos específicos para a equipe. Para que tudo isto funcione, o ideal é focar em um novo nicho somente e quando este estiver dando resultados, partir para novas oportunidades!

Os mercados em alta para os próximos anos são: Decoração (residencial e corporativa); PDD (pontos de venda na distribuição), principalmente com o novo modelo de “retail” - que tem o objetivo de gerar experiências dos clientes em pontos físicos; Softsignage, comunicação visual em tecidos impressos; Eventos (que estão em alta) e até a indústria moveleira.

Afinal, as empresas que atuam na impressão em grandes formatos terão vida longa se estiverem alinhadas com as novas demandas e as novas formas de fazer negócios que não se resumem em banners, front lights e envelopamento de veículos!

43
LUCIANA ANDRADE
OPINIÃO LUCIANA ANDRADE

EPSON REFERE

RAZÕES PELA OPÇÃO DE TECNOLOGIA SEM CALOR

OS EQUIPAMENTOS DOTADOS COM A TECNOLOGIA SEM CALOR PERMITEM UMA

MAIOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM CASA E NO ESCRITÓRIO, SENDO ESTES UMA EXCELENTE ALTERNATIVA PARA AJUDAR O PLANETA.

POUPAR OS RECURSOS DA TERRA É IMPERATIVO PARA TRAVAR O AVANÇO DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. Como tal, empresas e cidadãos têm realizado mudanças no seu quotidiano para se tornarem mais sustentáveis. A todas essas adaptações junta-se a tecnologia sem calor, que, presente em vários equipamentos da Epson, possibilita um consumo energético reduzido. A diferença está na ejeção de tinta que não necessita de calor para funcionar. Segundo Raul Sanahuja, responsável de comunicação da Epson Ibérica, “escolher um equipamento com a tecnologia de jacto de tinta é o caminho para o um futuro mais sustentável e é esse que todos devemos seguir. Os benefícios estão à vista e é apenas necessário agir para que seja possível reduzir a nossa pegada ambiental”. Mas quais são exatamente os principais benefícios da utilização desta tecnologia?

A Epson apresenta cinco:

1.

POUPAR RECURSOS ENERGÉTICOS

Esta tecnologia, como se compreende através do nome, não utiliza calor no processo de injeção de tinta. Este acontece de forma distinta, pela aplicação de pressão num elemento Piezo que leva a tinta a ser disparada para o papel. Desta forma, a impressora não necessita de utilizar tanta energia ao aquecer, ao contrário do que acontece nas típicas impressoras a laser. Consequentemente, o consumo de recursos energéticos é diminuído, uma vez que esta tecnologia permite uma menor utilização dos mesmos.

2.

POUPAR DINHEIRO

A carteira também agradece a aquisição de um destes equipamentos. Vejamos, ao consumir menos energia estará a poupar no consumo elétrico em casa ou no trabalho. Segundo o último relatório de eficiência energética da tecnologia sem calor, da Epson, uma impressora a laser consome, aproximadamente, entre 0,2KWh a 2,3 KWh, enquanto uma a jacto tem um consumo de 0,2KWh a, apenas, 0,5KWh. A diferença é significativa pelo que se compreende que é oportuno optar por um equipamento com tecnologia sem calor.

3.

MAIOR VELOCIDADE DE IMPRESSÃO

Os equipamentos da Epson dotados desta tecnologia permitem reduzir o tempo de impressão, visto que não é necessário esperar pelo aquecimento do dispositivo. Assim sendo, estará a otimizar o tempo que necessita para imprimir os seus documentos.

4.

MUDANÇA GLOBAL

Contribuir para a mudança global de impressoras a laser para impressoras com tecnologia sem calor. A mudança é necessária para levar as emissões de carbono a 0. Se a adaptação fosse feita por todos os utilizadores de equipamentos a laser, a redução seria de 52,6% nas emissões, aponta estudo realizado pela Universidade de Cambridge junto a Epson.

SEGUNDO RAUL SANAHUJA, RESPONSÁVEL DE COMUNICAÇÃO DA EPSON IBÉRICA, “ESCOLHER UM EQUIPAMENTO COM A TECNOLOGIA DE JATO DE TINTA É O CAMINHO PARA O UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL E É ESSE QUE TODOS DEVEMOS SEGUIR

44 SUSTENTABILIDADE FUTURO

5.

A escolha de opções mais sustentáveis não beneficia apenas o próprio utilizador, mas todo o planeta. Segundo o mesmo relatório, estima-se que esta tecnologia inovadora – sem calor – seja até 90% mais eficiente em termos energéticos quando comparada com uma impressora tradicional. Além disto, como vimos nas vantagens anteriores, o proprietário do equipamento pode esperar ver o seu consumo energético reduzir, poupar recursos e dinheiro.

O responsável de comunicação da empresa afirma também que “esta é uma evolução necessária que apresenta inúmeras vantagens, tanto para os seus utilizadores, como para o planeta. É urgente fazer esta adaptação tanto no meio profissional como no lar”. Em 2022 a Epson anunciou a interrupção da venda de impressoras a laser em todo o mundo para 2026, passando a preferir a comercialização de impressoras

A MUDANÇA É NECESSÁRIA PARA LEVAR

AS EMISSÕES DE CARBONO A ZERO. SE A ADAPTAÇÃO FOSSE FEITA POR TODOS OS UTILIZADORES DE EQUIPAMENTOS A LASER, A REDUÇÃO SERIA DE 52,6% NAS EMISSÕES

com a tecnologia sem calor. Os modelos são variados, bem como o destino da sua utilização. A empresa adianta que se os clientes procuram um destes equipamentos, poderão optar pela EcoTank, uma impressora com custo por página ultrarreduzido, com impressão e digitalização rápida e, ainda, com multifunções com ADF. “Se aquilo que deseja é um equipamento com dimensões mais pequenas, existe as impressoras da gama WorkForce que apresentam um baixo consumo energético e custos reduzidos.”

O catálogo da Epson apresenta uma ampla gama de escolhas e são vários os dispositivos disponíveis que contemplam a tecnologia de jacto de tinta. Para saber mais vá a www.epson.pt ou epson.com/

45 SUSTENTABILIDADE FUTURO

PLOTTERZONE IMPRIMIU & DECOROU stand da IG e GF na Feira PP

CONSIDERADO UM DOS MAIS

DESTACADOS E ATRAENTES STANDS

DA FEIRA PORTUGAL PRINT, A REVISTA INTERGRÁFICAS E GRANDES

FORMATOS PORTUGAL CONTOU COM A

COLABORAÇÃO DA PLOTTERZONE PARA

IMPRIMIR E DECORAR AS SEIS PAREDES

NUMA ÁREA DE 18 METROS QUADRADOS.

DECORAR UM STAND É SEMPRE UM DESAFIO PARA QUALQUER EXPOSITOR. Na verdade, é ainda mais desafiante quando se trata de uma revista ou editora pelo facto de obrigar a escolher capas, páginas interiores ou elementos como logotipos. Para não ser repetitiva a decoração em relação a presenças em edições anteriores, a Designglow, responsável pelo layout e design da revista Intergáficas e Grandes Formatos Portugal “desenhou” os painéis com as molduras e colocou no centro de cada uma, capas diferentes, tratando as como “obras de arte”.

O objetivo foi ter uma galeria de arte que levasse os visitantes a apreciar as capas como arte e pudessem depois levar alguns exemplares das últimas edições.

Desafiados a imprimir o design proposto, composto por molduras de grande dimensão impressas com algumas das mais impactantes capas da revista IG, a Plotterzone decidiu usar materiais que pudessem ser vistos ao longe e que ressal-

DESAFIADOS A IMPRIMIR O DESIGN PROPOSTO, COMPOSTO POR MOLDURAS DE GRANDE

DIMENSÃO IMPRESSAS COM ALGUMAS DAS

MAIS IMPACTANTES CAPAS DA REVISTA IG, A PLOTTERZONE DECIDIU USAR MATERIAIS

QUE PUDESSEM SER VISTOS AO LONGE E QUE

RESSALTASSEM AS IMAGENS DE CADA MOLDURA

tassem as imagens de cada moldura. Assim, foram todos os materiais foram impressos numa HP Látex 800W, os materiais foram Kemica em Tomato Red, bege, Silver, Gold, Pink e Blue. Quanto às dimensões cada painel tinha 240x94,60 cm.

Filipe Silva da Plotterzone referiu que o uso de películas autocolantes, de forma a poderem ser retiradas no final seria a melhor opção.

A equipa de montagem aplicou o material nas paredes do stand no dia anterior e o comportamento do mesmo foi exemplar.

Tanto Filipe Silva como Domingos Barbosa, sócios da Plotterzone referiram que esta colaboração serviu acima de tudo para mostrar a qualidade dos equipamentos, a escolha dos materiais em função do propósito do cliente e ainda exemplificar de que forma a junção entre o bom design e a qualidade de impressão podem fazer a diferença no impacto que as marcas e empresas tanto procuram.

46 PORTUGAL PRINT PARCERIA
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.