Edição 753

Page 1

CardosoRamon

CIDADE Rádio Miriam Caravaggio comemora novo momento Solenidade oficializa mudança para o 95.7 FM e amplia alcance da emissora Página 13

CIDADE Movimento Pátria Amada Brasil está mobilizado para o dia 7 de Setembro Organizadores esperam boa presença de público na celebração do Bicentenário da Independência Página 14

Educação valorizada no Legislativo

Câmara de Vereadores reconhece trabalho em prol do ensino e homenageia, em sessão solene, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Associação Educadora São Carlos e Escola Carlos Fetter em ano especial das instituições MATÉRIA ESPECIAL, páginas 2 a 4

FARROUPILHA | ANO XV | EDIÇÃO 753 | 2 DE SETEMBRO DE 2022 | R$ 4,00

HBSCSAÚDE é contemplado com selo UTI Efi ciente Entrega ocorreu em Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva Página 11

CNSL, AESC e Carlos Fetter têm

atuação

Gabriel Venzon

Legislativo realizou sessão solene que contemplou trio pelos serviços prestados no campo educacional

CNSL, AESC e Carlos Fetter têm

As entidades educacionais estiveram representadas, respectivamente, pelas diretoras Salete Finimundi Gasperin, irmã Nadir Contini e Heloísa Paganin Citron do Amarante, que receberam uma placa do Poder Legislativo, entregue pelas mãos da presidente da Casa, vereadora Eleonora Peters Broilo, em noite que valorizou a contribuição dada pelo trio à educação.

Casa Legislativa Lidovino Antônio Fanton prestou uma sessão solene muito adequada e justa, na segunda à noite, em homenagem aos 105 anos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (CNSL) e aos 60 anos da Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora da instituição de ensino, e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Fetter.

VALORIZAÇÃO DO ENSINO

2 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

Tradicional instituição de ensino farroupilhense e mantenedora foram agraciadas pela passagem do 105º e 60º aniversário

A sessão solene foi aberta com a manifestação dos vereadores, iniciando por Clarice Baú (Progressistas), autora da homenagem, seguida pelos parlamentares Juliano Baumgarten (PSB), Thiago Brunet (PDT), Davi Almeida (Rede), Marcelo Broilo (MDB) e Maurício Bellaver (PL). Foi boa a presença de público, especialmente de professores que integram o

atuação

A

CNSL e AESC

atuação reconhecida na Câmara

Carlos Fetter

Educandário estadual também foi contemplado com distinção no ano em que celebrou seis décadas de história na cidade

Parte desta história está atrelada à Associação Educadora São Carlos Borromeo, congregação dirigida por Irmãs Scalabrinianas, entidade que celebra seis décadas com atuações nas áreas de educação, saúde e responsabilidade social, através de seus mais de 4 mil funcionários e 2 mil alunos distribuídos nas escolas da Rede, que conta, além do farroupilhense Lourdes, com o Colégio São Carlos de Caxias do Sul e Santa Vitória do Palmar.

quadro docente e diretivo dos educandários.

3FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

Instituído antes mesmo da emancipação política da cidade, o Colégio de Lourdes iniciou atividades em 1917, a fim de suprir a falta de uma escola para os imigrantes italianos. No começo de sua jornada, estava localizado no bairro Nova Vicenza, mudou-se para a Tiradentes em 1931, oferecendo também cursos profissionalizantes. Com o tempo expandiu-se e passou a ofertar também o Ensino Médio.

Ramon Cardoso

Da mesma forma, a Escola Carlos Fetter celebrou 60 anos. Fundada em 25 de maio de 1962 como Grupo Escolar São Vicente, teve o atual nome instituído em 1966 numa homenagem a um dos primeiros moradores do município e que muito colaborou com o desenvolvimento da cidade. Veja manifestação das diretoras e de Luciana Zanfeliz, secretária de Educação, na página 4.

om a palavra, as diretoras. Representantes do CNSL, AESC e Carlos Fetter foram à tribuna não apenas para agradecer à distinção recebida, mas sobretudo para enaltecer o trabalho das instituições com a educação e com a formação de cidadãos.

Diretora AESC, que é mantenedora do CNSL, ela também citou o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), que há 38 anos atua em Ca-

C

“É inegável a importância das referidas instituições na educação de Farroupilha, mas também pela preocupação com a formação cidadã de nossas crianças e adolescentes, assim como nossos professores, que fazem da arte de ensinar uma missão de vida. Desejamos a continuidade do já consolidado trabalho que desenvolvem para que cada vez mais sejam mediadores das conquistas dos nossos estudantes e jovens”, declarou Luciana Zanfeliz, secretária de Educação, que esteve representando o Poder Executivo no evento.

“Nossa congregação tem 127 anos de fundação. O bispo Dom Batista Scalabrini ficou inquieto ao ver os italianos partirem do porto de Gênova rumo ao Brasil. Conversou com autoridades, tanto italianas quando brasileiras, para que estas intervissem em favor dos imigrantes, e fundou duas congregações: dos padres e das irmãs scalabrinianas, que deu assistência aos imigrantes desde os navios até auxílio social, de educação e de saúde na nova terra. As irmãs chegaram ao Brasil e, em 1917, em Farroupilha, fundaram o Colégio de Lourdes”, rememorou a irmã Nadir.

4 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

Pela educação

Diretoras agradeceram reconhecimento legislativo e reforçaram propósito direcionado à educação de qualidade

Fotos: Ramon Cardoso

“Temos compromisso com a educação de qualidade. Nossa motivação são os alunos. O Colégio de Lourdes formou e forma pessoas autônomas, que entendem o contexto social em que estão inseridas. Educação é o único caminho para formarmos um mundo melhor. Agradecemos a comunidade escolar que faz do CNSL um exemplo. O reconhecimento não é somente para nós, mas para todos que contribuíram com essa jornada de realizações”, declarou a diretora Salete.

Salete, Nadir, Heloísa e secretária Luciana usaram tribuna na sessão solene

xias do Sul, alicerçado nesse tripé: assistência social, educação e saúde. Somente neste ano, foram 1.597 atendimentos de indivíduos que vieram de 32 cidades e 29 Países. Por fim, a professora Heloísa, diretora da Carlos Fetter, que como a AESC, completou 60 anos em 2022.

“Ao longo deste tempo testemunhamos inúmeras mudanças, formamos cidadãos atuantes e participantes. Nosso vínculo, especialmente com o bairro Nova Vicenza, é muito forte. Essa relação escola, família e sociedade sempre esteve muito presente na Carlos Fetter. Celebramos a data com olhar voltado ao futuro. Cada estudante, professor e funcionário deixou sua marca e temos uma gratidão por todos que contribuíram com a construção dessa história, bem como pelo Legislativo e vereadores pela lembrança”, declarou a docente, que está na Carlos Fetter desde 2005 e há 14 anos integra a equipe diretiva.

Mais que compromisso, amor pelo ensino

6 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

Sobre o dano moral

No entanto, a interpretação das regras estabelecidas pelos artigos 223-A a 223-G da CLT não devem ser interpretadas de forma literal e tampouco de forma isolada, devendo ser observada a CLT conjuntamente com a Constituição Federal, as normas internacionais de direitos humanos subscritas pelo Brasil, demais leis regulamentadoras do Direito do Trabalho, o Códi-

dano moral pode ocorrer em qualquer área do Direito, inclusive no âmbito do Direito do Trabalho, até porque, se o dano moral está relacionado à proteção da dignidade da pessoa humana, de igual forma a dignidade do trabalhador deve ser protegida.

O

Assim como ocorre nas outras áreas do Direito, a reparação de danos pode contemplar a cumulação de pedidos, podendo

haver danos patrimoniais e extrapatrimoniais decorrentes do mesmo ato. O artigo 223-F da CLT, incluído com o advento da Lei 13.467/2017, também denominada reforma trabalhista, contempla tal previsão, ainda que não houvesse qualquer dúvida a esse respeito antes desse dispositivo, desde o julgamento da Súmula 37/STJ, que possui o seguinte enunciado: “São cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato”.

Assim, o dano moral ocorrido nas relações de trabalho não é diferente daquele ocorrido em qualquer outra situação, senão com algumas peculiaridades específicas, como ser julgado pela Justiça do Trabalho, ainda que tenha natureza civil, pela competência conferida pela Constituição Federal, cujo inciso VI do artigo 114 determina: “Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: [...] VI - as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho”.

Com o advento da Lei 13.467/2017, a CLT passou a contemplar, em título próprio, diversos artigos com disposições sobre a reparação de danos extrapatrimoniais ocorridos nas relações de trabalho, com a inclusão do artigo 223-A ao artigo 223-G da Consolidação das Leis do Trabalho.

Daniela Vasconcellos Gomes *

O artigo 223-A da CLT, inclusive, tenta limitar a reparação dos danos extrapatrimoniais decorrentes das relações de trabalho a esses dispositivos, ao assim dispor: “Aplicam-se à reparação de danos de natureza extrapatrimonial decorrentes da relação de trabalho apenas os dispositivos deste Título”.

O dano moral nas relações de trabalho também decorre da violação da vida privada, da intimidade, da honra e da imagem da pessoa, e pode decorrer de diversas formas de constrangimento no ambiente de trabalho, como procedimento discriminatório, assédio moral, assédio sexual, tratamento degradante ou vexatório, dano existencial, assédio processual, perda de uma chance, falsa acusação de crime, etc.

7FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

estando delimitado o seu conteúdo, de modo a CLT, por ser norma infraconstitucional, não pode limitar uma norma constitucional de eficácia plena, e muito menos afastar sua aplicação.

Já os artigos 223-C e 223-D

plena, ainda que sua intenção fosse reafirmar tais direitos.

* Advogada (OAB/RS 58.090)

Assim, considerando o caráter protetivo do Direito do Trabalho, as alterações legislativas sempre deveriam conferir maior proteção ao trabalhador, e não poderia ser diferente com a inclusão de normas específicas sobre a reparação dos danos extrapatrimoniais havidos nas relações de trabalho, mas tal afirmação atualmente é bastante questionável, desde o advento da Lei 13.467/2017, a chamada Reforma Trabalhista.

No entanto, o rol de bens tutelados elencado nos artigos 223C e 223-D da CLT são meramente ilustrativos, e não taxativos, pois como já referido, a Constituição Federal incluiu a reparação por dano moral no artigo 5º, nos incisos V e X, mas não delimitou seu conteúdo, de modo que uma norma infraconstitucional, como a CLT, não pode limitar uma norma constitucional de eficácia

no Direito do Trabalho (parte I)no Direito do Trabalho (parte I)

go Civil e outras normas aplicáveis. Nesse sentido, desde o advento da Constituição Federal, a reparação por dano moral está incluída no texto constitucional, nos incisos V e X no artigo 5º, não

De acordo com o artigo 223-B da CLT, os danos de natureza extrapatrimonial são bastante amplos, pois podem ser causados por qualquer ação ou omissão que ofenda a esfera moral ou existencial da pessoa física ou jurídica.

Em relação ao artigo 223-B da CLT, por prever que a vítima do dano é a titular exclusiva do direito de reparação, houve certa polêmica sobre a possível intransmissibilidade do direito à reparação aos herdeiros da vítima. No entanto, o artigo estabelece apenas sobre a titularidade do direito à reparação, mas não faz qualquer referência a sua transmissibilidade em caso de falecimento.

Além disso, entender o rol dos artigos 223-C e 223-D da CLT como taxativo, seria impedir a evolução do Direito, que sempre acompanha – ou deveria acompanhar – o desenvolvimento social, em que os bens tutelados juridicamente mudam de acordo com os valores de cada contexto social.

Arquivo Pessoal

da CLT parecem tentar reduzir o alcance dos bens juridicamente tutelados, ao mencionar a honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de ação, a autoestima, a sexualidade, a saúde, o lazer e a integridade física como os bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa física, e a imagem, a marca, o nome, o segredo empresarial e o sigilo da correspondência como os bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa jurídica.

Evidente que é cansativo. Certo que os que estão preocupados com o destino do País como nação sentem-se esgotados e sem grandes aspirações para debater problemas que são secundários, mas que no calor da hora ganham uma dimensão gigantesca. É um caminho gradual, lento, vagaroso, mas chegará o dia em que o País necessitará fazer um processo catártico, de depuração profunda de suas estruturas para evoluir como nação. Infelizmente, no momento parece que estamos estagnados ou até mesmo andando para trás. Porém, pode até demorar, mas certamente chegaremos ao ponto que essa discussão será primordial.

ÍndiceInsideSétimaArte Capa, 2, 6 e 7 Cinemas Página 3 Guilherme Macalossi ............................ Página 3 Social ........................................................ Páginas 4 e 5 Egui Baldasso Página 6 Lauro Edson Da Cás Página 7 Agenda Contracapa MatériaEditorialEspecial ..................................... Páginas 2 a 4 Informe Jurídico ..................................... Páginas 6 e 7 Editorial Página 8 Espaço Pets Página 10 Saúde Página 11 Cidade ........................................................ Páginas 13 e 14 Educação Página 15 Esporte Páginas 16 a 19 www.jornalinformante.com.br A manifestação dos colunistas é livre e independente e não necessariamente reflete a opinião do Tabloide sobre os temas abordados nas colunas LAURO EDSON DA CÁS PAULO ROQUE GASPARETTO RITA ROSA BARETTA VALÉRIA VETTORAZZI Classificados .......................................... 4 páginas /jornalinformante@PaperInformante@jornalinformante REDAÇÃO: REDACAO@JORNALINFORMANTE.COM.BR RAMON FINANCEIRO:ANÚNCIOS:COMERCIAL:RAMON@JORNALINFORMANTE.COM.BRCARDOSOCOMERCIAL@JORNALINFORMANTE.COM.BRANDRÉLUIZDASILVAANDRE@JORNALINFORMANTE.COM.BRFABIANOLUIZGASPERINGASPERIN@JORNALINFORMANTE.COM.BRMARIADAGRAÇAPOTRICOSLEITEMARIA@JORNALINFORMANTE.COM.BRANUNCIOS@JORNALINFORMANTE.COM.BRTIAGORODRIGUESTIAGO@JORNALINFORMANTE.COM.BRFINANCEIRO@JORNALINFORMANTE.COM.BR COLUNISTASENDEREÇOTELEFONESASSINATURAS@JORNALINFORMANTE.COM.BRASSINATURABIENAL:R$300,00ASSINATURAANUAL:R$180,00(54)3401-3200/(54)3401-3201(54)9.9194.9192RUADR.JAIMEROMEURÖSSLER,348,BAIRROPLANALTOCRÔNICASDAREDAÇÃOEGUIBALDASSOFABRÍCIOOLIBONIGUILHERMEMACALOSSI

Respeito ao País e aos símbolos nacionais é algo que deveria ser valorizado desde a infância, seja em casa ou na sala de aula. Tudo bem que temos muitos motivos para se envergonhar do Brasil, mas isso não é uma questão de Estado como ente, mas invariavelmente de política, de um passado que foi sedimentado no “jeitinho”, uma permissividade que ia sempre um pouco além e que acabou por tornar algo “escabroso” há tempos atrás em situações corriqueiras e até “aceitáveis” hoje em dia. É claro que não está correto, assim como também não é uma questão que vá ser resolvida do dia para a noite.

que se apropriam dela como um instrumento político, não ajuda em nada na construção de uma sociedade melhor, que é o que todos, com um mínimo de bom senso, desejam. O 7 de Setembro se aproxima e é pouco provável que essa realidade mude. Muito pelo contrário, essa cizânia deve se aprofundar ainda mais.

Somente no Brasil a questão patriótica consegue ser atrelada a política. Um sentimento que deveria ser cultivado e cultuado por todos, independente de questões ideológicas, de votar no candidato A ou B. Essa cisão, do lado que for, tanto dos que menosprezam a bandeira quanto dos

O patriotismo está muito acima de paixões políticas

É claro que seria ingenuidade imaginar que o Bicentenário serviria como um divisor de águas, que fosse capaz de isolar o País da odiosa política e, a partir dela,

do processo que se aproxima, fazer por meio das urnas escolhas que busquem políticos que estejam realmente preocupados em questões importantes, relevantes, que tratem muito mais do coletivo do que da esfera particular, embora os embates estejam cada vez mais vazios e vinculados a questões menores, como se fosse uma espécie de discussão acalorada sobre futebol num boteco.

Pets & Cia ................................................. 8 páginas

Estamos às vésperas de um 7 de Setembro, mas não um qualquer. Nele, celebramos o Bicentenário da Independência do Brasil, que é uma data emblemática e que deveria ser motivo de união entre os brasileiros, afinal de contas, vivemos num mesmo País, certo? Isto está muito longe ocorrer. Ostentar a bandeira brasileira virou crime para determinada parcela da população, enquanto para outra é um símbolo identitário vinculada a uma corrente política. Nem uma coisa nem outra. Colocar uma ideologia acima ou abaixo da bandeira é algo completamente bizarro e leviano.

Muito se fala que o brasileiro é patriota só em ano de Copa do Mundo. Temos uma que está próxima. Mas ao longo das últimas décadas até mesmo esse encanto pela Seleção Brasileira deu lugar a uma indiferença e, não raro, uma torcida contrária. A política nos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contribuiu decisivamente para essa alienação, que tende a ser cada vez mais progressiva.

Descabe aqui pontuar quem contribuiu em maior ou menor escala para esse processo de discórdia entre os brasileiros, é a própria nação que perde com isso, haja visto que o Brasil tem um potencial gigantesco que vai de riquezas naturais à mão de obra, da criatividade do povo para superar dificuldades à capacidade de se reinventar diante das mais severas crises. É difícil remar todo mundo para o mesmo lado? Esse atoleiro que o País se encontra há décadas prejudica todos, mas parece quase impossível pensar o Brasil como nação.

Novamente, o problema é específico e tem muito a ver com pessoas que se aproveitam (e se servem) das instituições e não com símbolos, com emblemas.

8 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

Para adotar é necessário ter

Teco WhatsAppContatoCastradoMuitoPorte2Machoanospequenodócilpelopelos fones (54) 999.369.773 ou (54) 999.515.440

Gurizinho (54)(54)WhatsAppContatoCastraçãoMuitoPorte1Machoanopequenodócilgarantidasomentepelopelosfones999.515.440ou999.369.773

ara quem está interessado na adoção de cães, a página Espaço Pets conta com três ótimas opções nesta semana, com uma fêmea e dois machos. O trio está à espera de um lar. Pode ser o seu?

P

Uma cachorrinha e os jovens Teco e Gurizinho são candidatos a um lar nesta semana na Espaço Pets

Os pretendentes a uma família integram o projeto voluntário “Me Leva Pra Casa?”, que desenvolve um trabalho fundamental na busca de encontrar adotantes para pets. Veja características e fones de contato ao lado, além de requisitos básicos para adoção abaixo.

Pátio cercado e seguro CompromissoEspaçoTempo

Novo trio à espera de uma família

Cachorrinha

ContatoAdoraQueridaMuitoFêmeadócilcriançassomente pelo WhatsApp pelo fone (54) 991.556.399

10 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022 ME LEVA PRA CASA? Fotos: Divulgação

Com todo o mérito Janete de Fátima Toigo

Duas mil UTIs privadas e públicas foram avaliadas e apenas 129 acabaram reconhecidas com o selo que atesta a contribuição de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado aos pacientes de alta gravidade e complexidade. O UTI Eficiente tem validade de um ano e contribui para a projeção positiva do nome do HBSC em âmbito nacional.

(diretorJuliacoordenadoraBruneta(superintendenteD’Agostinigeral),Roberta(enfermeiradaUTI),BertholdoBossardiRaymondi(médicacoordenadoradaUTI)eLeonardoBruttomessotécnicodoHBSC)felizesdavidacomadistinçãoobtida

IemboCláudiaFotos:

11FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

São Carlos recebe selo de UTI Eficiente

O

Certificado foi emitido pelo Sistema Epimed em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Intensiva

um pouco mais sobre a distinção e, claro, celebraram o reconhecimento.

Sorriso no rosto Equipe serviçosatestacelebroumultidisciplinarconquistaqueosexcelentesprestados

De acordo com a Matriz de Eficiência gerada pelo Sistema Epimed, uma UTI Eficiente é aquela que obtém bons resultados clínicos com uso mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos internados. Coordenadoras médicas da UTI, as doutoras Júlia Bossardi e Caroline Viezzer explicaram

NOVA CONQUISTA

Hospital Beneficente São Carlos (HBSC) tem motivos para celebrar. Durante o XI Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva, que aconteceu de 25 a 27 de agosto, em Bento Gonçalves, a instituição hospitalar farroupilhense recebeu o certificado de UTI Eficiente, que foi emitido pelo Sistema Epimed em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB).

“A AMIB e a Epimed criaram o projeto chamado UTIs Brasileiras, no qual os hospitais inscritos, como é o nosso caso, conseguem utilizar a versão gratuita do Sistema Epimed, de análise de indicadores de UTI, com o qual temos os dados suficientes para analisar e melhorar cada vez mais a qualidade e o cuidado dos nossos pacientes”, assegura Júlia, que fez questão de partilhar a conquista com a equipe multidisciplinar da UTI. A distinção foi celebrada internamente e as equipes de profissionais das UTIs 1 e 2 foram homenageadas.“Nósfomosos únicos que obtivemos o selo de UTI Eficiente dentro do projeto UTIs Brasileiras, que utiliza o sistema de forma gratuita, o que é extremamente gratificante, considerando que 2021 foi um ano desafiador por conta da pandemia. Este selo nos mostra que estamos no caminho certo, buscando bons resultados e o melhor para nossos pacientes”, afirma Caroline, também tecendo agradecimentos à direção do São Carlos por não medir esforços em busca do bem-estar dos pacientes.

A papinha de batata doce com cenoura é rica em betacaroteno, vitamina A, vitamina B e vitamina C, além de ter boas quantidades de fibras, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a manter o bom funcionamento do intestino.

Além disso, essa papinha é uma ótima fonte de energia para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê.

Papinha de batata doce com cenoura

Ingredientes: 1 batata doce pequena; ½ cenoura. Água filtrada.

12 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

Modo de preparo: Lavar e descascar a batata doce e a cenoura, cortar em cubos e levar para cozinhar em uma panela com água, em fogo médio, por 7 minutos ou até ficarem bem macias. Apagar o fogo e escorrer os legumes.Emum prato, colocar 1 colher de sopa de cenoura cozida e amassar com um garfo. Colocar 1 colher de sopa de batata doce e amassar o garfo. Adicionar 1 colher de sopa de proteína (frango, carne ou peixe) e amassar ou desfiar e 1 colher de sopa de leguminosas (feijão, grão de bico ou soja) cozidas e amassar com um garfo. Esperar amornar e servir de forma separada para o bebê.

Receita

Ao longo de quase 66 anos, a Miriam sempre buscou prestar à comunidade um serviço público de informação e formação de qualidade; desencadear a reflexão acerca das grandes questões que afetam a sociedade; promover o Santuário Diocesano de Caravaggio e tudo o que diz respeito à Diocese de Caxias do Sul, à Coordenação de Pastoral, às pastorais, movimentos da Igreja Católica e as comunidades; e contribuir com as iniciativas que visam a promoção do bem comum.

Fundada em 21 de novembro de 1956, portanto, com 65 anos de vida, o sonho da migração do AM para o FM começou em 2009 e necessitou de muitos movimentos burocráticos

Ao longo dos anos, muitas mudanças foram realizadas, de aumento de alcance e potência. A planta transmissora localiza-se em Caravaggio, distante 6 quilômetros de Farroupilha, desde sua instalação. Em 1961, começou a operar na cidade, num posto de transmissão. Em 1969, o estúdio foi transferido para o Centro, na Rui Barbosa, 96. Em 1999, devido à necessidade de informatização da Miriam, foi construído um estúdio au-

Zé Theodoro

Desde 2017, a emissora passou a se chamar oficialmente de Rádio Miriam Caravaggio, a fim de ressaltar a missão e o trabalho realizado junto ao Santuário. A Miriam tem sua identidade constituída em algumas frentes: é uma Rádio com características específicas de linguagem, legislação, administração e aspectos da realidade local e global; católica para evangelizar direta e indiretamente de acordo com as diretrizes da Igreja Católica Apostólica Romana; da Diocese de Caxias e Santuário de Caravaggio no que se refere à sua programação e administração.

Sintonia: Torre de Transmissão, localizada a um quilômetro do estúdio do Santuário amplia o alcance da tradicional emissora

e técnicos para que fosse transformado em realidade. A Miriam foi idealizada por Dom Benedito Zorzi, segundo bispo da Diocese de Caxias do Sul que, em 26 de agosto de 1953, escreveu uma carta ao então presidente da República, Getúlio Vargas, pedindo a concessão de uma emissora de rádio para a Diocese.

xiliar em Caravaggio, inaugurado em 8 de setembro, um dos mais modernos do Rio Grande do Sul.

Conquista

13FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

A

Um pouco da história da tradicional emissora

Rádio Miriam Caravaggio oficializa migração para o 95.7 FM na quinta

Em 22 de março de 1954 foi constituído o contrato social da Rádio Miriam Ltda. Em 9 de agosto do mesmo ano, Zorzi ratificou o pedido de autorização para a instalação da emissora ao presidente. Em 28 de janeiro de 1955, a Diocese recebe a autorização do governo federal para instalar uma emissora de rádio com 100 watts. A Mirim começa a operar em caráter experimental em 8 de junho de 1956, da 0h às 6h. Enfim, no dia 21 de novembro, ocorre a inauguração oficial.

FREQUÊNCIA MODULADA

solenidade que oficializa o novo momento da Rádio Miriam Caravaggio acontece na próxima quinta, dia em que a Diocese de Caxias do Sul completa 88 anos de criação. Uma missa no Santuário de Caravaggio, às 10h, e descerramento da placa inaugural marcam a conquista da tradicional emissora, seguida de um almoço de confraternização para convidados.

O novo sinal (que permitiu a migração do dial 1.160 AM para o 95.7 FM) com 15kw, entrou em operação no dia 15 de junho, com uma antena provisória, junto à Torre de Transmissão. Desde o dia 22 de agosto, com a instalação de equipamentos de suporte para a antena definitiva, a mais de 130 metros de altura, a Miriam opera em potência máxima, permitindo que a emissora chegue a toda região da Uva e Vinho, Campos de Cima da Serra, Litoral Norte, Vale do Caí, Região das Hortênsias e Vale dos Sinos.

Reforço identitário: berço é incorporado ao nome

Sinal com 15kw entrou em operação no dia 15 de junho e com força máxima em 22 de agosto

O encontro vai das 13h30min às 15h30min, com pronunciamentos e adesivamento de carros. Na sequência, haverá uma carreata e motociata que sairá do local em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, encerrando as celebrações pelo Bicentenário da Independência.

* Antônio Jeziel da Rocha, 69 anos. Sepultamento no CPM.

* Ariosto Silva Lopes, 70 anos. Sepultamento no Cemitério do Bairro Nova Vicenza.

ObituárioDia25deagosto

* Paulo Moisés Marcante, 34 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal (CPM).

Movimento Pátria Amada Brasil em mobilização para o dia 7 de Setembro

Dia 30 de agosto

“É uma mobilização em favor da liberdade, que é nosso bem maior, pelo saneamento das instituições e transparência nas eleições. Nosso movimento é apartidário, de resgate de valores. É um trabalho que não está vinculado à eleição e tampouco irá parar depois dela. Independente do resultado, ele continua”, assegura Gilmara.

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Dia 26 de agosto

ontando com cerca de 200 participantes, o movimento “Pátria Amada Brasil” está mobilizado para celebrar o Bicentenário da Independência na próxima quarta, feriado de 7 de Setembro, no bairro São Luiz. A nutricionista Gilmara Lúcia Tortelli é uma das organizadoras e reforça que a comunidade está convidada a participar da ação.

Dia 28 de agosto

* Jacilla Somacal, 84 anos. Memorial Crematório São José, em Caxias do Sul.

C

Grupo organiza manifestação e convida comunidade a participar do ato na próxima quarta

* Otavio Trujillo, 85 anos. Memorial Crematório São José, em Caxias do Sul.

* Irani Morandi, 66 anos. Sepultamento no cemitério da comunidade de Capela São Valentim, em Linha Amadeu (2º Distrito).

Patriotismo

Gilmara é uma das organizadoras da ação que espera boa presença de público no Feriado da Independência, na próxima quarta à tarde

FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 202214

Ramon Cardoso

* Libera Volpato Daros, 88 anos. Sepultamento no CPM.

* Maria Riva Fistarol, 90 anos. Sepultamento no cemitério da comunidade de Nova Sardenha (3º Distrito).

Escola Municipal programa homenagens e série de atividades artísticas, culturais e gastronômicas na próxima terça

FESTIVIDADE

unto a pais e professores, alunos inscritos no Jovem Autor receberam, no Legislativo, certificado por conta dos trabalhos apresentados na edição inaugural do programa. Foram quatro as categorias: Desenho, Poema, Crônica e Dissertação, todas tratando do universo da comunicação, tema proposto

salão da comunidade do bairro São José viverá uma noite festiva na próxima terça. A partir das 19h iniciam as celebrações das três décadas de história da Escola Municipal Oscar Bertholdo (EMOB). Além de homenagens para os que ajudaram a construir a trajetória do educandário, acontecerá também a apresentação das Invernadas Infantil e Juvenil que representarão a EMOB no Farroupilha Bem Gaúcha, noite que seguirá com a tradicional Feijoada, que está em sua 8ª edição. A aquisição do ingresso dá direito a conferir todas as atrações.

O início da trajetória da instituição de ensino farroupilhense, em 1992: EMOB celebra rica jornada de amor à educação

1º) Laís Borges

1º) Giovani Ivan de Almeida Júlio Mangoni

Escola

Categoria Dissertação

Os 30 anos da Oscar Bertholdo

Ao longo de 30 anos, a Oscar Bertholdo teve uma jornada de compromisso inequívoco com a educação, sempre buscando seu crescimento, seja no espaço físico como no pedagógico. Hoje, a instituição de ensino localizada no bairro Imigrante conta com mais de 500 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental e contabiliza resultados importantes em rankings de avaliação educacional nos planos municipal, estadual e federal. Toda comunidade está convidada a celebrar a emblemática data e os ingressos para a 8ª Feijoada podem ser adquiridos na EMOB (Fridolino Althaus, 50), ao custo de R$ 60,00 o adulto e R$ 30,00 para crianças de 7 a 11 anos.

Foto Cândida

Ilza Molina Martins

Estudante Escola

pela Comissão Avaliadora. Os estudantes apresentaram a influência das redes sociais na comunicação social, os benefícios e malefícios do mundo virtual e os demais meios de diálogo. Os trabalhos ficarão expostos na Câmara de Vereadores (Júlio de Castilhos, 420, Centro) até o dia 23 deste mês. Confira os 10 alunos que foram premiados.

3º) Camila Comin Júlio Mangoni

Estudante

Agraciados Entrega dos certifi cados aos estudantes farroupilhenses aconteceu na Casa Legislativa Lidovino Antônio Fanton na segunda à tarde: trabalhos fi cam expostos no local até o próximo dia 23

O

2º) Henrique Bellaver Boscaini Santa Cruz

Recordar é viver

Estudante

Estudante Escola

15FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

3º) Giovani Balbinot Lunardi Cinquentenário

Categoria Crônica

2º) Valentina Valmorbida Ângelo Chiele

Os agraciados no 1º Jovem Autor Categoria Desenho

Programa Jovem Autor premia 10 alunos

Escola

J

Gabriel Venzon

2º) Arthur Werner Zimmer Santa Cruz

1º) Gabrielly de Menez 1º de Maio

Categoria Poema

1º) Guilherme Periolo da Silva Santa Cruz

3º) Lauren Gülden Reck Ângelo Chiele

Na sexta à noite, antevéspera do duelo contra o Vidal Pro, as quatro zagueiras do elenco realizaram um treino específico de cabeceio. Além da dupla titular, Bianca Thomazoni e Letícia também participaram da atividade. Na parada para hidratação, Laira e Andressa conversaram o tempo todo sobre o trabalho e o posicionamento. O resultado foi visto dentro de campo, rendendo gol da dupla no ataque. Para ser justo também vale destacar os escanteios precisos cobrados pela volante Karol. Evidente que futebol não é algo tão preciso, mas se o treinamento é bem feito, a chance de êxito cresce consideravelmente.

Nicoly e Thalita decisivas

Força aérea rubro-verde

Mesmo dando o desconto de que o rival era a equipe mais fraca do grupo, de que pouco ameaçou, de que só trouxe uma atleta reserva, a atuação da dupla de zaga Laira e Andressa foi muito consistente. Não porque chegaram a ser muito exigidas (de fato, não foram), mas porque avançaram a linha defensiva e fizeram o Brasil praticamente atuar em meio campo. Além do mais, não brincaram em serviço, mostrando muita seriedade e comprometimento. Ainda quebraram um galho no ataque ao fazerem dois belos gols de cabeça, um em cada tempo. Algo muito raro de acontecer no futebol feminino.

Única canhota entre as gurias rubro-verdes, a meia Bianca tem tido atuações acanhadas neste Gauchão, claro, perto da qualidade que demonstrou na temporada passada e o que demonstrou que pode produzir para o time. A régua é alta porque a meia esquerda ostenta uma marca invejável, já que marcou contra a Dupla Gre-Nal no estadual de 2021. Ninguém conseguiu tal feito. Ou seja, foi bem em jogo grande, como são os dois próximos.

Entrosadas As zagueiras Andressa e Laira foram destaques das gurias rubro-verdes no duelo contra o Vidal: garantiram na defesa e ainda marcaram nas investidas ao ataque

16 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

A boa performance de Andressa e Laira soma-se às atuações seguras da dupla de volantes. Laysa, que atuou como capitã e está definitivamente fixada à frente da zaga, e Karol, com mais mobilidade, garantem uma sustentação importante ao setor que certamente vai ser muito exigido diante do Juventude na próxima quarta e também no confronto contra o Oriente, que valerá classificação. Serão jogos decididos nos detalhes.

Resultado de treinamento

Depois de um duplo hat-trick contra o Vidal Pro, em Porto Alegre, as atacantes voltaram a balançar as redes contra o rival nas Castanheiras. Desta vez foi apenas um gol de cada, mas as pontas têm se destacado pelo Brasil no Gauchão. São as artilheiras da equipe, com 4 gols cada, isso que Thalita estreou no segundo jogo e Nicoly entrou no 2º tempo na partida de estreia. Tem margem e potencial para evoluir e render mais.

Falta de foco até aceitável

CardosoRamon

A equipe farroupilhense atuou um pouco dispersa no último domingo. Por vezes, encarar um rival que não treina regularmente e tem uma disposição tática desajustada é mais complicado do que enfrentar uma equipe bem postada e com perna. Claro que não serve de desculpa, o time ficou devendo concentração mesmo, mas a falta dela aconteceu em um momento oportuno e serve de alerta pelas pedreiras que se avizinham.

Sistema defensivo sólido

Válida rodagem do elenco

O técnico Leo fez muitas alterações, especialmente no sistema de defesa. Apenas Andressa permaneceu dos duelos anteriores. Cate fez sua estreia no gol, Giovana Piton atuou na lateral direita, Laira na zaga e Alana na lateral esquerda. Com isso poupou atletas que estavam com cartão e valorizou o plantel. Mesmo contra oponente fácil, certamente aumentou seu leque de opções para a sequência do estadual.

Jogo grande para Bianca

4º) CNEC Mirim Feminino 1º) 1º de Maio 2º) João Grendene 3º) Oscar Bertholdo 4º) Santa Cruz

Com a vitória do Juventude sobre o Oriente, o Brasil necessita de um triunfo diante do time de Canoas, na última rodada, para garantir classificação à próxima fase do Gauchão, independente do resultado do clássico. Foi válido o resultado paralelo.

Juvenil Masculino 1º) Colégio São Tiago 2º) Estadual Farroupilha 3º) Pio X 4º) 1º de Maio Juvenil Feminino 1º) Colégio São Tiago 2º) Ângelo Venzon Neto 3º) Nova Sardenha 4º) Pio X

3º) Colégio de Lourdes

Infantil Masculino 1º) Nova Sardenha 2º) Colégio de Lourdes 3º) Cinquentenário 4º) 1º de Maio Infantil Feminino 1º) 1º de Maio 2º) Santa Cruz 3º) Ilza Molina Martins 4º) Nova Sardenha

Sem fazer muitas contas

17FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

Após pausa para a Surdolimpíadas e a Festa Nacional do Kiwi, os Jogos Estudantis de Farroupilha (JEF) foram retomados com o Futsal. Os números falam por si só. Foram 1.359 alunos envolvidos em 127 equipes. No Mini, que é uma introdução à modalidade, foram 33 times e 231 estudantes. Nas categorias principais, 94 equipes e 1.128 alunos. A disputa mobilizou 24 instituições de ensino farroupilhenses. Classificação abaixo.

A centroavante farroupilhense tem tido dificuldades no enfrentamento com as rivais, especialmente neste último duelo nas Castanheiras. Atuou isolada na frente, já que a dupla Nicoly e Thalita jogaram muito espetadas, pelas pontas, sem jogadas de aproximação pelo meio. A camisa 9 precisa ser mais acionada para um tabelamento ou para fazer uma parede e contar com aproximação das pontas e meias.

O sucesso na retomada do JEF com a disputa no Futsal

Mirim Masculino

1º) João Grendene 2º) Ilza Molina Martins

Os fundistas Cledi Lunardi e Sidinei Feliponi estão se preparando para a competição Extremo Sul Ultramarathon, que acontecerá na praia do Cassino, a maior do mundo, em Rio Grande, entre os dias 25 e 27 de novembro, um percurso de 226 quilômetros a serem percorridos em 54 horas. Na última sexta, eles correram 100 quilômetros numa esteira na Academia Top Training como preparação para a prova. Iniciaram as atividades às 6h da manhã e concluíram às 19h. Foram 14 horas de corrida intercalada com caminhada. Neste mês, a dupla pretende ir de Farroupilha a Porto Alegre correndo em mais um estágio de treino para o desafio. Haja fôlego.

Contra o ferrolho Carol tenta avanço em meio às defensoras: em muitos dedosozinhacentroavantemomentosdueloucontraazagaVidalPronodueloaberturadoreturno

CardosoRamon

Extremo Sul Ultramarathon

Carol segue muito isolada

udo bem, não foi uma apresentação de encher os olhos, mas o Brasil Feminino fez a lição de casa e triunfou sobre o lanterna e já eliminado Vidal Pro na fria tarde do último domingo nas Castanheiras, na abertura do returno do Gauchão. A fragilidade do oponente serviu de alerta para a equipe entrar ligada nos dois próximos compromissos, já que em muitos momentos faltou foco no duelo.

Vestiário festivo

GAUCHÃO FEMININO CardosoRamon

Mesmo assim, com um gol da zagueira Laira, de cabeça, que fez sua estreia pelo time, na etapa inicial, e com o complemento com gols da atacante Nicoly, da zagueira Andressa (também de cabeça e seu primeiro pelo clube) e da atacante Thalita, na

Gurias rubro-verdes goleiam o Vidal Pro sem maiores dificuldades e podem chegar à liderança em caso de vitória no clássico serrano

Brasil vence, assume vice-liderança e briga

18 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

T

Gurias rubro-verdes celebraram não apenas a primeira vitória da equipe atuando nas Castanheiras, mas também o avanço à vice-liderança na classificação do Grupo B, que aumenta a confiança para os confrontos decisivos e que valem vaga na próxima fase do Gauchão Feminino

X

que no Complexo Santos & Schein, em Canoas, o Oriente recebe o Vidal Pro.

Dia às 15h Castanheiras (Farroupilha)

11,

O confronto acontece apenas na próxima quarta, às 15h, no feriado de 7 de Setembro, no Campo da Randon e é válido pela penúltima rodada da fase classificatória. No mesmo horário, só

“Feliz pela estreia com a equipe, como titular e ainda marcando. O gol foi consequência do treinamento, do esforço, da união do time. Tenho um bom entrosamento com a Andressa, estou chegando no clube agora e a comunicação é o mais importante, o ponto principal. Claro que o placar poderia ser mais elástico, mas conseguimos a vitória para chegarmos à vice-liderança”, pontuou Laira que, na temporada passada, atuou pelo Juventude, o próximo rival.

Dia 11, às 15h Sesc Protásio Alves (Porto Alegre)

Gauchão Feminino (6ª e última rodada do Grupo B)

O fim de semana sem rodada permitiu que o técnico Leo tivesse um tempo maior para treinamento ao longo da semana visando o confronto serrano, além de garantir prazo maior para recuperação de atletas que estão lesionadas. O duelo contra o Vidal Pro também serviu para dar chances a jogadoras que não vinham atuando regularmente e, com isso, aumentar o leque de opções para os confrontos decisivos e que valem vaga no hexagonal do estadual.

X

X

Com a derrota do time canoense para o caxiense no domingo, o farroupilhense assegura vaga com uma vitória simples sobre o Oriente na rodada final, já que o oponente deve triunfar sobre o Vidal nesta. Para as gurias rubro-verdes jogarem por dois resultados no encerramento da fase classificatória, no dia 11, seria necessário um triunfo sobre as jaconeiras, o que manteria a frente em relação ao Oriente e permitiria que o Brasil apenas empatasse no jogo decisivo para ficar com a vaga.

“O desempenho poderia ter sido melhor, nós sabemos disso, mas vamos corrigir para os próximos jogos. Acho que na zaga fizemos uma boa partida. Eu e a Laira nos entendemos bem, a gente se comunica o tempo todo. Estou muito feliz por ter marcado meu primeiro gol pelo clube e que seja o primeiro de muitos”, declarou Andressa, destacando que está plenamente adaptada à nova função, já que na temporada passada havia atuado como volante.

Próxima quarta, às 15h Complexo Santos & Schein (Canoas)

19FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022 briga pela ponta do Grupo B com o Juventude Legenda: P (pontos), J (jogos), V (vitórias), E (empates), D (derrotas), GM (gols marcados), GS (gols sofridos) e SG (saldo de gols) Equipe P J V E D GM GS SG 1) Juventude 10 4 3 1 0 11 1 10 2) Brasil 7 4 2 1 1 14 2 12 3) Oriente 6 4 2 0 2 6 3 3 4) Vidal Pro 0 4 0 0 4 0 25 -25 Gauchão Feminino (Classificação do Grupo B) Gauchão Feminino (5ª rodada do Grupo B) X Próxima quarta, às 15h Campo da Randon (Caxias do Sul)

O Juventude lidera o Grupo B com 10 pontos e se garante na próxima fase até mesmo com empate, já que Brasil e Oriente duelam na última rodada nas Castanheiras, ao passo que as gurias alviverdes vão à Capital, encarar o Vidal.

etapa final, o Brasil chegou aos 4 a 0 e, beneficiado pela derrota do Oriente, em Canoas, para o Juventude, assumiu a vice-liderança do Grupo B.

Fotos: Ramon Cardoso

Edição do Pets & Cia

ReproduçãoImagens:

ESPORTE

Oscar Bertholdo celebra 30 anos

Série de homenagens a quem ajudou a construir a história e atrações artísticas, culturais e gastronômicas ocorrem na próxima terça para comemorar a emblemática data Página 15

O tênis na Sétima Arte

Guriaspreparadasrubro-verdes para o clássico serrano que vale a liderança

Segmento que cresce a cada ano não cansa de apresentar novidades para os tutores Caderno

EMOB/Divulgação

Artilheiras do Brasil Feminino no Gauchão, as pontas Nicoly e Thalita são trunfos da equipe farroupilhense no duelo contra o Juventude que ocorre na quarta, feriado de 7 de Setembro Páginas 18 e 19 e Preliminar

INSIDEESPECIAL

A partir do adeus da lendária Serena Williams das quadras, listamos obras sobre o esporte Capa e páginas 2, 6 e 7

EDUCAÇÃO

Não chega a ser raro assistir, na modalidade, um jogador que está sendo dominado pelo rival e, do nada, ressurge e começa uma revi ravolta no confronto. Fisicamente, os dois estão no ápice, mas é a mente que comanda o corpo. É a vontade de vencer, de superar as dificuldades, de romper os próprios limites. Nenhum outro esporte demanda tamanha ne cessidade de autocontrole e resiliên cia. Na quadra, o tenista está solitário e lutando contra seus demônios.

SAQUE E VOLEIO

Despedida de Serena Williams das quadras abre caminho para uma filmografia sobre modalidade em que, por vezes, o maior adversário é a própria mente

circuito, o Australian Open (Melbour ne), Roland Garros (Paris), Wimbledon (Londres) e US Open (Nova Iorque), em 33 oportunidades e em 23 saiu com o caneco. Desde 1999, quando bateu Hingis na final do Aberto dos Estados Unidos, ela foi dominante, in variavelmente amassando rivais que ameaçavam seu reinado.

Segue na página 2

Página 3 e Contracapa

A

Confira as estreias que chegam à telona e as atrações que movimentam as farroupilhenses

O Quinto Set Mesclando passagens reais na Roland Garros de 2001, cenário da histórica conquista do tricampeonato de Gustavo Kuerten, o tenista Thomas Edison (Alex Lutz) encara fantasmas do passado no longa roteirizado e dirigido pelo jovem cineasta francês Quentin Reynaud

Nenhuma atleta conseguiu uma su premacia durante tanto tempo numa modalidade na era moderna do espor te. Serena ofuscou tenistas talentosas e as relegou a um papel secundário na história do tênis: da suíça Martina Hin gis à russa Maria Sharapova, da bielor russa Vitoria Azarenka à própria irmã mais velha, Venus, de quem venceu sete das nove finais de Grands Slams que foram disputadas em família.

Mais do que isso, Serena chegou à final dos quatro principais torneios do

Inside Sociedade Os destaques da semana e as boas pedidas para o final dela na Social de Valéria Vettorazzi Páginas 4 e 5

Tênis na telona e o capítulo final de uma lenda do esporte

noites

Divulgação

Cinemas e Agenda

queles 11,89 por 8,23 metros é um territó rio a ser defendido. Talvez nenhum outro esporte exija tanto es forço físico e mental, de maneira incessante e permanente, a todo instante, quanto o tênis, espe cialmente em duelos da elite, de alto nível profissional. O oponente é difícil, os erros acontecem, mas é fundamen tal esquecer o ponto perdido e focar no próximo. E, por vezes, é um esporte muito mais mental do que físico.

Se no masculino, embora tenham ocorridos períodos de dominância, principalmente nos últimos 20 anos, com o suíço Roger Federer, o espa nhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic travando embates épicos, no feminino a americana Serena Willia ms reinou de maneira soberana e, nestes dias, realiza sua despedida do circuito profissional nas quadras de Flushing Meadows, em Nova Iorque, durante o US Open, justamente no lo cal que iniciou sua trajetória gloriosa vencendo seu primeiro Grand Slam.

Sétima Arte

Curta-metragem do americano Jake Szymanski também usa Wimbledon como cenário para uma paródia entre dois tenistas rivais que fazem a final do tradicional torneio londrino na partida mais longa da história, em cinco sets e duração de sete dias

O tênis em si rendeu al gumas obras na Sétima Arte. Claro, não chega a ter o nível de popularidade do basquete, talvez o grande esporte da te lona, ou até mesmo do boxe, mas gerou filmes interessan tes e que não falam somente do esporte em si, mas da ne cessidade de buscar superar os limites, numa luta que, por vezes, é travada contra a pró pria mente e o próprio corpo.

2 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

A Guerra dos Sexos A trama dirigida por Valerie Faris e Jonathan Dayton revisita a partida de tênis de 1973, no Astrodome, em Houston, entre a campeã mundial feminina, Billie Jean King, e o ex-campeão dos homens, Bobby Riggs: busca por igualdade por viés pouco convencional

Inside

É bem provável que tão logo Federer, Nadal e Djoko vic abandonem o circuito mui tos filmes e documentários sobre o trio serão realizados. Projetos já devem estar sen do disputados por produtores, roteiristas e cineastas, algo que se popularizou e muito com o basquete a partir da aposentadoria de monstros do esporte, de Michael Jordan a Allen Iverson, chegando à ri validade de Celtics e Lakers, com os extraclasses Larry Bird e Magic Johnson dividin do o protagonismo e elevando as franquias de Boston e Los Angeles ao patamar das mais vitoriosas da história da NBA.

7 Dias no Inferno

Borg vs McEnroe

Até o US Open, Serena os tentava uma marca de 855 vitórias e 152 derrotas. Ven ceu na estreia e na segunda rodada, na quarta, eliminou a número 2 do mundo, a estô nia Anett Kontaveit. Encara a australiana Ajla Tomljanovic (46ª do ranking) nesta sexta, na terceira rodada do Grand Slam americano. Conquistou, ao longo da carreira, 73 títulos e quase US$ 95 milhões em prêmios. Foram sete triunfos em Melbourne e Londres, seis em Nova Iorque e três em Pa ris, além de uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, isso sem falar das vitórias em dupla com

Mas o foco da pauta é Serena. A atleta americana, dona de uma força absur da e uma técnica surreal, só não tem mais conquistas de Grand Slams do que a aus traliana Margaret Jean Court, com 24 troféus (mas pode igualar a marca), que foram obtidos no período de 1960 a 1973, quando o esporte não tinha o grau de popularidade, dificuldade em termos de ri vais e tampouco de profissio nalismo dos tempos atuais.

ReproduçãoImagens:

No saibro de Roland Garros, um tenista que volta à ativa após 18 anos tenta exorcizar demônios após fracasso na semifinal do torneio em 2001, que abreviou carreira e não lhe deu um segundo de paz desde a fatídica partida em que foi derrotado

Wimbledon: O Jogo do Amor Torneio mais antigo e tradicional do circuito, disputado desde 1877, a grama sagrada das quadras do All England Laws Tennis também rendeu uma obra de redenção do esporte com pitada de romance no trabalho dirigido pelo cineasta britânico Richard Loncraine

“King Richards: Criando Campeãs”, o longa dirigido por Reinaldo Marcus Green e es crito por Zach Baylin, conta a história de Richard Williams, o pai das talentosas tenistas, e é resenhado na seção Sétima Arte (veja nas páginas 6 e 7 do Inside). Deixando algumas polêmicas de lado, ele mostra um pouco da trajetória da du pla, embora esteja focado em Venus, a irmã mais velha.

O Quinto Set

Fato é que o esporte rende ótimas histórias que, se bem produzidas e dramatizadas, garantem obras de impacto na telona, sejam fictícias, ba seadas em parte em fatos re ais ou, melhor ainda, alicerça das na trajetória de grandes lendas. Para quem gosta da temática, segue uma filmo grafia recomendada ao lado sobre tênis, assunto do mo mento a partir da despedida de Serena das quadras.

A épica final de Wimbledon de 1980, entre o sueco Björn Borg e o americano John McEnroe, durou quase 4 horas e terminou com triunfo do tenista europeu por 3 sets a 2: batalha entre os rivais retratada no filme do cineasta dinamarquês Janus Metz Pedersen

Venus e nas duplas mistas.

3FARROUPILHA, 2 SETEMBRO DE 2022

Um Lugar Bem Longe Daqui Sessões dubladas às 14h e 19h, legendada às 21h50min

e Trovão

Sessões dubladas às 14h e 18h40min, legendada às 21h

Sessões dubladas às 15h e 18h, legendada às 21h Sala 6

O processo eleitoral vai se afunilando. Depois do início da campanha, agora temos a propaganda de rádio e televisão. A imagem dos candidatos está por toda parte. Eles falam em entrevistas, comparecem a debates e andam pelas ruas com seus militantes. A tendência das próximas semanas que nos separam do dia da votação é que o volume ainda considerável de indecisos diminua.

After: Depois da Promessa

Sessão dublada às 16h15min

Dragon Ball Super Hero Sessão dublada às 17h40min

O Lendário Cão Guerreiro

Sessões dubladas às 15h45min e 18h45min, legendada às 21h45min Sala 2

Sessão dublada às 19h50min

O Telefone Preto Sessão dublada às 22h Sala Minions4

Sessão dublada às 21h15min Sala 5

Não basta o ressurgimento do sarampo? Quantas outras doenças controladas veremos ressurgir pela baixa adesão? Triste realidade essa em que o Zé Gotinha se tornou impopular porque estimularam o medo de pessoas vacinadas virarem jacaré.

Shopping Villagio Caxias (RSC-453, nº 2780, Distrito Industrial)

Não! Não Olhe!

Sessão dublada às 16h50min

A cobertura vacinal em queda

Era uma Vez um Gênio

Um Lugar Bem Longe Daqui

Arigó e o Espírito do Dr. Fritz Sessões às 14h30min, 17h, 19h30min e 22h

Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz Sessões às 18h30min e 20h45min

Sala Thor:2Amor

Sessões dubladas às 13h, 15h30min e 18h Sala 6

Sessões dubladas às 14h e 17h30min, legendada às 20h45min Sala Predestinado:3

Imagem: Reprodução

O eleitor deve prestar atenção na marquetagem, nas contradições, no histórico, na viabilidade dos projetos anunciados. A tal “festa da democracia” esconde alguns perigos, que podem levar o cidadão a achar que vive num mundo de sonhos em que tudo é possível e realizável. Conforme aumenta a exposição dos candidatos, aumenta a necessidade de atenção de quem vai votar.

Quem poderia imaginar que a retórica antivacina contra a covid não causaria consequências nas campanhas de vacinação contra outras doenças? Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Sul alcançou 25% de cobertura de imunização de crianças contra a poliomielite.AindaqueEstado esteja em 1º lugar no ranking nacional, se considerarmos a meta de 95%, é pouco, muito pouco. Ainda mais para um Estado com um nível de desenvolvimento humano mais elevado do que a média nacional.

Era uma Vez um Gênio

Sala

Sessão legendada às 19h e dublada às 21h40min Sala Trem-Bala5

After:4Depois da Promessa

Sessão dublada às 20h30min

Sessão dublada às 15h50min

O Lendário Cão Guerreiro Sessão dublada às 15h30min

Shopping Bourbon San Pelegrino (Av. Rio Branco, 425, São Pelegrino)

Sessões dubladas às 16h45min e 19h Trem-Bala

Inside

2: A Origem de Gru Sessões dubladas às 14h30min e 16h30min Não! Não Olhe!

Sessões dubladas às 16h e 18h50min, legendada às 21h30min Sala 6

DC Liga dos Super Pets

campanhainícioafunilaeleitoralProcessosecomda

Guilherme MacalossiCinemas

A propaganda eleitoral perdeu espaço para as redes sociais, mas ainda é um instrumento poderoso de convencimento porque a população consome muito rádio e TV. É nela que as estratégias de campanha ainda se fiam para buscar ou a consolidação ou o crescimento.

Não! Não Olhe!

cisperter@hotmail.com

Será que vamos retroceder para uma época em que era frequente ver menores de idade paralisados em cadeiras de rodas por conta dos efeitos perversos desse vírus?

Sala 3

Sala 1

A Fera

* Redator e radialista

Sala 1

MonteDalFran

Kaline Zanoni, se formou no curso de Fisioterapia pela FSG no último dia 24 de agosto

Nesta sexta a Cave Antiga Vitivinícola celebra 25 anos de existência e organiza um jantar especial para comemoração. O evento contará com coquetel de Degustação de 8 rótulos da vinícola, música ao vivo e lançamento dos vinhos comemorativos da Cave Antiga. Os ingressos estão à venda pelo Instagram @caveantiga.

Os arquitetos Diordia Manera e Glauco Busanello estão envolvidos com os detalhes finais do escritório deles, no Pharos, em Caxias do Sul. O novo espaço propiciará uma atmosfera minimalista aos clientes, que ainda poderão ter acesso a um minishowroom com algumas das principais tendências na área do design.

Morgana Fetter, Angélica Guisso, Stephanie Rodrigues, Audrey Duarte, Angélica Severo, Miguel Cerutti Franciscatto e Marcos Antônio Dal Ponte, time da Pienezza Clínica Avançada que inaugurou no último dia 25, no Centro Comercial Dona Ruth

#CURTINHAS

Nos dias 9 e 10 de setembro acontece o Brechó do Espaço Despertar. O evento é uma ação solidária para ajudar na manutenção da casa que atende gratuitamente a comunidade farroupilhense. Nas datas terão roupas, acessórios e calçados à venda por R$ 10,00. Participe!

Neste sábado rola a festa “Elas Comandam” no Boteco do Chá. O evento terá entrada liberada para as mulheres até às 23h59min e conta com animação da DJ Bitchuri.

Alice Alves de Abreu recebeu o carinho dos pais Cleide Alves de Abreu e Neri Luiz de Abreu, e também da irmã Alessandra Alves de Abreu pela celebração do seu aniversário de 15 anos, realizada na Festare Casa de Festas no sábado passado

Roselaine Arozzi Fotografia

Comemoração

Terracota

No último dia 20, Lucca Swirck Dal Pizzol comemorou seus 4 aninhos na Biokids Festas, recebendo dos pais Claudiomir Antônio Dal Pizzol e Ivete Dal Pizzol e do mano Arthur Swirck Dal

Brechó

A princesa Sofia Manuela Rombaldi, celebrou 1º aniversário domingo, lado pais Samuel Henrique Rombaldi e Franciele Baggio Rombaldi, e também de seus familiares

ao

dos

Daiane Cavalini FotografiaDaniela De Rocco

Studio Dal Monte

recebendocomemorouocarinhoIveteSwirckDalPizzol

Morgana Basso se formou no curso de Direito pela FSG no sábado passado e recebeu seus convidados na chácara da família, em Monte Bérico, para festejar a conquista

Letícia Spinelli

agostoFisioterapia

no

e.baldasso@gmail.com

O que eu não imaginava, e desconfio que muito menos o padre, que nem o nome eu sei, era o que este exercício representaria. O quanto ia mexer comigo. Nas 31 oportunidades que dei para a minha fé, percebi que ali estava uma chance de, mais do que acreditar, insistir em tudo que faço, no caminho que sei que percorro. E que, por mais difícil que pareça, vale a pena. Nem todos os dias do mês foram felizes, nem todas as orações foram com alegria. Mas todas foram de esperança. Ao deixar minha energia no intervalo de tempo que me conectei com Nossa Senhora, vivi os momentos bons, e respirei os angustiantes. E sempre esperei pelo dia seguinte, quando iria rezar de novo.

Já vivemos outro mês. A fé se repete. Somos todos resultados daquilo que escolhemos e acreditamos. Com a oportunidade de rezar mais uma Ave Maria. Com a graça de estarmos lá quando a próxima for rezada.

Saí de lá com este combinado com o padre, mas, principalmente, com Ela. Rezo muito para Nossa Senhora. De todos os nomes, embora tenha declarada predileção pela de Aparecida, companheira de vida e de desesperos enfrentados e vencidos. Gosto tanto da imagem e da força que me dá que materializo sua imagem toda vez que peço por algo, geralmente discernimento e proteção, e uma dosezinha de sorte, que não atrapalha ninguém.

R ichard Williams (Will Smith) tem um plano: transformar as filhas Venus (Saniyya Sidney) e Serena (Demi Singleton) em estrelas globais do tênis. Na verdade, ele foi feito antes mesmo da concepção das duas, um objetivo traçado junto à esposa Oracene (Aunjanue Ellis), que também era apaixonada pelo esporte, embora o casal não tenha atuado profissionalmente na modalidade.

O último dia do mês de julho caiu em um domingo. O padre que rezava a missa em que eu estava disse que não sentia-se muito bem, um pouco indisposto, talvez gripado, mas que tinha feito questão de celebrar e ir até o fim do compromisso, porque acreditava que conseguiria. E conseguiu. Mesmo abatido e visivelmente cansado, encerrou pedindo que cada um dos que estava ali rezasse uma Ave Maria por dia durante o mês que iria iniciar, nos 31 que agosto reservava. Uma Ave Maria, em qualquer lugar, quando pudesse. Com fé e tranquilidade. Em paz conosco mesmos. Não mais do que isso.

Elas tinham o DNA de tenistas, um estímulo caseiro fundamental, mas isso não bastava. Muitas famílias endinheiradas, que podiam colocar os filhos nas principais clínicas de tênis do País, com as melhores quadras e equipamentos e sendo orientados por treinadores de elite, não conseguiam ver os filhos atuando profissionalmente. O funil era muito estreito, quem dirá para quem não tinha condições financeiras, com os Williams e, mais do que isso, as filhas eram negras em uma sociedade com

começou justamente com Richard e Oracene, mas era necessário ir muito além.

* Jornalista e escritor

Sétima

É evidente que Venus e Serena, ainda que tenham crescido treinando exaustivamente em quadras públicas na pobre Compton, na Califórnia, ao sul de Los Angeles, nos anos 80, uma cidade permeada pela violência e tráfico de drogas, tinham o dom para o esporte. Esse processo de lapidação

6 Inside FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

O tênis ainda hoje é um esporte elitizado, nos anos 80 então... era improvável ter negros praticando a modalidade e, não bastasse isso, Richard tinha impregnado, na pele, as marcas da segregação racial americana desde sua infância, tendo crescido em uma sociedade fraturada, no tempo em que vivia em Cedar Grove, na Louisiana, o que acabou deixando cicatrizes profundas nele que comprometeram (e muito) a trajetória das jovens talentosas. Mas Richard tinha absoluta certeza de que Venus e Serena se destacariam no esporte.

Uma porMariaAvedia

CampeãsArte, RicharddeapesarKing

Para isso, Richard não mede esforços, mesmo sendo padrasto de mais três gurias, que eram frutos de um antigo casamento da esposa: Tunde (Mikayla Lashae Bartholomew), Isha (Daniele Lawson) e Lyn (Layla Crawford). A dupla faz de tudo para que as filhas tenham uma educação exemplar e uma formação alicerçada em valores, mas aposta pesado no sucesso das caçulas.

Trajetória das irmãs Williams no tênis é retratada e ganha a seção Sétima Arte no momento em que Serena anuncia sua despedida das quadras

E foi assim, em cada dia arrastado do ainda mais arrastado agosto, que fui cumprindo o acordo. Em casa, parando em uma igreja, entrando em uma missa, já no fim do dia embaixo do chuveiro, na cama antes de dormir. Uma Ave Maria por vez, com calma, com força. Segundos em que somente aquilo importava, em que o mundo podia esperar, porque a prece era o único motivo.

Egui Baldasso

Estados Unidos Ano de produção 2021 Estúdio Westbrook

Mais que ficar divagando sobre isso ou aquilo, algo está se tornando mais evidente e perceptível nesse tempo: a dependência de nossos smartphones. Aliás, os intermináveis alertas e distrações estão impedindo que a nossa memória possa crescer e, assim, formar novas memórias (e tantas outras capacidades cognitivas e/ou neurocientíficas).

Direção Reinaldo Marcus Green Roteiro Zach Baylin Gênero Drama Duração 144 minutos País

marcas fortes de racismo e praticando um esporte que era dominado por brancos.

As perguntas nos inquietam. Uma dessas perguntas é esta que está no título. Então, tente responder: será que passar por coisas difíceis é bom para você? Será que é bom fazer apenas coisas fáceis? Mistérios, sem fim. Entretanto, quando se desvaloriza o desafio e aquilo que é exigente, não temos crescimento e/ou nenhuma perspectiva de desenvolvimento. Ou não?

As jovens Serena (Demi Singleton) e Venus (Saniyya Sidney) sendo orientadas pelo pai Richard Williams (Will Smith): um plano para o estrelato

* em Letras,

ReproduçãoImagem:

Aliás, quanto mais depositarmos nossa ‘vida’ e nossas memórias aos smartphones, certamente o uso da nossa capacidade mental vai piorar, segundo afirma o professor Oliver Hardt, que atua em pesquisas sobre a Neurobiologia da Memória, com foco nos mecanismos envolvidos na manutenção e esquecimento da memória.

Será todos?écoisasquedifíceisbompara

Bros

Se recortarmos o período de tempo, partindo daquele momento em que podíamos usufruir de uma linha de telefonia fixa, por exemplo, poderíamos descrever (até para quem não viveu este tempo!), que nossa memória era uma ‘agenda’ de contatos com os números de telefones. Sim, a memória era desafiada e, assim, se desenvolvia a cada instante!

Atualmente, terceirizamos nossa memória. Além da obviedade de estarmos não só conectados, mas dependentes dos telefones inteligentes (e eles, os são), acabamos, diretamente, mudando a forma de como nossas memórias pessoais funcionam. Nossos hábitos também se transformaram, justamente porquê direcionamos ao dispositivo externo, nossos compromissos, lembretes, nossas anotações, entre outras coisas. Complexo.

Mas Richard tinha um plano. Ao longo da trama ele luta para conseguir conferir certa visibilidade à dupla, como fazendo, a partir de muita insistência, com que Venus fosse orientada por Paul Cohen (Tony Goldwyn), treinador de Pete Sampras, o americano que, à época, era o número 1 do mundo. Porém, Richard via racismo em tudo que é canto, tinha um ego pra lá de inflado, era arrogante e prepotente, e não parava de se meter nos treinos dados por Paul.

Mais tarde, quando ele consegue contato com Rick Macci (Jon Bernthal), outro técnico de excelência, que havia descoberto Jennifer Capriati, também número 1 do mundo, a família deixa a Califórnia rumo à Flórida, para treinar da luxuosa clínica de Rick, mas mesmo ali Richard tenta impor sua agenda, como definindo que Venus apenas iria às quadras no circuito profissional, não atuando nos torneios juvenis, o que era algo absurdo, porque a visibilidade, a melhora na performance e a competitividade era obtida justamente

Lauro Edson Da Cás

Mestre

Paradoxalmente, é frenético o ritmo tecnológico que estamos vivendo. Por sinal, levamos mais memórias em nossos bolsos e menos em nossas cabeças. Pode isso? Será que você já se deu conta desse fenômeno contemporâneo que nos cerca? Mudança inevitável, afirmam os experts. Contudo, alguém recorda como a memória funcionava antes de ter em mãos o telefone inteligente?

“King Richard: Criando Campeãs” está muito mais centrada na figura paterna do que propriamente nas atletas. A teimosia de Richard (que rendeu o primeiro Oscar e Globo de Ouro a Will Smith) quase sempre extrapola os limites do bom senso e é bem provável que, se o longa retrata, de fato, a realidade, ele tenha freado a ascensão das filhas prodígios no esporte. Se fez isso, imagina onde a dupla, e especialmente Serena, teria chegado?

Chiabella James/Warner

Star Thrower Entertainment Distribuição Warner Bros Pictures

Essa mistura de superproteção (na verdade via nas filhas a possibilidade de sofrerem o que ele sofreu na infância e adolescência, embora o momento da história americana fosse outro) com medo do fracasso e egolatria de Richard está muito bem retratada e quase coloca tudo a perder. Se ele foi um importante estímulo para Venus e Serena, essa era uma passagem intermediária na trajetória das tenistas. Na anterior elas já tinham nascido com o talento para o esporte e a final era permitir que fossem lapidadas por quem tinha conhecimento na área.

Cultura e Regionalidade InsideFARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022 7

Há de se considerar que, embora os smartphones possam obviamente abrir novas perspectivas de conhecimento, eles também podem nos afastar do momento presente. Enfim, sobre a pergunta inicial, conforme Hardt, “as coisas difíceis são boas para você, porque envolvem processos cognitivos e estruturas cerebrais que têm outros efeitos em seu funcionamento cognitivo geral”. Pasmem.

Sétima Arte

A memória é algo estranho, imprevisível e, por mais estranho que possa parecer, ainda não compreendida de maneira plena. Por vezes, passamos por aquela incômoda situação de não lembrar de nada. Por outras, de esquecer algo quando mais se precisava. Já em outras, lembramos, mesmo que repentinamente, de fatos e/ou situações que há tempo foram vividas, recuperando experiências boas e/ou ruins.

King Richard

nas competições de base.

Outro apontamento deste pesquisador, vale trazer à tona, é que a “redução da densidade de massa cinzenta nesta área do cérebro acompanha uma variedade de sintomas, como aumento do risco de depressão e outras psicopatologias, mas também certas formas de demência”. Repetindo, “quanto menos você usa sua mente, maior probabilidade de desenvolver demências”.

Wimbledon é o limite

ldacas@hotmail.com

Tocando o melhor do rock nacional

A casa abre a partir das 17h e o show tem início às 20h30min Ingressos: R$ 10,00

Boteco do Chá

Rômulo Noro, 555

GuiSextaCaldeira e Paulo Alves

A casa abre às 22h com open de gin para elas até às 23h Ingressos: R$ 20,00

Paim Filho, 60

SertanejoSábado com Welington Lima

Agenda

DJDJElasSábadoComandamBitchuriCrisPacheco

Gonçalves Dias, 306 PagodeSexta com Eu Te Avisei

DJ Jordan Albuquerque

Deck 256 New

DJ Evandrinho

A casa abre às 22h com open de gin para elas até às 23h Ingressos: R$ 20,00

A casa abre às 23h e as atrações iniciam à 1h Ingressos: antecipados a R$ 20,00 o masculino no Pix ou consulte valores pelo site sympla.com

Cervejaria Schmitão Pub

CADERNO ESPECIAL PETS & CIA - PARTE INTEGRANTE DA EDIÇÃO 753

Ração ideal para cães e gatos garante vida saudável aos pets

gência que difere dos adultos e dos animais que estão com idade mais avançada), condições de saúde, rotina do pet (se ele é um mascote mais caseiro, sedentário ou costuma ter intensa atividade física) e o porte do animal de Comoestimação.os humanos, há necessidade dos pets terem uma alimentação balanceada, que pode proporcionar não apenas uma rotina saudável, como evitar doenças e prolongar a vida de cães e gatos. O mercado oferece cada vez mais opções no atendimento das demandas de cada bichano e a escolha da ração adequada é imprescindível para assegurar o bem estar de seu pet.

À

Alimentação varia conforme a idade e particularidades de cada mascote e o mercado oferece cada vez mais opções

medida que o mercado voltado aos pets aumentou de maneira progressiva ao longo dos últimos anos, ele também acabou segmentado, atendendo necessidades pontuais de cada bichano. O de alimentação, por óbvio, seguiu esse mesmo caminho, com as rações sendo direcionadas especificamente a cada tipo de mascote.

Evidente que para uma escolha apropriada, o ideal é realizar uma consulta a um veterinário, que terá condições de avaliar precisamente a ração adequada para o seu pet, de acordo com a idade (os filhotes têm uma exi-

Opções não faltam para atender necessidades específicas dos pets conforme suas inúmeras particularidades

CUIDADO FUNDAMENTAL

Divulgação

Hora do rango

2 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

3FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

Basicamente serviços de banho e tosa integram o pacote mensalista dos pets, mas gama vai além do básico

se preocupar com o agendamento de horários para cuidados com os mascotes e, por fim, chegam aos cães e gatos, que ficam sob atenção permanente, passam a contar com uma rotina e, com isso, previnem qualquer tipo de imprevisto, especialmente no que se refere às questões voltadas à saúde.

A oferta no serviço ainda é nova, mas a tendência é que venha a ser incrementada de maneira significativa à medida que passa a oferecer não somente uma gama variada de produtos e serviços, como também gera despreocupação e segurança para tutores e pets, evitando ou, na pior das hipóteses, minorando a ocorrência de qualquer tipo de problema.

Divulgação

O

As vantagens são múltiplas. Vão desde os estabelecimentos voltado aos pets que passam a ter um público específico e fiel, passam pelos tutores, que não necessitam

s cuidados com os cães e gatos vão de saúde a estéticos e nem sempre existe uma disponibilidade de clínicas e pet shops para atender uma necessidade de última hora. Por conta disso, uma forma de fidelizar a clientela e estabelecer uma rotina de atenção está centrada nos serviços mensais. Eles são variados, podem incluir banho, tosa, estética, check-ups de saúde... enfim, uma gama expressiva de procedimentos.

Cuidado permanente

BANHO, TOSA MUITO MAIS

Mensalidades ganham espaço no dinâmico mercado de pets

Clínicas e pet shops passam a oferecer serviços com pagamento mensal e incrementam clientela

E

Além de assegurar aos tutores uma viagem de férias despreocupada e tranquila, a hospedagem também pode contribuir na socialização dos pets, conferindo autonomia aos bichanos ao estabelecer uma rotina diversa da que estão acostumados com os donos. É importante se inteirar do que os empreendimentos oferecem e colocá-los a par do dia a dia dos cães e gatos, especialmente quanto à alimentação dos animais de estimação.

Pets em férias Fugir da rotina, interagir com outros animais e ter um dia repleto de atividades também faz bem para cães e gatos

Rede especializada na atenção aos pets permite que os donos tenham período de férias sem qualquer preocupação

P

Freepik

do comodidade, conforto e cuidados, da alimentação à saúde. Melhor ainda se o cão ou gato já frequenta o ambiente para algum tipo de serviço, como banho ou tosa ou check-ups de saúde.

4 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

PARA CURTIR

Hotéis garantem serviços para viagem tranquila dos tutores

ara quem possui animal de estimação em casa, planejar uma viagem era sempre algo muito delicado. Havia a necessidade de deixar o bichano com um parente ou vizinho, o cão ou gato geralmente não se adaptava ao lar temporário, o que poderia gerar sérios problemas, do comportamento à falta de apetite, acarretando até mesmo em danos à saúde dos Atentomascotes.aesta necessidade, de uns tempos para cá as pet shops e clínicas passaram a oferecer os serviços de hospedagem, com uma atenção toda especial voltada aos pets, garantin-

Jornal Informante publica página desde a Edição 679 e contribuiu para que muitos pets fossem adotados

5FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Imagem:Reprodução

o período, contribuímos para que muitos ganhassem visibilidade a partir da publicação e, com isso, conseguissem um tão esperado lar, no trabalho feito junto ao Canil Municipal e, mais recentemente, ao projeto “Me Leva Pra Casa?”.

Ao longo de 74 Edições, mais de duas centenas de pets tiveram fotos, características e fones de contato para interessados em adotá-los. Durante

causa animal sempre foi uma bandeira defendidamuitopelo

A cada semana, novos pretendentes a um lar ganham a página e torcem (assim como nós torcemos) para que esse trajeto, entre adotante e adotado, seja atalhado, diminuindo de maneira significativa o número de cães e gatos abandonados ou que ocupam lares temporários. Nesta semana não é diferente. Confira na página 10 quem são os pretendentes a uma família.

A

Ótimas opções Desde março do ano passado a página Espaço Pets apresenta animais de estimação que estão em busca de um lar

Informante e isso ficou ainda mais evidente há cerca de um ano e meio. A partir da Edição 679, que circulou no dia 12 de março de 2021, a primeira após o nosso aniversário de 13 anos, o Tabloide iniciou a publicação de uma página específica: a Espaço Pets, que conta com cães e gatos que estão à espera de uma família.

Espaço Pets : atalho em busca de adotantes para cães e gatos

Serviços de castração garantem saúde e evitam superpopulação

Momento de repouso Utilização de macacão no pós-operatório é fundamental para preservar pontos até que o processo esteja completamente finalizado

M

Demanda é progressiva e representa um gesto de amor e de responsabilidade do tutor com seu animal de estimação

étodo seguro e eficaz no controle da população de cães e gatos, a castração não traz apenas vantagens para evitar a superpopulação de pets, mas também contribui para a prevenção e redução da ocorrência de diversas doenças. O procedimento é simples, mas há necessidade de se observar alguns cuidados. Uma das grandes dúvidas de tutores é saber qual o momento correto para a castração, mas isso varia muito e o recomendável é que essa avaliação deva ser feita pelo médico veterinário levando em conta diversos aspectos, como o histórico do pet, saúde, porte físico e raça. O procedimento no filhote pode auxiliar na prevenção de várias enfermidades, reduzindo precocemente níveis de hormônios reprodutivos nos pets.

Da mesma forma, é importante observar com atenção as recomendações profissionais no pré e, fundamentalmente, durante o pós-operatório, como a utilização de roupas que protejam os pontos e que se evite atividades físicas até a retirada dos mesmos, que acontece de 7 a 10 dias após o procedimento. A atenção também deve ocorrer na alimentação, já que é comum que os bichanos fiquem mais calmos e sintam mais fome, o que pode gerar sobrepeso ou obesidade, gerando problemas de saúde.

6 FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

BEM-ESTAR

Divulgação

Além da formação de um histórico do pet, a partir de aferição do peso, sinais vitais e exames mais detalhados, que contribui decisivamente para a obtenção de diagnósticos mais precisos em consultas futuras, a primeira visita ao veterinário também é importante para aplicação da vacina, que serve como uma barreira protetora e tem o poder de deixar seu pet imune a uma série de doenças.

Divulgação

AVALIAÇÃO

7FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022

-up é fundamental para assegurar qualidade de vida ao bichano e aumentar sua longevidade.

A questão não difere muito dos humanos. Também nos animais de estimação algumas doenças não apresentam sintomas em seus estágios iniciais. Logo, se o seu cão ou gato está disposto, se alimentando, praticando exercícios e dormindo regularmente, isso não quer dizer que tudo está bem. O check-

Tudo em dia Procedimento deve ser realizado anualmente e não somente quando o cão ou gato manifesta algum incômodo

Atendimento é recomendado para os pets pelo menos uma vez ao ano e procedimento está cada vez mais completo

M

onitorar a saúde do seu cão e gato é fundamental não somente para garantir o bem-estar do pet, mas fundamentalmente para assegurar vida longa ao companheiro. O check-up veterinário é recomendado pelo menos uma vez ao ano e não serve apenas para a detecção de problemas, mas também atua de forma preventiva, a partir de sinais que podem indicar algum risco futuro à saúde.

Check-up para assegurar vida longa ao animal de estimação

FARROUPILHA, 2 DE SETEMBRO DE 2022 (54)INTERESSADOSMTS.FORNOINDUSTRIALBROILERBIFEIRAVENDO:DE90CM,CHAIR(NOVO),FOGÃODE4BOCAS,DELASTRODE1,1LIGAR:9.9194-9192

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.