Relatório de Responsabilidade Social 2010 | ano base 2009

Page 64

Indicadores de

isp

A Boehringer Ingelheim destinou verbas para que a Associação Aliança pela Vida (Alivi) comprasse equipamento para fábrica de envase de água mineral em Mairiporã (SP), com o intuito de empregar dezenas de portadores do HIV, de baixa renda, proporcionando geração de receita. A Chiesi contribuiu para que a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) continuassem a garantir locomoção, acesso a tratamentos e a medicamentos para centenas de pacientes da capital paulista. Em 2009, a Roche reviu seu cadastro de ONGs de pacientes e formalizou contratos de parceria com 52. Com dez dessas, foram estabelecidas atividades de fortalecimento e de qualificação (veja mais informações na página 67). Como resultado de tal processo foi organizado, por exemplo, o 1º Fórum de Pacientes sobre Políticas Públicas para Doenças Reumáticas, em Fortaleza (CE), em parceria com a Associação Nacional dos Pacientes com Artrite Reumatoide (Anapar) e o Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará (Garce). A Sanofi-Aventis investiu em diferentes organizações, com vistas a continuarem atuando em defesa dos interesses dos pacientes: a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela) e a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), ambas da capital paulista; e as unidades de Minas Gerais e Rio Grande do Sul da Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica (Arela). A Associação Brasileira do Déficit de Atenção (Abda) contou com suporte financeiro da Shire para execução de suas atividades, participação de representantes brasileiros em congresso latinoamericano da doença (na Colômbia) e efetivação de um congresso semelhante no Rio de Janeiro. A companhia também doou recursos para: a Associação Brasileira de Pacientes Portadores da Doença de Fabry e Familiares (Abraff), de Campinas (SP); a Associação Catarinense de Mucopolissacaridoses (Acamu); e a Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridose do Estado do Rio de Janeiro (AMPSRJ). Ao longo de 2009, a Zambon contribuiu para que a Associação Brasileira de Portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) mantivesse suas atividades de apoio e orientação a pacientes.

Apoio ao paciente em tratamento

64

A Boehringer Ingelheim ajudou com recursos em dinheiro uma artista plástica, portadora da doença de Parkinson, que conseguiu voltar a trabalhar ao se tratar com medicamento da empresa. Ela é professora de artes na região onde mora e contribui para a disseminação da arte e da cultura em sua comunidade. A Genzyme manteve seu programa de estímulo a pacientes com doenças de depósitos lisossômicos – doenças de Gaucher, Fabry, Pompe e as mucopolissacaridoses – a desenvolverem seu lado artístico (em desenhos, colagens, fotografias), contribuindo, assim, com a autoestima e a ressocialização dessas pessoas. Em 2009, a empresa comprou material de artes plásticas, divulgou concurso das obras e fez impressão de cartões com os trabalhos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.