Issuu on Google+

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

Edição n° 10, maio de 2011

Instituto Batista Boletim informativo do Instituto Educacional Batista Bíblico

Rua Vicenzo Catena nº100, São Paulo, Vila Remo - São Paulo, SP - 05864-230 | (11) 5515-3160

Você sabe como surgiu o Dia das Mães? P4

Água e sabão com responsabilidade Alunos do Jardim descobrem as texturas dos diferentes tipos de sabão e aprendem a utilizar a água sem desperdício P3

Cultura No Dia do Circo, aula com professora fantasiada de palhaça, com direito a tenda de circo, perucas, nariz vermelho, chapéu e colarinho. Conheça também a história do pai dos palhaços brasileiros. P3

Cidadania Pão caseiro na sala de aula ensina alunos sobre proatividade e trabalho em equipe. P2

Internet Redes sociais para crianças. Conheça algumas opções seguras que oferecem atividades culturais com total controle dos pais sobre conteúdos e contatos adicionados. P2


02 | Instituto Batista 17 de maio, dia da Constituição - A Constituição Brasileira é um conjunto de códigos de direitos e deveres para a convivência social harmônica.

maio, 2011

25 de maio, dia do Vigilante - Nosso muito obrigado aos funcionários que trabalham em prol da segurança do Instituto Batista.

Cultura

Redes Sociais para o público infantil Conheça algumas redes sociais educativas e seguras para os menores

TogetherVille > Para crianças de até 10 anos, integrado ao Facebook. Os jogos estimulam a

KidZui > Aplicativos do navegador Firefox para crianças de 3 a 12 anos. Os pais controlam tudo o que os filhos fazem dentro do sistema por meio de um cadastro para controle dos pais no site: criatividade e desafiam O site é em inglês e a o bom comportamento mensalidade é de cerca para conquistar insígni- de US$ 8, mas há pacotes com descontos. as (ou “badges”).

Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro e

Migux > É um cenário marítimo onde a criança cria um personagem para brincar. O cadastro deve ser feito pelos pais. Mundo do Sítio > Personagens reformulados do Sítio do Picapau Amarelo para crianças entre 5 e 10 anos. São mais de 20 jogos e atividades. Esta é a primeira iniciativa brasileira.

“A Galinha Ruiva”

teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho. Mas era muito trabalho: Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Então ela chamou seus amigos: - Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? - Eu não, disse o gato. Estou com muito sono. - Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado. - Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar. - Eu não disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora. Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto... Aquele cheirinho bom... Todos ficaram com água na boca. Então a galinha ruiva disse: - Quem foi que me ajudou a fazer o bolo? Ninguém tinha ajudado. - Então, eu e meus pintinhos vamos comer esse delicioso bolo de milho. Vocês podem continuar a descansar olhando. E assim foi: nenhum dos preguiçosos foi convidado para a festa.

EXPEDIENTE:

Depois de ler o livro “A Galinha Ruiva”, a professora Cristiane Lima e os alunos do Jardim fizeram pão caseiro em uma máquina automática. Quando ficou pronto, todos degustaram o pão.

Diretora Admistrativa: Sandra Rio Tinto | Supervisão editorial: Gláuria Valadão | Jornalista responsável e Editora: Débora Carvalho, Mtb 51.160/SP | Arte: Greyci Carvalho, Mtb 55.662/SP | Treinee: Anderson Marin | Produzido por: Bee View - Arquitetura das Palavras (www.beeview.com.br) | Sugestões de pauta: glauriagabi@yahoo.com.br ou 5515-3160, com Gláuria: | Informativo mensal do Instituto Educacional Batista Bíblico | Tiragem: 500 | www.institutobatista.com.br


Instituto Batista | 03

2011, maio

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa no dia 1° de junho. Vamos nos preparar para praticar e difundir hábitos sustentáveis.

25 de maio, dia da Indústria - uma importante conquista social para o desenvolvimento e produção de utilidades de consumo

Destaques

Dia Mundial da Água No Dia Mundial da Água, os alunos da pré-escola realizaram uma aula prática bastante interessante com a professo-

ra Claudenice Gomes. Cada um trouxe um par de meias e aprendeu a lavar sem desperdiçar água. Também apren-

deram a lavar as mãos corretamente, enquanto exploravam as texturas do sabão em pedra e do detergente líquido.

A atividade teve o objetivo de ensinar hábitos de higiene e conscientizar sobre o uso responsável da água.

Aprendendo lavar as meias sem desperdício de água. Explorando o sabão e suas texturas ao lavar as mãos. Em 27 de março de 1897 nasceu o palhaço brasileiro Piolin, em Ribeirão Preto, São Paulo. Sua criatividade cômica (engraçada) foi o seu grande destaque, bem como sua habilidade como ginasta e equilibrista. Piolin foi o pai dos palhaços, e em sua homenagem, o dia do seu aniversário tornou-se o Dia do Circo.

Dia do Circo

No Dia do Circo, a professora Cristiane Lima fantasiou-se de palhaça, fez uma tenda e conduziu seus alunos para o fantástico mundo dos espetáculos de circo, numa atividade cultural dinâmica e divertida.


04 | Instituto Batista “Tomar a decisão de ter um filho é grave. É decidir, para sempre, ter o seu coração andando por aí, fora do seu corpo”. (Elizabeth Stone)

maio, 2011

“Nenhuma outra obra pode se comparar, em importância, à do esforço de mãe por educar os filhos para resistirem à influência do mal.” (EGW)

Homenagem

O primeiro Dia das Mães Conheça onde e como foram as primeiras comemorações dessa data especial Quando a mãe de Annie Jarvis morreu, ela ficou depressiva e suas amigas fizeram uma festa em memória de sua mãe. Annie ficou tão animada que divulgou a ideia e estendeu a homenagem para todas as mães, não só as que já haviam morrido. Isso aconteceu em 1904. Em 9 de maio de 1914, o então presidente, Woodrow Wilson, oficializou o Dia das Mães nos Estados Unidos. Na Inglaterra foi diferente. No início do século XVII, os operários ingleses recebiam folga para passar o quarto domingo da Quaresma com suas mães. Nesse “domingo das mães”, elas faziam um bolo para receber os filhos que trabalhavam longe de casa, e eles levavam presentes

para mostrar que valia a pena trabalhar tão longe. No Brasil a comemoração começou em Porto Alegre, em 12 de maio de 1918, pela ACM ― Associação Cristã de Moços. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas inseriu a data no calendário nacional. A ideia de presentear abriu brechas para o caráter comercial do “Dia das Mães” - o que contribui para o aquecimento da economia. Mas a essência da homenagem é a aproximação, passar um tempo juntos ou manter viva a memória de quem nos trouxe ao mundo. Uma mãe pode gostar muito do presente. Mas o que todas querem, de verdade, é saber que seus filhos são pessoas de bem.


N10 - 2011 - maio - IEBB