
3 minute read
Participações EBD - Exterior
Pergunta 3: Lucas 12:39 “Mas sabei isto: se o pai de família soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não permitiria que a sua casa fosse arrombada.” Cantares 3:8 “Todos eles têm espadas, hábeis na guerra; cada um com a sua espada na coxa, por causa dos medos da noite.” A aplicação profética mostra uma Igreja preparada e vigilante para a volta de seu Senhor. Em Cantares podemos ver: A Igreja Fiel faz experiências com a Palavra Viva, prepara-se e descobre o mistério.
Pergunta 4: Lucas 12:39 “Mas sabei isto: se o pai de família soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não permitiria que a sua casa fosse arrombada.” O mal de não estar vigilante é que o ladrão rouba sua casa, sua benção. Guarde o que você tem para que ninguém roube a coroa da salvação. O Bom Pr. morreu para nos dar a vida eterna. O Senhor Jesus é tudo para nós. A aplicação profética é que o servo que não vigia, o ladrão entra e rouba sua bênção.
Coréia do Sul
Participação do Pr. Hyungkun
Lee, Igreja em Seul:
Pergunta 3: Profeticamente, a igreja vive em profunda escuridão do fim dos tempos, que é caracterizada pelos pecados, apostasia, cegueira espiritual e tribulações, etc. A fim de se preparar e superar tais trevas, a igreja tem que ser revestida com toda a armadura de Deus, especialmente a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Efésios 6:10-17). E nossos pés têm que ser revestidos com a preparação do evangelho da paz. Quando permanecemos alertas contra os ataques do inimigo em tal posição, podemos ter uma vitória sobre a batalha espiritual. Da mesma forma, devemos também estar atentos, porque não sabemos o dia nem a hora em que Jesus vem novamente nesta escuridão. “Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias. E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá. .” (Lucas 12:35-37).
Participação do Pr. Peter Jo, Igreja em Seul:
Pergunta 5: A igreja vive em um tempo profético perto da meia-noite, caracterizado pelo iminente retorno de Jesus. No entanto, ninguém sabe a hora exata da volta do Senhor, como visto em Apocalipse 3:3, que diz: “... Portanto, se não vigiardes, eu virei sobre vós como ladrão, e não sabereis a que horas virei sobre vós.” Portanto, a igreja fiel deve estar vigilante e armada com os recursos da Pa- lavra de Deus revelada, aplicando a Palavra como uma forma de vida e confiando nos meios da graça, porque o Senhor pode vir a qualquer momento em breve.
Costa Rica
Participação do Pr. Manuel Angel Cortes Villalobos, da Igreja em San José:
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 12 de março de 2023. ao meu amado, mas o meu amado se foi, já havia falecido; e depois que ele falou, minha alma saiu. Busquei-o, e não o achei; não me responda. Lucas 12:36 “e sede como homens que esperam que o seu senhor volte das bodas, para que, quando ele vier e bater, logo abram.” A igreja vigilante, para abrir a porta para nosso Senhor Jesus entrar, a igreja infiel desprezou o chamado e não estava preparada.
Pergunta 1: a) Fazendo referência a Efésios 6:14, a palavra nos ensina que é a verdade que nos cinge os lombos; Esta verdade é a sã e perfeita doutrina. Em João 14:6, o próprio Senhor Jesus é identificado como a verdade. Desta forma, podemos dizer que esta frase aponta para o Senhor Jesus, como uma verdade que nos liberta e que nos permite trabalhar na Obra do Espírito Santo; note que os “lombos cingidos”, dentro do contexto histórico, era uma forma de amarrar ou ajustar a roupa para um determinado trabalho. b) Fazendo um paralelo com Mateus 25, na parábola das virgens prudentes e insensatas, pode-se observar que a lâmpada é uma figura do nosso coração, o azeite é um tipo do Espírito Santo que enche o coração do homem, e o fogo é a revelação, como manifestação da vontade do Senhor naquele que está cheio do Espírito Santo. Assim, esta frase nos exorta a sermos cheios do Espírito Santo, que nos prepara para a Sua Obra (projeto de Salvação) e não nos deixa infrutíferos ou ociosos (2 Pedro 1:8). c) Entendemos que Jesus está às portas, e logo virá; Também, segundo Apocalipse 3:20, já existe uma Igreja fiel que respondeu ao chamado, que ouviu a voz do seu Senhor e que atualmente janta com