IMVF Relatório e Contas 2018

Page 43

ANEXO

4. FLUXOS DE CAIXA A demonstração dos fluxos de caixa é preparada através do método directo. A Entidade classifica na rubrica “Caixa e depósitos bancários” os montantes de caixa, depósitos à ordem, depósitos a prazo e outros instrumentos financeiros com vencimento a menos de três meses e para os quais o risco de alteração de valor é insignificante. Os descobertos bancários são apresentados no balanço, no passivo corrente, na rubrica “Financiamentos obtidos”, e são considerados na elaboração da demonstração dos fluxos de caixa, como caixa e seus equivalentes. A demonstração dos fluxos de caixa encontra-se classificada em actividades operacionais, de financiamento e de investimento. As actividades operacionais englobam os recebimentos de clientes, pagamentos a fornecedores, pagamentos ao pessoal e outros relacionados com a actividade operacional. Os fluxos de caixa abrangidos nas actividades de investimento incluem, nomeadamente, aquisições e alienações de investimentos financeiros e pagamentos e recebimentos decorrentes da compra e da venda de activos fixos tangíveis e intangíveis. As actividades de financiamento incluem, designadamente, os pagamentos e recebimentos referentes a empréstimos obtidos, contratos de locação financeira e pagamento de dividendos. A Entidade classifica os juros pagos como actividades de financiamento e os juros recebidos como actividades de investimento.

Comentário do órgão de gestão sobre a quantia dos saldos significativos de caixa e seus equivalentes que não estão disponíveis para uso Em 31 de Dezembro de 2018 a Entidade detinha aplicações em depósitos a prazo e depósitos à ordem no montante de € 5.100.000, para o qual, tem sido entendimento do Conselho de Administração, no âmbito das suas competências estatutárias de gestão do fundo patrimonial da Entidade, não estarem disponíveis para utilização, sendo a gestão deste montante feita, exclusivamente, através de aplicações de baixo risco, como sejam os depósitos bancários. Este montante funciona como garantia e contrapartida da manutenção do fundo social (nota 20).

Desagregação dos valores inscritos na rubrica “Caixa e seus equivalentes” No final dos exercícios findos em 31 de Dezembro de 2018 e 2017, a rubrica “Caixa e seus equivalentes no fim do período” inscrita na demonstração dos fluxos de caixa desagregava-se da seguinte forma: Rubricas de caixa e seus equivalentes

2018

2017

Caixa Numerário

3.100

5.775

Depósitos à ordem

5.004.929

2.287.597

Depósitos a prazo 1)

4.700.000

6.500.000

9.708.029

8.793.372

Depósitos bancários

Caixa e depósitos bancários

42


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.