Jornal São Judas Edição 182

Page 1

PUBLICAÇÃO MENSAL

JORNAL SÃO JUDAS

ANO XXII Nº 182 MAIO/2012

unidiversidade

o que rolou

Veja os posts mais interessantes e tudo que bombou nas redes da São Judas. Pág. 2 Qual É A SUA?

Suas escolhas na vida sempre foram motivadas por um interesse maior, por uma grande paixão? Então, sua história pode fazer parte desta seção. Pág. 3

Tudo vai dar certo

você faz

Se você está precisando de apoio para seguir adiante na vida universitária, saiba que não está sozinho. Quase todos os estudantes passam por momentos de dúvidas, ao enfrentar problemas financeiros, sentir dificuldades de aprendizado ou sofrer pressão em excesso. O importante é não abandonar seu sonho. Saiba como superar os obstáculos na seção UniDiversidade. Págs. 8 e 9 BEM PERTO

Metrô Butantã A estação Butantã do metrô faz parte da vida dos alunos da São Judas dessa região. A partir dela, é possível conhecer lugares incríveis e desfrutar de algumas das melhores opções da cidade. Pág. 11

Conte para nós o que você tem feito para promover o bem no seu bairro, na Universidade ou no trabalho. Pág. 16

www.usjt.br


editorial iStockPhoto/ Dirtydog_Creative

Algumas vezes, a vida parece pregar peças nos seres humanos, desprovidos de armas diante dos desígnios do destino. Quando nos colocamos dessa forma diante das dificuldades, assumimos a postura de vítimas e, ao invés de buscar soluções, perdemos tempo com autopiedade. Os obstáculos aparecem diante de nós o tempo todo, nas mais variadas situações. A diferença está na forma de lidar com eles. Nesta edição, a seção UniDiversidade mostra como superar diferentes questões que interferem no rumo da sua vida universitária. Quem nunca enfrentou dificuldades ao acompanhar uma ou outra matéria? Quem nunca se deparou com um problema financeiro? E a pressão psicológica na família, no trabalho ou mesmo dentro de um grupo? Tudo isso faz parte da vida e não deve impedir que você siga adiante. Leia nas páginas 8 e 9 como a rede de apoio da Universidade pode ajudar a concluir seu curso, apesar dos obstáculos que você poderá encontrar pela frente. Confira, ainda, o projeto interdisciplinar que ofereceu para duas empresas soluções de Produção Mais Limpa, conheça os programas produzidos por alunos de Rádio e TV que serão veiculados pela TV Cultura e veja muito mais nesta edição.

Muita gente está curtindo os posts das novas seções do Jornal São Judas. A “Você Faz” despertou o interesse do professor Moacir Assunção, do Jornalismo, que contou suas boas ações nesta edição. A aluna Aline Oliveira, do 2º ano de Jornalismo, adorou a seção “Qual é a sua?”. Ela respondeu nosso post dizendo que quer contar “qual é a dela”! Em breve, traremos a história da Aline. E você, quer contar sua história também? Responda nossos posts no Face ou no Twitter e entraremos em contato!

Boa leitura! cartas

o que rolou

Veja um resumo dos posts e das histórias online mais interessantes.

O blog do Interconectados teve uma média diária de 254 visitas e 800 impressões (visualizações de página) em abril. É lá que postamos as histórias de pessoas ligadas à São Judas e depois compartilhamos no Facebook e no Twitter. Temos perto de 100 histórias publicadas e você também pode enviar a sua! Estamos aguardando contato para rechear nosso blog com o seu depoimento! A versão online do Jornal São Judas está fazendo o maior sucesso! Você já conferiu? Basta entrar no Portal www.usjt.br, ir à barra lateral Central de Mídia e clicar em Jornal São Judas. Você vai acompanhar material multimídia complementar a cada edição impressa. São vídeos, links com dicas bacanas, galerias de fotos e muito mais. Lá, você também pode comentar e sugerir novas reportagens. Esperamos por você!

2

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Envie um e.mail para jornal@usjt.br.

Mobiliário em crowdfunding Eu e a Carolina Ribbeiro somos formadas em DI. Em nosso Projeto Interdisciplinar de Graduação criamos o Mobiliário Emergencial. Ano passado, ele foi um dos 8 selecionados (entre mais de 300) para o Projetos de Garagem. Agora, está numa plataforma de Crowdfunding. É um financiamento coletivo, para obtenção de capital, em forma de cooperação em rede. Nossa meta é a produção de 1000 camas com porta objetos para serem doadas a abrigos. É tudo ou nada! Se não bater a meta, o projeto não acontece via financiamento coletivo e todos receberão seu dinheiro de volta. Para colaborar e conhecer mais sobre o projeto, vá até http://www.movere.me/projeto/117mobiliario-emergencial/ . A partir de R$5,00, qualquer um pode contribuir com o projeto. As recompensas para cada valor doado também estão no site. Amanda Yuli Mendes – Ex-aluna de Desenho Industrial JSJ – Parabéns pela iniciativa, Amanda e Carolina! Essa carta foi endereçada, via Facebook, à TV São Judas, que nos encaminhou. Além de publicá-la aqui, vamos redigir a próxima seção Você Faz com as ex-alunas. Pessoal, vamos fazer esse projeto acontecer! Entrem no site e apoiem!

expediente

Participe e conecte-se com outros alunos, professores, ex-alunos e vestibulandos. Acesse www. interconectadossaojudas.com.br e conte a sua história. Ou siga no Twitter, Facebook, Orkut, Youtube e Flickr.

Você no comando

O Jornal São Judas é uma publicação mensal do Departamento de Comunicação e Marketing da Universidade São Judas Tadeu, gratuita e dirigida a toda a comunidade. Unidade Mooca: Rua Taquari, 546. CEP 03166-000 - São Paulo - SP. Unidade Butantã: Av. Vital Brasil, 1000. CEP 05503-001 - São Paulo SP - Fone: (11) 2799-1677. Supervisão: Maria Luiza Mesquita. Conselho Editorial: Anderson Fazoli, Angelo Zanini, Antonio José da Silva, Beatriz Dionísio, Caio Pereira Santucci, Carla Witter, Durval Luiz da Silva, Fernando Duch, Giovana Ganeo e Júlio César Lucchi. São Judas é produzido pela Folie Comunicação Ltda. Av. Água Fria, 1892 - CEP 02332-001 - São Paulo - SP - Fone: (011) 2203-3892/ 2953-6347. Editora e Jornalista Responsável: Mirian Meliani Nunes - Mtb 23761. Coordenação Editorial: Frideriki Karathanos. Redação: Ana Paula Ramos e Tatiana Karpovas. Revisão: Prof. Everaldo José de Campos Pinheiro. Direção de Arte/Diagramação: PaulaLyn Carvalho. Produção Fotográfica: Ana Paula Ramos. Fotografia: Sergio Carvalho. Foto/Capa: iStockPhoto/Bjones27. Tiragem: 20.000 exemplares. Reprodução permitida sob autorização prévia, desde que citada a fonte. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a posição do jornal.


qual é a sua?

a ciência da beleza

Rafael de Castro já sonhava com a docência, mas quando descobriu a importância da cosmética, encontrou motivação verdadeira para seguir adiante. O desejo de saber mais conduziu Rafael de Castro Ferreira a um caminho de inspiração que o levou à área de Cosmetologia. Quando pequeno, lecionar era o seu objetivo. Filho da professora Maria Eunice de Castro Ferreira, do curso de Nutrição, Rafael seguiu os passos da mãe e também escolheu a área da Saúde, optando por Farmácia, em 2003. Durante esse período, aprimorou os conhecimentos e buscou a preparação para a docência, no curso de Formação para Professores. Ingressou no Regime de Iniciação Científica (RIC) com a proposta de desenvolver pesquisa sobre enzimas extraídas do abacaxi para o estudo do câncer. Com o início do estudo, porém, seu projeto transformou-se e ele percebeu que poderia aplicar as enzimas em formulações cosméticas. “Descobri um novo mundo. Fiz estágio na área e a paixão pelo tema foi inevitável”, comenta.

perfil Rafael de Castro Ferreira é ex-aluno do curso de Farmácia, formado em 2006. O seu trabalho é fonte de satisfação pessoal e desejo de aperfeiçoamento. “Aprendi a amar a Cosmética. Sou capaz de virar a noite dedicando-me à pesquisa”, diz.

check in Notícias | Revista CI (Revista de Cosmetologia); Revista Cosmetics & Toiletries; e Revista Le Nouvelles. Site | PUBMED Brasil. Eventos | Congresso Brasileiro de Cosmetologia; Hair Brasil (Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética; Estétika (Exposição Internacional de Beleza); Beauty Gostou? Fair (Feira Internacional de Beleza Veja mais no Portal Profissional). www.usjt.br, Central

Amor à primeira vista A partir da formação de farmacêutico, Rafael envolveu-se cada vez mais com a cosmetologia. Buscou conhecimento, fez cursos de extensão e MBA em Marketing e Cosmetologia, quando surgiu a oportunidade de fazer um estágio na Itália. Lá, recebeu o convite de um colega de turma para trabalhar com pesquisa no Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética. Hoje, Rafael leciona na área de Saúde e compartilha a experiência, de modo que seus alunos vejam como a cosmética pode promover benefícios para a saúde da pele e do organismo, além de manter a boa aparência. “É possível fazer cosmetologia baseada em estudos científicos. Cabe a cada um de nós, profissionais, desempenhar esse papel. Precisamos mudar o modo de pensar e enxergar essa área tão fascinante, gerando benefícios para todos”, opina Rafael. Recentemente, o ex-aluno abriu uma franquia da Mezzo no bairro da Mooca, em São Paulo. No espaço, consegue aliar pesquisa, trabalho qualificado e vendas dos produtos da marca. “A cosmetologia é o meu norte, respiro tudo que gira em torno do assunto. Por mais que se fale em cosmética, precisamos aprofundar ainda mais nossos estudos”, acredita Rafael. No ano passado, finalizou o mestrado e já foi aprovado para o doutorado em Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina do ABC. “É fundamental descobrir o que a gente ama, o que traz verdadeira inspiração para a nossa vida. Só assim conseguimos desempenhar o nosso ofício com prazer”, finaliza.

de Mídia, no link do Jornal São Judas. MAIO_2012

3


entrelinhas

Histórias em vídeo Oito videobiografias produzidas por alunos do 3º ano de Rádio e TV são exibidas pela TV Cultura. Não é de hoje que as produções dos alunos de Rádio e TV vêm conquistando espaço na programação da Cultura. Antes restritas à Rádio, a TV Cultura aprovou oito de nove videobiografias produzidas pelos alunos do 3º ano. Os programas já estão sendo veiculados no “Cultura 360º”, parceria entre a TV Cultura e a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). “Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos alunos, que foram criteriosos na escolha das personagens, na realização da pesquisa e também na condensação do material coletado. Os vídeos, com duração de seis minutos, conseguem transmitir a essência”, avalia a professora-orientadora Sílvia Cavalli, que também atua como diretora da TV São Judas. Outro fato inédito é a produção ter sido realizada por alunos do 3º ano do curso. “A tradição, até 2010, era a participação das turmas do 4º ano. A decisão de delegar a tarefa às turmas do 3º resulta da preocupação da Universidade em preparar cada vez melhor para o mercado de trabalho”, salienta Sílvia. Deu tão certo que, agora, eles estão preparando um documentário de 30 minutos, dada a riqueza do material que coletaram.

sergio carvalho

cadu silva

A primeira videobiografia, exibida em 31 de março, apresentou a trajetória esportiva do bicampeão mundial de boxe Éder Jofre. Produzido pelos alunos Cadu Silva (diretor), Diego Soares (câmera), Rafael Tinel (edição) e Vitor Lopes e Henrique Riganti (produção), “Cruzado de direita” tem como foco uma das mais importantes vitórias do boxeador, que lhe rendeu o título de campeão mundial. “O desafio foi grande, mas muito gratificante. Senti-me emocionado ao ver no vídeo o nosso trabalho. Agora, queremos mostrar as outras facetas do Éder, como político, artista plástico e, sobretudo, homem de caráter”, informa Cadu Silva que, juntamente com a sua equipe, tem acompanhado os passos do ex-boxeador.

Confira as demais videobiografias dos alunos da São Judas que constam da programação. Desconstruindo os 80 – o vídeo apresenta Judith Gaggiano, que fala o que pensa e aproveita a liberdade que a idade lhe trouxe. É chamada de a vovó mais tatuada do Brasil. Júlio César – mostra o goleiro do Corinthians falando da carreira, dos sonhos e lembrando alguns lances que marcaram sua trajetória. O Sol da Vai-Vai – Sol é compositor da velha guarda da Vai-Vai, que conta sua história na escola, junto com Osvaldinho da Cuíca e Fernando Penteado, diretor da escola. Mano Veio – retrata o radialista Mano, conhecido do público por sua voz e suas façanhas no começo do rádio. Quem quer dinheiro? – apresenta o senhor Assis, responsável pelos “aviõezinhos” de dinheiro no quadro “Quem quer dinheiro?”, do programa Sílvio Santos. Céus Portáteis – mostra o trabalho da ONG de Adriana Rocha, que atua com comunidades da Zona Sul, promovendo arte, cidadania e educação.

Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

“Helô – Atriz e Cantora” aborda a preparação da atriz Heloísa de Palma e os bastidores do musical Mamma Mia, em que atuava. “Quisemos mostrar a preparação de voz e de corpo da atriz por resumir a essência de sua profissão. Ao contrário do que se imagina, atuar exige muito estudo e dedicação”, informa Renato Rufo, que dirigiu a videobiografia.

4

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

As produções, realizadas por estudantes de várias universidades do país, vão ao ar todos os sábados, às 13 horas, no “Cultura 360º”, exibido pela TV Cultura. Você também pode acessá-las por meio do site http://tvcultura. cmais.com.br/cultura360.


FOTOS: adalberto Lima

entrelinhas

Espetáculo em cartaz

a saga musical de cecília... fica em cartaz até 3 de junho, no Galpão Folias.

Rádio Web completa três anos

No dia 28 de maio, a Rádio Web comemora três anos de existência. Projeto da Pró-Reitoria de Extensão, sua programação é produzida por professores e alunos dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV. Em seu aniversário, oferecerá aos ouvintes duas horas de programação especial. Para conferir esse presente exclusivo, basta acessar www.usjt.br/radio_web. Parabéns a toda a equipe!

SIMTECCE 2012

Realizado anualmente, o Simpósio de Tecnologia e Ciências Exatas (Simtecce) procura aproximar o conhecimento acadêmico e o empresarial, promovendo ambiente propício à ampliação do saber individual e coletivo. Oferece, ainda, a oportunidade de estreitar o relacionamento de estudantes, professores e empresas participantes. Em sua 12ª edição, o evento acontece de 4 a 6 de junho, com a participação de profissionais de destaque. A grade de palestras estará disponível, em breve, no Portal www.usjt.br .

Tabela de Química

Conhecida dos estudantes desde o Ensino Médio, a Tabela de Química (ou Periódica) oferece informações úteis para o processo ensinoaprendizagem, capazes de facilitar a compreensão de teorias abordadas em sala de aula. A professora Tania Akiko Anazawa, dos cursos de Farmácia e Ciências Biológicas, produziu uma tabela para ser distribuída a todos os alunos do curso de Farmácia, para os alunos dos 1os e 2os anos de Ciências Biológicas e para os 1os anos das Engenharias.

Graduada em Artes Cênicas pela São Judas, Suzana Aragão sobe mais uma vez aos palcos, agora na pele de uma das quatro Cecílias que compõem a peça “A Saga Musical de Cecília...”, do grupo Folias. O espetáculo foi construído a partir de fragmentos poéticos e músicas compostas pelo próprio grupo, retratando as aventuras e desventuras de personagens que vivem em um dos mais boêmios bairros da metrópole, Santa Cecília. Além de atriz, Suzana Aragão já foi assistente de direção de espetáculos de sucesso, como “O Príncipe da Dinamarca”, e assina a direção das peças apresentadas pela Universidade São Judas durante as Visitas Programadas (VIPs), voltadas aos alunos do Ensino Médio. Com direção musical de Bruno Perillo, a peça tem no elenco, ainda, Débora Raquel, Marcellus Beghelle, Nani de Oliveira, Patricia Barros, Carlos Francisco, Pedro Lopes, Rafael Faustino e Rodrigo Scarpelli. Em cartaz até o dia 3 de junho, no Galpão Folias - Rua Ana Cintra, 213, de quinta a sábado, às 21h, e domingos, às 19h. Mais informações no site www.galpaodofolias.com.br ou pelo telefone (11) 3361-2223.

Parceria com Gerdau

Dando continuidade à parceria da São Judas com o Instituto Gerdau, começou o segundo Módulo do curso para formação de Eletricistas Residenciais, que acontece nas dependências da Universidade e envolve professores e um aluno-monitor do curso de Engenharia Elétrica. Nesta etapa, os alunos passam por processo de aperfeiçoamento, adquirindo conhecimentos específicos que permitem a realização de serviços elétricos em residências ou empresas. O projeto pedagógico foi desenvolvido pela São Judas, que também se responsabiliza pelo fornecimento do material didático e emissão do certificado de conclusão do curso. Ao Instituto Gerdau cabe o transporte dos alunos, em sua maioria moradores do entorno da fábrica da Gerdau em Santo André, além da oferta do material prático.

MAIO_2012

5


entrelinhas

Ana fuccia

Bôscoli em evento da Microsoft

João Marcello Bôscoli no Campus Tour Windows 7.

Professor é tema de congresso

O IX Congresso Internacional de Direito será realizado de 21 a 25 de maio, homenageando o professor José Eduardo Campos de Oliveira Faria, que completa 20 anos como docente da Universidade. O evento reunirá pesquisadores de instituições nacionais e internacionais para debater as grandes questões das Ciências Jurídicas e Sociais na contemporaneidade. O tema central será Direito e Sociedade, a obra de José Eduardo Faria. Presenças confirmadas: Alberto do Amaral Júnior (USP); Antonio Gomes Moreira Maués (UFPA); Antonio Rodrigues de Freitas Júnior (USP); Celso Campilongo (USP); Diogo Coutinho (USP); Emerson Ribeiro Fabiani (FGV/SP); José Antonio Estevez de Araújo (Universidade de Barcelona); Fernando Herren Aguillar (USJT / USP-Leste); Floriano de Azevedo Marques (USP); Hédio Silva Junior; Jean Paul Veiga da Rocha (USP); José Geraldo de Souza Junior (UnB); José Reinaldo de Lima Lopes (FGV); Otávio Pinto e Silva (USP); Paulo de Tarso Ramos Ribeiro; Paulo Todescan Lessa Matos (FGV/RJ); Ronaldo Lemos (FGV/;RJ); Ronaldo Porto Macedo (USP); e Sebastião Tojal (USP).

20 anos de Educação Física

Mais uma edição da Semana de Educação Física ocorrerá de 28 a 30 de maio, na unidade Mooca. No ano em que o curso de Educação Física completa 20 anos na Universidade, o tema será Múltiplas faces e interfaces da Educação Física: 20 anos formando profissionais na USJT. O evento acontece das 19h10 às 22h20, no Auditório do Térreo e em salas de aula, com palestras e oficinas debatendo assuntos como as vantagens do pilates, a Educação Física voltada para a pessoa com deficiência, a Educação Física e a pedagogia freireana, e a modalidade de voleibol sentado como um mercado emergente para o profissional da área, entre outros. 6

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Sócio-proprietário da Trama, maior gravadora independente do Brasil, João Marcello Bôscoli esteve na São Judas no dia 18 de abril para falar de tecnologia, música e cultura aos alunos de Comunicação Social. A palestra fez parte do Campus Tour Windows 7, promovido pela Microsoft para apresentar aos universitários suas novas ferramentas. Durante o período de 16 a 20 de abril, os alunos puderam experimentar lançamentos da empresa expostos na Praça da Cultura. Filho de dois dos maiores expoentes da MPB Ronaldo Bôscoli, um dos precursores da Bossa Nova, e Elis Regina, uma das vozes femininas mais marcantes do país -, João Marcello tornou-se músico e produtor musical. Em 1998, juntamente com os irmãos Cláudio e André Szajman, criou a Trama Musical. A partir de 2001, a Trama Virtual passou a oferecer downloads remunerados. “A tecnologia foi e continua sendo uma aliada importante do nosso projeto. Com o patrocínio da Microsoft, pudemos levar nossos artistas para fora do país. E agora, por meio do `Estúdio Windows´, ampliamos as oportunidades para as novas bandas”, salientou João Marcello ao informar que a Trama Virtual conta com mais de 75 mil artistas. “A internet é uma ferramenta de inclusão poderosa, não só na área da música, mas da cultura de modo geral. Hoje, o jovem pode ter acesso à boa literatura, pode produzir vídeo, poesia, música. Há espaço para todos os gêneros. Meu conselho para os jovens, especialmente da área de Comunicação, é que olhem para a História. Nem sempre o que se vende como novo de fato é. É importante conhecer os fatos, fazer conexões e conhecer outras áreas”, afirmou.

Revista Brasileira de Farmácia

Será que os medicamentos classificados como “similares” ou “genéricos” mantêm a qualidade apresentada pelos medicamentos de referência? A partir dessa indagação, em 2010, os alunos Ana Catarina Pereira Rodrigues, Bruno Carvalho da Silva, Fernanda Cristina Granata, Gabriela Stabile Podavin e Juliana Carla Oliveira de Lima, do 4º ano de Farmácia, apresentaram o trabalho Avaliação da Equivalência Farmacêutica de Furosemida em comprimidos de 40mg. Agora, o TCC rendeu artigo para a Revista Brasileira de Farmácia edição 2012. No estudo, foram utilizados comprimidos de 40mg, que contêm como princípio ativo a Furosemida, escolhida pelos alunos como modelo por tratar-se de um potente diurético, utilizado como coadjuvante no tratamento de hipertensão arterial. Para alívio dos consumidores, os resultados farmacológicos mostraram que os medicamentos avaliados são semelhantes aos de referência. “A parte experimental foi realizada integralmente no Laboratório de Controle de Qualidade do Núcleo de Estudos Farmacêuticos da São Judas, demonstrando que possuímos toda a infraestrutura necessária para a realização de ensaios preconizados pela farmacopéia brasileira”, afirma o professor Marco Aurélio Lamolha, orientador do trabalho.


ECOSAR

entrelinhas

Cursos no DCEx

O Departamento de Cursos de Extensão (DCEx) oferece neste semestre uma série de cursos nas unidades Mooca e Butantã, válidos na contagem de carga horária de atividades complementares (consulte a coordenadoria de seu curso). Os módulos são oferecidos aos sábados e destinam-se aos profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Gestão de RH e Marketing, Comunicação Social, Saúde e Direito. Para conferir a relação de cursos, datas e horários, acesse: http://www.usjt.br/cursos/ extensao_universitaria. Para matrículas, dúvidas e sugestões, envie e-mail para dcex@usjt.br. Horário de atendimento na Unidade Mooca: 2ª a 6ª, das 9h às 21h, sábados, das 8h às 14h. Acompanhe o DCEx também no Facebook e Twitter.

Livro do Ibama

Resultados de pesquisa sobre uso sustentável da Sardinha-verdadeira, realizada por alunos (foto), são publicados pelo Ibama.

Psicologia em debate

O Brasil tem a segunda maior comunidade de analistas de comportamento do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, o número de profissionais que escolhe essa abordagem para atuar tem aumentado a cada ano. Acompanhando essa tendência, a São Judas realiza, no dia 26 de maio, a I Jornada de Análise do Comportamento (JAC). O evento acontece na unidade Mooca, das 7h30 às 17 horas, em diversas salas de aula. A JAC é aberta a estudantes, psicólogos e público em geral, interessados em comportamento humano e/ou ciências do comportamento. A comissão organizadora é formada pelos professores Livia Aureliano e Nicodemos Borges. Os interessados devem inscrever-se pelo site www.jacusjt.com.br O curso de Psicologia promoveu, também, de 23 a 27 de abril, sua XXII Semana de Psicologia, com o tema central Psicologia – Diversidades Contemporâneas. Palestras e workshops abordaram subtemas, como esquizofrenia, psicologia do esporte, distúrbios alimentares, pacientes psicóticos, terapia comunitária, psicologia organizacional e do trabalho, violência doméstica e no ambiente escolar contra crianças.

Educação Nutricional

O tema Educação Nutricional: da teoria à prática será debatido no dia 19 de maio, das 8h30 às 12h30, no Auditório do Térreo. Os conceitos e instrumentos para a prática da Educação Nutricional serão abordados pela professora Irene Coutinho de Macedo Silva, enquanto a nutricionista Mara Andreia Valverde falará do tratamento da obesidade. Também serão relatadas experiências de sucesso, realizadas em escolas, pelas nutricionistas Carolina Pinheiro e Cinthia Auricchio Araujo. A oficina culinária funcional para pacientes com câncer, desenvolvida no Hospital AC Camargo, será apresentada pela nutricionista Maria Carolina. Para participar, basta inscrever-se no Portal www.usjt.br e, na data, levar um quilo de alimento não-perecível.

Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

A sardinha-verdadeira já foi uma espécie abundante na costa brasileira, mas hoje corre sério risco por conta da pesca predatória. Para reverter esse quadro, foi realizado amplo estudo envolvendo, além da Universidade São Judas, pesquisadores da USP, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis). O objetivo do Grupo de Bioecologia de Recursos Pesqueiros foi conhecer mais profundamente o ciclo de vida desse peixe típico dos mares das regiões Sul e Sudeste. Iniciada em 2009, a pesquisa abordou aspectos biológicos e parâmetros populacionais, além de apresentar propostas para gestão sustentável da comercialização e preservação desse peixe. Os primeiros resultados acabam de ser lançados no livro Plano de Gestão para o Uso Sustentável de Sardinha-verdadeira, Sardinella brasiliensis, no Brasil, organizado pelo Ibama. “Os estudos de crescimento conduzidos em nossa Universidade são fundamentais para a compreensão da estrutura populacional da sardinha”, diz o Prof. Dr. André Martins Vaz dos Santos, coordenador do projeto na São Judas. Sob sua orientação, os alunos do curso de Ciências Biológicas puderam participar das excursões de pesquisa, realizadas a bordo do navio oceanográfico Atlântico Sul, da FURG, entre 2008 e 2010. Os estudos tiveram o apoio financeiro do Ibama e bolsa de iniciação científica garantida pela FAPESP.

Semana de Letras e Tradutor e Intérprete

De 7 a 11 de maio, acontece a Semana de Letras e Tradutor e Intérprete. Desta vez, o evento contará com três palestras e uma mesa-redonda, além de recital com o pianista Murilo Emerenciano, no encerramento. No dia 7, o Prof. Ms. Élcio Camilo de Souza apresenta a palestra Speak to the Rhythm, em que aborda a importância da entonação para a boa comunicação e compreensão em situações de exposição ou conversação em inglês. No dia 8, a Profª Dra. Elisa Guimarães, docente do Mackenzie, fala sobre os Processos de tradução e interpretação de texto. Dia 9, será a vez da Profª Regina Alfarano, uma das fundadoras da Revista Brasileira de Tradutores e consultora de diversas publicações especializadas em tradução, abordar A rotina dos intérpretes. Por fim, no dia 10, será realizada a mesa redonda O profissional de Letras e de Tradutor e Intérprete – ex-alunos e professores da USJT, em que os participantes vão narrar suas experiências e oportunidades apresentadas pelo mercado de trabalho. MAIO_2012

7


uniDIversidade

Para o seu sonho decolar Sabe quando bate aquela sensação de que não estamos dando conta do recado? Nessas horas, você pode contar com os serviços de apoio oferecidos pela Universidade, que ajudam na superação de diferentes dificuldades, sejam elas emocionais, acadêmicas ou financeiras. Todo mundo já passou por isso pelo menos uma vez na vida. A gente deseja algo, corre atrás, se esforça e consegue aquilo que almejou. Aí, bate aquela insegurança. Será que somos realmente capazes e merecedores? Muitos jovens estudantes, ao entrar na universidade, podem se deparar com problemas financeiros, emocionais ou mesmo de ordem acadêmica. Algumas vezes, isso gera queda de rendimento e falta de confiança, levando uma parcela a desistir do próprio sonho e abandonar o curso, depois de todo o esforço para iniciar a vida universitária. Isso é um erro fatal, pois o estudo é, reconhecidamente, o bem mais sofisticado que um indivíduo pode acumular, capaz de garantir as condições para ascender profissional e economicamente. A importância da educação para o desenvolvimento do país e para a melhoria da renda da população é tão significativa que o governo federal não se cansa de ampliar e aperfeiçoar os programas educacionais para garantir maior inclusão. Basta observar a inserção de jovens nas universidades. O número passou de três milhões para mais de seis milhões ao ano, segundo os últimos levantamentos do IBGE. Como a Universidade pode ajudar Para que você não desista do curso e consiga estabelecer uma rotina que possibilite o equilíbrio entre estudos, trabalho e vida pessoal, a São Judas oferece uma série de serviços de Apoio ao Graduando. Os benefícios vão desde o uso dos laboratórios fora do horário das aulas, com auxílio de monitores, até a possibilidade de ter aulas de reforço gratuitas, em diversas disciplinas. Isso sem falar no Apoio Psicológico ao Aluno (APA) e na possibilidade de desenvolver estágio ou mesmo de trabalhar na própria Universidade.

Apoio Psicológico Diante dos temores e desafios a serem enfrentados, muitos alunos sentem-se paralisados, sem saber a quem recorrer. “A sensação é de impotência”, observa a Profª Maria Esmeralda Mineu Zamlutti, docente no curso de Psicologia e responsável pelo serviço de Apoio Psicológico ao Aluno (APA). Criado em 2002, o APA ajuda o estudante a superar angústias e enfrentar os problemas sem medo. “Não se trata de acompanhamento psicológico. É um aconselhamento que procura mostrar ao jovem como um pouco de cautela e atitude podem resolver a maior parte das questões”, diz a professora Esmeralda, graduada em Psicologia, com mestrado e doutorado na área educacional. Questões de ordem emocional constituem o foco do serviço. Uma conversa sobre o relacionamento do aluno com a família, com o namorado(a) ou com o chefe, geralmente, é suficiente para que Esmeralda possa orientá-los no sentido da dissolução dos conflitos. Em casos mais sérios, que necessitam de acompanhamento clínico, a professora orienta a buscar as clínicas de psicologia que oferecem preço especial para os alunos indicados pelo APA. Outra opção é buscar inscrição nos centros de psicologia aplicada de outras instituições de ensino, quando, por uma questão ética, eles não podem ser atendidos pelo Centro de Psicologia Aplicada (CENPA) da São Judas.

Para agendar horário no APA, ligue às 3as e 5as feiras, das 14h às 17h, e fale com Paula. Tel.: 2799-1956.

8

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS


uniDIversidade

Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Gastos sob controle Os alunos que enfrentam dificuldades financeiras normalmente apresentam queda de rendimento escolar, o que pode levar ao abandono do curso. Para que isso não aconteça, é importante manter as contas em dia, observa Márcio Stein, ex-aluno de Ciências Econômicas, turma de 2010, que atua como analista de Risco de Crédito no Banco Votorantim e costuma dar palestras sobre Finanças Pessoais em escolas, empresas e sindicatos. Um erro bastante comum é não dimensionar o quanto se ganha e se gasta a cada mês, lembrando que o equilíbrio financeiro resulta da boa relação entre Receitas e Despesas. O ideal é não comprometer mais de 80% da renda com as despesas. Ao manter esse percentual, é possível fazer reserva de caixa para ser usada em situações de emergência, como a ocorrência de demissão. Muitos estudantes recorrem ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) para pagar a faculdade. É bom saber que os alunos de Formação de Professores (Licenciatura), com financiamento pelo FIES, que lecionam ou que venham a lecionar em escolas das redes públicas terão direito a abatimento no saldo devedor (veja detalhes no site do MEC). Os juros, explica Márcio Stein, são bem mais amigáveis em relação aos juros bancários comuns. Ao concluir o curso, porém, é necessário honrar o compromisso, caso contrário, os juros começam a correr. Portanto, não espere conseguir emprego na área para dar início ao pagamento. Para manter Receita e Despesa sob controle, uma boa dica é montar uma planilha simples e compreensível. Na edição online (www.usjt.br, central de Mídia, no link do Jornal São Judas) você encontra um vídeo explicativo e um exemplo de planilha. Nela, devem estar listadas todas as suas despesas fixas, como mensalidade da faculdade, transporte, aluguel ou conta de luz e alimentação, além das despesas eventuais, como viagens, cinema etc. Outras dicas importantes: Seja disciplinado. Só gaste o necessário. Não use o cheque especial, pois os juros cobrados são altíssimos. Use o Cartão de Crédito a seu favor. Não faça muitas parcelas e pague a fatura integralmente.

Estágio e emprego Outro fator que causa bastante angústia é a necessidade de fazer estágio, assim como conseguir emprego na área. “Para tudo na vida podemos fazer uma análise SWOT (ferramenta utilizada para mapear os pontos fracos, fortes e as oportunidades). Ao colocar no papel tudo o que se ganha e o que se perde com a troca de emprego, fica mais fácil tomar uma decisão”, lembra a professora Gláucia Rezende Jadon, especializada em Recursos Humanos e docente nos cursos de Administração de Empresas, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Gestão de RH. “O estágio pode parecer interessante. Mas, se não cobrir os custos do aluno, como mensalidade, transporte e alimentação, é preferível permanecer no emprego para garantir a formação”, observa. Por outro lado, há empresas que oferecem ajuda para custear a faculdade. Nesse caso, a troca é um bom negócio, ainda que o salário seja inferior, pois há a garantia da continuidade dos estudos e a possibilidade de ser efetivado na empresa posteriormente. É importante, ainda, saber organizar a vida acadêmica a fim de não sacrificar o próprio desempenho no trabalho. É muito comum encontrar estudantes que, por conta da pressão na universidade, negligenciam suas tarefas cotidianas no emprego. O resultado pode ser a demissão e consequente perda da fonte de renda para se manter na graduação. Por isso, tente buscar o equilíbrio e, quando viável, negocie com seus superiores. Você pode trocar um dia importante, como a véspera da prova, por horas a mais distribuídas ao longo do mês ou por um plantão no fim de semana. Se você for um colaborador dedicado, dificilmente receberá um não como resposta. Reforço garantido A Universidade oferece, por meio do CEAM, aulas de reforço sob medida para os alunos dos anos iniciais, nas mais variadas áreas do saber. Conduzidas por monitores, com supervisão dos professores, elas são realizadas aos sábados e durante a semana, no período vespertino, nas duas unidades. “O CEAM atua no sentido de complementar a formação do aluno, oferecendo suporte para o seu desenvolvimento técnico/científico e cultural, de modo que a aprendizagem se torne significativa”, observa o Prof. Ubajara Soares, docente do curso de Pedagogia. São oferecidas, entre outras, aulas de Cálculo, Química, Matemática Financeira, Física, Programação e Inglês (temático e instrumental). A lista completa você confere acessando a versão online no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Agenda de estudos Manter uma agenda de estudos é essencial para organizar o dia a dia.

Perguntar e expor dúvidas em relação à matéria durante as aulas ajuda a fixar o conteúdo.

Otimize seu tempo. Aproveite parte do almoço para revisar a matéria ou fazer exercícios. Leia um texto no percurso entre sua casa e o trabalho.

Reserve um período do final de semana para estudar. Não é preciso dispensar o cinema com a namorada ou o bate-papo com os amigos. Basta distribuir o tempo e fazer pequenos sacrifícios, do tipo, “este final de semana encontro os amigos, no outro, saio com a namorada”.

Aproveite os feriados prolongados para relaxar. Mas, se for época de provas, priorize os estudos. Um sacrifício hoje vale o diploma de amanhã.

Não tenha como meta a nota, mas o conhecimento. Ao manter a concentração em sala e fazer revisões diárias, é possível tecer uma teia de conhecimentos. Tudo passa a fazer sentido. Estudar, dessa forma, torna-se um prazer.

MAIO_2012

9


nota 10

Interdisciplinaridade na prática Alunos e professores de sete cursos reuniram-se para sugerir procedimentos sustentáveis a duas empresas, em trabalho desenvolvido dentro do Programa de Produção Mais Limpa (P+L) da Fiesp.

quem? O Núcleo de Produção Mais Limpa e Sustentabilidade da São Judas.

o quÊ? Realizou trabalho interdisciplinar envolvendo professores e alunos de sete cursos. Eles desenvolveram projeto de

Imagine reunir alunos de sete cursos diferentes a fim de encontrar soluções sustentáveis para empresas reais, que já estão no mercado e enfrentam dúvidas sobre sua forma de produção. Parece loucura? Não no caso do Núcleo de Produção Mais Limpa e Sustentabilidade, criado para dar continuidade à parceria desenvolvida desde 2008 com a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo). As empresas Mec Brindes e a Indústria de Parafusos Elbrus foram as escolhidas para a São Judas atender. O objetivo era elaborar um relatório para cada companhia, com ações que elas poderiam tomar a fim de tornar suas produções mais limpas e sustentáveis. O professor Alberto Akio Shiga, coordenador do Núcleo de Produção Mais Limpa e Sustentabilidade da São Judas, montou um grupo de professores e alunos para desenvolver o trabalho de maneira interdisciplinar, integrando-se, ainda, ao Laboratório-Empresa.

Assim, os cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação, Administração de Empresas, Secretariado Executivo, Ciências Contábeis e Comunicação Social (Jornalismo) tiveram representantes dedicados ao projeto, realizado de agosto a novembro do ano passado. O professor Selmo Bernardo Torquetto, orientador do projeto na área de Engenharia Mecânica, salienta que eles procuraram avaliar os processos produtivos e instalações, além de verificar a possibilidade de otimizar o serviço sem provocar impacto ambiental. A avaliação de Marcio Sartori, diretor comercial da Mec Brindes, foi positiva. “Foi muito bom poder contar com a colaboração da equipe da São Judas. Os mais jovens chegam com ideias novas, enxergam procedimentos equivocados que fazemos no dia a dia e nem percebemos. Todas as sugestões foram positivas. Pudemos ter contato com tendências de mercado mais atuais.” José Ricardo Chiarella, diretor administrativo e financeiro da Elbrus, considerou o trabalho proveitoso e organizado. “O comportamento dos alunos foi bem profissional. Eles tinham muita noção do que estavam fazendo”, observa. O professor Norberto Augusto Júnior, das Engenharias, destaca a oportunidade de aproximar professor, aluno, instituição e empresa na busca de soluções para a redução do impacto gerado no meio ambiente.

Produção Mais Limpa para duas empresas, a Mec Brindes e a Elbrus Parafusos, dentro da parceria com a Fiesp.

quando? De agosto a novembro de 2011

Por quê? Para tornar as operações das duas empresas mais limpas e sustentáveis, além de aproximar alunos, professores, instituições e iniciativa privada. Professores: Alberto Akio Shiga; Antonio Carlos Datte; Benedito Sérgio Tavares de Melo; Gilberto Bacarim; Norberto Augusto Júnior; Raul Fonseca da Silva; Selmo Torqueto. Alunos: Ana Carolina Mayumi Sena Lopes; Angelo Raphael Ferneda Dias; Felipe Nani de Oliveira Silva; Lúcia Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas. 10

dos Reis Vieira; Ludimila Honorato Frutuoso; Marjory Name Murad; Samir Suzumura; Tatiane Santos da Silva; Vinicius Moreira da Cunha Firmo; Vinicius Rodrigues de Barros; Wesley Siqueira Parra. Encarregado do Depto de Integração Universidade-Empresa: Reginaldo Piva

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Soluções Após visitar as duas empresas, o grupo sugeriu uma lista de melhorias, que você confere abaixo. instalação de exaustores acionados pela força do vento substituição dos materiais usados para “silk-screen” sem solventes aromáticos troca dos óleos de lubrificação e hidráulico para o processo Óleo Vegetal Ecológico instalação de torneiras com timer hidráulico e com aeradores nas pias dos banheiros otimização das perdas no circuito pneumático das empresas instalação de fotocélula para o controle da iluminação fabril redimensionamento dos motores elétricos existentes para menor consumo de energia elétrica e menor custo operacional para a mesma produção industrial.


bem perto

Conexão com a cidadE Inaugurada em 2011, a estação Butantã do Metrô trouxe benefícios para a região oeste e está ao lado de nossa unidade no bairro.

Diversão e arte Os interessados em arte, por exemplo, chegam mais rápido ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), partindo da estação Butantã. O percurso até a avenida Paulista é realizado em sete minutos, aproximadamente. Saindo da Linha Amarela, o passageiro faz a conexão com a Linha 2 – Verde, nas Clínicas, sentido Vila Prudente, até chegar à estação Trianon-Masp, onde fica o Museu. Agora, também ficou mais fácil ir para outros pontos culturais da cidade. Com a estação Luz conectada à Linha 4 – Amarela desde o final de 2011, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado ficaram mais próximos de quem se desloca da zona oeste até o centro da capital. Aproveitando essa integração das Linhas Amarela e Azul, em direção ao Carandiru, os interessados também têm acesso ao Parque da Juventude e à Biblioteca de São Paulo. Tecnologia de ponta Os trens da Linha 4 são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária. A tecnologia driverless permite a operação dos trens sem condutor, com um sistema informatizado. Com a operação automática, as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas com a necessidade, trazendo mais agilidade e segurança à operação dos trens. Os usuários também contam com ar-condicionado, passagem livre entre os carros e baixo nível de ruído.

ESTAçÃO BUTANTÃ

fotos: divulgação ViaQuatro

Com obras iniciadas em 2005, a nova estação do metrô foi inaugurada no ano passado. Boa parte da construção ocorreu paralelamente à da unidade Butantã da Universidade São Judas. São duas histórias que se complementam, trazendo grandes novidades para a região. A São Judas Butantã abriu suas portas em 2007, oferecendo uma alternativa de ensino superior de qualidade no bairro, que contava com poucas opções de instituições particulares. De lá para cá, vem recebendo muitos alunos que utilizam o metrô para fazer seus trajetos em menos tempo até a Universidade e para outros pontos da cidade. Com percurso rápido, é possível deslocar-se para frequentar os principais centros culturais, museus, bibliotecas e teatros, evitando o tráfego carregado das avenidas Vital Brasil, Eusébio Matoso e Rebouças.

O bloqueio inteligente é formado por portas de vidro, com altura de 1,8 m, substituindo as antigas catracas, que detectam a presença do usuário com o cartão ou bilhete de metrô e liberam automaticamente a entrada do passageiro.

O total de área construída é de 13.000m2

As escadas rolantes inteligentes definem automaticamente a velocidade em função da presença de usuários nos degraus.

São 3 acessos interligados, sendo dois na Av. Vital Brasil e o terceiro com saída para o terminal de ônibus.

MAIO_2012

11


vocação

Projeto de vida Fascinado pela ideia de criar edifícios, Irineu Anselmo Junior, ex-aluno do curso de Arquitetura, começou a atuar na área antes mesmo de entrar na faculdade. ao iniciar o curso, foi selecionado para estágio em um escritório e não parou mais. Hoje, é proprietário da Ianseé Arquitetura,

JSJ Por que escolheu a São Judas e de que

maneira a Universidade contribuiu para a sua formação? Irineu Anselmo Junior – Escolhi a São Judas pela qualidade do curso. A Universidade foi fundamental na minha formação, sobretudo pelo corpo docente que me ensinou a enxergar a Arquitetura não só de uma maneira contemplativa, mas de forma analítica e aprofundada. Quero aproveitar essa oportunidade e fazer um agradecimento especial ao mestre Jon Adoni Vergareche Maitrejean, que me inspirou, orientou e apoiou quando mais precisei.

direcionada ao mercado imobiliário.

JSJ Conte-nos sua trajetória até a abertura da

Ianseé. Irineu Anselmo Junior – Depois de formado, já trabalhando em um escritório de Arquitetura desde o primeiro ano da faculdade, adquiri experiência em projetos arquitetônicos para o mercado imobiliário. Em 2005, saí em busca de novos desafios em escritórios com outros perfis de atuação a fim de diversificar minha experiência. Assim que me senti preparado, realizei o sonho de ter minha empresa na área. JSJ O que faz a Ianseé? Irineu Anselmo Junior – É um escritório de Arquitetura e Urbanismo direcionado ao mercado imobiliário. Elaboramos e desenvolvemos projetos de conjuntos residenciais horizontais, condomínios de edifícios residenciais, edifícios residenciais, comerciais e institucionais, condomínios industriais, masterplan, conjuntos habitacionais sociais, bem como arquitetura e design de interiores. Nossa atuação começa com o levantamento de dados e a elaboração de estudo preliminar até o desenvolvimento do projeto executivo, passando pela coordenação dos processos envolvidos e assistência à execução da obra. Começamos em 2006 e, atualmente, estamos com 60 projetos em andamento em todo o país. 12

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

JSJ O que mais encanta na sua profissão? Irineu Anselmo Junior – A concretização de uma ideia. Transformar retas, curvas e figuras geométricas dispostas em uma folha de papel em algo concreto, que possa servir, harmoniosamente, ao ser humano e ao seu bem estar. Atender, no primeiro momento, às suas necessidades, mas gerando, acima de tudo, aperfeiçoamento e qualidade de vida, conforto e prazer. É o ofício que me traz felicidade e que reverencio todos os dias.

Que mensagem deixa para quem quer seguir a carreira de Arquitetura? Irineu Anselmo Junior – As ferramentas que utilizo nessa trilha têm como princípio o aprendizado contínuo que enriquece a alma e lapida o espírito. Além disso, faz-se necessário “saber o que quer”. Isso nos mostra a estrada e torna mais leve a caminhada. Por fim, a perseverança ajuda a superar dificuldades e auxilia as conquistas diárias. Desde o ano em que ingressei na área, não há um dia sequer que não me depare com um novo conhecimento, algo a ser analisado, pesquisado, refletido e testado. Creio que o ofício do arquiteto tem esse encanto, de fazer bem aos sentidos e transformar pessoas, cenários e lugares. Isso é o que penso. Posso afirmar que tudo valeu e vale a pena. JSJ

Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.


múltiplos saberes

Mercado aquecido turismo

As perspectivas para os profissionais de Turismo são animadoras com a aproximação da Copa e das Olimpíadas.

Quem fez a opção pelo curso de Turismo, gosta do que faz e está bem preparado, tem tudo para se dar bem. Além do crescimento da economia, com a inserção das classes C e D na rota do consumo, a proximidade dos megaeventos esportivos abre oportunidades ainda melhores. A expectativa projetada pelo Ministério do Turismo é de que o mundial atraia 600 mil turistas estrangeiros. O reflexo do bom momento vivido pela área pode ser visto na São Judas: todos os alunos de 3º e 4º anos já estão no mercado de trabalho, informa a professora Maria José Giaretta. Para conseguir boa colocação no mercado, o aluno precisa saber atuar dentro dos princípios da sustentabilidade e investir em cursos de línguas, preferencialmente inglês e espanhol. Ter conhecimento de logística, ampla bagagem cultural, noções de cerimonial e etiqueta internacional e procurar conhecer como funcionam os megaeventos esportivos, como cronogramas e chaves dos jogos, também são excelentes diferenciais. Ser empreendedor, criativo, flexível, com espírito de equipe, são características que completam o perfil ideal, destaca a professora.

Oportunidades As oportunidades de estágio e emprego são amplas para o período da Copa. Contemplam a organização de passeios antes e depois dos jogos, as chamadas fun fest. Turismo Corporativo + Cultural – O profissional de Turismo pode montar roteiros criativos para os executivos que chegam ao país. Assim, além do pacote corporativo (cuja essência é o negócio) pode ser oferecido a eles, em seu tempo livre pré ou pós-negócio, um roteiro cultural ligado ao tema esportivo, como uma visita ao Museu do Futebol, no Pacaembu, ou ao Memorial das Conquistas, mantido pelo Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro. Meios de Hospedagem – As oportunidades de colocação no mercado vão desde a recepção aos hóspedes em hotéis, pousadas, resorts e albergues da juventude, entre outros, até a organização, gestão e planejamento de ações ligadas a esses meios, tais como reserva de apartamentos, elaboração de sistemas de informações e divulgação do produto e, ainda, a organização de eventos temáticos relacionados ao futebol. Empresas de Agenciamento (agências de viagens e turismo) – O profissional pode atuar na operação, organização, gestão e planejamento das ações ligadas ao agenciamento de viagens, tais como a elaboração de roteiros e assessoria aos passageiros na escolha do destino e serviços. Novamente, vale a criatividade na elaboração de roteiros que tenham alguma relação com os megaeventos. É possível planejar roteiros que relacionem Esporte e Gastronomia; Esporte e Compras; Esporte e Artesanato; Esporte e Cultura, incluindo visita ao Museu do Futebol ou às obras do novo estádio do Corinthians, que deve sediar a abertura da Copa. Recreação e Lazer – Envolve empresas de recreação, centros culturais, casas de espetáculos e parques de diversões. O profissional promove atividades recreativas com o tema Copa do Mundo ou Olimpíadas, aguçando o interesse das pessoas em torno dos megaeventos. Órgãos Públicos – Inclui desde os setores diretamente ligados à área, como Ministério do

Turismo, secretarias estaduais e municipais e órgãos de fomento, como Embratur, até as secretarias de Cultura, Planejamento, Meio Ambiente e, por conta dos megaeventos, as secretarias de Esporte. Assessoria e Consultoria – No planejamento e organização do Turismo, que inclui elaboração de planos, análises de estudos de viabilidade para a implantação de novos empreendimentos turísticos, orientação de projetos de captação de investimentos para empreendimentos novos ou a modernização dos já existentes, para grandes ou pequenos empresários. Guia de Turismo – Para tornar-se Guia de Turismo, o bacharel precisa, necessariamente, fazer um curso de capacitação específico. A demanda por profissionais e estagiários que desejam atuar como guias deverá ser ampliada com a proximidade dos megaeventos, tanto nas cidades-sede, como naquelas que estão no seu entorno e oferecem algum tipo de atrativo, seja por sua importância histórica, como São Vicente, ou por ter relação com o esporte, como Santos. Empresas de Alimentos e Bebidas – O profissional pode atuar tanto na seleção de informações e divulgação de produtos, como na elaboração de roteiros a partir de restaurantes e bares que tenham como tema o futebol. A inclusão das cachaçarias no roteiro é uma ideia. Parques Nacionais e Áreas de Conservação – A relação entre Turismo e Sustentabilidade permeia todas as atividades, mas é mais evidente em parques e áreas de conservação. O profissional de Turismo atua no planejamento de atividades de visitas guiadas, abertura de trilhas, recreação, formação e treinamentos de monitores. Pode aproveitar o advento da Copa do Mundo, cuja abertura será no novo estádio do Corinthians, para planejar um roteiro de visitas que inclua o local e o Parque Ecológico do Tietê, por exemplo. MAIO_2012

13


múltiplos saberes

Congresso Nacional e Internacional de Iniciação Científica A Universidade São Judas sediará o 12º CONIC, de 30 de novembro a 1º de dezembro. Saiba como participar e acompanhe o cronograma para inscrever trabalhos.

Realizado anualmente pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), o Congresso Nacional e Internacional de Iniciação Científica (CONIC) tornou-se referência na identificação de jovens pesquisadores e no estímulo à produção científica durante a graduação. Além de todos os benefícios de inscrever trabalhos em um Congresso respeitado como o CONIC, os universitários obtêm a chance de serem indicados para o programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, que oferece intercâmbio em instituições internacionais. Com a visibilidade, é possível obter bolsas de estudos fornecidas pelas agências nacionais de fomento à pesquisa e, dessa forma, dar continuidade ao projeto nos programas de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). Os professores orientadores e as universidades também ganham com a participação de seus alunos em congressos científicos. “Além de ser o melhor caminho para quem deseja seguir a carreira acadêmica, a Iniciação Científica garante uma excelente formação ao aluno, ao contribuir de maneira efetiva com o seu desempenho em todas as disciplinas. A participação em congressos, como o CONIC, sem dúvida, agrega inestimável valor ao trabalho”, avalia o professor Antônio José da Silva, diretor do Centro de Pesquisa da São Judas.

o quê? 12ª edição do Congresso Nacional e Internacional de Iniciação Científica (CONIC).

quando? Inscrições: de 11/06 a 31/08/2012. CONIC: dias 30/11 e 01/12/2012, na Universidade São Judas Tadeu – Rua Taquari, 546. Mooca, próximo à estação Bresser do Metrô.

quem? Alunos regularmente matriculados em um dos cursos da graduação, que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo pesquisa científica, participam como congressistas. Como

“A realização da 12ª edição do CONIC na São Judas nós dá a oportunidade de mostrarmos o nosso potencial, tanto em relação aos trabalhos desenvolvidos por nossos alunos quanto em nossa participação como avaliadores em um evento de grande importância como esse”, completa o professor.

Para participar do CONIC Podem participar do Congresso os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação que possuem ou desejam desenvolver projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento. É aceito um autor por trabalho inscrito, com a participação de um ou mais coautores. Também podem participar, na condição de colaboradores, empresas, pessoas físicas (profissionais e professores, por exemplo) ou instituições que possibilitem a realização das etapas do projeto. As inscrições para participar do CONIC devem ser feitas de 11 de junho a 31 de agosto no Portal do Semesp: www.semesp.org.br.

acadêmica pode participar.

Por quê?

gustavo morita

ouvinte, toda comunidade

Para compartilhar a produção científica e os conhecimentos adquiridos, trocando experiências.

Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

14

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

o conic 2011 reuniu 2.641 alunospesquisadores e apresentou 1.800 trabalhos inscritos.

Conheça a Iniciação Científica A Universidade São Judas conta com três programas de Iniciação Científica. Regime de Iniciação Científica (RIC), com dois anos de duração (360 horas-aula). Programa Voluntário de Iniciação Científica (PVIC), com um ano de duração. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC/CNPq), desenvolvido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com um ano de duração. Para saber mais sobre os programas, envie e-mail para iniciacaocientifica@usjt.br ou ligue para (11) 2799-1946.


múltiplos saberes

Filosofia na prática Com excelente avaliação, o curso de Filosofia da São Judas é um dos mais procurados de São Paulo e oferece toda a infraestrutura necessária para a formação do aluno.

O mundo globalizado exige um profissional dinâmico e conhecedor de diversos assuntos. Diante dessa demanda, a Filosofia tornou-se um curso de interesse amplo para os profissionais que querem estudar, debater e saber o que foi dito sobre os mais variados assuntos que permeiam a ciência. Com esse propósito, é necessário compreender as questões ligadas ao direito, às relações internacionais, à sociedade, às ciências, além de oferecer os instrumentos necessários para agir e tomar decisões. A Filosofia desenvolve as qualidades básicas de um excelente profissional, capaz de atuar em outras áreas e de enfrentar questões complexas, recorrendo ao estudo para entender e aprofundar o conhecimento sobre determinado assunto. Conheça, agora, os espaços e atividades que agregam conhecimento aos futuros profissionais, que podem desenvolver carreira como pesquisadores ou professores, além de atuar na assessoria de publicações e editoras.

Biblioteca: a leitura e a pesquisa são fundamentais para a formação do profissional de Filosofia. Por esse motivo, a Biblioteca da São Judas dispõe de títulos atualizados, com um grande acervo para aqueles que buscam aprofundar o seu aprendizado.

Laboratório de Informática: neste espaço, o aluno realiza pesquisas sobre os diversos temas que envolvem a Filosofia, cruzando dados e fontes. Eventos: com o objetivo de promover o debate e a troca de experiências, durante o ano letivo são realizados o Simpósio Multidisciplinar, o Colóquio de Epistemologia, o Colóquio Às Margens da Filosofia e diversas palestras com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior.

MAIO_2012

15


você faz

Distribuindo cultura

agenda

MAIO

Arquivo Pessoal

O professor Moacir Assunção

Há cerca de sete anos, logo que começou a lecionar na São Judas, o professor Moacir Assunção, do doa livros do seu acervo curso de Jornalismo, contribui voluntariamente para e promove caminhadas no aumentar o hábito de leitura de seus alunos. Uma centro de são paulo e nas de suas ações é doar livros de seu acervo particular, enriquecido com exemplares que recebia das editoras cidades históricas do estado. quando trabalhava no jornal O Estado de S. Paulo. Com isso, espera estimular Ele faz as doações a seus alunos e pede que o o conhecimento cultural de livro, depois de lido, seja entregue a outra pessoa, seus alunos. formando uma corrente literária. Hoje, Assunção calcula que já doou cerca de 600 livros de gêneros Se você plantou variados, além das obras de sua autoria. Ele sorteia uma árvore, fez um um exemplar por classe cada vez que lança um trabalho social ou trabalho. “Muitos alunos, com exceções, claro, criou um projeto, não têm o costume de ler, o que é essencial para conte para nós. Inspire-se um jornalista. Ao receber os livros, eles ficam na história do professor estimulados a adotar o hábito”, diz. Moacir e participe. O professor também participa de um movimento internacional que pede a doação de livros a anônimos todo dia 11 de setembro, como contraponto, por meio da literatura, ao ataque ao WTC nos EUA. Esse movimento nasceu de uma fala do linguista norteamericano Noam Chomsky que, diante do pavor provocado pelos atentados, sugeriu às pessoas a doação de livros e a multiplicação do amor em vez do ódio. Em outra ação voluntária, Assunção resgata a sua experiência como titular, por dois anos, da coluna “Conheça seu bairro”, no jornal Diário de S. Paulo, e organiza caminhadas culturais pelo centro de São Paulo e por cidades históricas como Paranapiacaba, Santana de Parnaíba ou Embu das Artes. “No centro, mostro as três igrejas que geraram a cidade - a do Pátio do Colégio, a do Largo São Bento e a do Largo São Francisco. A intenção é que as pessoas passem a gostar de São Paulo e a protegê-la dos vândalos e da especulação imobiliária”, conta. Dia 27 de maio, o professor fará o primeiro passeio deste ano, com a participação de um grupo de historiadores da PUC-SP, onde faz mestrado em História. “Com essas atitudes, acho que contribuo para formar profissionais de Comunicação mais críticos e conscientes do seu papel de transformadores da realidade social”, conclui. o professor Moacir Assunção, em uma das saídas pelo centro de São Paulo.

16

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

07 a 11/05 Semana de Letras e Trad. e Intérprete. No Aud. do Térreo, das 19h30 às 22h. 07 a 18/05 Exposição de Móveis de Papelão. No Saguão do Butantã, das 8h às 22h. XI Fórum 08/05 Psicojurídico. No Aud. da Reitoria, das 19h às 22h. 08/05 Reunião com os alunos do 1º ano do curso de Direito. No Aud. do Butantã, das 19h às 22h. 09/05 Desafio Sebrae. No Aud. do Butantã, das 19h às 22h. Feira de 09 e 10/05 Recrutamento e Seleção/DIUE. No Saguão do Térreo, das 17h às 22h. Palestra sobre 09 e 23/05 Liderança com o Prof. Ivan da Cunha. No Aud. do Térreo, das 9h às 12h (dia 9), e no da Reitoria, das 19h às 22h (dia 23). 12/05 Participação na Feira do Vestibular do Colégio Dante Alighieri. Cerqueira César, das 11h às 17h. 12 e 19/05 Prática de Direito Tributário. No Aud. do Butantã, das 8h às 12h. Campeonato 12,19 e 26/05 Interclasses. Na Quadra de Esportes do 8º andar, das 8h às 17h. Estreia da peça 14/05 Memórias Póstumas Brás Cubas (VIPs). No Teatro Novo, às 15h. Semana de 14 a 17/05 Ciências Contábeis. No Aud. do Térreo, das 19h30 às 22h. Projeto Teatro nas 15/05 Universidades – apresentação da peça Quarto 77. No Teatro Novo, às 19h. Aula Magna de Pós-Graduação em Arquitetura com Helio Piñon. No Aud. da Reitoria, das 10h às 12h. 17/05 Palestra de Design com Carlos Eduardo Dias Ribeiro - Design e professor da USJT. No Aud. do Butantã, das 19h30 às 22h.

1º Debate 18/05 Metropolitano de Filosofia da Ciência 2012. No Aud. da Reitoria, das 9h30 às 21h30. Fiesp: Uso de TI nas pequenas e médias empresas, com Edson Saraiva de Almeida. No Aud. do Butantã, das 19h às 22h. 19/05 Palestra de Nutrição. No Aud. do Térreo, das 8h às 12h. IX Congresso 21 a 25/05 Internacional de Direito. Nos Auds. do Térreo e do Butantã, das 9h às 12h e das 19h às 22h. I Simpósio de 22/05 Cinesiologia Clínica. No Aud. da Reitoria, das 19h às 22h. SPIN – Adoção de 23/05 Práticas Ágeis – Dificuldades & Soluções. No Aud. da Reitoria, das 8h às 13h. 25/05 Palestra sobre Design com Prof. Julio Freitas. No Aud. da Reitoria, das 19h30 às 22h. I Jornada de Análise 26/05 do Comportamento. Nas salas 301, 302, 303 e 305 do Bloco D, das 8h às 17h. Participação na Feira do Vestibular do Colégio Arbos. Em Santo André, das 11h às 17h. XX Semana de 28 a 30/05 Educação Física. No Aud. do Térreo, das 19h às 22h. Projeto SOS Direito, 29/05 com o Prof. Roberto Bolonhini. No Aud. do Térreo, das 14h às 17h. 31/05 Lançamento da Revista Concorrência e Regulação, com o Prof. Fernando Aguillar e conselheiros da revista. No Aud. do Butantã, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 19h às 22h.

Unidade Mooca Unidade Butantã Externa

Confira a agenda atualizada no portal www.usjt.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.