Revista INTRALOGÍSTICA - ED210

Page 51

P

A I N E L

LAND ROVER lança programa piloto de RFID A divisão Land Rover da Ford Motor Company e a norteamericana Savi anunciaram um programa piloto que emprega soluções de identificação por radiofreqüência (“radio frequency identification”, RFID) ativa, para melhor sincronizar a entrega de peças oriundas de múltiplos fornecedores para a linha de montagem principal da Land Rover em West Midlands (Reino Unido). A Savi, uma empresa da Lockheed Martin e fornecedora de soluções de gerenciamento de ativos baseado em RFID, está fornecendo hardware e software RFID para aprimorar a visibilidade, o gerenciamento de estoques e a utilização de ativos, e para reduzir perdas, interrupções de linhas e o tempo gasto na localização de peças da montagem. As informações em tempo real dos ativos etiquetados com RFID são compartilhadas entre as partes interessadas, e são transmitidas automaticamente para telefones celulares, assistentes digitais pessoais (PDAs) e software de rastreamento baseado na Internet. As etiquetas RFID ativas da Savi são aplicadas aos contêineres tipo ‘stillage’ ao saírem das instalações da fornecedora, e são associadas às peças de carro carregadas pela transportadora. Leitores fixos de etiquetas são colocados nas plataformas de carga e de descarga, nas entradas e saídas dos fornecedores e na linha de montagem da Land Rover. Sempre que o contêiner passa por um leitor, o carregamento é registrado e as informações de sua localização são transmitidas para os usuários designados. Alertas de exceção são enviados quando os contêineres não chegam no prazo e onde são esperados.

KBK investe na exportação

A KBK Plásticos, localizada em Eldorado do Sul, RS, está apostando no aumento de sua produção de paletes para exportação em 2008. A empresa, que completou 10 anos em 2007, também vai lançar em todo o território nacional, suas estantes fabricadas em polietileno de alta densidade (PAD) para uso em câmaras frias e depósitos de secos. Modulares, as estantes são de fácil limpeza, não enferrujam e têm resistência superior para uso em ambientes refrigerados. Outro destaque da empresa são os paletes plásticos (em polipropileno com fibra vegetal e polietileno de alta e baixa densidade), com capacidades que variam conforme o modelo, suportam cargas de 1.500kg para carga dinâmica e entre 3.000 kg a 5.000 kg para carga estática. Juntamente com as estantes, a KBK deseja aumentar a produção de paletes para exportação. 52

painel 210.p65

Transporte CONTEINERIZADO A Maersk Line tem um novo conceito de transporte conteinerizado de carga, desenvolvido para cargas cuja forma não permite acomodação dentro do ISO contêiner. O Contrail é um contêiner colapsível de 40 pés com estruturas laterais que permitem o transporte da carga com até três metros de altura, e o respectivo empilhamento. Ainda existe uma versão com estrutura telescópica que permite cargas com até cinco metros de altura serem transportadas. Rampas laterais facilitam o acesso de veículos para posicionamento da carga sobre a base do conteiner. As taras são padrão, com 11.500 kg e 12.500 kg para o modelo mais robusto, que permite o transporte de cargas com 21.000 kg e 30.000 kg, respectivamente.

| março 2008

52

28/2/2008, 10:56


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.