EDITOrIAl
O aumento da incidência de câncer é motivo de preocupação para toda a sociedade e, em particular, para nós no IOV. lutando contra o câncer há quase 18 anos e focado na redução do impacto do câncer em nossas vidas, o IOV desenvolve projetos desde 2001, abrangendo uma grande gama de atividades junto à sociedade. Do projeto piloto ‘Combatendo o Fumo pela Educação’ na Escola Monteiro lobato, em 2001, até a campanha de 2013, com as escolas Anglo e Poliedro, em São José dos Campos, aprendemos muito e trabalhamos em conjunto com dezenas de colégios, órgãos governamentais e instituições públicas e privadas da nossa região. Nos últimos 12 anos, mais de 40 mil pessoas foram atingidas diretamente por nossas campanhas, realizadas em escolas, shoppings, supermercados e praças públicas de todo o Vale. Em 2013, abrimos um novo flanco no ‘Programa de Combate ao Câncer do IOV’: o estímulo à atividade física. Sabemos hoje que a atividade física regular traz inúmeros benefícios à saúde, e não só no combate ao câncer como, por exemplo: • Redução da mortalidade e do risco de recidiva do câncer de mama em 50%; • Redução do risco de câncer de cólon em mais de 60%; • Redução do risco de desenvolver Alzheimer em 40%; • Redução do risco de doenças do coração e pressão alta em 40%; • Redução do risco de acidente vascular cerebral em 27%, dentre outros. Sendo assim, nossas campanhas educativas em escolas, comunidades e instituições ganham também um grande aliado, uma parceria inédita com o Parque Vicentina Aranha, para promoção de atividades físicas e educação em saúde. Nossa missão é reduzir o impacto do câncer nas nossas vidas, tornando-a mais saudável e lutando contra o câncer antes mesmo que ele apareça.
SuCESSO NA rEAlIZAçãO DO ÚltIMO EVEntO KAIzEn O evento Kaizen 2013, realizado em maio, resultou em 32 projetos aprovados, todos relacionados aos pacientes. Os times da unidade do IOV de São José dos Campos e do Hospital regional, em Taubaté, se empenharam em apontar melhorias contínuas para diversos setores. A coordenadora de qualidade do IOV, Stela Maris, ressalta que a edição 2013 do evento foi desenvolvida em apenas quatro horas, o que demonstra o amadurecimento da equipe também com relação à objetividade e à organização. “Esse evento foi um sucesso. O grande diferencial é que os projetos propostos estão 100% relacionados com o nosso cliente. houve um grande amadurecimento da nossa equipe em relação ao que realmente é valor para nosso cliente, um dos princípios da Mentalidade Enxuta”, comenta. VÍDEO EtInOGrAFIA - O IOV pela primeira vez desenvolveu uma ferramenta chamada Vídeo Etinografia, também conhecida como “trabalho de campo”. Trata-se de um método qualitativo que envolve entrevistas e observação para entender, interpretar e descrever a experiência do cliente. No caso do IOV, filmagem de todo o processo do paciente. Ao registrar a ‘voz do paciente’ com o consentimento dele, a ferramenta permite identificar lacunas e oportunidades do sistema sob a perspectiva do paciente, bem como as necessidades que as pessoas nem sempre podem articular explicitamente. “nós realizamos uma filmagem em São José dos Campos e outra em taubaté. Esse projeto foi um desafio para nós do Escritório lean, pois existem poucas referências sobre esse assunto. nós começamos a estudar sobre o assunto no ano passado, baseamos em referências e experiências internacionais, onde adaptamos quatros passos importantes para desenvolver a ferramenta”, comenta a coordenadora de qualidade do IOV, Stela Maris.
PrOJEtO lEVA PrEVEnçãO DO TAbAGISMO ÀS ESCOlAS Idealizado pelo Instituto de Oncologia do Vale, ‘Vencendo o câncer pela educação e prevenção’ promove concurso de frases e desenhos com alunos Pesquisas apontam que o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no brasil, além de ser considerado fator de risco para mais de 50 doenças. Considerado uma doença epidêmica pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o vício em cigarro e seus derivados começa, para a maioria das pessoas, com a fase de experimentação na adolescência. De olho nisso, o IOV (Instituto de Oncologia do Vale) realiza um projeto de prevenção nas escolas joseenses. Denominado ‘Vencendo o câncer pela educação e prevenção: A importância do combate ao tabagismo na prevenção do câncer’, o programa é destinado a alunos do sexto ao nono ano, com faixa etária entre 11 e 15 anos. Segundo a oncologista do IOV, Cristiane bittencourt, além de prevenir a existência de futuros fumantes, o programa também ajuda a criar agentes multiplicadores contra o tabagismo. “É fundamental conscientizar as pessoas desde cedo para evitar problemas futuros. Além disso, os adolescentes acabam replicando as informações, comentam com os pais, com os amigos e muitos fumantes decidem abandonar o vício”, ressalta. Em 2013, o projeto já começou a ser realizado nos colégios Anglo Cassiano ricardo e Poliedro. Os professores são orientados por profissionais do IOV sobre o tema e, ao longo do ano letivo, os estudantes participam de atividades e de um concurso de desenhos e frases sobre o tema. Os vencedores ilustrarão calendários e campanhas do IOV. Para os coordenadores das escolas, a iniciativa é motivadora e já vem colhendo frutos. “Inserimos o projeto dentro do programa de saúde da escola e a gente sente que é uma atividade que agrega ao trabalho educativo”, comenta o coordenador do Poliedro, Carlos Eduardo barreira lambert. “hoje em dia, a campanha contra o fumo tem uma boa aceitação em comparação
| Produção: Agência de Imprensa - Tel.: (12) 3913-3858 - www.agenciadeimprensa.com.br – Coordenação de Jornalismo e Edição: Areta braga – Jornalista responsável: Areta braga - MTb 38.005 – redação: Fernanda Goulart e Mayara barbosa – Estagiário: luciano Toriello www.iov.com.br Fotos: Arquivo – Diagramação: luiz Carlos Coltro – revisão: Dyrce Araújo – Gráfica: Allcor- Tiragem: 1000 exemplares.
*Segundo a Organização Mundial
31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco.
da Saúde (OMS).
Dr. Carlos Flávio Turci Oncologia Clínica CRM-SP 27301
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
www.iov.com.br
• TAUBATÉ • PINDAMONHA NGABA
com tempos anteriores. Acredito que com os alunos não será diferente”, completa o coordenador pedagógico do Anglo, Alexandre Grillo de Castro. O PrOJEtO – Criado pelo IOV em 2001, o programa ‘Vencendo o câncer pela educação e prevenção: A importância do combate ao tabagismo na prevenção do câncer’ já contou com a participação de mais de cinco mil alunos da rede pública municipal. “As escolas se mostram extremamente satisfeitas e o feedback é muito positivo: muitos familiares e professores deixaram o hábito de fumar”, comenta a assistente social do IOV, Graça Marques. Os alunos vencedores do concurso, realizado no ano de 2012, terão os trabalhos expostos na Câmara Municipal de São José dos Campos, em junho deste ano, e, após a mostra, percorrerão as 12 escolas municipais participantes do projeto.
A equipe do IOV recebeu, no primeiro semestre de 2013, o reforço de novas integrantes. As doutoras Ticiana e Fabiana, ambas oncologistas, passam a integrar o time do corpo clínico. bem-vindas!
EXPEDIENTE
2
sua saúde se desfaz.
nOVAS INTEGrANTES
Dr. Carlos Frederico Pinto Diretor Executivo do IOV
responsável Técnico: Dr. Carlos Flávio Turci – CrM 27.301 Diretoria: Dr. Adriano Diniz b. Mendes, Dr. Carlos Flávio Turci, Dr. Carlos Frederico Pinto e Dr. Marcelo Taborda | Comunicação e MKT IOV: Fabiano Gaspar Vieira | IOV & Você circula junto aos pacientes, familiares, área médica e profissionais da saúde. Correspondências devem ser enviadas sob o título “Jornal IOV & Você” para: rua Major Antônio Domingues, 472 – SJC – 12.245-070. Tel.: (12) 3924-9055. E-mail:iov@iov.med.br *registrado no cartório de registro de notas e documentos sob o número 171517.
Quanto mais você fuma, mais
O cigarro é responsável pela morte de uma a cada 10 pessoas em todo o mundo.* E neste Dia Mundial sem Tabaco, o IOV faz um apelo a você, fumante: busque orientação e tratamento para tirar o cigarro da sua vida. Antes que ele tire a sua vida primeiro.
Dra. ticiana
nome Completo: Ticiana Pereira Fonseca Garcia
nome Completo: Fabiana Sirolli Fernandes de Morais Carvalho
Formação: Médica Oncologista
Formação: Médica Oncologista
Especialização: Clínica Médica e Oncologia Clínica
Especialização: Clínica Médica e Oncologia Clínica
Dra. Fabiana
www.iov.com.br
3