Edição 775

Page 1

Novidade da Malharia Anselmi vai do foco ambiental ao desenvolvimentista

ESPAÇO PETS

Felinos aguardam por adoção nesta semana

Três gatinhas integram a lista de pretendentes a lar e fazem parte do projeto voluntário “Me Leva Pra Casa?”

Página 8

CIDADE

A despedida de Tibica, ícone do tradicionalismo

Tibiriça dos Santos foi sepultado no domingo e muitos farroupilhenses lhe renderam justas homenagens

Páginas 12 e 13

ECONOMIA

Renomada grife farroupilhense capitaneada pela empresária Maria de Lourdes e gerida junto com os filhos Patrícia, Sandra e Eduardo, subsidia projeto “Jornadas do Algodão Orgânico”, do Instituto Casaca de Couro, que produz a matéria-prima de maneira agroecológica e, por tabela, acaba beneficiando 800 famílias do interior paraibano Página 11 e Editorial

ESPORTE

AVN/AM conhece os finalistas da 41ª edição

Os farroupilhenses Vasco e Gaúcho medem forças contra trio caxiense tanto na categoria Livre como na Veterano

Página 15

FARROUPILHA | ANO XV | EDIÇÃO 775 | 24 DE FEVEREIRO DE 2023 | R$ 4,00
Angelo Dal Bó

QUALIFICAÇÃO

Técnicos, graduação e pós-graduação

Cursos são disponibilizados na Educação a Distância, formato flexível de ensino, e estão com inscrições abertas

Osistema Educação a Distância, que já possuía uma grande quantidade de alunos, teve um incremento potencializado durante a pandemia. Para quem deseja dar início ou até mesmo complementar o processo de formação, o Senac Farroupilha conta com muitas opções e inscrições abertas para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação no formato EAD.

A metodologia adotada pelo Senac é centrada no aluno, enfatizando o desenvolvimento de competências valorizadas no mundo o trabalho, como organização, proatividade e responsabilidade, afora outros benefícios, como o menor custo com deslocamento e a possibilidade de conciliar os estudos com a vida profissional. São oferecidos 12 cursos técnicos, um pós-técnico, 24 graduações e três pós-graduações (relação completa na página ao lado).

Os materiais didáticos estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e são compostos por recursos tecnológicos, podcasts, vídeos, animações, simuladores, games e e-

-books. Os recursos em mídias diversas estimulam diferentes formas de aprendizagem, que possibilitam ao aluno se envolver com conhecimentos abordados no curso e sentir a prática virtual em qualquer local e horário.

Adequados às exigências do mundo profissional, os cursos EAD do Senac estão focados em proporcionar

rápida inserção no mercado de trabalho, além de garantirem flexibilidade para que o aluno estude onde e quando quiser. É o comprometimento com a melhor experiência quando o assunto é Ensino a Distância.

Os interessados devem acessar o link www.ead.senac.br/polos/rs/farroupilha/ para efetivar a inscrição. O site

Linha de frente Equipe do Senac Farroupilha está preparada para atender os novos alunos no ano letivo que está prestes a iniciar

dá acesso ao conteúdo programático e a metodologia de ensino, além da política de descontos oferecida pelo Senac. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (54) 3268-3500, WhatsApp (54) 992.397.906 ou ainda pelo e-mail senacfarroupilha@senacrs.com. br. O Senac Farroupilha está localizado na rua da República, 617, no Centro.

2 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
Ramon Cardoso

são ofertados pelo Senac Farroupilha

Técnicos (carga horária)

Técnico em Administração (1000h)

Técnico em Contabilidade (800h)

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (1200h)

Técnico em Design de Interiores (800h)

Técnico em Informática para a Internet (1000h)

Técnico em Logística (800h)

Técnico em Meio Ambiente (1200h)

Técnico em Qualidade (800h)

Técnico em Recursos Humanos (800h)

Técnico em Secretariado (800h)

Técnico em Segurança do Trabalho (1200h)

Técnico em Transações Imobiliárias (960h)

Pós-Técnico (carga horária)

Especialização Técnica em Segurança do Trabalho em Meio Ambiente (300h)

Graduação

Bacharelado em Administração

Bacharelado em Ciências Contábeis

Licenciatura em História

Licenciatura em Letras: Português e Inglês Licenciatura em Matemática

Licenciatura em Pedagogia

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnologia em Banco de Dados

Tecnologia em Comércio Exterior

Tecnologia em Defesa Cibernética

Tecnologia em Design de Interiores

Tecnologia em Gestão Ambiental

Tecnologia em Gestão Comercial

Tecnologia em Gestão Financeira

Tecnologia em Gestão Pública

Tecnologia em Gestão da Qualidade

Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tecnologia em Logística

Tecnologia em Marketing

Tecnologia em Processos Gerenciais

Tecnologia em Redes de Computadores

Tecnologia em Segurança da Informação

Tecnologia em Sistemas para Internet

Pós-graduação

Bebidas: Mercado, Cultura e Sociedade

Nutrição e Exercício: Saúde, Comportamento e Performance

Tecnologias e Inovações Web

3 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023

O CadÚnico não é único

Dentre as diversas providências que há de tomar para a arrumação da casa, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome revisará o CadÚnico: o cadastro único dos programas sociais.

Entendamos, porém, que essa proposta já foi repetida diversas vezes. E, até agora, nada de concreto aconteceu. Há mais de 30 anos se intenta criar o banco de dados único. É o que consta dos Decretos nº 97.936 e nº 99.378, de 1990, pelos quais se determinava a implantação do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Já se pressupunha, como é óbvio, que tal base deveria ser a única a recolher dados de interesse para os programas sociais do Estado brasileiro. Com a elementar lembrança de que os programas não são do governo alfa, do governo beta ou do governo gama. Porém, esse Cadastro, cuja utilidade é indiscutível e cujo teor deveria conter os elementos da totalidade da comunidade protegida, esteve

desde sempre repleto de omissões e inconsistências.

Por essa razão, furando a proposta de unidade, certa norma operacional do SUS, de 1996, instituía o Cartão Nacional de Saúde, que implicaria no cadastramento nacional de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Será que os dados disponíveis no CadSUS foram integrados aos do CNIS?

Dali vieram elementos amealhados pelo Programa Saúde da Família, pelo Programa dos Agentes Comunitários de Saúde e do Programa Bolsa Alimentação, registros que subsidiariam os planos assistenciais dos quais o mais conhecido, agora sob revisão, é o Bolsa Família.

Já se sabe que a dispersão dos dados não interessa ao País, aos trabalhadores e aos programas. Ora, como se não fosse possível confirmar a existência de Cadastro Único, o ano de 2001 trazia a lume o Decreto nº 3.887, que instituiu o cadastro das famílias em situação de extrema pobreza. Tal Cadastro seria operado pela Caixa Econômica Federal.

E, quase 20 anos depois, essa novela, que não poderia ter final feliz, punha a nu a inexistência de au-

têntico cadastro social digno desse nome. Alguém disse, utilizando-se de nome pomposo, que faltava interoperabilidade entre as bases de dados. Os governantes conseguiram, para seu próprio deleite burocrático, criar três cadastros distintos na seara da seguridade social: o CNIS, o CadSUS e o CadÚnico.

Eis a que nível chegaram, em termos de incompetência. E reconhecem, agora, que tais dados são inconsistentes e repletos de informações que podem ser falsas. Que grande oportunidade se terá perdido com a tragédia da pandemia da covid-19, que exigiu o comparecimento da mesma pessoa em locais de vacinação por diversas vezes, o que permitiria a alimentação reiterada de utilíssimas informações para que o verdadeiro cadastro único fosse, afinal, configurado.

E, ainda, como teria sido bom se o banco oficial que verteu a ajuda emergencial tivesse registros confiáveis aptos a detectar que quase 80 mil servidores – o dado é do Tribunal de Contas da União – cujos dados estão bem atualizados no outro banco oficial, e tivesse conferido (com dois ou três cliques) que tais sujeitos não

cumpriam o elementar requisito de elegibilidade ao benefício.

A constatação demonstra que os organismos governamentais não conseguem articular elementares trocas de dados que, no mundo da informatização e da comunicação global, são corriqueiras. A autoridade no comando afirma que, ainda neste mês de janeiro, o Cadastro Único já estará completamente limpo. Será?

A partir daí, um núcleo gerador de dados da realidade social carregará a estrutura de poder dos elementos indispensáveis à criação, modificação ou até mesmo extinção de certos programas, o que poderá se dar a partir de sólida base de dados.

O primeiro mainframe da DataPrev, dos anos 1960, detinha apelido plurissignificativo. Chamavam-no de burrão, em alusão indireta ao nome do respectivo fabricante. É preciso muito cuidado para que o gene daquela máquina não prossiga infiltrado no DNA do CadÚnico.

* Professor titular na Faculdade de Direito, livre-docente e doutor em Direito Previdenciário pela PUC/SP

4 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023

Boas opções para qualificar o currículo

Se é verdade que o ano começa depois do Carnaval, certamente muitos estão em busca de qualificação, tão necessária para conseguir inserção em um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Também é importante considerar que nem sempre o aluno dispõe de condição de se deslocar até a instituição de ensino ou a oferta do curso está disponível em sua cidade. Um dos poucos benefícios da pan-

demia, que trouxe praticamente só desgraças, foi o aprimoramento do Ensino a Distância, que foi potencializado pela crise sanitária. Muitas instituições fizeram bom uso da alternativa para manter o seu quadro discente e, entre elas, destaca-se o Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac). A Unidade Farroupilhense é um exemplo que ilustra a situação. Como em todo início de ano, jus-

tamente quando a procura pelo incremento no currículo acontece, a entidade oferece uma gama considerável de cursos EAD, com a qualidade de excelência que sempre caracterizou o Senac Farroupilha aliado à comodidade que beneficia o aluno, de poder estudar em casa, adequando suas agendas e horários do curso aos compromissos do dia a dia.

Neste início de 2023, são 40 op-

ções de ingresso nas mais variadas áreas e graus de instrução. São oferecidos 12 cursos técnicos, um pós-técnico, 24 graduações e três pós-graduações (confira na Matéria Especial, páginas 2 e 3). Dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem, os materiais didáticos são variados e estão adequados às exigências do mundo profissional. Escolha o seu e bons estudos.

Do meio ambiente ao desenvolvimento

Sempre atenta ao mercado, a Malharia Anselmi não está focada apenas nas inovações tecnológicas, mas também busca desenvolver estratégias sustentáveis, cada vez mais em voga, e que acabam gerando um impacto positivo nas empresas que as adotam. A mais nova frente de atuação da gigante farroupilhense é direcionada à questão ambiental que, por tabela, acaba gerando emprego e renda a toda uma região.

Capitaneado pelo Instituto Casaca de Couro, que tem como missão o desenvolvimento estratégico de áreas do semiárido nordestino, a empresa farroupilhense subsidia o projeto “Jornadas do Algodão Sustentável”, que passa a utilizar a matéria-prima cultivada de forma agroecológica, e que beneficiará 800 famílias do interior da Paraíba, diretamente envolvidas na produção do insumo (veja mais na Editoria de Economia, página 11).

A partir deste ano, a Anselmi passará a utilizar 8% do algodão orgânico na composição de suas peças, percentual que deve ser aumentado de forma gradativa nos próximos anos, à medida que a produção da matéria-prima também seja incrementada. Em resumo, além de estar alinhada às demandas voltadas à preo-

Índice

Editorial

Matéria Especial Páginas 2 e 3

Informe Jurídico Página 4

Editorial ................................................... Página 6

Opinião Página 7

Espaço Pets .............................................. Página 8

Saúde Página 10

Economia Página 11

Cidade ........................................................ Páginas 12 e 13

Esporte Página 15

Inside Sétima Arte .............................................. Capa, 2, 6 e 7

Agenda e Cinemas Página 3

Guilherme Macalossi Página 3

Social ........................................................ Páginas 4 e 5

Egui Baldasso Página 6

Lauro Edson Da Cás ............................... Página 7

Cruzadinhas ............................................ Contracapa

REDAÇÃO: REDACAO@JORNALINFORMANTE.COM.BR

RAMON CARDOSO

RAMON@JORNALINFORMANTE.COM.BR

COMERCIAL: COMERCIAL@JORNALINFORMANTE.COM.BR

ANDRÉ LUIZ DA SILVA ANDRE@JORNALINFORMANTE.COM.BR

FABIANO LUIZ GASPERIN GASPERIN@JORNALINFORMANTE.COM.BR

MARIA DA GRAÇA POTRICOS LEITE MARIA@JORNALINFORMANTE.COM.BR

ANÚNCIOS: ANUNCIOS@JORNALINFORMANTE.COM.BR

TIAGO RODRIGUES TIAGO@JORNALINFORMANTE.COM.BR

FINANCEIRO: FINANCEIRO@JORNALINFORMANTE.COM.BR

cupação ambiental, a marca também acaba gerando desenvolvimento, incentivo e valorização de uma cadeia produtiva local.

A iniciativa é elogiável justamente porque, em uma indústria que preza cada vez mais a preocupação com o meio ambiente, mas também necessita manter sua exigência, as ações do Terceiro Setor, como a desenvolvida pelo Casaca de Couro, acaba vinculando órgãos governamentais (no caso específico, os voltados à agricultura) com a iniciativa privada, uma ponte estabelecida com o propósito de levar emprego e renda a famílias que, por iniciativa própria, não teriam qualquer possibilidade de acesso ao mercado.

As vantagens são múltiplas. Vão desde o compromisso ambiental e social, que boa parte das empresas valorizam e, consequentemente o consumidor final, passam pela real atuação do Estado ao estabelecer esse vínculo entre o ente governamental e a iniciativa privada e, fundamentalmente, gera progresso e qualidade de vida a regiões que, não fosse esse trabalho, estariam à margem da sociedade e do mercado de trabalho. Que ações do gênero sejam cada vez mais implementadas. O caminho para o desenvolvimento pode e deve, sim, ser inclusivo.

ASSINATURAS@JORNALINFORMANTE.COM.BR

ASSINATURA BIENAL: R$ 300,00

ASSINATURA ANUAL: R$ 180,00

TELEFONES

(54) 3401-3200 / (54) 3401-3201

(54) 9.9194.9192

ENDEREÇO

RUA DR. JAIME ROMEU RÖSSLER, 348, BAIRRO PLANALTO COLUNISTAS

CRÔNICAS DA REDAÇÃO

EGUI BALDASSO

FABRÍCIO OLIBONI

GUILHERME MACALOSSI

LAURO EDSON DA CÁS RITA ROSA BARETTA VALÉRIA VETTORAZZI

A manifestação dos colunistas é livre e independente e não necessariamente reflete a opinião do Tabloide sobre os temas abordados nas colunas

6 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
www.jornalinformante.com.br
@PaperInformante /jornalinformante @jornalinformante
Classificados 4 páginas
Bruna Castanheira

Desenvolvimento que queremos e merecemos

No novo governo, é fundamental, sem amarras ideológicas, considerar o que deu certo e está apresentando resultados na trilha do desenvolvimento, as políticas públicas e medidas necessárias para corrigir erros históricos e promover avanços. A Nação aspira a um crescimento sustentado e sustentável de no mínimo 3,5% ao ano, para sair, nas próximas duas décadas, da armadilha da renda média. Para isso, já temos diagnósticos de sobra. É preciso cumprir a agenda de prioridades dos setores produtivos e da sociedade.

Políticas que ignoram a realidade e os anseios da população têm vida curta, por mais bem-intencionadas que sejam. Precisamos de um projeto eficaz, com planejamento e foco, abrangendo os pilares da educação, saúde, segurança pública, ciência, tecnologia, redução das desigualdades e respeito aos princípios da governança ambiental, social e corporativa (ESG).

São esses os vetores que movem a sociedade e a economia do mundo, repleta de desafios, como a pandemia, os lockdowns na China e a guerra entre Rússia e Ucrânia. Por outro lado, é um cenário que abre espaços para capitalizar nossos ativos, como energia de fontes renováveis e limpas, bioeconomia, alimentos, minerais, universidades, instituições cien-

tíficas e de pesquisa.

Há projetos no Congresso Nacional que sinalizam direções a serem seguidas. É fundamental priorizar o aumento da produtividade, melhoria da infraestrutura e redução do “Custo Brasil”. Operar aqui implica ônus adicionais de R$ 1,5 trilhão por ano em relação aos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), conforme estudo do Boston Consulting Group, do qual participaram várias entidades de classe e o Movimento Brasil Competitivo. Algo que tem promovido ganhos de produtividade é a digitalização dos serviços públicos. O “Governo Digital” pode gerar ganhos de competitividade.

As Reformas Tributária e Administrativa são cruciais para termos um Estado mais eficiente e corrigir desequilíbrios na arrecadação de impostos que conspiram contra os investimentos e a economia. O setor público e a iniciativa privada precisam manter-se sinérgicos, sendo que o primeiro deveria trabalhar pelo melhor ambiente de negócios possível, com o máximo de previsibilidade e segurança jurídica.

Para o êxito das metas de desenvolvimento, é decisivo o resgate da indústria, crucial como geradora de tecnologia e inovação, empregos em escala e de qualidade, agregação de valor às matérias-primas e exportações e mais protagonismo global. A despeito de a agropecuária ser um case de sucesso,

com enormes méritos, é preciso estimular outros segmentos. Sem a manufatura e suas externalidades, não teremos crescimento expressivo do Produto Interno Bruto (PIB).

Nesse sentido, são elucidativos os dados do “Plano de Retomada da Indústria”, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A cada R$ 1,00 que o setor produz, são gerados R$ 2,43 na economia como um todo, ante R$ 1,75 da agricultura e R$ 1,49 no comércio e serviços. Ademais, mantém cerca de 10 milhões de empregos (20% do total de trabalhadores formais do País). São ocupações, em geral, mais qualificadas e mais bem-remuneradas do que a média nacional.

Em linha com as proposições da CNI, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), representante de um setor empregador de quase 1,5 milhão de pessoas diretamente, dos quais 75% são mulheres, também havia encaminhado aos candidatos à Presidência da República sua “Agenda para o Desenvolvimento”, resultante de consulta ao empresariado do setor. As principais sugestões dizem respeito à questão fiscal e tributária, combate à corrupção, à pirataria e ao contrabando, segurança pública, investimentos em saúde e educação, redução dos custos para investimentos e fomento da manufatura.

Os desafios são muitos. Por isso, é preciso coesão em torno dos interesses maiores da população e do País. As autoridades dos Três Poderes, nos níveis federal, estadual e municipal, têm responsabilidade nesse processo. Um bom exemplo nesse exercício da democracia é a independência do Banco Central, que consideramos um avanço. Pela primeira vez em nossa história, a instituição é dirigida por alguém não nomeado pelo presidente da República no exercício do cargo. É importante que as políticas fiscal/ monetária e econômica, embora autônomas, tenham coerência, para termos taxas de juros que viabilizem os investimentos produtivos, manter a inflação sob controle e contribuir para o fomento do PIB.

O Brasil tem plenas condições para crescer em grau mais elevado e seguir com força rumo ao desenvolvimento. Temos relevantes diferenciais, como mercado amplo, população ativa e trabalhadora, empresários resilientes e capazes, setores de atividade bem-estruturados, recursos naturais abundantes e grande potencial para sermos protagonistas na economia verde. Cabe-nos construir o País que queremos e merecemos!

* Presidente emérito e diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção

Gamificação: a nova tendência para os treinamentos corporativos

Samir

Algumas tendências são passageiras, estratégias de momento e, ainda que façam algum sucesso por um período, não se provam realmente vantajosas a longo prazo. Porém, existem aquelas que realmente trazem muitos benefícios e fazem a diferença no mercado, como é o caso da gamificação.

Ela pode ser definida pela utilização de mecanismos, componentes, lógicas e dinâmicas de jogos, como feedbacks rápidos e constantes, sistema de pontuação e rankings, storytelling, premiações e elementos visuais de progresso, em ações e atividades de diversos contextos diferentes, que não necessariamente são relacionados aos games.

O foco das estratégias de ludificação é fazer com que os exercícios e situações propostas se tornem mais leves, divertidos, encantadores, engajantes e motivadores para os participantes. Embora elas estejam sendo aplicadas em vários segmentos, o mercado corporativo é um dos que mais tem se aproveitado das suas vantagens, principalmente para promover treinamentos focados na qualificação dos colaboradores. Sendo assim, a tendência é que esse movimento se consolide ainda mais.

É o que aponta uma pesquisa da consultoria Ideafix realizada com mil companhias de diferentes tamanhos: 40% delas proporcionam treinamentos gamificados para os times, enquanto 20% estão investindo nisso e logo devem começar a oferecê-los.

Além de facilitar o aprendizado dos conteúdos, a gamificação garante que os períodos dedicados ao estudo sejam mais agradáveis e produtivos, justamente porque a atividade remete à prática de jogar, que geralmente é feita em momentos de lazer para relaxar e descontrair.

Segundo um estudo da Totvs, fornecedora de softwares empresariais, para 58% dos executivos de TI os novos profissionais não estão chegando no mercado com a capacitação desejada, e 38% enxergam como mediana sua formação. Dados como esses mostram a importância de investir em ações que contornem essa questão do déficit de aprendizado e competências necessárias, principalmente na área de tecnologia, que está em ascen-

são e constantemente demandando novos talentos e habilidades.

Nesse contexto, o movimento cada vez mais intenso de apostar em estratégias que tornem esse processo mais agradável mostra que a empresa está preocupada com o desenvolvimento da sua equipe e em torná-la mais completa e atualizada, o que também reflete positivamente na reputação da companhia.

A gamificação não é apenas uma tendência para os treinamentos corporativos, mas um enorme diferencial que pode colocar as organizações em outro patamar e fazer com que se posicionem à frente da concorrência, contribuindo para o crescimento significativo dos negócios.

7 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
* CEO e fundador do Qranio

ME LEVA PRA CASA?

Semana de miados na Espaço Pets

Três gatinhas, sendo duas filhotes, aguardam por adoção urgente

Os miados voltam a tomar conta da página Espaço Pets nesta sexta, com três gatas à procura de um lar. Uma é adulta e as outras são filhotes. As pretendentes são muito dóceis e esperam por uma família. Elas integram o projeto voluntário “Me Leva Pra Casa?”, que desenvolve um trabalho fundamental na busca de encontrar tutores para as pets. Veja características e fones para contato ao lado, além de requisitos para adoção abaixo.

Para adotar é necessário ter

Pátio cercado e seguro Apartamento telado

Tempo

Espaço Compromisso

Gata

Fêmea

Adulta

Muito dócil Castração garantida Contato com Gabriela pelo WhatsApp no (54) 996.729.770

Gatinha 2

Fêmea

Filhote

Muito dócil Castração garantida a baixo custo Contato com Gabriela pelo WhatsApp no (54) 996.729.770

Gatinha

Fêmea Filhote

Muito dócil Castração garantida a baixo custo Contato com Gabriela pelo WhatsApp no (54) 996.729.770

8 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
Fotos: Divulgação

ARTIGO

Ei, ajeita a postura!

Ador ciática (ciatalgia) pode ser considerada mais um sintoma do que propriamente uma doença em si. O assunto voltou à tona quando, no início de janeiro, a cantora britânica Adele revelou cambalear durante as suas apresentações devido a esse quadro. A artista se queixa das dores desde os 15 anos de idade, quando teve a primeira hérnia de disco.

A dor ciática irradia ao longo do nervo ciático (considerado o maior do corpo humano, com origem na coluna lombar inferior e responsável em grande parte pela inervação sensitiva, motora e das articulações dos membros inferiores), ou seja, desce por uma ou ambas as pernas a partir da lombar.

Ela acontece normalmente por compressão, inflamação ou lesão das raízes nervosas, acomete indistintamente homens e mulheres e sua frequência aumenta com o passar dos anos, visto que as estruturas da coluna vertebral sofrem desgastes. Sendo assim, a hérnia discal é patologia menos frequente em crianças e adolescentes.

Diferentemente do que está no imaginário popular, as doenças da coluna

não são exclusivas dos idosos. Elas podem intentar qualquer idade, prevalecendo de acordo com cada patologia, a exemplo da escoliose, estenose, hérnia de disco e listese. As más formações congênitas frequentemente se manifestam logo após o nascimento ou em fases mais tardias, e as discopatias, que são as doenças decorrentes do disco, são mais comuns após os 40 anos.

São consideradas causas importantes para a compressão do nervo ciático e surgimento do processo doloroso: hérnia de disco, traumas, tumores, síndrome do músculo piriforme responsável pela rotação da coxa (espasmo muscular que comprime o nervo ciático), osteoartrite e deslizamento de vértebras (espondilolistese).

Para prevenir é importante adotar algumas medidas como o fortalecimento muscular, controle de peso e ergonômico postural, tanto na hora de dormir quanto nas atividades cotidianas e profissionais. Sem atenção médica, o quadro pode se agravar e causar complicações motoras associadas à dificuldade de força. Então, o diagnóstico precoce é muito importante no manejo do tratamento da condição.

10 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
* Ortopedista e traumatologista

PROJETO INOVADOR

Malharia Anselmi dita a moda com viés sustentável

Com o “Jornadas do Algodão Orgânico”, grife farroupilhense passa a utilizar matéria-prima cultivada de forma agroecológica

Apreocupação com o meio ambiente é cada vez mais presente e acaba, inclusive, agregando valor a marcas que dão uma atenção especial para a questão. Esse número de empresas é, agora, incrementado por uma renomada grife farroupilhense. A Malharia Anselmi lançou o projeto “Jornadas do Algodão Orgânico”, passando a utilizar em sua produção a matéria-prima cultivada de maneira agroecológica, em uma parceria com o Instituto Casaca de Couro, da Paraíba.

O programa de cultivo é subsidiado pela empresa farroupilhense e beneficiará mais de 800 famílias do agreste nordestino, ou seja, está sedimentada no desenvolvimento integrado, voltado à agricultura familiar, valorizando o algodão brasileiro e a cadeia produtiva doméstica, reduzindo o translado de insumos e o impacto ambiental. Com isso, a empresa inova na produção dos fios, cria suas próprias misturas de materiais e entrega produtos com mais qualidade ao consumidor.

Desde 2015, o Instituto Casaca de Couro tem uma atuação conjunta com outras três instituições: a Norfil, player do setor têxtil responsável pela fiação do fio do algodão sustentável; a Coopnatural, focada na economia solidária e no comércio justo; e a Empaer, que representa a extensão rural. O trio contribui para gerar uma cadeia produtiva sustentável, socialmente justa,

com renda extra garantida às famílias dos agricultores e ecologicamente correta.

As entidades atuam de forma ampla fornecendo suporte técnico em todas as etapas de trabalho, desde a sensibilização dos agricultores familiares, capacitação com bases em metodologia livre de agrotóxicos, logística de manejo até a colheita, além de monitoramento, certificação orgânica, armazenamento, pesagem, pagamento direto ao agricultor chegando ao processo final de beneficiamento da pluma e fiação.

Com trajetória de mais de quatro décadas no mercado, a Anselmi busca desenvolver estratégias sustentáveis que geram um impacto positivo em sua cadeia produtiva. Liderada pela fundadora, a empresária Maria de Lourdes Anselmi, e pelos filhos Sandra, diretora de Criação, Patrícia, diretora de Marketing, e Eduardo, diretor Administrativo e Industrial, a grife projeta, em 2023, utilizar cerca de 8% do insumo, com aumento progressivo nos próximos anos.

Tendo iniciado sua jornada em 1981, quando Maria de Lourdes buscava independência financeira por meio da moda e confeccionava camisas e tricôs em um cômodo de casa, a Anselmi foi crescendo ano a ano e hoje é uma referência no mercado têxtil na América Latina. Conta com um parque fabril de 14 mil metros quadrados em três unidades na Serra: em Farroupilha, seu município berço, em Feliz e Alto Feliz, onde as coleções são minuciosamente elaboradas.

Múltiplos benefícios Malharia Anselmi, da empreendeora Maria de Lourdes, passa a subsidiar o projeto “Jornadas do Algodão Orgânico”, implementado pelo Instituto Casaca de Couro: consciência ambiental e incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva do interior paraibano

11 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
Angelo Dal Bó

ÍCONE DA CULTURA GAÚCHA

A despedia de Tibica, uma referência do tradicionalismo

Tibiriça dos Santos foi sepultado no último domingo, mas seu legado de amor à tradição da terra foi celebrado no adeus e certamente está perpetuado no município

Oinício da semana no município foi de luto para um dos filhos mais queridos da terra e, especialmente, para o tradicionalismo farroupilhense. Sepultado no domingo, Tibiriça dos Santos, o Tibica, teve sua jornada vinculada à cultura gaúcha, uma herança que foi rememorada em sua despedida, ao longo do último domingo, que assinalou o adeus do tradicionalista.

Ele estava internado desde o último dia 3 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de

Biguaçú, na Região Metropolitana de Florianópolis, após um afogamento na praia de Palmas, no município de Governador Celso Ramos, em Santa Catarina. Seu quadro de saúde era preocupante no momento da internação, estabilizou, apresentou melhora, mas se agravou na madrugada do dia 16, quando sofreu uma embolia pulmonar.

“A trajetória do meu pai está vinculada a vivência artística. Desde os 9 anos de idade, quando ele fez seu próprio violão e aprendeu a tocar sozinho. Ele dançou no CTG Ronda Char-

12 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
Homenageado Tibica esteve na Redação do Informante em 2013, quando o Tabloide reuniu os seis agraciados com a Medalha Mérito Farroupilha para uma matéria pré-distinção Arquivo Jornal Informante

rua, posteriormente foi músico, mais tarde foi para o Racho de Gaudérios e também esteve no Aldeia Farroupilha. Participou de incontáveis Fegarts, Enarts e todas as Missas Crioulas que foram realizadas no município contavam com sua presença”, relembrou o filho, Rodrigo dos Santos, que herdou inclusive o apelido do pai por conta da herança deixada.

“Foi por influência dele que comecei a integrar o Rancho quando tinha 6, 7 anos de idade. Esse legado segue até hoje e vamos levar adiante. Não é pouca coisa o que ele fez pelo tradicionalismo”, ressalta o filho. Prova disso é que todos os Centros de Tradição Gaúchas da cidade foram se despedir de Tibica, 71 anos, que em 2013 foi agraciado com a Medalha Mérito Farroupilha, dois anos após sua instituição.

“A despedida foi bem emocionante. Todos os CTGs estiveram presentes, leram mensagens e relembraram as músicas que ele mais gostava. Por todo envolvimento e legado que deixa, ele merecia. Claro, foi de arrebentar o coração, mas isso de alguma forma nos conforta, saber que ele era querido pela comunidade”, finaliza. Tibica deixa a esposa Sueli, os filhos Daniel e Rodrigo, e as netas Júlia e Ester.

Esquinas

Secretaria de Obras realiza trabalho de revitalização de praças e parques

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Trânsito, está realizando uma série de restaurações e revitalizações nas praças e parques farroupilhenses. Além de mais de 200 bancos trocados, foram instaladas novas lixeiras e brinquedos infantis passaram por reforma ou substituição. Foram implementadas melhorias nas praças dos bairros Alvorada, América, Belvedere, Cinquentenário, Cruzeiro, Industrial, Ipanema, Medianeira, Nova Vicenza, Pio X, São Francisco, além das Praças Flores da Cunha, no bairro Planalto, da Bandeira, no Centro, Vila Nova, e Parque dos Pinheiros, no bairro Do Parque.

Obituário

Dia 17 de fevereiro

A 2ª edição do ano do programa Sábado do Trabalhador acontece neste, das das 8h às 12h, em todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem Estratégica de Saúde da Família (ESF): 1º de Maio, Belvedere, Cinquentenário, Cruzeiro, Industrial/América, Medianeira, Monte Pasqual e São José, além do Posto de Saúde Central. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Associação Farroupilhense Pró-Saúde. O tema da vez é a luta contra o tabagismo. O atendimento precisa ser agendado previamente diretamente com cada unidade. Informações no www.farroupilha.rs.gov.br.

* Aline Balbinotto Dal Magro, 39 anos. Sepultamento no cemitério da comunidade de Nova Sardenha.

* Marlene Maria Gazzoni, 83 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal (CPM).

* Tibiriça dos Santos, 71 anos. Sepultamento no CPM. Dia 18 de fevereiro

* Luiza Lourdes Barth, 78 anos. Sepultamento no CPM.

* Peri Valdetar Rodrigues da Silva, 61 anos. Sepultamento no CPM. Dia 20 de fevereiro

* Vilma Toso Nerich, 67 anos. Sepultamento no CPM.

* Maria de Jesus Nunes das Chagas, 71 anos. Sepultamento no CPM.

* Orides Antônio de Lima, 86 anos. Sepultamento no CPM.

13 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
Luta contra o tabagismo é o tema da vez no programa Sábado do Trabalhador
14 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023

FINALISTAS DEFINIDOS

Imigrante fica com última vaga na Livre e Quandrangulares Finais do AVN/AM são conhecidos

Fim de semana não terá partidas e decisão do tradicional torneio acontece no próximo dia 5

os farroupilhenses Saturno e Penharol, respectivamente, por 2 a 0 e 1 a 0, se garantindo na decisão com 100% de aproveitamento.

Afase de classificação do Ângelo Venzon

Neto/Antônio

Minella chegou ao fim no último sábado à tarde, com a disputa do Quadrangular 4 da categoria Livre. O caxiense Imigrante ficou com a vaga remanescente ao vencer a seletiva derrotando o conterrâneo Monte Carmelo, por 2 a 1, e

A equipe se junta a outros dois representantes de Caxias do Sul, Goiás (habilitado no Quadrangular 1), Olaria (2) e o farroupilhense Vasco da Grama/Granja

Stragliotto (3), que lutam pelo título da 41ª edição do tradicional torneio.

Outra categoria em disputa, a Veterano reúne também, no Quadrangular

Final, um farroupilhense, o Gaúcho (vencedor do Quadrangular 2), e três caxienses, o Olaria (que triunfou no Quadrangular 1), além

Categoria Livre (classificados)

Goiás

Olaria

Vasco/Granja Stragliotto

Imigrante

do Bota Chopp (vice do Quadrangular 2) e Atlético RS (que também jogou o 2 e foi habilitado pela disciplina).

Os Quadrangulares Finais da disputa que movimenta a Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural (SERC) Farrapos acontecem no domingo, dia 5, com início pela manhã e encerramento do

Categoria Veterano (classificados)

Olaria

Gaúcho

Bota Chopp

Atlético RS

tradicional torneio no final da tarde, que consagrará os campeões da 41ª edição. Realizado anualmente desde 1980, o AVN/AM foi retomado em 2023 após hiato de dois anos por conta da pandemia. A disputa é responsável por abrir o calendário esportivo farroupilhense a cada temporada.

Preliminar

Organizada pela Liga Independente de Futsal, a Copa Verão Gulf de Futsal realiza seu Congresso Técnico na próxima terça à noite e a abertura da disputa deve ocorrer já na próxima sexta à noite. Ela será realizada no Complexo Esportivo do Parque Cinquentenário. Ainda há prazo para inscrições, ao custo de R$ 500,00 por equipe além da taxa por jogo. O campeão leva um prêmio de R$ 5 mil. O contato para cadastro e maiores informações deve ser feito com Luciano, pelo WhatsApp (54) 999.512.911. A disputa conta com o apoio do Jornal Informante, TV Serra, Amigo Internet, Copifar, Dal Ponte, Fachini Distribuidora de Bebidas, Hugo Depelegrin Móveis, Ícone Sports, Impulssione Esportes, Prefeitura, Rema Arte Esporte e Serrana Portaria e Monitoramento.

15 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
41º AVN/AM (Quadrangulares Finais) 41º AVN/AM
Copa Verão Gulf abre calendário do futsal 2023 em Farroupilha

Qualifique-se para o mercado com os cursos EAD do Senac Farroupilha

MATÉRIA ESPECIAL

Equipe da Unidade Farroupilhense do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, que oferta 12 técnicos, um pós-técnico, 24 graduações e três pós-graduações em sua ampla grade de opções Páginas 2 e 3 e Editorial

SÉTIMA ARTE

Para explodir... e se divertir também

Nos 30 anos de lançamento do clássico “Um Dia de Fúria” fizemos uma lista de filmes em que os personagens experimentaram a Síndrome de Burnout na pele INSIDE, capa e páginas 2, 6 e 7

Ramon Cardoso
Imagens: Reprodução

Agenda e Cinemas

As festas que agitam a noite farroupilhense neste sábado e as novidades na telona

Página 3

TENTE NÃO SURTAR

Pouco estresse é bobagem

Como neste domingo o clássico

“Um Dia de Fúria” chega aos 30 anos de lançamento, fizemos uma lista de filmes que têm a Síndrome de Burnout como pavio detonador da explosão

Omercado de trabalho é cada vez mais exigente e mesmo com todos os avanços, tecnológicos em especial, a carga de estresse e pressão aumenta em escala similar às vantagens oferecidas pela tecnologia. É mais ou menos como se o tempo poupado por um avanço tivesse que ser ocupado com uma outra tarefa. Em resumo, se cria um círculo vicioso, uma demanda permanente por se fazer mais, produzir mais e melhor, em menos tempo.

A Sétima Arte conta com muitos filmes que abordam esse universo estressante do trabalho, que vão de divertidas comédias até pesados dramas e boa parte wdeles é uma junção perfeita entre os dois gêneros. Não por acaso, uma parcela expressiva das produções, sete das 20 em destaque, contam com o Jornalismo como tema e a maior parte delas, seis, são ambientadas em sempre pulsantes e tensas Redações (confira ao lado, na seção Sétima Arte e os demais 18 filmes da relação na página 2).

Contudo, é claro que quando se pensa em surto de estresse no trabalho, é o clássico “Um Dia de Fúria” que vem à mente (veja resenha nas páginas 6 e 7). Neste domingo, o filme que sedimentou ainda mais a carreira de Michael Douglas, já consagrado à época por suas atuações como o megainvestidor Gordon Gekko,

O Jornal, um elenco estelar

O editor chefe Bernie White (Robert Duvall), a editora Alicia Clark (Glenn Close) e o subeditor Henry Hackett (Michael Keaton) literalmente “quebram o pau” em mais uma das muitas caóticas e tensas reuniões de pauta ao longo de um estressante dia no New York Sun: clássicas, as Redações são um barril de pólvora e renderam ótimos filmes em “Wall Street”, o advogado Dan Gallagher em “Atração Fatal”, e o detetive Nick Curran em “Instinto Selvagem”, completa 30 anos de lançamento. É hors concours quando o tema é Síndrome de Burnout.

Social Quem foi notícia
Inside
ao longo da semana e dicas para o final dela na Coluna de Valéria Vettorazzi Páginas centrais
Imagem: Reprodução Divulgação

Sétima Arte

Beleza Americana

Sam Mendes dirige uma obra incrível centralizada no casal Burnham: enquanto Lester (Kevin Spacey) chutou o emprego e quer uma vida com um mínimo de responsabilidade, Carolyn (Annette Bening) luta com todas forças para se destacar no trabalho e na sociedade

Cisne Negro

A bailarina Nina (Natalie Portman) deseja o papel principal em “O Lago dos Cisnes”. Ela desempenha com maestria o cisne branco, mas conseguirá incorporar o cisne negro? Todos os limites mentais testados à exaustão no belo e impactante suspense dirigido por Darren Aronofsky

Clube da Luta David Fincher explora os caminhos mais obscuros da mente humana no clássico que tem Tyler Durden (Brad Pitt) como líder de uma seita terrorista que tenta convencer um workaholic, interpretado por Edward Norton, a deixar de ser escravo do consumismo

Como Enlouquecer seu Chefe

Peter (Ron Livingston) está exausto da profissão na área de TI e começa a sabotar deliberadamente o trabalho, mas o grande problema é que essas atitudes, ao invés de o levaram à demissão, acabam o promovendo.

Direção de Mike Judge

O Corte

Conceituado CEO na indústria do papel, Bruno Davert (José Garcia) perde o emprego e não consegue reinserção no mercado até ter uma ideia genial: ele mapeia possíveis pretendentes ao cargo e começa a eliminar um a um.

Direção do gigante grego

Konstantin Costa-Gavras

O Diabo Veste Prada

No filme de David Frankel, Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jornalista recém-formada que busca o primeiro emprego em uma conceituada revista de moda. Ela consegue a vaga, mas para ser uma espécie de escrava da editora Miranda Priestly (Meryl Streep)

O Informante

Alto executivo, Jeffrey Wigand (Russell Crowe) ameaça revelar fraude na indústria do cigarro a Lowell Bergman (Al Pacino) no 60 Minutos. Sua vida vira um inferno com uma campanha de assassinato de reputação e a CBS cogita não levar a entrevista ao ar. Fatos reais no genial filme de Michael Mann

O Preço da Ambição Guy (Frank Whaley) se forma em Cinema e é contratado para ser assistente do grande produtor Buddy (Kevin Spacey). No entanto, o emprego vira pesadelo a partir do momento que o chefe o trata da pior maneira possível, até que ele resolve revidar as humilhações.

George Huang dirige a trama

O Sucesso a Qualquer Preço Concorrência feroz entre quatro corretores que são ameaçados de demissão se não se destacarem em um mês numa firma de Chicago que é comandada por Blake (Alec Baldwin). O mundo corporativo como, de fato, ele realmente é no filme dirigido por James Foley

Rede de Intrigas

Prestes a ser demitido em razão da baixa audiência do seu programa, o âncora Howard Beale (Peter Finch) anuncia no ar que irá cometer suicídio. Os índices de audiência sobem e ele é readmitido, mas fica cada dia mais insano. Dirigido por Sidney Lumet

Relatos Selvagens

Com direção do argentino

Damián Szifron, reúne seis histórias de personagens que estão prestes a cruzar a tênue linha que separa a civilização da barbárie. O estresse é o ponto central da obra que, de certa forma, estabelece uma ligação, é a força motriz entre todos os episódios

Spotlight

Um novo editor chega ao Boston Globe e propõe à equipe que integra a divisão de Jornalismo Investigativo verificar um caso de abuso sexual de criança por padre católico. O grupo sofre uma pressão absurda na busca pela verdade. História real e direção de Tom McCarthy

Tempos Modernos

Um clássico visionário produzido, roteirizado, dirigido e estrelado pelo gênio Charles Chaplin que faz uma forte crítica ao processo de industrialização, iniciado na Revolução Industrial e potencializado no período imediatamente após a Grande Depressão

Americana, nos anos 30

The Post

Mais um ambientado em Redação e que traz a editora

Katharine Graham (Meryl Streep), que há pouco havia assumido o Washington Post, ameaçada pela Casa Branca em sua luta pela liberdade de imprensa ao receber documentos nebulosos sobre a Guerra do Vietnã.

Steven Spielberg dirige

Todos os Homens do Presidente

Baseado em fatos reais, Alan J. Pakula traz os jovens jornalistas Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman) pressionados ao extremo ao apurarem o escândalo Watergate, no Washington Post, investigação que levou Richard Nixon a renunciar

Vivendo no Limite

A rotina do paramédico Frank Pierce (Nicolas Cage) é um estresse permanente. Ele atende emergências durante a madrugada na brutal, caótica e violenta Nova Iorque do início dos anos 90 e vive uma angústia sufocante e progressiva gerada pelo trabalho.

Direção de Martin Scorsese

Wall Street O clássico do mercado financeiro de Oliver Stone em que o jovem corretor

Bud Fox (Charlie Sheen) busca ascender na carreira e tem o megainvestidor

Gordon Gekko (Michael Douglas) como exemplo acabado e perfeito de sucesso. O poder fascinante do dinheiro no trabalho

Whiplash

Andrew Neiman (Miles Teller) é um baterista de conceituada escola de música de Nova Iorque que deseja ser o melhor entre os melhores e é forçado a isso pelo professor Terence Fletcher (J.K. Simmons), que desconhece limites em busca frenética pela excelência. Direção de Damien Chazelle

2 FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023 Inside
Imagens: Reprodução

FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023

Boteco do Chá

Rômulo Noro, 555 Sábado

Ressaca de Carnaval

Grupo 1A+

Vitor Henrique & Gabriel

Gustavo MK A casa abre às 23h.

Ingressos: antecipados pelo Pix a R$ 25,00.

Informações e reservas pelo (54) 981.149.956 ou pelo site Sympla.

Cinemas

Sala 1

Gato de Botas 2: O Último Pedido

Sessão dublada às 15h

13 Exorcismos

Sessões dubladas às 17h30min, 19h40min e 21h50min

Sala 2

Casamento em Família

Deck 256 New Gonçalves Dias, 306 Sábado

Pagode com Eu Te Avisei

DJ Evandrinho

A festa deste fim de

Shopping Villagio Caxias (RSC-453, nº 2780, Distrito Industrial)

semana no Deck terá promo de Bud: compre três, leve quatro. A casa abre às 22h e os shows têm início a partir das 23h. Ingressos: R$ 25,00

Sessão dublada às 15h15min, legendada às 17h15min, 19h15min e 21h15min

Sala 3

As Múmias e o Anel Perdido

Sessões dubladas às 14h45min, 16h45min e 18h45min

Avatar: O Caminho da Água

Sala 1

Homem Formiga e a Vespa: Quantumania Sessões dubladas e em 3d às 13h45min, 16h30min, 19h15min e 22h

Sala 3

Homem Formiga e a Vespa: Quantumania Sessões dubladas às 14h30min, 17h15min e 20h

Sala 4

As Múmias e o Anel Perdido

Sessão dublada às 20h45min

Sala 4

Homem Formiga e a Vespa: Quantumania Sessões dubladas e em 3d às 14h, 16h30min e 19h, legendada e em 3d às 21h30min

Sala 5

As Múmias e o Anel Pedido Sessão dublada às 13h45min

Homem Formiga e a Vespa: Quantumania Sessão dublada às 16h, legendada e em 3d às 18h30min e dublada e em 3d às 21h

Sala 6

Homem Formiga e a Vespa: Quantumania Sessões dubladas às 14h30min, 17h e 19h30min, legendada às 22h

Shopping Bourbon San Pelegrino (Av. Rio Branco, 425, São Pelegrino)

Sessão dublada às 14h

Gato de Botas 2: O Último Pedido

Sessão dublada às 16h15min

Sala 5

Homem Formiga e a Vespa: Quantumania Sessões dubladas às 13h e 15h45min, legendada às 18h30min e 21h15min

Sala 6

As Múmias e o Anel Perdido

Sessões dubladas às 13h30min e 16h

A mensagem do governador Eduardo Leite ao Parlamento Gaúcho no início do ano legislativo evidencia a preocupação do governo com a continuidade do equilíbrio fiscal do Estado e dos investimentos para os próximos anos. O ponto central do documento é o desarranjo que pode impactar as contas públicas a partir da queda na arrecadação do ICMS por conta da PEC dos Combustíveis.

O tucano foi crítico em relação ao governo de Jair Bolsonaro, apontando que a gestão do ex-presidente brasileiro, de forma “unilateral” com uma “canetada federal subtraiu R$ 5,7 bilhões da receita gaúcha e não proporcionou uma solução duradoura para o preço dos combustíveis no país, que seguem oscilando por fatores de mercado”.

Dentre as ações que elencou como forma de responder o problema, Leite destacou o movimento de governadores para pressionar a União de forma a reparar as perdas acumuladas. O esforço, é bom lembrar, ainda não resultou numa solução. Será necessária muita articulação política para tanto. A pergunta é: e se no curto prazo não se chegar a bom termo com a União? O Estado vai entubar o prejuízo? São perguntas que não podem ficar sem resposta.

Enquanto uma decisão sobre a compensação não sai, o governador tem seus outros problemas a enfrentar no Rio Grande do Sul. Inclusive a possibilidade de instauração de uma CPI. O PT busca juntar votos para abrir uma de maneira analisar o processo de venda da Corsan.

A possibilidade de uma CPI da Corsan evidencia o longo, tumultuado e complexo caminho para privatização da empresa. Permanentemente judicializada, a venda se arrasta, e agora pode atrair o governo de Eduardo Leite para uma investigação pelo Parlamento Gaúcho. Pelo menos é o que deseja a oposição de esquerda.

A dificuldade maior é conseguir os votos necessários para tanto. O governador tem uma ampla base de apoio, inclusive com partidos do chamado “campo progressista”, como o PDT e o PSB. Será difícil para o PT cativar traições entre os governistas. Com isso, a esperança do PT é convencer o PL de Onyx Lorenzoni e Jair Bolsonaro.

Com 5 votos na Assembleia Legislativa, o partido está avaliando a relevância dos eventuais fatos geradores para tomar posição. Há, dentro do PL, simpatia pela ideia de privatização da Corsan, mas também preocupação com as supostas irregularidades. É curioso, e até irônico, que a viabilidade de instauração de uma CPI no RS dependa de uma aliança, ainda que pontual de lulopetistas e bolsonaristas.

* Redator e radialista

3
Inside
cisperter@hotmail.com
Ano legislativo da Assembleia começa com possibilidade de CPI
Guilherme Macalossi Agenda

Brechó

O Espaço Despertar organiza mais uma edição do seu Brechó Solidário nos dias 17 e 18 de março. O evento é realizado para ajudar nos custos da Casa que atende gratuitamente a comunidade. Os interessados podem auxiliar com doações de calçados, roupas e acessórios. Caso você tenha algo para contribuir pode entrar em contato com os trabalhadores da Casa ou comigo pelo instagram @ valeria_vett.

Encontro

No sábado o Blauth Bier realiza o Blauth Moto Fest, que reunirá diversos Motos Clube no local. A animação do evento fica por conta da banda Classic Decavê, a partir das 16h30min. Haverá estande com venda de vinis e flash tattoo com Lucci Marin.

Artesanato

O Parque dos Pinheiros recebe, neste domingo, a 2ª Feira de Artesanato, das 10h às 18h. Ao todo serão mais de 40 expositores que estarão no local com diversos estilos de produtos, comidas, roupas, bebidas artesanais, entre outros. A programação contará também com música ambiente e brinquedos infláveis.

Carnaval

As folias de Carnaval ainda não terminaram. Neste domingo acontece o Santa Farra de Carnaval. O evento acontece no calçadão da rua Júlio de Castilhos e é organizado pelo Farra Pizza Burger e pela cervejaria Santa Madre. A programação inicia a partir das 16h com a banda Peter 27 e o músico Joce Sampaio. A entrada é gratuita!

A farroupilhense Julia Monteiro, que atualmente reside em Florianópolis, foi coordenadora de desfile pela Escola de Samba Unidos da Coloninha, durante os desfiles de Carnaval da cidade, que aconteceram no último final de semana. Na foto está acompanhada de Cintia Castanheiro, que é Musa Destaque 2023 da escola

Daniela De Rocco Fotografia Keylla Ramos Neiva Casa Signori e Eloi Angelo Signori na cerimônia que marcou as Bodas de Ouro, realizada na Igreja de Monte Bérico. O casal comemorou com familiares e amigos no Restaurante Roman Eduardo Rambo com os pais Jaderson Rambo e Silvana Paduani Rambo na sua festa de formatura no curso de Direito pela UCS, que aconteceu no sábado, na Chácara Pasqual Priscila Arsego Luiz Carlos Fraporti e Morgana Theodoro subiram São Vicente no último sábado para celebrar seu convidados foram recepcionados no Clube As irmãs Marcella Dossin Broilo curtiram Villas Resort, no

#CURTINHAS

No sábado rola a festa Ressaca de Carnaval no Boteco do Chá com show do Grupo 1A+, da dupla Vitor Henrique & Gabriel e animação do DJ Gustavo MK. Os ingressos estão à venda no Sympla. O Deck organiza noite de pagode neste sábado com o grupo Eu Te Avisei e o DJ Evandrinho.

Priscila Arsego Os pais Vinícius Bozzetti e Loreane Cagliari Bozzetti ladeando a filha Mariana, que celebrou seu aniversário de 8 anos no último dia 10, na Ticabum Festas Júlio César Dal Monte subiram ao altar da Igreja seu casamento. Os Clube Santa Rita Luiza Troes Rambo completou 7 anos na semana passada e comemorou na Ticabum Festas, recebendo o carinho dos pais, Claudio Rambo e Bárbara Troes Rambo, e do mano Lucas Letícia Spinelli Arquivo Pessoal Marcella Dossin Broilo e Millena curtiram o Carnaval no Xangri-lá no último final de semana

A mulher que ninguém via

Ela chegou de mansinho, quase invisível, embora seu maior desejo fosse que ninguém mais no mundo pudesse vê-la. Nunca gostou de chamar qualquer atenção para si, e agradecia cada alívio sentido quando não notavam sua presença por onde passasse. Não se considerava feia, mas tampouco bonita. Não via nada de errado nas roupas que vestia, mas também não pensava que fossem dignas de admiração. Trazia um olhar quase apagado, envergonhado, de quem já sai pedindo desculpas sem jamais criar motivo para fazê-lo.

Da onde vinha, tinham ensinado que gente como ela não tinha direito a muitos sonhos, desejos irrealizáveis. Uma coisinha aqui, outra ali. Um serviço que pagasse pouco, mas que fosse garantido. Um amor meio torto para esquentar a cama e, com sorte, uma velhice sem muita dor e pouco esquecimento. Sabia da onde viera, e nem passava pela sua cabeça querer enfrentar outros destinos.

Por isso, entrava muda e saía calada. O espaço era o de menos. Fazia isso do lazer ao trabalho, no ônibus a caminho de ambos. A invisibilidade social era sua segurança. Enquanto não a notassem, não a fariam mal e a deixariam ir. E, ainda mais importante, voltar. Se tivessem dado a chance para ler mais na escola, teria aprendido a palavra neutralidade, que seria sua melhor amiga por toda a vida.

Na ânsia caótica e crônica de passar despercebida, nem notou que colocava em todas as ações do dia algo que anda tão raro nos nossos dias. Para escapar de julgamentos e olhares pela aparência, beleza e postura, enchia sua existência de atitude. Era Empenho Futebol Clube, mesmo que jamais tivesse pisado em um estádio e só conhecesse o esporte dos gritos que o pai praticava todo domingo à tarde em frente à televisão.

De atitude em atitude, foi crescendo, somando degraus em uma escada que não sabia que subia. Quando menos esperava, era mulher forte, de cabeça erguida, sem medo do alheio, embora lá dentro alguma coisa ainda esperneasse para que se mantivesse neutra. Continuou, avançou, fechou olhos e ouvidos para o que vinha de fora. E venceu. Hoje, nada mais a cala. Criou o seu destino, e mostrou a todos que quem manda ali são seus sonhos. Os mesmos que um dia o mundo ousou mandá-la silenciar.

* Jornalista e escritor

Sétima Arte

Extravasando a Síndrome de Burnout

“Um Dia de Fúria” completa 30 anos de lançamento no domingo e atire a primeira pedra quem não teve vontade de ter um comportamento como o do notório personagem de Michael Douglas

Devidamente consagrado como uma estrela de Hollywood por trabalhos como “Wall Street” “Atração Fatal” e “Instinto Selvagem”, Michael Douglas vivia o auge da sua carreira quando o Joel Schumacher, um diretor em ascensão a partir do sucesso obtido com “Os Garotos Perdidos” e “Linha Mortal”, o convidou para um filme que, neste domingo, chega aos 30 anos de lançamento e é uma espécie de desopilador de todas as tensões a qual somos submetidos diariamente.

Embora a Síndrome de Burnout tenha surgido em 1974, nos Estados Unidos, acabou popularizada na última década e foi potencializada na pandemia, ela é o ponto nevrálgico, o centro do debate de “Um Dia de Fúria”. O personagem central, William Foster (Douglas), passa por uma gama infinita de problemas: do esgotamento profissional no ambiente de trabalho à separação da esposa Beth (Barbara Hershey) que, contra ele, conseguiu uma medida restritiva, chegando a saudades da filha, a pequena Adele (Joey Hope Singer). Essa soma de estresses, aos poucos, vai formando um caldo difícil de ser controlado.

Até que, num dia de verão escaldante de Los Angeles, com o ar-condicionado do carro estragado e preso em um congestionamento gigantesco, William definitivamente surta. Ele abandona o veículo e parte rumo à sua antiga residência, a fim de celebrar o aniversário da filha. O anúncio feito por telefone, claro, aterroriza Beth, que imediatamen-

te aciona à Polícia. Porém, a corporação será acionada outras tantas vezes e justamente por conta de William. Ele cruza a metrópole a pé, passando por bairros infestados por gangues, e disposto a mostrar que não tem absolutamente nada a perder.

“Ultrapassei o ponto sem regresso. É o ponto da jornada que se está mais longe do ponto de partida do que do fim”, relata William em certo momento da trama. O caos da Los Angeles do início dos anos 90, com alta pobreza e violência cotidiana, deixa no personagem central a certeza de que está, de fato, agindo corretamente. Não há mais saída para um mundo fraturado. Portanto, ele tenta, a seu modo, restabelecer relações de civilidade, ainda que feitas à base da ameaça e da intimidação, quebrando um ciclo de condutas e regras, algumas é bem verdade, que clamam por um pouco de bom senso e flexibilidade.

Do outro lado da questão está o sargento Martin

6 Inside FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
e.baldasso@gmail.com
Egui Baldasso

Prendergast (Robert Duvall), que está em seu último dia de trabalho na Polícia de Los Angeles. Responsável pela Divisão de Roubos, é ele que inicialmente passa a ter reportada as ações insanas de William. Ninguém dá muita bola para, mas o veterano policial começa a ligar os pontos. Diferente dos colegas mais novos, ele tem um dever de ofício que é difícil de largar, mesmo estando nas últimas horas de carreira. Atormentado por uma perda familiar, a dedicação ao trabalho parece ter sido seu refúgio e ver que está prestes a deixar a corporação, é algo que o atormenta.

Importunado ao longo do dia pela neurótica esposa Amanda (Tuesday Weld), Prendergast não conta com muita colaboração na Polícia, exceto da colega Sandra Torres (Rachel Ticotin), com quem mantinha uma relação. O destino, contudo, acaba atuando em favor do sargento, que não sossegará até não resolver o caso, que se torna cada vez mais

delicado à medida que William promove um caos que vai muito além do habitual numa Los Angeles já acostumada com uma rotina turbulenta. Uma trama que, em boa medida, é uma história sobre a realidade urbana e seu peso sobre o cidadão.

Apesar de não termos acesso a todo o histórico do personagem central, o simples início de Um Dia de Fúria já permite ao espectador conferir um pouco de razão a William. A carga de cobrança, estresse e pressão a que boa parte da população é submetida tem o poder de tolerar o comportamento selvagem do protagonista, que consegue até mesmo criar uma espécie de empatia com o público. Quem nunca pensou ou teve vontade de jogar tudo para o ar como ele fez? O longa é uma espécie de alívio do estresse por terceiro. Um dos grandes filmes do início dos anos 90.

Escalada de insanidade

William Foster (Michael Douglas) literalmente “chuta o pau da barraca” numa Los Angeles que já contabiliza caos em excesso: terapia contra o estresse baseado na violência desmedida

Título original Falling Down

Título traduzido Um Dia de Fúria

Direção

Joel Schumacher

Roteiro

Ebbe Roe Smith

Gênero Policial

Ação

Suspense

Duração

111 minutos

País

Estados Unidos

Ano de produção

1993

Estúdio

Studio Canal+

Regency Enterprises

Alcor Films

Distribuição

Warner Bros Pictures

Honeyde Bertussi, sempre eterno!

Mesmo não estando vivo, o ano de 2023 marca o centenário do nascimento de Honeyde Bertussi. Por isso, celebramos os 100 anos deste músico, acordeonista, cantor, comunicador, compositor e que se tornou uma das referências da nossa música regional gaúcha. Com simplicidade e sem pretensão para alguma tese, rendamos nosso eterno carinho e recordação para o ‘Cancioneiro das Coxilhas’.

Honeyde Bertussi nasceu no dia 20 de fevereiro de 1923, na Criúva (São Jorge da Mulada), Caxias do Sul. Veio a falecer no dia 4 de janeiro de 1996. Portanto, morreu aos 72 anos de idade e com mais de 50 anos de carreira artística. Nasceu numa família de músicos, pois seu pai, Fioravante, era clarinetista e regente de bandas. Seus outros três irmãos também iniciaram na vida musical, porém dois deles, Wilson e Valmor, deixaram de tocar. Juntamente com o seu irmão Adelar, formou os Irmãos Bertussi. Foram eles os pioneiros na animação de bailes gaúchos, de festas, rodeios, casamentos, entre outros.

Se a música tradicionalista gaúcha chegou aonde está, necessariamente é preciso retomar a história e, principalmente, reler, rever, aprender e conhecer a história de Honeyde Bertussi. Claro que ele não se tornou o único responsável pelo surgimento e pela revolução da nossa música regional. Ao mesmo tempo, é impossível falar da música regional gaúcha sem mencionar a música da família Bertussi.

Honeyde e Adelar trouxeram para o cenário musical o instrumento que embala nossa música, ou seja, o acordeon (ou para melhor entendimento e proximidade, a gaita piano – de teclas). Com eles, a gaita vai tomando conta das paisagens, dos diversos cenários e dos bailes. Recorda-se que, por aqui, já era conhecida a gaita, porém, aquela pequena e com botões (gaita ponto e/ou gaita de 8 baixos).

Os Irmãos Bertussi iniciaram a animação dos bailes com duas gaitas, o que, de fato, revoluciona nossa música regional, nossa cultura gaúcha. Inclusive eles se tornam inovadores, pois substituem a dupla de instrumentos gaita e violão, que marcavam as apresentações, até então. Ainda, trouxeram aos palcos a bateria para acompanhamento. E, se não bastasse, compuseram inúmeras músicas eruditas para potencializar o instrumento ‘gaita’ e, evidentemente, propagar nossa música regional para o mercado brasileiro.

Da trajetória musical de Honeyde Bertussi ressalta-se que a dupla Irmãos Bertussi encerrou suas atividades em 1965, sendo que o último show foi em 21 de março, na Festa da Uva. A partir daí, Honeyde se une ao seu filho Daltro e seu primo Paulo Siqueira, onde começou a fase conhecida como Os Bertussi.

Em 1979, Honeyde parte em carreira solo, acompanhado por outros acordeonistas. Em 1996, faleceu devido a complicações de uma cirurgia cardíaca, em Caxias do Sul. Já em 2008 foi inaugurado, no distrito de Criúva, o Memorial Irmãos Bertussi, que eterniza os irmãos Honeyde e Adelar em estátuas de bronze voltadas para o casarão da Fazenda Bertussi, na Mulada.

Nosso reconhecimento ao centenário do eterno Honeyde Bertussi!

* Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade

Inside FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
Imagem: Reprodução Divulgação
Sétima Arte
7
Edson Da Cás
Lauro
ldacas@hotmail.com

Procura-se: EMPREGADA DOMÉSTICA para trabalhar no centro de Farroupilha, 30 horas semanais, carteira assinada. Salário R$1302,00. Necessário: gostar de criança, referências, disponibilidade para trabalhar na segunda e terça das 18h às 23h. Tratar: Whats (55)991479113Celular: (54)99957911

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Terreno

medindo 12x 33 no loteamento Felicitá, área 396 m², localizado na rua: Dionysio Rigoni. Valor R$ 165,000.00 Fone: 54 –99978 7464

Renito Imóveis Creci:

8850 Vende: Apto no 4° Pavimento , localizado no condomínio Cignachi, semi mobiliado. 2 Quartos, sala e cozinha conjugado com sacada. Fone: (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci:

8850 Vende: Terreno no bairro São José, uma quadra da igreja, rua Pe -

dro Koff. Terreno com gradede ferro, todo fechado. Fone: (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Terreno no bairro São Luiz localizado na rua: Emilio T Denicol, medindo 13,50 X 27,75 m², área total: 374,62 m². Fone: (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Chácara com área de 5,1 Hectares com eucalipto, água, poço artesiano e luz. Fone: (54) 99978 7464

Vendo gerador de luz, conjunto motor diesel Yanmar e gerador Weg, 110 – 220 W. Fone: (54) 99978 7464

FARROUPILHA, 24 DE FEVEREIRO DE 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.