Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu 50 anos

Page 167

capítulo 5 | escolas diferenciadas

o corAção do brAsil

trabalhos que nós participamos desde criança e como as meninas também, se preparando para sua vida de adulta, isso os professores reconhecem como educação tradicional da antiguidade, valorizamos muito esse ensinamento. Porque a educação indígena não precisa de grande quantidade de alunos para ensinar. É melhor ter menor número de alunos para o educador tradicional dar atenção para seus alunos, por isso, quando as coisas eram ensinadas para

novas gerações oralmente e repetitiva nunca foram esquecidas, sempre foram repassadas de geração a geração. Assim, adotamos essa metodologia de ensino diferenciado respeitando as duas regras, cumprimos a carga horária da Matriz Curricular Nacional, nunca deixamos de ensinar práticas culturais, continuamos aprendizagem tradicional nos lugares aonde sempre foram ensinadas, como história, músicas, artesanatos e outros.

minha trajetória como professor makaulaka mehinako Meu nome é Makaulaka, pertenço à etnia Mehinako Aweti. Tenho formação no magistério, Projeto Urucum Pedra Brilhante realizado pelo ISA, e posteriormente cursei nível superior, Projeto 3º Grau Indígena, e hoje sou pós-graduando. Em 1998, comecei lecionar como professor contratado pelo município de Gaúcha do Norte, além dos anos anteriores que estive dando aulas sem remuneração nenhuma. Mas ensinar era um motivo de alegria e uma coisa significante da minha vida e nunca pensei que um dia isso virasse uma realidade. Meu interesse era mais para repassar conhecimento ao outro sobre aquilo que poderia ser útil para eles, que é dar acesso a eles ao mundo de leitura. Isso tudo era uma coisa fantástica para mim.

166

Assim surge a minha prática pedagógica, ensinando, sendo ensinado pelo que faz, aprendendo, reaprendendo, procurando ser criativo, procurando alcançar meus objetivos que muitas vezes não são alcançados na sua totalidade. Tem uma hora que nosso conhecimento parece chegar ao fim, surgindo preocupação do que fazer, onde buscar informação e como transformar algo para ele ser interessante, que corresponda ao que o aluno procura e deseja. É importante refletir antes de entrar na sala de aula, que não é tarefa fácil. Exemplo que acontece é organizar plano de aula que vai nortear o trabalho, em segundo plano são os temas ou disciplinas a serem abordados, conteúdos que são ações das aulas. Isso tudo foca nos objetivos, para que ensinar e repassar aquele conhecimento. Como

AlmAnAque socioAmbientAl pArque indígenA do xingu 50 Anos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.