Cartilha 5S

Page 1

Programa

Uma dose de BOM SENSO em tudo que a gente faz. SEIRI Senso de Utilização SEITON Senso de Organização SEISO Senso Limpeza SEIKETSU Senso Padronização SHITSUKE Senso de Disciplina


Histórico do 5S • O programa 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950 na indústria. • Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas. • Seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis.

O que é 5S?

O que é 5S? É uma metodologia desenvolvida com objetivo de gerar um aumento da produtividade através de um ambiente de trabalho mais agradável e adequado as atividades realizadas. Principal Objetivo: Melhorar as condições de trabalho Processo Educativo: Mudança de Cultura na organização


SENSO DE UTILIZAÇÃO – SEIRI “O que não é necessário, só atrapalha”

O senso de utilização tem como finalidade remover objetos desnecessário, eliminar os inúteis do local de trabalho e reduzir desperdício. À primeira vista essa tarefa parece simples, todavia, a remoção desses objetos pode-se revelar uma tarefa bem exaustiva e alguma vezes complexas.

Como Praticar? Desapegar-se das coisas; Separar o útil do inútil; Ordenar o útil: Uso constante, uso ocasional ou eventual; Organize o ambiente e a mente.

Benefícios: Ganho de espaço e tempo; Maior produtividade; Melhora do ambiente de trabalho; Recuperação de materiais e ferramentas esquecidas.


SENSO DE ORDENAÇÃO – SEITON “Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar”

O senso de ordenação tem por objetivo, fazer com que tudo seja ordenado. O intuito é identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente. Definir local adequado e forma correta para armazenamento dos materiais e equipamentos necessários, facilitando a localização e acesso.

Como Praticar? Definir um lugar para cada coisa; Identificar tudo visualmente; Devolver tudo ao seu lugar após o uso.

Benefícios: Facilita o acesso aos recursos, aumentando produtividade; Reduz custos, visto que há maior controle sobre os recursos; Facilita a limpeza; Diminui o stress da equipe.


SENSO DE LIMPEZA – SEISO “O ambiente mais limpo não é aquele que mais se limpa e sim aquele que menos se suja”

O objetivo do senso de limpeza é eliminar a sujeira e o lixo do ambiente de trabalho, combatendo suas causas, respeitando a coleta seletiva e tornando a limpeza um hábito. Neste momento é estabelecido um novo padrão de limpeza, pois quando se limpa é possível identificar possíveis falhas em equipamentos.

Como Praticar? Fazer faxina geral (arquivos, pastas, armazém, etc); Evitar sujar o local desnecessariamente; Minimizar a geração de lixo; Dar destino adequado ao lixo; Dizer não a todo o tipo de poluição: sonora, visual, ambiental.

Benefícios: Ambiente de Trabalho sempre limpo e organizado; Mudanças de hábito quanto a limpeza; Ferramentas e utensílios sempre no seu melhor estado.


SENSO DE SAÚDE/PADRONIZAÇÃO – SEIKETSU “O compromisso de cada um é com todos”

O objetivo do senso de padronização relaciona-se com o conhecimento das atividades desenvolvidas (procedimentos da empresa) e também com a saúde do trabalhador, utilização adequada dos EPI’s, higiene do uniforme, higiene do ambiente de trabalho.

Como Praticar? Praticar diariamente os 3 primeiros S; Trabalhar de forma segura utilizando os EPIs; Utilizar-se dos procedimentos para realização de tarefas.

Benefícios: Elevar os níveis de satisfação, motivação, segurança e produtividade; Evitar acidentes e problemas a saúde.


SENSO DE AUTODICIPLINA – SHITSUKE “O sucesso é consequência do nosso comprometimento”

Manter e praticar de forma correta e contínua tudo aquilo que está determinado. Fazer do 5’S um hábito. A autodisciplina garante a manutenção e continuidade dos 5 sensos, incorporado ao dia-a-dia. A disciplina deve ser mantida através de novas rotinas e normas. Deve ser cobrado seu cumprimento em todos os níveis da organização.

Como Praticar? Agir de forma proativa, sem necessidade de cobrança; Ensinar com exemplo; Utilizar-se dos procedimentos para realização de tarefas; Tornar a pratica dos “S” anteriores uma rotina.

Benefícios: Previsibilidade de resultados; Autoinspeção e autocontrole; Ambiente de trabalho saudável e harmonioso favorecendo a integração dos colaboradores.


MÉTODO DAS AUDITORIAS DO PROGRAMA 5S

Aplicar o checklist desenvolvido em todas as áreas da organização; Registrar fotograficamente os requisitos não conforme para evidenciar a auditoria; Divulgar o resultado via e-mail e painel de gestão a vista; Realizar auditoria em dupla; É permitido possuir até 5 itens em cima da mesa (não será contabilizado: mouse, teclado, aparelho celular); Periodicidade da auditoria - Mensal.

Pontuação: 100 - 95% 94,99 - 85% 84,99 - 65% 64,99%


MODELO DO CHECKLIST


MODELO PADRÃO DE ETIQUETAS

Etiqueta arquivo de aço, mesa e cadeira, armário e pastas em geral.

FONTE: Arial, tamanho 18, centralizado. COLAGEM: Canto superior direito. Etiqueta pasta suspensa

FONTE: Arial, tamanho 10, centralizado e negrito. COLAGEM: Canto superior direito.


Etiqueta pasta lombo largo

FONTE: Arial, centralizado. COLAGEM: centralizado.


Etiqueta pasta lombo estreito

FONTE: Arial, centralizado. COLAGEM: centralizado.


Etiqueta caixa arquivo

FONTE: Arial, tamanho 12. COLAGEM: centralizada.



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.