Issuu on Google+


Sumário • Unicop e a Responsabilidade Social

01

• Valores Organizacionais

02

• Princípios Cooperativistas

03

• Nossa Identidade

04

• Manuais Internos

05

• Nossas Ações

06

• Conheça nossa equipe

10

• Campanhas de Promoção e Prevenção da Saúde

11

• Programas e Ações voltadas ao público externo e à comunidade

12

• Ações Sociais desenvolvidas pela Associação Mulher Unimed do Centro Oeste Paulista em benefício do público interno e da comunidade

14

• Programas e Ações voltadas à valorização e preservação do meio ambiente

17

• Balanço Social Anual das Cooperativas / 2011

20


N

o relatório a seguir o leitor encontrará um resumo das atividades desenvolvidas pela Unimed Centro Oeste Paulista no ano de 2011 no que tange à responsabilidade socioambiental. Responsabilidade essa que está presente em todas as nossas ações e reflete nos públicos com os quais nos relacionamos. É com orgulho ímpar que noticiamos a certificação do Selo de RSA pelo sétimo ano consecutivo. Tal selo confere à cooperativa grande valor institucional já que passa por rigorosa análise da Unimed do Brasil e demonstra os resultados de nossas ações para com nossos colaboradores, cooperados e comunidade na qual estamos inseridos. Nossa nota no selo de responsabilidade social vem aumentando a cada ano, fato que demonstra o quão engajados estão nossos colaboradores com as questões de responsabilidade.


Unicop e a Responsabilidade Social – aumentando o impacto positivo da organização na sociedade Além das obrigações fiscais e legais, qualquer organização tem compromisso com a comunidade na qual está inserida, tem obrigações que vão além daquelas que envolvem as negociações administrativas e financeiras. Na Unicop, a relação “empresa x comunidade” é levada muito a sério, pois entendemos que sustentabilidade não se restringe ao meio ambiente; sustentabilidade refere-se à sociedade, à economia, ao meio ambiente e à política, na verdade refere-se a tudo aquilo que afeta terceiros. Imbuídos desse conceito e conscientes das condições das quais dispõe, buscamos atuar, sempre, no desenvolvimento e manutenção de programas e projetos voltados, principalmente, à inclusão social através do esporte e da cultura. E foi a partir dessas premissas, que desenvolvemos, durante o ano de 2011, atividades que qualificam nossa cooperativa como socialmente responsável. Programas de certificação, como o Selo de RSA da Unimed do Brasil, por exemplo, ajudaram a elevar a Intrafederativa a um nível ativo na sociedade; promovemos ações que tiveram real impacto e continuidade na sociedade. No ano de 2011 atingimos o nível 2 do selo de RSA cuja nota máxima é 4. Além disso, nos baseamos e somos praticantes dos ODM – Objetivos do milênio. Esses objetivos, estipulados pela ONU, sugerem aos países, empresas e organizações algumas metas que podem ser seguidas a fim de erradicar os principais problemas da sociedade mundial. Para realizar tais ações, a Unicop conta com um departamento de Responsabilidade Social que trabalha junto à AMUCOP – Associação Mulher Unimed Centro Oeste Paulista. Unidos, esses dois núcleos planejam, discutem e dão andamento aos projetos socioambientais. E foi em 2011 que a Unimed Centro Oeste Paulista comemorou 15 anos de existência. Através desses anos foi possível realizar ações que promoveram a saúde, o bem estar e outros bons projetos que ajudaram a comunidade na qual estamos inseridos. Nossas relações com nossos públicos se mantêm forte e assim pretende-se continuar daqui para frente. Esse relatório servirá para apresentar ao público um resumo de nossas ações, para que as informações possam ser disseminadas e apresentadas à população. Boa leitura! Diretoria Executiva

1


Valores organizacionais Missão:

Ser referência em suporte operacional e administrativo às Singulares da região centro oeste paulista, objetivando maior integração e uniformização das condutas e procedimentos em nossa região.

Visão:

Ampliar a satisfação do cliente interno e externo, bem como o relacionamento com esses públicos, focando nos processos de comunicação, e aumentar a integração entre as singulares, buscando a valorização do mercado regional.

Valores:

Praticar ações éticas ao se relacionar com os clientes internos e externos; Buscar constantemente novos conhecimentos que agreguem conceitos positivos à marca; Primar pela excelência no atendimento ao cliente; Fortalecer o relacionamento com singulares, cooperados e colaboradores; Executar uma comunicação clara e transparente.

2


Princípios Cooperativistas 1. Adesão voluntária e livre

As cooperativas são organizações abertas à participação de todos;

2. Gestão democrática

Os Cooperados votam os objetivos e metas de trabalho conjunto, bem como elegem os representantes que irão administrar a sociedade;

3. Participação econômica dos membros

Todos contribuem igualmente para a formação do capital da Cooperativa. Se houver sobras, serão divididas entre os sócios;

4. Autonomia e independência

O funcionamento da empresa é controlado por seus sócios, que são os donos do negócio;

5. Educação, formação e informação

É objetivo permanente da cooperativa destinar ações e recursos para formar seu associados, capacitando-os para a prática cooperativa;

6. Intercooperação

Para o fortalecimento do cooperativismo, é importante que haja intercâmbio de informações, produtos e serviços entre as cooperativas, viabilizando o setor como atividade socioeconômica;

7. Interesse pela comunidade

As cooperativas trabalham para o bem-estar de suas comunidades, através da execução de programas socioculturais, realizados em parceria com o governo e outras entidades civis.

3


Nossa Identidade 2.784 Médicos Cooperados 416 Clínicas e Serviços Especializados 225 Laboratórios e Serviços de Diagnósticos 22 Recursos Próprios 108 Hospitais Credenciados 172 Municípios Abrangidos Cerca de 640.000 Beneficiários População da área de abrangência 3.406.763

Registros da Unicop

Rua Rio Branco, 27-42 / 27-65 Jardim Paulista – Bauru/SP Telefone geral: (14) 2106-1400 CNPJ: 01.608.379/0001-80 Inscrição Estadual 209.369.426-110 Registro na ANS: 35.713-8 Registro no CRM (Conselho Regional de Medicina): 926190

Transparência e União

A Unimed Centro Oeste Paulista preza pela integração entre as 13 Unimeds que fazem parte da sua área de ação, promovendo troca de experiências, busca pelo conhecimento e compartilhamento de informações estratégicas. Todo este trabalho garante a visibilidade da atuação de nossa região perante o Sistema Unimed. Mensalmente é realizada na sede da Intrafederativa a reunião do Conselho Deliberativo, onde estão presentes os presidentes das Singulares da região com o objetivo de apresentar relatórios financeiros, contábil e de contratos, além de analisar a operacionalização das ações e projetos da Intrafederativa e dos realizados em parcerias com as Singulares.

Sede 1

Sede 2

4


Manuais Internos Manual Código de Conduta Adotamos o modelo único fornecido pela Unimed do Brasil, e para tal foi realizada uma reunião com todos os colaboradores para informar sobre o mesmo e entregar um exemplar para cada um. Sempre que admitido um novo colaborador, este recebe um exemplar do código e assina um termo de recebimento e concordância que é entregue ao departamento de pessoal.

Manual de Procedimentos Operacionais Este material foi elaborado com o objetivo de nortear o público interno da Unicop quanto às demandas realizadas por cada setor e como cada uma delas é operacionalizada, gerando informações acerca dos procedimentos de cada área e proporcionando entendimento quanto ao modo e a duração da operacionalização das atividades.

Manual de Utilização das sedes 1 e 2 Em 2011 foi feita a atualização do regulamento interno dos imóveis, tendo em vista a aquisição de uma nova estrutura para ampliar alguns departamentos e melhorar o desempenho dos trabalhos prestados. Este documento reúne normas para melhor utilização das dependências da cooperativa, bem como regras para circulação, horários, organização e aproveitamento dos espaços comuns, visando o compromisso de todos os envolvidos. Ambos os manuais de Procedimentos Operacionais, como o de Utilização das sedes 1 e 2 foram entregues durante uma reunião com todos os colaboradores. Sempre que um novo colaborador inicia no quadro da empresa, é entregue ao mesmo uma via impressa de cada manual, porém os materiais também podem ser acessados através da intranet.

5


Nossas ações

Curso de Auditoria Médica

A partir daqui dividiremos nossas ações em públicos para que o leitor veja como cada um deles recebe atenção especial de nossa parte. Todos que estão ligados a nós, interna ou externamente terão destaque nesse relatório.

Com a finalidade de oferecer treinamento, reciclagem, uniformização da linguagem e dos procedimentos para os médicos auditores das Unimeds da região centro oeste paulista, o curso tratou sobre aspectos relevantes para a área, proporcionando atualização e troca de experiência.

Programas e ações voltadas para os nossos cooperados

O curso contou com 40 participantes de toda a região e teve 25h de duração.

A Intrafederativa preza pela excelência e capacitação de seus cooperados nos assuntos relevantes para o sistema. No ano de 2011 realizamos os seguintes eventos voltados para este público:

Gestão de Operadoras do Sistema Unimed O curso tem o objetivo de capacitar médicos cooperados que são membros da diretoria, conselhos e/ou lideranças em geral para a gestão das cooperativas e administração dos negócios. O evento foi dividido em 3 módulos e contou com 18 participantes.

Curso para Conselho Fiscal Aberto a todas as Unimeds da região, o curso foi destinado aos cooperados e membros do Conselho Fiscal e teve como objetivo orientar e proporcionar esclarecimentos quanto aos aspectos pertinentes à área. O curso beneficiou 21 médicos e contou com a participação de uma colaboradora da Intrafederativa.

6


Fórum Político do NAE

Programas e ações voltadas para capacitação do público interno da Intrafederativa e Singulares

Evento este realizado em parceria com o NAE Núcleo de Assuntos Estratégicos, um órgão de assessoramento da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo - FESP, cuja missão é executar ações de assessoria estratégica nas áreas política, institucional e de mercado.

O respeito, as ações de reconhecimento, valorização e motivação dos colaboradores estão relacionados com a preocupação que a Intrafederativa tem de incentivar pessoas a buscarem sempre a qualidade de vida e o contínuo desenvolvimento humano e profissional.

O fórum reuniu diversas autoridades políticas das esferas Federal, Estadual e Municipal, como vereadores, prefeitos, deputados, presidentes diretores e representantes das Unimeds da região, além de médicos cooperados das Unimeds para estreitar ainda mais o relacionamento e a parceria político-partidária feita através do NAE.

A preocupação em proporcionar bem-estar físico, emocional e mental de cada um faz parte do objetivo desta organização, pois se acredita aqui que a sintonia destes elementos é a chave para inspirar a prática sustentável de nossas atitudes.

O objetivo do fórum é aproximar personalidades ligadas a Saúde com vistas à realização de projetos conjuntos e um maior estreitamento de relações entre todos os envolvidos na vida política partidária do Sistema Unimed de São Paulo.

No ano de 2011 foram promovidos mais de 200 eventos internos e externos que contaram com a participação de diretores e colaboradores dos diversos setores da Intrafederativa e suas Singulares.

Encontro de Colaboradores do Centro Oeste Paulista – ECOP Evento realizado anualmente com o intuito de integrar e capacitar o público interno da Intrafederativa e das Unimeds da região, favorecendo a comunicação e integração como forma de melhorar os processos operacionais das cooperativas através do relacionamento entre pessoas. O evento encontra-se em sua 7º edição e em 2011 abordou o tema SuperAção, onde foi proposto aos participantes se esforçarem ao máximo para conseguirem melhores resultados para vida profissional e pessoal. Dentro as atividades do evento ocorreram palestras, atividades de integração como rally a pé, onde os participantes tiveram que superar seus limites e

7


Secretárias Executivas

trabalhar em equipe para alcançarem o objetivo final da ação, além do almoço setorial e jantar temático que proporcionou momentos de troca de experiências e descontração para todos.

Realizado em parceria com a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), o curso foi destinado às(aos) secretárias(os) executivas(os) das singulares da região, abordando conceitos como humanização no atendimento, inteligência emocional, proatividade, entre outros. Compareceram 21 pessoas ao curso ministrado pelo professor de Administração e palestrante Minoru Ueda que trouxe aos participantes temas importantes para o setor além de integração proporcionada por dinâmicas criativas.

Capacitação Farmacêutica O evento teve como objetivo promover a capacitação e atualização de acordo com as novas tendências do setor, além de prestar consultoria, proporcionando análise e maior participação no mercado. Em 2011 foram realizados 4 cursos com os seguintes temas: Liderança, Gestão de Estoques, Área Tributária e Layout de Farmácia.

Auditoria de Enfermagem

Ao total beneficiamos 123 colaboradores das Unimeds das regiões centro-oeste, nordeste, oeste e centro paulista.

Com a finalidade de oferecer um treinamento atualizado, o curso tratou sobre custos e preços dos serviços de saúde, de assistência de enfermagem, procedimentos técnicos, entre outros. Participaram do curso, profissionais do setor que vieram de várias cidades da região para o evento que teve duração de 10 horas.

8


Workshop de Curativos Destinado aos profissionais da saúde das áreas de Medicina Preventiva e Atendimento Domiciliar das Unimeds de toda a região, o 1º Workshop de Curativos foi realizado na Intrafederativa e teve como objetivo proporcionar a atualização dos conhecimentos relacionados à prática destes procedimentos, para que os participantes pudessem atuar como multiplicadores entre as Singulares. Com carga horária de 9 horas o curso contou com 33 participantes tanto da Intrafederativa quanto da região.

Workshop Regional de Intercâmbio O evento teve como objetivo informar os profissionais de Intercâmbio e Contas Médicas de toda a região sobre as regras do novo Manual de Intercâmbio Nacional. Com carga horária total de 7 horas, o curso realizado no Auditório da Intrafederativa recebeu 50 pessoas. Entre os participantes, colaboradores da Intrafederativa e das Singulares da região.

Além dos cursos, workshops e treinamentos, também ocorreram reuniões e videoconferências envolvendo diversos departamentos da Intrafederativa como: Cadastro, Comunicação e Marketing, Departamento de Pessoal, Mercado, Medicina Preventiva, SAC, Saúde Ocupacional, Tecnologia da Informação, entre outros.

9


Conheça nossa equipe Chamamos de equipe aquele grupo de pessoas com o qual podemos contar, que está sempre pronto a ajudar e disposto a se mobilizar. As pessoas que formam a equipe da Unimed Centro Oeste Paulista, imbuídas dos conceitos de ética e confiança em seus colegas de trabalho, fazem do dia a dia da Intrafederativa uma grande união de forças para que as ações possam ser desenvolvidas. Abaixo, alguns dados importantes da nossa equipe:

Percentual de Colaboradores por sexo Em 2011, nosso quadro funcional contava com um número de 74 colaboradores, sendo que 69,7% eram mulheres e 30,3% homens. Quantidade de colaboradores por sexo 69,7% 69,70%

Incentivo ao primeiro emprego e programas de estágio

30,30% 30,3%

Homens

A Intrafederativa incentiva e proporciona ao jovem a oportunidade do primeiro emprego através de parceria com o CIEE – Centro de Integração EmpresaEscola na qual o jovem aprendiz ingressa na empresa e caso haja vaga no quadro de colaboradores, que se enquadre ao perfil do jovem, há possibilidade de efetivação.

Mulheres

No que diz respeito à rotatividade no ano de 2011, obtivemos um número de 18 admissões e 6 demissões, gerando assim, um índice de Turnover de 1,49%.

Também realizamos parcerias com Universidades para realização do programa de estágio remunerado.

Clima Organizacional

Abaixo, segue a tabela que indica a porcentagem de colaboradores com um demonstrativo de seus níveis de escolaridade no final do ano de 2011.

A Intrafederativa, preocupada com a melhoria contínua e com a satisfação do seu quadro de colaboradores, no ano de 2011 realizou a pesquisa

10


de clima organizacional para obter informações que culminaram em melhorias para todos os colaboradores, tais como o oferecimento de bolsa de estudos, reajuste no benefício do ticket alimentação, melhoria na nova estrutura interna de remuneração e função, implantação da hidroginástica e entrega de material escolar para os filhos dos colaboradores e colaboradores que estudam.

Benefícios para os colaboradores da Intrafederativa

Campanhas de Promoção e Prevenção da Saúde

- Plano de saúde integral para o colaborador, e para seus dependentes e agregados; - Convênio com farmácia; - Ticket alimentação; - Participação nos resultados; - Vale transporte; - Ginástica laboral realizada 3 vezes por semana e hidroginástica realizada 2 vezes por semana, ambas com acompanhamento profissional; - Mochila e material escolar para os filhos dos colaboradores e colaboradores que estudam; - Vacinação contra Influenza; - Espaço SOMMAR, onde são disponibilizados computadores com Internet para estudo ou lazer e biblioteca com os mais variados títulos; - Programa Melhor Viver que realiza o acompanhamento periódico de patologias crônicas; - Café da manhã, no qual se oferece leite, café, pão e margarina; - Café da tarde, no qual são oferecidas frutas da estação; -Encontro de Colaboradores do Centro Oeste Paulista – ECOP - Atividades diversas em datas festivas como páscoa, festa junina, confraternização de final de ano, palestras educativas, entre outras, voltadas aos colaboradores e familiares;

Programa Melhor Viver O Programa Melhor Viver é um projeto da Unimed Centro Oeste Paulista na área de Medicina Preventiva. Seu objetivo é desenvolver ações de prevenção e promoção de saúde de forma participativa, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores através de práticas educativas em um ambiente saudável, reduzindo o nível de estresse e promovendo a integração entre todos. Devido à preocupação da Unimed Centro Oeste Paulista com o bem-estar de seus colaboradores e buscando incentivar a prática de um estilo de vida saudável, foi elaborado um cronograma de medicina preventiva completo, que além da prevenção e promoção, também se contempla a gestão das patologias crônicas existentes no quadro funcional da cooperativa. Através do acompanhamento feito por profissionais da saúde, uma enfermeira e um médico, foi possível realizar um controle das doenças apresentadas por alguns colaboradores e incentivar hábitos saudáveis a todos eles. Os principais pontos identificados durante o mapeamento de patologias foram as

11


doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão, obesidade e tabagismo, consumo excessivo de analgésicos e muitos relatos de mal estar e ansiedade, identificados, principalmente, como sintomas de uma vida sedentária e de hábitos alimentares incorretos.

Outra forma que utilizamos para disseminar informações sobre saúde, prevenção de doenças e alimentação saudável, são os murais internos temáticos com referências ao Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial do Diabetes, Dia Mundial da Saúde Ocular etc. Além dos materiais ou ações elaboradas pelos colaboradores da Intrafederativa, também utilizamos os materiais disponibilizados pela Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed, Ministério da Saúde e de outras Unimeds com as quais trocamos experiências.

Para beneficiar estes e todos os colaboradores da cooperativa através da melhoria da qualidade de vida, é oferecida a ginástica laboral três vezes por semana no início do expediente e ginástica localizada e aeróbica duas vezes na semana após o término do horário de trabalho. Também foram oferecidas, em 2011, às sextas-feiras, aula de hidroginástica e todos os dias no café da tarde são servidas frutas da estação.

Também foram desenvolvidas campanhas de conscientização para o carnaval, onde foram enviados e-mails mkt e afixados cartazes na área de convivência com dicas para um carnaval saudável. Além de materiais com dicas e orientações para prevenção de doenças durante a Campanha da Saúde da Mulher, como também para a Campanha Contra a Dengue.

Programas e Ações voltadas ao público externo e à comunidade CTU – Centro de Treinamento Unimed Projeto que atua desde 2005 que tem como objetivo proporcionar a oportunidade de aprendizado do basquetebol como meio de inclusão social através de professores preparados, dentro de ambientes seguros e saudáveis, para meninas residentes nas imediações dos polos de desenvolvimento do Projeto.

Em 2011 foram realizadas palestras, consultas de enfermagem, contratação de laboratório para a realização de exames em todos os colaboradores (apesar de ser de livre adesão, todos participam), vacinação contra influenza, consultas de enfermagem para controle de patologias já existentes, consultas com médico do trabalho, também realizadas na própria cooperativa e no horário do trabalho, a fim de prevenir, controlar e orientar sobre conjuntivite, DSO, tabagismo etc.

A Intrafederativa disponibiliza uma verba mensal para a execução e manutenção do mesmo e oferece todo o suporte necessário às singulares participantes, estimulando e facilitando o intercâmbio entre os pólos de treinamento mantidos pelas Unimeds da região, através de jogos, torneios e visitas. Além

12


disso, monitora os CTU´s através de relatórios anuais que mensuram o desempenho e frequência escolar das meninas, quantidade de meninas assistidas em cada projeto, acompanhamento médico, entre outros.

800 meninas com idades entre 7 a 14 anos.

Coral Unicanto O Coral Unicanto é outro projeto desenvolvido junto a uma comunidade carente da cidade de Bauru. O projeto tem como principal objetivo oferecer uma opção de lazer cultural no qual as crianças recebam, junto às aulas de música, o suprimento de carências básicas para seu desenvolvimento pessoal: cesta básica de alimentação para a família e atendimento médico gratuito para as crianças; além das lições de cidadania e convivência em grupo.

Para incentivar os treinos e aperfeiçoamento do basquetebol, as Unimeds realizam os festivais internos, encontros que permitem a integração de diversos pólos de treinamento do projeto e oportuniza a integração das mesmas em um único dia de evento.

Em 2011 a Intrafederativa firmou uma parceria com a Liga Regional de Basquete do Centro Oeste Paulista (LBC) onde patrocinou a arbitragem do Campeonato de Basquete Feminino do Centro Oeste Paulista nas categorias mini e mirim, sendo assim facilitando a participação de diversos pólos de treinamento neste evento.

Encerramos o ano beneficiando 65 crianças e jovens entre 08 e 18 anos de idades, que além de participarem das aulas e apresentações periódicas, também puderam participar de palestras educativas realizadas pelos próprios colaboradores da Intrafederativa e Singulares abordando temas diversos como Marketing Pessoal e Elaboração de currículo, Ser Sustentável, Objetivos e Liderança.

Também concorremos ao 17º Prêmio de Marketing da Unimed do Brasil com o projeto CTU, onde ficamos como finalistas na categoria “Estratégias de Ativação de Patrocínio”.

Totalizamos 17 apresentações realizadas em Bauru e nas cidades da região, bem como na capital, onde o coral participou da 4ª Feira Internacional para Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais.

O projeto está presente em 12 das 13 singulares da região Centro Oeste Paulista, beneficiando mais de

13


Cartilha de RSA

entre todas as partes envolvidas. Os negócios com fornecedores são realizados sob a ótica da boa reputação dos mesmos, aliada à prática de preços justos, de acordo com o mercado e compatíveis com a qualidade dos serviços oferecidos.

No ano de 2011 foi produzida a cartilha de Política de Responsabilidade Socioambiental contendo os principais projetos e ações sociais desenvolvidos pela Intrafederativa e suas singulares com o objetivo de servir como referência para todas as ações de RSA da região, pois traduz os valores éticos e organizacionais da Unimed, bem como procura contemplar as expectativas dos dirigentes e colaboradores da região em busca de um mundo mais justo e equitativo.

A Unimed Centro Oeste Paulista atua conforme a legislação vigente no país, no Estado e no município e estabelece parceria com fornecedores que atuem de forma similar, respeitando as obrigações fiscais, tributárias, trabalhistas e previdenciárias. São valorizadas as parcerias com empresas idôneas, socialmente responsáveis, comprometidas com o meio ambiente e com a comunidade da qual fazem parte, contribuindo com o bem-estar geral e com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Foram impressos 1.000 exemplares que foram distribuídos para o Sistema Unimed e parceiros.

Ações Sociais desenvolvidas pela Associação Mulher Unimed do Centro Oeste Paulista em benefício do público interno e da comunidade Junto à Unicop, atua a Associação Mulher Unimed do Centro Oeste Paulista - AMUCOP, que é uma entidade sem fins lucrativos que visa desenvolver programas e ações de Responsabilidade Social, através do trabalho voluntário de pessoas ligadas à Unimed Centro Oeste Paulista, atuando como agente de transformação social.

Relacionamento com os Fornecedores Em busca da transparência com os parceiros, seguimos uma política padrão nestes relacionamentos, que envolve pesquisa de ofertas e variedades no mercado, cotação de preço entre empresas que ofereçam os mesmos produtos e serviços, elaboração de contratos de prestação de serviços e exigência de nota fiscal.

No ano de 2011, além de dar respaldo às AMU´s da região, realizamos ações voltadas a prática do voluntariado com objetivo de promover a ética e a cidadania, diminuir o impacto da desigualdade social e estabelecer o bem estar coletivo.

Estes procedimentos predeterminados são únicos para o Sistema Unimed e garantem o respeito

Tem como objetivo conscientizar o público interno

Programa Sommar

14


Palestra Ser Sustentável

sobre ética e cidadania, e estimular a prática da Responsabilidade Socioambiental através do voluntariado, fazendo a diferença junto à comunidade. No decorrer do ano, ações foram desenvolvidas em prol dos menos favorecidos, visando a interação e integração dos colaboradores com a sociedade em que estão inseridos.

A palestra foi realizada na Intrafederativa e abordou temas em voga na ocasião: sustentabilidade, meio ambiente, sociedade e economia. Ministrada por um colaborador a palestra contou com a presença de público diversificado entre colaboradores e convidados. A AMUCOP participou do evento promovendo interação entre os participantes com um café da manhã.

Por contar com apoio da Unicop, foi montado o Espaço Sommar que disponibiliza aos colaboradores um local para estudo, leitura, recreação, descanso, bem como acesso a internet valorizando assim a qualidade de vida.

Livro de Receitas – Coletânea A AMUCOP possui uma coleção de livros de receitas que geram dividendos para continuidade de seus projetos. Em 2011 foi lançado a nova edição da coleção, o “Sabor, Aroma e Amor Coletânea” que reuniu as melhores sugestões de receitas dos livros anteriores. Este livro promove a aproximação entre as pessoas que acreditam no voluntariado como forma de exercer um papel transformador na sociedade.

Campanha Páscoa Solidária Realizada em prol do Albergue Noturno de Bauru, na qual foram arrecadados vestuários, roupas de cama e banho, além de 50 litros de leite que foram doados a entidade. Para comemorar a data e agradecer o empenho dos colaboradores, a Associação Mulher Unimed do Centro Oeste Paulista (AMUCOP) presenteou a todos com um café da manhã. Uma mesa de doces e salgados foi montada para todos desfrutarem o desjejum antes do início do expediente já em clima de celebração da data.

15


A iniciativa se uniu ao objetivo do Programa Sommar que é promover interação entre colaboradores, favorecendo a motivação, integração e a qualidade de vida do público interno através de ações e atividades que intensifiquem estes aspectos e ainda contribuam com entidades que atendam toda a região.

Festa Julina A AMUCOP ajudou a espalhar a alegria e a interação entre os colaboradores nessa comemoração tradicional. Os convidados, principalmente as crianças, se divertiram com a animadora presente.

Campanha Dia Mundial da Saúde Ocular Para comemorar a data, realizamos uma ação em prol do Instituto Lauro de Souza Lima que trata de doenças oftalmológicas decorrentes de hanseníase. Para concretização da ação, contamos com a participação dos colaboradores e familiares que doaram armações de óculos que foram entregues a instituição. Também foi produzido um mural especial com curiosidades e dicas de saúde para prevenção de doenças oculares.

Participação no Dia Internacional do Voluntariado - Dia V Neste ano participamos do Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela ONU no dia 05 dezembro, onde a Associação Mulher Unimed do Centro Oeste Paulista - AMUCOP uniu forças para

16


atingir o objetivo de promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade.

alinhar aos ideais de sustentabilidade e em suas ações visa beneficiar tanto a comunidade na qual está inserida quanto a cidade toda, o país e o mundo, como sugere a máxima de incentivo à prática dos objetivos do milênio.

Para o sucesso desta ação, contamos com a dedicação dos colaboradores voluntários da Intrafederativa que em uma força tarefa montaram os 44 kits de material escolar que foram entregues aos filhos dos colaboradores e para os colaboradores que ainda estudam.

Abaixo destacamos algumas ações desenvolvidas que visam contribuir para redução do consumo de água, energia e matéria-prima, além de reduzir a geração de resíduos e poluição ao meio ambiente.

Tudo foi preparado respeitando o perfil escolar das crianças e adolescentes oferecendo materiais básicos para o aprendizado.

Coleta Seletiva Implantado em 2004, o programa é voltado a separação correta do lixo, e para tal, na área de convivência da Intrafederativa encontram-se lixeiras devidamente identificadas para recolher papéis, plásticos, metais, vidros e resíduos não recicláveis propiciando, por conseguinte, um destino adequado a estes materiais.

A ação promovida pela AMUCOP tem por objetivo incentivar os estudos e promover o bem estar de todos.

Programas e Ações voltadas à valorização e preservação do meio ambiente Substituição e redução da utilização dos papéis

A pauta que vem sendo discutida desde meados dos anos 80, a sustentabilidade, não poderia ficar de fora das ações de uma empresa socialmente responsável.

Desde 2007 a Intrafederativa faz a substituição do papel branco pelo reciclado através da iniciativa da Unimed do Brasil, que adotou e estimulou

A Unimed Centro Oeste Paulista busca sempre se

17


as cooperativas do país a utilizarem o reciclado para materiais de escritório, como papéis, papéis timbrados, envelopes, embalagens de CD, pastas e demais itens de papelaria, respeitando sempre os padrões da marca Unimed.

região. Atualmente o coletor de lâmpadas encontrase disponível na sede do Hospital Unimed Bauru.

Canecas Consumo Consciente Desde 2009, a Unicop adota a utilização de canecas duráveis “Consumo Consciente”, uma iniciativa da Unimed do Brasil em parceria com o Instituto Akatu para mudar a percepção dos recursos naturais que consumimos e o impacto ambiental causado pelo uso excessivo e pelo descarte incorreto desses materiais produzidos a partir de matérias primas fornecidas pela natureza.

Com o intuito de reduzir a utilização de papéis e facilitar o trânsito de informações, a Intrafederativa disponibilizou o serviço de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que atua na digitalização destes documentos, que podem ser consultados eletronicamente.

Cada colaborador recebeu uma caneca Consumo Consciente para ser utilizada na Intrafederativa, a fim de minimizar o uso de copos descartáveis, que beirava 6.250 unidades mensais. Através de estimativa, verifica-se que a redução do consumo de copos de plástico gira em torno de 30 a 40 % em comparação aos períodos anteriores à aquisição das canecas.

Também, sempre que possível, incentivamos a impressão frente e verso, bem como utilização de rascunhos para impressão de determinados materiais.

Projeto Recicla Lâmpada Implantado em 2008, o projeto Recicla Lâmpada, desenvolvido pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), destinou-se a coletar lâmpadas fluorescentes e encaminhá-las para a descontaminação e posterior descarte correto.

Em 2011 a AMUCOP aderiu esta ação e providenciou a compra das novas canecas duráveis que continuam a ser entregues no momento da admissão de um novo colaborador.

Inicialmente, a Unicop era responsável por centralizar a coleta das lâmpadas das Unimeds da

18


Papa Pilhas

Com exceção do Projeto Recicla Lâmpada, que agora está centralizado no Hospital da Unimed Bauru, todos os projetos citados permanecem na cooperativa e fazem parte da rotina de todos.

Em 2011, a Unicop, em parceria com AMUCOP e uma rede de supermercados local, adotou a utilização de papa-pilha com o intuito de promover o descarte correto de pilhas e baterias usadas. O “papa-pilhas” é um galão de 5 litros, sustentado por uma estrutura de cano de PVC, que foi produzido por um voluntário da associação.

Nesta estrutura, os colaboradores podem depositar pilhas sem carga, os materiais recolhidos são encaminhados para uma empresa especializada nesse tipo de reciclagem, sendo assim, os danos causados ao meio ambiente devido ao incorreto descarte desses materiais são minimizados.

Conscientização do uso racional dos recursos do planeta Desde 2009, através de uma campanha disponibilizada pela Unimed do Brasil, incentivamos o uso consciente de energia elétrica e água na sede da Intrafederativa, através de cartazes afixados próximos a torneiras das pias dos banheiros e da cozinha e avisos próximos aos interruptores para que o último a sair não se esqueça de apagar a luz.

19


Diretoria Executiva Presidente

Dr. Omar Abujamra Junior

Vice-Presidente Dr. Paulo De Conti

Diretor Financeiro

Dr. Carlos Orlando Carraro

Diretor de Mercado

Dr. Guilherme Pupo Ferreira Alves

Diretor de Desenvolvimento Dr. Orlando Fittipaldi Junior

Diretor de Educação Dr. Eduardo Maita

Diretor de Comunicação e Marketing Dr. César Augusto Coelho Donadelli

Expediente Coordenação Dr. Omar Abujamra Junior Dr. Eduardo Maita Dr. César Augusto Coelho Donadelli

Organização Departamento de Comunicação e Marketing

Redação

Daniela Cristina de Oliveira Pereira Rodolfo Josepette Nicolosi Garcia

Projeto Gráfico Ingo Goes Pereira

Fotografia

Acervo da Unimed Centro Oeste Paulista e Banco de Imagens Unième

Colaboração

Ana Teresa Barros Peduti Abujamra Claudia Pereira de Godoy Zorzetto Daniéli Rosa Nilva Siqueira Maia Patricia dos Santos Martins Vera Lucia Sposito

Impressão Impricolor Off Set e Digital

Tiragem

50 exemplares


Rua Rio Branco, 27-65, Jardim Paulista Bauru / SP - CEP. 17017-220 Fone: (14) 2106-1400 - www.unicop.com.br


Balanço Social 2011 - Unimed COP