Relatório Instituto Semear 2015

Page 1

relatรณrio anual

2015


PALAVRA DO PRESIDENTE A Educação é fator de desenvolvimento econômico e social. Acreditamos no Efeito Multiplicador responsável por ações que promovem o espírito de coletividade. A excelência de cada Jovem-Semente inspira e o motiva a propagar o bem comum levando ao seu círculo social ideias da viabilidade de abertura da consciência cidadã e do preparo para um ativismo no seu cotidiano.

Aldo Teshima Presidente

No Instituto Semear, visase mais do que a formação acadêmica. Os JovensSemente, os mentores e as famílias tornam-se agentes protagonistas de novos sistemas virtuosos e colaboradores na construção da sociedade que se almeja. Com base no princípio de que a semente é o óvulo fecundado, em 2010, ano da fundação do Instituto, foram considerados os três pilares que sustentariam a sua base: bolsa de estudos, mentoria e rede de contatos. Jovens talentos são selecionados e a eles oferecidas as oportunidades para superação das dificuldades que os demovem dos bancos acadêmicos.

Esses talentos, sementes espalhadas e colhidas da parcela menos privilegiada da população, são os nossos Jovens-Semente. Apoiados na Educação, acreditamos que o Conhecimento é ferramenta fundamental para a condução do nosso país a um lugar de destaque no cenário global como referência de justiça e inclusão. A vulnerabilidade social, por vezes, mascara talentos que jamais vislumbrariam a possibilidade de desenvolvimento intelectual e acadêmico. O Instituto Semear resiste para dar a esses talentos a chance de alcançar objetivos antes tidos como intangíveis.


MISSÃO, VALORES E CRENÇAS Missão Desenvolver e conectar, por meio do incentivo à educação, líderes comprometidos com os desafios sociais e que atuem como agentes multiplicadores para um brasil melhor e mais justo.

Visão Tornar-se modelo de instituição que apoia e insere universitários financeiramente vulneráveis para atuarem em prol de um país melhor e mais justo.

Thiago Feijão Fundador

Energia Jovem

Pessoas inspiradas por propósitos nobres possuem uma capacidade incomparável de transformação.

Disciplina Consciente

Um país melhor e mais justo deve ser embebido de ética e integridade. A consciência da honestidade de todos constrói relações de confiança sólidas e produtivas.

Empreendedorismo

O tamanho da conquista depende do tamanho dos sonhos. Sonhar grande, começar pequeno e andar rápido para criar mudanças sociais positivas.

Comunidade

Inspirar e apoiar pessoas para se tornarem agentes transformadores da comunidade onde vivem.

Educação como instrumento de desenvolvimento econômico e social

A crença no poder transformador da educação como enfrentamento dos problemas sociais do país. O Instituto Semear acredita nas redes virtuosas formadas pela energia jovem que têm a educação como principal instrumento.

Efeito Multiplicador

O agente multiplicador é peça fundamental para o desenvolvimento de novos sistemas virtuosos. Inspirar jovens a propagar os valores da iniciativa é um dos fundamentos do Instituto Semear.

A. César Cunha Fundador


METODOLOGIA Visando ao cumprimento dos objetivos idealizados na cultura do Instituto Semear, a metodologia de trabalho está baseada em três frentes: Bolsa de Estudo, Programa de Mentoria e Rede de Contatos.

Bolsa de Estudo

A bolsa é um auxílio financeiro que visa, sobretudo, reduzir a evasão escolar por falta de recursos financeiros. Evitar que bons alunos tenham a vida acadêmica prejudicada e interrompida é fundamental. O valor da bolsa é determinado a partir de um levantamento dos gastos previstos com transporte, moradia, alimentação e outras necessidades básicas do bolsista.

Mentoria

O Programa de Mentoria e orientação de carreira surgem como meio de possibilitar uma formação mais plena a cada bolsista. O trabalho do mentor, por sua vez profissional experiente e comprometido com a missão e os valores do Instituto Semear, tem por objetivo oferecer suporte acadêmico, orientação de carreira e acompanhamento no progresso gradual do jovemsemente durante sua trajetória universitária. São organizados encontros — workshops e treinamentos — ao longo do período de faculdade com os bolsistas. Os jovens são também incentivados a criar seus próprios projetos sociais, com orientação de mentores. Essa iniciativa vai ao encontro de um dos pilares fundamentais do Instituto: a Responsabilidade Social.

Rede de Contatos

O objetivo da Rede de Contatos é criar um grande laço. O estabelecimento de conexões sólidas entre os bolsistas faz parte da missão do Instituto, que visa promover a ligação da Rede com o mercado de trabalho. André Mathias Fundador


MODELO DE ATUAÇÃO

Conselho Fiscal Conselho Fiscal Lourdes C. Ethal Ethal Tardin Tardin Lourdes R. R. C. Thiago Lemos Favaro Favaro Thiago Lemos Yuri DuarteCorrêa Corrêa Yuri Duarte

Presidência

Conselho Consultivo

Aldo Norio Teshima

Ozires Silva Manoel Oliveira Antonio Cesar P. Cunha Osvaldo Barbosa de Oliveira Thiago Feijão Eduardo Mufarej

Coordenação do Programa de Mentoria Marisa Nubile Andrea Kirst

Vice-Presidência de Operações

Vice-Presidência Financeiro

Vice-Presidência Administrativo

Andre Mathias

Rodolfo Collevatti

Flavia Benyunes

Financeiro

Gestão de Colaboradores

Relações com Investidores

Gestão de Eventos

Diretor Regional

Diretor Regional

Diretor Regional

André Mathias

Lucas Faleiros

Emanoel Renato

São José dos Campos

São Paulo

Fortaleza

Comunicação

PESS

Gestão Jovens-Semente


CONSELHO FISCAL Na reunião do Conselho Fiscal, realizada na sede da FATOS Contábil Assessoria Empresarial Ltda., em São José dos Campos, parceira do Instituto Semear, foram apresentados os demonstrativos de nossas contas em 2015.

O Conselho Fiscal, composto por Lourdes R.C Ethal Tardin, Thiago Fávaro e Yuri Duarte Corrêa, sugeriu a criação de mais uma reserva de capital no valor de R$ 15.000,00, o que representa 50% da que foi criada em 2015, a fim de viabilizar maior liquidez para uso contingencial. Na ocasião, consolidou-se para mais um ano, de forma gratuita, a auditoria das contas do exercício 2015 do Instituto Semear pela PwC Brasil, que tratou da aprovação das contas, da reserva de capital e do planejamento financeiro para 2015.

Yuri D. Corrêa Conselho Fiscal

Thiago Fávaro Conselho Fiscal

Lourdes Tardin Conselho Fiscal


DA REDAÇÃO O relatar é uma tentativa de registrar presença e ações, criando referenciais para estabelecer contato com aquela realidade, seja para repeti-la integralmente seja para uma nova abordagem. Baseando-se no conceito de RELATÓRIO, que é a exposição das características e experiências vividas por um indivíduo ou grupo, o Instituto Semear tem-se valido, desde sua fundação, do profissionalismo de seus voluntários para publicar suas atividades e resultados. Dentre esses, destaca-se este RELATÓRIO ANUAL, resultado do emepenho das voluntárias e mentoras Flavia Benyunes e Sonja Dias de Andrade, que pretende expor ao leitor uma retrospectiva dos fatos relevantes ocorridos em 2015.

Flavia Benyunes Vice-Presidente Administrativa

Sonja Dias de Andrade Mentora


PESS

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL Implantado em 2014 por Aldo Teshima, mentor e atual presidente e pela mentora Jéssica Mattos e, e em 2015 teve a adesão do mentor José Ettore Conti Jr. O programa surgiu da necessidade de estimular o engajamento dos jovens-semente em causas sociais, proporcionando-lhes noções de empreendedorismo e desenvolvimento estruturado de organizações não governamentais. A participação dos jovens-semente nesse projeto habilita-os ao recebimento de uma bolsa específica no justo momento em que acaba o repasse da bolsa inicial. A participação do bolsista no programa tem a duração máxima de dois anos.

Jéssica Mattos Mentora

Bolsistas em 2015 Jovens-Semente de São Paulo: Gilmar Brito, Maria Alice, Vanessa Aragão, Thariny Oliveira, Erick Okida, Tainah Bernardo, Laís Fiebig. Jovens-Semente de São José dos Campos: Ana Iara, Rodolfo Martins, Letícia Matos, André Felipe, Ana Paula Melo, Amanda Lechinski, Bianca Caroline, Everton Santos, Gabriela Leite, Bruno Ricardo. Projetos em andamento O projeto Big Bag contempla um estudo para prover comunidades carentes de um sistema de ar condicionado ecológico e de baixo custo. Pesquisas estão em andamento bem como os estudos de viabilidade. Nesse projeto trabalham os jovens-semente Bruno Ricardo, Amanda Lechinski e Gabriela Leite. Projeto Bean’s tem a proposta de melhorar o acesso à informação sobre a graduação para alunos do Ensino Médio em escolas públicas de São José dos Campos. Estão previstos encontros e reuniões para intercâmbio de ideias e sugestões promovidos pelos bolsistas do Semear em visitas às instituições de ensino. Participam do projeto os jovens-semente Everton Santos, Bianca Caroline, Ana Paula Melo e André Felipe.

José Ettore Conti Jr. Mentor


MENTORIA A Coordenação de Mentoria, centralizada em São José dos Campos, é composta pelas voluntárias Andrea Kirst Magalhães, bióloga pela Universidade Santa Ursula RJ, professora de idiomas e profissional especializada em coaching, e Marisa Nubile, psicanalista, doutora em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo. Em Fortaleza essa atividade é liderada pelo Emanoel Renato Andrade, administrador de empresas graduado pela Universidade Estadual do Ceará – UEC. Já em São Paulo, contamos com a atuação do psicólogo Daniel Pucci, graduado pela PUC-SP, e com vivência em organizações como a ONG Teto-Brasil, onde ocupou o cargo de Diretor de Formação e Voluntariado.

Andrea Kirst Coordenadora da Mentoria

Marisa Nubile Coordenadora da Mentoria


PLANTIO Um grande acontecimento em 2015 foi a contratação do até então Jovem-Semente Mariano Alves, que completou sua graduação no corrente ano. Esse passo conferiu ao jovem economista uma oportunidade de consolidar o conceito do Efeito Multiplicador, princípio tão valorizado pelo Instituto. “Ao assumir a proposta de trabalhar para o Instituto Semear, vi a possibilidade de retribuir às pessoas que me ajudaram a realizar o sonho da graduação e de propiciar a outros jovens a mesma oportunidade”. O Instituto Semear, por sua vez, agradece publicamente ao Mariano, semente que todos vimos brotar. Por seu comprometimento, honestidade, companheirismo e principalmente por levar o Semear no coração, o Instituto sabe que contará com ele para compor o quadro da Mentoria nos próximos anos. “O importante é que o ciclo virtuoso permanece vivo.”

Mariano Alves Jovem-Semente


JOVENSSEMENTE, MENTORES E FAMÍLIA

ACONTECEU EM 2015

Assim como todos os anos, 2015 também teve seu início marcado com um encontro entre mentores, coordenadores, jovens-semente e suas famílias. Antes de os bolsistas iniciarem seus cursos e de mudarem para as cidades onde irão residir, sua energia jovem fica evidente. É nessa ocasião que alinhavam-se os desafios e as mudanças eminentes. O Instituto Semear dá suporte às famílias dos jovens-semente oferecendo-lhes apoio psicológico, sendo esta ação tão importante quanto a mentoria. Em sua maioria, os Jovens-Semente que nos chegam são os primeiros de suas famílias a ingressar no ensino superior, o que evidenciou a necessidade de esclarecer as famílias sobre os cuidados que o Instituto se propões a exercer: do auxilío com gestão pessoal dos recursos financeiros, aprendizado de línguas estrangeiras e programas de iniciação científica à motivação para ações protagonistas de transformação da realidade em que irão atuar. Marlene e José Benedito dos Santos Pais da Jovem-Semente Yara Eleutério

As apresentações e dinâmicas propostas nesse dia reforçam os aspectos da Rede do Semear quanto às relações de confiança duradouras, que se constroem pela ética, franqueza e transparência.

Andreia Menezes Coordenadora Grupo de Pais


ACONTECEU EM 2015

ENCONTROS Como parte da sua metodologia,

Coordenadores e mentores

o Instituto Semear promove

Reuniões mensais dos mentores com a equipe de coordenação acontecem como parte do programa de mentoria, quando é oferecida aos participantes a oportunidade de partilhar situações vivenciadas com seus mentorandos.

vários encontros anuais com a participação dos Jovens-Semente

Candidatos a mentor

(mentorandos), coordenadores e mentores. O objetivo é sempre de promover a interação entre ambos com palestras e dinâmicas destinadas a manter os jovens-semente focados nos valores do Instituto e os veteranos no seu compromisso com a propagação de suas experiências e do impacto do Semear em suas vidas. Mentores e Jovens-Semente mantêm contato frequente: estes desfrutam da experiência e do cuidado dos mentores atentos em mediar situações de vida decorrentes das mudanças para o curso superior, econômicas, de cidade e de ambiente.

Manuel Fundador

Daniel Pucci Coordenador da Mentoria SP

Inês Ramos Mentora

Rodrigo Junqueira Mentor

Os mentores, por sua vez, ao refletir sobre o processo de mentoria, têm a oportunidade de rever seus próprios valores, de aprimorar suas competências em comunicação e de exercer o respeito pelos mentorandos diante de suas fragilidades e expectativas. Em 2015 realizamos quatro encontros em cada uma das cidades onde estamos presente – São José dos Campos, São Paulo e Fortaleza.

Rafaela Santos Jovem-Semente

Anualmente, o Instituto Semear abre duas oportunidades para novos voluntários conhecerem o Instituto e, eventualmente, se engajarem na causa. A Coordenação da Mentoria oferece aos novos interessados um espaço onde são apresentados os valores e a missão do Instituto e nosso ideal de transformação. Uma vez mentores, esses voluntários irão se reunir uma vez por mês com os outros mentores para analisar e discutir o andamento dos trabalhos de cada um e avaliar se estão na direção certa para o alcance dos objetivos comuns. Em 2015, 23 novos mentores aderiram ao projeto.


ACONTECEU EM 2015

Um exemplo especial desses encontros foi o realizado nos dias 11 e 12 de julho pela filial São José dos Campos. Com uma proposta de formato diverso dos habituais, os jovens-semente puderam estar em contato com a natureza e ter uma experiência mais intensa com mentores e membros da equipe administrativa. Como cenário, o Instituto Pandavas – Núcleo de Educação, Cultura e Ações Socioambientais, no município de Monteiro Lobato, SP, localizado em uma área de reserva da Mata Atlântica. Os jovens participaram de trilhas ecológicas, de dinâmicas de grupo e de palestras sobre os trabalhos desenvolvidos no local e sobre oportunidades de carreira e empreendedorismo social.

Amanda Lechinski Jovem-Semente

Rafaela Gouvêa Mentora


SemeAreS

Com o tema “Efeito Multiplicador”, evento arrecadou 130 quilos de alimentos que serão destinados para instituições beneficentes da região. Coordenado e produzido pela voluntária Cida Gouvea, a 5ª edição, o SemeAres 2015 reuniu mais de 250 participantes, no dia 5 de setembro, no Teatro da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos, entre palestrantes, jovens-semente, mentores e comunidade em geral. O evento, que foi financiado de forma coletiva e arrecadou R$ 10 mil, e inspirado no TEDx, com apresentações de até 20 minutos, contou com o quadro de palestrantes composto por nove personalidades de destaque em suas áreas de atuação, que, de alguma forma, arregaçaram as mangas e fizeram acontecer. Os participantes puderam acompanhar também uma Oficina de Histórias em Quadrinhos e rodas de conversa sobre cultura, atuação do Instituto Semear e sobre o CasD Vestibulares. O SemeAres 2015 foi aberto com a apresentação musical do Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos e encerrado com a performance do grupo AMC Rappers. As palestras do SemeAres 2015 estão disponíveis no canal do Instituto Semear no Youtube. https://www.youtube.com/channel/UCVX26cPzN0MrCHTrrL4HYug

Bruno Duarte

Anderson Dutra

Ariovaldo Antonio de Araujo

Alvaro Luis Cruz

Raquel Machado

Cida Gouvea Coordenadora e Produtora do SemeAres


DEPOIMENTOS Ronaldo

Rodrigues Alves Braga Jovem-Semente Ciências Sociais – USP

“Meu primeiro interesse pelo Instituto Semear foi motivado pela bolsa. Na primeira vez que falei com meu mentor, eu tive um choque com o mundo, principalmente por ser um estudante de Ciências Sociais. Foi o começo de um amadurecimento que não aconteceria sem o Instituto Semear. A mentoria provouse, antes de tudo, ser uma parceria. Aprendi a transformar as diferenças em meios de pensar melhor e encontrar soluções conjuntas. O Instituto Semear funcionou como grande trampolim: uma rede de pessoas dispostas a apoiar, a ouvir e, inclusive, a aprender.”

Kelvyn

Suzuki Rosinski Jovem-Semente Engenharia Aeronáutica – ITA

“Meu desejo sempre foi cursar uma faculdade de Engenharia de excelência. Minha família não tinha condições de me sustentar longe de casa por muitos meses. Já em outra cidade, iniciei meus estudos e descobri o Instituto Semear. Tornei-me bolsista e, em seguida, participei do Programa de Empreendedorismo Social – PESS. A bolsa oferecida me poupou de trabalhar durante semestres críticos da faculdade. A mentoria foi muito importante na organização do tempo, das finanças e, sobretudo pelo apoio constante. No terceiro ano de Engenharia Aeronáutica, torneime aspirante a Oficial da Força Aérea. Já assalariado, minha prioridade foi restituir ao Instituto Semear o investimento que em mim fora feito. A ação do Instituto Semear é um fôlego extra, que nos impede de desistir dos nossos sonhos. Assim como fui apoiado, pude fazer o mesmo por um bolsista de 2015. É ainda mais gratificante ter sido o autor do pontapé inicial no Efeito Multiplicador enaltecido pelo Instituto.”

Evandro

Edivando

Mentor Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios

Jovem-Semente Medicina – UNIFESP

Rodolfo Pinto

“No início do meu processo de mentoria, ficamos a pensar, meu mentorando e eu como seria a interação mentor-mentorando. A organização do Instituto, a coordenação da mentoria e a administração impactam de maneira positiva e assertiva na construção do vínculo entre o jovem-semente e seu mentor. É um trabalho realizado por muitas mãos. Acompanhar o jovem desde o momento em que ele ingressa na universidade é recompensador! Venho aprendendo muito com meu mentorando - uma pessoa autêntica, com energia para realizar e ir em busca daquilo em que acredita. Aprendemos muito com os mentorandos. Ver que esses jovens estão se fortalecendo e estão comprometidos em dar bons frutos à sociedade nos motiva ainda mais a dar continuidade a esse belíssimo trabalho do Instituto.”

de Moura Barros “Minha trajetória para realizar o sonho de ser médico foi tão longa quanto a distância que percorria todos os dias entre o bairro de Pedreira, em São Paulo, onde morava, até as salas de aula da faculdade. Prestei vestibular para Medicina em 2010, 2011 e 2013. Entretanto, minhas condições financeiras exigiram a volta ao mercado de trabalho. Meu sucesso aconteceu na quarta tentativa, quando entrei para a UNIFESP, em 2014. Meu desafio passou a ser manterme na faculdade, o que me impedia de exercer atividades remuneradas. Ao conhecer o Instituto Semear, tive aliviados gastos básicos e a certeza de que a realização do meu sonho já não estava tão distante, haja vista o pressuposto de que indivíduos de uma classe social menos favorecida, muito dificilmente chegam lá.”


PROCESSO SELETIVO 3 PASSOS

PARA SER UM JOVEM-SEMENTE

1

2 3

Ser aprovado em alguma universidade pública (ou particular com bolsa integral ProUni no caso da Universade São José dos Campos). Ter estudado em escola pública ou em particular com bolsa. Inscrever-se no próximo Processo Seletivo que começará em janeiro de 2016.

O Processo Seletivo é regido por um edital, disponível no site do Instituto, e é composto de cinco fases, incluindo provas raciocínio lógico e interpretação de texto, avaliação socioeconômica, dinâmicas e entrevista individual. Os critérios para a seleção contemplam aqueles cujos perfis correspondem aos valores do Semear. O número de selecionados dependerá da capacidade orçamentária do Instituto prevista para o ano seguinte. O processo acontece sempre no início do ano, logo após a divulgação da lista dos aprovados nos exames vestibulares para universidades em âmbito nacional. Neste ano, recebemos 248 inscrições de jovens aprovados nos vestibulares de várias universidades públicas — e privadas com bolsa integral.


BAL ANÇO SOCIAL

Fortaleza

190

CRONOLOGIA 2010

Início das atividades em São José dos Campos/SP.

2011

Estabelecimento do organograma empresarial e das diretorias executivas.

São José dos Campos

Jovens-semente

São Paulo

8 estados

2012

Formalização jurídica e criação do Conselho Fiscal.

2013

Início das atividades em Fortaleza/CE.

Investimento em bolsas - R$ Investimentos em bolsas - r$

2014

Início das atividades em São Paulo/SP.

174.550 149.800

2015

Aprovação de qualificação para OSCIP.

97.480

18.000 2010

Bolsas concedidas Jovens-semente

37.800

2011

51.400

2012

2013

2014

Bolsa Média Anual bolsa média anual

Bolsas concedidas 190

71

156

23

52

2010

2011

1.800

1.643

1.977

2.215

2.458

2.140

26

10

10

Rodolfo Collevatti Vice-Presidente Financeiro

70

44

93 33

2015

2012

2013

2014

2015

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2010

2011

2012

2013

2014

2015


NOSSO TIME

FLAVIA BENYUNES

ALDO TESHIMA

JOSÉ ÉTTORE JR.

Presidente em exercício, esse engenheiro e aprendiz de cinematografia, não mede esforços quando o assunto é gerir o Instituto com maestria. Especialista em identificar e desenvolver talentos e orientá-los pelos caminhos do empreendedorismo. O Semear consolidou seus valores através das iniciativas desse japonês sensato e apaixonado.

ANDRÉ MATHIAS

Vice-Presidente Administrativa, atuante desde o início do Instituto, ela, além de mentora, está em cada pedacinho do Semear, e o seu forte engajamento permite que se tenha em mãos a história dessa realidade. Mentor apaixonado, aceitou o risco de assumir a condução dos trabalhos de coordenação das atividades na filial São Paulo e o fez com profissionalismo em tempo integral. O ponto alto de sua atuação se deu quando introduziu o programa PESS para os jovens-sementes locais.

LUCAS FALEIROS

Fundador do Instituto, é aquele que faz tudo funcionar. Esse engenheiro carioca, meio ogro, meio doce, faz questão de dedicar as horas que sobram do seu dia e as que não sobram de suas noites, a ações que visam a intensificar os fundamentos do Semear.

Expert em finanças e inspirador de jovens em busca do sonho acadêmico, provou-se um parceiro valioso para a Equipe Semear ao dar suporte aos pilares que norteiam o Instituto. Sua preciosa colaboração transformou a filial São Paulo numa referência respeitada pelo desenvolvimento de parcerias de valor.

ANDREA KIRST

MANOEL OLIVEIRA

Coordenadora da Mentoria, esta bióloga, coach no ensino de língua estrangeira e aficionada em estabelecer relacionamentos, mantém o foco de suas atividades nos mentorandos. Famosa por levar energia por onde quer que passe, é peça essencial para a afirmação dos conceitos que balizam o Semear.

ANTONIO CÉSAR CUNHA

Idealizador do Instituto Semear, esse rei, condizente com seu nome e almejando muito mais do que ser um de seus fundadores, mesmo fora do país em 2015 por motivos profissionais, manteve- se vinculado, apoiando-se em sua versatilidade e forte crença de que a Educação é o caminho.

CIDA GOUVÊA

Produtora cultural, mentora e atual coordenadora do SemeAres, incentiva ações que visam a promoção da cultura através da educação. Sua sistemática de organização tem sido responsável pelo sucesso desse evento anual tão emblemático para todos que fazem o Instituto Semear

DANIEL PUCCI

O Instituto Semear ficou mais enriquecido com a adesão deste psicólogo clínico, que, além de ter cara de psicólogo, foi coroado recentemente como Coordenador da Mentoria da filial São Paulo. Dotado de extrema sensibilidade para as questões que envolvem o processo e fortemente envolvido em outros projetos sociais como o TETO, só tivemos a ganhar com a experiência desse atleta das neves, que curte bancar o chef quando a sua densa rotina lhe dá uma folga.

EMANOEL ANDRARDE

Este cearense, graduando em Administração de Empresas, se dispôs a aliar sua capacidade agregadora ao sonho de proporcionar novas perspectivas àqueles jovens que demonstram competência para seguir a vida universitária apesar dos preconceitos e das barreiras sociais.

Fundador do Instituto, desde o início um dos maiores incentivadores da ideia, além de mentor, também é integrante do Conselho Consultivo. Com sua maneira elegante, ele conduz o processo e disponibiliza suas experiências para a disseminação dos valores do Semear.

MARIANO ALVES

Economista graduado, ingressou no Semear em 2011, como jovem-semente. Tendo obtido êxito na jornada acadêmica e demonstrado forte comprometimento com os nossos valores, sua colaboração se deu através do desafio de substituir a estagiária Amanda Lechinski e assumir a posição de primeiro prestador de serviço remunerado do Instituto. Por conta de sua competência na execução das tarefas a ele atribuídas, hoje o Semear conta com arquivos eficientes e métodos estruturados.

MARISA NUBILE

Coordenadora da Mentoria, especificamente voltada à orientação dos mentores, esta competente psicóloga só acrescenta ao Semear, desde que optou pela nobreza da causa, trazendo sua experiência e carinho para lidar e se relacionar com os voluntários.

RODOLFO COLLEVATTI

Vice-Presidente Financeiro, enfrentou a questão financeiro-administrativa do Semear e heroicamente tomou a frente das finanças do Instituto. Com simpatia correndo nas veias, sorriso no rosto e proatividade, ele veio para firmar parceria e é um voluntário de peso no seu cargo.

THIAGO FEIJÃO

Fundador do Instituto, este menino de riso fácil e criativo leva inspiração e funciona como espelho para os jovens-semente. Apesar da pouca idade, Feijão tem energia de gente grande e canaliza seus esforços para a concretização de sonhos ainda maiores.


CICLO VIRTUOSO “Este País não pode e nem tem o direito de ser pequeno”

“..a criação de um verdadeiro ciclo virtuoso, onde cada brasileiro possa ajudar mais brasileiros e neste processo grandioso nós criarmos um país que possa apagar de uma vez para sempre os desequilíbrios sociais que tanto nos envergonham.” Ozires Silva


PATROCĂ?NIO

PARCERIA

Fernando Mauro Cabrillano Apoiador


EXPEDIENTE CONSELHO ADMINISTRATIVO Aldo Norio Teshima Andre Mathias Andrea Kirst Flavia Benyunes Marisa Nubile Rodolfo Collevatti CONSELHO CONSULTIVO Manoel de Oliveira Ozires Silva Antonio Cesar P. Cunha Osvaldo Barbosa de Oliveira Thiago Feijão Eduardo Mufarej CONSELHO FISCAL Lourdes R. C. Ethal Tardin Thiago Lemos Favaro Yuri Duarte Corrêa DIRETORIAS REGIONAIS André Mathias – São José dos Campos Emanoel Renato – Fortaleza Lucas Faleiros – São Paulo PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Cabrillano Comunicação Marcos Sousa Fernando Mauro Cabrillano Flavia Benyunes

PARCERIA AJFAC – Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura Parque Vicentina Aranha Fundação Cultural Cassiano Ricardo Cabrillano Comunicações CADE PSI - Centro de Atividades, Desenvolvimento e Estudos CASD Vestibulares Cida Gouvêa Eventos Corporativos Colégio Rio Branco - São Paulo Fatos Contabilidade Fundação Estudar Google Instituto Embraer Insituto Pandavas Insper Metrics Liberato Geraldi Run+ Assessoria de Corrida Mundi Pagg Podio Desenvolvimento de Software PwC – PricewaterhouseCoopers SESC São José dos Campos Site Blindado Site Sustentável Stone Pagamentos Tree Comunicação Unitower Escola de Idiomas Wallaby Escola de Idiomas

PATROCÍNIO Fundação Beto Studart Kodak LinkedIn LRNG Advogados Miríade Construtora Natura SOMOS Educação Usina Santa Fé

CANAIS DE COMUNICAÇÃO Site do Instituto Semear Vídeo Institucional 2014 Vídeo Institucional 2011 Relatório Anual 2014 Relatório Anual 2012/2013 Página no Facebook Página no LinkedIn Canal no Youtube


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.