Espaço Escola Parque

Page 31

Paulo Freire foi um pedagogo mundialmente respeitado por sua contribuição à educação popular. “Educação popular” é um termo sugerido por Freire, influenciada pela ideologia socialista, e portanto feita para e com o povo num diálogo igualitário de condições. Para Freire a sociedade dividida em classes distribuía de forma desigual os bens produzidos, inclusive o próprio acesso à educação da qual grande parte da população de países subdesenvolvidos é excluída. Segundo ele a pedagogia estava dividida de duas formas: uma como forma de dominação dos opressores que tiravam vantagem da ignorância, e outra como forma de libertação dos oprimidos, como Fig. 1.17- Paulo Freire em 1993 re- agente politizador e conscientizador das populações subjugadas pela elite. tornando a Angicos onde iniciou um grupo de educadores que implantaram na época o método de alfabetização Horas de Angicos. Fonte: <http://www.onordeste.com/ onordeste/enciclopediaNordeste/ index.php?titulo=Paulo+Freire,+Angi cos:+Alfabetizar+muitos+em+pouco+ tempo&ltr=p&id_perso=5223> acessado em: set/2013

“Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”.

“Paulo Freire desenvolveu um método revolucionário de alfabetização, de apenas 40 horas, sem cartilha ou material didático. Desse trabalho surgem na década de 1960 campanhas de alfabetização no país, tais como o “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler” e o “Movimento de Cultura Popular”. O cunho fundamental dessa “campanha” era menos alfabetizar e mais reciclar culturalmente uma população que ficara para trás no processo de desenvolvimento. Freire achava que o problema central não era só a alfabetização, mas a dig nidade do homem.” [KOWALTOWSKI, 2011, Pág. 32]

Darcy Ribeiro foi uma antropologo e educador, e começou atuando em defesa da causa indígena , chegando a fundar o museu do Índio e estabelecer os princípios para a criação do parque Indígena do Xingu. Como educador acreditava no projeto de escola integral e desenvolveu metas mínimas para a educação popular com o objetivo de retirar as crianças do crime e da marginalidade.Chegou a trabalhar no Ministério da Educação e Cultura e lutou em defesa da escola pública e (junto com Anísio Teixeira) fundou a Universidade de Brasília. Dentro da Universidade defendia inovações nos curriculos e na docência .

O Brasil teve outros tantos pensadores que sonhavam com uma reforma na educação de base, e a valorização dos profissionais da educação, os trabalhos e conceitos desenvolvidos por tantos estudiosos foram o principal transformador das concepções de ensino, e inspirador para as abordagens atuais na educação e espaços escolares, cuja finalidade exige uma completa conjugação de esforços de Darcy Ribeiro governos, cidadãos, educadores, pedagogos, arquitetos, psicólogos e todos [1922-1997] os profissionais capazes de agregar valor para sua verdadeira realização.

31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.