Manual de etnobotânica : plantas, artefatos e conhecimentos indígenas

Page 62

ções associadas ao herbário e que mantém o mesmo número de coletor, caso tenha exsicata. Este é o caso das coleções biológicas associadas (correlatas) do herbário, como as carpotecas (coleção de frutos secos), xilotecas (coleções de fragmentos e/ou lâminas de madeiras), coleção de botânica econômica (artefatos ou produtos de origem vegetal), mantendo-se o mesmo número da exsicata com a qual se relacionam. Cada exsicata recebe um número de registro (tombo) na coleção, em ordem crescente e sequencial. Alguns herbários usam um carimbo para registrar o número de tombamento. Pesquisador Mateus Gomes Macedo, Desana, preparando amostras de plantas. Foto: William Milliken

É indicado que se faça um tratamento individual das exsicatas antes de incluí-las na coleção, reduzindo o risco de contaminação. As exsicatas devem ser submetidas a tratamento térmico, ou seja, armazenadas no freezer por um período mínimo de dois dias e, em seguida, colocadas em estufa por 30 minutos. Para manter uma boa coleção de herbário, são necessárias as seguintes condições: climatização e desumidificação do ambiente, convencionalmente mantendo a temperatura entre 18 e 23º C e a umidade entre 40 e 55%; armários fechados; realização de fumigação periódica; revisão regular das exsicatas; controle da entrada e da saída das exsicatas. Vale lembrar que a dinâmica de uma boa coleção está baseada em manter seus acervos, assim como incorporar material coletado por pesquisadores e estudantes, pois o enriquecimento do acervo e a atualização das identificações dos espécimes são feitos por doações, visitas de especialistas e pelo intercâmbio com outros herbários. O intercâmbio entre coleções envolve doações ou permutas de duplicatas entre herbários.

60


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.