4 minute read

• A Igreja Fiel – “... a vinha...” – vs. 1, 2, 4 e

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 27 de fevereiro de 2022.

conhecem ou recebem esse dinheiro, como foi acertado ali desde o início, muitos conhecem Jesus como Salvador, mas não reconhecem o valor Dele como Único Salvador. Muitos tem rejeitado essa Graça, não tem valorizado.

Colômbia

Participação da irmã Luz Elena Ospina, Igreja Medellín / Antioquia, Pr. Júlio Heimbecker:

Pergunta 1: O sentido histórico refere-se a um homem Pai de família, que saiu para contratar trabalhadores para a sua vinha, fazendo-o em vários períodos do dia. Versículo 1 terceira hora, sexta e nona horas versículos 3,4 e 5. Pergunta 2: O sentido profético é trabalhar para Deus, obter um pagamento que é a salvação, cujo pagamento foi feito por Jesus, na cruz, pelos nossos pecados e assim nos dar a vida eterna. Pergunta 3: Versículo 1 - o Pai da família: ali está a figura de Deus Pai; Versículo 8 - o mordomo: ali está a figura do Espírito Santo; Versículo 8 - a vinha: a figura da Igreja Fiel; e Versículo 9 - um denário: a figura do Filho, o Senhor Jesus. Pergunta 4: Todos seremos chamados a ser obreiros e trabalhar pela salvação, os primeiros reclamaram e murmuraram contra o Pai. Ele respondeu e disse a um deles, amigo, não te ofendo; você não concordou comigo em um denário? pegue o que é seu e vá; mas eu quero dar este último a você. Versículos 13,14. Assim, o primeiro será o último, e o último primeiro; porque muitos são chamados. mas poucos são os escolhidos. versículo 15 Pergunta 5: Versículo 1 - a manhã; versículo 3 - terceira hora; versículo 5 - sexta e nona horas; e versículo 6 - décima primeira hora.

Coréia do Sul

Participação do Pr. Kyungkun Lee, da Igreja Maranatha Christian Church em Seul:

Pergunta 1 e 2: Estes versículos falam sobre as três coisas importantes em relação ao projeto profético da salvação: a diferença de tempo do chamado de Deus e a escolha dos indivíduos. A mesma recompensa da salvação ou a coroa da vida que é dada a Seus servos por Sua graça baseada em Sua aliança com eles, independentemente da quantidade e duração de suas obras, e do acerto de contas com Seu povo no momento final. Seu amor e graça são os elementos críticos em todo o processo de salvação desde o chamado e seleção até o assentamento. Não há espaço para o homem reivindicar seus méritos com suas murmurações. A salvação só é dada ao homem de acordo com seu próprio projeto e sua soberania. Tudo o que podemos fazer no processo de salvação é seguir Suas palavras com obediência para fazer Suas obras com alegria, agradecendo e louvando ao Senhor.

Participação do Pr. Peter Jo, da Igreja Maranatha Christian Church em Seul:

Pergunta 1 e 2: A parábola no Evangelho de Mateus 20:1-16 mostra o projeto profético de salvação do Senhor. Nesta parábola, o pai de família, que representa Deus, o Pai, procura trabalhadores para sua vinha desde a madrugada até o fim do dia. Isso mostra o quanto Deus está seriamente preocupado com seu projeto de salvação em todos os tempos. O que me chama a atenção na parábola é a terceira hora. Como todos sabemos, a terceira hora fala da hora da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, a terceira hora está relacionada ao derramamento do Espírito Santo quando a igreja começou como visto em Atos 2:15. Como a terceira hora no tempo judaico é nove horas da manhã em nosso tempo, o número nove também representa dons espirituais. Na parábola, vemos que a forma como mudou a forma como o pai de família passou a contratar trabalhadores na terceira hora. Antes da terceira hora, ele fez um acordo específico (convênio) com os trabalhadores. Após a terceira hora, ele simplesmente ofereceu um convite sem contrato específico. Entendo que essa é a diferença entre o período da Lei e o período de Graça. Portanto, a vida da igreja começa a partir da terceira hora de um dia profético e continua até a última hora. A sexta hora na parábola representa o período histórico de grandes lutas e juízos que a igreja passou na vida da igreja, porque a sexta hora judaica é meio-dia em nosso tempo quando o calor do sol é mais intenso. Além disso, este é o tempo da escuridão espiritual e da religião, porque o homem predominava sobre o Espírito Santo, pois o número seis fala do homem. A nona hora na parábola fala do momento em que o Senhor abriu o caminho para os crentes terem acesso direto à palavra viva porque o véu do templo foi rasgado em dois de cima a

This article is from: