
2 minute read
A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XXX
- Todos armados de espada
- Palavra Revelada.
- Destros na guerra - Vivendo a Doutrina.
- Cada um com a sua espada - Preparo pessoal, aplicando a Palavra à sua vida.
- Temores noturnos - Compreendendo o momento profético que vivemos.
A espada precisa estar na cinta. A doutrina, agora, precisa ser vivida. É a destreza: o viver da doutrina. A candeia precisa estar acesa para que, quando Jesus vier, te encontrar servindo assim. Nessa hora, o Senhor quer te encontrar servindo. Se você não está servindo, você não está preparado.
No estudo anterior vemos na parábola dos trabalhadores da última hora que o Senhor nos chamou quando estávamos ociosos. Servimos ao Senhor na oração, no jejum, na comunhão. Essa Obra está de pé, especialmente, porque um grupo de irmãos se uniu à Obra e se multiplicou como hoje se vê. Não existe nada igual no mundo.
Quando o Senhor vier e bater...
“E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe.” Lucas 12:36
Você sentiu o bater do Senhor no seu coração? Se o Senhor bateu, abra. Na Igreja primitiva os crentes não sabiam como se reunir, como se organizar. Por conta disso, as cartas apostólicas vieram para organizar espiritualmente a Igreja. Paulo alerta, em suas cartas, sobre o perigo da filosofia. O ensino humano começou a ser usado, naquele tempo, para que a igreja se organizasse. E Paulo dizia que não poderia ser daquela forma. A Igreja precisava estar organizada pelo Espírito. E isso deveria ser feito pela Igreja Apostólica e não pelos filósofos como Origenes, e outros. Todas as vezes que os obstáculos vieram, a Igreja passou por eles e a doutrina foi estabelecida. Porém, quando a Igreja saiu da estrutura espiritual para uma estrutura humana, o prejuízo veio e a teologia entrou.
O espiritual orienta o racional. Porém, o racional não pode orientar o espiritual. Naquela época, havia uma pergunta: onde está o rebanho?
Hoje é diferente. A Igreja que vai ser arrebatada tem um posicionamento profético. A Igreja que vai ser arrebatada é a que está preparada, pois sabe o momento que está vivendo. Ela ama o seu noivo, confia nele e aguarda esse momento.
Portanto, é preciso saber onde estão os mistérios. Estamos em um mundo onde ninguém sabe o que virá amanhã. E o amanhã está vindo com tal velocidade que, quando você acorda, já é outro dia. Há um cristianismo que está completamente despreparado. Mas o Evangelho é diferente. O Evangelho está debaixo da orientação do Espírito Santo.
A parábola do servo vigilante possui uma palavra chave. Qual é a palavra chave dessa parábola que caracteriza o momento profético que estamos vivendo? Vigilância.
Há muitos crentes que vão ficar. Mas a Igreja Fiel vai subir.
Que o Senhor nos abençoe.
aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.