Catálogo Exposição Coletiva

Page 1

Exposição coletiva Insituto Hahaha

Daniela Isis

Curadoria Elen TalitaRobertaGyulianaEliseuCoutoCustódioDuarteNunesDaMata

Ricardo Ikier - Dr. Canhoto

Gladson Braga - Dr. Rufus

Evandro Heringer - Dr. Repimboca Fernando Oliveira - Dr. Mulambo do Sertão

Artistas palhaços (as) Cícero Silva - Dr. Titetê

Francis Severino - Dr. Risoto de Carne Moída

Comunicação Roberta Nunes Bruno Oliveira Joelle Carvalho Alex Queiroz Nath Perdigão

Administrativo Talita Da Mata Natália Vitória

Juliene Lellis - Dra. Zabeinha

Maria Tereza Costa - Dra. Tecla

Conselho Fiscal Marcelo Elid Linck Rodrigo Nader Sérgio Diniz

Raquel Theo - Dra. Theobalda

Expediente

Tesoureira Elen Couto

Projeto gráfico Bruno Oliveira Joelle Carvalho

10 anos de riso

Rafael Protzner - Dr. Alfinete

Robert Duval - Dr. Durval

2 3

Ju Balsa - Dra. Bifi

Daniela Perucci - Dra. Suzette Marie Daniela Rosa - Dra. Rosa

Artistas plásticos e visuais Anna YanakiWashingtonTamiresRebecaIsabellaMateusMaíraGustavoÂngelaBheatrizAndradeMartinsPaivaMoreiraProençaAmaraldaMataAntônioHerrera

Gestão administrativa e financeira Elen Couto

Catálogo Instuto Hahaha

ISBN Todos978-65-998597-0-0osdireitosdestaedição estão reservados ao Instituto Hahaha

Gestão de criação e manutenção artística Eliseu Custódio

Gestão de execução artística Gyuliana Duarte

Florencia Santángelo - Dra. Cucaracha

Exposição coletiva - Instituto Hahaha Belo Horizonte, 2022.

Criação e manutenção artística Gladys Rodrigues Jimena Castiglioni

Presidente Eliseu Custódio Secretária Gyuliana Duarte

Produção de texto e revisão Larissa RobertaHelenaNunes

Lori Moreira - Dra. Lorota

Rogério Gomes - Dr. Marmita

Victor Dornelas - Dr. Rabisco

Execução artística Mariana Blanco Vanessa Félix

Janaina Morse - Dra. Brisa

Sumário Expediente..........................…………………………………………………………………….... 3 Texto curatorial……………………….…………………………………………………………..... 6 Sobre o Instituto Hahaha……………………………………………………………………... 9 Linha do tempo Hahaha……………………………………………………………………..... 10 TravessiaObras | Isabella Proença............................................................................ A Subida | Tamires da Mata............................................................................ Cortejo Hahaha | Gustavo Martins................................................................ Estar no mundo, fazer pelo mundo | Ângela Andrade................................. Desafios | Rebeca Amaral ................................................................................ Expansão | Mateus Moreira............................................................................. Palavras para o tempo cuidar | Maíra Paiva............................................... Reinvenção | Anna Bheatriz............................................................................ Ato de coragem | Yanaki Herrera................................................................... Alegria telepresente | Washington Contato……….…………………………………………………………………………………...........Antônio.............................................. 3312141618202224262830

6 7

É como se o Instituto Hahaha levasse um número de espetáculo para cada pessoa que ele atende, uma esquete feita em tempo real. Todo paciente, em qualquer estado de saúde, tem o querer brincar e o direito de brincar.

Momentos que grifam, destacam e sublinham a atuação e eficiência do Instituto Hahaha nesses 10 anos.

A viagem dessa exposição tem algumas paradas obrigatórias, das quais são as temáticas presentes nas obras aqui expostas. Travessia, Construção, Movimento, Novos territórios, Desafios, Expansão, Memória, Reinvenção, Coragem e Consolidação.

Editorial

Matilde Campilho

A Masonãoartesalvamundo.salva o minuto.

A exposição 10 anos de riso te convida a fazer uma viagem no tempo. Ou, em outras palavras, uma viagem na história do Instituto Hahaha. Composta por obras de arte realizadas por artistas mineiros, a exposição celebra não só o aniversário, mas também a potência e maestria da arte da palhaçaria enquanto trabalho e transformação.

As obras representam momentos marcantes na trajetória do Instituto. O cotidiano hospitalar como plano de fundo, a rotina rígida de horários e de tratamentos que são atravessadas pela chegada do palhaço e do encontro com o outro, permitindo que cada um crie mundos possíveis e imagináveis.

8

carregando no significado do próprio nome o riso e a seriedade deste trabalho: Instituto Hahaha. Desde então, realiza ações que dialogam com as áreas de saúde, cultura e políticas sociais em diferentes frentes.

Os projetos são realizados por uma equipe contratada de artistas profissionais com experiência na palhaçaria e pessoas de diferentes áreas que atuam nos bastidores.

Quando eu tava no hospital eu fiquei muito feliz com vocês perto de mim. Eu não me sentia como eu era... Manu “

O Instituto Hahaha foi fundado em 2012 por Elen Couto, Eliseu Custódio e Gyuliana Duarte. A inspiração surgiu da primeira organização de palhaços médicos “Clown Care Unit” de Nova Iorque e a partir da expertise de cinco anos de atuação na organização Doutores da Alegria em Belo Horizonte. A organização nasceu já

9 O parabuscaComespaçoscivilÉHahahaInstitutoumaorganizaçãosocioculturaldasociedade(OSC)quepromoveaartedapalhaçariaemdesaúdeedeacolhimentoinstitucional.amissãodecolocarorisoaserviçodavida,garantirodireitoeacessoàarteeàculturacrianças,adolescentes,adultos,idosos,seus

familiares, profissionais de saúde e corpo técnico.

Todas as ações são gratuitas para os hospitais e espaços atendidos, mas não são voluntárias. Elas são possíveis com o apoio de pessoas, empresas e por meio de recursos de leis de incentivo à cultura: municipal, estadual e federal, fundos municipais, e doações de empresas e pessoas físicas.

Linha do tempo Hahaha

• Estreia do Expresso Hahaha

• Expansão do atendimento Hospital João XXIII - Rede Fhemig

• Início da atuação para idosos em 2 hospitais e 1 ILPI Clinica de transição Paulo de Tarso Hospital da Baleia Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP)

• Residência Artística em Itaúna e Itatiaiuçu- MG

• Expansão atendimento para crianças e adolescentes em unidades de Acolhimento Institucional em BH: Casa dos Pequenos Casa Tremedal

• Registro como entidade do Conselho Municipal do Idoso- BH-MG

• 1° Mostra Hahaha: Estreia Espetáculo Roda Hahaha

•HahahaProdução de vídeos para o Canal Hahaha

• Residência Artística em Ipatinga - MG

1110

• Início do atendimento: Santa Casa BH Hospital da Baleia Hospital das Clínicas - UFMG Hospital Infantil João Paulo II - Rede Fhemig

2012 2014 2015 2019 2020 2021 20222013

- Conceição do Mato Dentro e Santana do Riacho - MG

• Reconhecimento de utilidade pública e honra ao mérito pela Câmara Municipal de BH

• Fundação do Instituto Hahaha

- Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes - BH-MG

• Expansão do atendimento para o público idoso

• Registro como entidade do CMDCA

• Cubatão-SPArtísticaResidênciaem e em um novo hospital em BH

• Prêmio de Gentileza Urbana pelo Conselho Estadual de Arquitetura de MG

• Atendimento virtual pelo Plantão

• Estreia do Espetáculo Dia Útil

2017 2018

• Estreia do Espetáculo Auto de Natal

Isabella

Proença 2022 Técnica: aquarela sobre canson “

Travessia

Obra alusiva aos anos de 2012 e 2013

13

12

Para atravessar é preciso coragem. O caminho pode nem sempre ser agradável, o processo de travessia nem sempre é linear, mas o sorriso dá o tom ao percurso. Atravessar a pintura também é um desafio. Calcular a quantidade de água, delimitar a pincelada e até mesmo contar com o acaso. Muitas vezes a aquarela impõe seu próprio caminho, cria poças como atravessar a rua em dias de chuva.

14

Thamires da Mata 2022

15

Construir requer coragem, afeto, sinceridade e principalmente cooperação. Quantas vidas o Instituto Hahaha já transformou nesse tempo? Eu arriscaria dizer que uma dúzia de milhares. Nesse processo cheio de encontros, como não dizer da infância, que nos permite criar es paços inimagináveis, que flutuam, sem chão. Viva, viva, viva! Que nesses 10 anos de exis tência e construções de caminhos, pontes ou de escadas, nunca falte boas gargalhadas.

A Subida

Técnica: colagem digital

Obra alusiva ao ano de 2014

16

Movimentar é fazer com que um corpo deixe o lugar que ocupava e passar a ocupar outro, agitar uma coisa ou parte do corpo, dar motivo a algo. É assim que a aquarela funciona. Até que a água seque, as partículas de pigmentos podem se movimentar pelo papel e ganhar formas inesperadas. As pinceladas pelo corredor do hospital representam esse espaço que é movido de sua função principal e se torna palco, unindo palhaces, pacientes e colaboradores. E é nesse deslocamento de ir pra lá e pra cá, aqui e acolá, que o Instituto Hahaha se movimenta nos hospitais, Instituições e cidades!

Obra alusiva ao ano de 2015

HahahaCortejo

17

Gustavo Martins 2022 Técnica: aquarela sob papel Canson “

Ângela Andrade 2022 Técnica: guache, nanquim, caneta, letras tipográficas transferíveis sobre papel

A palavra movimento traz a ideia de mudar de um lugar, de um contexto, de tempo, e ainda de transpor, transportar, entre outras. O desenho sugere dizer dessa arte que é levada a diversos territórios, que muda de ambiente, aceitando desafios e seguindo adiante. No caminho a percorrer estão anotados fragmentos da história. Que o movimento Hahaha siga incessante! “ Estar mundofazermundo,nopelo

19

18

Obra alusiva ao ano de 2016

21

Obra alusiva ao ano de 2017

A pintura fala dos momentos em que somos desafiados, daqueles momentos de incerteza. A obra fala dessa vontade de continuar o caminho trilhado e não desistir, da troca de olhares entre palhaço e paciente e a conexão que se dá, sempre inspiradora.

Rebeca Amaral 2022 Técnica: óleo e acrílica sobre papelão paraná

Desafios

20

Expansão

Mateus Moreira 2022 Técnica: acrílica sobre papel

23

Realizo o trabalho intuindo a generosidade como o grande motivador de expansão. Trazendo as formas que recebem nomes e identidades que despertam cores em composições que me direcionam a pensar no aspecto escultórico que as relações indicaram. Formações que se solidificam, que se agrupam, demonstrando inquebráveis suas convicções, suas paixões. Aliando a música e o sorriso, as intempéries são questões secundárias e no momento de encontro o que expande é o brilho de cada um. Brilho esse que busquei envolver numa pincelada final, um ato no qual almejo relacionar todas as partes.

Obra alusiva ao ano de 2018

22

Maíra Paiva 2022 Técnica: aquarela, lápis de cor, caneta, colagem sobre papel

Palavras que rodeiam a cidade, enlaçam as pessoas, desfilam junto às construções e se juntam ao cortejo das cores. Essa ilustração representa a vida através da árvore, cheia de força e sabedoria. A árvore é casa, é quintal é céu é abrigo. Tem em seus cascos e raízes as marcas do tempo, assim como nós, que temos nossas rugas e cicatrizes acumulando as experiências da vida. Essa vida, que tem seus vôos, seus ventos e brisas, palavras de amor e liberdade. A vida que balança suas asas, deve semear respeito e igualdade. Deve carregar palavras de entendimento do tempo, sempre com o cuidado de cuidar.

Obra alusiva ao ano de 2019

cuidartempoparaPalavrastransparente.o 24

25

Reinvenção significa ação ou efeito de reinventar. Acredito que para se reinventar, é necessário um olhar atento e cuidadoso para compreender o mundo ao redor e com isso, descobrir, criar uma nova forma de se relacionar com ele. Uma pintura sobre a interação poética entre os palhaços e a criança, mesmo que de longe e pela tela, ainda há alegria, sorrisos e força para acreditar.

26

Reinvenção

Obra alusiva ao ano de 2020

Anna Bheatriz 2022 Técnica: lápis de cor, aquarela, caneta nanquim sobre papel 300g/m² e tratamento digital

27

coragemdeYanakiHerrera2021Técnica:acrílicasobrepapelkraft 28

Utilizar a arte como ponte para levar alegria, esperança e acolhimento. Fiz essa pintura com o intuito de traçar a importância da esperança, presença e do riso para existir e resistir. E lembrar que mesmo em momentos tão difíceis, dar lugar ao riso e à celebração é um ato de coragem.

Obra alusiva ao ano de 2021 Ato

29

telepresenteAlegria

30

Washington da Selva 2022

Técnica: bordado em tecido

Obra alusiva ao ano de 2022 “

Em “Alegria telepresente” utiliza-se da linguagem têxtil do bordado em tecido para retratar as diferentes camadas e desafios que atingem as pessoas que operam trabalhando em diferentes setores e que neste momento estão consolidando novos modelos e formas de continuar a levar a alegria. Principalmente neste momento de consolidação da utilização de estratégias de acesso à saúde mental através da presença física e virtual num período pandêmico.

31

33 R. Estrela do Sul, 126 - Santa Tereza, Belo Horizonte - MG. (31) 98684-7459 | (31) institutohahaha.org.br@institutohahaha3889-9643

34

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.