Page 1

PUBLICAÇÃO MENSAL

JORNAL SÃO JUDAS

ANO XXII Nº 180 MARÇO/2012

unidiversidade

o que rolou

Saiba quais os posts mais interessantes e tudo que bombou nas redes da São Judas. Pág. 2 Qual É A SUA?

Suas escolhas na vida sempre foram motivadas por um interesse maior, por uma grande paixão? Então, sua história pode fazer parte desta nova seção. Pág. 3

Um bom começo

você faz

Nada melhor para iniciar a vida universitária do que ser recebido com uma programação elaborada para promover o acolhimento e a integração de todos. Foi assim que o Trote Solidário recepcionou nossos calouros, de maneira inteligente e responsável, princípios que fazem parte do compromisso da São Judas. Saiba mais na seção UniDiversidade. Págs. 8 e 9 destaques A seção Bem Perto mostra tudo que você pode fazer no Sesc Belenzinho, uma atração que está bem aqui, ao nosso lado. Pág. 11

FOTOS: DIVUGAÇÃO SESC BELENZINHO

BEM PERTO

Conte para nós o que você tem feito para promover o bem no seu bairro, na Universidade ou no trabalho. Pág. 16

www.usjt.br


editorial

Estamos juntos! Nesta primeira edição de 2012, o Jornal São Judas está com muitas novidades. Recriamos o projeto gráfico, trocamos seções e integramos ainda mais a publicação à rede Interconectados. Queremos ficar cada vez mais perto de você. Para isso, contamos com a sua participação. Pode ser pelo e-mail abaixo, Facebook, Twitter, blog www.interconectadossaojudas.com.br ou como você preferir. Conte sua história, conheça as de seus amigos e professores. Mande sua opinião e sugestões. Fazemos, ainda, um convite especial a quem está chegando agora: venha fazer parte do nosso grupo, dar a sua contribuição e mostrar a sua cara. Temos muito a compartilhar, pode ter certeza!

o que rolou

Veja um resumo dos posts e das histórias online mais interessantes.

cartas

Boa leitura!

A Victoria Propheta é caloura de Direito. No ano passado, esteve no estande da São Judas, na Feira Guia do Estudante, e gravou um vídeo dizendo por que gostaria de estudar Direito. No Facebook, ela tornou-se amiga do Interconectados e postou quando passou no vestibular. Agora, está muito feliz com a vida universitária. Parabéns!

Envie um e.mail para jornal@usjt.br.

Inovação Nossos alunos, Carlos e Danilo, do 6AECN foram premiados no 18º Concurso Falcão Bauer de Inovação Tecnológica. O projeto é uma pequena parte do Trabalho Final de Curso que aborda o desenvolvimento de um método para reciclagem dos resíduos de gesso em canteiros de obra. Como orientador do trabalho, gostaria de parabenizá-los pelo grande esforço, dedicação e seriedade ao longo do ano! Flávio Maranhão – Professor do curso de Engenharia Civil JSJ – A partir da carta do Prof. Flávio Maranhão, desenvolvemos matéria para a primeira versão da nova seção Você Faz, na página 16. Confira como a iniciativa de Carlos e Danilo contribui para o melhor descarte dos resíduos da construção civil. Parabéns a todos os envolvidos!

Assista ao vídeo com a Victoria no Canal do Interconectados São Judas no Youtube.

Agradecimentos

Falando nisso, a Feira Guia do Estudante foi um sucesso. Gravamos mais de 50 vídeos com os visitantes do estande. Todos contaram o que gostariam de fazer ao entrar na faculdade e ganharam uma camiseta exclusiva. Em seguida, os vídeos foram para o canal do Interconectados, no Youtube. Valeu, galera!

Gostaria de agradecer a entrevista realizada na edição 179 (novembro de 2011), na seção Vocação. Ficou ótima. Tive um retorno positivo dos alunos e das pessoas que leram o jornal. Juliete Vales Gomes, professora do curso de Turismo Quero parabenizá-los pelos textos publicados na edição 179, na seção Detetive do Campus e no blog do Interconectados São Judas. Ficaram muito bons. Agradeço por toda a atenção e carinho. Vou guardar o jornal como uma recordação dos meus tempos de Universidade São Judas.   Nilton Marques, ex-aluno do curso de Farmácia  JSJ – Nós é que agradecemos a participação da professora Juliete e do Nilton. Desejamos sorte e grandes realizações aos dois, em 2012!

Assista aos vídeos da Feira Guia do Estudante no Canal do Interconectados São Judas no Youtube.

A história da professora Dinéia Hypolitto, do curso de Pedagogia, foi uma das que fez mais sucesso em 2011. Ela gravou um vídeo no qual cita, com muito carinho, alguns ex-alunos que marcaram a vida universitária.

Participe e conecte-se com outros alunos, professores, ex-alunos e vestibulandos. Acesse www. interconectadossaojudas.com.br e conte a sua história. Ou siga no Twitter, Facebook, Orkut, Youtube e Flickr. 2

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

expediente

Acesse http://www.interconectadossaojudas.com.br e clique no curso de Pedagogia. Torne-se nosso amigo e compartilhe com a gente o que você pensa! O Jornal São Judas é uma publicação mensal do Departamento de Comunicação e Marketing da Universidade São Judas Tadeu, gratuita e dirigida a toda a comunidade. Unidade Mooca: Rua Taquari, 546. CEP 03166-000 - São Paulo - SP. Unidade Butantã: Av. Vital Brasil, 1000. CEP 05503-001 - São Paulo SP - Fone: (11) 2799-1677. Supervisão: Maria Luiza Mesquita. Conselho Editorial: Anderson Fazoli, Angelo Zanini, Antonio José da Silva, Beatriz Dionísio, Caio Pereira Santucci, Carla Witter, Durval Luiz da Silva, Fernando Duch, Giovana Ganeo e Júlio César Lucchi. São Judas é produzido pela Folie Comunicação Ltda. Av. Água Fria, 1892 - CEP 02332-001 - São Paulo - SP - Fone: (011) 2203-3892/ 2953-6347. Editora e Jornalista Responsável: Mirian Meliani Nunes - Mtb 23761. Coordenação Editorial: Frideriki Karathanos. Redação: Ana Paula Ramos e Tatiana Karpovas. Revisão: Prof. Everaldo José de Campos Pinheiro. Direção de Arte/Diagramação: PaulaLyn Carvalho. Produção Fotográfica: Ana Paula Ramos. Fotografia: Sergio Carvalho. Foto/Capa: Sergio Carvalho. Tiragem: 20.000 exemplares. Reprodução permitida sob autorização prévia, desde que citada a fonte. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a posição do jornal.


qual é a sua?

Você já parou para pensar no que realmente traz motivação para a sua vida? Muitas pessoas conseguem identificar as suas paixões e vontades desde a infância, outras precisam que a vida aponte o caminho que transformará o seu destino.

Aqui, na seção Qual é a sua?, vamos mostrar pessoas que fizeram escolhas baseadas em uma grande motivação. Conte sua história pra gente.

Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Desde pequeno, Wesley Mesquita Santos foi influenciado pelo gosto musical dos pais, fãs de MPB. No aparelho de som da família tocava Rita Lee, Marina Lima, Elis Regina, Paralamas do Sucesso e clássicos do samba de raiz. O pai, músico profissional, sempre tocou violão, cavaco, bandolim e banjo. Tanta inspiração influenciou o então menino de dez anos, já apaixonado por tecnologia. Ele ganhou ainda mais gosto pela música quando conheceu o trabalho de Maria Rita, que despontava como cantora na época. “Eu fazia uma busca pela internet, quando me deparei com a canção ‘Encontros e Despedidas’. Foi amor à primeira vista”, conta o aluno. A partir daí, a música virou o interesse número um de Wesley, presidente do fã-clube e criador do blog http:// portalmariarita.wordpress.com, que fala sobre a carreira da cantora.

Paixões que se somam Com o Portal Maria Rita, Wesley abriu possibilidades para a futura vida profissional. Quando decidiu prestar vestibular, a escolha natural foi o curso de Jornalismo. Hoje, além de nutrir o blog, que recebe em média mil visitantes por dia e muitas vezes é fonte de informação para o site oficial da cantora, ele também é estagiário na TV São Judas, assessor de imprensa e produtor musical da cantora Aretha Marcos. “Para mim, a música permite diversos caminhos. Procuro estar por dentro de tudo. Entre as músicas mais reproduzidas no meu iPod, estão todas do novo disco da Maria Rita, um grande repertório da Elis Regina, a cantora britânica Adele e, recentemente, toda a obra do cantor Antônio Marcos, que resolvi conhecer por causa de meu trabalho com a Aretha”, conta. A música transforma, tem o poder de curar uma dor ou de potencializar um sentimento, em sua opinião. “A curiosidade nos leva a diferentes informações, como quem são os autores e bandas que influenciaram nossos artistas preferidos, entre outras informações que abrem o leque para novas histórias e muito conhecimento. Se você procura resposta para alguma coisa, seja ela qual for, a música pode mostrar o caminho”, finaliza o aluno.

perfil Wesley Mesquita Santos, aluno do 2º ano do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, encontrou na música algo que transcende a sua vida cotidiana e passou a colocá-la sempre em evidência nos caminhos que escolheu seguir. Motivação é a palavra-chave para tudo dar certo, em sua opinião. “Quando fazemos alguma coisa com prazer, de coração, de alma, tudo se torna mais honesto. O brilho nos olhos, quando estamos felizes e de bem com a vida, não tem como ser ignorado”, diz.

check in Notícias | Gosto de ler notícias sobre música no site da Revista Rolling Stone, da Billboard, do Show Livre, do Multishow, em sites de gravadoras e vários outros canais pelo twitter – um vício! Blog | Acompanho o blog Notas Musicais, do crítico musical Mauro Ferreira; o Querido Leitor, da Rosana Hermann; o Gustavo Braun nas redes sociais; o satirizador Sensacionalista e também adoro seguir o Interconectados São Judas. Show | Sempre vou ao HSBC ou Teatro Bradesco, além de ser um fã dos eventos da Virada Cultural – infelizmente, acredito que falta esse tipo de incentivo à cultura no nosso país.

março _ 2 0 1 2

3


entrelinhas

De olho nas telinhas TV São Judas renova a grade de programação e disponibiliza vários programas no YouTube. Quem quer curtir a novidade ou dar sugestões, pode usar, ainda, o Facebook e o Twitter.

o quÊ? TV São Judas

Onde? Todos os dias por meio do CNU - número 11 da NET, 187 da TVA Digital ou 71 da TVA Analógica. E também no YouTube e no Portal da Universidade www.usjt.br/midia/tv/

Por quê? Para manter-se bem informado sobre o que acontece no mundo e sobre a produção dos nossos alunos e professores.

Um pouco de história A TV São Judas faz parte do Canal Universitário de São Paulo (CNU), criado em 1997 com o objetivo de difundir as produções realizadas por alunos e professores das instituições parceiras: TV USP, TV Mackenzie, TV PUC, TV Unip, TV Unisa, TV São Marcos e TV São Judas. A programação da Universidade reúne documentários, entrevistas, programas de entretenimento, serviços e informações de qualidade.

4

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Foi-se o tempo em que assistíamos a nossos programas favoritos apenas olhando para um aparelho de televisão. Cada vez mais, as mídias estão interligadas e a TV São Judas segue a tendência, oferecendo diferentes opções de acesso a seus espectadores. Uma nova grade de programação estreia na terceira semana de março, com muitas novidades para agradar em cheio quem quer ficar bem informado. Em rede A partir de agora, é possível acessar a programação da TV São Judas via YouTube ou mandar sugestões de pautas e fazer comentários no Facebook. Tudo começou com a ideia de disponibilizar alguns programas, durante o período de férias escolares, nessa rede. Deu tão certo que todo o material produzido pela emissora será, aos poucos, replicado ali. Sem fazer nenhum tipo de divulgação, foram contabilizados, de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012, um número muito bom de acessos aos 11 programas produzidos por alunos e professores da Universidade que figuravam no YouTube. Um dos quadros mais recentes criados pela equipe, o Empreendedor – Série Sustentável, abrange 18 temas que se propõem a discutir os desafios da sociedade frente à necessidade de adotar ações sustentáveis, capazes de contribuir para a preservação do planeta. Sete deles foram disponibilizados no YouTube e tiveram grande acesso. O programa aborda o uso equilibrado da água, a reciclagem, o consumo consciente, a energia limpa, ética, governança corporativa e outros. É importante lembrar que esses temas serão destaque no encontro Rio+20, conferência mundial a ser realizada, em junho, na cidade do Rio de Janeiro e que contará com a presença de autoridades e pesquisadores de todo o mundo. Além do Empreendedor, a TV São Judas vai produzir em 2012 o novo SOS seu Direito, com pequenos quadros para esclarecer dúvidas e orientar a população sobre seus direitos como cidadãos.


FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

entrelinhas

Sucesso da SuperCopa de Vôlei

Alunos descem as corredeiras do Rio Atibaia, no Solar das Andorinhas, após a vitória da SuperCopa de Vôlei.

Realizada no período de outubro a novembro de 2011, a SuperCopa São Judas de Vôlei teve como grande campeão o Colégio Dourado, localizado na Vila Ré. A comemoração incluiu um Day Camp, viagem de lazer ao Solar das Andorinhas, em Campinas, especializado na prática de esportes radicais. O evento, patrocinado pela Universidade São Judas, por ocasião de seus 40 anos, recebeu o apoio da Federação Paulista de Volleyball e teve como madrinha do torneio a atleta Hélia Souza, a Fofão, que atuou como levantadora na Seleção Brasileira de Vôlei, campeã das Olimpíadas de Pequim, em 2008. Além de troféus e medalhas, as equipes campeãs, a direção do Colégio Dourado e o técnico da equipe, Edson Nascimento, também foram premiados com notebooks. O campeonato contou com a participação de 24 equipes, 12 femininas e 12 masculinas, e teve como objetivo promover a integração socioesportiva entre as escolas e a comunidade. As partidas terminaram no dia 26 de novembro, com um placar de 2x1 para a equipe Feminina do Colégio Dourado em cima da equipe Feminina do Colégio Eniac, de Guarulhos, e por uma vitória de 2x0 da equipe Masculina do Colégio Dourado contra a equipe Masculina do Colégio Eniac. Você pode conferir as fotos da Final e do Day Camp no site www.voleisaojudas.com.br/galeria_de_fotos.php.

Ao lado, as equipes campeãs de Vôlei Feminino e Masculino.

Campeonatos esportivos 2012 Homenagem póstuma

A edição de outubro/novembro de 2011 da Revista do Farmacêutico, do Conselho Regional de Farmácia, traz um artigo sobre a professora Adelaide José Vaz, falecida em 27 de setembro, aos 53 anos. O texto evidencia a atuação da professora no Conselho, quando apoiou a implementação do Decreto 793/93 sobre os Genéricos, além de outras ações que transformaram a assistência farmacêutica. Além de lecionar na São Judas, era professora da Universidade de São Paulo, Faculdades Oswal­do Cruz, Unip, orientava trabalhos de pósgraduação e possuía dou­torado em Imunologia pela USP. Participou de inúmeros projetos de pesquisa e publicou artigos científicos em periódicos do Brasil e do exterior. Era constantemente con­vidada a participar de congressos e encontros farmacêuticos e publicou o livro “Imunoensaios: Fundamentos e Apli­cações”, em parceria com a Dra. Kioko Takei e com a Dra. Edinéia Casagrande Bueno.

Você gosta de esportes? Para participar das equipes da São Judas, é necessário passar por teste, que já está acontecendo. Confira no Portal www.usjt.br as datas e os horários das seletivas de Voleibol (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino), Basquete (masculino e feminino), Futsal (masculino) e Futebol de Campo. O II Festival Veteranos X Calouros do curso de Educação Física começou no dia 9 de março.

março _ 2 0 1 2

5


entrelinhas

Sucesso de público e crítica

Anderson Spada, ex-aluno de Artes Cênicas, está em cartaz com a peça “O bobo do rei”, adaptação de Rei Lear, de Shakespeare, no teatro Eva Herz. Mais uma investida de Angelo Brandini e da Cia. Vagalum Tum Tum, a peça segue no sucesso de “O príncipe da Dinamarca”, adaptação de Hamlet, também de Shakespeare, que fez muito sucesso e esteve em cartaz até o mês passado. Ambas em versão infantil, receberam excelentes avaliações da crítica.Revistas como a Vejinha São Paulo e a Crescer recomendaram o espetáculo anterior da companhia para seus leitores. A nova encenação segue em cartaz até 1º de abril. Teatro Eva Herz: Av. Paulista, 2073. Sábados às 16h e domingos às 15h. Informações: (11) 3170-4059.

Chegou a hora do Leão

No próximo mês, a São Judas realiza mais uma edição do Imposto de Renda Solidário, organizado pelo curso de Ciências Contábeis. De 9 a 20 de abril, nas unidades Mooca e Butantã, os alunos do curso auxiliarão os contribuintes no preenchimento do formulário do IR 2012, sob supervisão de professores. Podem participar membros de toda a comunidade acadêmica e público em geral. É necessário levar a declaração do ano anterior, recibos de pagamentos, relação de dependentes e um pen-drive. Para receber as orientações, os interessados devem contribuir com dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados a instituições beneficentes da região. De segunda a sexta-feira, das 19h30 às 21h.

Professora na Argentina

Marília Mello Pisani, dos cursos de graduação em Filosofia e Psicologia, e do mestrado em Filosofia, esteve em Bueno Aires (Argentina) para a apresentação do seu trabalho no IV Seminário Internacional Políticas de la Memoria, no final de 2011. Com o título “Natureza e revolução: a nova antropologia de Herbert Marcuse”, a pesquisa fala sobre as reflexões do filósofo Herbert Marcuse a respeito da antropologia crítica de Claude Lévi-Strauss. “A mesa em que participei contou com colegas brasileiros e argentinos, o que proporcionou troca enriquecedora de experiências sobre o modo como os latinoamericanos abordam a tradição crítica discutida nas apresentações, além de fortalecer parcerias e intercâmbios entre os dois países”, explica.

6

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Espetáculo premiado Outra dica de teatro. Para quem ainda não viu, vale a pena conferir a peça Marulho: o caminho do Rio, vencedora do prêmio APCA 2011 de Melhor Texto, prêmio CPT 2011 para melhor Ocupação de Espaço, e indicada ao Shell 2011 de melhor direção musical. A obra, encenada pelo grupo Redimunho de Investigação Teatral, tem entre seus componentes os ex-alunos Jandilson Vieira da Silva do Espírito Santo e Denise Ayres, e incorpora os universos de Guimarães Rosa, Gabriel Garcia Marquez e Jorge Amado. O espetáculo mostra as reflexões de um grupo de atores em crise e seu mergulho em narrativas míticas de pescadores, erês e sertanejos. Espaço Redimunho – Rua Álvaro de Carvalho, 75 – Bela Vista. Sábados, às 21h e domingos, às 19h. Telefone para reservas: 3101-9645 e 3237-4898. Até 18 de março.

Não alimente os pombos

Você sabia que os pombos podem transmitir doenças muito sérias? Essa espécie, que já foi símbolo da paz e hoje é considerada uma praga urbana, é causadora de alergias, criptococose (micose), dermatites (coceiras), histoplasmose (doença respiratória), ornitose (broncopneumonia), salmonelose (infecção intestinal), entre outros males. Por isso, é muito perigoso alimentá-las, especialmente em locais destinados à realização de refeições. Fique atento aos seguintes cuidados: ƒƒ não alimente os pombos nas dependências da Universidade, em calçadas ou praças ƒƒ evite contato direto ƒƒ não deixe os alimentos próximo das aves e de seus ninhos ƒƒ evite que sobras de alimentos caiam no chão.


entrelinhas

ARQUIVO PESSOAL

Professores em Congresso

ao lado, da esq. para dir., os professores Laura Maifrino, Eliane Gama e Romeu Rodrigues.

mica, Estatística Aplicada, Psicologia e Comportamento do Con-

to,

Administração

Industrial,

Elaboração e Análise de Projetos, Economia Internacional, Contabilidade Social, Introdução a Contabilidade, Marketing, Administração de Vendas, Propaganda na Terceira Idade. Tonny Robert é consultor de empresas nas áreas de Gestão Empresarial, Planejamento Estra-

ção de Vendas; Consultor de gestão de negócios na TOTVS; Trabalhou durante 15 anos em empresas como MWM, Knorr--Bremsee Pneuac nas áreas administrativa, industrial e comercial.

Prof. Tonny Robert Martins da Costa

Tonny Robert Martins da Costa Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP; Mestrado em Administração de Empresas pela

PUC-SP;

Economista

formado pelo Mackenzie; Professor da Universidade São Marcos, Universidade Cruzeiro

~ GEST‹O GESTAO DE CUSTOS

do Sul (UNICSUL), Escola

TEORIA E PRÁTICA NA ANÁLISE E CONTROLE

Custos, Informática Aplicada na

DOS CUSTOS DAS MERCADORIAS E SERVIÇOS

Economia, Teoria das Decisões

Tonny Robert

Tonny Robert

tégico, Marketing e Administra-

Sobre o autor O livro “Gestão de Custos: teoria e prática na análise e controle dos custos das mercadorias e serviços” tem sua estrutura baseada na experiência do autor no trabalho executado em algumas multinacionais, empresas comerciais e prestadoras de serviços, empresa própria, na área de consultoria de gestão empresarial, implantação de software de gestão integrada, levantamento e desenho de processo para a solução e viabilidade do negócio e outros autores de livros. O Capítulo I, trata da gestão de custos, conceitos, origens, métodos e objetivos do custeio. No Capítulo II detalhamos a utilização e formação do custo contábil, o controle de material, mão de obra e dos custos indiretos de fabricação. Para o Capítulo III, idealizamos as tratativas necessárias para um controle gerencial dos custos e suas principais ferramentas. No Capítulo IV temos a descrição do custeio baseado em atividades e suas aplicações. O Capítulo V é dedicado ao custo padrão. Para o Capítulo VI trabalhamos o custo nas empresas comerciais e prestadoras de serviços e no Capítulo VII é tratado a formação do preço de venda. Todos os capítulos apresentam exercícios práticos de teoria e prática. Tenham uma boa leitura e trabalho.

G EST‹O ‹ GEST‹O EST‹ E ES ST‹ T‹O T ‹O O DE DE CUSTOS CU C USTOS

sumidor, Análise de Investimen-

Superior

de

Propaganda

e

Marketing (ESPM), Universidade Paulista (UNIP), Serviço Nacional da Indústria (SENAI) e Universidade São Judas Tadeu (USJT); onde leciona as disciplinas

de:

Administração

de

e Formação de Empreendedores, Bioestatística, Econometria, Administração

Financeira

e

Orçamentária, Estatística Econô-

Editora São Judas lança livros

Realizado de 12 a 16 de fevereiro, em São Paulo, o XXII Simpósio Internacional de Ciências Morfológicas (ICSMS) reuniu professores dos cursos de Doutorado e Mestrado em Educação Física e Mestrado em Ciências do Envelhecimento, que apresentaram seus trabalhos. Criado em 1971, o evento tem por objetivo congregar profissionais, pesquisadores e estudantes dos diversos ramos da morfologia para difusão do conhecimento e manutenção de intercâmbio técnico e científico de seus participantes. Atuando como membro do Comitê Organizador do evento, a Profª Eliane Florêncio Gama também apresentou o trabalho Morphological Effects of Aging and Testosterone Administration on the Liver – Systematic Review, desenvolvido no programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento, juntamente com os professores Carla Witter, Valéria Simões Tanasov, Erico Chagas Caperuto e Jurema Carmona Sattin Cury. O trabalho faz parte de um projeto maior que analisa os efeitos da administração de testosterona em diferentes tecidos em ratos idosos. Também estiveram presentes ao Simpósio a Profª Laura Beatriz Mesiano Maifrino e o Prof. Romeu Rodrigues de Souza, que apresentaram o trabalho Effects of Exercises on the Myocardium in the Female Mice LDLKnockout Subjected to Deprivation of ovarian hormone, que contou com a participação dos alunos Ledimar Brianezi e Walter Krause Neto, do Mestrado em Educação Física.

Neste mês, a Editora São Judas lança três publicações nas áreas de Comunicação, Filosofia e Ciências Exatas. O livro Mídia: afinal que história é essa?, do professor Roberto Coelho Barreira Filho, docente de Comunicação Social, mostra a importância do tema ao longo do tempo, trazendo a História para dentro do estudo de mídia e a mídia para dentro da História. Outra publicação, Filosofia para não-filósofos, de autoria do professor Luciano Rosset, tem como propósito provocar a reflexão filosófica. O livro conta com prefácio do professor José Carlos Jadon, diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Gestão de custos – Teoria e prática na análise e controle dos custos das mercadorias e serviços é o título do livro do professor Tonny Robert Martins da Costa, dos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Publicidade e Propaganda, que faz uma análise desde o surgimento da economia de mercado até as últimas décadas.

Fisioterapia em destaque

A São Judas incentiva constantemente o aperfeiçoamento contínuo de seus alunos. Seguindo esse conselho, vários formandos de 2011 do curso de Fisioterapia inscreveram-se e foram aprovados nos cursos de especialização oferecidos por importantes instituições de ensino e redes hospitalares. Confira a seguir quem são e os locais que escolheram para atuar. USP: Mauro Henrique Livramento Péz (Fisioterapia Cardiorrespiratória). Irmandade Santa Casa de Misericórdia: Nilo Henrique Colita, Silas Lemos Junior e Vanessa Aparecida Monteiro (Fisioterapia Músculo Esquelética); Adriana Aparecida dos Santos Lima e Debora da Silva Alvez (Fisioterapia Neuro Funcional); Douglas da Luz, Jaqueline Aparecida Almeida Spadari, Marcella Fernanda D’ Isabel Aguilar Perez, Leticia Paulino de Oliveira e Lucimara Pereira do Santos Aguinelo (Fisioterapia Respiratória). Instituto Dante Pazzanese: Kelly Pastor (Fisioterapia Cardiorrespiratória). Hospital do Câncer A.C Camargo: Flávia Mendes Monterrubio (Fisioterapia Oncológica). Hospital São Cristóvão: André Pinto Souza Mendes, Renan Fernandes Ribeiro e Jaqueline Aparecida Almeida Spadari (Fisioterapia Hospitalar). Hospital Nossa Senhora de Lourdes: Giovanna Banfi de Souza e Cinthya Caroline Alcantara (Fisioterapia Cardiorrespiratória). Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati): Mayara Milinavicius (Fisioterapia Intensiva).

março _ 2 0 1 2

7


uniDIversidade

De braços abertos Alegria e solidariedade marcam o início das aulas na Universidade São Judas. O ano letivo de 2012 começou de forma muito especial. Para recepcionar calouros e veteranos, a São Judas preparou uma agenda repleta de atividades recreativas e musicais, além de organizar ações solidárias que possibilitaram aos alunos o exercício pleno da cidadania, reafirmando o compromisso com uma educação de qualidade, baseada na transmissão de valores essenciais para a convivência em sociedade. Em lugar de ações constrangedoras e, muitas vezes, discriminatórias, a Universidade incentivou o acolhimento. Para receber os alunos como eles merecem, as duas unidades, Mooca e Butantã, organizaram o Trote Solidário, com as apresentações das bandas vencedoras do São Judas Music Festival e a realização das campanhas “Calouro Solidário” e “Aluno Solidário”. Foram arrecadados livros e alimentos, destinados ao Cajec – Casa José Eduardo Cavichio, instituição que dá suporte a crianças com câncer. As quatro equipes que se destacaram na campanha Aluno Solidário (duas da Mooca e duas do Butantã) foram presenteadas com ingressos para o Hopi Hari. Os calouros participantes também ganharam camisetas exclusivas. Confira as equipes vencedoras no Jornal São Judas Online, acessando o Portal, Central de Mídia. acima, alimentos arrecadados para o Trote Solidário, na unidade Butantã.

Acesse o Portal www. usjt.br e fique por dentro de tudo o que rola na Universidade. Faça parte do Interconectados São Judas no Facebook, Twitter, YouTube e no blog interconectadossaojudas. com.br, interagindo com outros alunos, ex-alunos e professores.

8

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Muita música No dia 10 de fevereiro, shows com as bandas vencedoras do São Judas Music Festival fizeram parte da recepção aos alunos. A Banda Lacrima agitou a festa de manhã no palco do saguão da unidade Mooca, com músicas próprias como “Se você se aproximar” e “Você vai me notar” e rocks consagrados como “Sweet Child O´Mine”, dos Guns N´Roses. A banda Instinto Coletivo, formada por alunos da São Judas, contagiou a unidade Butantã no período noturno. Com canções de grupos nacionais, como O Rappa, e outras de seu repertório, como “Culpado antes que se prove o contrário” e “Sem você eu vou sobreviver”, a banda falou da importância de participar da campanha Trote Solidário.

#euestavalá “Sempre tive uma boa expectativa da São Judas e, agora, com essa recepção calorosa, tive a certeza de ter feito a escolha certa. Para contribuir, trouxe livros para doação e vou trazer alimentos também.” Elizabeth Cristina Wanderlei Ferreira, caloura do curso de Direito.

“Essa ação é bem diferente, estimula a participação dos alunos no primeiro dia de aula. Muitos não vinham por medo do trote, mas isso mudou, pelo menos aqui. É uma oportunidade de interação e nós, que já estamos aqui, participamos desse momento especial.” Caio Vinícius Novaes e Silva, 2º ano de Direito.

“Viemos somente no segundo dia por medo do trote violento. Percebemos que aqui era diferente. Mudando mesmo essa visão, as pessoas vão fazer questão de vir no primeiro dia.” Aline Cintra Carrasco e Maysa Sales Paiva, calouras de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, respectivamente.

“O Trote Solidário é muito mais bacana. Promove a amizade entre calouros e veteranos, sem ressentimentos. Integra muito mais. Neste ano, quase todo mundo participou. Todos já sabiam que seria tranquilo.” Ana Paula Ferreira Carvalho, 2º ano de Jornalismo.


uniDIversidade Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Aproveite tudo A infraestrutura física e tecnológica oferecida pela São Judas garante o suporte necessário para o aprendizado e o aprimoramento contínuo. Tente conhecer tudo e aproveitar da melhor maneira possível.

As bibliotecas oferecem um vasto acervo básico e complementar. Faça uma visita e veja tudo o que está à sua disposição.

Nos auditórios, sempre há palestras de interesse geral na foto maior, show da banda Instinto Coletivo, na unidade Butantã e, ao lado, seu vocalista. Acima, cantora da banda Lácrima.

ou específico. Acompanhe a agenda de eventos regularmente e escolha aquilo que pode acrescentar conteúdo à sua formação.

Existem várias oportunidades de estágio na própria Universidade ou divulgadas por meio de seus departamentos. São oferecidas

É bom estar entre os melhores A iniciativa de organizar o Trote Solidário não foi uma resolução isolada. A São Judas sempre apoiou suas ações em dois pilares: ensino de qualidade e responsabilidade social. Com essa disposição, consolidou seu reconhecimento junto à sociedade, obtendo bons e incontestáveis resultados nos mais variados processos de avaliação do MEC (Ministério da Educação). Por seu histórico, é considerada uma das melhores instituições de ensino da cidade e do estado de São Paulo. Esses resultados derivam da filosofia adotada pela Universidade e dos investimentos constantes na qualificação de seu corpo docente. Hoje, 86% dos professores possuem título de Mestres ou Doutores. Esse índice é bem superior ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que estipula a contratação de um terço de professores com titulação.

Bem avaliada Em mais de 10 anos de avaliação do MEC, a São Judas sempre obteve excelentes conceitos, sendo considerada uma das cinco melhores de São Paulo. Todos os seus cursos tiveram o reconhecimento renovado. Recentemente, os cursos da área de Saúde obtiveram reconhecimento automático, por apresentarem CPC (Conceito Preliminar de Curso) 4, o que comprova as condições adequadas ao processo de aquisição de conhecimento oferecidas pela Universidade.

vagas, por exemplo, no Departamento de Marketing, no Estúdio de Rádio e TV e no Laboratório-Empresa.

O Departamento de Integração UniversidadeEscola (DIUE) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) fazem a ponte entre a Universidade e o mercado de trabalho, oferecendo vagas para estágio, trainee ou colocação profissional.

março _ 2 0 1 2

9


nota 10

Relacionamento como diferencial competitivo Adriana de Almeida Braz Minelli baseou a sua monografia de Pós-graduação no estudo do Marketing de Relacionamento. Com o tema Marketing de relacionamento: a humanização e personificação no relacionamento como diferenciais competitivos na gestão de pequenas empresas, Adriana de Almeida Braz Minelli mostrou como as organizações podem explorar atributos que as distinguem das demais. “Muitas empresas, especialmente as de grande porte, contam com a tecnologia a seu favor em suas centrais de relacionamento, mas se esquecem da interatividade, humanização e personificação desse atendimento, o que em diversas situações transforma o relacionamento em algo automático e frio. Ao estreitá-lo e torná-lo mais humano, as pequenas ganham pontos”, exemplifica. Para ela, as empresas que dispõem de uma infraestrutura menor e, em alguns casos com menos recursos, conseguem explorar de forma eficaz o relacionamento com o cliente, desde que isso faça parte da sua estratégia. Diante dessa análise, a monografia teve como objetivo principal observar os benefícios que o marketing de relacionamento pode oferecer a esse grupo de corporações, explorando de forma criativa as ferramentas que a área oferece. Também foi abordado o gerenciamento do atendimento, aliado à tecnologia para a construção e fidelização do cliente. “É importante conhecer e entender o perfil do público-alvo. No meu caso, que atuo com tecnologia, precisamos compreender as necessidades, os hábitos e os costumes do consumidor 2.0, que hoje dispõe de mais acesso às informações e exige muito mais.” Para a conclusão da monografia, além de muito 10

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

esforço e dedicação pessoal, que incluíram noites em claro, lendo livros, artigos e redigindo capítulos, a ex-aluna contou com o apoio e orientação do professor Gin Kwan Tue, do curso de Pós-graduação em Gestão da Qualidade. “Ele contribuiu de forma significativa para o sucesso de minha monografia. Temos pouco tempo para desenvolver o trabalho e, por esse motivo, precisamos ser objetivos, o que foi observado pelo professor de forma rigorosa, alertando sempre sobre o bom uso do nosso tempo. Com suas orientações, me senti mais segura para acreditar que poderia fazer um trabalho de qualidade e coerente, dentro do prazo estipulado”, diz a ex-aluna. Segundo Adriana, a Pós-graduação exige planejamento. Durante o período, é necessário abdicar dos passeios com os amigos e com a família para dedicar-se intensamente à realização do projeto. “O planejamento deve fazer parte da sua vida como um todo. Dessa forma, o profissional certamente alcançará o objetivo final.”

perfil Coordenadora de Relacionamento na empresa 4 Linux, a ex-aluna Adriana de Almeida Braz Minelli, graduada em Publicidade e Propaganda, optou por uma especialização capaz de oferecer conhecimento mais aprofundado em sua área. Por esse motivo, escolheu a área de Gestão da Qualidade e desenvolveu um trabalho em que pôde aplicar as habilidades adquiridas no dia a dia, de forma prática e assertiva.


Espaço de lazer e cultura

FOTOS: DIVUGAÇÃO SESC BELENZINHO

bem perto

Reinaugurado em dezembro de 2011, o Sesc Belenzinho é um espaço que oferece lazer, cultura e convivência. E o melhor de tudo: fica pertinho da unidade Mooca da Universidade.

o quÊ? Aproveite para conferir como a reinauguração do Sesc Belenzinho, em dezembro de 2011, deixou o local muito mais bonito.

Onde? Na Rua Padre Adelino, 1000. Tel.: (11) 2076-9700.

COMO? Para chegar, você pode sair da Universidade e pegar um coletivo em direção ao Metrô Belém, gastando cerca de 14 minutos, ou de carro, em apenas 6 minutos.

Por quê? Para aproveitar o espaço de 50 mil m2, que oferece atividades culturais, cursos, boas opções de lazer e de alimentação, a alguns minutos da unidade Mooca.

Embora muitos já conheçam o Sesc Belenzinho, localizado próximo à estação Belém do metrô, pode-se dizer que há uma nova unidade no mesmo lugar. O local foi fechado para reforma em 2006 e reinaugurado em dezembro de 2011 com 50 mil metros quadrados de área construída e inúmeros serviços. O novo prédio tem seis pavimentos com salas de espetáculos, café, espaço destinado à prática de atividades físicas (ginástica multifuncional, avaliação física, expressão corporal, ginástica geral e vestiários), consultórios odontológicos, sala de internet e oficinas, espaço para recreação, área de convivência, biblioteca, piscinas, ginásio, quadras externas, campo de futebol soçaite, pista de caminhada e espaço para exposições. A “comedoria”, área de alimentação saudável, contemporânea e brasileira, tem capacidade de atendimento para 2,5 mil refeições por dia. O estacionamento é coberto, com vagas para automóveis e motos, além de um bicicletário. Os frequentadores também podem contar com uma praça central de 5,1 mil m² e área de paisagismo aproximada de 4,5 mil m². Na nova unidade, o Sesc atende um público de quatro mil pessoas por dia durante a semana e oito mil aos finais de semana e feriados. É uma ótima opção de lazer ou mesmo para uma paradinha antes ou depois da Universidade.

Titãs - O grupo apresenta o disco Cabeça Dinossauro na íntegra, completando o roteiro do show com sucessos de toda a carreira. De 8 a 17/03, às quartas, quintas, sextas e sábados, às 21h30.

Curso: Iniciação ao Desenho Artístico - Com o intuito de despertar o interesse no desenvolvimento da expressão sobre o papel, este curso pretende estimular formas individuais de observação, através de diferentes práticas, utilizando a técnica como ferramenta fundamental. De 22/03 a 05/07. Às quintas, das 19h às 21h30.

Palestra: Como Conhecer e Valorizar a Silhueta de Seu Corpo - Cada indivíduo possui um corpo e um estilo diferente. Questões de equilíbrio e composição visual, além de exercícios individuais para percepção do próprio corpo, integram a atividade. Dia 22/03, quinta, das 19h às 21h30.

Aula aberta: Criação de Textos Com caráter introdutório à prática da escrita, a oficina propõe a produção de textos ficcionais a partir do estímulo visual e imagético de pinturas. De 13/03 a 27/03. Às terças, das 15h às 18h.

Ainda é possível fazer cursos na área de informática ou conferir apresentações de dança e teatro, palestras, oficinas, entre outros eventos. Consulte a programação completa no site www.sescsp.org.br

março _ 2 0 1 2

11


vocação

Toda atenção à saúde Ética e valorização dos profissionais da saúde são dois princípios defendidos por Marcos Machado Ferreira, ex-aluno de Farmácia. Ele atua em seu próprio laboratório de análises clínicas, na região do ABC, e como diretor-tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP). JSJ

12

Em que momento percebeu sua vocação para a área da Saúde? Marcos Ferreira – O universo da Farmácia e também das análises clínicas sempre me encantou, por algumas peculiaridades como a atenção à saúde. Um exame bem feito ou uma orientação correta quanto ao uso de um medicamento faz toda a diferença no diagnóstico e na cura de um paciente. A possibilidade de poder ajudar as pessoas, associada à perspectiva de ter meu próprio negócio, levou-me a optar pelo curso de Farmácia. Antes, porém, me graduei em Ciências Biológicas.

JSJ

Por que escolheu a São Judas e qual a importância da Universidade em sua formação? Marcos Ferreira – Assim que terminei o técnico em Patologia Clínica e fui para o mercado, soube do curso de Ciências Biológicas da São Judas. O que mais me interessou na época foi o foco em Análises Clínicas. No decorrer da graduação, a Universidade implantou o curso de Farmácia, minha verdadeira paixão. Concluí o curso e prestei o vestibular para Farmácia. Mais tarde, retornei para fazer especialização na área das Análises Clínicas. A São Judas foi e continua sendo muito importante na minha vida. Ampliou a minha visão de mundo e proporcionou as bases para uma atuação profissional calcada na ética e no bom atendimento ao cliente. Tenho ótimas lembranças do corpo docente, entre eles dos professores Roberto Ferraboli, Sérgio Mengardo e Dirceu Raposo.

JSJ

Conte-nos sobre a experiência à frente do seu laboratório de análises clínicas. Marcos Ferreira – A formação em Farmácia ofereceu um diferencial quanto à abordagem que aplico em meu laboratório em relação à utilização de medicamentos, antes da realização de um exame. Uma substância ingerida pelo paciente e não comunicada ao atendente pode alterar os resultados, por isso treino muito bem o meu pessoal. A avaliação

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

médica é de enorme importância, mas é apenas uma parte do processo. Cerca de 70% do diagnóstico é realizado a partir dos exames laboratoriais. Isso nos confere uma grande responsabilidade. O crescimento do laboratório resulta da dedicação e do respeito que temos pelo cliente e da qualidade dos serviços prestados. Realizamos 100 mil exames por mês, uma média de 12 a 13 mil pessoas atendidas. JSJ

Qual o papel do CRF-SP e como você lida com a responsabilidade do cargo? Marcos Ferreira - O Conselho é uma autarquia, uma concessão do Estado que tem como objetivo fiscalizar o exercício profissional. Todos os membros do Conselho atuam de forma voluntária e a nossa principal bandeira é garantir ao profissional da área o respeito da sociedade a partir de uma atuação ética e qualificada. Por isso, temos investido em palestras e cursos, muitos deles sem nenhum custo, voltados ao aprimoramento técnico-profissional. Em 2011, tivemos a participação de 11 mil farmacêuticos em nossos eventos. Como diretor-tesoureiro,

tenho a responsabilidade de gerir corretamente os recursos da entidade. Sinto orgulho do cargo que ocupo no Conselho, e tenho consciência de que os 50 mil farmacêuticos do Estado esperam de nós uma boa gestão e uma atuação presente.

Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.


múltiplos saberes

Prepare-se para entrar em campo A partir desta edição, vamos apontar as principais oportunidades geradas pela realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil. A cada mês,

administraçã

o

abordaremos uma área, com dicas para quem vai se graduar em breve ou ainda está apenas começando.

Para se sair bem, é importante estar preparado

possuir visão empreendedora para oferecer serviços ou produtos sob medida ou idealizar facilidades que agradem e atraiam turistas e torcedores.

conhecimento da

Os números em torno da Copa do Mundo de 2014 são capazes de tirar o fôlego de muitos matemáticos. Mais difícil ainda é perceber como é importante analisá-los para aproveitar as oportunidades que se apresentam. Estudo desenvolvido pelo Ministério do Turismo, com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), estima um incremento em diversas áreas. A previsão é que os desembarques domésticos, por exemplo, saltem dos 56 milhões, registrados em 2009, para 73 milhões, em 2014. Por enquanto, está sendo projetada a geração de 2 milhões de empregos formais e informais, até 2014. A entrada de divisas internacionais deverá subir, no mesmo período, de R$ 6,3 bilhões para R$ 8,9 bilhões no ano de realização da Copa no Brasil. As oportunidades de estágio e emprego, claro, são multiplicadas. Especialistas estimam que os jogos movimentem cerca de 55 setores diferentes da economia. Cada um deles, certamente, abriga um grande número de empresas que precisam ter em suas equipes de trabalho a figura do administrador. Um profissional com ampla visão de mundo, que deve identificar oportunidades de negócios e pensar a atividade empresarial de forma estratégica, além de gerenciar projetos.

questão ambiental e de sustentabilidade, evitando gerar impactos negativos e criando planejamento para o estabelecimento de uma Logística Reversa, com a

Qual área da Administração já está contratando?

implantação de pontos de coleta para os produtos pós-consumo.

conhecimento de línguas estrangeiras, especialmente inglês e espanhol, pode ajudar a encontrar boas oportunidades.

As ações de marketing já estão acontecendo e é possível conseguir estágio ou colocação nas empresas que estão de olho nos eventos. Prof. Joimar de Castro Menezes, de Comércio Exterior.

Marketing Administrativo: setor promissor para administradores que saibam lidar com os protocolos de divulgação de marcas ou produtos para além das fronteiras locais. Aeroportos: a expectativa é que uma multidão de pessoas circule pelos aeroportos, necessitando de serviços adequados de alimentação, áreas de repouso, leitura e entretenimento, alternativas de transporte e de acomodação. Qualquer empresa ou serviço que atue nesse espaço precisa contar com profissionais capacitados para atender às expectativas dessas pessoas, oferecendo facilidades e comodidades que os incentivem a voltar outras vezes. Para que tudo funcione adequadamente, é importante ter uma equipe focada em Administração, Planejamento e Logística. Administração Hoteleira: sofrerá uma grande expansão, que precisa ser acompanhada de qualidade administrativa. Para o professor Cláudio Rizzo, docente no curso de Administração, excelentes oportunidades de estágio e emprego serão oferecidos nessa área, além dos setores da indústria e do comércio ligados a alimentos e bebidas. Tecnologia da Informação: profissionais de Administração que possuam bons conhecimentos de softwares e hardwares encontram excelentes possibilidades de colocação no mercado com a ampliação do comércio virtual, que já é intenso. As vendas via web exigem grande esforço de equipe tanto no que diz respeito à navegação virtual quanto à logística de transporte e distribuição, demandando análises e definições adequadas para cada tipo de mercadoria. Infraestrutura: todo o aquecimento da economia no entorno dos estádios e das raias olímpicas movimentará os mais diversos ramos de atividades, com forte demanda por gerentes de projetos, de processo, RH e logística. março _ 2 0 1 2

13


múltiplos saberes

múltiplos saberes

Vai que é tua por Tainã Vasconcelos

Sobre o que colocam na sua cabeça quando você decide ingressar na faculdade. Os índios saem da infância direto para a vida adulta. Nós temos muito mais tempo entre uma coisa e outra, e mesmo assim sofremos mais, erramos mais, fazemos besteira demais. A gente pode escolher casar, sumir, ficar, a gente pode não seguir a profissão do pai, o conselho da mãe. Mas, às vezes, o maior problema do arbítrio é ser esse negócio livre, cheio de opção, e a velha ganância em tentar se dar bem. Faculdade é essa coisa meio ritual de índio: todo mundo acredita que é o que marca o fim de uma vida e o início de outra. E tem as figuras carimbadas de sempre: quem dá um tempo de tudo para ser o melhor do vestibular, quem espera o orgulho da família, a aprovação dos amigos, quem não sabe o que quer. Tem também aqueles que acham que é o sonho da vida chegando, ou que, no final, mesmo que não seja um sonho hoje, acabe virando o que tinha de ser desde o início. Enfim. Tudo levado muito a sério, tudo muito tenso, muito pesado. Não sei se tem algum índio lendo isso, mas quem não é, por favor, não se obrigue a ser adulto aos dezessete anos, você não foi preparado para isso desde que era um espermatozóide. Não vai ser, nem mesmo aos trinta. Talvez você passe no vestibular em vigésimo lugar, talvez nem passe. Provavelmente escolha a profissão errada, mas quem é que te garante que a certa existe? Nós somos todos jovens e não me refiro a datas. A vida exige da gente um trabalho de formiga,

mas se você não der uma canja de cigarra vai ser difícil demais. Escolha o que for bom para você, independentemente do motivo. Você vai conseguir alguma coisa, não precisa ser em primeiro lugar, na primeira vez. Conheço gente que mudou de profissão aos quarenta, de opção sexual aos sessenta, que criou coragem só na hora da morte. E daí? E daí se hoje a família acha que medicina é a coisa mais linda do mundo, e você não quer ser lindo? Lindo é ser feliz e estar de bem com as suas escolhas, elas não são eternas. O tempo vai continuar impaciente e o arbítrio vai permanecer livre, sempre. O livre arbítrio é para sempre, não as opções que você fez. O ensino médio acaba agora para alguns, acabou há anos para outros, mas as expectativas são sempre tão iguais. O que todo mundo quer é ser feliz. Seja pela segurança do bom salário em dia, pelo prazer em não ganhar dinheiro fazendo uma coisa que é a sua cara. Cada um é feliz do seu jeito, e jeito não se escolhe, nem se muda. Deixe que escolham por você e, lá na frente, o que acontece é voltar atrás. Se a escolha foi sua, o direito de voltar atrás é o mesmo, mas aí ninguém corre o risco de colocar a culpa em alguém que só queria ajudar. É assim o início da vida universitária. Só mais um início, estrada de várias vias, placas e retornos. Alguns acidentes, claro. Mas, enquanto você ficar apenas ferido, vem o resgate e fica tudo bem outra vez.

Tainã Vasconcelos, 20 anos, aluna do 4º ano de Publicidade e Propaganda, colaborou com este texto produzido especialmente para a primeira edição do Jornal São Judas em 2012. Ela mantém o blog www.tavasconcelos.blogspot.com e faz parte da rede Interconectados São Judas. Veja seu depoimento em www.interconectadossaojudas.com.br .

14

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS


múltiplos saberes

Os sinais do comportamento humano Estudar o comportamento e desvendar os mistérios da mente humana estão entre as principais atribuições do profissional de Psicologia. Para colocar em prática essa vocação, os alunos precisam de muita dedicação aos estudos durante todos os anos do curso. Afinal, entender uma personalidade, percebendo a dimensão e o significado das atitudes do indivíduo, não é tarefa fácil. A fim de preparar os graduandos para a vida profissional, a São Judas oferece uma formação baseada na bibliografia clássica, tendo como referência os grandes estudiosos da área, sem deixar de trazer o que há de mais atual na Psicologia.Oferece, ainda, infraestrutura adequada para as atividades práticas necessárias ao aprendizado da profissão. Conheça os espaços destinados à realização dessas atividades.

Laboratório de

Cenpa (Centro de Psicologia Aplicada):

Informática: os

ao oferecer atendimento à comunidade, os futuros

alunos utilizam este

profissionais desenvolvem experiência em atendimento

espaço principalmente

clínico, escolar e organizacional. Além da atuação em

nas aulas da disciplina

escolas da região e empresas de diversos portes, há

de Estatística, além

o atendimento de demandas diversificadas. Também

de ser um local para

fazem parte do Cenpa o Laboratório de Avaliação, onde

pesquisa e realização de

os alunos aplicam testes psicológicos reconhecidos

trabalhos.

pelo Conselho Federal de Psicologia, e o Laboratório de Psicologia Experimental, espaço destinado à realização de exercícios que contribuem para a formação teórica, reflexiva e crítica.

Laboratórios de Biotério, Anatomia e Fisiologia: estes locais, utilizados pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, também auxiliam os futuros psicólogos nos estudos práticos, nas pesquisas científicas e na articulação da ciência biológica com as práticas psicológicas, com o propósito de adquirir conhecimentos capazes de facilitar o entendimento do comportamento humano.

março _ 2 0 1 2

15


você faz

Para proteger o ambiente A partir deste mês, publicamos histórias de professores, alunos e funcionários que

agenda

março

desenvolveram uma ação capaz de fazer a diferença.

Se você plantou uma árvore, fez um trabalho social ou criou um projeto, conte para nós. Veja, ao lado, como dois alunos criaram um jeito inteligente de reutilizar resíduos de gesso e poupar o meio ambiente. Inspire-se e participe.

A preocupação em reaproveitar materiais é constante em todos os segmentos industriais e não poderia ser diferente na construção civil. Apoiados nessa ideia e incentivados pelo professor Flávio Maranhão, os alunos Carlos Felipe da Silva e Danilo Rodrigues Pessoa, do último ano de Engenharia Civil, desenvolveram um método de reciclagem de gesso em canteiros de obra, dentro de seu TCC. Uma solução simples para evitar que as sobras desses materiais caiam em aterros sanitários. O gesso é um grande gerador de resíduos na construção civil. “Queríamos apresentar uma metodologia de reciclagem simples, de baixo custo, com poucos riscos envolvidos, de forma que o produto da reciclagem fosse utilizado da mesma forma que o gesso novo”, explica Carlos Felipe da Silva. A metodologia desenvolvida consiste em retirar a água que gerou a hidratação do gesso, voltando ao estado de gesso novo, por meio da utilização de equipamento que possui lâmpadas halógenas emissoras de radiação infravermelha. Além de possibilitar o reaproveitamento, o novo método elimina o volume enviado para aterros, gera economia na compra de gesso novo e na destinação do resíduo, diminuindo a emissão de CO2 no transporte dos resíduos e no processo de produção do gesso novo. Buscar soluções “As matérias ministradas pelo professor Flávio durante o curso sempre nos incentivaram a pesquisar e a buscar soluções para os problemas existentes na construção civil”, comenta Danilo Rodrigues Pessoa. Acreditando no potencial do trabalho, o professor Flávio sugeriu que os alunos participassem do 18º Concurso Falcão Bauer de Inovação Tecnológica, promovido por uma importante empresa do mercado de construção civil e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), além do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Goiás (Sinduscon (GO). “Historicamente, os vencedores desse concurso sempre foram profissionais conceituados, grupos de pesquisas de universidades públicas e empresas que implementam inovações tecnológicas em suas obras, fato que nos deixa muito orgulhosos pela premiação de nosso projeto. Agradecemos o apoio de nosso orientador e da São Judas na elaboração deste trabalho”, enfatizam os jovens engenheiros.

16

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

09 a 22/03 Exposição de Arquitetura e Urbanismo. No Saguão e Praça da Cultura, das 8h às 22h. 10/03 Palestra de Administração e Comércio Exterior. No Aud. do Butantã, das 9h às 12h. 12/03 Reunião com ingressantes nos cursos da Fac. de Tec. e Ciências Exatas. No Aud. do Butantã, das 19h às 22h. Aula de Apresentação do curso de Arquitetura e DI. No Aud. do Térreo, das 9h às 13h. 12/03

Apoio ao Aprendizado de Programação Software Alice. No Aud. do Térreo, das 19h às 22h.

14/03

Aula Magna de Ed. Artística. No Aud. do Térreo, das 19h às 22h.

15/03

Recepção aos calouros de Nutrição. No Aud. da Reitoria, das 8h às 12h e das 19h às 22h. Aula Inaugural Programa de Pós-graduação em Educação Física. No Aud. da Reitoria, das 14h às 17h.

17/03 Palestra de Adm. tração e Comex. No Aud. do Butantã, das 13h às 16h. Palestra de Adm. e Comex. No Aud. do Térreo, das 8h às 12h. 19/03 VIII Encontro Internacional de Pesquisa e Motricidade (PGEDF) e III Sem. Clube Escola. No Aud. do Térreo, das 8h às 22h.

19 a 21/03 Integração do curso de Ciências Contábeis. No Aud. do Butantã, das 8h às 12h (no dia 20) e das 19h às 22h. 21/03

Aula de Apres. do curso de Direito. No Aud. do Térreo, das 9h às 12h e das 19h às 22h.

23/03

Aula Inaugural do curso de Filosofia. No Aud. da Reitoria, das 19h às 22h.

24/03

Palestra de Adm. e Comex. No Aud. do Térreo, das 8h às 12h. Palestra de Adm. e Comex. No Aud. do Butantã, das 9h às 12h.

26/03

Aula de Apres. dos cursos de Letras e Pedagogia. No Aud. da Reitoria, das 19h às 22h.

26 e 27/03 Integração do curso de Ciências Contábeis. No Aud. do Térreo, das 19h às 22h. 27/03

Aula de Apres. da Fac. de LACCE. No Aud. do Butantã, das 9h às 13h e das 19h às 22h. Seminário de Pesquisa e Extensão em Direito. No Aud. da Reitoria, das 8h às 12h, e das 19h às 22h.

29/03

Aula de Apres. dos cursos de Comunicação Social. No Aud. do Térreo, das 19h às 22h.

Unidade Mooca Unidade Butantã

Confira a agenda atualizada no portal www.usjt.br

Jornal São Judas Edição 180  

Jornal mensal da Universidade São Judas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you