LENDAS ESCANDINAVAS

Page 1

Informativo 3/2015

Caros amigos e companheiros de viagem, Espero que estejam gostando dos informativos, pois além de mantê-los informados, eles têm como objetivo motivá-los. Como de costume, teremos nossa reunião de pré-embarque em Agosto. Reservem em sua agenda o dia 14, às 18h.

Até lá!


Em norueguês, FIORDE significa algo como "porto seguro". São enormes vales rochosos inundados pelo mar, formações que surgem no litoral de países em geral vizinhos aos polos sul e norte. "As dimensões dos fiordes são impressionantes. Alguns ultrapassam 350 quilômetros de comprimento, têm paredões com mais de mil metros de altura e uma parte submersa de quase 1.500 metros de profundidade", afirma o glaciologista Jefferson Cardia Simões, da UFRGS e do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Essas curiosas formações foram criadas pela ação do gelo nas idades glaciais, nos últimos 03 milhões de anos. Durante esses períodos, a temperatura da Terra caía, as geleiras se expandiam e o nível médio dos oceanos baixava. Mantos de gelo com mais de 01 milhão de quilômetros quadrados avançavam sobre regiões mais quentes, escavando a superfície em que deslizavam. A Noruega tem a maior concentração de fiordes do mundo. Por isso, a região é normalmente referida como a Noruega dos Fiordes.


Caso esteja planejando uma viagem para os fiordes da Noruega, pode considerar Voss como sua base inicial. A partir de Voss pode-se chegar aos mais conhecidos fiordes, o Sognefjord e o Hardangerfjord, em menos de uma hora. A cidade possui uma longa história, tendo até hoje uma igreja de pedra do século XII, no centro. Por mais de 200 anos, o local vem recebendo turistas de diversos países. Os turistas chegam para apreciar as indescritíveis paisagens - ver montanhas até não poder mais, geleiras e fiordes próximos à cidade, lagos e rios de águas brancas.


.

O Sognefjord – “Fiorde dos sonhos” – é o maior e mais profundo fiorde na Noruega e o segundo mais longo do mundo. Localizado em Sogn og Fjordane, estende-se 205 km do interior para a pequena aldeia de Skjolden. O fiorde alcança uma profundidade máxima de 1.308 metros abaixo do nível do mar, e as maiores profundidades são encontradas nas partes interiores. A extremidade interna do Sognefjord está localizada a sudeste de uma cadeia de montanhas com cerca de dois 02 mil metros acima do nível do mar e cobertos por uma geleira.


Um bom ponto de partida para explorar o Sognefjord é Balestrand, charmosa cidadezinha de pouco mais de mil habitantes, que vivem basicamente da pequena agricultura e do turismo. Alguns minutos por ali bastam para apreciar a típica arquitetura regional (a animação da Disney “Frozen” foi inspirada em suas construções), com destaque para a igreja anglicana de São Olavo, toda de madeira, com inspiração viking (os dragões ornamentais confirmam), e o centenário Kvikne's Hotel, uma instituição turística local em que nos hospedaremos.

.


Hardangerfjord - O segundo maior fiorde do país e o terceiro na lista

.

mundial. A região é considerada o “Pomar da Noruega", pela tradição de produção de frutas, em especial maçãs, cerejas e ameixas. A geleira Hardangerjokulen é outra atração popular, principalmente para passeios de helicóptero. A Trolltunga (rocha da língua do Troll), figura abaixo, fica nesta região. O acesso se dá por uma trilha.


.

A Stalheimskleiva é uma das estradas mais íngremes da Europa, construída entre 1842 e 1846. A estrada é completamente feita em zigue-zague, com 13 curvas de dar arrepios. Do alto dela pode-se ver o vale onde começa o Nærøyfjorden, chegando-se ao vilarejo de Gudvangen, ponto de partida dos navios que cruzam os fiordes até outras pequenas cidades ou até Bergen. Também no caminho é possível avistar enormes cachoeiras.


Voringfossen é a mais alta cachoeira da Noruega, com base na queda

.

total de 182 metros, dos quais 145 são uma queda direta. Encontra-se no topo da Mabodalen, no município de Eidfjord, em Hordaland, não muito longe da estrada 07, que liga Oslo a Bergen. As cataratas podem ser vistas de seus mirantes superiores e inferiores e do lado da estrada.


Steinsdalsfossen é parte do rio Fosselva que brotam do Myklavatn

.

e está a 814 metros acima do nível do mar. A cachoeira é uma das mais visitadas na Noruega. Há uma trilha que leva o visitante atrás da barreira de água. Steinsdalsfossen tem cerca de 50 metros de altura e é maior quando a neve derrete em maio e junho.


.

Noruega - É a terra do sol da meia-noite, terra de alces e cervos. A palavra Noruega significa "caminho para o norte". Economicamente, é conhecida por suas exportações de petróleo e frutos do mar. A sua capital encontra-se entre o Oslofjord e florestas preservadas. Oslo revela a sintonia perfeita entre vida urbana e diversão ao ar livre. A cidade tem o maior nível de desenvolvimento humano, segundo as Nações Unidas, e também é ali que é entregue o Prêmio Nobel da Paz. Não tão bela como algumas de suas vizinhas escandinavas, ainda assim Oslo é uma cidade agradável que merece ser conhecida.


.

Parque Vigeland (Vigelandsanlegget) fica situado no Parque Frogner. Está localizado a 03 km do centro da cidade e cobre uma área de 32.0000 m2. É um local popular para exposições e atividades ao ar livre, como piqueniques e banho de sol. É constituído por 212 esculturas em bronze e granito da autoria do escultor norueguês Gustav Vigeland (1869-1943). As esculturas materializam inerências da existência humana, como o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade etc.


O Palácio Real (Slottet, em norueguês), é a residência oficial da família real norueguesa. Fica no final da movimentada rua Karl Johans Gate. Este palácio cujo exterior representa simplicidade e pouca ostentação não deixa em momento algum de ser imponente e de deixar bem-vincada a sua presença através da sua grandiosidade. Em frente, destaque à estátua de Carlos III João, o rei que mandou construi-lo em 1818, assim como alguns guardas noruegueses que fazem a tradicional guarda ao Palácio.


A construção do novo edifício da Ópera e Ballet em Oslo é o primeiro passo para a transformação e desenvolvimento de Bjørvika, zona industrial, situada na margem do fiorde e da intenção de comunicar a cidade com sua orla. O edifício é o maior centro cultural da Noruega. Ele possui três palcos e capacidade para 1.964 espectadores. Visite o local para assistir a uma apresentação ou contemplar a arquitetura da construção como parte de uma visita guiada. A característica de maior destaque é a cobertura, que se inclina para cima a partir das águas do fiorde de Oslo. O telhado é também uma praça pública onde é possível caminhar. Durante o verão, você verá pessoas tomando banho de sol e fazendo piquenique no local. Lá dentro, admire a Wave Wall, uma parede de carvalho de 13,2 metros que circunda os três espaços de apresentação da Ópera.


A fortaleza Akershus representa para Oslo o verdadeiro coração e alma desta cidade. Desde 1299, quando a primeira pedra para sua construção foi assentada, por ordem do rei Hakon Magnusson, este endereço tem estado ligado a praticamente todos os eventos históricos ocorridos na cidade e, por extensão, no país. Servindo como forte militar, prisão, residência real ou bastião de resistência contra tropas invasoras, Akershus é, muitas vezes, referida como a própria alma norueguesa, no sentido de poder ser submetida a todo tipo de provas, qualquer percalço, grandes provações, mas nunca esmorecer. Diversos trechos de Akershus podem ser percorridos por conta própria. Até hoje, ela permanece como uma guarnição militar, embora não tenha mais a mesma importância estratégica de outrora. Além do castelo propriamente dito, a área abriga também o Museu das Forças Armadas Norueguesas e o Museu da Resistência Norueguesa.


O prédio da prefeitura, em nítido estilo cubista. Inaugurado em 1950, a construção é internamente decorada com motivos da história e cultura norueguesa. Depois do castelo Festning, esta é a construção mais famosa da cidade. Não dá para dizer que seja um prédio bonito, mas, em compensação, está situado na área mais nobre da cidade, frente à baía de Pipervika, que é adornada por espaços abertos e uma praça que, embora gelada, é decorada com belas esculturas. Daqui zarpam diversas embarcações, tanto rumo à península Bygdøy como com destino aos fiordes mais próximos. A cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz é realizada nele.


Museu do Navio Viking (Vikingskipshuset), em Oslo (Bygdøy). Foi construído em 1927 pelo arquiteto Arnstein Arneberg especialmente para abrigar antigas embarcações. A mais famosa é a de Oseberg (com 21,5 metros de comprimento), escavada em 1904, repleta de objetos mortuários (como trenós, camas, utensílios e vestuários), além de dois corpos femininos, atualmente interpretados como uma rainha e sua filha. Outro navio muito conhecido é o de Gokstad, descoberto em 1880, pertencente ao estilo chamado de langrskips (navios longos), empregados exclusivamente para guerras e pilhagens. Menos famosas, porém muito importantes, são as outras embarcações pertencentes ao acervo deste museu, como o Tune (encontrado em 1867). Todas as joias e objetos encontrados junto às escavações dos navios são expostas.


Frammuseet ou Museu do Fram é um museu situado na ilha de Bygdøy, que tem como atração principal o navio polar Fram construído em 1892, sendo inaugurado em 1936. .

O museu homenageia a exploração polar norueguesa e os três grandes exploradores polares noruegueses Fridtjof Nansen, Otto Sverdrup e Roald Amundsen. O navio Fram apresentado é o original, com o interior intacto. Os visitantes podem entrar no navio e observá-lo por dentro. O museu conta ainda a história da exploração polar norueguesa, que se confunde com a história mundial da investigação sobre as regiões polares e apresenta também imagens de fauna das regiões polares, como ursos polares e pinguins.


Kon-Tiki Museet ou Museu do Kon-Tiki é um museu situado na ilha de Bygdøy e abriga

.

diversos barcos e artefatos das expedições de Thor Heyerdahl. O museu foi inicialmente construído para abrigar o barco Kon-Tiki, uma réplica de barcos pré-colombianos, que Heyerdahl utilizou para velejar e navegar à deriva com as correntes marítimas, desde o Peru até à Polinésia, em 1947. Outro dos barcos presentes no museu é o Ra II, feito de junco, Heyerdahl o usou para navegar desde o norte de África até ao Caribe. Uma tentativa anterior com o Ra I fracassou, tendo o barco sido perdido durante a expedição e a tripulação evacuada. O museu abriga ainda uma coleção de artefatos que Heyerdahl obteve durante as suas expedições arqueológicas na Ilha da Páscoa, incluindo uma cópia das suas conhecidas estátuas gigantes de pedra.


.

Para quem tiver curiosidade e tiver um tempinho, tem os bares de gelo o Ice Bar Oslo e o Magic Ice Bar que ficam bem no centro de Oslo. A temperatura se mantém a -5ºC e você pode tomar bebidas geladas em copo de gelo. Além disso, quase tudo lá é gelo, as mesas, os bancos, o balcão e os copos! Apenas para se tomar as bebidas quentes que é usado um copo de plástico que você pode levar de souvenir.


Lembrete! Reunião de Pré-Embarque: 14 de agosto/2015, sexta-feira, às 18h Local: Auditório da unidade Centro Endereço: rua Nestor Pestana, 147 – 1º andar.

Até o próximo informativo, com o qual iremos a Copenhague.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.