Edição 466

Page 1

JORNAL

INFORMANTE COMPROMISSO COM A CIDADE

www.jornalinformante.com.br

@PaperInformante

Farroupilha Ano IX Edição 466 30 de dezembro de 2016 R$ 3,00

/jornalinformante

Cidade

Com 13º atrasado, HBSC Matéria Especial tem nova ameaça de greve Página 10

Saúde, Beleza & Estética

Fotos: Arquivo Jornal Informante

Réveillon: sugestões para ter uma ceia sem excessos

Ano passado a limpo

Capa, páginas centrais e contracapa

Primeiro Parágrafo

Marguerite Duras revisita triste e distante passado Página 6 do Inside

Política

Início de ano marca posses no Executivo e Legislativo Página 11

Educação

Matrículas abertas para cursos de Inglês no Senac Página 12

São José restaurada, volta do Entrai, reeleição de Claiton, nova Santa... entre tantos acontecimentos, recordamos 16 fatos que marcaram 2016 em Farroupilha – Páginas 2 a 4 e Editorial


2 | Sexta, 30 de dezembro de 2016

Compromisso com a cidade

Matéria EspEcial Tramontina inaugura T Store

Eleições municipais, Rio 2016, investimentos no turismo... relembre os principais acontecimentos do ano

eflexo da recessão econômica, 2016 não foi nada fácil para a grande maioria das pessoas. Mesmo assim, trouxe alguns acontecimentos positivos para Farroupilha, em diferentes áreas. Na Economia, por exemplo, o inverno mais congelante dos últimos anos alavancou as vendas do setor malheiro e RGE e Tramontina trouxeram importantes investimentos para o município. Antigas demandas, como o resgate do Parque Centenário da Imigração Italiana e

soluções para os trevos da Tramontina e da Avenida Santa Rita, também foram atendidas. Mas, talvez, 2016 ficará marcado mesmo no Brasil pelo impeachment de Dilma e pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Acontecimentos que tiveram reflexos na cidade. Outro fato destacado foi o pleito municipal, que deu a Claiton Gonçalves mais um mandato à frente da prefeitura e trouxe algumas novidades à Câmara de Vereadores. Com tudo isso, o momento é propício para relembrarmos o que de principal aconteceu no ano. Confira, abaixo e nas próximas duas páginas, 16 dos principais fatos pelos quais 2016 ficará marcado em Farroupilha.

Com quase meio século de história na cidade, a Tramontina escolheu Farroupilha como sede do seu primeiro ponto de venda exclusivo no Rio Grande do Sul. Localizada no quilômetro 60 da RS-122, com 3,4 mil metros quadrados, a T Store foi inaugurada no dia 20 de maio e, aos poucos, vem se consolidando como uma nova grife da cidade. Com mais de 10 mil produtos com descontos, o varejo oferece uma experiência diferenciada de compra aos clientes, apostando na inovação e na tecnologia.

Nova subestação da RGE

Frio aquece vendas invernais

Santa em local definitivo

No dia 7 de abril, a RGE inaugurou uma nova subestação de energia em Farroupilha. Localizada na rua São João Calábria, no bairro Belvedere, a estrutura aumentou em 67% a capacidade energética do município. A estimativa é que a obra, que recebeu um aporte de R$ 14,2 milhões da concessionária, supra a demanda da região por pelo menos mais 10 anos e sirva como diferencial para atrair novas indústrias para a cidade.

Em um ano bastante complicado economicamente para a grande maioria dos setores, ao menos um teve motivos para comemorar: o malheiro. O frio intenso registrado na estação Outono/Inverno aqueceu as vendas nos shoppings farroupilhenses, tanto no atacado como no varejo. Ainda em maio, era comum observar as redondezas do Centro de Compras Farroupilha repleta de veículos, tamanha a demanda por roupas de frio.

Daniel Rufatto daniel@jornalinformante.com.br

R

Divulgação

Apresentada à comunidade no fim de 2015, a nova estátua de Nossa Senhora de Caravaggio foi alvo de ato de vandalismo no dia 3 de janeiro. O percalço, no entanto, não impediu da imagem cumprir sua destinação. Após receber reparos, a Santa foi trasladada do Santuário para a a rótula de acesso à Rodovia dos Romeiros, na RSC-453, no dia 16 de agosto. Complexa, a operação levou mais de 8 horas para ser concluída.

Fotos: Arquivo Jornal Informante

Os 16 fatos que marcaram o 2016 em Farroupilha


Sexta, 30 de dezembro de 2016 | 3

Compromisso com a cidade

Matéria EspEcial Baderna na Emancipação

Trevos ganham semáforos

Primeiro o Salto Ventoso, depois o Parque dos Pinheiros e, finalmente, o Parque Centenário da Imigração Italiana. Com foco na área do Turismo, a prefeitura entregou obras de revitalização em três dos principais parques de Farroupilha, que passaram a ser ainda mais utilizados pela comunidade. Além disso, por meio de uma parceria público-privada com a Tramontina, foram construídas ou realizadas melhorias em sete praças: Nova Milano, da Bandeira, São José, Centenário, Santo Antônio, Santa Catarina e Cruzeiro.

A agressão de um vigilante da prefeitura, no dia 15 de julho, colocou em evidência o cenário preocupante, em especial no período da noite, que já há alguns anos vem sendo verificado na Praça da Emancipação. Arruaças, badernas, bebedeiras, brigas, depredação, drogadição, som alto e perturbação do sossego público são situações comuns de ocorrer no espaço. Desde o episódio, a Brigada Militar tem buscado intensificar a fiscalização no local na tentativa de amenizar o problema.

Dois dos cruzamentos mais perigosos das rodovias que passam por Farroupilha foram semaforizados neste ano. O primeiro foi o da Avenida Santa Rita com a RSC-453. No aguardo do prometido túnel, o local recebeu os equipamentos em julho, como medida paliativa. O outro foi o Trevo da Tramontina, no entroncamento da RS-122 com a RSC-453, cujo novo sistema entrou em operação há cerca de duas semanas e ainda está recebendo alguns ajustes.

Protestos e impeachment

Claiton é reeleito prefeito

Renovação no Legislativo

A população voltou às ruas em todo País para clamar pela saída de Dilma Rousseff da presidência da República. Em Farroupilha, o protesto mais representativo ocorreu no dia 13 de março, reunindo cerca de mil pessoas. O movimento deu resultado. Em 17 de abril, a Câmara dos Deputados autorizou o Senado Federal a instaurar processo de impeachment contra a petista, que, por sua vez, em 31 de agosto, aprovou o afastamento definitivo de Dilma do cargo.

Com 23.940 votos, Claiton Gonçalves (PDT) foi reeleito, em 2 de outubro, prefeito de Farroupilha, tendo como vice Pedro Pedrozo (PSB). O pedetista teve como oponente Bolivar Pasqual (PMDB), que recebeu 18.906 votos. No entanto, nenhum dos votos do peemedebista, que teve Renato Tartarotti (PP) como vice de sua chapa, acabou sendo computado, já que Pasqual teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.

A eleição resultou também em uma renovação de 60% na Câmara de Vereadores. Os seguintes candidatos foram eleitos: Fernando Silvestrin (PSB), Glória Menegotto (Rede), Thiago Brunet (PDT), José Mário Bellaver (PMDB), Tadeu (PP), Jonas Tomazini (PMDB), Jorge Cenci (PMDB), Deivid Argenta (PDT), Arielson Arsego (PMDB), Fabiano Piccoli (PT), Rudmar Elbio da Silva (PSB), Sandro Trevisan (PSB), Sedinei Catafesta (PSD), Eleonora Broilo (PMDB) e Kiko Paese (PP).

Fotos: Arquivo Jornal Informante

Parques são revitalizados


4 | Sexta, 30 de dezembro de 2016

Compromisso com a cidade

Matéria EspEcial Ouro olímpico para Eder

Conquistas no automobilismo

CBV

Vicar

Fotos: Arquivo Jornal Informante

Santa Cruz destaque no IDEB

Central farroupilhense integrou seleção masculina de voleibol na Rio 2016

Márcio Campos defendeu título com êxito no Campeonato Brasileiro de Turismo (CBT)

Divulgados em 8 de setembro, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2015 colocaram a Escola Municipal Santa Cruz como referência no Estado e até mesmo no País. Com nota 7,2 nas séries finais, o educandário de Nova Milano ficou com o 3º lugar no Rio Grande do Sul e entre as 20 melhores do Brasil da rede pública. Já nas séries iniciais, com a nota 8,7, a Santa Cruz foi a 1ª colocada do Estado e ficou entre as 30 mais bem posicionadas em nível nacional.

A primeira Olímpiada realizada em solo brasileiro, mais precisamente no Rio de Janeiro, ficará marcada também como a que deu a primeira medalha para um farroupilhense. E veio logo um Ouro. O central Eder Carbonera integrou a Seleção Masculina de Voleibol que, após vencer a Itália por 3 sets a 0, no dia 21 de agosto, subiu ao lugar mais alto do pódio. Apesar de nunca ter morado em Farroupilha, Eder nasceu no antigo Hospital Cibele, em 19 de outubro de 1983, por opção dos pais.

O ano de 2016 reservou também novos títulos farroupilhenses em outro esporte: o automobilismo. Um deles veio em 19 de novembro, com Ulysses Bertholdo que, ao lado do navegador Marcelo Dalmut, sagrou-se pela 19ª vez campeão nacional no Brasileiro de Rali. No dia 11 de dezembro, quem comemorou foi Márcio Campos, ao conquistar o bicampeonato do Campeonato Brasileiro de Turismo (CBT), categoria de acesso à Stock Car.

Entrai volta a ser realizado

Capela São José restaurada

No aguardo dos serviços

Após adiamento por um ano por conta de melhorias na praça de Nova Milano e no Parque Centenário da Imigração, o Encontro das Tradições Italianas (Entrai) voltou a ser realizado. O evento, que teve como soberanas Raquel Spinelli Ramos, Alessandra Sebben e Karina Bortolanza, levou milhares de pessoas à localidade nos dias 13 a 15 e 20 a 22 de maio. A festa teve desde atrações típicas até shows nacionais, como Alessandro Campos e Guri de Uruguaiana.

Primeira paróquia de Farroupilha e sede da Mitra Diocesana de Caxias do Sul, a Capela São José foi restaurada neste ano. Em estado avançado de degradação, a edificação, datada de 1886, recebeu uma série de melhorias, custeadas com recursos angariados via Lei de Incentivo à Cultura e contrapartida da prefeitura. A inauguração da obra ocorreu em 4 de dezembro. O espaço passará a ser aproveitado como centro cultural.

Duas importantes obras na área da Saúde foram inauguradas neste ano pela prefeitura. A primeira delas, em 30 de março, foi a UCI Neonatal, localizada no Hospital Beneficente São Carlos. A segunda, no último dia 11, foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fica na rua Armando Antonello, 522, no bairro São Luiz. O problema é que ambas estruturas permanecem sem uso, já que ainda necessitam de mais equipamentos e habilitação junto ao SUS.



6 | Sexta, 30 de dezembro de 2016

Compromisso com a cidade

Editorial

ExpEdiEntE rEdação - redacao@jornalinformante.com.br daniEl ruFatto daniel@jornalinformante.com.br Juliana inês casa barbiEri juliana@jornalinformante.com.br raMon cardoso ramon@jornalinformante.com.br rocHEli caMargo rocheli@jornalinformante.com.br coMErcial - comercial@jornalinformante.com.br Fabiano luiz gaspErin gasperin@jornalinformante.com.br FElipE stringHi felipe@jornalinformante.com.br lucian stringHi zardo lucian@jornalinformante.com.br Marcos Martins martins@jornalinformante.com.br Maria da graça potricos lEitE maria@jornalinformante.com.br Valéria gaspErin valeria@jornalinformante.com.br artEs - artes@jornalinformante.com.br alExandrE MacHado alexandre@jornalinformante.com.br MarcElo bortagaray MEllo marcelo@jornalinformante.com.br tiago rodriguEs da silVa tiago@jornalinformante.com.br

Fim e imediato recomeço Ninguém tem a menor dúvida que 2016 foi um ano intenso e que, para muitos, não deixará um mínimo de saudade. No entanto, essa virada de ano é um pouco diferente. Primeiro por cair justamente em um fim de semana, segundo por termos um início de governo e troca de legislatura. É como se o ano não sofresse solução de continuidade, ou seja, não fosse interrompido, e seguisse sem pausas. Em nossa Matéria Especial (veja nas páginas 2 a 4), procuramos sintetizar apenas um pouco do que foi o período, que sempre é mais movimentado na cidade por se tratar de um ano eleitoral. Durante 2016 procuramos retratar, em nossas 53 Edições, 2.556 páginas e em 34

opinião

Encontre pausas no ritmo do seu dia

assinaturas - assinaturas@jornalinformante.com.br assinatura biEnal: r$ 220,00 assinatura anual: r$ 120,00 FinancEiro - financeiro@jornalinformante.com.br KEli dE alMEida MaciEl keli@jornalinformante.com.br logística - logistica@jornalinformante.com.br luiz carlos dE andradE luiz@jornalinformante.com.br Editorias EconoMia: economia@jornalinformante.com.br cidadE: cidade@jornalinformante.com.br política: politica@jornalinformante.com.br Educação: educacao@jornalinformante.com.br sEgurança: seguranca@jornalinformante.com.br EsportE: esporte@jornalinformante.com.br insidE: inside@jornalinformante.com.br social: social@jornalinformante.com.br sEçõEs EspEciais boca dE urna: bocadeurna@jornalinformante.com.br prEliMinar: preliminar@jornalinformante.com.br sétiMa artE: setimaarte@jornalinformante.com.br tElEFonEs (54) 3401-3200 / (54) 3401-3201 (54) 3401-3202 / (54) 3401-3203 EndErEço rua dr. JaiME roMEu rösslEr, 348, bairro planalto colunistas arMando WartHa dolorEs Maggioni guilHErME Macalossi lauro Edson da cás

crônicas da rEdação Fabrício oliboni gustaVo piMEntEl paulo roquE gasparEtto

FEcHaMEnto coMErcial

tiragEM

quarta, às 12H

6.000 ExEMplarEs

ÍndicE edItorIal Matéria EspEcial .................................páginas 2 a 4 Editorial E opinião ..............................página 6 EconoMia .............................................página 8 cidadE..................................................páginas 9 E 10 política ...............................................página 11 Educação.............................................páginas 12 E 13 EsportE ...............................................páginas 14 E 15

InsIde EspEcial...............................................capa crônicas da rEdação ..........................página 2 Música .................................................páginas 2 E 7 cinEMas ...............................................páginas 2 E 3 paulo roquE gasparEtto ....................página 3 social..................................................páginas 4 E 5 Fabrício oliboni ...................................página 6 priMEiro parágraFo .............................página 6 Horóscopo ..........................................página 7 dolorEs Maggioni ................................página 7 sétiMa artE .........................................contracapa saúdE, bElEza & Estética ....................4 páginas classiFicados ......................................12 páginas

Cadernos Especiais, o que aconteceu ao longo do ano. No Tabloide vivemos um período especial, já que, a partir de março, ingressamos no nosso Ano X e estamos planejando uma série de novidades para marcar a data e estreitar ainda mais os laços com a comunidade farroupilhense, que foram fortalecidos ano a ano. Desejamos aos anunciantes, clientes, colaboradores, leitores e amigos uma excelente passagem de ano. Que o período seja marcado pela reflexão, eventuais correções de rumo, mas sobretudo que seja celebrado com alegria, confraternização, serenidade e paz. Já estamos com o foco voltado para 2017, que está bem próximo.

Ezequiel Dal Pozzo * A nossa vida possui um ritmo quase sempre definido, mas pequenas interrupções podem ser saudáveis para a nossa saúde do corpo e do espírito. Durante o trabalho há sempre pequenas e salutares interrupções que podem ser saudáveis. Eu posso ir até um colega e falar alguma coisa. Posso ir pelo corredor andando reto para frente o mais rápido possível. Desta forma, chego ao objetivo cansado. Ou posso usar o mesmo corredor para me desacelerar e andar calmamente e ter a sensação que o tempo me pertence, desfrutando o momento que está acontecendo ao meu redor. Isso é uma questão de percepção: não tenho, neste momento nenhuma outra coisa a fazer a não ser, simplesmente, andar. Há muitas outras possibilidades de fazer pequenas pausas durante o dia. Antes de uma reunião, por exemplo, posso me concentrar por um curto espaço de tempo e entrar em contato comigo mesmo. Se estou centrado em mim, a conversa não vai escapar tão facilmente do meu centro. Quando toca o telefone, posso pegar o aparelho de forma consciente, respirar fundo, e então me concentrar no telefonema, no que a outra pessoa tem a me dizer, para atendê-la por intei-

ro, e não no modo de piloto automático. Cada pessoa tem seus pequenos rituais durante o trabalho e todos eles estão ali para que se possa respirar, sentir-se a si mesmo e perceber a proximidade amorosa de Deus, mesmo na proximidade de pessoas estressadas. Há psicólogos que, após uma conversa, abrem a janela e colocam-se em frente a ela para respirar o ar fresco e, assim, libertar-se de tudo que ocorreu na conversa. Outros fazem pequenas orações para os clientes, se libertando de cismas, se de fato a conversa foi boa ou se conseguiram realmente ajudar a pessoa. Eles abençoam o próximo cliente, se libertando da conversa antiga e se preparam para uma nova conversa, indo ao encontro dos mistérios do ser humano, que neste momento é o mais importante. Em conversas que tive com médicos, muitos sofrem pelo fato da sala de espera estar sempre cheia e eles não conseguirem fazer qualquer pausa para respirar ou dar uma descansadinha. Aí, pequenas interrupções seriam muito necessárias. Caro leitor, encontre você esses valiosos momentos para estar em contato consigo mesmo e perceber o que está fazendo. Isso irá lhe dar mais qualidade de vida! * Padre

Boas energias para 2017 por meio de um ambiente saudável Isnar Amaral * O ano novo está chegando e tudo o que se deseja é um ambiente favorável para a saúde e os negócios. Poucas pessoas sabem que esse binômio pode ser alcançado por meio do equilíbrio do ambiente. O homem é o produto do meio em que ele vive. Sartre, Marx e pensadores mais antigos da Grécia já defendiam esta ideia. Está comprovado que o meio interfere na saúde física, mental, emocional e organizacional. Quando falamos em “meio”, nos referimos ao Ambiente Básico, que é o local onde a vida acontece, o meio onde se permanece por mais tempo como a casa e o local de trabalho. Para a manutenção da saúde das pessoas e para o bom desempenho das atividades, este ambiente deve permanecer em equilíbrio. No ambiente corporativo, ou seja, no Ambiente Básico Empresarial, existem diversos fatores naturais e antrópicos que interferem na ergonomia cognitiva podendo comprometer o pleno desempenho das atividades. Este ambiente forma um sistema de energia onde existe uma correlação entre tudo o que ali se encontra. É a energia sistêmica do ambiente, e isto é explicado pela física clássica e complementado pela física quântica.

O alinhamento desta egrégora na direção das metas e objetivos cria a condição que denominamos de energia positiva. Pode ser feita a partir de técnicas pessoais, porém a maior dificuldade é manter a constância. Na prática, o uso de equipamentos tem se mostrado muito mais eficaz. Esta técnica é implementada com a utilização de equipamentos e não envolve a participação de pessoas no processo. Portanto, é discreta na sua aplicação e eficaz nos seus resultados. Trata-se da Reprogramação Quântica do Ambiente Básico. O foco e a atitude são condições necessárias para o pleno desempenho das funções laborais, não bastando apenas o conhecimento. Considerando estes elementos, fica claro que a ação é determinante para a criação de resultados e o ambiente é o meio que a oportuniza. A partir da Reprogramação, este ambiente passa a interferir, também, no aumento das possibilidades em relação a atividade da corporação. Portanto, com foco e atitude em um ambiente equilibrado e favorável, está criada a condição ideal para a manutenção da saúde e o surgimento de oportunidades rumo ao sucesso no ano de 2017. * Consultor ambiental


Sexta, 30 de dezembro de 2016 | 7

Compromisso com a cidade

IARGS encerra ano e projeta ampliação das atividades para 2017 Divulgação

Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul finalizou ações de 2016 e fez um comodato de três novos andares do prédio onde está instalada sua sede

O conselheiro Edgar Norberto Engel Neto repassa placa alusiva aos 90 anos do IARGS à presidente Sulamita: conclusão de profícuo 2016 e expectativa de um 2017 ainda melhor

O

proveitoso ano de 2016 foi encerrado em grande estilo no Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), na confraternização que reuniu associados e convidados em sua sede, na Travessa Engenheiro Acilino de Carvalho, no Centro Histórico de Porto Alegre. Na oportunidade, também foi feita a recepção aos novos associados e posse dos diretores de Departamentos e coordenadores de Grupos de Estudos (veja ao lado). Os trabalhos tiveram, como anfitriã, Sulamita Santos Cabral, a presidente do Instituto. Também estiveram presentes os associados que tomaram posse no evento de comemoração dos 90 anos do IARGS, realizado em 24 de novembro, são eles: Mariana Porto Koch, Rosa Lúcia Marques, Sandra Maria Capra Poletto, Terezinha Gisela Irigaray e Sylvio Roberto Corrêa de Borba. Edgar Norberto

Engel Neto, do Conselho Fiscal do Instituto, representando a Farsul, entregou a Sulamita uma placa alusiva ao 90º aniversário de fundação do IARGS. A presidente agradeceu a homenagem prestada e anunciou que o Instituto auferiu, por modalidade de comodato, três novos andares do mesmo prédio onde está instalado, que permite a ampliação de suas instalações e das atividades desenvolvidas. Ao final, todos os presentes participaram de um coquetel que foi servido no local.

Direção e novas associadas

Diretora do Departamento de Direito Ambiental: Alessandra Lehmen Diretor do Departamento de Direito Desportivo: Pedro Alfolsin Novas associadas: Melissa Telles Barugi e Tânia Beatriz Goulart Cruz


8 | Sexta, 30 de dezembro de 2016

Compromisso com a cidade

Economia

No dinheiro ou no cartão? Governo autoriza cobrança de preços diferentes Por meio de Medida Provisória, presidente Michel Temer oficializou prática, que, apesar de proibida pela regulamentação anterior, era bastante comum no comércio Marcos Santos/USP Imagens

D

esde a última terça, comerciantes estão autorizados a cobrar valores diferentes, por um mesmo bem de consumo, de acordo com o instrumento de pagamento utilizado. Com isso, quem pagar em dinheiro vivo ao invés de cartão de crédito ou débito poderá obter descontos. Prática que, embora comum, era proibida pela regulamentação anterior. A mudança foi autorizada pelo presidente Michel Temer, por meio da Medida Provisória (MP) 764. O ato também torna nulas eventuais cláusulas contratuais que proíbam ou restrinjam a diferenciação de preços. A MP é mais uma das ações do Palácio do Planalto na tentativa de estimular a economia nacional. Na última semana, por exemplo, foi anunciada a liberação dos valores retidos em

Finanças

Rio Grande do Sul adota novo layout de CNHs a partir da próxima segunda Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) solicitadas a partir da próxima segunda, no Rio Grande do Sul, serão impressas em novo layout, atendendo a exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O novo modelo traz novos itens de controle de segurança e conterá três números de identificação, sendo dois nacionais (Registro Nacional e número do Espelho da CNH) e um estadual (Renach). Carteiras com modelo antigo continuam válidas e serão substituídas gradualmente.

MP também torna nulas cláusulas contratuais que proíbam diferentes valores

contas inativas até dezembro de 2015 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O cronograma de saques deve ser divulgado até fevereiro e levará em conta a data de nascimento dos beneficiários.

Outra proposta é a da redução a menos da metade dos juros cobrados no cartão de crédito, que, em outubro, chegaram a 475,8% ao ano. A expectativa é que a ideia seja colocada em prática já no primeiro trimestre de 2017.

Mega da Virada: vencedor pode levar até R$ 225 milhões nesta edição Que tal terminar o ano com uma bolada de dinheiro? Com este sonho, milhares de farroupilhenses estão realizando apostas na Mega da Virada. Conforme estimativa da Caixa Econômica Federal (CEF), o prêmio, neste ano, pode chegar a até R$ 225 milhões caso o vencedor acerte os seis números sozinho. A aposta simples custa R$ 3,50, enquanto os bolões têm preço mínimo de R$ 10,00. As apostas podem ser realizadas até as 14h de sábado, em qualquer caixa lotérica. O sorteio acontece no mesmo dia, a partir das 20h.


Sexta, 30 de dezembro de 2016 | 9

Compromisso com a cidade

Cidade

Veja como fica atendimento das Secretarias a partir de segunda Pastas criadas com minirreforma administrativa não terão expediente externo na próxima semana Arquivo Jornal Informante

J

unto com o início do segundo mandato de Claiton Gonçalves à frente do Executivo municipal, entra em vigor a minirreforma administrativa. Com isso, o atendimento ao público da prefeitura sofrerá algumas mudanças, já que quatro pastas foram criadas com a reestruturação, aprovada em novembro pela Câmara de Vereadores. As Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e de Habitação e Desenvolvimento Social, por exemplo, serão alocadas no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), situado na rua 14 de Julho, 713. Já a Secretaria de Turismo e Cultura ficará no Centro Administrativo Avelino Maggioni (Tiradentes, s/nº), enquanto a pasta de Esporte, Lazer e Juventude será instalada no Parque Cinquentenário. Para que possam se adaptar aos espaços, adequar o mobiliário e instalar sistemas, entre outras mudanças necessárias, as quatro novas Secretarias não terão expediente externo na próxima semana. Conforme destaca a prefeitura, as demandas de urgência serão atendidas e resolvidas individu-

Pasta de Esporte, Lazer e Juventude será instalada no Parque Cinquentenário

almente neste período. As demais pastas permanecem onde estão. Ou seja, Planejamento, Finanças, Gestão e Desenvolvimento Humano e Educação no Centro Adminis-

trativo e Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Urbano no Ceac. Todas elas seguem com horário de atendimento reduzido, das 8h às 14h, até o dia 28 de fevereiro.

Obituário 23 de dezembro Comercindo Broch, 79 anos. Sepultamento no cemitério do bairro Nova Vicenza. 24 de dezembro Jeronimo Mugnol, 71 anos. Sepultamento no cemitério da comunidade de Linha Ely (3º Distrito). 27 de dezembro Jusara Chamura Silveira, 37 anos. Sepultamento no cemité-

Alguém quer me adotar? Ovelhinha tem 2 anos, é macho e de porte médio. Está castrado e se relaciona bem com outros cães. Interessados em conhecê-lo podem manter contato pelos fones 999.386.360 ou 992.122.466. Importante: a ONG dos Peludos informa que não serão doados cães para ficarem presos em correntes. Somente serão doados animais para quem tem casa ou apartamento próprio, diminuindo o risco de abandono na troca de imóvel, ocorrência que é muito frequente.

rio do bairro Nova Vicenza. 28 de dezembro Zulmiro Rossi, 77 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal; Wagner Luis Gomes da Silva, 31 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal. 29 de dezembro Gemma Novello Paese, 79 anos. Sepultamento no cemitério da Linha 28, em Pinto Bandeira. ONG dos Peludos


10 | Sexta, 30 de dezembro de 2016

Compromisso com a cidade

CIDADE

Ameaça de greve no São Carlos Com o 13º salário em atraso, trabalhadores da saúde sinalizam interrupação dos serviços a partir desta sexta, sendo que plantão pediátrico já está suspenso final de ano está sendo conturbado no Hospital Beneficente São Carlos (HBSC). Além do Setor da Pediatria, que está atendendo a apenas 30% da demanda desde o último sábado, 270 profissionais de outras áreas, como técnicos, serviços burocráticos, lavanderia, higienização, copa e cozinha, ameaçam entrar em greve nesta sexta, caso o pagamento do 13º salário não seja efetuado. Conforme explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindisaúde), Danilo Teixeira, a decisão de fazer greve foi tomada em assembleia na última segunda. Após notificada, a direção da Casa de Saúde reforçou que estava se esforçando para honrar os compromissos, com a previsão de que os valores fossem acertados até quinta. No entanto, até o fechamento desta Edição, às 15h de quinta, o impasse prosseguia. Antes, o Jornal Informante manteve contato com Francisco Isaías, administrador do HBSC, que informou ainda não haver uma definição com relação aos pagamentos, mas reiterou a vontade em normalizar a situação o mais breve possível.

Se não houver nenhuma mudança no cenário, os funcionários ficarão concentrados em frente ao Hospital na manhã desta sexta, permanecendo em atividade apenas 30% do quadro, conforme preconiza a legislação. Em situação semelhante estão os profissionais representados pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, cujo prazo para confirmação do depósito referente ao restante do 13º salário encerra nesta sexta. Sem acerto, pediatras atendem somente a 30% da demanda que chega ao HBSC Já os sete médicos pediatras que atendem no HBSC estão em greve desde sábado. Apenas situações de urgência e emergência permanecem, com médicos mantidos em sobreaviso. De acordo com Ângela Rech Cagol, responsável pelo grupo de pediatras, as salas de parto e internação estão com seus serviços normalizados. “Estamos em greve, portanto, atendendo 30% da demanda que chega ao São Carlos, ou seja, somente urgências com risco de morte”, comenta Ângela, salientando que a orientação atende ao

Arquivo Jornal Informante

O

Situação crítica no único hospital farroupilhense: se 13º salário não for pago, funcionários ameaçam greve a partir desta sexta

Código de Ética Médica e ao documento notificando a paralisação, protocolado junto à direção do Hospital no último dia 20. Ainda de acordo com a profissional, não houve nenhuma procura por parte da direção do São Carlos para tratativas durante esta semana e, até a tarde de quinta, os valores devidos também não haviam sido depositados. “Entrei em contato com a prefeitura para verificar o que estava ocorrendo, mas até agora também não houve nenhum pronunciamento. A prefeitura alega que o Hospital não é responsabilidade

sua”, sentencia. A orientação dos pediatras em greve é que a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, não conseguindo atendimento, que se dirija a outras cidades da região. Os pediatras alegam que receberam apenas parte do 13º e que os salários não são pagos desde fevereiro a quem tem contrato como pessoa jurídica. E, os demais, ainda não receberam pelos plantões realizados em outubro. O Delegado do Ministério do Trabalho já foi notificado pelo Sindicato Médico e a categoria está no aguardo da Justiça.


Sexta, 30 de dezembro de 2016 | 11

Compromisso com a cidade

Política

Posse de vereadores, prefeito e vice acontece neste domingo Solenidade de instalação da legislatura inicia às 17h, no plenário da Casa Legislativa Dr. Lidovino Antonio Fanton chegada do ano novo marcará também o início de uma nova legislatura. Reeleitos em 2 de outubro, o prefeito Claiton Gonçalves (PDT) e o vice Pedro Pedrozo (PSB) tomam posse neste domingo para mais um mandato à frente do Executivo farroupilhense, assim como os 15 vereadores. A solenidade acontece a partir das 17h, no plenário do Poder Legislativo (Júlio de Castilhos, 420). Conforme estabelece o Regimento Interno da Câmara, a sessão será inicialmente presidida por Fernando Silvestrin (PSB), candidato a vereador mais votado na última eleição, e terá, como primeiro ato, a prestação de compromisso e posse dos novos integrantes do Legislativo. Na sequência, por voto aberto, será realizada a eleição da Mesa Diretora que comandará a Casa ao longo de 2017, que, ao que tudo indica, deverá ser presidida por Fabiano Piccoli (PT). Depois, ocorre a prestação de compromisso e posse de Claiton e Pedrozo, que, após manifestação de um vereador por bancada, também se pronunciarão ao público. Encerrada a solenidade, uma segunda cerimônia será realizada: a de recondução de Claiton ao cargo de prefeito de Farroupilha. O ato, que tradicionalmente acontecia no

Arquivo Jornal Informante

A

Mais quatro anos: dupla formada por Claiton Gonçalves e Pedro Pedrozo assume novo mandato à frente do Poder Executivo farroupilhense no final da tarde deste domingo

Centro Administrativo Avelino Maggioni, desta vez terá como palco a própria Câmara de Vereadores, para que não seja necessário o deslocamento dos presentes. Logo após assumir oficialmente o mandato, Claiton empossará os novos secretários municipais. Ambos os protocolos serão abertos ao público, com expectativa de lotação do espaço, que possui capacidade para aproximadamente 300 pessoas, sendo

210 sentadas. Os trabalhos normais da nova Legislatura iniciam já no dia seguinte, com sessões todas as segundas e terças, a partir das 18h.

Serviço

O que: Sessão Solene de Instalação da 18ª Legislatura Quando: neste domingo, às 17h Onde: plenário da Câmara de Vereadores (Júlio de Castilhos, 420)

Boca de Urna Que tal uma CPI? Na era da transparência das contas públicas, o Hospital Beneficente São Carlos (HBSC) segue na contramão. Ninguém sabe precisar de fato a real situação financeira da Casa de Saúde, com versões dissonantes surgindo a cada nova crise. Mas, talvez aí, esteja uma boa oportunidade para a Câmara de Vereadores mostrar que, é sim, a representante legítima do povo. Quem sabe com a nova legislatura que se inicia, uma CPI possa ser instaurada para apurar a fundo o assunto. Aguardemos.

Câmara sem recesso Diferente de outras cidades da região, a Câmara de Vereadores de Farroupilha não faz recesso em janeiro no início de legislatura. Com isso, a primeira sessão ordinária ocorre já na segunda, às 18h. Com seis estreantes absolutos na vereança e um novo presidente, fica a expectativa para conferir se haverá ou não mudanças na forma de atuação da Casa Legislativa.

Recadastro até sábado Servidores municipais tem até este sábado, via “Portal do Servidor”, que pode ser acessado pelo site www.farroupilha.rs.gov.br, para confirmar e/ou atualizar suas informações cadastrais. Entre outras finalidades, o recadastramento anual tem como objetivo garantir maior exatidão no Cálculo Atuarial relativo ao Fundo de Previdência Social. Servidores que não se recadastrarem terão seus benefícios suspensos até a regularização.


12 | Sexta, 30 de dezembro de 2016

Compromisso com a cidade

Educação

Senac oferece cursos de Inglês Unidade farroupilhense disponibiliza formações em diversos níveis, com a primeira turma iniciando as aulas em janeiro e todas com inscrições abertas ara começar 2017 já organizado e aperfeiçoar o currículo, uma boa oportunidade é o ingresso em cursos de idiomas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) já está com inscrições abertas para as aulas de Inglês, do nível Kids à Conversação. São 19 turmas ao total, tendo 15 vagas cada uma. Todo o material didático é oferecido pelo Senac e também não há taxa de matrícula. Para alunos que já tenham cursado o idioma em outras instituições é realizado, de maneira gratuita, um teste de nivelamento. De acordo com a diretora do Senac local, Evandra Scottá, no Estado a instituição está ofertando cerca de 9 mil vagas no primeiro semestre de 2017, o que demonstra o crescimento na busca por um segundo idioma e Farroupiha não fica de fora deste panorama. “O Senac Farroupilha conta com professores altamente qualificados, que têm no seu currículo experiência da língua fora do País”, informa. Outro apontamento é que o crescimento pelo interesse nos cursos denotam a importância, tanto para o complemento curricular, viagens ou estudos em geral. Para o próximo ano também haverá ampliação no número de vagas, tendo em vista a nova estrutura física do Senac Farroupilha, que passará a atender na rua República, 617, a partir de abril, contando com praticamente o dobro de sua atual área.

O valor dos cursos varia de acordo com a categoria, tendo 5% de desconto para pagamentos à vista e 20% de desconto para comerciários, empresários e dependentes mediante apresentação da carteirinha do Serviço Social do Comércio (Sesc/Senac) no ato da matrícula. A primeira turma a iniciar as aulas em 2017 é a Intensivo de Avançado 2, em 30 de janeiro. Será às segundas e quintas, das 19h15min às 22h15min, seguindo até 24 de fevereiro. As demais turmas iniciam em março e todos os cursos têm carga horária de 54 horas. Há opções para as crianças a partir de 6 anos no English Kids 1 e para os adolescentes há o Teens 1 a partir dos 11 anos, que trabalha com conteúdo voltado à faixa etária, atendendo a interesses de esporte, viagens e atividades de lazer. Há a sequência até o Teens 4. Outras cinco turmas de Pré-intermediário 1 e 2 também estão com inscrições abertas, além do Básico 1 e 2, Intermediário, Avançado 1 e 2, finalizando com os níveis de Conversação. Inscrições podem ser realizadas diretamente no Senac Farroupilha, cujo atendimento é de segunda a sexta, das 7h30min às 22h30min, e aos sábados, das 7h30min às 12h. Quem efetuar a matrícula ou rematrícula ganhará um presente, podendo optar entre uma caixa de som bluetooth, pendrive ou carregador de celular portátil.

Divulgação

P

Cursos com inscrições abertas: procura por idiomas tem aumentado e a proposta do Senac para 2017 é ampliar a oferta de vagas

Curso Kids 1

Teens 1 Teens 3 Teens 4 Pré-Intermediário 1 Pré-Intermediário 2 Básico 1 Básico 2 Pré-Intermediário 1 Pré-Intermediário 2 Intermediário 1 Avançado 1 Avançado 2 (Intensivo) Conversação

Início

20 de março 21 de março 21 de março 23 de março 6 de março 9 de março 10 de março 8 de março 20 de março 22 de março 4 de março 4 de março 8 de março 7 de março 9 de março 4 de março 7 de março 30 de janeiro 20 de março

Dia

Segunda e quarta Terça e quinta Terça Quinta Segunda Quinta Sexta Quarta Segunda Quarta Sábado Sábado Quarta Terça Quinta Sábado Terça Segunda e quinta Segunda

Horário

Das 10h às 11h30min Das 10h às 11h30min Das 14h às 17h Das 14h às 17h Das 14h às 17h Das 14h às 17h Das 14h às 17h Das 14h às 17h Das 19h às 22h Das 19h às 22h Das 9h às 12h Das 9h às 12h Das 19h às 22h Das 19h às 22h Das 19h às 22h Das 9h05min às 12h05min 19h às 22h Das 19h15min às 22h15min Das 19h às 22h


Sexta, 30 de dezembro de 2016 | 13

Compromisso com a cidade

Educação

Livros para enfrentar as esperas Projeto da ONG Viva Vida oferece leitura gratuita à população que aguarda por atendimento no Pronto-Socorro do São Carlos, com objetivo de incentivar o hábito ão diversos títulos, há desde infantis, de Literatura clássica, temas de saúde e tantos outros disponibilizados gratuitamente no Hospital Beneficente São Carlos (HBSC). O projeto “Ler: viajar sem sair do lugar!” é da ONG Viva Vida que investe em iniciativas para incentivar a leitura. As obras estão dispostas no balcão de atendimento do Setor de Emergência do Hospital. A intenção é que durante a espera para consulta o paciente possa aguardar com um livro em mãos. A população é convidada a iniciar a leitura durante a espera, levar o livro para casa e, ao finalizar a história, passar adiante, seja no mesmo local ou até entregar para algum amigo que tenha interesse na obra. “As horas demoram a passar aqui, por isso pensamos em ajudar com leituras”, argumenta Andrea Souza, presidente da ONG. Outros setores do Hospital também ganharam livros, totalizando cerca de 150 unidades entregues no São Carlos. Já desfrutando da oportunidade de uma boa leitura, Ivanilde Costa, de 55 anos, aceitou o convite para conhecer o projeto e escolheu

“Dom Casmurro”, de Machado de Assis. “É um incentivo para que as pessoas leiam. É, na verdade, uma necessidade para se comunicar melhor”, observou Ivanilde. Para incrementar ainda mais as ações da ONG, a intenção é de ler histórias para idosos e crianças que estejam internados. Um projeto será montado no início do ano e encaminhado ao Departamento Jurídico do Hospital para avaliação. Assim que a iniciativa for aprovada, reunirá voluntários e assumirá mais este desafio. Outro projeto da ONG Viva Vida que começou neste ano deixa obras literárias espalhadas em praças da cidade no dia 23 de cada mês, em referência ao 23 de abril que é o Dia Mundial do Livro. A proposta é que quem encontrar leve para casa e ao concluir a leitura reponha de alguma forma: vale entregar para instituições ou deixar em outro local onde interessados possam dar continuidade à corrente da leitura. No HBSC os livros serão repostos mensalmente, caso a ONG receba doação de mais títulos então passará a ser quinzenal.

Como contribuir com doações para a ONG Interessados em doar exemplares para os projetos de leitura da ONG Viva Vida podem manter contato direto com a presidente Andrea Souza pelo Facebook ou por WhatsApp pelo fone 996.338.687. São aceitos diversos títulos, desde gibis, livros infantis, juvenis, Literatura clássica, nacional, internacional, entre outros. A ONG ainda aceita doações de roupas, calçados e diversos itens para um Brechó Beneficente que será realizado em abril. Interessados em colaborar com as causas da Viva Vida também podem se cadastrar como voluntários.

Fotos: Juliana Inês Casa Barbieri

S

Obras são disponibilizadas sobre o balcão de atendimento do HBSC e os pacientes são convidados a viajar por meio da leitura: Ivanilde foi uma das que aprovou a iniciativa e escolheu um título para apreciar


14 | Sexta, 30 de dezembro de 2016

Compromisso com a cidade

EsportE

Capitã e protagonista

Preliminar Brasil segue ano

Futsal consolidado Se 2015 foi um ano de retomada, 2016 foi um de afirmação do esporte. A Liga Farroupilhense de Futsal (LFF) teve êxito em seus campeonatos, que atraíram um bom público aos ginásios. As competições transcorreram sem problemas disciplinares e o grande destaque foi o futsal feminino, que evoluiu de maneira significativa. O único porém, que também trouxe problemas para os Jogos Estudantis de Farroupilha, foi extraquadra, no Complexo Esportivo do Parque Cinquentenário, por conta da pane no placar eletrônico. Com uma pasta criada só para tratar da área, espera-se que a questão seja resolvida.

Brilho nas pistas O automobilismo rendeu mais duas conquistas para o esporte farroupilhense. Ulysses Bertholdo faturou seu 19º título nacional no Rali de Velocidade. Na sequência, Márcio Campos sagrou-se bicampeão do Brasileiro de Turismo. Dupla confirmou o favoritismo.

Um 2017 intenso O Brasil já deve abrir o noticiário esportivo tão logo sejam encerrados os brindes do Ano Novo e permanecer em destaque durante boa parte da temporada com a disputa da Segundona Gaúcha. Logo mais tem início a 37ª edição do AVN/AM. No embalo, as competições da LFF, farroupilhenses nas pistas e quadras, JEFs, torneios do DMEL, Farra da Bola... o próximo ano promete ser tão agitado quanto o que está encerrando.

Ano, que não começou bem para farroupilhense Angélica Malinverno no Sesi São Paulo, terminou em alta no Bauru Vôlei

O

primeiro semestre do ano acabou de maneira precoce para Angélica Malinverno. A central farroupilhense viu seu time da época, o Sesi São Paulo, ser derrotado nas quartas de final para o Praia Clube, de Uberlândia, e dar adeus à Superliga Feminina, que resultou em uma ampla reformulação no voleibol feminino da equipe. Com a saída das atletas mais experientes, também surgiu uma nova oportunidade. Angélica acabou convidada para integrar o Vôlei Bauru. A cidade do interior retomou com o projeto em 2013 e em 2014, com o vice-campeonato da Superliga B, ascendeu à elite. Fez uma temporada sem grandes investimentos em 2015/2016, finalizando em 10º lugar, mas um aporte maior de recursos permitiu um planejamento melhor. “Há anos eu não estava tão feliz em uma equipe como estou nesta temporada no Genter Vôlei Bauru. Quando troquei de time tinha uma expectativa de crescer e me firmar ainda mais no cenário do vôlei brasileiro e hoje sei que atingi isso em Bauru”, destacou Angélica, que assumiu o protagonismo na equipe, tanto que é a capitã da equipe bauruense. Os primeiros resultados começaram a aparecer de imediato, com a conquista da Copa SP, em cima do Osasco Vôlei Nestlé, título que chamou a atenção dos rivais paulistas, e da Copa Santiago Seguros, realizada em Bauru, e que contou com a presença do Praia Clube, Pinheiros e Rio do Sul. A equipe foi ainda até a semifinal do Paulista, sendo superada pelo paulistano Pinheiros. Reforços pontuais para brigar entre as melhores da Superliga O retrospecto nas competições permitiu uma análise mais precisa dos reforços que o time necessitava para encarar a sempre forte Superliga e deu sequência a mescla de atletas experientes com jovens e jogadoras que buscam projeção no cenário nacional. Entre as contratadas, a ponta Mari e a dupla dominicana formada pela líbero Brenda Castillo e pela ponta Priscila Rivera. “Traçamos uma meta audaciosa, que é estar entre as quatro melhores equipes na Superliga. Atualmente estamos em 4º (o time fechou o turno com oito vitórias em

Divulgação

O esporte apenas não será interrompido de 2016 para 2017 por conta do Brasil. Com técnico definido e parte considerável do elenco já apalavrada com a direção, os próximos dias devem ser movimentados nas Castanheiras, com apresentação do plantel e de um cronograma da pré-temporada do rubro-verde. Diferente deste ano e do ano passado, a Segundona 2017 volta a ofertar duas vagas na elite, mas a tendência é que seja novamente um estadual muito nivelado e parelho por conta das dificuldades financeiras que acometem praticamente todos os 16 times envolvidos na disputa.

Recarregando as energias: ao lado da mãe Ivanes e da irmã Jéssica, Angélica passou o Natal na cidade

11 partidas) e, retornando das festas de fim de ano iremos para o returno e disputa da Copa do Brasil”, comentou Angélica. O próximo compromisso é válido pela competição nacional, contra o Minas Camponesa, em Belo Horizonte, no dia 10. “Pessoalmente falando, estou vivendo uma experiência nova, que é a de ser capitã da equipe e sei que estou numa crescente dentro dos jogos. Posso dizer que esse ano vivi dois momentos bem distintos: um com o Sesi, onde não atingimos nosso objetivo e tínhamos um grupo complicado, e agora em Bauru, com um grupo

que virou uma família e que vai crescendo a cada dia”, celebrou a farroupilhense, prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. “Temos uma mescla muito bacana de meninas novas e algumas mais velhas, jogadoras reconhecidas mundialmente e que ajudam muito nos momentos difíceis, uma comissão técnica muito competente e humana. É uma equipe vencedora, que sempre entra com a meta de vencer e que gosta da vitória. Então, minha expectativa é que podemos ir muito longe. Trabalho, vontade e dedicação certamente não irão faltar”, finalizou a central.


Sexta, 30 de dezembro de 2016 | 15

Compromisso com a cidade

EsportE

Vitor e Cauê, futuros meias do Flu? Farroupilhenses de 15 e 11 anos foram aprovados em peneirão realizado no início do mês e vão passar por uma semana de treinamento no Rio de Janeiro sonho de ser jogador de futebol é quase unanimidade entre crianças e adolescentes. O caminho é difícil, longo, o funil é estreito, mas uma etapa já foi percorrida por dois farroupilhenses: Vitor Mateus de Freitas, de 15 anos, e Cauê Rosa, de 11, foram aprovados no peneirão realizado pelo Fluminense no campo do Santos, no bairro São José, no último dia 11, e devem ir ao Rio de Janeiro para uma semana de treinamentos no final de fevereiro ou início de março. “Quando acabou o teste, um dos coordenadores falou que eu tinha passado, mas a confirmação veio apenas uma semana depois. Foi uma emoção grande. Fiquei muito feliz”, revelou Mateus, que reside no bairro São José. Gremista, já havia tentado um peneirão no Grêmio, chegou a treinar no Grêmio São Luiz e há sete meses atua na escolinha Futuro da Colina, que o Vasco da Gama mantém em Caxias do Sul. Ele revelou que seguiu as orientações do professor José Neto, que comandou as ações e havia pedido que os jovens atuassem da maneira mais natural possível. Foi escalado na lateral direita, mas logo puxado para o meio campo, sua função preferencial, onde acabou se destacando nos cerca de 35 minutos de jogo. Satisfeito com sua performance, imaginava que teria chance de ser selecionado, como acabou acontecendo. Outro a receber uma oportunidade foi Cauê. Também meia, mas canhoto e colorado, ele atua na Associação Farroupilha Atlética (AFA), no Grêmio São Luiz e também joga na escolinha de futebol do bairro Industrial, onde mora, que é comandada pelo pai Carlos e pelo irmão John Lennon. Diferente de Vitor, não tinha tanta certeza de que seria chamado. “Eu acabei errando uns passes”, admitiu, com a sinceridade típica de criança. “Mas achei bom ter sido escolhido e poder jogar”, enfatizou. Seu nome foi defi-

Ramon Cardoso

O

Primeiro passo superado: Vitor e Cauê foram convidados para uma semana de treinos no Rio após aprovação no peneirão

nido enquanto ele estava em Florianópolis, participando da Copa Floripa com o Grêmio São Luiz com o time Sub-11. Para evitar que a notícia atrapalhasse sua performance no torneio, o pai e o irmão só comunicaram Cauê quando ele retornou da competição da Capital catarinense, no início da semana passada. Agora a meta da dupla é conseguir o dinheiro para

custeio da viagem até o Rio de Janeiro. Carlos, John Lennon e Adrisson, primo de Vitor, estão empenhados, junto com Sandra de Almeida, presidente do bairro São José, em realizar um jantar a fim de angariar recursos para que a dupla tenha condições de participar do treinamento no Rio e, com isso, manter viva a esperança da jovem dupla de meias farroupilhenses.


Esporte

Esporte

O ano redentor de Farroupilha, uma Angélica Malinverno sucursal de Xerém? Ramon Cardoso

Divulgação

Farroupilhense recebe o troféu Viva Vôlei na vitória do Vôlei Bauru sobre o Rio do Sul, em Santa Catarina, em duelo válido pela Superliga: protagonismo assumido Página 14

Os jovens Vitor e Cauê foram aprovados em peneirão do Fluminense realizado na cidade e convidados para uma semana de treinamento no Rio de Janeiro Página 15

Inside

Imagens: Reprodução

O Top 10 do Jornal Informante e do AFI

A tradicional lista dos melhores filmes do ano resenhados pelo Tabloide na seção Sétima Arte e os que integram a avaliação do Instituto Americano de Filmes Capa e página 3


Fartura na mesa para receber 2017 A Noite da Virada pede um cardápio especial que, em algumas mesas, alia nutrição à superstição, lembrando de manter o equilíbrio e não ganhar quilos ao invés de sorte ara iniciar 2017 com o pé direito, muitas pessoas preferem consumir determinados alimentos na última refeição do ano como forma de manter antigas crenças de que isso atrairá boas energias. Quer seja superstição ou tradição, o fato é que certos quitutes nunca faltam na Ceia de Réveillon dos brasileiros e também de outras culturas. Contudo, é preciso ter cautela na hora de servir o prato, lembrando que a moderação na véspera garantirá o bem-estar no primeiro dia do Ano Novo. “Sempre é possível fazer uma ceia de final de ano leve e saborosa. O importante é ter equilíbrio na hora de se alimentar, pois no dia seguinte o corpo vai reclamar dos exageros. Devemos aproveitar para curtir a família e os amigos e fazer deste encontro um momento para se alegrar, e a comida será um complemento, não o principal”, aconselha a nutricionista Simone Turcatti. Lentilha e carne de porco são os pratos mais tradicionais, que podem ser acompanhados de arroz com mix de frutas secas, farofa e saladas nutritivas com folhas de alface, rúcula, agrião e tomate cereja. Há ainda quem opte por servir peixe ao invés de carne, como salmão, bacalhau ou camarão. Frutas frescas, como uva, cereja, pêssego, figo, romã e melancia também agregam sabor e valor nutricional à mesa. “A lentilha é um dos pratos mais nutritivos da ceia, só temos que cuidar na hora do preparo para não abusar em sal e temperos gordurosos. O arroz pode ser substituído pelo integral, o negro, ou até pela quinoa, que são mais saudáveis que o arroz branco. Ter uma salada bem colorida e iniciar a refeição por ela

Rodrigo Azevedo

P

A vez do leitão: por simbolizar progressos para o Ano Novo pelo fato de “fuçar para frente”, a carne de porco integra o prato principal da ceia

também é uma ótima opção para quem quer evitar oscilações de peso”, sugere Simone, lembrando que comer devagar, saboreando os alimentos contribui para o controle dos excessos. As sobremesas são uma atração à parte durante a celebração. Panetone, de frutas ou chocolate, com sorvete e calda de frutas vermelhas, rabanada e salada de frutas estão entre as opções mais populares. Mousses e tortas dos mais diversos sabores também fazem sucesso. Segundo as crendices e simpatias não há nenhum doce que deva ser, necessaria-

mente, incluído ou deixado de lado, mas para quem não quer descuidar da dieta, basta optar pelas frutas da estação, que adoçam o paladar e são uma alternativa refrescante nesta época do ano. Espumante é, sem dúvida, a estrela da noite. A bebida é utilizada em todas as partes do mundo para brindar o Ano Vindouro. Vinhos branco e tinto, refrigerantes e sucos são outras opções que contentam diferentes gostos e podem ser combinadas com os pratos servidos na noite. Para evitar a desidratação, devido ao álcool, Simone orienta

intercalar o consumo com água, o que também ajuda a prevenir a indesejável ressaca na manhã seguinte. E para fechar o ano com chave de ouro, basta caprichar na decoração da mesa. Uma toalha, preferencialmente branca simboliza a paz e a renovação. Frutas e guardanapos coloridos conferem vivacidade e alegria à mesa. Já flores, estrelas, velas e, até mesmo, as bolas douradas e prateadas natalinas podem dar um toque sofisticado à composição. Confira, nas páginas centrais, algumas receitas de pratos para incrementar os festejos.


Confira receitas para Arroz colorido

Ingredientes 6 xícaras de água filtrada 1 dente de alho picado 3 xícaras de arroz integral ½ cebola picada 1 cenoura ralada ½ pimentão amarelo ½ pimentão vermelho 1 xícara de espinafre ½ xícara de nozes 4 colheres (sopa) de iogurte natural 3 colheres (sopa) de queijo cottage 2 colheres (café) de sal do Himalaia 2 colheres (sopa) de salsa picada Modo de preparo Refogar a cebola e o alho em 1 xícara de água, acrescentar o arroz e refogar novamente. Adicionar o restante da água, o sal e misturar. Tampar a panela de pressão e cozinhar por, aproximadamente, 20 minutos. Ao final do cozimento, acrescentar os demais ingredientes. Serve até seis pessoas.

Farofa funcional

Ingredientes 100g de quinoa em flocos 100g de gergelim torrado 100g de castanha 50g de semente de girassol 30g de cúrcuma em pó 20g de semente de chia 20g de semente de linhaça ½ cebola picada 2 dentes de alho picados 1 colher (sopa) de manteiga 50g de uva passa Sal marinho moído a gosto Modo de preparo Liquidificar a quinoa, o gergelim sol, a cúrcuma, a chia e a linhaça. a cebola e o alho até murchar e, teiga para refogar um pouco mai processada no liquidificador até to centar as passas e corrigir o sal. R

Lombo de porco com f

Ingredientes Peça de 1,5kg de lombo de porc 1 unidade média de cebola corta 1 garrafa de vinho branco seco 1 colher (sopa) de alho picado 2 unidades de pimenta dedo-deSal a gosto 50ml de azeite extra virgem Suco e casca de 2 laranjas 1 talo de alecrim 1 talo de tomilho Frutas secas para rechear o lom Modo de preparo


a Ceia de Réveillon

m, a castanha, a semente de girasReservar. Em uma panela, refogar , em seguida, acrescentar a manis. Adicionar 2 xícaras da farinha orrar levemente. Por último, acresRendimento para seis pessoas.

frutas secas

co ada em cubos

-moça

mbo

No liquidificador, colocar a cebola, o alho, o vinho e o suco das laranjas. Bater por 1 minuto para fazer uma marinada. Abrir o lombo como uma manta e temperá-lo com sal, pimenta, tomilho, alecrim, azeite e casca de laranja. Rechear o lombo com as frutas secas e enrolá-lo como um rocambole, amarrado com barbante. Cobrir com a marinada e reservar por 3 horas. Colocar em uma forma, coberto com papel alumínio e levar ao forno, pré-aquecido, a 200°C. Assar por 1 hora, retirar o papel alumínio e manter no forno, regando com o vinho por mais 1 hora. Ideal para seis porções. Dica: É possível utilizar o caldo que ficou na forma do lombo assado para preparar um molho. Após coar, deve-se colocá-lo em uma panela com 2 colheres (sopa) de amido de milho e levar ao fogo baixo até engrossar. O molho pode ser servido sobre o lombo já fatiado.

Drinque refrescante de frutas

Ingredientes * 1 lata de soda limonada * 2 xícaras (chá) de frutas cortadas em cubos (maçã, kiwi, morango, abacaxi, cereja e pêssego) * Gelo a gosto * 1 garrafa de espumante rose brut gelado Modo de preparo Misturar as frutas com a soda limonada. Acrescentar gelo e espumante. Para quem desejar um drinque não alcoólico, basta substituir o espumante pela água de coco. Servir em seguida.


Romã para começar bem o ano Tradicional na Ceia de Réveillon, a fruta possui benefícios que devem ser aproveitados o ano inteiro

carteira ajuda a atrair prosperidade no Ano Novo. Já a ciência diz que degustar esta saborosa fruta contribui, e muito, para uma vida mais saudável. De qualquer forma, vale a pena incorporá-la à Ceia de Réveillon e consumi-la in natura, na forma de chá ou de um suco refrescante. Graças aos seus elevados níveis de polifenóis, moléculas responsáveis pela ação antioxidante no organismo, o consumo da romã pode retardar o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer, fortalecendo a cognição e a memória. Os flavonóides, também presentes em grande quantidade na fruta, neutralizam os radicais livres, prevenindo o aparecimento de tumores, como o câncer, principalmente de mama e de próstata. Estudos ainda relacionam a ingestão de romã a uma melhor circulação sanguínea, reduzindo assim o risco de problemas de coração, como ataques cardíacos e derrames. A fruta, que apresenta propriedades anti-inflamatórias também é aliada no cuidado com os dentes, uma vez que contribui no combate

Sementes da sorte: fruta é parte da ceia por estar relacionada à prosperidade

à placa bacteriana e também evita diversas doenças orais, como dores de garganta. De casca dura, com sementes avermelhadas de aspecto gelatinoso e de sabor adocicado, a romã é rica em ácido fólico, vitaminas A, C, E, do complexo B, fibras e sais minerais. Outro ponto positivo é que ela é pobre em calorias, possuindo apenas 60 para cada 100 gramas de polpa. Para aproveitar todos os benefícios da fruta, a recomendação de nutricionistas é consumir as sementes de até duas unidades da fruta por dia. O chá, que também é muito apre-

ciado, é feito com a casca da fruta fervida por alguns minutos em 150 ml de água, e ingerido em temperatura morna. Uma sugestão de consumo para os dias quentes é fazer o suco de romã, com uma unidade da fruta e um copo de água gelada. Basta cortar a romã ao meio e, com a ajuda de uma colher, raspar a polpa e colocar na água. Assim, as sementes se separam da membrana branca, que ficará boiando e deve ser descartada por ter um gosto amargo. Após, deve-se liquidificar as sementes com um copo de água gelada e beber em seguida.

Imagens: Reprodução

a lenda que guardar R eza três sementes de romã na


inside@jornalinformante.com.br

Farroupilha, 30 de dezembro de 2016

Jornalismo, para o bem ou mal Na retrospectiva da seção Sétima Arte, um ano que foi marcado por filmes que abordaram os sempre pulsantes e tensos ambientes de redações e estúdios de TV, mas que também teve espaço para uma traumática história real argentina e uma surreal americana, uma competente adaptação estadunidense de um clássico oscarizado do Cinema Argentino, Shakespeare revisitado e Farroupilha na telona. Abaixo, o Top 10 de 2016

2) O Clã

3) A Grande Aposta

4) Conspiração e Poder

5) Olhos da Justiça

A trama de Tom McCarthy é dramática, pulsante e tensa ao mergulhar na investigação sobre casos de pedofilia na Igreja Católica, deflagrada pela equipe Spotlight, a tropa de elite da Redação do Boston Globe. Com um elenco estelar, capitaneado pelo sempre ótimo Michael Keaton, o longa venceu o Oscar neste ano com todos os méritos. Uma aula de Jornalismo no melhor filme de 2016, que inevitavelmente remete a “Todos os Homens do Presidente” e “O Jornal”, até então, as duas melhores obras sobre mídia impressa.

A Argentina apenas iniciava o processo de cura das feridas abertas pela cruenta ditadura militar que dilacerou o País quando o Caso Puccio ganhou as manchetes, em 1985. Incomodado com o fim do regime, um agente do Serviço de Inteligência, brilhantemente interpretado por Guillermo Francella, decide manter a rotina de sequestros e assassinatos, com a conivência de sua família, para manter seu status social. Uma história assustadora e real, magistralmente adaptada à telona por Pablo Trapero.

O mercado financeiro explicado de maneira didática, com drama e comédia na medida certa. O diretor Adam McKay fez grande trabalho ao mostrar como um investidor, interpretado por Christian Bale, apostou contra o sólido mercado imobiliário americano e fez fortuna com o estouro da bolha, que quase implodiu a economia estadunidense e abriu caminho para uma forte recessão que levou mercados mundiais de arrasto. Não bastasse isso, o elenco ainda conta com Brad Pitt, Steve Carell, Ryan Gosling e Marisa Tomei.

Outra história real que mostra como, no Jornalismo, qualquer deslize na apuração de uma informação pode transformar um episódio menor no epicentro de uma crise sem precedentes. Quando uma jornalista da CBS, interpretada por Cate Blanchett, decide provar que o presidente George W. Bush criou subterfúgios para não servir no Vietnã, ela compra uma briga homérica com a Casa Branca, com a própria emissora e tem sua vida virada completamente ao avesso em uma sórdida campanha para assassinar sua reputação.

Quando Billy Ray anunciou que iria roteirizar e dirigir uma versão americana do ótimo filme argentino “O Segredo dos Seus Olhos” (o melhor de 2010 para o Tabloide), a grande maioria apostou em um fracasso. Não foi o que ocorreu. A versão jurídica do drama/suspense na Argentina foi adaptada para uma esfera policial nos Estados Unidos e muito bem trabalhada na questão espaço/tempo, já que a trama se passa em 2002 e 2015. O trio Chiwetel Ejiofor, Julia Roberts e Nicole Kidman tem uma atuação consistente.

6) Macbeth

7) Rua Cloverfield 10

8) O Abutre

9) Prova de Coragem

10) Como Eu Era Antes de Você

A nova versão do clássico de William Shakespeare, feita pelo australiano Justin Kurzel, é visualmente impressionante. Com dois grandes atores da nova geração, o irlandês Michael Fassbender e a francesa Marion Cotillard, ocupando os papéis principais, a obra, além de fiel ao texto do dramaturgo inglês, é muito bem retratada. Não bastasse isso, é repleta de sangue, sombria, potencializa ainda mais os dilemas éticos e morais e tem uma fotografia exuberante. A releitura moderna que nada deve às adaptações do passado.

Quem não aprecia um bom suspense? Mas como é difícil encontrar filmes que abordem o gênero de forma competente. O jovem diretor americano Dan Trachtenberg faz uma estreia promissora com uma história simples. Mary Elizabeth Winstead faz o papel de uma jovem que sofre um acidente de automóvel e acorda acorrentada em um bunker, onde também se encontra outro jovem. O dono do local, interpretado por John Goodman, diz que a salvou de um ataque apocalíptico que deixou a Terra inabitável. Será mesmo verdade?

Outro diretor estreante que fez um bom trabalho foi Dan Gilroy. Com Jake Gyllenhaal no papel principal, ele aborda a produção de conteúdo sem qualquer tipo de freio e limite do Jornalismo sensacionalista. O personagem, que vive de bicos, vê que pode ter um futuro como cinegrafista freelancer de acidentes e ocorrências policiais na sempre agitada noite de Los Angeles. Para isso, não mede esforços para obter material que possa ser comercializado com os noticiários matutinos. Outro filme a abordar questões éticas da imprensa.

Ver o Salto Ventoso retratado de forma generosa na telona, diferente da passagem meteórica feita em “O Quatrilho”, vale por si só. Mas o filme de Roberto Gervitz, com Mariana Ximenes e Armando Babaioff nos papéis principais, vai muito além do cartão postal farroupilhense. A trama mergulha de maneira intensa e profunda nos dilemas dos protagonistas, oprimidos por decisões prementes, ao mesmo tempo que estão presos por amarras de um passado que necessita ser superado. Dramas e reflexões sobre a vida.

Imagens: Reprodução

1) Spotlight

Fechando o Top 10, uma outra estreia, a da inglesa Thea Sharrock, que adaptou o best-seller de Jojo Moyes, com roteiro da autora. Tudo bem que a obra tenha os clichês típicos de romances, mas ela reserva algumas surpresas. Aborda questões muito mais sérias, como a que envolve a eutanásia ativa, e apresenta um roteiro bem costurado, que mostra claramente a importância do envolvimento da escritora no trabalho. Emilia Clarke e Sam Claffin tem uma atuação destacada e muito sólida.


2 | Sexta, 30 de dezembro de 2016

Crônicas da Redação Ramon Cardoso

ramon@jornalinformante.com.br

Ano marcado por uma tomada de consciência

Música

Coro Tramontina inicia turnê em solo italiano O

mês de janeiro será intenso para os integrantes do Coro Tramontina. O grupo farroupilhense está de viagem marcada para a Itália, onde realizará uma série de apresentações nas províncias de Vêneto, Trento, Friuli e Latina. Nos últimos meses, os coralistas realizaram ensaios intensivos, retiros musicais e estudos individuais como forma de treinamento e preparação para a turnê europeia. Sob regência de Pablo Trindade-Roballo, no repertório de MPB, e de Alcides Verza, nas canções italianas, sacras e folclóricas, o grupo se apresentará em igrejas, teatros, praças e

Divulgação

Convenhamos, 2016 teve muito pouca coisa aproveitável. Foi um ano complicado, difícil, que exigiu sacrifício da população, mas ele também teve pontos positivos. E eles vieram justamente desse estrago político, econômico e social deixado por nossos queridos governantes. É que é tanta sujeira pra varrer agora, que levantamos o tapete... porém não podemos nos esquecer de quem foi varrido do mapa. O governo mais corrupto da história deixou Brasília pela força das ruas e isso não é pouca coisa. A rainha da mandioca e seu partido, os maiores responsáveis pelo caos que estamos vivendo, foram alijados do poder. Eduardo Cunha foi preso e Renan Calheiros e Lula deram na trave em 2016. Contudo, estão a caminho do xilindró. Michel Häagen-Dazs Temer (acho que vale lembrar, né), que era vice de Dilma Rousseff, está todo embananado e, com sorte e para o bem do Brasil, cairá também em 2017. Falta muito pouco pra isso acontecer. A Câmara dos Deputados, com seu presidente Rodrigo Duas Caras Maia (DEM/RJ) mostrou toda sua canalhice desvirtuando completamente o pacote das 10 Medidas Anticorrupção, proposto pelo colega Onix Lorenzoni (DEM/RS) no meio da madrugada, na cara dura, tirando os 2,2 milhões de brasileiros que assinaram o projeto de iniciativa popular para palhaços. Como resposta, milhares voltaram às ruas, o que deve fazer com que o pacote seja barrado no Senado. A tentativa de desfigurar o projeto, justamente no momento em que se cobra ética, decência e transparência, é uma prova irrefutável de que os políticos brasileiros desconhecem limites. Vale o mesmo para a tentativa, felizmente frustrada, de Renan Implante de Cabelo com Jatinho da FAB Calheiros de aprovar o surreal projeto de lei de abuso de autoridade, que em resumo abre caminho para acusados processarem juízes pelo fato de serem... acusados. Mais ou menos como o poste mijando no cachorro. Entenderam? Nunca se viu tanta corrupção e desonestidade, é verdade. No entanto, da mesma forma, nunca se viu uma sociedade tão vigilante e ciente de que essa balbúrdia na política é responsável por uma educação do pior nível, por uma saúde de péssima qualidade, por uma caótica segurança pública. Corrupção abrevia sonhos, tira oportunidades de futuro de um povo, corrupção mata. A Lava Jato tem feito um grande trabalho, mas precisa fazer pressão onde é mais necessário, nem que seja de maneira indireta, convocando a população a pressionar a Procuradoria Geral da República e o Supremo Tribunal Federal. Rodrigo Janot e Teori Zavascki fogem do trabalho mais do que Lula fugia dos livros ou Dilma das aulas de Português. É patética e ridícula a lerdeza da PGR e do STF no caso. A Operação chega a seu momento decisivo em 2017 e certamente seu sucesso estará nos pedidos de virada de ano de parcela expressiva dos brasileiros de bem, os maiores sacrificados com a corrupção endêmica que assola o País e que se faz sentir de maneira mais contundente agora, diante de uma União, Estados e Municípios completamente quebrados e sem condições sequer de honrar com sua folha. O precedente para uma guinada está aberto. Que no final do próximo ano tenhamos bons motivos para comemorar. Uma extraordinária passagem de ano para os amigos leitores. Nos vemos em 2017, que já aponta no horizonte.

Compromisso com a cidade

Como forma de preparação, coralistas realizaram retiro musical em Garibaldi

parques. Exercendo a atividade há 15 anos, o Coro Tramontina é formado por baixos, tenores,

sopranos e contraltos e tem a coordenação da integrante Andréia Regina Boscaini.

Cinemas GNC Caxias (Shopping Iguatemi, RST-453, quilômetro 3,5) GNC 1: O Vendedor de Sonhos - às 13h50min e 17h50min GNC 1: Minha Mãe é Uma Peça 2 - às 15h50min e 19h45min GNC 1: Sully: O Herói do Rio Hudson - às 21h35min GNC 2: Rogue One: Uma História Star Wars - às 13h10min e 18h50min (legendado), 16h e 21h40min (dublado) GNC 3: Invasão Zumbi - às 14h (dublado), 19h20min e 21h45min (legendado) GNC 3: Animais Fantásticos e Onde Habitam - às 16h30min GNC 4: Rogue One: Uma História Star Wars - às 13h30min e 19h (dublado e em 3d), 16h15min e 21h50min (em 3d) GNC 5: Sing: Quem Canta Seus Males Espanta - às 13h20min, 15h30min, 17h40min e 19h50min (dublado e em 3d) GNC 5: Minha Mãe é Uma Peça 2 - às 22h GNC 6: Minha Mãe é Uma Peça 2 - às 13h40min, 15h40min, 17h30min, 19h30min e 21h30min Ingressos: segunda, quarta e quinta (exceto feriado) a R$ 19,00 e R$ 26,00 (salas 3d); terça (exceto feriado) a R$ 12,00 e R$ 16,00 (salas 3d); sexta a domingo e feriado a R$ 24,00 e R$ 30,00 (salas 3d). Meia entrada todos os dias para menores de 18 anos e maiores de 60 (mediante apresentação de identidade), estudantes (mediante apresentação de Carteira de Identificação Estudantil) e para o Movie Club Preferencial.

Cinépolis San Pelegrino (Avenida Rio Branco, 425) Cinépolis 1: Rogue One: Uma História Star Wars (legendado e em 3d) - às 13h, 16h, 19h e 22h Cinépolis 2: Invasão Zumbi (dublado) - às 13h15min, 15h45min, 18h20min e 21h Cinépolis 3: Sing: Quem Canta Seus Males Espanta (dublado) - às 14h, 17h e 19h15min Cinépolis 3: Sully: O Herói do Rio Hudson - às 21h45min Cinépolis 4: Minha Mãe é Uma Peça 2 - às 13h30min, 15h30min, 17h30min, 19h30min e 21h30min Cinépolis 5: Sing: Quem Canta Seus Males Espanta (dublado e em 3d) - às 14h30min, 17h45min e 20h15min Cinépolis 6: Minha Mãe é Uma Peça 2 - às 14h45min, 16h45min, 18h45min e 20h45min Ingressos: nas salas tradicionais, segunda e terça (exceto feriado), a R$ 20,00; quarta (exceto feriado) a R$ 13,00. Quinta a domingo e feriado a R$ 24,00. Nas salas 3d, segunda e terça (exceto feriado) a R$ 27,00; quarta (exceto feriado) a R$ 17,00. Sexta a domingo e feriado a R$ 30,00.

Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Luiz Antunes, 312) A sala está em recesso para as festas de fim de ano e férias e retorna com programação em janeiro Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudante e sênior)

Alterações na programação ou nos valores dos ingressos são de responsabilidade das salas


Sexta, 30 de dezembro de 2016 |

Compromisso com a cidade

Cinema

Paulo Roque Gasparetto

Drama para todos gostos

prgasparetto@terra.com.br

Imagens: Reprodução

Lista do AFI tem predomínio do gênero, que transita de histórias verídicas a questões raciais

D

ivulgado neste mês, a lista do Instituto Americano de Filmes tem o drama como o gênero dominante. Seis dos 10 relacionados abordam a temática, exceção feita à ação “A Qualquer Custo”, do escocês David Mackenzie, à animação “Zootopia”, de Byron Howard e Rich Moore, à ficção “A Chegada”, do francês Dennis Villeneuve, e ao musical “La La Land”, do jovem Damien Chazelle. Os lendários Clint Eastwood, Mel Gibson e Martin

Scorsese dirigem, respectivamente, histórias reais, em um drama recente (Sully), um da II Guerra Mundial (Até o Último Homem) e um épico (Silêncio). O cineasta Kenneth Lonergan faz um trabalho solo em “Manchester à Beira-Mar”, já que também escreveu o roteiro da trama. No entanto, os dramas raciais são apontados como os grandes favoritos à conquista do Globo de Ouro e Oscar. “Fences”, dirigido e estrelado por Denzel Washington e que

também conta com a grande Viola Davis no elenco, que trata do destino inglório e miserável de uma promessa do beisebol, e “Moonlight”, do jovem Barry Jenkins, que relata a vida de um negro, pobre e homossexual, da infância até a vida adulta, na violenta periferia de Miami. Vale lembrar que não existe uma classificação entre os selecionados pelo AFI. A maior parte deles ainda deve ingressar no circuito comercial nas salas de cinema do País.

3

Ano novo, vida nova Como foi o ano de 2016? Será que fizemos acontecer ou nos acomodamos porque achávamos que tudo iria permanecer do jeito que sempre foi? Conseguimos vibrar pelas conquistas, por menores que tenham sido, ou passamos o ano inteiro reclamando de tudo e de todos? “Ano novo, vida nova”, costuma-se dizer, será mesmo! Tenho a convicção de que a virada de ano não mudará a nossa vida como que por um passe de mágica. Neste sentido, o que percebemos é que as pessoas vivem entre o ontem, o hoje e o amanhã. Para muitas pessoas o que interessa é o passado, o que a gente fez. Outras, no entanto, vimem somente o hoje: viver intensamente, comer, beber... pois não sabemos se vivemos o amanhã. Outros ainda, vivem de sonhos e se esquecem de viver o momento presente. Vivem sonhando sempre com aquilo que ainda não tem. Na verdade, na vida tudo é consequência. Tudo é resultado. Meu hoje vai somando para que meu amanhã seja de progresso. Assim, ao iniciarmos o novo ano é como nos fosse dado um “caderno do tempo” com as páginas em branco. Ele ainda não tem título. Nele também há a formatação, como é comum nos cadernos escolares. O único condicionante é que são apenas 365 páginas, correspondendo aos 365 dias do ano. As páginas desse caderno estão prontas para receber a história de nossa vida em 2017. Nelas, podemos escrever belos poemas cheios de inteligência e verdade, como também acolher a mentira, a omissão e o egoísmo. Nelas podemos criticar tudo e a todos, sem que nada mude ou podemos relatar o trabalho que realmente conta, para mudar o que está errado. A opção por uma ou por outra direção depende de cada um. Cada final de ano é transmitido votos de paz e esperança. Como fazer com que isso não seja um simples desejo externo? Pois o resto do ano são guerras, ódio, violência e mortes. Assim, não bastam votos de boas intenções. A proposta de Jesus é exigente e envolve todas as pessoas de boa vontade. Quem se compromete com ele se torna promotor da paz e construtor de uma nova sociedade. A todos os nossos amigos e leitores do Jornal Informante formulamos votos de um 2017 abençoado, cheio de saúde e muita paz e, como nos diz no Livro de Números, no Antigo Testamento, lemos que o próprio Deus ordenou que Arão abençoasse seu povo com as palavras bíblicas: “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça brilhar sobre ti sua face e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti sua face e te dê a paz” (Nm 6, 24-26). * Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e doutor em Comunicação


Valéria Vettorazzi valeria.vett@hotmail.com

Fábio Silvestri

E

New Year

nfim, chegou o final de 2016 e a oportunidade de construirmos uma vida melhor em 2017. Desejo a todos leitores uma festa excelente de comemoração e, além disso, que esse sentimento de alegria e renovação se estenda por todo próximo ano. Que possamos ser mais solidários, fazer o bem e valorizar as pessoas que estão ao nosso lado. Feliz Ano Novo! Vem 2017!

Ceia

O Boteco Antonielle organiza uma ceia especial de Ano Novo, neste sábado. O jantar será servido às 22h e após a meia-noite haverá show com o músico Marcelo Franar. O couvert para o show custa R$ 10,00 e os portões estarão abertos até o início da madrugada, conforme lotação. Mais informações na página 7 do Inside.

Férias

Ananda Servelin e Douglas Baldin no Copa recentes férias pela cidade maravilhosa

Jeferson Deboni

O Boteco do Chá está em férias, mas já tem previsto o seu retorno para o dia 13 de janeiro. Na data ocorre a Festa do Azar, com a dupla Júlio Cézar & Junior. A partir das 23h acontece um aquece especial para elas.

Cristiano de Oliveira

Daiane Bellaver esbanjou beleza na festa de Natal do Boteco do Chá no final de semana

Ramone Marmentini aproveita as férias em uma trip pelo Uruguai. Na foto visita a Fortaleza de Santa Teresa

Marcela Kuhn circulou entre os presentes do evento Mix Festival, organizado pelas casas Bulls, Pepsi e Woods, em Caxias do Sul

Eduardo Mocellin e Gerusa Calera da Silva marcaram presença na festa Nochebuena, que ocupou o Café de La Musique, no sábado

Par

A Level Cult, de Caxias, prepara gada de 2017 neste final de sema Básica vem com programação esp te toda. No sábado, a Hello New Y da melhor forma o Ano Novo, com balões e espumantes, entre outras


Arquivo Pessoal

acaba Palace, durante a do Rio de Janeiro Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Maria Cristina Meneghin embarcou para Londres, para uma temporada de dois meses de viagens e estudo. Na foto ela visita o Kensington Gardens, famoso parque público da cidade, conhecido como um dos Parques Reais

Fique por Dentro Baby: Giovana Bristot e Gustavo Bellaver estão felizes da vida à espera de seu segundo baby, que fará companhia ao maninho Francisco. A previsão do nascimento é para julho do próximo ano. Parabéns à família! Acústico: o grupo farroupilhense Gervasoni Trio Acoustic faz seu show de encerramento do ano no Botequim São Bento, em Bento Gonçalves. O show ocorre nesta sexta e tem início a partir das 22h30min. Daniela De Rocco

rty

a duas noites para festejar a cheana. Na sexta, a conhecida Sexta pecial e drinks promocionais a noiYear foi pensada para comemorar m contagem regressiva, chuva de s atrações.

Os pais Ademir Farias Pinto e Lisiani Rehme ladeando a filha Nicole, que completou seus 5 aninhos com comemoração na Ticabum Festas, ao lado de familiares e amigos


6 | Sexta, 30 de dezembro de 2016

Fabrício Oliboni fabrioliboni@gmail.com

Dois mil e dezesseis

* Agente de intercâmbio e bacharel em Relações Internacionais

xxxxxxx Parágrafo Primeiro

Muitas misérias e um amor para recordar Nos 20 anos da morte de Marguerite Duras, resenhamos “O Amante”, sua obra mais íntima e pessoal Ramon Cardoso

Imagem: Reprodução

Essa semana acaba. Contagem regressiva para o derradeiro minuto do ano. A última vez que vi tamanha expectativa pelo epílogo anual da volta da Terra em torno do Sol foi em 1999. Naquele ano teve uma galera que acreditava no tal do “bug do milênio”, além das previsões do Nostradamus, que marcaram uns 19 finais de mundo para 2000. Bom, como todos devem ter percebido, o roteirista do universo deixou passar daquela vez, mas 2016 deixou a impressão de que ele está reconsiderando a ideia. De forma resumida e próxima de um consenso mundial, 2016 não foi fácil. Não lembro quem postou isso, mas um cara no Facebook resolveu usar 2016 como um adjetivo, algo negativo, exemplificado por coisas como as citadas abaixo. - Hoje eu não posso, tô me sentido muito 2016. - Bah, aí complica. Melhoras, viu. Dentre outros exemplos. Acredito que muitos concordariam com ele e até passem a adotar 2016 como um adjetivo corrente. Pois é. O ano exigiu profissionalismo de quem viveu os seus longos 366 dias. Não é coisa para amador. Dentre o que houve de mais relevante (ou nem tanto) em nível nacional e mundial, listarei em seguida o que vou me lembrando de cabeça: mais um impeachment. No 3° perde os tacos; atentados terroristas cada vez mais frequentes pelo mundo; Trump eleito nos Estados Unidos; tragédias no futebol (seleção de Uganda e Chapecoense); violência, insegurança e um Estado quebrado, esse é o Rio Grande do Sul atual; escolas e universidades brasileiras em greve/tomadas; o acentuado declínio do PT; acordo de paz entre a Colômbia e as FARC (será?); Fidel, Cruyff, Ali, Bowie, Cohen... alguns dos que se foram neste ano; teve Olimpíadas no Rio; Bob Dylan ganhou Nobel; Pokémon Go; segue a operação Lava Jato; refugiados não param de entrar na Europa; desemprego cresce no Brasil; Grêmio campeão, Inter caiu; Rolling Stones em Porto Alegre; e memes, algo que crescerá todos os anos, casa vez mais memes. Particularmente não sei de ninguém que diria que 2016 foi um bom ano. Analisando individualmente é diferente, pois a maior parte dos acontecimentos que listei afeta em maior ou menor grau a vida de todos nós. Eu considero que tive um bom ano, mas é algo pessoal. Olhando no geral não direi que 2016 foi um ano com mais avanços do que reveses, longe disso. São muitas coisas que afetaram diversas pessoas de forma negativa, então não tenho como discordar de que esse ficará marcado como um ano meio “maldito”. Pode ser devido ao momento de incerteza econômica e política, e assim o que uns chamariam de pessimismo outros classificam como uma visão realista, já que não temos muitos motivos para nos animarmos com o que pode vir em 2017, ao menos no que tange ao Brasil. Por essa e tantas outras, 2016 não constará entre os anos lembrados com carinho nas páginas da história. Sobre 2017? Só digo que espero não escrever um texto como esse no ano que vem.

Compromisso com a cidade

ramon@jornalinformante.com.br

F

oi uma espécie de acerto de contas com o passado ou a necessidade de recordar uma tórrida paixão? O fato é que “O Amante”, de Marguerite Duras, é íntimo, pessoal e altamente revelador. Escrito em 1984, quando a autora estava com 70 anos, relembra sua adolescência, mais precisamente um ano e meio dela, quando viveu sua primeira experiência amorosa e sexual ao se envolver com um jovem rico chinês, 12 anos mais velho. No início de sua obra, ela revela uma espécie de volúpia natural para um relacionamento. “Aos 15 anos tinha o rosto do prazer e não conhecia o prazer. Os traços do prazer eram muito acentuados. Até minha mãe devia vê-los. Meus irmãos os viam. Tudo começou assim em minha vida, com esse rosto visionário, extenuado, as olheiras antecipando-se ao tempo, à experiência”. A jovem, que vivia em Saigon (atual Ho Chi Minh), desperta logo o interesse do chinês e se entrega a ele de corpo e alma. As reservas logo ficam de lado e os encontros passam a ser diários e escancarados. Mas o que chama a atenção é que os episódios são esparsos, a história fragmentada. Não chega a ser uma narrativa com fluxo de consciência porque ela é extremamente objetiva, embora não seja linear. O envolvimento amoroso divide as atenções com a família de Duras, sem a figura paterna, com o carinho pelo frágil irmão mais novo, com o ódio pelo opressor irmão mais velho, com a insanidade e loucura da mãe, por vezes afetuosa, mas quase sempre desconectada da realidade que a cerca. Há uma amargura familiar recorrente que permeia a obra. “Tive a sorte de ter uma mãe desesperada de um desespero tão puro que até mesmo a felicidade de viver, por mais viva que fosse, às vezes não podia afastá-lo totalmente”. Ela continua. “Digo que em minha infância a infelicidade de minha mãe ocupou o lugar do sonho”. Sua mãe, uma professora, queria que se formasse em Matemática, mas Duras queria, na verdade, era ser escritora. A decadência da família é comentada com uma fúria assustadora, com um pesado ressentimento. Os períodos de prazer com o amante são um breve momento de felicidade em uma trajetória repleta de mazelas, mas a mágoa também atinge seu parceiro, já que relacionamento entre um rico e jovem

Ficha Técnica O Amante

Autora: Marguerite Duras Tradução: Aulyde Soares Rodrigues Gênero: Biografia Literatura Francesa Ano de publicação: 1984 Editora: Cosac Naify Número de páginas: 112 Preço médio: R$ 29,00 empresário chinês e uma pobre adolescente branca francesa não teria qualquer possibilidade de vingar na Indochina Francesa do começo do século passado. Se isso machuca seu parceiro, não machuca a ponto de confrontar seu pai e assumir o caso. Logo a indiferença familiar é transposta à relação. A obra mais impactante de Duras, que faleceu há duas décadas, em Paris, suscita os mais variados sentimentos, mas é muito trágica e triste em sua essência. A miséria se sobrepõe naturalmente à rotina, ingressa sem pedir permissão e conduz as memórias da escritora. Ela fala de si mas não na primeira pessoa, mas na terceira, como se necessitasse de um certo distanciamento ao revisitar um passado tão doloroso. Até compreensível se a meta foi mesmo a de exortar seus demônios.


Sexta, 30 de dezembro de 2016

Compromisso com a cidade

Música

|7

Dolores Maggioni doloresmaggioni@terra.com.br

Boteco Antonielle prepara grande festa de Réveillon Ramon Munhoz

A

Noite da Virada reserva muita diversão para os farroupilhenses no Boteco Antonielle (14 de Julho, 741), com música, comida e bebida. A festa começa no sábado, a partir das 21h30min e segue, com portões abertos até às 2h ou até que o bar atinja sua capacidade. Uma ceia especial de Réveillon será servida às 22h, pelo valor de R$ 180,00 para o casal. No cardápio, leitão, peixes, aves e sobremesa de frutas. Para quem quiser apenas curtir uma boa música ao vivo, o músico Marcelo Franar será o responsável pelo agito, a partir da meia-noite. “Tocarei clássicos do pop rock nacional, de artistas como Herbert Vianna, Frejat, Leoni e Cazuza. E contarei com a participação do músico Amauri Maciel, no cajón”, avisa o vocalista, que também tocará violão no show. O couvert artístico é de R$ 10,00 para eles e elas.

Noite da Virada: músico Marcelo Franar interpreta sucessos do pop rock para celebrar a chegada de 2017

Serviço

O que: Ceia de Réveillon e show com Marcelo Franar Quando: neste sábado, a partir das 21h30min Onde: Boteco Antonielle (14 de Julho, 741) Quanto: o valor da Ceia é de R$ 180,00 (casal) e couvert artístico de R$ 10,00 Informações e reservas: pelo fone 3261-1344

Horóscopo Áries - 21/03 a 20/04 Acontecimentos astrológicos muito significativos que falam de uma nova fase profissional e de uma tendência a acontecimentos rápidos. É hora de colocar em prática mudanças que você vem a muito tempo adiando, ariano.

Leão - 21/07 a 22/08 Temos a Lua nova que ocorre no setor de trabalho, saúde e aprimoramento. Novas energias e sementes que podem ser lançadas em relação ao trabalho. É um momento que evidencia a necessidade de abertura a novas experiências.

Sagitário - 22/11 a 21/12 Uma nova fase material juntamente com a construção de novos valores pessoais e profissionais. O retorno do movimento direto do planeta Urano acelera as mudanças na vida amorosa dos sagitarianos.

Touro - 21/04 a 20/05 A fase lunar nova indica um momento interessante para você se sintonizar com novas intenções, atitudes e energias. É um momento em que perceberá uma aceleração de acontecimentos com a mudança de movimento do planeta Urano.

Vírgem - 23/08 a 22/09 É um momento que pede uma nova consciência e expressão de seus sentimentos e criatividade. A mudança de movimento do planeta Urano indica uma maior velocidade em acontecimentos emocionais e materiais.

Capricórnio - 22/12 a 20/01 É em seu signo que temos o encontro entre Sol e Lua que caracteriza a fase lunar nova. Tem início nesse momento uma nova etapa de desenvolvimento em sua vida. O retorno do movimento direto do planeta Urano simboliza mudanças na vida familiar.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 A fase lunar nova indica novos propósitos emocionais, materiais e espirituais É o momento de uma profunda transformação e consciência do que deve ser superado. É hora de praticar o desapego e de se libertar de antigas dores.

Libra - 23/09 a 22/10 É a partir de agora que as mudanças, inovações e surpresas tendem a se acelerar nas relações. A fase lunar nova indica as novas energias e situações no âmbito de casa, família e vida doméstica.

Aquário - 21/01 a 19/02 É um período em que deve se voltar mais para si mesmo e para os momentos de solidão e recolhimento. O seu planeta regente, Urano, retoma o movimento direto, acelerando as mudanças. Novos contatos, atitudes e movimentação no cotidiano.

Câncer - 21/06 a 20/07 Um novo momento para suas relações e parcerias, especialmente de natureza profissional. O planeta Urano retoma o movimento direto no setor de carreira, grandes inovações e surpresas na vida profissional dos cancerianos.

Escorpião - 23/10 a 21/11 É um momento oportuno para você planejar novos projetos e atitudes em relação ao trabalho. A fase lunar nova promove novos contatos e uma percepção diferente das suas relações e de como se comunica e expressa.

Peixes - 20/02 a 20/03 Uma nova energia envolvendo as amizades, o contato com grupos e as intenções para o ano de 2017. A mudança no movimento do planeta Urano indica uma energia diferente em relação a valores, talentos e recursos.

Assim, tão de repente, 2017 Foi tudo muito rápido. Empilhamos sucessos e decepções, tristezas e alegrias, fantasias e realidades. Vivenciamos tantas coisas e, às vezes, apressados, não tivemos tempo para realizar os nossos sonhos. De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano velho deixou de existir. De repente, num instante fugaz, as taças de champanhe se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o Ano Novo acabou de nascer. De repente, os olhos se miram, as mãos se entrelaçam, os corpos se abraçam e os pensamentos exprimem um desejo de amor. De repente, independente de raça ou cor, de origem ou religião, os humanos lembram apenas de conjugar o verbo “amar”. De repente, sem mágoa ou rancor, sem ódio ou ressentimento, os homens entoam uma canção de paz, um hino que celebra a dádiva da vida. E, quando a meia noite acordou o Ano Novo para o mundo, cada sonho que alimenta o abissal da alma, saiu pelas ruas brincando de ser deus, enchendo de estrelas as noites sem luar e iluminando o longo de todos os caminhos. Então paramos para decretar a paz. Para dar férias ao nosso coração e exercitar a arte de ser feliz. Escancaramos as vidraças da vida para vislumbrar as curvas que ocultam os caminhos que estão por vir. Desembarcamos na estação dos sonhos. Desejo a todos aqueles que eu amo, e também aos que não me amam, que nos sentemos à mesa da benquerença, alimentando-nos dos mesmos sonhos, vendo a fisionomia da felicidade estampada nas areias das praias, correndo pelos ventos, pelas folhas, pelas flores, pelas aves, semeando sorrisos e acordando o tempo de contemplar gaivotas e de fazer desenhos de esperança nas páginas dos céus. Desejo que as pessoas que eu amo, e também as que não me amam, festejem o Ano Novo, sentindo-se o poeta de uma nova sociedade, onde todos se amem de verdade e vivam cada fração do tempo infinito, curtindo a liberdade e o gosto de viver, neste cenário maravilhoso que se chama Universo. Desejo a todos os meus amigos, a beleza das noites iluminadas, o retorno daqueles sonhos que partiram e que não voltaram. Desejo que suas mãos estreitem os que têm as mãos vazias, que os caminhos devolvam as esperanças que se foram e que todos os seus amores embarquem na “viagem das realizações”, trazendo no passaporte o carimbo da conquista de seus objetivos. Desejo mais. A todos que compõem a família dos meus amores, que multipliquem as cores do arco-íris, que lambuzem de chocolate suas paredes interiores, que cultivem a sede de Justiça, e a firmeza de propósitos, que plantem roseirais nos abismos metafísicos e saibam se fazer crianças no grande circo anímico. Que guardem a fé dos carvoeiros e deixem bailar o coração em aleluias. Que bendigam o alvorecer desperto pela passarada e escutem o anjo da guarda que se aninha no colo da sabedoria. Que enfeitem a alma de borboletas e libertem a criança que os habita. E, a todos, sem distinção, que se façam gigantes nas suas aspirações mais generosas, levando-as a levitar na amorosidade. * Escritora


S�m� A��

FICHA TÉCNICA Título original: The Meddler Título traduzido: A Intrometida Direção e roteiro: Lorene Scafaria Gênero: Drama/Comédia Duração: 103 minutos País: Estados Unidos Ano de produção: 2016

A Intrometida

Estúdio: Stage 6 e Anonymous Content Distribuição: Sony Pictures Classics

Soltando amarras do passado “A Intrometida” mostra a conflituosa relação entre mãe e filha que, cada uma à sua maneira, tentam superar com subterfúgios uma traumática perda familiar s vidas de Lori (Rose Byrne) Marnie Minervini (Susan Sarandon) mudaram para sempre quando Joey partiu. Ele não era somente um pai ou esposo, mas parecia ser o elo que conectava o trio. Passados dois anos da perda, a dupla ainda não tinha conseguido superar o trauma, embora nenhuma tivesse coragem de admitir isso. Sozinha em Nova Jersey, Marnie resolve se mudar para Los Angeles para ficar perto da filha, uma roteirista consagrada e, carente, acaba sufocando-a. Embora não deixasse transparecer, a carência de Lori também era acentuada. Ela passa por uma fase particularmente complicada. Com um relacionamento recém encerrado, vive um bloqueio criativo e está pressionada para a entrega de um roteiro. Ou seja, tudo que ela não precisa é de sua mãe ligando e mandando mensagens a cada cinco minutos, como acaba acontecendo. Mas Marnie não dá muita bola para isso. Muito pelo contrário. Quanto mais Lori tenta afastá-la, mais ela se torna invasiva, especialmente no que se refere às questões amorosas da filha. De certa forma, ela demonstra uma preocupação excessiva com a roteirista, que se fecha a partir dos episódios traumáticos que teve, vive de maneira reclusa e mergulha no trabalho. O alívio de Lori vem com uma gravação em Nova Iorque, momento em que pode se desconectar da vigilância constante de Marnie, que demonstra uma ausência afetiva surreal, somente suplantada por sua generosidade, algo que preenche esse vazio existencial. Ela começa a se envolver e ajudar estranhos de maneira aberta, como uma forma não somente de criar laços, mas sobretudo de ser amada pelas pessoas, ocupando o enorme vazio deixado pela ausência do marido. Porém, esses vínculos são no plano da amizade, tanto que Marnie apresenta uma série de reservas quando acaba conhecendo o ator e ex-policial Randy Zipper (J. K. Simmons). Contudo, ela, assim como sua filha, também necessita se soltar dos nós que a prende a um passado e a impede de ter uma trajetória plena. Um processo catártico, mas sobretudo premente.

Divulgação

A

Miséria comum, catarse em curso: Marnie (Susan Sarandon) e Lori (Rose Byrne) nunca lidaram bem com a tragédia familiar, mas em um momento ela terá que ser superada na comédia dramática baseada na própria vida da cineasta e de sua mãe

“A Intrometida” é baseado na história real da jovem diretora e roteirista Lorene Scafaria e sua mãe Gail, a verdadeira Marnie. No material de apoio, a dupla, e especialmente Lorene, explica como teve a ideia de adaptar a jornada das duas na telona, além do making of da trama, com depoimentos da diretora/roteirista, atores e equipe de produção.

Também há a opção de conferir os erros de gravação e o longa comentado por Lorene e Susan. Um drama leve, de diálogos rápidos, doses de humor na medida certa e com direito a uma participação de Blues Traveler, que é de Nova Jersey como a diretora, cantando a marcante “Run Around”, um dos grandes hits dos anos 90, e participando do material de apoio.


VENDE-SE COFRE em Aço com divisórias, chave e segredo. Pouco uso. Nas dimensões: 40 cm largura x 60 cm altura x 50 cm profundidade. Interessados tratar diretamente com proprietário no fone: (54) 99972-1496.

AMAROK SE 4X4 TURBO 4P 2013 PRATA ......85.000,00 CORSA 1.0 MPFI 8V 2004 VERMELHA ...........16.800,00 BLAZER DLX 1997 AZUL ..................................18.000,00 COROLLA XEI 1.8 VVT 2004 PRATA ................28.000,00 GOL SPECIAL 1.0 2015 VERMELHA ...............31.800,00 206 SW 1.4 PRESENCE 2005 PRATA ..............15.800,00

OFERTA de final de ano, formatação de computador por R$ 40,00 buscamos o seu computador (54) 996682341. (Whats)

PALIO WEEKEND 2000 BRANCA ....................11.800,00 CERATO FLEX 1.6 AUT 2013 PRETA ..............53.800,00 GOL 1.6 2013 BRANCA ....................................34.000,00 SILVERADO DLX T 1998 BRANCA ..................42.000,00 ZAFIRA CD 2.0 8V C/TETO 2003 AZUL ...........23.800,00 CELTA 5 PORTAS 2003 VERMELHA ................16.000,00 SPACEFOX 2009 PRETA ..................................29.800,00 PALIO 1.0 MPI FIRE 8V 2005 AZUL .................13.800,00 307 1.6 PRESENCE PACK 2012 BRANCA ......32.800,00




ALUGO APARTAMENTO em Itapema SC. a 150 metros do mar. Tratar F.: 99118-1642. VENDO 3 terrenos de Cooperativa com área definida. F.: 99118-1642. ALUGO CASA NA PRAIA NO MUNICÍPIO ARROIO DO SAL, BALNEÁRIO ATLÂNTICO, HÁ UMA QUADRA DO MAR, TODA EM ALVENARIA COM 02 SUÍTES, MAIS UM BANHEIRO COMPLETO, ACOMODA SETE PESSOAS, PÁTIO GRANDE FECHADO COM MUITA SOMBRA, PERTO DE SUPERMERCADO, SORVETERIA, RESTAURANTE, POSTO DE SAÚDE. DIRETO COM O PROPRIETÁRIO, OLAVO (54) 99972-6708 – BENTO GONÇALVES/RS.





VENDE-SE TERRENO apropriado para SALA COMERCIAL ou RESIDENCIAL ao lado do Posto de Gasolina Di Piano. Localizado no bairro 1º de Maio. Valor R$153.000,00. Tratar com José, fone (54) 99925-2068 (CRECI 43112).






Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.