Relatório anual de atividades 2015

Page 1

Relatรณrio Anual de Atividades 2015


Presidente João Bosco Monte Vice-presidente Marilene Sampaio da Silva Secretária Executiva Matilde Bezerra Diretor Regional para África Alexandre Trabbold Assessor Jurídico André Brayner Vitorino Gerente de Projetos Internacionais Bruno Monte

Conselho Fiscal José Alípio Frota Leitão Neto Guálter George Daniel Coelho Fernandes de Carvalho Assistente da Presidência Daniela Tamara Fernández Tesoureira Alda Bezerra Dutra Comunicação Gustavo Augusto-Vieira Ana Vitória Reis Assistente Administrativo Ilberto Domingos

Conselho Consultivo Celso Amorim Celso Marcondes Christopher Till Daniel Pereira Francisco Mantero Ibraimo Ibraimo João Clemente Baena Soares José Ramos-Horta Marcos Brandalise Oluyede Olu Ajayi Susana Carrillo


Apresentação Sediado em Fortaleza, Ceará e com escritório em São Paulo, o Instituto Brasil África é uma organização sem fins lucrativos criada em 2013 para ser um elo na promoção dos interesses do Brasil e dos Estados africanos. Missão Facilitar a aproximação sócio, político e cultural entre o Brasil e o continente africano, centrando suas ações na promoção e desenvolvimento econômico e social, combate à pobreza, valorização da ética, da paz, da cidadania, respeito aos direitos humanos, à democracia e outros valores universais.

Visão Ser identificada como instituição de materialização de oportunidades envolvendo o setor privado e os governos de forma a contribuir para a construção de uma agenda que busque a transformação de ideias em ações nas relações do Brasil com a África

Objetivos Facilitar um debate aberto entre representantes governamentais, acadêmicos e empresários, sobre temas de interesse do Brasil e da África - Apresentar propostas de formulação de políticas de cooperação entre o Brasil e a África - Traçar um plano estratégico de aproveitamento do potencial das oportunidades mútuas para empresas brasileiras e africanas com o continente africano


FÓRUM BRASIL ÁFRICA Representantes do Brasil e de 30 países africanos se reuniram durante dois dias no 3º Fórum Brasil África: Desafios e Oportunidades para o Fornecimento de Energia no Brasil e África, que ocorreu nos dias 19 e 20 de novembro de 2015 em Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, Pernambuco. Um destaque do evento foi o debate sobre as experiências brasileiras que podem inspirar empreendedores e gestores públicos da África. A regulamentação do setor e a organização do sistema de produção e distribuição de energia também teve destaque no evento e chamou a atenção dos gestores africanos. Entre os destaques do evento estão a assinatura do acordo de cooperação técnica entre Instituto Brasil África e CIBiogás e a posse de Ibraimo Ibraimo como membro do conselho consultivo do Instituto Brasil África. O Fórum também permitiu a participação de universitários de diversas nacionalidades através de um programa de voluntariado que contou com um processo seletivo público.

Agricultura em foco O 4° Fórum Brasil África vai acontecer nos dias 03 e 04 de novembro de 2016 nas dependências do Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Esta edição vai discutir estratégias para o desenvolvimento da agricultura no Brasil e na África.


ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM CIBIOGÁS O Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e o Instituto Brasil África formalizaram um acordo de cooperação técnica. A assinatura do documento ocorreu durante a realização do 3º Fórum Brasil África. A parceria visa oferecer capacitação em energias do biogás e apoiar projetos de desenvolvimento sustentável de fontes energéticas. Resultado da união de 16 instituições que desenvolvem ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis, o CIBiogás-ER tem como missão fomentar o uso de energias renováveis, com ênfase no produto biogás, promovendo ações de desenvolvimento, empreendedorismo e estímulo à políticas públicas capazes de estabelecerem cadeias de suprimentos locais e regionais, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos. O CIBiogás-ER participa do Programa Federal de Cooperação Sul-Sul, com projetos de fomento à produção e ao uso do biogás no Brasil, na América Latina, no Caribe e na África.


ATLANTICO Idealizada em novembro de 2014, ATLANTICO traduz a filosofia do Instituto Brasil África: aproximar o Brasil do continente africano. Bilíngue (inglês/português), trimestral, e com tiragem média de 5.000 exemplares, os textos e imagens da revista são pensados cuidadosamente para inspirar pessoas que, no dia a dia, pensam e fortalecem as relações entre o Brasil e os países africanos. Na revista ATLANTICO, vemos o Brasil como o parceiro estratégico ideal para o desenvolvimento do continente africano. Em 2015, no primeiro ano de publicação, fizemos quatro edições: janeiro, abril, julho e outubro. O balanço é positivo. Tivemos a honra de ouvir o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, José Ramos-Horta, ex-presidente do Timor Leste e figura fundamental para a pacificação da GuinéBissau. Também tivemos lado a lado com o embaixador brasileiro Celso Amorim, um dos principais responsáveis pelo fortalecimento das relações Brasil África. As mulheres ganharam destaque nas capas seguintes. A atual titular do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, falou conosco sobre o combate ao racismo e às desigualdades sociais no Brasil. Na quarta edição, o diálogo foi com Clarice DlaminiZuma. A ativista anti-apartheid é presidente da comissão da União Africana e uma das principais líderes políticas do continente africano.


SEMINÁRIO BRASIL E NORTE DA ÁFRICA Realizado no dia 24 de fevereiro em São Paulo, o seminário Brasil e Norte da África: Oportunidades para o Agronegócio e a Segurança Alimentar teve o patrocínio do BNDES e apoio da Fiesp, do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos, do Ministério das Relações Exteriores, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, do NEPAD, da empresa Brazafic e do Instituto Lula. Representantes de cinco países do Norte da África fizeram suas apresentações sobre as oportunidades que se abrem em seus países neste momento de crescimento da África e deixaram claro que todos querem ainda mais parcerias com o Brasil. Também participaram das mesas de trabalho executivos de três empresas com interesses na África: Arranjo Produtivo Local do Álcool, Agrícola Formosa e Atlas Olive Oils SARL, do Marrocos. O seminário também contou com as contribuições de representantes da Embrapa, do Centro de Excelência contra a Fome, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e do escritório do BNDES na África.


CONVÊNIO COM CENTRO DE EXCELÊNCIA CONTRA A FOME

Em maio, o Instituto Brasil África e o Centro de Excelência contra a Fome formalizaram parceria através de convênio entre as entidades. Com o convênio, e a presença da entidade no continente africano, deverá ser fortalecida pelo trabalho que o Centro de Excelência contra a Fome tem feito durante os últimos anos com mais de 30 países no mundo. A instituição, que não tem fins lucrativos, trabalha para orientar os países que enfrentam problemas com a fome na elaboração de projetos nacionais para resolver o problema.


CONVÊNIO COM A UNILAB O Instituto Brasil África oficializou a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab. Se estabeleceu uma parceria que viabilizou a representação oficial da Pro-Reitoria de Relações Institucionais da Unilab durante o 3º Fórum Brasil África e a participação do seus estudantes durante o evento, através do edital público do programa de voluntários do Instituto.


CONVERSAS SOBRE ÁFRICA

Realizado no dia 26 de agosto pelo Instituto Lula, em parceira com o Sindicato dos Bancários de São Paulo e com o Instituto Brasil África, o seminário Conversas sobre África: O Brasil diante dos desafios de um novo ciclo de imigração reuniu Juana Kweitel, diretora de Programas da Conectas, Andrés Ramirez, representante da Agência da ONU para Refugiados (Acnur) no Brasil, Beto Vasconcelos, secretário nacional de Justiça e presidente do Conselho Nacional para Refugiados (Conare) e Paulo Illes, coordenador de Políticas para Migrantes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. A conversa foi mediada pelo diretor do Instituto Lula para África, Celso Marcondes.


LANÇAMENTO DE LIVRO E PALESTRA DE CELSO AMORIM NO CEARÁ

Foi com o auditório da reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) completamente lotado que os fortalezenses prestigiaram, na noite de 28 de maio a palestra e o lançamento do livro do conselheiro do Instituto Brasil África, Celso Amorim. O evento foi realizado em parceria com o Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA). Com a palestra intitulada "Teerã, Ramalá e Doha: Memórias da Política Externa Altiva e Ativa", o ex-ministro abordou suas experiências enquanto embaixador e ministro nos governos Itamar Franco e Lula. No segundo momento do evento, Amorim autografou exemplares do livro, que tem o mesmo título da palestra. Celso Amorim é membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasil África.


VISITA DA DELEGAÇÃO DA TANZÂNIA AO BRASIL No período de 14 e 23 de agosto, representantes do Banco DCB Commercial Bank Plc, da Tanzânia, estiveram nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza para compreender as experiências nacionais em correspondente bancário e o modelo das operações bancárias sem filiais (branchless) do Brasil, assim como os fatores de sucesso e seus desafios na sua implementação. A atividade, organizada pelo Instituto Brasil África, contou com visitas técnicas guiadas nas seguintes instituições: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Comunitário do Preventório de Niterói, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil, Banco Palmas, Banco Postal e Caixa Econômica Federal.

No final de sua estadia no Brasil, o Presidente do Banco DCB Commercial Bank Plc, Edmund Pancras Mkwawa elogiou o avanço das diversas experiências apresentadas à sua comitiva no âmbito dos serviços bancários, ao mesmo tempo em que expressou o desejo de contar com a ajuda de instituições do Brasil para ampliar a capilaridade de sua banco em diversas cidades da Tanzânia.


Escritório Fortaleza Rua Alencar Ramos, 385, Eng. Luciano Cavalcante Fortaleza - CE CEP 60813-565 Escritório São Paulo Alameda Santos, 234, 12º Andar Cerqueira César. São Paulo, SP, Brasil. CEP 01419-001

Telefone: +55 (85) 3268-2010 www.institutobrasilafrica.org



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.