
3 minute read
• O Espírito Santo – “... o mor- domo...” – vs
Participações EBD - Exterior
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 27 de fevereiro de 2022.
baixo na nona hora quando Jesus morreu na cruz. Na vida da igreja, a nona hora é o período histórico em que a palavra viva foi restaurada para a igreja. A décima primeira hora na parábola fala do momento final do dia porque a décima primeira hora no tempo judaico equivale a cinco horas da tarde no nosso horário - pouco antes do pôr do sol. Então, a décima primeira hora é o tempo profético que estamos vivendo agora. E o convite oferecido pelo pai de família na décima primeira hora representa o último chamado de Deus para a salvação do homem antes do anoitecer.
Equador
Participação da irmã Zoila Nuvia Aguirre Reascos, Igreja Quito / Pichincha, Pr. Wanderley Cruz:
Pergunta 1: Conta a história de um homem de família que saiu para contratar trabalhadores para a sua vinha, desde o amanhecer até à última hora. Pergunta 2: O conteúdo profético desta Parábola é o Projeto de Salvação. Pergunta 3: A Trindade: o Pai - o pai da família - versículo 1; o Filho - um denário - versículo 2; o Espírito Santo - “o mordomo ..” versículo 8; a Igreja Fiel - “a vinha” - versículos 1, 2, 4 e 7; e a Última hora - “quando a noite chegou” versículo 10. Pergunta 4: Chamada: todos os trabalhadores, escolhidos: aqueles que não fofocavam contra o pai de família. Nós como igreja fiel devemos ser gratos pela escolha que nosso Pai fez e pelo chamado que o Senhor Jesus nos deu e saber que ele é perfeito e cheio de misericórdia e não sermos murmuradores como o povo de Israel quando saiu do Egito e isso é por que ficaram 40 anos no deserto. Mateus 20:1 “Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, chefe de família, que saiu de manhã a assalariar trabalhadores para a sua vinha”. Mateus 20:16 “Assim serão os primeiros os últimos e os últimos, primeiros porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. Pergunta 5: Madrugada versículo 1; terceira hora versículo 3, sexta e nona hora versículo 5 e undécima hora versículo 6 e 9.
Estados Unidos
Participação do irmão Marcos Oliveira, da Igreja de Marlborough - Pr. Ramis Abbasov:
Pergunta 1: O conteúdo histórico diz respeito a um proprietário de uma vinha, pai de família, que saiu em busca de trabalhadores para trabalharem naquela vinha. Tal busca se deu desde o período da madrugada até a décima primeira hora (última hora) do dia. Pergunta 2: O conteúdo profético que está no contexto dessa parábola está relacionado ao projeto profético de salvação do homem. Uma salvação representada pelo preço que foi pago pelo Senhor Jesus. Um dinheiro representa o salário de um dia, que fala de uma só salvação. Jesus pagou esse preço em nosso lugar permanecendo na cruz desde a hora terceira (Mc. 15:25), passando pela hora sexta (Lucas 23:44) e consumou o projeto de salvação com a sua morte à hora nona. Hoje nós somos os trabalhadores da hora undécima, a última hora, antes do anoitecer do dia que será marcado pelo acerto de contas. (Mateus 20:8). Pergunta 3: O pai de família (v1) representa Deus Pai que nos elegeu para esse projeto de salvação. O Filho é retratado pelo dinheiro (v2) dado aos trabalhadores. O mordomo (v8) representa o Espírito Santo que revela a oportunidade desse projeto ao homem (trabalhador). A vinha representa o ambiente em que tal trabalho é realizado que aponta para a Igreja Fiel. Pergunta 4: Todos os trabalhadores citados nessa passagem (v1) foram chamados, no entanto, somente aqueles que não reclamaram do seu salário é que fizeram valer seu chamado, sendo, portanto, escolhidos. Pergunta 5: madrugada (verso 1); hora terceira (verso 3); hora sexta e nona (verso 5); e hora undécima (versos 6 e 9).
Guatemala
Participação do irmão Luís Humberto Monroy Hernandez, da Igreja em Guatemala, Pr. Claudio Valadares:
Pergunta 1: Descreve a história de um pai de família, que saiu para pagar os trabalhadores de sua vinha, desde o amanhecer até a última hora. Pergunta 2: Projeto profético da Salvação. Pergunta 3: A Trindade: O Pai - Mateus 20:1; o Filho - Mateus 20:2; o Espírito Santo - Mateus 20:8; a Igreja Fiel - Mateus 20:1, 2, 4 e 7. Pergunta 4: Chamado: Todos os trabalhadores foram escolhidos: Aqueles que não murmuraram contra o pai de família. Pergunta 5: Madrugada - Mateus 20:1; terceira hora - Mateus