Portfolio Inês Brandão

Page 14

Project: Family house Site: Monte Real - Leiria Size: 200m2 Client: Private

CASA CELEIRO

01

Recovering a building with 50 years - half housing, half barn. The aim is to maintain existing memories from a space that, once, was the stage to such varied experiences - rural stories mixed with stories of young people from a controversial time. In the presence of such a special place, as the barn, is chosen to protect it and elect it as the protagonist of the new home of a young growing family. feições e cozinha. O piso superior, Este projecto tinha como desafio a A single new is inserted in thisnoutros space, almost que servira, tempos, para recuperação de umaelement casa com 50 a secagem dos cereais,by funciona anos metade habitação, metade like a furniture piece, that idea is accentuated agora como um espaço de retiro e celeiro. its own materiality - painted OSB. With a se very small de trabalho que debruça sobre uma sala ampla. Pretende-se manter as memórias budget (the other goal), it is essential to create a existentes num espaço que, outroEm termosall de materialidade, o obra, foi palco deelement, tão variadasbringing vivêncompact together the new funcjectivo era criar um ambiente acocias - histórias rurais misturadas tions - kitchen, toilets, andA staircase. lhedor. madeira torna-se, assim, com histórias de jovens de umastorage época controversa.

1

Na presença de um espaço tão especial, como o celeiro, opta-se por protege-lo e elege-lo como protagonista da nova habitação de uma jovem família em crescimento. Um único, novo, elemento é inserido neste espaço, quase como se de um móvel se tratasse, ideia essa, acentuada pela sua própria materialidade - OSB pintado. Com um orçamento bastante reduzido, é essencial criar um elemento compacto, que concentre todas as novas funções - cozinha, instalações sanitárias, arrumos e escadas.

r, a a e e

, a e o s o e e , , o , o -

B

Este “móvel” torna-se fundamental na compartimentação de toda a área social do piso inferior, dividindo o espaço entre zona de entrada, zona de estar, zona de re-

A

A

0

B

Esc. 1:50

1

First Floor Plan

B

Planta Piso 1

2

3

o actor principal de todo este enredo. Presente na estrutura da cobertura, que é recuperada, pintada e assumida; presente no pavimento, que é revestido por tábuas de cerne de pinho, de 7x70cm, dando continuidade ao pavimento pré-existente nos quartos (tacos da mesma madeira); presente no novo elemento central, que é revestido com OSB (aglomerado de partículas de madeira longas e orientadas). A escolha deste último material permitiu, não só, o reforço estrutural das paredes, mas, devido ás suas características, permitiu também, um uso extremamente versátil, tendo sido aplicado na execução das portas, na elaboração do mobiliário de cozinha e arrumos e no revestimento de escadas e pavimento - enfatizando o conceito de “móvel”, inicialmente desejado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.