Relatorio de Atividade e Contas 2007

Page 1

RELATÓRIO

DE

ACTIVIDADES 2007

2007 foi o primeiro ano de actividade da Rede Inducar, crl, enquanto tal. Foi um ano muito marcado pela consolidação de projectos que transitavam da INDUCAR, Lda., mas sobretudo pelo envolvimento em novos projectos e de novas pessoas. Para além das suas áreas tradicionais de trabalho, ao longo 2007 a INDUCAR adquiriu competências e expertise em novas áreas temáticas como a Democracia Participativa e a Avaliação de Projectos.

A. ACTIVIDADES

E

SERVIÇOS

A.1 – Projectos em Curso Gestão Bolsa de Formadores ACIME (2007-2008) Resulta de uma colaboração estratégica entre o ACIME e a INDUCAR iniciada em Dezembro de 2006. Em 2007: – fizemos a gestão administrativa e financeira da bolsa de formadores – iniciámos a elaboração do Handbook de Formação – actualizámos a plataforma virtual de comunicação e aprendizagem – desenvolvemos uma aplicação informática de gestão da bolsa de formadores – actualizámos os módulos (conteúdos e metodologias) de formação – realizámos um encontro de formadores em Janeiro e outro em Outubro, um seminário de introdução para novos formadores em Julho, e uma sessão de formação sobre lei da imigração em Dezembro. Formação dos Coordenadores Programa ESCOLHAS (2007-2009) Em 2007 iniciou-se este programa de formação. Foram cumpridos todos os items previstos: – foi organizado o Seminário Inicial (Jan, Peniche) para cerca de 140 pax; – foi criada, desenvolvida e gerida a platafoma virtual de comunicação e aprendizagem; – foram organizados 3 Workshops Temáticos; – foi lançada uma oficina virtual sobre “Educação Não-Formal” – foram organizados 3 Seminários Regionais – foi lançado o processos de projectos de práticas – foi lançado o processo de sistemtização de experiências Em geral, a avaliação da equipa do ESCOLHAS e dos participantes neste programa são positivas. Tanto no que respeita aos conteúdos e metodologias, quanto à relação com a Inducar. Avaliação Externa do projecto Terra Plena – ADC Moura (2007) Em Outubro de 2006 a INDUCAR foi convidada pela ADC Moura (Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura) a levar a cabo o processo de Avaliação Externa de um projecto POEFDS (Terra Plena) de que são promotores. O contrato foi assinado em Dezembro para todo o ano de 2007. O projecto contemplou 7 áreas de intervenções no concelho de Moura no período 2005-2007 num espectro alargado que vai das acções de envolvimento parental nas escolas aos gabinetes de apoio à inserção profissional. A proposta da ADCMoura, foi de que para além da elaboração do relatório final de avaliação externa este processo pudesse ter, para a associação, uma aplicabilidade em tempo útil. Neste sentido, à medida que íamos processando e sistematizando a informação recolhida no terreno, reunimos com a equipa no sentido de esclarecer dúvidas nossas e identificar aspectos que pudessem estar a interferir de forma negativa na intervenção da ADC. Para a recolha de informação construímos guiões para orientar entrevistas semi-estruturadas aos elementos da associação, organizámos um focus group com a equipa, observámos uma reunião de equipa, elaborámos questionários que aplicámos presencialmente a beneficiários de acções, visitámos empresas criadas ao abrigo de uma das acções do projecto e recolhemos informação de diversas fontes documentais como relatórios de avaliação interna, documentação produzida no âmbito das Rede Inducar, crl | R. Pereira e Sousa, 24-A – 1350-243 Lisboa | +351 21 381 39 96 | info@inducar.pt

1


acções, etc. O resultado final do processo foi entregue em Fevereiro de 2008 sob a forma de elatório, a apresentar pela associação ao POEFDS. LTTC on Development Education – CIDAC (2005-2007) Este projecto contava, contratualmente, apenas com a participação do Luis Castanheira Pinto, enquanto director do curso. O projecto terminou em Outubro de 2007. As avaliações de parceiros, formadores, participantes e avaliador externo forma muito diversas. Realizaram-se todas as actividades previstas. No final de 2007 estava apenas pendente a edução da publicação final. Do ponto de vista da proposta educativa e das aprendizagens, este foi um projecto muito rico. Do ponto de vista das relações pessoais e institucionais, sobretudo no âmbito da parceria, foi muito tenso. CBN Consortium – Bulgaria & Romenia (2006-2007) Neste projecto de formação com o título: “Strenghtening Bulgarian and Romenian Civil Society Organisations”, a INDUCAR participou apenas através do Luiscastanheira Pinto. Em conjunto com a Ana Felgueiras, assumimos a responsabilidade pelo desenvolvimento do módulo sobre “Lobby & Advocacy”. Em 2007, realizou-se um seminário residencial, em Sofia, em Fevereiro. Este projecto e a nossa participação foi altamente elogiada. Deste projecto, em conjunto com a Ana Felgueiras, sairam já propostas e actvidade concretas no âmbito do Lóbi Responsável, em Portugal. European Citizens in Movement – UCMTA (2006-2007) Desde Outubro de 2006, a INDUCAR esteve envolvida como parceira neste projecto liderado pela UCMTA, no âmbito da Democracia Participativa. A INDUCAR foi responsável, em 2007, por: (1) elaboração de um Training-Kit, (2) concepção e implementação de um curso de formação de formadores / facilitadores e (3) organização de workshops nacionais para um total de 50 participantes. Neste projecto estiveram envolvidos, em nome da Inducar, o Luis Pinto (coordenador), a Marta Romana (assistente de projecto), o Filipe Martins e o Filipe Teles (formadores). Na realidade, a participação da Marta Romana foi substituída por Susana Pereira e Maria José Aleixo, inicialmente no papel de formandas no TOT orientado pela Inducar e mais tarde, enquanto responsáveis pelo desenvolvimento de 3 Workshops dedicados ao tema em diferentes pontos do país. AIM & Associates Desde 2004, e através dos serviços do Luis Castanheira Pinto, a INDUCAR tem vindo a participar no programa de formação de novos funcionários europeus. Em 2007, a INDUCAR participou em 7 destas formações, em média, de 3 dias cada.

A.2 – Actividades Agendadas Avaliação Externa Publicações – Humana Global Ainda em 2006, a Humana Global solicitou à INDUCAR a Avaliação Externa de um conjunto de publicações sobre Formação e Educação para os Direitos Humanos que estariam a desenvolver no âmbito de um projecto internacional. Este processo esteve agendado para 2007, mas nunca foi iniciado. Não temos nota de que venha a ser recuperado. Workshops Empreendorismo – Alunos Escola Profissional Moura A ADC Moura convidou a INDUCAR a facilitar uma série de workshops para 2 turmas de alunos da escola profissional de Moura, sobre aspectos relacionados com o empreendorismo. Estas 5 sessões de 1 dia cada tiveram efectivamente lugar no primeiro trimestre de 2007. Seminário APF – Associação para o Planeamento da Família A APF solicitou à INDUCAR um orçamento para a montagem de um Seminário de 2 dias para cerca de 50 dos seus membros, agendado ainda para 2007. Este Seminário acabou por ter lugar em Janeiro de 2008.

Rede Inducar, crl | R. Pereira e Sousa, 24-A – 1350-243 Lisboa | +351 21 381 39 96 | info@inducar.pt

2


A.3 – Novos Projectos / Actividades A par da resposta a solicitações externas – pontuais ou de longo prazo – programámos para 2007 lançar novos projectos que fossem estruturantes para o desenvolvimento e consolidação da INDUCAR no médio prazo: Fomação de Adultos / Educação Não-Formal Há algum tempo que perseguíamos a ideia de lançar um projecto em Portugal no âmbito da formação de formadores em Educação Não Formal, com especial enfoque na educação de adultos. O novo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) 2007-2013, que aplica a distribuição de fundos comunitários, fornecer-nos-ía um enquadramento oportuno para este tipo de projectos. Em 2007, no entanto, nenhum passo significativo foi dados nesta direcção. A excepção foi talvez a participação no Seminário “Olhares cruzados sobre educação nãoformal”, em Novembro, e o contacto estabelecido com a DGFV/ANQ, coordenadora do projecto MAPA – motivar adultos para a aprendizagem. Esta situação foi debatida na AG de Dezembro de 2007 e, daí, sairam novas pistas de trabalho que estão a ser implementadas em 2008. Empreendorismo / Formação de Empreendedores Procurando capitalizar as experiências e ensaios desenvolvidos recentemente nesta área, parecia-nos, para 2007, ter chegado o momento de lançar um projecto integrado de formação no âmbito do empreendorismo. A ideia seria desenvolver um projecto que permitisse fazer a síntese de dimensões dispersas que temos vindo a trabalhar separadamente: formação de potenciais empreendedores, formação de tutores e técnicos de acompanhamente de negócios, formação de empresários,... Tal projecto não teve lugar, nem foram dados passos nesse sentido. O gradual distanciamento da Zita Carvalho (principal promotora da ideia) contribuiu para este insucesso. Igualdade de Oportunidades – todos diferentes, todos iguais Repetindo uma candidatura já tentada em 2006, propusemos, para 2007, reeditar a ideia de um curso de formação nesta área, preferencialmente com o financiamento do Conselho da Europa. Tentaríamos, em qq dos casos, concretizar este curso, mobilizando outras fontes de financiamento se necessário. O curso não teve lugar em 2007, nem se perspectiva que venha a ter lugar num futuro próximo. INDUCAR – Business Em 2007 foram dados passos importantes para o lançamento da INDUCAR-Business. A contratação da Maria João Rebordão e a inclusão de propostas muito concretas no plano de actividades de 2008 são respostas a este desafio. Em Outubro de 2007 saiu, pela primeira vez, uma proposta de formação para uma empresa nacional, no âmbito da INDUCAR-Business. Na AG de Dezembro de 2007, foram apresentados e discutidos os principais produtos a integrar o catálogo INDUCAR – Business. Cursos e Workshops pela INDUCAR Propusemos, em 2007, um único curso aberto a inscrições: em “Lóbi Responsável”. O curso acabou por não se realizar por falta de inscrições (apenas 4). Apontámos razões para este insucesso como: (1) o preço do curso, 90€/pax, (2) o timing do ano, Julho, (3) o formato póslaboral e (4) a má divulgação do curso. Entretanto, este mesmo curso foi-nos depois encomendado para o grupo informal de descendentes de imigrantes, formatado para um dia. Teve um enorme êxito.

A.3 – Actividades Não Agendadas FIIAPP Recemos um convite para desenvolver, em Madrid, um pequeno workshop de lançamento do curso para responsáveis juvenis da América Latina. Este curso foi realizado pela FIIAPP Fundación Internacional y para Iberoamérica de Administración y Políticas Públicas e teve lugar em Julho de 2007.

Rede Inducar, crl | R. Pereira e Sousa, 24-A – 1350-243 Lisboa | +351 21 381 39 96 | info@inducar.pt

3


Youth Pass Em Junho de 2007, fomos convidados a participar numa reunião europeia de peritos sobre o Youth Pass. À Inducar (através do Luis C Pinto), competia fazer uma breve apresentação da situação da educação não-formal em Portugal. Esta foi a primeira vez que a Inducar foi requisitada como “especialista” em Educação Não-Formal. FGS - M-Igual A Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) iniciou em 2007 um projecto no âmbito da promoção dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, chamado “M-Igual”. É um projecto em 10 escolas, pública e privadas. Em Julho de 2007, a INDUCAR foi contactada pela FGS para colaborar na implementação da campanha M-Igual. Neste contexto, a Inducar é responsável por (1) desenvolver ferramentas / actividades pedagógicas em torno de cada um dos ODMs, (2) preparar e animar 3 workshops de formação para professores e alunos, (3) acompanhar e monitorizar a transposição destas dinâmicas nas 10 escolas envolvidas no projecto. Outsourcing Equipa Escolhas (2007-2008-9) Em meados de 2007, a INDUCAR foi convidada a apresentar uma proposta de reforço da equipa de coordenação central do Programa Escolhas, em regime de outsourcing. Respondeu ao convite e ganhou. Este serviço continua até Setembro de 2008. Conferência Encerramento AEIOT Portugal acolheu, em Novembro de 2007, no âmbito da Presidência da UE, a conferência de encerramento do Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos. Em meados de 2007, a INDUCAR foi contratada para apoiar a realização dos workshops temáticos no seio desta conferência. Para isso, foi constituida uma equipa internacional, de 4 facilitadores. O desempenho dos facilitadores da Inducar foi muito positivamente avaliado. Workshop Lóbi – Descendentes de Imigrantes Depois do anúncio do workshop sobre “Lóbi Responsável”, lançado pela Inducar, o grupo informal de descendentes de imigrantes, sob a tutela do ACIDI-Programa Escolhas, encomendou-nos este workshop, para o formato de um dia apenas. O curso teve lugar em Outubro de 2007 e foi muito positivamente avaliado. Foram formadores a Ana Felgueiras e o Luis C Pinto.

B. GESTÃO ORGANIZACIONAL Recursos Humanos Em 2007, a INDUCAR contou com os seguintes recursos: • • • • • •

Luis Pinto Marta Romana Liliana Lobato Mª José Aleixo Mª João Rebordão Henrique Malheiro

Coordenador / Pres Direcção Assistente de Projectos Assistente de Projectos Assistente de Projectos Gestão Administrativa Financeira Técnico NTIC

(tempo completo / efectivo) (tempo completo / efectiva) (tempo parcial / Jan 2007) (tempo parcial / Fev-Dez 2007) (tempo parcial / Out-Dez 2007) (prest. serviços / Jan-Dez 2007)

A contratação da Mª João Rebordão, para a área de Gestão Administrativa Financeira, não prevista inicialmente, justificou-se pelo enorme volume de trabalho nessa área. Complementarmente, a Mª João Rebordão, estava já a apoiar o processo de lançamento da INDUCAR-Business. Investimentos / Equipamento Em 2007 a INDUCAR efectuou, tal como previsto no plano, dois investimentos principais, a saber: • • •

Um computador desktop Um computador laptop (em 2ª mão) Uma viatura de transporte (ligeiro de passageiros)

Rede Inducar, crl | R. Pereira e Sousa, 24-A – 1350-243 Lisboa | +351 21 381 39 96 | info@inducar.pt

4


Para além destes, adquiriu ainda novo material de escritório. Comunicação e Imagem Externos Não houve, tal como previsto no plano, nenhum desenvolvimento significativo nestes domínios.

C. DINÂMICA COOPERATIVA Comunicação Interna e Reuniões Com o arranque da dinâmica cooperativa, esperávamos em 2007 actualizar e consolidar a plataforma virtual moodle como ferramenta de informação e comunicação entre os sócios. Tal não aconteceu totalmente. Se é verdade que a plataforma serviu de base aos documentos circulados e aprovados em Assembleia Geral, ela não funcionou como plataforma regular de comunicação. Há ainda pequenos ajustes técnicos a fazer. Formação Interna Em 2007, realizámos apenas uma acção de formação interna, agendada explicitamente enquanto tal. Esta acção teve lugar imediatamente após a Assembleia Geral de Dez 2007, em torno das questões da meditação. Ainda em 2007, fizemos o levantamento de necessidades de formação interna. Novos Sócios Em 2007, duas novas sócias integraram a cooperativa: – Susana Constante Pereira – Maria José Aleixo

Rede Inducar, crl | R. Pereira e Sousa, 24-A – 1350-243 Lisboa | +351 21 381 39 96 | info@inducar.pt

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.